Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Absurdo completo e inversão de valôres.

+15
Amagomes
Andrezinho
Moshe Bar Elohim
afonsodecampos
CaQuinhO
andremega
Cayo Castro
Binão
celsofaf
GeTorres
Zubrycky
Thales_Sr
CG
Cantão
Mauricio Luiz Bertola
19 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Absurdo completo e inversão de valôres. - Página 2 Empty Re: Absurdo completo e inversão de valôres.

Mensagem por Eduardo Chaves Ter Mar 06, 2012 3:06 pm

Andrezinho escreveu:
Também não conheço esses criminosos que agrediram o mendigo e o garoto, mas já dá pra perceber que não valem nada, não só pela agressão, mas também pela tentativa de criar uma imagem de "coitadinhos" desses animais. Famílias tinham que ser punidas nesse caso também.
O que eu posso dizer é que o mendigo está apavorado porque sabe que não tem pra onde ir e na rua é alvo fácil dos calhordas. E sabe que mais cedo ou mais tarde eles estarão nas ruas. E ele também sabe que a gangue não tem só 5 membros... Se ele abrir a boca, tá morto no dia seguinte...

Andrézinho,

Meu colega de trabalho é nascido e criado na Ilha, no Jardim Guanabara. Logo que aconteceu isso tudo eu perguntei para ele, pois ele conhece esses ricos de lá. Ele disse que esses rapazes, ele não conhece pessoalmente, mas que o histórico de pancadaria vindos desses jovens é antigo. São rinchas criadas, não por discussões antigas, de infância, mas por que simplesmente se divertem fazendo isso. Gostam de brigar, e fazem isso por que gostam. E era sempre assim, viam o cara na rua, e cismavam de bater na pessoa, se envolver em briga.

Respeito a opinião do Binão, muitas injustiças são cometidas hoje por causa da mídia. Acredito que o tal Vitor, não é paladino da justiça, mas com certeza ja estava cansado de ver isso e foi tentar apartar a agressão. Agora... o que dá a entender é que as famílias querem apagar a transgressão dos filhos, para trazer de volta a máscara de bons meninos para a sociedade. O mendigo não quer confusão, por que ele sabe o que acontece se depor a favor do rapaz, morrer. Ou na pancada ou queimado. E acredite Binão, acontece muito aqui no Rio (Alias, a quem to mentindo... isso acontece em todo Brasil, e ninguém sabe), o Andrezinho pode testificar, e ninguém sabe. DUVIDO, que essa história iria tomar essas proporções, de uma revolta da população, se esse mendigo tivesse apanhado sozinho.
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5520
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Absurdo completo e inversão de valôres. - Página 2 Empty Re: Absurdo completo e inversão de valôres.

Mensagem por Eduardo Chaves Ter Mar 06, 2012 3:07 pm

andremega escreveu:Existe um vídeo que, em tese, aparece os caras batendo no mendigo, que grita, e em seguida o pau cantando pra cima do Vitor.

Soube desse vídeo, mas nunca foi divulgado pela midia. Deve estar no inquérito.
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5520
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Absurdo completo e inversão de valôres. - Página 2 Empty Re: Absurdo completo e inversão de valôres.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Mar 06, 2012 3:30 pm

Eduardo Chaves escreveu:
andremega escreveu:Existe um vídeo que, em tese, aparece os caras batendo no mendigo, que grita, e em seguida o pau cantando pra cima do Vitor.

Soube desse vídeo, mas nunca foi divulgado pela midia. Deve estar no inquérito.
Foi sim, logo nos primeiros dias de divulgação do episódio. Não é um vídeo muito claro, mas dá pra ver a agressão.
o que dá a entender é que as famílias querem apagar a transgressão dos filhos, para trazer de volta a máscara de bons meninos para a sociedade.
É isso que acho inaceitável! Tão grave quanto o crime de agressão em sí...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Absurdo completo e inversão de valôres. - Página 2 Empty Re: Absurdo completo e inversão de valôres.

