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Dificuldades no aprendizado

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Mensagem por fma Qua Jun 29, 2011 12:08 pm

Todos tivemos e temos nossas pedras no sapato como músicos. Aquele aspecto que se desenvolveu menos naturalmente que os outros. Às vezes o cara tem um baita ouvido, mas tem dificuldade em tocar limpo, ou vice-versa. Tem gente com dificuldade em entender ritmo, mas tem facilidade com melodia, por aí vai.
Então, quais foram suas pedras no sapato e como você as contornou?
Logo venho falar sobre os problemas que tive nesse sentido.
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Mensagem por Edu Fettermann Qua Jun 29, 2011 12:14 pm

Minha maior pedra no sapato sempre foi velocidade. Apesar de ter estudado pizzicato de 3 dedos, nunca consegui fazer fraseados velozes. Isso me impediu, por exemplo, de tocar em uma banda de heavy metal melódico. Saltos de cordas também.
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Mensagem por malka_aff Qua Jun 29, 2011 1:12 pm

Meus problemas são inumeros:

Desritmia (Eu penso que to cravadinho no ritmo e na verdade to fora dele o tempo todo), Ouvido fraco (por culpa do guitar pro, fiquei viciado nele e só comecei a tirar música de ouvido recentemente), pouca teoria (estudei sozinho por muito tempo), falta de disciplina nos estudos (estudo um dia sim outros 5 não kkkk), preguiça, falta de resistencia, impaciencia, e antigamente salto alto (achava que era o melhor baixista do mundo e era um bosta. Smile)

Como resolver?


Teimosia, e isso eu tenho de sobra, coloquei na minha cabeça que ia ser profissional e só desisto quando morrer. E vão ter que me enterrar com meu baixo Twisted Evil

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Mensagem por Yngway Qua Jun 29, 2011 1:51 pm

Minha pedra no sapato é slap... e ainda não contornei o problema.

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Mensagem por Edu Fettermann Qua Jun 29, 2011 1:56 pm

Yngway escreveu:Minha pedra no sapato é slap... e ainda não contornei o problema.

Eu nem estudo slap, porque não é uma técnica que me interesse e nem se encaixa no som que toco. Acho que muita gente se vê forçada a estudar slap porque é coisa de "baixista bom", mas não me deixei levar por isso. Acho até legal quem sabe fazer, mas não me enche os olhos e não gasto tempo estudando isso. Se te faz falta não mandar bem no slap, beleza, então o negócio é treinar mais.

malka_aff escreveu:Como resolver?

Estudando mais, ué. Very Happy
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Mensagem por Fernando Zadá Qua Jun 29, 2011 2:05 pm

malka_aff escreveu:Meus problemas são inumeros:

Desritmia (Eu penso que to cravadinho no ritmo e na verdade to fora dele o tempo todo), Ouvido fraco (por culpa do guitar pro, fiquei viciado nele e só comecei a tirar música de ouvido recentemente), pouca teoria (estudei sozinho por muito tempo), falta de disciplina nos estudos (estudo um dia sim outros 5 não kkkk), preguiça, falta de resistencia, impaciencia, e antigamente salto alto (achava que era o melhor baixista do mundo e era um bosta. Smile)

Como resolver?


Teimosia, e isso eu tenho de sobra, coloquei na minha cabeça que ia ser profissional e só desisto quando morrer. E vão ter que me enterrar com meu baixo Twisted Evil

Cara quanto ao ritmo procure sentir o ritmo com o corpo e sem o instrumento, cante o que vai tocar (vai ajudar na percepção também).
Quem faz a música é você o instrumento é só uma ferramenta para realizar sinta primeiro em você e tente fazer música só com a voz e palmas ou com o corpo e depois passe pro instrumento.
Teoria é bacana se aplicada e procure entender o que toca que é o caminho mais curto pra começar a se interessar mais por teoria.
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Mensagem por Yngway Qua Jun 29, 2011 2:07 pm

Edu Fettermann escreveu:Eu nem estudo slap, porque não é uma técnica que me interesse e nem se encaixa no som que toco. Acho que muita gente se vê forçada a estudar slap porque é coisa de "baixista bom", mas não me deixei levar por isso. Acho até legal quem sabe fazer, mas não me enche os olhos e não gasto tempo estudando isso. Se te faz falta não mandar bem no slap, beleza, então o negócio é treinar mais.

