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Mensagem por Eliezer (Zé) Qui Nov 24, 2011 11:44 pm

Pessoal, isso é sério e dificilmente vai passar com muito destaque nos telejornais (se passar). Foram realizados recentemente testes de colisão em alguns dos carros mais vendidos do país para verificar se os mesmos estão aptos a proteger seus ocupantes numa situação real de acidente.
A conclusão a que a entidade que realizou os testes chegou foi: "a segurança dos carros mais vendidos na América Latina é equivalente à dos europeus de 20 ANOS ATRÁS."
E tem mais:
"Embora incluir airbags seja muito importante, não é suficiente. Os testes evidenciam CARROCERIAS FRÁGEIS E INCAPAZES DE AGUENTAR FORTES IMPACTOS, além de estruturas perigosas que apresentam graves riscos de lesão e até de morte a seus passageiros, especialmente a região da cabeça do motorista".
Ou seja: numa situação de acidente, o carro NÃO vai lhe proteger.
Além de pagar o equivalente ao preço de um carro de luxo vendido no exterior, o que se consegue comprar é ruim e inseguro.
Então fica o alerta: ao andar em seus carros, tomem muito cuidado, pelas suas vidas e de seus familiares.

Teste do Celta:

Classic:


Ka:



Novo Uno:


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Mensagem por Eliezer (Zé) Qui Nov 24, 2011 11:47 pm

Detalhe da velocidade desses testes: 64 km/h. Agora imaginem numa estrada (mal conservada), cheia de caminhões, a 110 km/h? Medo

Ah, quem quiser ver mais, tem todos os vídeos aqui (do Gol, do Palio também):
http://latinncap.com/_po/
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Mensagem por Fabio Motta Qui Nov 24, 2011 11:58 pm

Putz, o primeiro vídeo é logo do meu carro, um Celtinha prata também...
Tenso hein brother... Pedido de ajuda

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Mensagem por Tonante Sex Nov 25, 2011 12:05 am

O pior é que as montadoras conseguiram (através da publicidade), convencer os brasileiros que os carros novos tem uma lataria (que na verdade é plástico) inteligente que te protege numa colisão.

Até aí o conceito tá ok, o problema que na prática qualquer batidinha leve vai parachoque, grades do parachoque, emblemas que custam os olhos da cara, paralama, parabarro, faróis (fazem modelos com faróis baixos justamente pra isso) e normalmente a pontinha do capo. Isso tudo pra que? Pra voce comprar peças de reposiçao, e mesmo sabendo do imenso mercado negro, as montadoras ganham cada dia mais com peças de reposição.

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Mensagem por subgrave Sex Nov 25, 2011 12:06 am

Eu já sabia disso faz tempo.

E de muitas outras 'coisitas' sobre os carros populares, e alguns nem tão poupulares, vendidos para nós, brasileiros.

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Mensagem por Eliezer (Zé) Sex Nov 25, 2011 12:13 am

Eu também me assustei, tenho um Corsinha Sedan (da frente antiga)... apesar de que sei que, por se tratar de um carro de projeto já bem antigo, não ia sair nada muito diferente disso... mas saber é uma coisa, ver o que pode acontecer é muito tenso. Medo
Um amigo meu que é engenheiro me explicou o lance da lataria amassar mais do que os carros de antigamente: é que esta tem que ter pontos de deformação programada pra dispersar a energia da pancada na própria carroceria, mantendo a "célula de sobrevivência" (a cabine) o mais intacta possível. Mas como esses carros aí, em sua maioria, são frutos de projetos antigos, não absorvem a batida de forma eficiente como carros de projeto mais recente...
O Corsa testado aí é um projeto de 1994; o Celta é baseado no primeiro Corsa (a estrutura é a mesma, só muda a carroceria); o Ka é montado sobre a mesma arquitetura do antigo (só que alongada), datada de 1996... mas o pior é o Novo Uno: um carro de projeto recente, ter ido tão mal quanto os velhinhos ali. Isso mostra o quanto a fábrica economizou no projeto do mesmo: a tal redução de custos...
E a gente ainda paga preço de ouro em carros obsoletos e sem segurança alguma...


Última edição por Eliezer (Zé) em Sex Nov 25, 2011 12:18 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Fabio Motta Sex Nov 25, 2011 12:16 am

Acho que vou voltar a andar de moto...

Pensando bem não. Como vou levar uma Staner BX200 e um baixo na moto?

Pergunta

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Mensagem por Eliseumohr Sex Nov 25, 2011 12:18 am

Uma amiga minha morreu em capotamento com um focus desses novos!
com o capotamento a coluna lateral da porta do carona se partiu transformandose em uma lamina! e ela bateu a cabeça bem de frente , partindo sua face no meio!

Foi algo muito incomum e tragico ,pois oi carro não estragou muito e o motorista (marido dela ) nada sofreu e ela estava de cinto!
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Mensagem por flauius Sex Nov 25, 2011 12:19 am

Melhor comprar um Volvo 80...

Ia até dizer que carros como o Corso tem projeto de 20 anos atrás mesmo, só com facelifts, mas o novo Uno deveria ser novo.

Quero airbags, agora... inclusive, os de cortina...

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Mensagem por Fabio Motta Sex Nov 25, 2011 12:21 am

A Ford deveria tomar conhecimento desse caso. Pelo que você descreveu isso não é nada normal. Pode ser um produto ruím ou até mesmo um lote....

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Mensagem por Fabio Motta Sex Nov 25, 2011 12:25 am

Se você parar para analisar friamente são só 64Km/h, isso não é praticamente nada e os carros amassam feito papel. Rapaz, é realmente assustador !!!

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Mensagem por Eliezer (Zé) Sex Nov 25, 2011 12:27 am

Cara, perder alguém próximo em acidente, isso é muito triste... deve ser uma barra muito grande pra família...
Eu já decidi há um tempo (antes de ver os vídeos, inclusive) que o meu próximo carro tem que ter airbag e ABS (apesar de que a partir de 2014 vai ser obrigatório esses itens virem de fábrica) e espero que daqui pra lá outros testes desses venham, justamente pra poder escolher um que tenha uma estrutura que - caso o pior aconteça - garanta boa proteção. Não adianta nada 10 airbags se a carroceria também não fazer a parte dela de absorver bem um possível impacto.
Porque ninguém compra carro pra bater, mas a gente lida com o acaso o tempo todo, ainda mais num país em que uma grande parte dos motoristas são despreparados, conseguem a habilitação por meios duvidosos, enchem a cara e saem dirigindo, não temos ruas e estradas decentes...


Última edição por Eliezer (Zé) em Sex Nov 25, 2011 12:41 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Fabio Motta Sex Nov 25, 2011 12:33 am

Pois é, ninguém contrata plano de saúde para ficar doente,
ou contrata plano de assistência funeral para morrer ou querer que alguém próximo morra,
E porque não escolher um carro mais seguro possível?

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Mensagem por Eliezer (Zé) Sex Nov 25, 2011 12:45 am

Pois é, espero que as pessoas comecem a acordar pra isso também... o ruim é que, até o momento, os carros que são mais "acessíveis" (menos caros) à maioria da população ainda são obsoletos e inseguros...
E o próprio órgão que realizou os testes afirma que se os fabricantes quisessem, daria pra fazer carros acessíveis e seguros, lá fora inclusive os carros de entrada são bem mais seguros e melhor projetados que os vendidos em solo brasileiro. Mas o que manda é a redução de custos...
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Mensagem por Thales_Sr Sex Nov 25, 2011 7:02 am

flauius escreveu:Melhor comprar um Volvo 80...

Ia até dizer que carros como o Corso tem projeto de 20 anos atrás mesmo, só com facelifts, mas o novo Uno deveria ser novo.

Quero airbags, agora... inclusive, os de cortina...
Airbag sozinho não faz nada, se a carroceria não fizer a parte dela.
O novo uno é novo. O projeto é todo novo. Mas novo não quer dizer necessariamente bom.
Fabio Motta escreveu:Se você parar para analisar friamente são só 64Km/h, isso não é praticamente nada e os carros amassam feito papel. Rapaz, é realmente assustador !!!
Mas o teste é feito a 64 km/h porque já se sabe que se bater a 200 km/h só Deus pra salvar. O teste é baseado no fato de que o motorista tenta frear antes de bater.
Se quiser ver uma batida a 200 km/h...
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Mensagem por Masteles Sex Nov 25, 2011 8:13 am

Um funileiro, pai de um amigo, certa vez me disse que estes carrinhos populares tem a lataria da qualidade de uma caca de ovo, que antigamente os automóveis eram feitos de FERRO puro!