Mensagem por Cayo Castro Ter Mar 06, 2012 4:12 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Bertola, respeito você demais. Então saiba logo que isso não é ataque a sua pessoa. Mas o que me deixa curioso é como as pessoas têm sentimentos e opiniões diferentes a situações semelhantes. Odeio contradição.Eu chegar aqui e falar que o holocausto não ocorreu como está nos livros de história sou taxado de mentiroso, anti-semita e skinhead. Vocês acreditam no poder da propaganda e que uma mentira contada mil vezes se torna verdade mas acreditam em uma coisa que ainda não está comprovada. Ou seja tem opiniões diferentes promesmo tipo de situação. Entende?!
Cayo, não entendí muito bem....
Você está dizendo que o Holocausto não ocorreu?

Andrezinho escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Bertola, respeito você demais. Então saiba logo que isso não é ataque a sua pessoa. Mas o que me deixa curioso é como as pessoas têm sentimentos e opiniões diferentes a situações semelhantes. Odeio contradição.Eu chegar aqui e falar que o holocausto não ocorreu como está nos livros de história sou taxado de mentiroso, anti-semita e skinhead. Vocês acreditam no poder da propaganda e que uma mentira contada mil vezes se torna verdade mas acreditam em uma coisa que ainda não está comprovada. Ou seja tem opiniões diferentes promesmo tipo de situação. Entende?!
Cayo, não entendí muito bem....
Você está dizendo que o Holocausto não ocorreu?

Também fiquei nessa mesma dúvida...

Não vou dizer porque esse não é o tema do tópico mas, estão vendo?! Só o fato de eu questionar o Holocausto já causa aquele sentimento de revolta e indignação, né?!
Isso pra mim é o mesmo que nesse caso da Ilha, alguém dizer que a mídia criou heróis e vilões porque a mídia "sempre o faz".

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Absurdo completo e inversão de valôres. - Página 2 Empty Re: Absurdo completo e inversão de valôres.

Mensagem por CaQuinhO Ter Mar 06, 2012 5:24 pm

kkkkkkkkkkkk...
O cara é uma metralhadora de contradição rs...
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Absurdo completo e inversão de valôres. - Página 2 Empty Re: Absurdo completo e inversão de valôres.

Mensagem por Binão Ter Mar 06, 2012 5:29 pm

Se eu ver o video que demostre com clareza que o cara foi defender o mendingo me retrato. PROVA.

Vale lembrar que jamais questionei o fato em si. O cara apanhou e foram eles que bateram. Faça-se a justiça e ponto.
Questionei apenas a cobertura da midia neste caso. Não suporto que uma mentira seja (supostamente) utilizada em prol do bem.

Em relação ao holocausto é o seguinte: A ideologia nazista se valeu do seguinte lema: Quanto mais fantastico for a noticia, mais dificuldade o mundo terá de acreditar.
Simples... O mundo não conseguia acreditar que a alemanhã estava realmente matando milhoes e milhoes de inocentes e daquela maneira maquinal.


Cayo, vc tem o direito de acreditar no que quiser, mais o holocausto é PROVADO.
Não sei de onde vc tirou da cabeça que ele não aconteceu.

Tenha a bondade de nos dizer o que aconteceu com os 6M de judeus que simplesmente sumiram da face da terra.

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Absurdo completo e inversão de valôres. - Página 2 Empty Re: Absurdo completo e inversão de valôres.

Mensagem por Cayo Castro Ter Mar 06, 2012 6:10 pm

Binão escreveu:Se eu ver o video que demostre com clareza que o cara foi defender o mendingo me retrato. PROVA.

Vale lembrar que jamais questionei o fato em si. O cara apanhou e foram eles que bateram. Faça-se a justiça e ponto.
Questionei apenas a cobertura da midia neste caso. Não suporto que uma mentira seja (supostamente) utilizada em prol do bem.

Em relação ao holocausto é o seguinte: A ideologia nazista se valeu do seguinte lema: Quanto mais fantastico for a noticia, mais dificuldade o mundo terá de acreditar.
Simples... O mundo não conseguia acreditar que a alemanhã estava realmente matando milhoes e milhoes de inocentes e daquela maneira maquinal.


Cayo, vc tem o direito de acreditar no que quiser, mais o holocausto é PROVADO.
Não sei de onde vc tirou da cabeça que ele não aconteceu.

Tenha a bondade de nos dizer o que aconteceu com os 6M de judeus que simplesmente sumiram da face da terra.

Entendo sua idéia, Binão. E concordo quando você diz de todo poder da propaganda.
Mas sem querer entrar nesse papo de Holocausto, independente de você acreditar ou não. O mesmo tipo de argumento que você usa pra dizer que história da Ilha não foi bem assim é o mesmo tipo de argumento que eu posso usar pra dizer que Holocausto não está provado. Concorda?!
Posto isso, só resta dizer. Que se sentir indignado com atitudes dessas não é demagogia, como o amigo Caquinho disse, vide todas os "replys" que levei depois que insinuei que o Holocausto "não foi bem assim".

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Absurdo completo e inversão de valôres. - Página 2 Empty Re: Absurdo completo e inversão de valôres.

Mensagem por CaQuinhO Ter Mar 06, 2012 6:20 pm

Cayo,

Não sei se os outros colegas foristas corroboram minha opinião, mas particularmente, não fiquei revoltado com o "não foi bem assim", fiquei intrigado e curioso hehehe...
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Absurdo completo e inversão de valôres. - Página 2 Empty Re: Absurdo completo e inversão de valôres.

Mensagem por Cantão Ter Mar 06, 2012 7:22 pm

Binão escreveu:
Cantão escreveu:Eu prefiro que a imprensa crie um herói/paladino da justiça , do que auxilie os familiares dos malfeitores a criarem cinco mártires.

Entendi. Utilizar a mentira (hipoteticamente) para maximizar o crime é realmente uma forma bastante estranha.
Depois não reclamem quando esta mesma imprensa inverter e criar da mentira uma verdade.
Não éra necessário se utilizar de subterfugios mentirosos para que estes criminosos sejam punidos.

Mentira é sempre mentira. Em minha pobre opiniao ele não deve ser utilizada nem para o "bem".
Binão o que escrevi acima é uma opinião minha , que disse preferir uma coisa a outra , o caso em questão não comporta nenhuma mentira a meu ver... Cinco caras bateram em um , esse um apanhou pra defender outro , na minha opinião , um é herói e os outros cinco são covardes.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Absurdo completo e inversão de valôres. - Página 2 Empty Re: Absurdo completo e inversão de valôres.

Mensagem por Andrezinho Ter Mar 06, 2012 7:40 pm

Cayo Castro escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Bertola, respeito você demais. Então saiba logo que isso não é ataque a sua pessoa. Mas o que me deixa curioso é como as pessoas têm sentimentos e opiniões diferentes a situações semelhantes. Odeio contradição.Eu chegar aqui e falar que o holocausto não ocorreu como está nos livros de história sou taxado de mentiroso, anti-semita e skinhead. Vocês acreditam no poder da propaganda e que uma mentira contada mil vezes se torna verdade mas acreditam em uma coisa que ainda não está comprovada. Ou seja tem opiniões diferentes promesmo tipo de situação. Entende?!
Cayo, não entendí muito bem....
Você está dizendo que o Holocausto não ocorreu?

Andrezinho escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Bertola, respeito você demais. Então saiba logo que isso não é ataque a sua pessoa. Mas o que me deixa curioso é como as pessoas têm sentimentos e opiniões diferentes a situações semelhantes. Odeio contradição.Eu chegar aqui e falar que o holocausto não ocorreu como está nos livros de história sou taxado de mentiroso, anti-semita e skinhead. Vocês acreditam no poder da propaganda e que uma mentira contada mil vezes se torna verdade mas acreditam em uma coisa que ainda não está comprovada. Ou seja tem opiniões diferentes promesmo tipo de situação. Entende?!
Cayo, não entendí muito bem....
Você está dizendo que o Holocausto não ocorreu?

Também fiquei nessa mesma dúvida...

Não vou dizer porque esse não é o tema do tópico mas, estão vendo?! Só o fato de eu questionar o Holocausto já causa aquele sentimento de revolta e indignação, né?!
Isso pra mim é o mesmo que nesse caso da Ilha, alguém dizer que a mídia criou heróis e vilões porque a mídia "sempre o faz".


Da minha parte não vejo nem revolta nem indignação na minha frase! Só curiosidade mesmo!
Não sou nazista e nem judeu, portantonão tenho brasa pra puxar pra nenhuma das sardinhas...

Mas dizer que o Holocausto não está provado, pra mim, é semelhante a dizer que não houve escravidão no Brasil, porque não passou nenhum escravo na reportagem do Fantástico... Sei lá...

Cantão escreveu:
Binão escreveu:
Cantão escreveu:Eu prefiro que a imprensa crie um herói/paladino da justiça , do que auxilie os familiares dos malfeitores a criarem cinco mártires.

Entendi. Utilizar a mentira (hipoteticamente) para maximizar o crime é realmente uma forma bastante estranha.
Depois não reclamem quando esta mesma imprensa inverter e criar da mentira uma verdade.
Não éra necessário se utilizar de subterfugios mentirosos para que estes criminosos sejam punidos.

Mentira é sempre mentira. Em minha pobre opiniao ele não deve ser utilizada nem para o "bem".
Binão o que escrevi acima é uma opinião minha , que disse preferir uma coisa a outra , o caso em questão não comporta nenhuma mentira a meu ver... Cinco caras bateram em um , esse um apanhou pra defender outro , na minha opinião , um é herói e os outros cinco são covardes.

Cantão, meu querido! Você está errado...

Heróis são os caras do BBB. Esse garoto é só um sujeito que fez o que achava certo. Os outros são animais! Andam em bando, atacam juntos e provavelmente comem carniça...

De qualquer forma, acho que a pior parte é ver as famílias inverteno toda a moral da história pra tentar salvar seus pequenos animais...

Isso é nojento...

____________________________
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3329
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Absurdo completo e inversão de valôres. - Página 2 Empty Re: Absurdo completo e inversão de valôres.

Mensagem por Binão Ter Mar 06, 2012 7:50 pm

tem horas que um homem precisa parar, refletir e soltar.... DESISTO.
Eu devo escrever mal demais....
Quando eu conseguir explicar melhor em palavras eu volto.

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Absurdo completo e inversão de valôres. - Página 2 Empty Re: Absurdo completo e inversão de valôres.

Mensagem por GeTorres Ter Mar 06, 2012 7:51 pm

Heróis são os caras do BBB. Esse garoto é só um sujeito que fez o que achava certo. Os outros são animais! Andam em bando, atacam juntos e provavelmente comem carniça...

De qualquer forma, acho que a pior parte é ver as famílias inverteno toda a moral da história pra tentar salvar seus pequenos animais...

Isso é nojento...


E coloca nojento nisso, vc que trabalha em hopital e esta acostumado a ver cada coisa brrrrrrrrr, dizer que o atos dos anjinhos é nojento?

André... Põe nojento nisso, e muito!

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Absurdo completo e inversão de valôres. - Página 2 Empty Re: Absurdo completo e inversão de valôres.

Mensagem por celsofaf Ter Mar 06, 2012 9:28 pm

Este tópico virou mais um exemplo da Lei de Godwin.

____________________________
Clube dos Baixistas do Rio de Janeiro #29 -- Clube Cort #62 -- Clube GK Gallien-Krueger #41
celsofaf
celsofaf
Membro

Mensagens : 232
Localização : Rio de Janeiro, RJ (made in Pindamonhangaba)

Ir para o topo Ir para baixo

Absurdo completo e inversão de valôres. - Página 2 Empty Re: Absurdo completo e inversão de valôres.

Mensagem por Binão Ter Mar 06, 2012 10:41 pm

celsofaf escreveu:Este tópico virou mais um exemplo da Lei de Godwin.

hahahaha.
Boa. bem observado.

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Absurdo completo e inversão de valôres. - Página 2 Empty Re: Absurdo completo e inversão de valôres.

Mensagem por GeTorres Ter Mar 06, 2012 10:46 pm

celsofaf escreveu:Este tópico virou mais um exemplo da Lei de Godwin.

Twisted Evil

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Absurdo completo e inversão de valôres. - Página 2 Empty Re: Absurdo completo e inversão de valôres.

Mensagem por andremega Qua Mar 07, 2012 12:58 am

Binão escreveu:tem horas que um homem precisa parar, refletir e soltar.... DESISTO.
Eu devo escrever mal demais....
Quando eu conseguir explicar melhor em palavras eu volto.


Binão, Binão, calma! Escreve mal não. É que certos assuntos evocam emoções e a coisa tende a ser até irracional.

Para mostrar que não escreves mal, eu concordei lá em cima com você, quando disse que "acreditas ter caroço nesse angu" e que a imprensa tá forçando. Concordo 100%.

E concordo 100% com você que eles devem responder pelos crimes cometidos.

Apenas lembro que não foi um caso isolado desses caras, eles tem histórico de agressões. Pelo visto não tão pro lado do bem não. A carapuça de bad boys que a imprensa lhes deu não cai tão mal assim. Só isso.

Apenas discordo do fato do mendigo "não lembrar de nada" levantar suspeitas. Para mim é bem claro que ele tá é fugindo da história, pois bem tem medo (e totalmente fundado) de retaliações por parte da familia ou mesmo dos próprios anjinhos. Nada mais natural, e é algo que ocorre todo dia em qualquer tribunal criminal pelo país. E o depoimento deles, cá para nós, não muda muito a situação dos caras.


Se releres o tópico verás que grande parte de quem postou concorda contigo.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Absurdo completo e inversão de valôres. - Página 2 Empty Re: Absurdo completo e inversão de valôres.

Mensagem por Cayo Castro Qua Mar 07, 2012 1:41 am

^ Uai, também concordo com o Binão. Só acho que não é demagogia, se irar ou se doer que seja, com uma coisa dessa. E nem fui eu que começei o papo do Hitler. Só quis provar que isso é normal. Chamar isso de demagogia é pura inércia social.

E sobre a lei de Godwin: Não sabia dessa. Mas é True Story...

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Absurdo completo e inversão de valôres. - Página 2 Empty Re: Absurdo completo e inversão de valôres.

Mensagem por andremega Qui Mar 08, 2012 8:10 am

GeTorres escreveu:Heróis são os caras do BBB. Esse garoto é só um sujeito que fez o que achava certo. Os outros são animais! Andam em bando, atacam juntos e provavelmente comem carniça...

De qualquer forma, acho que a pior parte é ver as famílias inverteno toda a moral da história pra tentar salvar seus pequenos animais...

Isso é nojento...


E coloca nojento nisso, vc que trabalha em hopital e esta acostumado a ver cada coisa brrrrrrrrr, dizer que o atos dos anjinhos é nojento?

André... Põe nojento nisso, e muito!

Isso não de qualquer animal, é de uma espécie só: a humana.

Não ofenda os bichos!!!

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Absurdo completo e inversão de valôres. - Página 2 Empty Re: Absurdo completo e inversão de valôres.

Mensagem por Andrezinho Qui Mar 08, 2012 1:51 pm

andremega escreveu:
GeTorres escreveu:Heróis são os caras do BBB. Esse garoto é só um sujeito que fez o que achava certo. Os outros são animais! Andam em bando, atacam juntos e provavelmente comem carniça...

De qualquer forma, acho que a pior parte é ver as famílias inverteno toda a moral da história pra tentar salvar seus pequenos animais...

Isso é nojento...


E coloca nojento nisso, vc que trabalha em hopital e esta acostumado a ver cada coisa brrrrrrrrr, dizer que o atos dos anjinhos é nojento?

André... Põe nojento nisso, e muito!

Isso não de qualquer animal, é de uma espécie só: a humana.

Não ofenda os bichos!!!

Boa!!!! Tadinhos dos bichos!

Os animais decentes defendem seus filhotes em caso de risco de vida e na hora de alimentá-los.
Ainda existem animais como golfinhos e bonobos que fazem sexo por diversão...
Os animais da espécie "Homo burrens" são os únicos capazes dessas atitudes imbecis...

____________________________
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3329
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Absurdo completo e inversão de valôres. - Página 2 Empty Re: Absurdo completo e inversão de valôres.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos