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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 2 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Sex Out 14, 2011 12:20 am

djmmaster escreveu:esse topico poderia ser tbm: de onde surgiu a idéia que todo baixista tem que ter varios baixos?

A diferença é que essa idéia não existe.

Não existe tópico aqui dizendo "já comprei meu primeiro baixo, agora estou me preparando para comprar os outros 8".

Cayo Castro escreveu:Eu confesso que antes via os pedais como um atalho pra tocar bem, ser ouvido...


Acho que a resposta pra pergunta original do tópico é essa aí.

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 2 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por djmmaster Sex Out 14, 2011 12:43 am

eu jah vi mais gente querendo comprar outro baixo do que querendo comprar pedais, tem varios topicos tipo: eu jah tenho um baixo, mas agora queria um Jb (ou um MM ou um Pb), ou tipo jah tem dois baixos diferentes e manda fazer um terçeiro, ou tenho muita GAS em Pb ou rickenbacker (são só exemplos não são citações de ninguem) e tambem não estou dizendo que tah certo ou errado ter 4 baixos ou 4 pedais, só enxergo da mesma forma, é a busca por um som que se encaixa no que tu toca.

PS.: quando falo em varios baixos falo em baixos com caracteristicas pareçidas mas timbres diferentes tipo rick, Pb, Jb, MM todos 4 cordas, fretless, baixolão ou diferentes numeros de cordas não entram no meu exemplo
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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 2 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Cayo Castro Sex Out 14, 2011 9:08 am

allexcosta escreveu:
Cayo Castro escreveu:Eu confesso que antes via os pedais como um atalho pra tocar bem, ser ouvido...


Acho que a resposta pra pergunta original do tópico é essa aí.

A coisa é bem por aí mesmo... só que a galera não vai admitir... lol!

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 2 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por subgrave Sex Out 14, 2011 9:39 am

allexcosta escreveu:
De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?
Mensagem por allexcosta Ontem à(s) 3:47 pm

Essa foi muito forçada.
De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 2 Nonecziste
No máximo algum iniciante que se depara com uma indústria faminta por vender pedais e se atrapalha nas prioridades, mas aí afirmar que todo baixista precisa de efeitos é demais.

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 2 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Sex Out 14, 2011 9:46 am

subgrave escreveu:(...)afirmar que todo baixista precisa de efeitos é demais.

Há um problema de interpretação aí... up

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 2 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por MINGO Sex Out 14, 2011 9:51 am

Precisar não precisa, mais que é bacana um filter, um oitavador, um drive, um fuzz ....de vez em quando, isso é.


Mas se existir um culpado por tudo isso, esse culpado é o Jazzigo. rsrs

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 2 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Lionbass Sex Out 14, 2011 9:55 am

allexcosta escreveu:
Cayo Castro escreveu:Eu confesso que antes via os pedais como um atalho pra tocar bem, ser ouvido...


Acho que a resposta pra pergunta original do tópico é essa aí.

O que vejo na maioria é isso, não atalho para tocar bem, mas muitos iniciantes que acham que serão mais "respeitados" "ouvidos" ou até mesmo
"bajulados" se tiverem um set de responsa, e muitas vezes confundem isso com quantidade, quanto maior o "set" melhor o guitarrista ou baixista.

acho que é mais da necessidade de "aparecer" do que realmente necessidade do efeito,

o baterista da minha banda toca com outra banda de pop/rock, onde o baixista tem vários efeitos, um dia dividindo palco com essa banda o mesmo
meio todo orgulhoso me mostrar sua pedalboard (creio que devia ter ali uns 1.500$ fácil), na hora de tocar tirou um Strimberg (não lembro como escreve) e começou, tocou tocou, não usou creio eu que 1/3 dos pedais, o som não precisa falar né...

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 2 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por KIQ Sex Out 14, 2011 10:00 am

Acho que depende do tipo de som ...

Eu não tenho nenhum pedal de efeito ... apenas um ADI21 e um pedal afinador!!!

Mas não escondo que quero um Fuzz e um Envelope!!!

Fazer sons mais, digamos, experimentais!!!
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Mensagem por jgs Sex Out 14, 2011 11:23 am

KIQ escreveu:Fazer sons mais, digamos, experimentais!!!

foi isso que fez eu comprar um oitavador, um chorus e um delay+reverb...

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Mensagem por nukebass Sex Out 14, 2011 11:28 am

jgs escreveu:
KIQ escreveu:Fazer sons mais, digamos, experimentais!!!

foi isso que fez eu comprar um oitavador, um chorus e um delay+reverb...

Compus essa peça somente com um Delay Rolling Eyes

<embed src="http://www.4shared.com/embed/769938177/968feb29" width="320" height="18" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>

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Mensagem por JAZZigo Sex Out 14, 2011 11:46 am

^
Da hora, Nuke! Parabéns! up

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 2 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por DenisLM Sex Out 14, 2011 11:54 am

interessante outro ponto abordado: Ser ouvido!

toquei num cover de uma banda chamada Muse que tem uma característica de baixo bem na cara com muitos efeitos.
sem sombra de dúvida muda muito a característica do baixo, principalmente se pensarmos em rock "básico", onde o baixo não é tãããão na cara como outros ritmos.

Postei um exemplo de um som que gravei aqui:
https://www.contrabaixobr.com/t15900-muse-bass-cover-hysteria

acho que é uma abordagem diferente do que estamos acostumados do básico "baixo e ampli".
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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 2 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Edu Fettermann Sex Out 14, 2011 12:13 pm

Eu curto os efeitos justamente para fazer algo diferente do padrão, mas é algo mais pra mim mesmo. Quando uso meus efeitos, pouca gente percebe, então não é algo que mude meu som taaaanto assim. Mesmo assim, continuo gostando das caixinhas e sempre pesquisando sobre o assunto, principalmente com a ajuda do clube aqui do fórum.
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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 2 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por flauius Sex Out 14, 2011 1:04 pm

Dá para expandir a pergunta do tópico para um monte de coisa.

Tem gente que paga 6k num Uninho 85 e gasta 2k em rodas 17" mais 2k em som automotivo. Coloca Insulfilme 90%, deixa a 3cm do chão, muda o escapamento, coloca uns adesivinhos nas lanternas para deixar o troço com cara de esportivo.
É o que o cara pode fazer com 10k. Fica feliz e, embora pareça ridículo, é a vontade do cara, ninguém tem que se intrometer se a coisa está num nível psicologicamente saudável. Provavelmente ele sabe que aquilo é só maquiagem, que não tem nada de esportivo e que, se colocar 140km/h a coisa toda desmonta. Não é prático, dados os buracos e quebra-molas existentes, mas é o carro dele e e o mais próximo que ele pode chegar dos Gran Turismo que ele joga no PS2 e ainda dá para pegar umas piriguetes.

Com baixo rola a mesma coisa. O cara compra um Shelter, um Moug e quer colocar coisa no meio para ficar parecendo os carinhas que ele toca as músicas covers. Não costuma fazer muita coisa boa com o que tem em mãos, mas se diverte igual ao cara do Uno esportivo que também não vai entrar em competição nenhuma, no máximo, abrir o portamalas em um bar no fim de semana.

Especificamente sobre pedais. Não acho que quem faça isso como proposto está disposto a gastar R$800,00 num Phaser. Vai pagar isso numa GT6 e ter tudo quanto é efeito. Então, a coisa fica meio equilibrada. Gasta-se pouco no baixo, nos efeitos e no amp. Infelizmente, gasta-se nada nos dedos.

Agora, outro ponto sobre pedais, é que, como o bodhan levantou bem, sou só amador e tenho baixo como hobby. Como hobby, gosto de investir em coisas bacanas. Estudo, entendo e compro. Nem penso em ganhar dinheiro como baixista, mas penso em gastar com baixos, pedais e amps bacanas (cabos, cordas, fontes etc). É exatamente igual à amigos que gastam muito de seus salários com aeromodelos ou com armas de airsoft. O tipo de paixão é a mesma e cada um, sem exceção, tem uma. Um músico pode não querer gastar todo seu dinheiro em caixinhas coloridas, mas podem gastar muito em outros hobbys).