O complicado é que no passado, devido à alto nível de dureza dos materiais, os danos causados nos impactos, pelas vibrações no corpo também eram devastadores!

Por isso que ando apenas de Bus e Metrô! Se você tem carro popular, dê uma olhada nisso... 590913

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Mensagem por Átila Moreira Cedro Sex Nov 25, 2011 9:09 am

É o "Lucro Brasil".
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Mensagem por Gomba Sex Nov 25, 2011 10:25 am

64khm não devagar, gente.
Aproximando, vamos supor que o carro pese 1000kg com 2 passageiros e esteja a 70km/h, isso dá quase 400000N, ou seja, 40 toneladas de força nesse impacto.

Um carro batendo a 64km/h é o equivalente a você andando a 110 km/h, freiando 2s antes de bater. Ou 2 carros batendo de frente na cidade a 30kmh (isso sim é devagar) (podiam estar a 60kmh os 2 mas conseguiram frenar um pouco.

Ainda bem que nao fizeram teste de batida na latreral... quero nem ver.
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Mensagem por flauius Sex Nov 25, 2011 11:05 am

Thales_Sr escreveu:
flauius escreveu:Melhor comprar um Volvo 80...

Ia até dizer que carros como o Corso tem projeto de 20 anos atrás mesmo, só com facelifts, mas o novo Uno deveria ser novo.

Quero airbags, agora... inclusive, os de cortina...
Airbag sozinho não faz nada, se a carroceria não fizer a parte dela.
O novo uno é novo. O projeto é todo novo. Mas novo não quer dizer necessariamente bom.

Ahhh claro, mas se um projeto prevê airbags de série, demonstra-se um mínimo de preocupação geral do projetista com segurança. Certamente não fazem tudo sozinho sem a estrutura, mas evita, no mínimo, a primeira pancada no volante e o impacto mais forte no pescoço. Se for para sobreviver, isso pode te deixar fora de uma cadeira de rodas.
Sem contar que, no site lá, a diferença entre os mesmos modelos com e sem airbag são consideráveis. Então fazem diferença sozinho sim.

Quanto ao Uno, também espera-se que, com o avançar (e barateamento) das tecnologias, elas venham sendo empregadas nos veículos populares também. Não era de se esperar algo extremamente seguro, mas pelo menos uma aplicação de coisas mínimas.

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Mensagem por Yngway Sex Nov 25, 2011 12:38 pm

O que realmente me incomoda é alguém cobrar 25 mil reais por um carro e chamá-lo de popular... No

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Mensagem por Dan Sex Nov 25, 2011 1:04 pm

É o que eu sempre disse. Esse projetos de carros populares são terríveis. Vem a preço baixo, mas a que custo? Eles jogam pra cá os carros com os projetos mais defasados. ABS e Airbags ajudam, tem que ter, mas como confiar num carro como o Nissan March que diz ser japonês e tal, mas por 30.000 será que eles se empenharam num projeto realmente confiável? O caso do Focus que contaram aí em cima, foi uma fatalidade terrível. O Focus era um carro com o projeto igual ao do europeu e do norteamericano até o meio desse ano. A diferença dele para os irmãos gringos são os itens como Airbag e ABS que lá são de série.

Também é gritante a diferença de bater freando e bater acelerando. Com o carro freando a força já está sendo exercida contrária ao movimento, com isso os danos são menores. Quase toda batida sem frenagem torna as coisas dramáticas, ou até fatais.
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Mensagem por flauius Sex Nov 25, 2011 1:16 pm

Yngway escreveu:O que realmente me incomoda é alguém cobrar 25 mil reais por um carro e chamá-lo de popular... No


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Mensagem por Eliezer (Zé) Sex Nov 25, 2011 1:22 pm

Pois é, desde o teste passado se suspeita pelos fóruns automotivos afora de que os carros "mundiais" vendidos aqui são inferiores na construção aos similares vendidos no exterior. O Corolla nacional também tirou uma pontuação inferior ao europeu no mesmo teste. Algo similar aconteceu com o Nissan March... lá fora a pontuação foi bem maior.
Agora um fato triste é que a mentalidade da população deve demorar ainda a mudar em relação à própria segurança. Um exemplo:
No Facebook, quando posto alguma piadinha (algo envolvendo futebol e afins) recebo um número até razoável de "curtir", de comentários e compartilhamentos.
Mas ontem publiquei lá essa mesma notícia, com os vídeos e tudo. Até agora nenhum "Curtir", nenhum comentário, nenhum compartilhamento. E é algo seríssimo, que envolve o risco das vidas das pessoas e de suas famílias...
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Mensagem por Gomba Sex Nov 25, 2011 1:49 pm

flauius escreveu:

Ou seja, os únicos veículos que tem preço justo no Brasil são os chineses.
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Mensagem por GusVCD Sex Nov 25, 2011 2:47 pm

Thales_Sr escreveu:(...) Se quiser ver uma batida a 200 km/h...
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Shocked O Focus hatch virou uma sanfona... #MEDO

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Mensagem por CG Sex Nov 25, 2011 3:20 pm

Gomba escreveu:

Ou seja, os únicos veículos que tem preço justo no Brasil são os chineses.

Nem eles, um JAC J3 custa U$10.000,00 lá fora.

Fonte:
http://chinaautoweb.com/car-models/jac-tojoy-ev-j3/

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Mensagem por rodsom Sex Nov 25, 2011 4:08 pm

Fabio Motta escreveu:Acho que vou voltar a andar de moto...

Pensando bem não. Como vou levar uma Staner BX200 e um baixo na moto?

Pergunta

side car?
carretinha?

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Mensagem por Gomba Sex Nov 25, 2011 4:16 pm

Dá no mesmo, né? rs
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Mensagem por Fabio Motta Sex Nov 25, 2011 4:30 pm

rodsom escreveu:
Fabio Motta escreveu:Acho que vou voltar a andar de moto...

Pensando bem não. Como vou levar uma Staner BX200 e um baixo na moto?

Pergunta

side car?
carretinha?

Huahuahuahuahuahua........boa !!! up

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Mensagem por subgrave Sex Nov 25, 2011 5:27 pm

Gomba escreveu:
flauius escreveu:

Ou seja, os únicos veículos que tem preço justo no Brasil são os chineses.

É o mesmo que acontece com baixos e guitarras Fender.

Parodiando Idea a afirmativa do amigo, podemos dizer que:
Os únicos instrumentos que tem preço justo no Brasil são os chinesses.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Nov 25, 2011 5:36 pm

É por essa e por outras que tenho meu golzinho 1990, e não pretendo comprar outro carro...
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Mensagem por Thales_Sr Sex Nov 25, 2011 6:10 pm

Masteles escreveu:Por isso que ando apenas de Bus e Metrô! Se você tem carro popular, dê uma olhada nisso... 590913
Se bem que ônibus quando bate também é desastre...

flauius escreveu:Ahhh claro, mas se um projeto prevê airbags de série, demonstra-se um mínimo de preocupação geral do projetista com segurança. Certamente não fazem tudo sozinho sem a estrutura, mas evita, no mínimo, a primeira pancada no volante e o impacto mais forte no pescoço. Se for para sobreviver, isso pode te deixar fora de uma cadeira de rodas.
Sem contar que, no site lá, a diferença entre os mesmos modelos com e sem airbag são consideráveis. Então fazem diferença sozinho sim.

Quanto ao Uno, também espera-se que, com o avançar (e barateamento) das tecnologias, elas venham sendo empregadas nos veículos populares também. Não era de se esperar algo extremamente seguro, mas pelo menos uma aplicação de coisas mínimas.
Se um projeto prevê air bags só significa que eles deixaram o buraco pra caber a célular do air bag, não quer dizer que a segurança é maior, e nem que o air bag vai fazer sua função perfeitamente. Basta ver que o Celta vai ter air bags de série a partir de 2014, com a mesmíssima estrutura do corsa 1993.

A tecnologia usada no novo uno é basicamente a mesma usada no palio 1996... É aço dobrado e soldado. O projeto é novo, mais espaçoso, e só.

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Mensagem por Claudio Sex Nov 25, 2011 6:15 pm

Fiquei curioso agora... existe algum teste desse pro i30? no manual diz que o carro tem 6 air bags (2 no painel e 4 nas laterais, e realmente nunca passei (e nem espero passar) por situação em que precise testá-los.

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Mensagem por Tonante Sex Nov 25, 2011 6:22 pm

Trabalho em seguradora na área de sinistro, e air bag pode até proteger um pouco em carro popular, mas pra ente só serve mesmo pra dar PT no carro, pois é tudo muito carro.

Se o air bag do seu carro disparar pode preparar o bolso, porque vai sensor, módulo, bolsas, compartimento e não fica menos 4 mil cada.

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Mensagem por Thales_Sr Sex Nov 25, 2011 6:44 pm

ClaudioBass escreveu:Fiquei curioso agora... existe algum teste desse pro i30? no manual diz que o carro tem 6 air bags (2 no painel e 4 nas laterais, e realmente nunca passei (e nem espero passar) por situação em que precise testá-los.
https://www.youtube.com/watch?v=OZhP5Dcu_NM

https://www.youtube.com/watch?v=qEvhwHsTwFg

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Mensagem por Claudio Sex Nov 25, 2011 7:44 pm

^ Que doideira, os air bags laterais vêm de cima, eu achei que fossem embutidos nas colunas. Esses air bags laterais do i30 são acionados pela chave de ignição, o manual recomenda ativar os laterais só quando estiver rodando em estradas, desaconselham o uso nas cidades.

Bem... pelos vídeos ele parecem que funcionam bem!

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Mensagem por Gomba Sex Nov 25, 2011 10:12 pm

ClaudioBass escreveu:Fiquei curioso agora... existe algum teste desse pro i30? no manual diz que o carro tem 6 air bags (2 no painel e 4 nas laterais, e realmente nunca passei (e nem espero passar) por situação em que precise testá-los.

Normalmente o score dos carros mundiais é melhor (renaut, peugeot de 300 pra cima, japoneses, coreanos, europeus e importados em geral), porque as regras de segurança nos países de origem dos projetos são muito rigidas. O brasil que é uma vergonha.
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Mensagem por Sonikado Sex Nov 25, 2011 11:42 pm

Carro popular, popular mesmo = R$17000 pra baixo.
Pelo menos em qualquer lugar fora do Brasil.
Se engana quem acha que os chineses tem preço justo. Não aqui no Brasil. (Há, 30000 num Jac...)Sofrem da mesma ladainha que joga os preços deles pra algum lugar perto de marte.

"Pobre tem é que morrer mesmo"
~Visão dos ricos que fazem carros populares a preços executivos.

Off:
Não sou muito à favor de ABS não...

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Mensagem por Gomba Sáb Nov 26, 2011 12:14 am

pq? ja deixei de me f**** num acidente porque eu tava num mercedes com abs que conseguiu parar antes de dar a m****. qualquer carro sem abs nao pararia.
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Mensagem por Sonikado Sáb Nov 26, 2011 12:23 am

Gomba escreveu:pq? ja deixei de me f**** num acidente porque eu tava num mercedes com abs que conseguiu parar antes de dar a m****. qualquer carro sem abs nao pararia.
Num terreno molhado o abs não te deixaria freiar. Ao tentar segurar a roda do carro num ambiente de forte chuva, provavelmente a roda vai travar com facilidade, o abs vai tentar soltar a roda e o nível de frenagem vai lá pra baixo. Imagine isso numa estrada, chovendo, a uns 100km/h.
No seu caso não sei como foi, mas pra quem só anda porque aprendeu na auto-escola melhor ir de ABS mesmo.
Tá, eu de fato nunca senti a sensação de estar no banco do motorista e isso me desqualificaria de julgar, mas acho que não foi a toa que baniram o ABS da F1 né...

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Mensagem por Thales_Sr Sáb Nov 26, 2011 8:01 am

O ABS deixa frear. Ele não deixa é bloquear a roda. Quando a roda bloqueia, o pneu perde aderência e a distância de frenagem aumenta. Em paralelo a isso, e muito mais importante, com a roda bloqueada, você não pode virar, e o carro segue reto. Quem é bastante treinado pode até dispensar o ABS, mas 99% dos motoristas não está treinado para dispensar o ABS quando realmente precisarem dele (frenagens de emergência).

Baniram o ABS e controle de tração da F1 não por motivos de segurança, mas sim porque tava ficando muito fácil extrair tudo do carro, além de aumentar o custo dos carros. Na entrada da curva, só era pular em cima do freio e deixar que o sistema modulava a frenagem pra ele. Na saída da curva, só era socar o pé no acelerador e deixar que o CT cuidava pras rodas não destracionarem.

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Mensagem por Gomba Sáb Nov 26, 2011 10:11 am

Thales falou tudo. Eu sei frenar o carro do meu pai como se tivesse um ABS. Mas eu dirigo esse carro dele tem alguns anos, conheço muito bem todo o sistema.

Os pilotos de fóruma 1 são MUITO treinados. Mas pode apostar que o carro de todos eles tem abs e controle de tração.

Desci a serra de Petrópolis brincando de correr numa c200. Tinha curva que eu passava a 100kmh e a mercedes ria da minha cara. Eu nunca conseguiria fazer isso com controle de tração.
Numa curva o mané aqui achou que ia dar pra cortar um caminhão antes de passar pela curva. Lêdo engano. Eu já quase do lado do caminhão, ele começou a entrar pra fazer a curva. Das 3 uma, ou eu pisava no freio e rezava pro cara parar, ou eu entrava debaixo do caminhao com o carro. ou ia nas pedras da serra. Sentei o pé no freio e nunca imaginei que um carro pudesse parar tão rápido. Eu estava por volta de 60km/h.
No carro do meu pai eu nunca conseguiria parar a tempo justamente porque na hora do desespero, não dá pra segurar o pé no freio imitando o abs.
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Mensagem por Dan Sáb Nov 26, 2011 11:46 am

Numa situação como a descrevida, de aquaplanagem a 100km/h, com ABS ou não, as expectativas não são as melhores.
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Mensagem por Thales_Sr Sáb Nov 26, 2011 12:00 pm

Onde que descreveram essa situação?

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Mensagem por Dan Sáb Nov 26, 2011 12:14 pm

Se você tenta freiar o carro num ambiente de forte chuva a 100km/h e a roda travar, com carro continuando em movimento com pouca mudança na velocidade, pensei que seria bem possível que ele estivesse em aquaplanagem.
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Mensagem por Thales_Sr Sáb Nov 26, 2011 12:32 pm

Não, pra aquaplanagem a solução é baixar a velocidade pra que os pneus tenham novamente contato com o solo. Mas piso molhado tem menos aderência, é mais fácil de bloquear as rodas. E uma vez bloqueadas, você tem que aliviar o pé no freio pra poder virar. O ABS vai fazer isso automaticamente, e só na roda que bloquear (elas não bloqueiam todas exatamente ao mesmo tempo), garantindo que todas as rodas continuem girando, tendo mais aderência e permitindo ao motorista desviar do obstáculo.

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Mensagem por Sonikado Sáb Nov 26, 2011 12:53 pm

Em aquaplanagem não se pode desacelerar (muito menos freiar) ou tu roda o carro...

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Mensagem por Yngway Sáb Nov 26, 2011 1:30 pm

Sonikado escreveu:Em aquaplanagem não se pode desacelerar (muito menos freiar) ou tu roda o carro...

Você deve desacelerar. Senão o pneu não volta a ter atrito. Pode até mesmo frear, só não de maneira brusca.

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Mensagem por CG Sáb Nov 26, 2011 1:32 pm

Minha unica preocupação com o ABS:

Eu tenho, mas o carro de trás provavelmente não terá.

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Mensagem por Dan Sáb Nov 26, 2011 1:52 pm

Compreendo, então mesmo na aquaplanagem o ABS ajudaria então?

Beleza, bom saber. Nunca passei por uma situação extrema como essa, até porque na chuva em vias expressas eu tiro o pé mesmo, e aquaplanando, eu geralmente tiro o pé do acelerador para o carro voltar a ter contato com o solo. Nunca precisei efetivamente freiar em aquaplanagem e espero nunca precisar, mas pelo menos já sei o procedimento se for em um carro sem ABS.
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