Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escala reduzida

+10
gutobass
limanegative13
URSOBHZ
Maurício_Expressão
takfar
Ivanov_br
Wotan
renatogaragerock
Jackson
Hélcio Júnior_bass
14 participantes

Ir para baixo

Escala reduzida Empty Escala reduzida

Mensagem por Hélcio Júnior_bass Ter Jun 16, 2009 10:38 am

PessoALL,
alguém aí já tocou em algum baixo com escala reduzida? Quais as impressões que tiveram? Se sentiram confortáveis? Dêem o seu testemunho hehehe

____________________________
Hélcio Júnior - Custom Club #006 - Gospel Club #013
Hélcio Júnior_bass
Hélcio Júnior_bass
Membro

Mensagens : 383
Localização : Serra ES

Ir para o topo Ir para baixo

Escala reduzida Empty Re: Escala reduzida

Mensagem por Jackson Ter Jun 16, 2009 10:44 am

Tenho um com escala 31,5 pol, é muito confortável, mas as cordas ficam mais frouxas (porém, mais macias), não recomendo usar a corda B com escala curta. Pra slap vc não tem uma resposta tão rápida quanto numa escala de 34.
As vantagens são o conforto, o reforço nos graves, facilidade pra acessar todas as casas do baixo. Pra solar é uma delícia, vc pode abusar dos bends!
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Escala reduzida Empty Re: Escala reduzida

Mensagem por renatogaragerock Ter Jun 16, 2009 10:51 am

Eu tenho três modelos de escala curta (Eastwood Hi-Flyer - 30", Giannini SG - 30" e Giannini Mirage - 28", contra as 34" da maioria dos Fenders e 32" dos Rickenbacker, só para comparação).
De fato as cordas ficam mais frouxas, o que dá para brincar mesmo com os bends, tal como o Jackson falou, e também necessita de menor força para conseguir aquele efeito estalado/percussivo de quando se toca com pizzicato deixando a corda rebater no último traste. Apenas para ter uma referência, no solo da My Generation (The Who) o John Entwistle gravou com um Danelectro Longhorn (30") justamente para otimizar esta característica.
Quanto ao timbre acredito que a escala longa dê mais sustain pelo fato da corda ficar mais tensa, mas pode ser também interessante ter um timbre mais pulsante.
abs,
Renato
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Escala reduzida Empty Re: Escala reduzida

Mensagem por Wotan Ter Jun 16, 2009 11:11 am

Tenho um Condor VB 40, réplica do Hofner 500/1 de Paul McCartney com escala de 30" e é tudo isso que Jackson e renatogaragerock falaram.

Só discordo com relação ao sustain que me parece ser tão bom (talvez melhor) do que o do meu SX SJB 75 com escala de 34".

As cordas mais frouxas podem ser solucionadas (se for um inconveniente) com o uso das de maior calibre. Coloquei 0.045 da SG e futuramente pretendo colocar 0.050 flatwound quando encortrar para vender.

Existem vários fabricantes que oferecem modelos de cordas "short scale". Não conheço as características delas. Além de mais curtas, seriam elas mais duras? Alguém já usou?


Última edição por Wotan em Ter Jun 16, 2009 12:00 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
"A velhice traz consigo a pacificação das paixões e a moderação dos sentimentos." (Platão)
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan
Wotan
Membro

Mensagens : 1374
Localização : Campos-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Escala reduzida Empty Re: Escala reduzida

Mensagem por Ivanov_br Ter Jun 16, 2009 11:35 am

Wotan, o sustain não pode estar relacionado ao modelo?
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7029
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Escala reduzida Empty Re: Escala reduzida

Mensagem por Wotan Ter Jun 16, 2009 11:54 am

Ivanov_br escreveu:Wotan, o sustain não pode estar relacionado ao modelo?
É possível. Talvez até mesmo aos captadores.

____________________________
"A velhice traz consigo a pacificação das paixões e a moderação dos sentimentos." (Platão)
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan
Wotan
Membro

Mensagens : 1374
Localização : Campos-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Escala reduzida Empty Re: Escala reduzida

Mensagem por takfar Ter Jun 16, 2009 11:57 am

Seria eu uma aberração, por estar totalmente adaptado ao uso de escala longa (35"), cordas grossas (.045-.132) e espaçamento estreito (16mm)? É a configuração que eu tenho usado há anos, acho confortável e até esteticamente mais agradável (meio fútil, eu sei). Obs.: eu não tenho costume de fazer slap.

Estou construindo agora um baixo 35" com espaçamento 17mm, mas manterei meu 16mm, transformando em fretless.

____________________________
Clube dos Pedreiros - #012
Clube Custom Bass - #005
Clube Hartke - #009
takfar
takfar
Membro

Mensagens : 339
Localização : Natal, RN

Ir para o topo Ir para baixo

Escala reduzida Empty Re: Escala reduzida

Mensagem por Hélcio Júnior_bass Ter Jun 16, 2009 12:08 pm

Bem, a escala maior que eu usei foi de 34" com espaçamento 19mm, no meu outro baixo que também mandei fazer e que já vendi. Me sentia confortável nele. Neste de agora não estou tão contente, ainda não achei minha pegada, mesmo ele sendo de 34" igual ao outro, mas com espaçamento de 17mm.
talvez seja pq o corpo do meu outro era bem grande, mais ou menos nas medidas do tobias, eu me sentia confortável demais nele, e esse de agora tem o corpo relativamente pequeno.
Daí, to pensando em vendê-lo ou mandar fazer um braço com escala de 31,5" pra ver qual é...

____________________________
Hélcio Júnior - Custom Club #006 - Gospel Club #013
Hélcio Júnior_bass
Hélcio Júnior_bass
Membro

Mensagens : 383
Localização : Serra ES

Ir para o topo Ir para baixo

Escala reduzida Empty Re: Escala reduzida

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Jun 16, 2009 12:12 pm

Já usei... Mas faz tanto tempo. Hoje só uso escalas normais de 34". Esse baixo ai do avatar é um escala curta.

De resto, o Jackson definiu bem: "As vantagens são o conforto, o reforço nos graves, facilidade pra acessar todas as casas do baixo. Pra solar é uma delícia, vc pode abusar dos bends!"

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7463
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Escala reduzida Empty Re: Escala reduzida

Mensagem por URSOBHZ Ter Jun 16, 2009 1:19 pm

E dos "modelos comerciais' disponíveis (nada que seja necessário vender um rim para adquirir), medianos )nível SX SJB, Condor CJB, etc) quais seriam os de escala curta?

Abraços
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Escala reduzida Empty Re: Escala reduzida

Mensagem por limanegative13 Ter Jun 16, 2009 1:34 pm

eu tenho um velho Yamaha semi acustico e ele é escala curta. no começo, achava meio estranho mas depois, comecei a usar tanto q passei a achar estranho os outros baixos. o lance das cordas serem menos tensionadas é muito legal. o baixo se torna confortavel e facil de tocar, porem, o timbre e a pegada dele nao servem para tocar qualquer musica. No meu caso, eu tenho o baixo mais pelo tesao de ter um instrumento vintage diferente do que pra usar mesmo.
limanegative13
limanegative13
Membro

Mensagens : 669
Localização : Jau/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Escala reduzida Empty Re: Escala reduzida

Mensagem por gutobass Sex Jun 26, 2009 11:22 am

Um baixo escala curta ficaria bom como fretless ou é melhor os de escala normal???

gutobass
Banido

Mensagens : 116
Localização : Belo Horizonte/MG

http://gutobaixista.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Escala reduzida Empty Re: Escala reduzida