Adoro efeitos: Phasers são minha paixão. Delays são legais - loops então, nem se fala. Compressores ajudam bastante quando dinâmica não é problema e, de quebra, ainda dá para conseguir um sustain extra. E por aí vai...
Nada de errado em querer buscar estas coisas, sendo elas caras ou baratas. No geral acho que realmente agregam valor se 1- o problema de dedo e estudo foram resolvidos, 2- se se sabe usar o efeito (para isso, as Digitechs, Zooms são uma maravilha). Exigir que se tenha baixos e amps bons é outra história, o interessante é só que o set seja monetariamente bem distribuído. Ninguém quer matar um Warwick, Rockbass que seja, num VAmp, mas pô, colocar um VAmp Giannini, que mal tem?

Por fim, respondendo a pergunta. Não acho que exista essa idéia de que todo baixista precisa de efeito. Na verdade, vejo a maioria pregando o contrário, baixista não precisa de efeito.
A idéia parece vir muito mais da influência de quem vai tocar. Se o cara quer Jazz, vai plugar seu Jazz Bass pré CBS num Aguilar (se profissional) ou um Eagle Jazz Bass numa Staner e pronto. Nada de efeitos. Se o cara quer tocar rock, como o Muse no exemplo acima, vai precisar de um overdirve, seja um profissional com um MM, um Distorsore MarkBass e um SWR ou seja um OLP com um Behringer em um Meteoro Demolidor.

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Mensagem por flauius Sex Out 14, 2011 1:04 pm

Ficou grande, isso... ¬¬
Desculpa...

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Mensagem por Binão Sex Out 14, 2011 1:44 pm

allexcosta escreveu:
Cayo Castro escreveu:Eu confesso que antes via os pedais como um atalho pra tocar bem, ser ouvido...


Acho que a resposta pra pergunta original do tópico é essa aí.

Não existe resposta genérica pra esta pergunta. Esta foi sua resposta. Mais cada um tem sua própria.
Evidente que vc concorda com isto. Segundo percebo, seus preceitos/preconceitos (e aqui o utilizo na sua forma literal) o levam a este interpretação.


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Mensagem por fheliojr Sex Out 14, 2011 1:46 pm

^ nao precisa pedir desculpas, mano, pode-se falar o qnt quiser, aki! up

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Mensagem por allexcosta Sex Out 14, 2011 3:14 pm

Binão escreveu:Não existe resposta genérica pra esta pergunta.

Por isso usei a palavra "acho".

Mais uma vez, não estou discutindo o gosto ou uso de efeitos. Se o cara quer montar uma pedaleira com 500 pedais e ligar tudo ao mesmo tempo bom pra ele. O que estou discutindo é a minha percepção de que muita gente considera pedais tão indispensáveis quanto cordas.

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Mensagem por Tonante Sex Out 14, 2011 3:36 pm

flauius escreveu:Dá para expandir a pergunta do tópico para um monte de coisa.

Tem gente que paga 6k num Uninho 85 e gasta 2k em rodas 17" mais 2k em som automotivo. Coloca Insulfilme 90%, deixa a 3cm do chão, muda o escapamento, coloca uns adesivinhos nas lanternas para deixar o troço com cara de esportivo.
É o que o cara pode fazer com 10k. Fica feliz e, embora pareça ridículo, é a vontade do cara, ninguém tem que se intrometer se a coisa está num nível psicologicamente saudável. Provavelmente ele sabe que aquilo é só maquiagem, que não tem nada de esportivo e que, se colocar 140km/h a coisa toda desmonta. Não é prático, dados os buracos e quebra-molas existentes, mas é o carro dele e e o mais próximo que ele pode chegar dos Gran Turismo que ele joga no PS2 e ainda dá para pegar umas piriguetes.

Com baixo rola a mesma coisa. O cara compra um Shelter, um Moug e quer colocar coisa no meio para ficar parecendo os carinhas que ele toca as músicas covers. Não costuma fazer muita coisa boa com o que tem em mãos, mas se diverte igual ao cara do Uno esportivo que também não vai entrar em competição nenhuma, no máximo, abrir o portamalas em um bar no fim de semana.

Especificamente sobre pedais. Não acho que quem faça isso como proposto está disposto a gastar R$800,00 num Phaser. Vai pagar isso numa GT6 e ter tudo quanto é efeito. Então, a coisa fica meio equilibrada. Gasta-se pouco no baixo, nos efeitos e no amp. Infelizmente, gasta-se nada nos dedos.

Agora, outro ponto sobre pedais, é que, como o bodhan levantou bem, sou só amador e tenho baixo como hobby. Como hobby, gosto de investir em coisas bacanas. Estudo, entendo e compro. Nem penso em ganhar dinheiro como baixista, mas penso em gastar com baixos, pedais e amps bacanas (cabos, cordas, fontes etc). É exatamente igual à amigos que gastam muito de seus salários com aeromodelos ou com armas de airsoft. O tipo de paixão é a mesma e cada um, sem exceção, tem uma. Um músico pode não querer gastar todo seu dinheiro em caixinhas coloridas, mas podem gastar muito em outros hobbys).

Adoro efeitos: Phasers são minha paixão. Delays são legais - loops então, nem se fala. Compressores ajudam bastante quando dinâmica não é problema e, de quebra, ainda dá para conseguir um sustain extra. E por aí vai...
Nada de errado em querer buscar estas coisas, sendo elas caras ou baratas. No geral acho que realmente agregam valor se 1- o problema de dedo e estudo foram resolvidos, 2- se se sabe usar o efeito (para isso, as Digitechs, Zooms são uma maravilha). Exigir que se tenha baixos e amps bons é outra história, o interessante é só que o set seja monetariamente bem distribuído. Ninguém quer matar um Warwick, Rockbass que seja, num VAmp, mas pô, colocar um VAmp Giannini, que mal tem?

Por fim, respondendo a pergunta. Não acho que exista essa idéia de que todo baixista precisa de efeito. Na verdade, vejo a maioria pregando o contrário, baixista não precisa de efeito.
A idéia parece vir muito mais da influência de quem vai tocar. Se o cara quer Jazz, vai plugar seu Jazz Bass pré CBS num Aguilar (se profissional) ou um Eagle Jazz Bass numa Staner e pronto. Nada de efeitos. Se o cara quer tocar rock, como o Muse no exemplo acima, vai precisar de um overdirve, seja um profissional com um MM, um Distorsore MarkBass e um SWR ou seja um OLP com um Behringer em um Meteoro Demolidor.

Falou e disse!!!

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Mensagem por Cayo Castro Sex Out 14, 2011 3:42 pm

flauius escreveu:Ficou grande, isso... ¬¬
Desculpa...

Esquenta não, mano!
Curti o que você escreveu!

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Mensagem por KIQ Sex Out 14, 2011 4:59 pm

nukebass escreveu:
jgs escreveu:
KIQ escreveu:Fazer sons mais, digamos, experimentais!!!

foi isso que fez eu comprar um oitavador, um chorus e um delay+reverb...

Compus essa peça somente com um Delay Rolling Eyes

<embed src="http://www.4shared.com/embed/769938177/968feb29" width="320" height="18" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>

É disso que to falando ... essas coisas são divertidas de se fazer ... por isso repito, DEPENDE da finalidade...

Se for apenas para "se mostrar" ... bobeira!!!
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Mensagem por allexcosta Sex Out 14, 2011 5:07 pm

KIQ escreveu:Se for apenas para "se mostrar" ... bobeira!!!

Se for pra se mostrar pra mim tá ótimo. Malmsteen leva 20 Marshalls pro palco e liga 2. Não vejo problema nenhum no músico "se mostrar". O problema é que daqui a pouco o cara vai ser convidado pra fazer uma gig básica de balada romântica e vai dizer que não pode ir porque não tem 1 chorus, 1 envelope, 1 compressor, etc... Aparentemente existe uma idéia rolando por aí de que não existe som de baixo sem pedais...

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Mensagem por Thales_Sr Sex Out 14, 2011 5:44 pm

Tem gente que paga 6k num Uninho 85 e gasta 2k em rodas 17" mais 2k em som automotivo. Coloca Insulfilme 90%, deixa a 3cm do chão, muda o escapamento, coloca uns adesivinhos nas lanternas para deixar o troço com cara de esportivo.
É o que o cara pode fazer com 10k.
(...)
Com baixo rola a mesma coisa.
O problema é que um SX custa 800 reais, um Moug custa 400, aí o cara me compra 400 reais em pedais. 800 + 400 = 1200, um Squier VM, ou ainda 400 + 400 = 800, um amplificador mais potente.

O lance é que efeito é aquilo que a gente compra SE necessitar. Mas tem gente aí justamente fazendo o contrário: Comprando achando que o pedal vai fazer o som soar melhor... Já cansei de ver "vou comprar um Staner BX-200 e um equalizer, porque OUVI FALAR que o eq dele não é bom...", caramba, nem mexeu no amplificador e já vai comprar um equalizer porque OUVIU FALAR que não dá pra equalizar... Cansei de tocar com esse ampli, e minha regulagem era TUDO NO 5. E soava bem assim. Custa testar, experimentar, esgotar as possibilidades do equipamento pra daí pensar em comprar alguma coisa a mais?

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Mensagem por malka_aff Sex Out 14, 2011 5:56 pm

eu vendi meus pedais de pobre (tudo groovin) pra comprar meu baixo novo, o Giannini Sting Ray. Agora, eu sinto falta de um overdrive e de um envelope, ma snão compro.

Eu entendi o que o allex questionou, ele questiona esses tópicos do genero

"oi, quero montar minha pedalbord, quais efeitos vocês me indicam!"

quando na real deve ser:
"oi, eu preciso de tal efeito, qual modelo vocês me indicam?"

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Mensagem por KIQ Sex Out 14, 2011 6:01 pm

Na verdade, o questionamento é sobre a sensação de falsa necessidade pelos pedais ...

De fato, acho que pedais são mero capricho para aqueles que, assim como eu, são iniciantes ... algo que de uma forma ou outra diverte, motiva ... mas não sou depende de pedais (ainda) rs...
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Mensagem por flauius Sex Out 14, 2011 7:31 pm

Na verdade, a pergunta dá margem para muita coisa. E cada resposta traz um elemento diferente. Como no exemplo do equalizer.
Para uma resposta mais certa, teria definir o que é efeito de verdade. O que cada um considera e tal.

Thales_Sr escreveu:Comprando achando que o pedal vai fazer o som soar melhor...


Equalizer e pré contam? Pra mim isso não é efeito. Porque o que tem de gente usando BDI, Bass Attack querendo mágica delas não está escrito (e aí eu concordo contigo, Thales_Sr). Isso mostra um problema muito mais de desconhecimento de setup, do que a idéia que todo mundo tem que usar efeito.

No fim, eu ainda acho que a maioria nem quer saber de efeito.
Pode até parecer que mutas pessoas postam o tal do
allexcosta escreveu: "consegui comprar meu baixo, agora estou começando minha pedaleira e preciso de indicações".
Mas já pararam para pensar que quem não vai usar efeito não vai postar uma mensagem do tipo "consegui comprar meu baixo, mas não quero indicações de efeitos"?

Lembro que na época do Show do Milhão, todo mundo achava os universitários burros. Mas eles acertavam um porcentual alto das perguntas, sei lá, mais de 80%. A questão é que, como só contamos aquilo que vai contra nossas expectativas, então pareciam que eles erravam muito mais. Acho que acontece algo semelhante aqui.

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 2 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Sex Out 14, 2011 7:41 pm

flauius escreveu:Lembro que na época do Show do Milhão, todo mundo achava os universitários burros.

E continua achando... Fala sério, aqueles universitários eram semi-analfabetos.

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Mensagem por flauius Sex Out 14, 2011 7:58 pm

allexcosta escreveu:E continua achando... Fala sério, aqueles universitários eram semi-analfabetos.

Ok, falo demais e sempre uso uns exemplos estranhos...
Mas bom, também tinha esta impressão, mas a coisa é estatística. Acertavam muito, quando erravam, não cumpriam as nossas expectativas (sobretudo quando já sabíamos a resposta), então pareciam idiotas. Podiam ser mesmo, mas ninguém precisa saber tudo, mesmo o que parece óbvio.

Talvez a solução para a inquietação sobre os posts sobre efeitos é tentar conscientizar o povo da ordem natural das coisas. Tentar explicar se eles precisam, porque precisam se vale a pena.

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Mensagem por joabi Sex Out 14, 2011 8:02 pm

flauius escreveu:
Equalizer e pré contam? Pra mim isso não é efeito. Porque o que tem de gente usando BDI, Bass Attack querendo mágica delas não está escrito (e aí eu concordo contigo, Thales_Sr). Isso mostra um problema muito mais de desconhecimento de setup, do que a idéia que todo mundo tem que usar efeito.

O que tem de gente que acha que um EQ serve para transformar um Precision num Masicman...

Acho que para um iniciante é MUITO tentadora a ideia de que mais coisas no set é sempre melhor. E isso infelizmente nem se restringe a pedais e efeitos (vimos recentemente o mesmo com prés de 4 bandas...). A simples possibilidade de ter mais combinações faz a pessoa nem sequer se questionar se ela precisa ou não daquilo. Quanto mais, melhor.

Para quem já rodou um pouquinho, usar efeitos é mais ou menos como colocar Catchup e Mostarda no sanduíche: coloca quem quer, quanto quer e o que quiser. Para quem gosta, o sanduíche vai ficar melhor. Para quem não gosta, vai natural mesmo. E tá ótimo assim.

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Mensagem por silvanoandrade Sáb Out 15, 2011 5:56 pm

joabi escreveu:
flauius escreveu:
Equalizer e pré contam? Pra mim isso não é efeito. Porque o que tem de gente usando BDI, Bass Attack querendo mágica delas não está escrito (e aí eu concordo contigo, Thales_Sr). Isso mostra um problema muito mais de desconhecimento de setup, do que a idéia que todo mundo tem que usar efeito.

O que tem de gente que acha que um EQ serve para transformar um Precision num Masicman...

Acho que para um iniciante é MUITO tentadora a ideia de que mais coisas no set é sempre melhor. E isso infelizmente nem se restringe a pedais e efeitos (vimos recentemente o mesmo com prés de 4 bandas...). A simples possibilidade de ter mais combinações faz a pessoa nem sequer se questionar se ela precisa ou não daquilo. Quanto mais, melhor.

Para quem já rodou um pouquinho, usar efeitos é mais ou menos como colocar Catchup e Mostarda no sanduíche: coloca quem quer, quanto quer e o que quiser. Para quem gosta, o sanduíche vai ficar melhor. Para quem não gosta, vai natural mesmo. E tá ótimo assim.

abs,


onde eu assino ? cheers

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Mensagem por LuCaSbass Sáb Out 15, 2011 7:02 pm

Eu já achei que precisa... comprei uns tres pedais logo quando comecei a tocar(um Limiter Boss, um Chorus Behringer e um... Noise Supressor da Boss, que até hoje não sei pra que). Achei que ia fazer meu Condor virar alguma coisa(arraia). Acabei vendendo depois de um tempo, e descobri que realmente não precisava de pedais.

Depois comprei e vendi um bucado de pedais, mas nada de necessidade, mas sim vontade de experimentar. Tanto que se a coisa aperta, as primeiras coisas que vendo são pedais. Hoje só to usando um(afinador) e o resto ta a venda... Talvez eu pegue outros mais pra frente, mas realmente vi que nada é extremamente necessário não.

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Mensagem por HCSC Sáb Out 15, 2011 7:57 pm

É um debate bacana esse.
Vou lhes contar o meu caso com pedais.
Vai fazer dois anos que resolvi aprender a tocar baixo e de cara caí no que um colega disse acima, comprei um equalizer por ter lido que o staner bx200 não era bom pra equalizar. REsumindo, até hoje não sei mexer nele direito (não tenho ouvido pra equalizar o instrumento muito bem e perceber a real necessidade do que equalizar) e depois que comprei o bass atack, aí que não mexo nele mesmo (Tem uma regulagem no bass atack que deixa o som do meu baixo, um Squier Vintage Modified P-bass Tb
matador). Mas vou deixá-lo no set (por enquanto) pois se um dia eu aprender a mexer eu já o tenho e se caso precise, tá lá.
Os demais pedais eu comprei pra experimentar os sons, não porque eu preciso. Gosto das possibilidades que eles dão. como eu tenho uma banda que a idéia dela é tocar rock com influÊncias diversas (blues, folk, soul, mpb...) eu achei interessante incrementar o som da banda com efeitos no baixo. Nem toda música eu uso. Tem uma música que eu dedilho a introdução com um chorus, fica muito legal, há outra que eu uso o Fuzz que dá um gás no som ducaramba. Tocamos Odara com Envelope no baixo e drive da guitarra, fica um casamento super legal.

Sempre digo que estou na fase de experimentações mas nada me custa vender tudo pra comprar um bom fender e ficar só ampli e baixo. Mas como eu me afeiçoei pelas caixinhas, acabarei readiquirindo, pelo menos um envelope, um fuzz, um chorus e um oitavador caso eu me desfaça deles.
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Mensagem por faelcks Sáb Out 15, 2011 8:23 pm

nukebass escreveu:Creio que tenha mais a ver com essa onda de "GAS" que permeia os fóruns e redes sociais... já postei aqui sobre isso... pouco se fala hoje em dia sobre Música... muito se fala sobre equipamentos, e isso inclui caixinhas de fazer plim-plim...

Nuke. Pra mim esse é o ponto.

antes a discussão que rodava era:

"qual a melhor música pra começar, e coisas assim."

hoje, 99% das perguntas são:

"Qual é o melhor baixo? Melhor Amp?"

Isso vem de lojas? vem, mas pouco. Isso vem de guitarristas? Também.

Mas o principal é a busca pelo "equipamento-mor" dos novatos.(como eu)
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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 2 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Cris Simões Dom Out 16, 2011 12:29 pm

Pra não repetir tudo o que foi dito, vou colocar uma situação:
Anos atraz comçei a tocar em uma banda de anos 80 que não tinha tecladista então eu achava que faltava efeitos que suprissem ou minimizassem a falta do som do teclado. Alguns solos de teclado eu fazia com o baixo + efeito (Flanger, oitavador, drive etc) para deixar a "onda" mais parecida e divertida do que um som "puro" de baixo. Acabei gostando e hoje numa banda de musica autoral eu coloco alguns efeitos em algumas partes para aquele "colorido".
Mas existe também o efeito GAS, a brincadeira em casa de fazer solos de guitarra com drive, solos de teclado com envelope ou synth, o status de ter pedal board GRANDE etc. Wink

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Mensagem por Gustavo_AB Ter Out 18, 2011 9:15 pm

[quote="allexcosta"]
djmmaster escreveu:esse topico poderia ser tbm: de onde surgiu a idéia que todo baixista tem que ter varios baixos?

A diferença é que essa idéia não existe.

Não existe tópico aqui dizendo "já comprei meu primeiro baixo, agora estou me preparando para comprar os outros 8".

Acho que são situações bem diferentes. Baixos, por mais diferentes que sejam, não abrem nenhuma nova possibilidade ao baixista (se não mudarem número de cordas, claro) só mudam de timbre ou coisa assim. Dificilmente algum baixista deixa de tocar tal música porque a original foi gravada com um Precision, mas ele tem um MM. Pedais já mudam totalmente o timbre do som. Fora que pedal tem de vários tipos. Dificilmente você encontra alguém que esteja na dúvida dos quais 6 pedais de overdrive ele irá comprar.


Última edição por Gustavo_AB em Ter Out 18, 2011 9:16 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Eu quotei tudo errado, mas ta valendo.)
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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 2 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Ricardorosa Qui Out 20, 2011 10:17 am

Aqui na velha guarda, a maneira de atacar as cordas com os dedinhos, fazem toda a diferença, efeitos não gosto

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 2 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por rodsom Qui Out 20, 2011 11:54 am

allexcosta escreveu:

Tenho dificuldade em entender esse argumento.

Convivo bastante com bateristas e percussionistas e ainda não comecei a tocar baixo com uma baqueta.

mas ja deve ter tido vontade de dar umas baquetadas na cabeça duma meia duzia.

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Mensagem por jogenio Sex Out 21, 2011 12:05 pm

a pergunta eh boa, mas particularmente sempre gostei de efeitos, nao toco sem um chorus... mas pra kem tah começando... um bass e um amp eh mais q suficiente... o importante eh estudar... a medida q for evoluindo, vc vai moldando o seu gosto e sabendo oq ker tocar e oq precisa pra tirar o som q vc ker...

abraço a todos!

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Mensagem por allexcosta Sex Out 21, 2011 12:24 pm

Dependendo do estilo e do tipo de linha, nada destrói mais o seu som que um chorus.

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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 2 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por fheliojr Sex Out 21, 2011 4:47 pm

^assim como qq outro efeito...

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Mensagem por JAZZigo Sex Out 21, 2011 5:27 pm

allexcosta escreveu:Dependendo do estilo e do tipo de linha, nada destrói mais o seu som que um chorus.
Duvido muito que destrua mais que um fuzz! Razz

É óbvio que há de se ter bom senso e bom gosto na utilização de efeitos, lembrando que estes não precisam ficar ligados o tempo todo! Wink
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De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 2 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por fheliojr Sex Out 21, 2011 6:18 pm

^ [2]!!!
da-lhe mestre jazz!!!

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Mensagem por allexcosta Sex Out 21, 2011 6:21 pm

Eu ainda fico com o fuzz. O chorus cria aquela aura de indefinição que ninguém merece.

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Mensagem por Gomba Sex Out 21, 2011 9:35 pm

E o filter?
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Mensagem por allexcosta Sex Out 21, 2011 9:40 pm

^ E o reverb hall com um tempo grandão? E o reverse-hall?

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Mensagem por GuilhermePastorius Sex Out 21, 2011 10:20 pm

Ah, é legal experimentar efeitos mais leves como chorus, flanger, wah wah
comprar esses efeitos que deixam com um som meio "sintetizado" não dá muito certo e você quase nunca usará
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Mensagem por JAZZigo Sáb Out 22, 2011 2:10 am

allexcosta escreveu:^ E o reverb hall com um tempo grandão? E o reverse-hall?
Rolling Eyes Déjà vu...
JAZZigo escreveu:É óbvio que há de se ter bom senso e bom gosto na utilização de efeitos, lembrando que estes não precisam ficar ligados o tempo todo! Wink

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Mensagem por JonasBass84 Sáb Out 22, 2011 8:14 am

Ai pessoal, achei esse link com vários patchs para pedaleiras de baixo, parecem bem interessantes, anotem ai: http://www.haax.se/basspatches/. Abraço!!!
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Mensagem por jgs Sáb Out 22, 2011 11:20 am

allexcosta escreveu:Dependendo do estilo e do tipo de linha
+
JAZZigo escreveu:É óbvio que há de se ter bom senso e bom gosto na utilização de efeitos

...e também...

allexcosta escreveu:Dependendo do estilo e do tipo de linha
+
JAZZigo escreveu:estes (efeitos) não precisam ficar ligados o tempo todo!

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Mensagem por DenisLM Sáb Out 22, 2011 12:14 pm

Bom senso é sempre bem-vindo...
E nada como pegar um precision só com um sansamp e ligar um 800rb e tirar aquele timbre animal!
Mas também é bom usar quase 10 pedais ligados ao mesmo tempo, synths, ovtave, evelops, fuzz, overdrives... com sons em paralelo... Twisted Evil
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