Não é questão de fazer falta ou querer por ser "coisa de baixista bom". Inclusive porque o slap também não se encaixa muito bem no meu estilo de tocar (talvez o porque eu nunca tenha estudado com afinco). Mas procuro estudar de tudo, já que mais conhecimento me ajuda muito a melhorar o que já faço no meu próprio estilo.

Por exemplo: eu não gosto de axé, mas estudo... e toda vez que me deparo com uma linha diferente no baixo eu tiro ela. Apesar de continuar não gostando e, provavelmente, nunca tocarei numa banda de axé, essas linhas já me trouxeram muitos benefícios, tanto em técnica como em teoria.

up

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Mensagem por Fernando Zadá Qua Jun 29, 2011 2:08 pm

O meu maior problema é foco quero tocar de tudo, de várias formas e acabo não tendo tempo hábil pra desenvolver tudo e fica uma bagunça só!!
Mas quando comecei tinha problema com tudo: com ritmo, com percepção, com tudo que se possa imaginar mas sou cabeça dura e teimoso então fui brigando e dando atenção a uma coisa aqui outra ali e tive uma boa orientação então foi tudo se encaixando. Dentro dos meus limites possíveis mas vai se ajeitando!!Rsss
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Mensagem por Yngway Qua Jun 29, 2011 2:14 pm

Isso me lembra aquela história de "dom".

Realmente existem algumas pessoas que tem uma facilidade incrível pra aprender no começo, como se já fossem velhas conhecidas do instrumento.

Quando eu dava aulas, sempre atentava meus alunos com esse "dom" ao perigo que ele representa.

Essa facilidade só existe no começo do aprendizado e chega uma hora que a dificuldade é a mesma pra todos.

Só que, normalmente, os que tem o "dom" não estão acostumados a ralar pra progredir e é bem comum ver esses ficando pra trás dos que tinham muita dificuldade no começo.

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Mensagem por wellrod Qua Jun 29, 2011 2:16 pm

A minha é falta de velocidade e coordenação do slap... se tento ser veloz o som não sai limpo...

e no slap é pura falta de vergonha mesmo da minha lata!!! tenho que pegar uns standards e treinar... nada mais... pura falta de vergonha na cara!!!

coisa que eu acho linda são os triplets...

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Mensagem por wellrod Qua Jun 29, 2011 2:26 pm

Fernando Zadá escreveu:
malka_aff escreveu:Meus problemas são inumeros:

Desritmia (Eu penso que to cravadinho no ritmo e na verdade to fora dele o tempo todo), Ouvido fraco (por culpa do guitar pro, fiquei viciado nele e só comecei a tirar música de ouvido recentemente), pouca teoria (estudei sozinho por muito tempo), falta de disciplina nos estudos (estudo um dia sim outros 5 não kkkk), preguiça, falta de resistencia, impaciencia, e antigamente salto alto (achava que era o melhor baixista do mundo e era um bosta. Smile)

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E brincar com um metrônomo também ajuda muito!!! Mesmo estando sem o instrumento... ficar ali brincando de marcar o tempo... seja cantando, batendo o pé, as mãos... isso ajuda...

Isso que o Zadá falou é muito importante!!! O Ney Conceição fala desse ritmo interno que a pessoa tem que ter no corpo... ele no workshop mandou um contar baixo e parou de contar... e começou a falar, falar, falar, falar... depois entrou na música novamente... e entrou no tempo certinho... Isso é coisa de ET!!! rsrsrs

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Mensagem por *JAPA* PICKER BASS Qua Jun 29, 2011 2:28 pm

Alguém mais aqui também tem dificuldade no domínio do Pizzicato de 3 dedos?

Nossa... na minha mão só sai cavalgada...... e a meta não era para ser essa!

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Mensagem por Yngway Qua Jun 29, 2011 2:32 pm

*JAPA* PICKER BASS escreveu:Alguém mais aqui também tem dificuldade no domínio do Pizzicato de 3 dedos?

Nossa... na minha mão só sai cavalgada...... e a meta não era para ser essa!

facepalm

Iron Maiden!!!! rock

Eu tive uma dificuldade imensa pra me livrar da cavalgada. Comecei treinando por várias semanas beeeeem devagar, uma nota por tempo (e para de ouvir Iron senão não adianta nada hehe).

Fui aumentando a velocidade gradativamente até ficar bom. Demorou, mas foi.

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Mensagem por wellrod Qua Jun 29, 2011 2:35 pm

Nunca usei 3 dedos... já até tentei quando descobri a técnica... mas assim que começou o som do galope eu desisti... mas acho que minha dificuldade em velocidade vem da mão esquerda... eu sou canhoto... mas toco do lado direito... acho que isso, de alguma forma influiu na minha "deficiência" em velocidade... mas nada que empenho e dedicação não resolva... ontem eu tava dando uma treinada nuns solos antigos do rush e com algum tempinho de treino eu consegui "relembrar" algumas coisas...

é mais da dedicação... vencer os desafios...

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Mensagem por *JAPA* PICKER BASS Qua Jun 29, 2011 2:40 pm

E o pior é que dizem que o Steve H. só usa 2 dedos nas musicas, e o "galope" ele tira na raça!

Essa é a lenda que eu conheço.

Mas sério.... pizzicato 3 dedos é uma coisa do Diabo!
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Mensagem por malka_aff Qua Jun 29, 2011 2:41 pm

japa, me manda uma mp com seu email que eu te passo uns exercicios muito bons que eu fiz pra perder o vicio dos cavalos!! e ao mesmo tempo tu ganha resistencia.

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Mensagem por Edu Fettermann Qua Jun 29, 2011 2:42 pm

*JAPA* PICKER BASS escreveu:Alguém mais aqui também tem dificuldade no domínio do Pizzicato de 3 dedos?

Nossa... na minha mão só sai cavalgada...... e a meta não era para ser essa!

facepalm

Demorei pra me livrar da cavalgada também... demorou, mas melhorou. Lembrei aqui de uma outra dificuldade que tenho: às vezes, quando estou tocando uma linha que usa muitas cordas, não consigo abafar uma ou outra nota perfeitamente, e ela acaba soando bem "no fundo", dando um impressão de que eu errei a nota.
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Mensagem por Yngway Qua Jun 29, 2011 2:44 pm

*JAPA* PICKER BASS escreveu:E o pior é que dizem que o Steve H. só usa 2 dedos nas musicas, e o "galope" ele tira na raça!

Essa é a lenda que eu conheço.

Mas sério.... pizzicato 3 dedos é uma coisa do Diabo!

Não é não, é só falta de costume mesmo. Treina bastante que dá certo e logo fica tão natural quanto tocar com 2.

Esses tempos o guitarrista me chamou atenção pra algo que eu estava fazendo e nem tinha percebido. Eu estava alternando os dedos nas músicas. Fazia 1,2,3... depois 1,3 / 2,3 /1,2 e por aí vai. Acho que sem querer eu estava descansando alguns dedos à medida que a música rolava.

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Mensagem por Fá Mendonça Qua Jun 29, 2011 3:51 pm

*JAPA* PICKER BASS escreveu:Alguém mais aqui também tem dificuldade no domínio do Pizzicato de 3 dedos?

Nossa... na minha mão só sai cavalgada...... e a meta não era para ser essa!

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Eu estudei durante um bom tempo a técnica de mão direita do Gary Willis. No começo é como aprender a tocar de novo, mas com o tempo vc vai se acostumando e adaptando a técnica àsua pegada, instrumento e estilo musical.

Não sou rápido, mas não consigo mais tocar pizzicato só com 2 dedos. Para saltos de cordas é uma mão na roda.

As pessoas associam 3 dedos à velocidade, no meu caso é muito mais questão de conforto e timbre do que rapidez...

No youtube tem um video em que estou tocando a música funk unity do play along do Peter O'Mara que dá pra ver direitinho a minha técnica de mão direita.

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Mensagem por malka_aff Qua Jun 29, 2011 3:54 pm

Eu tentei explicar pro japa mas não me fiz entender muito bem, vou gravar um video explicando esse exercicio que passei pra ele. Assim que eu tiver um tempinho eu gravo o vídeo.

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Mensagem por *JAPA* PICKER BASS Qua Jun 29, 2011 3:58 pm

Fá Mendonça escreveu:

No youtube tem um video em que estou tocando a música funk unity do play along do Peter O'Mara que dá pra ver direitinho a minha técnica de mão direita.

posta ai esse video em algum lugar do forum! (acho que neste topico ele não cabe)

malka_aff escreveu:Eu tentei explicar pro japa mas não me fiz entender muito bem, vou gravar um video explicando esse exercicio que passei pra ele. Assim que eu tiver um tempinho eu gravo o vídeo.

Cara deu pra enteder sim! Mas logicamente o video é mais legal! Posta esse seu video no mesmo lugar em que o Fá vai postar! (não sei aonde..)

Vlw mesmo camarada!

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Mensagem por malka_aff Qua Jun 29, 2011 4:19 pm

um video fala mais do que mil palavras kkkkkk

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Mensagem por Fernando Zadá Qua Jun 29, 2011 4:28 pm

Pìzicato de 3 dedos? Pra que? James Jamerson usava um só e ficou pra história??
Quer tocar rapido toca de palheta!!Rss
brincadeiras a parte tai uma coisa que dificilmente vou me preocupar!!Rsss

Quanto ao ritmo interior, contagem e sentir o tempo com o corpo uma das linhas de musicalização a Dalcroze lida bastante com isso propondo brincadeiras rítmicas pra criança sentir o ritmo antes de aprender ele.
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Mensagem por malka_aff Qua Jun 29, 2011 4:33 pm

pois é mestre zada, meu problema não é perceber o tempo, eu sou bom com ritmo no sentido corporal, meu problema é entre o pulso e o baixo, kkk minha mão simplesmente não faz o que eu penso. dae é só treinar mesmo!

EDIT: Eu não sou um mestre com ritmo corporal, sou só bonzinho no sentido de conseguir reconhecer as figuras ritmicas só ouvindo =)

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Mensagem por Fá Mendonça Qua Jun 29, 2011 6:18 pm

O lance é a pulsação interna, estudar com o metrônomo e sem bater o pé.

Começar sempre com o metrônomo bem lento e subir gradualmente, todos os dias.

[edit]para que quiser ver minha técnica de mão direitahttps://www.contrabaixobr.com/t2654-minha-mao-direita#49821[/edit]

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Mensagem por LuCaSbass Qua Jun 29, 2011 7:47 pm

Demorei começar a tirar músicas de ouvido também... hoje até que sai com certa facilidade(dependendo da música, é claro), entretanto sou PÉSSIMO pra tirar harmonias... apanho mesmo!
Sou horrível no solfejo...

Em termos mais técnicos, também tenho dificuldade com Slap e meio que já deixei de lado. Faço uma coisinha ou outra mas nunca consegui sair do básico.
Tapping também já tentei estudar mas não vi aplicação prática para o que eu toco e acabei nunca me aprofundando.

Quanto ao pizzicato de 3 dedos, já me aventurei um tempo pelo mundo dos 4 dedos, estilo Matt Garrison... Até que depois de muito estudo saia alguma coisa, mas abandonei de vez, raramente usava e acabei "desaprendendo" hehe


E claro, tem várias outras coisas... ritmo foi complicado também, até hoje acho que não to no patamar que eu gostaria...

Só de pensar no tanto que tenho que estudar ainda já cansei Verão Razz

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Mensagem por Cayo Castro Qua Jun 29, 2011 8:28 pm

Meu problema são inúmeros mas o que me deixa mais nervoso é fazer slap decente...!
Chega a me tirar o sono...!

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Mensagem por basslave Qua Jun 29, 2011 8:46 pm

Minha maior dificuldade é a dor nas pernas e a alternancia nos dedos. Sobre aquelas cavalgadas, nunca consegui usar tres dedos, então aprendi a fazer com um dedo só. E não é tão dificil como parece.

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Youtube bloqueado? usa https que resolve up

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Mensagem por allexcosta Qua Jun 29, 2011 8:49 pm

A tal da leitura à primeira vista é Flórida...

Improvisação tipo Giant Steps também incha o cerebelo...

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Mensagem por Claudio Qua Jun 29, 2011 9:58 pm

Arco.

Estudei 2 meses na Escola Livre de Música Erudita e não consegui evoluir absolutamente nada. Ler a pauta e ao mesmo tempo manipular o Arco é difícil pacas. Mas, ao invés de persistir nos estudos, preferi usar a desculpa esfarrapada de que o Arco não tem aplicação pra Samba, Bossa e Jazz. Meu Arco hoje em dia serve pra enfeitar a parede.

Executar linhas inteiras na região do Capotraste, depois de muuuito estudo consegui evoluir bem, mas até hoje é a maior parte do tempo que dedico nos estudos.

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Mensagem por gsfteodoro Qua Jun 29, 2011 10:44 pm

Slap é a minha pedra no sapato.

Mas o que eu não consigo fazer de jeito maneira é fazer um improviso solo... Tipo batera e baixo.
Mas, se está rolando a banda, sai umas coisas que nem eu entendo como fiz aquilo, hehehe..

Não sei se consegui me expressar...

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Mensagem por Luizão Seg Ago 01, 2011 11:54 pm

eu não tenho referencia de um bom slap visto ao vivo mesmo...
ler partituras, e criar frases normais e improvisadas...

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Mensagem por GilliamGatto Ter Ago 02, 2011 12:07 am

Slap pra mim é osso, parece que é algo tão facil vendo os outros, mas quando eu vou fazer, é de suar frio e não sai nada que preste. Crying or Very sad
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Mensagem por Pagode Alto Astral Ter Ago 02, 2011 12:31 am

Ler partitura é fogo. Nunca tive muita paciência com isso apesar de que rolou uma época que eu notava boa evolução.
Nas antigas aprender técnicas cabeludas só pela imaginação tb era complicado. Sem youtube, internet e revistas disso ...imaginem.
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Mensagem por PauloBass Ter Ago 02, 2011 9:34 am

Triplets!!! Maluco Tonto
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Mensagem por arthur_21 Ter Ago 02, 2011 11:41 am

Tenho muito problema pra fixar as coisas, músicas, teoria, etc.
Para entender legal tenho que repassar muitas vezes.

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Mensagem por Lucas94 Ter Ago 02, 2011 2:16 pm

Minha principal dificuldade é com a parte rítmica, mas agora estou melhorando nesse quesito. Outra coisa que eu atrapalho é a leitura de partituras. Mas é como já falaram, para resolver esses problemas, só muito estudo mesmo.

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Mensagem por ClaudioBh Sáb Fev 22, 2014 10:10 pm

é interessante este tópico, até porque é uma forma de eu poder ver se isso acontece com alguns, ou todos, ou só eu que tenho problemas de adaptação e tals. Seguindo o Livro para Leigos e ainda estou bem no início, entrando em Escalas e Acordes, conhecendo cada um, ouvindo e seguindo a risca. De qualquer forma, procuro usar a posição correta. Mas sinto que na parte de Escalas eu tenho voltado muito para rever, me preocupo em saber os nomes das notas e cada lugar delas no braço do baixo, para saber levar o dedo da mão na exata posição de cada nota. Em relação do que ainda tenho que aprender, coloquei em minha cabeça o seguinte: Persistência, Dedicação, Paciência e sem ter pressa. Ahh o Amor pelo baixo, tem que vir em primeiro. Boa Sorte a todosl
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Mensagem por André Luga Dom Fev 23, 2014 2:09 pm

Já que o tópico veio a tona novamente...

Minhas dificuldades, assim como outros disseram, são várias, mas no momento a maior delas está sendo a falta de intimidade com harmonia, escala e acordes.

Preciso tomar vergonha na cara e retomar os estudos... O livro Contrabaixo Para Leigos é muito bom, vou entrar agora na parte de escalas e acordes.
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Mensagem por william.belo.35 Seg Fev 24, 2014 12:40 pm

A minha é acompanhar musicas que nao conheço de ouvido!

Muitas vezes estou tocando em uma igreja com o meu grupo de oraçao
e o cara do violao puxa alguma musica sem falar nada, porque ele sabe
que os caras conseguem levar de boa.
Só que eu como entrei agora e nao manjo muito de ouvir me lasco !
Ultimamente é isso, mais eu chego la!

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Mensagem por webercar Ter Fev 25, 2014 11:13 am

André Luga escreveu:Já que o tópico veio a tona novamente...

Minhas dificuldades, assim como outros disseram, são várias, mas no momento a maior delas está sendo a falta de intimidade com harmonia, escala e acordes.

Preciso tomar vergonha na cara e retomar os estudos... O livro Contrabaixo Para Leigos é muito bom, vou entrar agora na parte de escalas e acordes.

Indico o livro Harmonia e improvisarão - Almir Chediak. Ele usa uma linguagem bem didática e fácil de aprender, vale a pena ler. Procura que tem em pdf para download grátis.
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Mensagem por webercar Ter Fev 25, 2014 11:19 am

william.belo.35 escreveu:A minha é acompanhar musicas que nao conheço de ouvido!

Muitas vezes estou tocando em uma igreja com o meu grupo de oraçao
e o cara do violao puxa alguma musica sem falar nada, porque ele sabe
que os caras conseguem levar de boa.
Só que eu como entrei agora e nao manjo muito de ouvir me lasco !
Ultimamente é isso, mais eu chego la!

William procura estudar acordes no violão, isto facilita muito, porque mesmo não sabendo qual o acorde de ouvido basta olhar para o que ele está fazendo no braço do violão e vc saberá qual acorde que ele está tocando automaticamente e tbm estudar campo harmônico e progressões isto facilitará vc identificar as sequências de acordes da música tocada.
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Mensagem por william.belo.35 Qua Fev 26, 2014 12:06 pm

webercar meu caro, é bem isso mesmo cara que estou precisando fazer e urgente!
Eu fui uma pessoa que entrou direto no contra baixo (não que eu tenha feito errado)
mas agora como já conheço alguma coisa considerável desse instrumento, pois fazem 2 anos que toco baixo e aproveitando que agora em março estarei de férias, acho que é o momento
perfeito para comprar um violão e estudar muito !

Acho que encontro algum usado baratinho né?, já que só pra estudo em casa mesmo.
E falando também do campo harmônico, é o que esta me salvando cara kkkk, pois estudei
bastante e ainda estudo eles. Agora o B.O é quando os caras manda umas inversões, ai
quebra as pernas =P.

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Mensagem por andrwsbass Ter Mar 04, 2014 12:12 pm

minha maior dificuldade no momento e criar frases e improvisar sei modos pentatonicas mais nao sei aplica
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Mensagem por malka_aff Ter Mar 04, 2014 3:26 pm

como é comum o pessoal saber "modos" mas não saber aplicar né?

Pra mim, se tu não sabe aplicar, tu não sabe os modos, espero nunca ensinar um aluno assim.

Nada contra, afinal, a culpa não é do aluno.

Andrws, pra "aplicar" funciona assim, pense na pentatônica de E menor, quando a música for em mi menor você pode usar a pentatonica de mi pra improvisar, mas não precisa ficar fazendo ela subindo e descendo, é só o conjunto de notas que vão dar certo.

Dae você vai tentando as notas diferentes dentro daquela escala e ve como soa, e qual você gosta mais ou menos.
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Mensagem por DenisLM Ter Mar 04, 2014 3:59 pm

sou péssimo de teoria mas bom de ouvido.
procuro as coisas pra encaixar de forma que fique agradável nos ouvidos, muitas vezes não me preocupando com mais nada.
as vezes gosto disso, me sinto livre de standards mas as vezes acho que faz uma falta também...

por outro lado sempre tive uma facilidadade absurda com tapping e pizzicato de 3 dedos, alternando naturalmente todos os dedos independente da velocidade.
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Mensagem por Walmir Teixeira Sáb Mar 08, 2014 4:56 am

Vendo todas essas postagens, surgiu um questionamento:

PQ ainda não existem cursos de contrabaixo Elétrico nas universidades desse país???
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Mensagem por malka_aff Sáb Mar 08, 2014 4:10 pm

pelo mesmo motivo que não existe curso de martelo nas universidades. Apenas curso de engenharia civil.

O baixo é uma ferramenta para fazer música. Não é na faculdade que você vai aprender as coisas expostas nesse tópico.

De qualquer jeito, existem cursos técnicos, eu fiz técnico em música: baixo elétrico aqui no RS, só não concluí, por que entrei na faculdade de música popular.
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Mensagem por Fernando Zadá Sáb Mar 08, 2014 4:12 pm

Lógico que existe e já faz tempo.
Que eu saiba a FASM, FAAM, Cantareira tem já esse curso há algum tempo!!
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Mensagem por malka_aff Sáb Mar 08, 2014 4:20 pm

mas é específico de baixo elétrico zadá? ou é de música e o aluno escolhe um instrumento pra usar durante o curso, por que se for o último, eu também faço faculdade de baixo elétrico na UFRGS xD
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