Mensagem por renatogaragerock Sex Jun 26, 2009 11:31 am

Eu nunca cheguei a tocar em um fretless de escala curta. Tenho um de 34" e já tive um de 32". O Bill Wyman, dos Stones, que costumava gravar com um fretless japonês de escala curta, mas ele também tocava numa linguagem diferente dos baixistas que hoje tocam fretless (o timbre dele era mais aquele grave de captador próximo ao fim da escala que aquele timbre anasalado de captador próximo à ponte que virou o mais comum nos fretless após os anos 70).
Mas sabe que já tive essa mesma curiosidade. Acho que por ficar mais "molinho" deve dar um pouco mais daquele timbre percussivo de contrabaixo acústico tocado com o cavalete rebaixado (mas é pura elocubração).

gutobass escreveu:Um baixo escala curta ficaria bom como fretless ou é melhor os de escala normal???
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Escala reduzida Empty Re: Escala reduzida

Mensagem por renatogaragerock Sex Jun 26, 2009 11:37 am

Lembro de ter visto essa banda tocando com um baixo que achei curioso:
Fretless, escala curta e semi-acústico.

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/4sPTkLHwOiY&hl=pt-br&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/4sPTkLHwOiY&hl=pt-br&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Escala reduzida Empty Re: Escala reduzida

Mensagem por gutobass Sex Jun 26, 2009 7:15 pm

Legal, pena que nao dá pra ouvir nada do som do baixo (rsrs)

gutobass
Banido

Mensagens : 116
Localização : Belo Horizonte/MG

http://gutobaixista.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Escala reduzida Empty Re: Escala reduzida

Mensagem por renatogaragerock Sex Jun 26, 2009 7:55 pm

Nossa, eu estava ouvindo nas caixinhas do trabalho, e lá baixo algum soa!!! Mas agora estou ouvindo em casa não dá mesmo para ouvir! Vou ver se acho algum outro link dos caras (o baixo era legal pois parecia ter sido fabricado em 1960 e tocado 8 horas por dia todos os dias - tinha lugar que a madeira já estava até preta!).
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Escala reduzida Empty Re: Escala reduzida

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jun 29, 2009 9:01 pm

Eu tenho 2 "escalas curtas"; um SG, com um antigo braço Snake (que reformei), e um modelo de design próprio (lembra um híbrido de Jazz Bass e Mustang), ambos de 31,5 pol. Gosto muito, pois prefiro sons graves e tenho mãos pequenas.
A escala do Rickenbakers é de 33 1/3 pol.
Abçs
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Escala reduzida Empty Re: Escala reduzida

Mensagem por Carlinhos Sáb Jul 04, 2009 12:42 pm

Meu primeiro baixo foi um Giannini Sonic, com escala curta. Mas o problema do baixo não era propriamente a escala.

A Lakland está anunciando no site o lançamento, em breve, de baixos com escala curta: "Tonalidades arrasadoras em pequenos pacotes!", dizem. Infelizmente não estão passando ainda as especificações técnicas.

Veja em:
http://www.lakland.com/
Carlinhos
Carlinhos
Membro

Mensagens : 114
Localização : Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/batucaramba

Ir para o topo Ir para baixo

Escala reduzida Empty Re: Escala reduzida

Mensagem por kaspa100 Qua Jul 25, 2012 7:54 pm

Turma! tenho esse baixo há 7 anos e é de escala reduzida,acho maravilhoso mas já comprei sem o sintetizador por um preço bacana na época e nunca achei nada de referência nem o captador eu sei qual é.hehehe
algúem já achou desse modelo?ou sabe a história dele?
http://www.hendrixguitars.com/Rol33Ba.htm
kaspa100
kaspa100
Membro

Mensagens : 198
Localização : petrolina-pe

Ir para o topo Ir para baixo

Escala reduzida Empty Re: Escala reduzida

Mensagem por Zubrycky Sex Jul 27, 2012 9:03 pm

Tenho dois baixos de escala curta: Um Giannini Sonic e um Giannini Sg.

Ambos são instrumentos muito confortáveis de se tocar. As cordas são menos tensionadas, mas como eu faço bends e vibratos com muita frequência, isso é algo que me favorece.

Como curiosidade, um dos segredos do Jack Bruce na época do Cream é ter usado um Gibson EB-3, baixo cuja escala curta favorecia os bends.


____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Escala reduzida Empty Re: Escala reduzida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos