Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Clube do Baixo Sg

+21
gabrielrabuni
JAZZigo
Riff Raff
OChina
Livio Ferreira
cobra
André Monc
alisson.calazans.7
felipebarba
pedrohenrique.astronauta
Giuliano
BigBoy
PauloZurzo
marujo
Maria Mergener
pageguitars
Tarcísio Caetano
Mauricio Luiz Bertola
renatogaragerock
Lucas8bass
Zubrycky
25 participantes

 :: Rede Social :: Clubes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por CSergio Qua Mar 13, 2024 3:19 pm

Clube do Baixo Sg - Página 3 Captur78

Clube do Baixo Sg - Página 3 Captur77


*****************

felipebarba escreveu:
Falando em caps, alguém conhece algum "upgrade" para os captadores dos EB's?

Em breve farão 11 anos da pergunta Smile

Do que já vi:
* na posição ponte: Seymour Duncan
* na posição braço: DiMarzio

* Edit: no fórum tem outras respostas também
https://www.contrabaixobr.com/t38008-epiphone-sg-eb-03-troca-de-captadores-ponte-braco-qual-usar
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por WHead Qua Mar 13, 2024 4:29 pm

Tem gente que bate o olho num baixo desses e logo pensa em "timbre embolado", "instrumento pesado" e.. "neckdive". Ok, às vezes é isso mesmo... Mas eu me encanto mais com a simetria perfeita das suas curvas, seu headstock imponente e seu timbre diferenciado, aveludado e forte. Um instrumento de personalidade que parece escolher criteriosamente como e com quem se relaciona. Talvez não sirva pra todo mundo, mas me atende em todos os quesitos importantes pra mim.

Clube do Baixo Sg - Página 3 Img-2024

Clube do Baixo Sg - Página 3 Img_2014

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2744
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por gabrielrabuni Ter Abr 09, 2024 9:48 am

[quote="CSergio"]

Estão vendo este baixo na OLX que o CSergio mandou print? Ele é meu hehe, finalmente comprei meu EB-3, ele está a caminho. Assim que ele chegar atualizo vocês, mas até lá eu tenho uma dúvida.

Eu vi muitos reviews a respeito dos EB, e os críticos são unânimes ao falar que os principais problemas do modelo são o neck dive (espero não me incomodar) e a ponte de três pontos da Gibson (e aqui está minha dúvida)

Não achei ninguém que explicasse o problema da ponte de três pontos, vocês podem me explicar o que há de errado com ela? Meu baixo tem uma ponte tem uma ponte tradicional e eu não sou um grande conhecedor de luthiaria, gostaria de saber o porquê que tantos criticam essa ponte.

gabrielrabuni
Membro

Mensagens : 3
Localização : Morrinhos

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por JAZZigo Ter Abr 09, 2024 10:42 am

gabrielrabuni escreveu:Não achei ninguém que explicasse o problema da ponte de três pontos, vocês podem me explicar o que há de errado com ela? Meu baixo tem uma ponte tem uma ponte tradicional e eu não sou um grande conhecedor de luthiaria, gostaria de saber o porquê que tantos criticam essa ponte.
Pense bem: qual a necessidade ou vantagem de uma ponte suspensa por 3 parafusos, cujas buchas podem, eventualmente, soltar-se do corpo;  que empena facilmente; que não comporta espaço suficiente para a amarração das bolinhas, especialmente nas 3ª e 4ª cordas; cujos saddles (carrinhos) não permitem o ajuste individual da altura das cordas e que, por esta razão, devem corresponder exatamente ao raio da escala? Tudo é difícil de ajustar/funcionar direito nessa ponte. Ela é um lixo tão ruim ou pior quanto a famigerada ponte dos Rickenbacker 4001/4003. bash

Posts antigos meus sobre o assunto:
https://www.contrabaixobr.com/t14306p950-clube-dos-viciados-em-upgrade#707750
https://www.contrabaixobr.com/t40600p500-jazzigo-parte-3#873475
https://www.contrabaixobr.com/t43886p300-jazzigo-parte-4#922877

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por CSergio Qua Abr 10, 2024 8:36 pm

gabrielrabuni escreveu:

Estão vendo este baixo na OLX que o CSergio mandou print? Ele é meu hehe, finalmente comprei meu EB-3, ele está a caminho. Assim que ele chegar atualizo vocês, mas até lá eu tenho uma dúvida.

Eu vi muitos reviews a respeito dos EB, e os críticos são unânimes ao falar que os principais problemas do modelo são o neck dive (espero não me incomodar) e a ponte de três pontos da Gibson (e aqui está minha dúvida)

Não achei ninguém que explicasse o problema da ponte de três pontos, vocês podem me explicar o que há de errado com ela? Meu baixo tem uma ponte tem uma ponte tradicional e eu não sou um grande conhecedor de luthiaria, gostaria de saber o porquê que tantos criticam essa ponte.

Bacana cara up
Pelos prints, parece que o vermelho estava mais conservado que o preto, além de mais barato.

Realmente, a ponte dá um pouco mais de trabalho pra ajustar.
Quando tira as cordas, ela sai do lugar; ou os carrinhos caem e mexe daqui, depois dali, etc.

Por essas semanas estive mexendo num Epiphone EB-0, o escala curta, com braço parafusado; botei um calço pra conseguir uma ação de cordas mais baixa, afrouxei uns dois fios de cabelo no tensor e pronto; lógico que também tive de lidar com a famosa ponte (nada impossível ou muito difícil, apenas dá mais trabalho).
Smile
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por CSergio Qua Abr 10, 2024 9:25 pm

As dicas que aprendi nessa ponte Gibson/Epiphone de 3 pontos:

- quando ajustar a altura, não faça com as cordas tensionadas, afrouxe elas, para não forçar as buchas dos 3 parafusos da ponte
- os 2 parafusos da parte de trás da ponte, deixe mais baixos
- o parafuso da frente da ponte, deixe mais alto

Essa foto de um Thunderbird, pescada na internet, explica melhor o que falei acima dos parafusos e altura da ponte.
Mas claro, a altura tu vai regular a teu gosto.

Clube do Baixo Sg - Página 3 Maxres17
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por gabrielrabuni Sex Abr 12, 2024 6:01 am

Obrigado pelas respostas amigos, quando o baixo chegar vou conseguir dar uma olhada pessoalmente na famigerada ponte. E sim, eu a abri escolhendo o baixo vermelho, até encontrei outros exemplares pretos em boas condições e preços, mas a beleza desse modelo na cor vermelha muito me atrai. O moço que me vendeu já trabalha com baixos e enviou ele recém regulado de luthier e com cordas rotosound novas... agora saber com certeza se foi um bom negócio apenas quando o exemplar chegar.

gabrielrabuni
Membro

Mensagens : 3
Localização : Morrinhos

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por Zubrycky Sex Abr 12, 2024 12:35 pm

Tive um Epiphone Rumblekat com essa ponte e nunca tive problemas com ela.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19000
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por CSergio Sex Abr 12, 2024 1:15 pm

Clube do Baixo Sg - Página 3 20220812-175139

EB3:
não posso comentar, porque o dono anterior trocou a ponte por outro tipo, portanto está sem a ponte original de 3 pontos.

EB0:
Meio que não posso comentar também, porquê eu recebi o baixo desmontado e o montei.
Depois de um tempo fui ajustar a ponte com as cordas tensionadas; dai passou mais um tempo e percebi a bucha do parafuso de trás, das cordas G e D, estava saindo um pouco pra fora.

Não posso cravar que veio desse jeito, talvez eu não tenho percebido quando montei, mas o fato é que aconteceu e então fui pesquisar e achei as dicas que citei.
Por 2 ou 3 vezes apertei essa bucha para voltar ao lugar, mas saía; por fim, ano passado apliquei uma gota de cola na porção onde ela folgava, bati com martelo de nylon e não saiu mais.

________________

De outro dia, enquanto estava botando o calço no EB0

Clube do Baixo Sg - Página 3 20240408-141116
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Por que pontes Gibson de 3-pontos são lixo?

Mensagem por JAZZigo Sex Abr 12, 2024 3:05 pm

https://www.reddit.com/r/BassGuitar/comments/x0wsyv/why_gibsons_3_point_bridges_are_trash/?utm_source=share&utm_medium=mweb3x&utm_name=mweb3xcss&utm_term=1&utm_content=share_button

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por JAZZigo Sex Abr 12, 2024 3:22 pm


____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por Cantão Sex Abr 12, 2024 4:27 pm

JAZZigo escreveu:
Estou vendo o vídeo pelo celular com um foninho genérico , mas me pareceu que com a ponte nova deu uma acentuada nas frequências e nos harmônicos ? Uma melhorada bem perceptível se não estou enganado.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21771
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por JAZZigo Sáb Abr 13, 2024 11:26 am

Cantão escreveu:Estou vendo o vídeo pelo celular com um foninho genérico , mas me pareceu que com a ponte nova deu uma acentuada nas frequências e nos harmônicos ? Uma melhorada bem perceptível se não estou enganado.
Apesar do Lobster afirmar que não notou diferença, também percebi um pouquinho mais de brilho com a ponte Hipshot, mas pode ser um porém na gravação ou o simples fato de soltar as cordas e afiná-las novamente, enfim...

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por Cantão Sáb Abr 13, 2024 11:37 am

JAZZigo escreveu:
Cantão escreveu:Estou vendo o vídeo pelo celular com um foninho genérico , mas me pareceu que com a ponte nova deu uma acentuada nas frequências e nos harmônicos ? Uma melhorada bem perceptível se não estou enganado.
Apesar do Lobster afirmar que não notou diferença, também percebi um pouquinho mais de brilho com a ponte Hipshot, mas pode ser um porém na gravação ou o simples fato de soltar as cordas e afiná-las novamente, enfim...
É , vale a pena ponderar Jazz... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21771
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por CSergio Dom Abr 14, 2024 11:12 am



Ou preto e branco



Última edição por CSergio em Dom Abr 14, 2024 11:22 am, editado 1 vez(es)
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por CSergio Dom Abr 14, 2024 11:15 am

Clube do Baixo Sg - Página 3 Captur81

U$ 159 doletas essa ponte Hipshot (direto com eles); fora todo o caminhão de impostos, e frete.
Talvez já tenha visto a U$ 99 no eBay também, mas ano passado (ou há mais tempo).

Hoje:
U$ 1 = R$ 5,12
U$ 158,40 = R$ 810,79
60% de imposto de importação = R$ 1297,26
17% de ICMS = R$ 1517,79

Fora o frete, e mais esses impostos, praticamente o valor multplica por 10, e o preço final = Brazil.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por JAZZigo Dom Abr 14, 2024 11:37 am

CSergio escreveu:U$ 159 doletas essa ponte Hipshot (direto com eles); fora todo o caminhão de impostos, e frete.
Talvez já tenha visto a U$ 99 no eBay também, mas ano passado (ou há mais tempo).

Hoje:
U$ 1 = R$ 5,12
U$ 158,40 = R$ 810,79
60% de imposto de importação = R$ 1297,26
17% de ICMS = R$ 1517,79

Fora o frete, e mais esses impostos, praticamente o valor multplica por 10, e o preço final = Brazil.
Esse modelo da Hipshot SuperTone é para substituição da ponte estilo Gibson 2-Point e não, 3-Point.

Clube do Baixo Sg - Página 3 Image-asset

Os preços no site oficial da Hipshot são mais altos que no varejo em geral.
P.S.: Pelo Regime de Tributação Simplificada (até US$ 500.00), para encomendas via postal, não há cobrança do ICMS.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por CSergio Dom Abr 14, 2024 11:46 am

JAZZigo escreveu:]Hipshot SuperTone[/b] é para substituição da ponte estilo Gibson 2- Point e não, 3-Point.

No site Hisphot é só escolher no campo Mounting Style (2 points ou 3 points)
Wink

JAZZigo escreveu:
Os preços no site oficial da Hipshot são mais altos que no varejo em geral.

up

Tempos outrora já animei a querer uma ponte dessas, mas do jeito que estão as coisas, fico com a original mesmo.
Só neste cálculo que fiz, bateu no valor que dei no EB3 em 2018-2019

JAZZigo escreveu:
P.S.: Pelo Regime de Tributação Simplificada (até US$ 500.00), para encomendas via postal, não há cobrança do ICMS.

Sério?
Então qual taxa estão cobrando, por exemplo em compras no Aliexpress chinês, no remessa conforme?
E detalhe: cobram em compras inferiores a U$ 50.
Suspect
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por Jãozeiro Dom Abr 14, 2024 12:03 pm

Tive um Epiphone EB3. Neck dive severo, chega ao final do show você não quer saber de mais nada, só sentar e descansar. O negócio é impraticável pra quem tem uma rotina de gig.

O que é realmente uma pena, pois foi o baixo mais lindo que já tive nessa vida, chamava atenção por onde passava. E eu gostava muito do som dele.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por JAZZigo Dom Abr 14, 2024 4:15 pm

CSergio escreveu:
Então qual taxa estão cobrando, por exemplo em compras no Aliexpress chinês, no remessa conforme?
E detalhe: cobram em compras inferiores a U$ 50.
Suspect
Segundo os Correios: “o Programa Remessa Conforme (PRC), com vigência em 01/08/23, é uma iniciativa da Receita Federal, que estabelece alíquota zero de tributos Federais para compras inferiores a US$50,00, havendo apenas a incidência de ICMS na compra realizada em lojas virtuais que aderirem ao programa, conforme prazos e condições estabelecidos no Remessa Conforme. Para as demais plataformas de vendas, a regra permanece a mesma vigente atualmente”.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por WHead Dom Abr 14, 2024 6:57 pm

CSergio escreveu:
Tempos outrora já animei a querer uma ponte dessas, mas do jeito que estão as coisas, fico com a original mesmo.
Só neste cálculo que fiz, bateu no valor que dei no EB3 em 2018-2019

Ia comentar exatamente isso: a não ser que o proprietário tenha muita disponibilidade orçamentária, muita exigência técnica, muita vontade pessoal ou muita necessidade profissional, eu acho um upgrade mais razoável para os Gibson do que para os Epiphone. Paguei R$ 1500,00 no meu há 6 anos - e mesmo pros Epiphones vendidos em lojas nos EUA,  hoje a algo em torno dos US$ 300 - me parece proporcionalmente muito caro uma ponte por US$ 160...
... e eu nem sei se curti o brilho que eu também tive a impressão que ela acrescentou ao timbre no vídeo..

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2744
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por Zubrycky Dom Abr 14, 2024 10:21 pm

Jãozeiro escreveu:Tive um Epiphone EB3. Neck dive severo, chega ao final do show você não quer saber de mais nada, só sentar e descansar. O negócio é impraticável pra quem tem uma rotina de gig.

O que é realmente uma pena, pois foi o baixo mais lindo que já tive nessa vida, chamava atenção por onde passava. E eu gostava muito do som dele.

Que pena que você teve que se desfazer desse baixo.

Essa questão de neck Dive é curiosa. Tenho 3 baixos SGs (Giannini, Finch e Ibanez). Nenhum deles têm neck Dive.

Dito isso, o neck Dive do Epiphone SG que espanquei toquei em Brasília era realmente algo deveras desanimador.

Como eu estou bem servido nesse departamento e considero os modelos que tenho melhores do que o Epiphone, nunca tive GAS nesse modelo deles. De qualquer forma, nunca diria não para uma oportunidade que surgisse na minha frente.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19000
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por JAZZigo Dom Abr 14, 2024 10:38 pm

WHead escreveu:Ia comentar exatamente isso: a não ser que o proprietário tenha muita disponibilidade orçamentária, muita exigência técnica, muita vontade pessoal ou muita necessidade profissional, eu acho um upgrade mais razoável para os Gibson do que para os Epiphone. Paguei R$ 1500,00 no meu há 6 anos - e mesmo pros Epiphones vendidos em lojas nos EUA,  hoje a algo em torno dos US$ 300 - me parece proporcionalmente muito caro uma ponte por US$ 160...
... e eu nem sei se curti o brilho que eu também tive a impressão que ela acrescentou ao timbre no vídeo..
Falou tudo! Por isso mesmo, costumo dizer que a relação "custo X benefício" não se aplica aos instrumentos/equipamentos musicais. Cada um é cada um e deve deve ter noção do tamanho do seu bolso e da necessidade/vontade de investir no upgrade/equipamento. Bom senso sempre.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

WHead gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por CSergio Ontem à(s) 1:17 am

CSergio escreveu:As dicas que aprendi nessa ponte Gibson/Epiphone de 3 pontos:

- quando ajustar a altura, não faça com as cordas tensionadas, afrouxe elas, para não forçar as buchas dos 3 parafusos da ponte
- os 2 parafusos da parte de trás da ponte, deixe mais baixos
- o parafuso da frente da ponte, deixe mais alto
...

Conhecemos essa situação; tomamos os cuidados, e.... mesmo assim acontece.
Surprised

Limpando a escala do Rumblek, ao afinar, de repente a corda G ficou mole, e lá está a bucha soltando.
Anos atrás me daria desespero; hoje em dia tenho noção de como fazer esse reparo.

Clube do Baixo Sg - Página 3 20240411

Clube do Baixo Sg - Página 3 20240410

Passos:
- tirei a bucha (saiu relativamente fácil [na primeira foto a meio caminho da retirada]);
- peguei um graveto de pinus e um de eucalipto (sobrou de um trabalho anterior, do ano passado)
- lixei os gravetos com serra Dremel para criar uma serragem (pó)
- fiz uma mistura consistente de serragem + cola Titebond
- apliquei com pincel, nas paredes de dentro, no buraco do buraco
- coloquei a bucha e para empurrar no lugar certo, bati com martelo de borracha
- limpei o corpo do baixo e a bucha (por fora e por dentro, para não grudar cola na rosca interna)
- esperei 3 dias para cura/secagem da cola e pôr as cordas de volta

Clube do Baixo Sg - Página 3 20240413

Foto pós-reparo; acredito que, pelo menos essa bucha do lado agudo da ponte, não vai sair soltar de novo.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por JAZZigo Ontem à(s) 5:01 pm

CSergio escreveu:
CSergio escreveu:As dicas que aprendi nessa ponte Gibson/Epiphone de 3 pontos:

- quando ajustar a altura, não faça com as cordas tensionadas, afrouxe elas, para não forçar as buchas dos 3 parafusos da ponte
- os 2 parafusos da parte de trás da ponte, deixe mais baixos
- o parafuso da frente da ponte, deixe mais alto
...

Conhecemos essa situação; tomamos os cuidados, e.... mesmo assim acontece.
Surprised

Limpando a escala do Rumblek, ao afinar, de repente a corda G ficou mole, e lá está a bucha soltando.
Anos atrás me daria desespero; hoje em dia tenho noção de como fazer esse reparo.

Passos:
- tirei a bucha (saiu relativamente fácil [na primeira foto a meio caminho da retirada]);
- peguei um graveto de pinus e um de eucalipto (sobrou de um trabalho anterior, do ano passado)
- lixei os gravetos com serra Dremel para criar uma serragem (pó)
- fiz uma mistura consistente de serragem + cola Titebond
- apliquei com pincel, nas paredes de dentro, no buraco do buraco
- coloquei a bucha e para empurrar no lugar certo, bati com martelo de borracha
- limpei o corpo do baixo e a bucha (por fora e por dentro, para não grudar cola na rosca interna)
- esperei 3 dias para cura/secagem da cola e pôr as cordas de volta

Foto pós-reparo; acredito que, pelo menos essa bucha do lado agudo da ponte, não vai sair soltar de novo.
Parabéns, Sérgio! Quando isso acontece (não raro), a solução é exatamente essa. Aí está mais uma das desvantagens dessa deplorável ponte estilo Gibson 3-Point: o efeito alavanca do parafuso anterior/superior, que faz a tensão das cordas puxar as buchas para cima/fora do corpo. Mais uma evidência de que essa ponte é uma merrda.  puke

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16389
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por CSergio Hoje à(s) 9:33 am

up

Pelo menos não é grave, no sentido de (eu) ter que mandar pro luthier.

Acho que, maioria das vezes que pesquisei e achei no Talkbass, sobre  o assunto, quem passou por isso, disse "a bucha que está soltando é do lado agudo das cordas (G e D); no meu caso, já é segunda que vejo "ao vivo".

***
****
*****

CSergio escreveu:
U$ 159 doletas essa ponte Hipshot (direto com eles); fora todo o caminhão de impostos, e frete.
Talvez já tenha visto a U$ 99 no eBay também, mas ano passado (ou há mais tempo).

Hoje:
U$ 1 = R$ 5,12
U$ 158,40 = R$ 810,79
60% de imposto de importação = R$ 1297,26
17% de ICMS = R$ 1517,79

Fora o frete, e mais esses impostos, praticamente o valor multplica por 10, e o preço final = Brazil.

U$ 100 no eBay:

Outro dia estava assim:
U$ 1 = R$ 5,16
U$ 100 = R$ 516
60% de imposto de importação + 17% de ICMS = R$ 913,32

Tempos outrora que falei, era uns 3 ou 4 anos antes, dólar mais em conta, quase R$ 4.
E o principal: na loteria da taxação tínhamos praticamente 9 chances em 10 de não levar imposto na cabeça.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por CSergio Hoje à(s) 10:56 am

CSergio escreveu:Se tratando dos Epiphone, o EB3 escala longa é relativamente comum aparecer nos OLX e Mercado Livre, usados, novos.

Já o EB-0 escala curta esse é difícil olhar; raro não é mas é coisa de eu esbarrar uma vez por ano.

Qualquer Gibson é na mesma pegada dos Epiphone EB-0, também olha nessa frequência.
E naquele precim de 3x, 4x vezes o valor de um Epiphone.

EBO - OLX - R$ 2,9k

Clube do Baixo Sg - Página 3 Image25
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Clube do Baixo Sg - Página 3 Empty Re: Clube do Baixo Sg

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: Rede Social :: Clubes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos