Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dificuldades com o Improviso

+14
NeyBass
Fernando Zadá
Polli
LuCaSbass
Nelson Bass
fma
WALLY
Masteles
Christian
Zubrycky
silvanoandrade
baixodoido
Guilherme Lizardo
TiagoAndrade
18 participantes

Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Dificuldades com o Improviso

Mensagem por TiagoAndrade Sex Fev 03, 2012 3:03 pm

Pessoal,

Primeiramente desculpem se postei no local errado.
Agora a dúvida: estou com dificuldades pra criar um improviso legal na musica do vídeo abaixo.
O que vi que caiu bem foi a escala penta-tônica de Dm. Mas fora ela as outras ficam estranhas.
O que posso utilizar?





Abraços

____________________________
"Técnica correta preserva o aparelho vocal e esse tipo de corda não se troca." by: Tio Allex.
TiagoAndrade
TiagoAndrade
Membro

Mensagens : 331
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por Guilherme Lizardo Sex Fev 03, 2012 11:31 pm

uma dica que eu aprendi com o tio allex..
eu acho que antes de pensar nos modos e escala.. cantarola com a boca aquilo que você quer fazer...
ai depois você passa pro baixo o que quer... por que é improviso... tem um video do Wooten ai.. improvisando tudo com notas "erradas".. é meio difícil te limitar...
eu uso a dica do allex.. e tem um vídeo do Sá Reston rolando por ai também... que fala sobre isso.. de não se limitar ao desenho... preciso achar o vídeo dele.

____________________________
O único modo razoável de se viver neste mundo é sem regras!(Joker)
Guilherme Lizardo
Guilherme Lizardo
Membro

Mensagens : 333
Localização : Auckland

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por TiagoAndrade Sex Fev 03, 2012 11:50 pm

Guilherme Lizardo escreveu:uma dica que eu aprendi com o tio allex..
eu acho que antes de pensar nos modos e escala.. cantarola com a boca aquilo que você quer fazer...
ai depois você passa pro baixo o que quer... por que é improviso... tem um video do Wooten ai.. improvisando tudo com notas "erradas".. é meio difícil te limitar...
eu uso a dica do allex.. e tem um vídeo do Sá Reston rolando por ai também... que fala sobre isso.. de não se limitar ao desenho... preciso achar o vídeo dele.

Entendi,

Na verdade penso assim também, só que uso as escalas pra me dar um chão.
Por isso tive essa dúvida, mas mesmo assim muito obrigado.
Apesar de quase sempre o que eu canto com a boca não consigo passar pros dedos... rsrsrsrsrs.

Mas muito obrigado.

____________________________
"Técnica correta preserva o aparelho vocal e esse tipo de corda não se troca." by: Tio Allex.
TiagoAndrade
TiagoAndrade
Membro

Mensagens : 331
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por Guilherme Lizardo Sáb Fev 04, 2012 12:54 am

ai sim fica bacana ter um vocabulário bacana no baixo... não ficar preso nos desenhos... é o que eu tenho estudado bastante nestes últimos meses...
o livro é o Bass Solo - Segredos da Improvisação.. do Nico Assumpção... na realidade.. o que eu fiz aqui em casa.. foi imprimir os campos harmônicos e os modos.. com suas respectivas tensões e notas "evitadas", e colei na parede do quarto... ai quando vou estudar.. sempre dou uma olhada na parede antes, que dá uma boa ajuda.... duro foi explicar a papelada na parede pros outros.

____________________________
O único modo razoável de se viver neste mundo é sem regras!(Joker)
Guilherme Lizardo
Guilherme Lizardo
Membro

Mensagens : 333
Localização : Auckland

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por TiagoAndrade Sáb Fev 04, 2012 1:25 am

Guilherme Lizardo escreveu:ai sim fica bacana ter um vocabulário bacana no baixo... não ficar preso nos desenhos... é o que eu tenho estudado bastante nestes últimos meses...
o livro é o Bass Solo - Segredos da Improvisação.. do Nico Assumpção... na realidade.. o que eu fiz aqui em casa.. foi imprimir os campos harmônicos e os modos.. com suas respectivas tensões e notas "evitadas", e colei na parede do quarto... ai quando vou estudar.. sempre dou uma olhada na parede antes, que dá uma boa ajuda.... duro foi explicar a papelada na parede pros outros.

Poxa, até to com esse livro, mas está tudo em partitura. E eu não leio nada facepalm
Aí quando vi desanimei.
Mas vou tentar observar algumas coisas pra ver.

Brigadão cara. up

____________________________
"Técnica correta preserva o aparelho vocal e esse tipo de corda não se troca." by: Tio Allex.
TiagoAndrade
TiagoAndrade
Membro

Mensagens : 331
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por baixodoido Seg Fev 06, 2012 12:38 am

TiagoAndrade escreveu:
Guilherme Lizardo escreveu:ai sim fica bacana ter um vocabulário bacana no baixo... não ficar preso nos desenhos... é o que eu tenho estudado bastante nestes últimos meses...
o livro é o Bass Solo - Segredos da Improvisação.. do Nico Assumpção... na realidade.. o que eu fiz aqui em casa.. foi imprimir os campos harmônicos e os modos.. com suas respectivas tensões e notas "evitadas", e colei na parede do quarto... ai quando vou estudar.. sempre dou uma olhada na parede antes, que dá uma boa ajuda.... duro foi explicar a papelada na parede pros outros.

Poxa, até to com esse livro, mas está tudo em partitura. E eu não leio nada facepalm
Aí quando vi desanimei.
Mas vou tentar observar algumas coisas pra ver.

Brigadão cara. up
se tiver paciencia passa a partitura pro guitar pro 6 que ele vai tocar tudinho pra vc...mas vc tem que digitar nota por nota.... e fazendo isso vc vai acabar aprendendo a leitura naturalmente....
fica ai a dica...fui

____________________________
21 99725-5390 zap Wagner Paranhos
baixodoido
baixodoido
Membro

Mensagens : 301
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por silvanoandrade Dom Fev 12, 2012 11:46 pm

o mais importante de tudo é a leitura, pois acima de tudo lhe passa segurança para partir pro dominio do instrumento (improviso)

existem inumeros videos no youtube onde você possa ter uma noção básica sobre leitura e não é um bicho de sete cabeças não, é bem simples por sinal

e sobre o improviso, eu nem cheguei a ver o video pois a internet aqui esta ruim demais mas posso indicar que procure saber os acordes da musica para fazer um improviso básico soar legal..

ex. se você usou penta de Dm pode ser que a próxima nota seja maior ou com sétima ou nona e por ae vai.. acho válido saber primeiro os acordes certinhos para poder improvisar em cima.

você pode usar os arpejos também que fica sempre bem legal e também usar a mesma escala na Oitava de cada nota, assim ja teria 2 opções de frases.

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por Zubrycky Seg Fev 13, 2012 12:08 am

TiagoAndrade escreveu:
Apesar de quase sempre o que eu canto com a boca não consigo passar pros dedos... rsrsrsrsrs.

Tudo é uma questão de prática.

Experimente fazer esse exercício: Pense em 5 idéias melódicas simples ( pode ser qualquer coisa, cantiga de roda, música de propaganda, qualquer melodia que você goste ), cante-as e ache cada uma dessas idéias no contrabaixo, indo nota por nota, comparando cada nota da melodia com cada nota do baixo. Não tem erro, é só ir devagar e comparar as notas cantadas com aquelas presentes no instrumento.

Meu professor me dizia que muitas vezes não conseguimos transcrever um tema porque não o entendemos e ele me passou esse exercício do qual lhe falei me dizendo que quando cantamos nós entendemos a idéia e o resto do trabalho consiste apenas em achar as notas no baixo.

Se você fizer esse exercício uma vez por dia usando uma única idéia por dia em um ano você terá 365 idéias melódicas no seu repertório. Se você usar 5 idéias por dia, em um ano você terá 1825 idéias em suas mãos.

Nada mal, não?

Bons estudos.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18987
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por TiagoAndrade Qua Fev 29, 2012 1:21 am

Obrigado pessoal pela ajuda!

Mas tenho outra dúvida.
Hoje eu tenho um certo conhecimento em escalas já, mas ainda não consigo fazer um groove com um som que eu ouça e diga: esse som é profissional!
Sinto ainda que meus solos e arranjos são bastante amadores. Não consigo sacar os ligados com notas fora que o pessoal faz em solos, sem falar nos grooves de slaps ou quando saem do tom através de cromatismo.
Meu problema não é a mão direita ou com velocidade, entende? (obs: não sou canhoto rsrsr)
Quando estou sozinho pra fazer um groove legal me embolo todo e mesmo assim é super amador.
Acho que ainda não sei utilizar escalas cromáticas ou algo assim.

O que seria legal fazer?

Abraços.

____________________________
"Técnica correta preserva o aparelho vocal e esse tipo de corda não se troca." by: Tio Allex.
TiagoAndrade
TiagoAndrade
Membro

Mensagens : 331
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por Christian Qua Fev 29, 2012 6:43 am

cara, a dica é escuta muito, bons solistas vai te ajudar, tire as frases e crie licks isso me ajudou muito.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por TiagoAndrade Qua Fev 29, 2012 9:11 am

Christian escreveu:cara, a dica é escuta muito, bons solistas vai te ajudar, tire as frases e crie licks isso me ajudou muito.

O que seriam licks?

____________________________
"Técnica correta preserva o aparelho vocal e esse tipo de corda não se troca." by: Tio Allex.
TiagoAndrade
TiagoAndrade
Membro

Mensagens : 331
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por silvanoandrade Qua Fev 29, 2012 1:09 pm

bom eu tenho em mente algumas regrinhas sobre improviso e espero poder ajudar

para criar um improviso simples o legal mesmo seria trabalhar com as triades (tonica, terça e quinta) .. harpejos (tonica terça quinta e sétima) e a escala do proprio tom, podendo também utilizar os tons relativos

ex. se você esta improvisando no tom de C7+ você pode muito bem usar a escala de Am7 que não vai chocar com seu improviso

agora porque Am7 ?

o Am7 é o sexto grau de C7+ levando em consideração o campo harmônico maior

ex de campo harmônico maior

C - Dm - Em - F - G - Am - BmDim - C

portanto em todo e qualquer improviso se você além das triades e harpejos utilizar os tons relativos ja rola muitas possibilidades

fora os modos etc .. essa é uma receitinha bem simples pra fazer
espero ter ajudado

vi aqui muitos exemplos e dicas de solfejos, acho super válido porém quando se tem um pouco de teoria a execução acaba sendo feita com um pouco mais de propriedade, logo a confiança vem junto e da espaço para o feeling aparecer

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por silvanoandrade Qua Fev 29, 2012 1:27 pm

TiagoAndrade escreveu:Obrigado pessoal pela ajuda!

Mas tenho outra dúvida.
Hoje eu tenho um certo conhecimento em escalas já, mas ainda não consigo fazer um groove com um som que eu ouça e diga: esse som é profissional!
Sinto ainda que meus solos e arranjos são bastante amadores. Não consigo sacar os ligados com notas fora que o pessoal faz em solos, sem falar nos grooves de slaps ou quando saem do tom através de cromatismo.
Meu problema não é a mão direita ou com velocidade, entende? (obs: não sou canhoto rsrsr)
Quando estou sozinho pra fazer um groove legal me embolo todo e mesmo assim é super amador.
Acho que ainda não sei utilizar escalas cromáticas ou algo assim.

O que seria legal fazer?

Abraços.

Thiago o que basicamente diferencia também é o fator dos profissionais serem conhecedores de mais de 1 instrumento
ghost notes da um tom muito profissional em seu groove, saber o campo harmônico, modos, triades, tetrades, arpejos etc .... e ter confiança naquilo que faz tbem é capaz de tornar seus grooves mais "profissionais"

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por Masteles Qua Fev 29, 2012 1:39 pm

Guilherme Lizardo escreveu:uma dica que eu aprendi com o tio allex..
eu acho que antes de pensar nos modos e escala.. cantarola com a boca aquilo que você quer fazer...
ai depois você passa pro baixo o que quer... por que é improviso... tem um video do Wooten ai.. improvisando tudo com notas "erradas".. é meio difícil te limitar...
eu uso a dica do allex.. e tem um vídeo do Sá Reston rolando por ai também... que fala sobre isso.. de não se limitar ao desenho... preciso achar o vídeo dele.

Concordo!

Em conversa com um amigo (professor de guitarra), abordamos esse lance das "notas erradas"...ele comentou que tudo é possível se levarmos em conta 3 simples fatores na hora de improvisar:

1 - Atonalismo
2 - Cromatismo
3 - A velha e boa progressão harmônica!

Desde então passei à trabalhar meus improvisos baseados nas escalas naturais maiores e nas cromática. Porém abuso bastante de 4ªs, 6ªs e 9ªs, nas passagens de acordes. Isso me satisfaz, dai mistura-se as técnicas que o cidadão domina...fica lindo!

Ah sei lá, o próprio nome já diz tudo:

Improvisar!!

Acho que devemos esquecer os limites "lógicos" e partir para a criatividade...viajar, mas, respeitando a estrutura da obra é obvio!

Exemplos:

Billy Sheehan
Dave Meros

____________________________
Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Masteles
Masteles
Membro

Mensagens : 646
Localização : São Paulo

https://www.facebook.com/Arenatheband

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por WALLY Qua Fev 29, 2012 9:53 pm

Guilherme Lizardo escreveu:ai sim fica bacana ter um vocabulário bacana no baixo... não ficar preso nos desenhos... é o que eu tenho estudado bastante nestes últimos meses...
o livro é o Bass Solo - Segredos da Improvisação.. do Nico Assumpção... na realidade.. o que eu fiz aqui em casa.. foi imprimir os campos harmônicos e os modos.. com suas respectivas tensões e notas "evitadas", e colei na parede do quarto... ai quando vou estudar.. sempre dou uma olhada na parede antes, que dá uma boa ajuda.... duro foi explicar a papelada na parede pros outros.

Opa,,, que boa dica.!
Vou dar uma olhada nesse Livro.!

____________________________
..!!??
WALLY
WALLY
Membro

Mensagens : 807
Localização : Atlanta-GA

http://tiagobezerra.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por Guilherme Lizardo Qui Mar 01, 2012 1:14 am

Wally, é um livro muito bacana com várias idéias e sugestões de improviso.

e sobre leitura... a cada dia eu tenho ficado melhor.. e sempre dedico uma hora do meu dia, pra ler, levo no trem e na faculdade, e ao invés de vagabundear, fico lendo.

abraços

para leitura, tem o livro que o Claudio Rocha me passou.. da Berkley.. quem quiser, manda MP que eu passo a indicação correta.

____________________________
O único modo razoável de se viver neste mundo é sem regras!(Joker)
Guilherme Lizardo
Guilherme Lizardo
Membro

Mensagens : 333
Localização : Auckland

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por fma Qui Mar 01, 2012 10:37 am

Gosto muito do Nico, mas acho que o livro dele no geral atrapalha um pouco quem ta se iniciando no mundo da improvisação. É legal para consultar as vezes, sobre alguma questão de campo harmônico ou escala, também para ouvir no playback como ele pensava os solos. Mas algumas questões muito importantes como uso e desenvolvimento de pequenos motivos, variação rítmica, etc. ele não trata. Acho que vale mais a pena pra quem ta começando tirar melodias de ouvido e analisar como as notas se relacionam com os acordes. Aquele prelúdio no meio do livro também é interessante tocar e analisar.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por Guilherme Lizardo Qui Mar 01, 2012 1:21 pm

é fma, é um livro extenso... cara, você fazer todas as variações de Dó Maior (Jônico, Dórico..) e os Menores... e depois fazer tudo em todos os tons... vai bastante tempo... eu pelo menos demorei bastante pra fazer...

____________________________
O único modo razoável de se viver neste mundo é sem regras!(Joker)
Guilherme Lizardo
Guilherme Lizardo
Membro

Mensagens : 333
Localização : Auckland

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por Nelson Bass Qui Mar 01, 2012 7:28 pm

Tiago, se não me engano, poderíamos dizer que licks são pequenas frases musicais, quanto a questão de "tirar um som profissional" é logico que se precisa ter o máximo de conhecimento musical que você puder, um bom equipamento também ajuda, mas creio que a questão principal seja mesmo a sonoridade pessoal que se consegue no instrumento (tem gente que chama de "pegada") deve se pensar coisas do tipo" o angulo de ataque da minha mão é X se eu mudar pra Y como vai soar?" , "toco mais em cima do cap da ponte se mudar o lugar de tocar como vai influenciar o som" ir sempre experimentando em busca do som "Profissional", as vezes acho que nesse fórum tem post demais sobre equipamento, deveríamos postar mais em técnica e teoria. Espero ter ajudado mais que complicado rsrs
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por LuCaSbass Qui Mar 01, 2012 8:38 pm

fma escreveu:Acho que vale mais a pena pra quem ta começando tirar melodias de ouvido e analisar como as notas se relacionam com os acordes.
(2)

Na verdade, acho que o melhor estudo de improviso sempre foi tirar solos, analisar e etc... pelo menos eu acho que evolui mais fazendo isso do que estudando em métodos... Não que eu seja um grande improvisador, longe disso, mas é um baita estudo...
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por fma Sex Mar 02, 2012 9:37 am

Então Guilherme, não é que eu ache o livro ruim, tenho ele faz uns bons anos e já estudei algumas coisas. O livro diz bastante sobre a personalidade do Nico, que, segundo algumas pessoas que conheci em comum, era um cara muito organizado, metódico e extremamente estudioso, então para cada acorde, ele tinha decoradinho e embaixo dos dedos várias opções de escala, de pentatônicas, de quartas consecutivas, etc. e acho que a maioria das pessoas não consegue desenvolver esse raciocínio ao mesmo nível que ele. Então creio que tentando solar na onda do Nico, que era muito organizado nos seus improvisos, acaba fazendo com que a maioria das pessoas se perca num mundo de informação, em vez de se tornar um improvisador mais livre.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por Masteles Sex Mar 02, 2012 10:39 am

fma escreveu:Então Guilherme, não é que eu ache o livro ruim, tenho ele faz uns bons anos e já estudei algumas coisas. O livro diz bastante sobre a personalidade do Nico, que, segundo algumas pessoas que conheci em comum, era um cara muito organizado, metódico e extremamente estudioso, então para cada acorde, ele tinha decoradinho e embaixo dos dedos várias opções de escala, de pentatônicas, de quartas consecutivas, etc. e acho que a maioria das pessoas não consegue desenvolver esse raciocínio ao mesmo nível que ele. Então creio que tentando solar na onda do Nico, que era muito organizado nos seus improvisos, acaba fazendo com que a maioria das pessoas se perca num mundo de informação, em vez de se tornar um improvisador mais livre.

É exatamente isso que penso!

Não consigo imaginar um "método didático universal para improvisar"! Dificuldades com o Improviso 915754

Entendo que se o músico tem conhecimento dos campos harmônicos, modos, escalas e algumas técnicas e frases subjetivas o resto é pura imaginação e criatividade! do contrário acabamos por virar um mero clone de nossos ídolos, concorda amigo?

____________________________
Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Masteles
Masteles
Membro

Mensagens : 646
Localização : São Paulo

https://www.facebook.com/Arenatheband

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por Polli Sex Mar 02, 2012 11:55 am

^Concordo,impossível pensar em uma didática única de improvisação.

Até porque improvisar é criar uma linguagem própria,contar a sua versão da história.

O estudo adiciona conhecimento ao vocabulário do músico,mas ele é quem cria seu próprio sotaque.

Tirar solos e estudar sua relação com a harmonia,como o Lucas disse,ajuda a entender a linha de raciocínio,entender o caminho sugerido,mas adicionar as suas idéias é que é o grande barato na minha opinião.

Uma pergunta aos amigos:

Vocês conseguem distinguir um grande solista de um grande improvisador?





Polli
Polli
Membro

Mensagens : 1036
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por LuCaSbass Sex Mar 02, 2012 12:06 pm

^Pra mim um grande solista é algo parecido com o que acontece no erudito... ele consegue executar muito bem peças solo de muita dificuldade, mas compostas anteriormente... Inclusive dizem que o Jaco compunha os solos antes de gravar... Isso o torna um grande solista...

Grande improvisador e o cara que consegue criar coisas novas a cada vez que toca uma música, sempre fazendo coisas diferentes... as vezes nem tem tanta técnica, mas consegue fazer improvisos na hora extremamente bonitos e etc...

Pelo menos pra mim, a diferença é essa!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por Masteles Sex Mar 02, 2012 12:20 pm

LuCaSbass escreveu:^Pra mim um grande solista é algo parecido com o que acontece no erudito... ele consegue executar muito bem peças solo de muita dificuldade, mas compostas anteriormente... Inclusive dizem que o Jaco compunha os solos antes de gravar... Isso o torna um grande solista...

Grande improvisador e o cara que consegue criar coisas novas a cada vez que toca uma música, sempre fazendo coisas diferentes... as vezes nem tem tanta técnica, mas consegue fazer improvisos na hora extremamente bonitos e etc...

Pelo menos pra mim, a diferença é essa!

Levando em conta o que dissestes, porém fugindo um pouco do nosso instrumento, o Blackmore é com certeza um grande improvisador na guitarra levando estes aspectos em conta!

____________________________
Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Masteles
Masteles
Membro

Mensagens : 646
Localização : São Paulo

https://www.facebook.com/Arenatheband

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por Polli Sex Mar 02, 2012 12:22 pm

LuCaSbass escreveu:^Pra mim um grande solista é algo parecido com o que acontece no erudito... ele consegue executar muito bem peças solo de muita dificuldade, mas compostas anteriormente... Inclusive dizem que o Jaco compunha os solos antes de gravar... Isso o torna um grande solista...

Grande improvisador e o cara que consegue criar coisas novas a cada vez que toca uma música, sempre fazendo coisas diferentes... as vezes nem tem tanta técnica, mas consegue fazer improvisos na hora extremamente bonitos e etc...

Pelo menos pra mim, a diferença é essa!

É exatamente assim que vejo.

Convém lembrar que nem sempre improvisar está diretamente ligado a um solo,pode ser um groove,uma harmonia..e por aí vai.
Polli
Polli
Membro

Mensagens : 1036
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por fma Sex Mar 02, 2012 12:35 pm

Acho possível perceber quando o músico ta na zona de conforto dele "improvisando" e quando ele se entrega e vai com o momento.
Todo mundo usa motivos ou licks para desenvolver. Mesmo os grandes improvisadores do jazz eventualmente repetem uma frase, mas ai você ouve que a cada noite esse motivo leva o cara a desenvolvimentos e caminhos diferentes.
Sobre o Jaco, acho que é o Victor Bailey que prega que ele não era improvisador... Sei la, acho meio improvável, o Jaco tinha um monte de licks e os usava bastante, isso é fato, mas não sei se ele tinha tempo de compor todos os solos antes de gravar. Também não me lembro de ter ouvido ele tocar o mesmo solo idêntico duas vezes.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por Masteles Sex Mar 02, 2012 1:08 pm

^ Nunca me canso de comentar que a técnica de "crição de harmônicos" que o Jaco utilizava em suas composições/improvisações, era de fato surreal e assustadora!

Shocked

____________________________
Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Masteles
Masteles
Membro

Mensagens : 646
Localização : São Paulo

https://www.facebook.com/Arenatheband

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por fma Sex Mar 02, 2012 1:16 pm

Polli escreveu:
É exatamente assim que vejo.

Convém lembrar que nem sempre improvisar está diretamente ligado a um solo,pode ser um groove,uma harmonia..e por aí vai.

Fato... James Jamerson era um grande improvisador, Caju e Castanha também improvisam
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por LuCaSbass Sex Mar 02, 2012 1:37 pm

fma escreveu:
Sobre o Jaco, acho que é o Victor Bailey que prega que ele não era improvisador... Sei la, acho meio improvável, o Jaco tinha um monte de licks e os usava bastante, isso é fato, mas não sei se ele tinha tempo de compor todos os solos antes de gravar. Também não me lembro de ter ouvido ele tocar o mesmo solo idêntico duas vezes.
Não só o Bailey, mas o Jeff Berlin, Wooten e o Miller já comentaram isso tbm...
Não acho nada demais nisso... as vezes o compor acontece ali na hora de gravar também, o cara improvisa uma, duas vezes e vai pegando pedaços dos takes para criar um solo final. Alias, isso é muito comum...
Mas no caso do Jaco falavam que até nos solos ao vivo ele estudava antes... vai saber!

O Jorge Helder já estudou um solo para gravar também... Está na música Futebol do Chico Buarque, gravado no disco Uma Palavra
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por Fernando Zadá Sex Mar 02, 2012 1:46 pm

De certa forma todos os solos refletem algo já estudado não é???
Acho que gravações mais especiais rola mesmo de dar umas brincadas antes e criar um raciocínio.

Sempre que falamos de takes e criação improvisação lembro desse video:



da pra perceber que cada take tem sua lógica e caminho próprio mas esta tudo muito bem estruturado por trás disso.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por fma Sex Mar 02, 2012 2:08 pm

Já tentei compor solo sobre standard, a nível de estudo, mas é muito chato e entediante. Ouvindo o Jaco no início da carreira tocando ao vivo com o Pat me parece que ele estava improvisando, embora já aparecam uns licks que ele usou pro resto da vida. Na época, fazer vários takes era caro... enfim, é difícil afirmar sem ter sido testemunha e o Victor Bailey e o Jeff Berlin me parecem meio amargos em relação ao Jaco rsrsrs
O que o Zadá falou é fato, os solos refletem o que já foi estudado. Ninguém consegue tocar um nível acima daquele onde se está como músico. Trata-se de estudar muito até poder tocar com liberdade dentro de um contexto
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por NeyBass Ter Mar 06, 2012 3:10 pm

quem tem uma video-aula muito bacana sobre improvisos é o Celso Pixinga, é bem antiga essa aula, (VHS), deve achar na net, eu baixei da net, só não me lembro o site porque faz muito tempo, eu gosto bastante dessa aula dele, além dele executar os exercicios ele da muitas dicas do que escutar, o que estudar, como criar os solos, ensina improvisar em cima dos modos gregos, escalas alteradas, progressão 2-5-1, conta as experiencias que ele teve quando estava aprendendo a tocar/improvisar, sinceramente gostei muito mesmo.
Ele usa uma abordagem bem simples de facil entendimento, para quem está iniciando nos improvisos é bem melhor que o método do Nico.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por CBass Seg Mar 12, 2012 5:28 pm

Guilherme Lizardo escreveu:Wally, é um livro muito bacana com várias idéias e sugestões de improviso.

e sobre leitura... a cada dia eu tenho ficado melhor.. e sempre dedico uma hora do meu dia, pra ler, levo no trem e na faculdade, e ao invés de vagabundear, fico lendo.

abraços

para leitura, tem o livro que o Claudio Rocha me passou.. da Berkley.. quem quiser, manda MP que eu passo a indicação correta.

Valeu pela dica! vou procurar esse livro, e vou me dedicar mais a leitura, como vc esses ultimos meses tenho estudado bastante solfejo....

ah..se puder me passa esse livro...

Valeu!!

____________________________
Quanto mais estudo, Mais descubro que sei pouco... study
CBass
CBass
Membro

Mensagens : 42
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por heverton souza Sex Abr 06, 2012 4:17 pm

[quote="TiagoAndrade"]Pessoal,

Primeiramente desculpem se postei no local errado.
Agora a dúvida: estou com dificuldades pra criar um improviso legal na musica do vídeo abaixo.
O que vi que caiu bem foi a escala penta-tônica de Dm. Mas fora ela as outras ficam estranhas.
O que posso utilizar?


com a pentatonica,vc tem pelo menos 5 ou 6 inversoes,da pra brincar bastante,pena que eu nao tenho como te passar isso...

heverton souza
heverton souza
Membro

Mensagens : 390
Localização : Margem esquerda do Rio Negro

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por Djabass Sex Abr 06, 2012 6:59 pm

Improvisar demais numa musica fica feio. Voce deve escolher um acorde e improvisar em cima dele só.
Djabass
Djabass
Membro

Mensagens : 837
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por allexcosta Sex Abr 06, 2012 7:01 pm

Djabass escreveu:Improvisar demais numa musica fica feio. Voce deve escolher um acorde e improvisar em cima dele só.

Sério?

A gente precisa avisar isso pra o Jaco, pro Nico, pro Patitucci, Miller, Maia, Wooten, etc, etc, etc...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por silvanoandrade Sex Abr 06, 2012 7:18 pm

eu acho que entendi o que o Dja quis dizer.. e concordo em partes, não acho que se deva escolher um acorde e improvisar, acredito em momentos determinantes do improviso.

acredito que em uma gig onde não seja o "frontman" um bom baixista deve estar preparado harmonicamente para ser chamado em qualquer momento, tipo aquele zagueiro que chega na área de surpresa e faz o gol quando um escanteio é cobrado.

usando o bom senso em determinados momentos de uma musica o melhor seria conduzir numa boa e aproveitar os espaços da musica para trabalhar com improvisos

ex básico. improvisar em um solo de guitarra em minha opinião não soa legal ... a não ser que seja algo combinado, ai deixaria de ser improviso.

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldades com o Improviso Empty Re: Dificuldades com o Improviso

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos