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Gravação Profissional de Contrabaixo

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Mensagem por alfp1983 Sex Jul 18, 2008 12:03 pm

Galera é o seguinte, tenho uma banda e estamos gravando um cd.
Contratamos um produtor que nos ajudou a dar uma perspectiva diferente as nossas músicas e concluimos a pré-produção. Temos as guias tudo pronto. 100%.

2º Passo: a gravação ficará por nossa conta, (principalmente minha).


Objetivo: Conseguir, mesmo com certas limitaçoes, atingir o maior profissionalismo possível, primeiro pensando na melhor captação , futuramente mixagem etc ...


1º Passo, Bateria: não há muito o que fazer já que o que mais conta aqui é uma boa ambiência. Portanto ... alugaremos um studio profissional, com microfones e equipamentos tops de linha e um excelente técnico de som.

2º Passo, Baixo: Aqui peço a ajuda de vocês, o que levam para gravar ? Gostaria de fazer essa parte em meu próprio Home-Studio, tenho um pequeno quarto tratado acusticamente, que deixa os graves bem secos e definidos.
Vamos as dúvidas: Gravar usando amplificador? Microfonar? Line? direto? Direct box? Simuladores de amplificadores? emulador de caixas?

Contrabaixo se grava igual guitarra usando várias pistas para encorpar ou somente uma ?
Por favor, relatem como estão acostumados a fazer em gravações exigentes e como tem sido os melhores resultados!

Obrigado!
3º e outros passos ... ainda chego lá!

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Mensagem por allexcosta Sex Jul 18, 2008 9:31 pm

Fica muito bom usar dois canais. Um direto passando por um pre se possivel. O outro microfonado. Vai testando as posicoes do microfone em relacao ao falante ateh te dar um som q vc goste. Depois vc adiciona os plug-ins q achar necessarios.

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Mensagem por makumbator Sex Jul 18, 2008 9:36 pm

Muitas vezes se grava dois sinais da mesma execução do baixo, uma em linha(via direct box) e outra de mic na caixa. Os dois sinais são somados e balanceados na mix até se obter uma sonoridade desejada. Entretanto, muitas vezes se grava apenas o sinal direto, via direct box, ou ainda usando algum pré(valvulado ou não). E em um menor número de casos, se grava apenas o sinal de um mic na caixa. Pode-se usar simluladores de amps(tanto em hardware quanto em software, ou até mesmo uma mistura de ambos). O ideal seria ter ao menos uma boa direct box, que se for ligada a um bom instrumento(empunhado por um bom instrumentista), já se consegue um resultado muito profissional.
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Mensagem por Gui Sex Jul 18, 2008 9:51 pm

pra microfonar amp de baixo dá trabalho e nem sempre fica bom..mas quando fica também..é o bixo!!!
um amigo gravou com 4x10 e 1x15..na 4x10 ele usou um sm58 (shure) e na 1x15 um mic pra bumbo de batera...ficou do c******..mas deu trabalhão pra equalizar e talz..

é muito mais pratico DI, eq e preamp (não exatamente nessa ordem)..e se tiver simulador de caixa...dá um calor a mais pro som!

pra guita...é mic na cara do falante e fim de papo...guita em linha não fica muito legal (melhora muito com simulação de caixa..tem um DI da behringer que faz isso..)..mas fica MUITO melhor com mic mesmo..e não dá tanto trampo na eq como baixo..

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Mensagem por alfp1983 Sáb Jul 19, 2008 1:36 pm

Galera, valeu a ajuda, pelo que li, fica fácil de fazer vários tipos de experimento para gravar o baixo .. e o principal .. dá para mixar pistas ... 2 vias de gravação deve ficar legal.

Guitarra é que dá trabalho ... principalmente base .. vários tipos de amps , em diferentes acústicas para mixar as pistas e ter uma faixa de qualidade!

Olha o que eu achei na net por ai

"BDI + simulação de caixa(SVT) do Ampeg SVX da Ik Multimedia(há um pouquinho de reverb do próprio SVX, usando o comando de controle de distância do mic). Gravação direta"
Baixo Washburn xb600
http://www.4shared.com/file/27974970/8ca50c41/Dawn_Patrol_-_baixo_BDI__Caixa_Ampeg_SVX.html

agora a mesma gravação sem o SVT da ampeg .. só o BDI
http://www.4shared.com/file/27974863/d75068d/Dawn_Patrol_-_baixo_BDI.html

Parece que da para ter boas opções caseiras e aproximando do profissionalismo. Estou terminando meu conjunto de caixa .. já fiz uma 1x12 e não sei se completo com uma de 4x8 ou 2x8 ou 2x10 ... para dar mais vida a som!

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Mensagem por alfp1983 Sáb Jul 19, 2008 2:53 pm

agora que eu vi .. esses samples ae é do Makumbator!
Eta Google da vida!

é isso mesmo Makumbator ???!!! Explica direitinho o processo para nós!
Foi editado depois de gravar? Curti muito

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Mensagem por makumbator Seg Jul 21, 2008 3:26 pm

hashashas, vc achou um pequeno experimento de minha autoria! Hheehe

É isso mesmo cara. Não tem edição posterior ou outros equipos envolvidos, apenas o que foi relatado. É claro que nesse caso procurei um som ultra brilhante aliado a certo peso(para ficar parecido com o da gravação original), mas há uma variedade de timbres razoável, do mais fechado ao estalado. A vantagem desses simuladores VST, é que vc não fica preso a uma timbragem definitiva(a do momento da gravação), pois mesmo após gravar pode-se mudar a configuração do mesmo, alterando sutilmente ou totalmente a sonoridade final.
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Mensagem por Sommerlatte Qui Jun 30, 2011 2:15 pm

No caso, para gravar em 2 canais, qual equipo, e gambiarra eu teria que fazer?
Eu tenho, no caso, um ampli de baixo GK + 410 hartke, e um pré sansamp deluxe.

Como eu faço pra dividir 2 canais, 1 só do sansamp, e 1 só do GK, sem que o sansamp passe pelo GK....
Não tenho experiência nenhuma com gravação, e como podem ver, tenho um equipo relativamente legalzinho hehehe
Não quero dar vexame na hora de gravar o CD...

Obrigado a todos que puderem me ajudar!

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Mensagem por Lapetina Qui Jun 30, 2011 3:20 pm

o sansamp tem 2 saidas?
uma pra ampli e outra pra di????

se tiver ja sacou né!?!?!?!
up

PS: Desenterrou um de 3 anos, mas por uma duvida atual! muito bem! claps

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Mensagem por J.Adalberto Qui Jun 30, 2011 4:02 pm

eu gosto de gravar usando o pré do GK, tenho um 1001RB, pego o sinal direto do Diretc Out e mando pra placa....

n o GK tenho duas opções: o sinal "limpo"sem equalização nenhuma, ou o Post EQ, vc ajusta utilizando o EQ do cabeçote.

tenho tido ótimos resultados assim.

e as vezes além disso somo mais um canal Microfonando a Caixa 4X10 da GK tbem, com um SM57.

depois que vem o grande trabalho....equalizar, comprimir, ajustar no Bit etc.


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Mensagem por Sommerlatte Qui Jun 30, 2011 4:45 pm

Lapetina escreveu:o sansamp tem 2 saidas?
uma pra ampli e outra pra di????

se tiver ja sacou né!?!?!?!
up

PS: Desenterrou um de 3 anos, mas por uma duvida atual! muito bem! claps
o sansamp tem uma saída p10 e uma XLR, com phantom power e sei lá mais o que.
agora, nao sei se as duas funcionam simultaneamente...
se nao, um crossover (termo correto? tipo um cabo Y) no out p10 serviria?
Qual seria o método mais correto?

ou usar duas entradas, uma para a direct out do GK, e outra para o sansamp direto? pra isso eu precisaria de dividir o sinal de saída do baixo em 2...
eu realmente não sei como fazer isso...
eu tenho um rick, que pode ser mais legal ainda de fazer isso, pela saída estéreo... mas não é o caso, pois pretendo gravar com outros instrumentos também!

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Mensagem por Lapetina Qui Jun 30, 2011 4:47 pm

a sansamp faz isso sim, manda o audio nos 2
mas vc tb pode usar a saida do gk pra pegar o baixo em linha
teste e veja o que fica melhor

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Mensagem por Sommerlatte Qui Jun 30, 2011 4:50 pm

J.Adalberto escreveu:eu gosto de gravar usando o pré do GK, tenho um 1001RB, pego o sinal direto do Diretc Out e mando pra placa....

n o GK tenho duas opções: o sinal "limpo"sem equalização nenhuma, ou o Post EQ, vc ajusta utilizando o EQ do cabeçote.

tenho tido ótimos resultados assim.

e as vezes além disso somo mais um canal Microfonando a Caixa 4X10 da GK tbem, com um SM57.

depois que vem o grande trabalho....equalizar, comprimir, ajustar no Bit etc.


esse shure SM57, é expecífico para baixo, ou apenas funciona bem? existe algum mic expecífico para baixo, ou, ideal?

captando os sinais com um microfone, o mesmo seria ligado, diretamente na placa de som, ou numa mesa? como funciona essa gambiarra toda???

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Mensagem por joabi Qui Jun 30, 2011 6:45 pm

Sommerlatte escreveu:

esse shure SM57, é expecífico para baixo, ou apenas funciona bem? existe algum mic expecífico para baixo, ou, ideal?

O 57 funciona bem em quase tudo...
Não existe mic especifico, o lance é saber de onde você está partindo (qual seu tipo de caixa, com agudo sem agudo, tamanho de falante, se é aluminio, etc...) e saber onde você quer chegar (em geral o som da caixa é usado para complementar o som da linha, e dá pra fazer isso de várias formas, às vezes o som do microfone será super comprimido, às vezes distorcido, ou simplesmente para dar aquela 'amaciada' no som da linha, tem muitas possibilidades).

Com isso em mente, o próximo passo é trabalhar na escolha e posicionamento do(s) mic(s).
Alguns modelos típicos de microfones usados para gravar caixa de baixo são: Shure SM57, Shure SM58, Shure SM52 (Beta), Seinheiser MD 421, Seinheiser e602, AKG D112, todos esses dinâmicos, a maioria com diafragma grande e de condenser os modelos AKG 414B-ULS, Neumann U87 e por aí vai (o céu é o limite...).

Um cuidado que você deve tomar é checar a fase dos sinais. Se cada timbre estiver bonito, mas soma estiver pior, provavelmente está rolando algum problema de fase, geralmente o cancelamento é no grave. A maioria dos prés tem um botão inversor de fase, com o símbolo de um ZERO cortado ao meio.

Procure chegar o mais próximo possível do timbre desejado alterando o posicionamento do mic e regulagem no seu amp, sem utilizar EQ e compressão externa. Pequenas correções com plugins são bem-vindas, depois que tiver conferido a fase e o timbre estiver definido.

Apesar do som da caixa ser muito útil, procure garantir o som que vem da linha. Com ele já é possível chegar num excelente timbre, sem muito esforço. Tenha certeza que o baixo está sem ruídos excessivos, cordas novas, regulado para sua pegada, etc e manda pau!

Uma dica: procure uma empresa de sonorização da sua região e alugue alguns microfones para testar, por uns dias. Fica barato e a maioria das empresas de som ao vivo têm pelo menos alguns modelos desses mics que eu citei. Experimente com mais de um microfone, se achar necessário, sempre conferindo a fase (quanto mais canais somados do mesmo instrumento, mais crítico é isso).

Se você já tiver definido quem será o técnico de mixagem, troque uma idéia para saber como ele gosta de receber o material. Pode te ajudar também.

abs,

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Mensagem por Maurício_Expressão Qui Jun 30, 2011 9:56 pm

Sei não... para mim o mais simples é o melhor, ou seja, um cabo P10 direto do baixo para o Pró-tools. Mais nada.
Depois o produtor bota um monte de plug-in e testa zilhões de amplis e efeitos.
Tranforma o sinal em 1 ou quantos canais se ache necessário.
Se for um sinal que já passou por algum tipo de processador, fica bem difícil de se produzir depois (usar plug-in e toda a parafernália do Pró-tools).
Bom: é a minha opinião.

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Mensagem por Sommerlatte Qui Jun 30, 2011 11:17 pm

Eu quero produzir meu próprio som, e não deixar na mão de técnico. Até porque quem eu conheço que produz o som da linha que eu levo aqui na minha região, é guitarrista malandrão... Não vou confiar o cara pra timbrar meu instrumento, mixar, e tudo mais. Eu quero deixar no gatilho, deixar pro cara fazer apenas os ajustes finais junto da musica.

Deixo aqui um exemplo do timbre que eu quero pegar!
https://www.youtube.com/watch?v=_WNJ24cfQi4

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Mensagem por Maurício_Expressão Sex Jul 01, 2011 11:36 am

Você não entendeu minha colocação. O produtor pode ser qualquer um. Inclusive você. Ou seja o negócio é gravar o baixo o mais simples possível e depois produzir usando os plug-in da vida. Gravar o som já todo processado para mim não é o melhor caminho.

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Mensagem por J.Adalberto Sex Jul 01, 2011 2:59 pm

A gravação direta tbem é uma boa!!! principalmente que vc não dispõe de outros recursos, tais com bom ampli, bom cabinete, microfones, salas etc.

Agora, pra gravar plugado direto na placa, recomendo que tenha um bom instrumento e bom cabo. Pois não tem plugin que de jeito num instrumento ruim, e mais ou menos como maquiar uma mulher feita rsrsrsrs

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Mensagem por malka_aff Sex Jul 01, 2011 3:22 pm

se eu não gravasse sempre de noite, eu tentaria gravar microfonando o meu amp.

Mas eu gravo ele plugado direto na placa de som, uma UCA 200

kkk
bem amador mesmo =)

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Mensagem por J.Adalberto Sex Jul 01, 2011 3:48 pm

malka_aff escreveu:se eu não gravasse sempre de noite, eu tentaria gravar microfonando o meu amp.

Mas eu gravo ele plugado direto na placa de som, uma UCA 200

kkk
bem amador mesmo =)

amador nada,

vc pode nao acreditar, mas hoje em dia maiorias dos studios estao gravando tudo direto...e mandando bala nos simuladores, tanto no baixo como na guitarra

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Mensagem por J.Adalberto Sex Jul 01, 2011 3:52 pm

joabi escreveu:
Sommerlatte escreveu:

esse shure SM57, é expecífico para baixo, ou apenas funciona bem? existe algum mic expecífico para baixo, ou, ideal?

.....Um cuidado que você deve tomar é checar a fase dos sinais. Se cada timbre estiver bonito, mas soma estiver pior, provavelmente está rolando algum problema de fase, geralmente o cancelamento é no grave. A maioria dos prés tem um botão inversor de fase, com o símbolo de um ZERO cortado ao meio....


isso, bem lembrado!!!

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Mensagem por malka_aff Sex Jul 01, 2011 4:04 pm

J.Adalberto escreveu:
malka_aff escreveu:se eu não gravasse sempre de noite, eu tentaria gravar microfonando o meu amp.

Mas eu gravo ele plugado direto na placa de som, uma UCA 200

kkk
bem amador mesmo =)

amador nada,

vc pode nao acreditar, mas hoje em dia maiorias dos studios estao gravando tudo direto...e mandando bala nos simuladores, tanto no baixo como na guitarra

amador não por gravar direto, e sim por usar uma UCA 200, dae o resultado é bem amador!

kkkkk

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Mensagem por Joca Street Miquinioty Seg Jul 04, 2011 7:17 pm

tenho gravado o baixo passando pelo hartke bass attack,tirando a saida cannon passando por um pré valvulado e tiro um segundo sinal saindo do ampli ,com um mic akg d112.
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Mensagem por joabi Sáb Jul 09, 2011 1:48 am


Trecho de um CD que gravei durante a semana, usando DI + Mic. As fotos (celular) foram feitas durante a escolha do Mic. Acabamos usando só o Beta52 para complementar a linha (DI).


Gravação Profissional de Contrabaixo Img0038et

Gravação Profissional de Contrabaixo Img0037gi


E o resultado da gravação (tudo flat, sem mixar):

Arquivo 1: Som da linha do amp (DI)

Arquivo 2: Som do Mic (Beta 52)

Arquivo 3: Som somado

<object height="145" width="100%"> <param name="movie" value="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Fplaylists%2F927004&show_comments=false&auto_play=false&show_playcount=true&show_artwork=true&color=ff7700"></param> <param name="allowscriptaccess" value="always"></param> <embed allowscriptaccess="always" height="145" src="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Fplaylists%2F927004&show_comments=false&auto_play=false&show_playcount=true&show_artwork=true&color=ff7700" type="application/x-shockwave-flash" width="100%"></embed> </object>


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Mensagem por J.Adalberto Sáb Jul 09, 2011 6:42 pm

Joabi bem legal,

na minha preferencia a soma do DI+Mic ficou bom...

so com o Mic nao curti nao!!!

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Mensagem por LuCaSbass Sáb Jul 09, 2011 9:10 pm

Bacana Joabi! Como vc fez a mixagem do baixo somado? Quanto de volume estava cada canal?

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Mensagem por joabi Sáb Jul 09, 2011 9:22 pm

J.Adalberto escreveu:Joabi bem legal,

na minha preferencia a soma do DI+Mic ficou bom...

so com o Mic nao curti nao!!!

Sim, a idéia não era usar só o mic mesmo. Também sei que é difícil avaliar sem ter o contexto do que rola junto, mas não posso postar o som dos caras, pelo menos por enquanto. Quando finalizarem as gravações, eu atualizo com o resultado final.

LuCaSbass escreveu:Bacana Joabi! Como vc fez a mixagem do baixo somado? Quanto de volume estava cada canal?

ab

Lucas, ainda não tá mixado pra valer, esse foi só um bounce que fiz pra colocar aqui no fórum. A proporção aproximada é 70% D.I. e 30% Mic.

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Mensagem por gbarcelos Sáb maio 12, 2012 10:51 pm

galera tenho uma dúvida!

dá pra usar um SX SJB 75(captadores originais) em gravações profissionais e apresentações profissionais?

pois tenho uma banda(gospel de músicas românticas) e me surgiu esse dúvida!
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Mensagem por joabi Sáb maio 12, 2012 10:56 pm


Somente certifique-se de que ele não tem ruídos por falta de blindagem, está bem regulado (tensor, oitavas), cordas estáveis, e segura a afinação. O restante é com você, ou melhor, com seus dedos. up

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Gravação Profissional de Contrabaixo Empty Re: Gravação Profissional de Contrabaixo

Mensagem por CG Sáb maio 12, 2012 11:26 pm

gbarcelos escreveu:galera tenho uma dúvida!

dá pra usar um SX SJB 75(captadores originais) em gravações profissionais e apresentações profissionais?

pois tenho uma banda(gospel de músicas românticas) e me surgiu esse dúvida!

Dá para usar na boa, Eu gravei com o meu SX recentemente (ele tem Dimarzios), mas no mesmo projeto que gravei, a Natália gravou com um SX original e ficou excelente.
Quando o SX estava original toquei ao vivo e não tive problemas.

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Mensagem por gbarcelos Sáb maio 12, 2012 11:57 pm

CG

então quer dizer que o SX (um baixo de 800 pilas) não faz feio pra nenhum outro em gravaçoes e apresentações ao vivo?
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Mensagem por CG Dom maio 13, 2012 12:01 am

Seu ouvido vai julgar:

SX original:
http://301musicas.blogspot.com.br/2012/03/41-longe-de-voce.html

SX Com Dimarzios:
http://301musicas.blogspot.com.br/2012/05/58-paradigma-de-quarta.html

Ambos diretos na placa de som.

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Mensagem por gbarcelos Dom maio 13, 2012 12:08 am

CG

PS: eu toco teclado!

me explica só mais uma coisa.to chegando a conclusão de que:(favor me corrija se eu estiver errado!)

é impressão minha ou diferentemente de outros instrumentos, no contrabaixo não importa o preço,marca, se é top ou não;e sim o que importa é o seu ouvido,aquilo que lhe(a sí próprio) satisfeito com o som que o seu instrumento lhe proporciona?podendo ser este um baixo de 500 pilas ou 2000, não importa seu preço(instrumento) e sim seu gosto pessoal, é isso mesmo?
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Mensagem por herrero Dom maio 13, 2012 12:32 am

Acho que um bom preamp ou D.I. direto na placa de som é o melhor jeito de gravar em casa, o Focusrite Isa One é um preamp muito bom que você pode usar o D.I. e o pré ao mesmo tempo. evite usar efeitos do tipo reverb ,chorus e delay durante a gravação.

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Mensagem por LucasSalles123 Dom maio 13, 2012 12:37 am

gbarcelos, isso e comum pra todos os instrumentos. Ou, pelo menos, deveria ser, confiar nos ouvidos em detrimento da etiqueta. So que no mundo de aparencias que a gente vive, tem gente que acha que quem tem um Fender e 'mais musico' do que quem tem um SX ou um Condor.
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Mensagem por CG Dom maio 13, 2012 12:40 am

gbarcelos escreveu:CG

PS: eu toco teclado!

me explica só mais uma coisa.to chegando a conclusão de que:(favor me corrija se eu estiver errado!)

é impressão minha ou diferentemente de outros instrumentos, no contrabaixo não importa o preço,marca, se é top ou não;e sim o que importa é o seu ouvido,aquilo que lhe(a sí próprio) satisfeito com o som que o seu instrumento lhe proporciona?podendo ser este um baixo de 500 pilas ou 2000, não importa seu preço(instrumento) e sim seu gosto pessoal, é isso mesmo?

Quase isso, hoje você encontra no mercado instrumentos honestos, o som basicamente vem de estudo e suor, o famoso "dedo". É logico que você não vai conseguir tirar um som decente de um baixo Tomaz, Shelter Topaz ou Punk'd, mas com baixos medianos como o SX é possivel sim. Logico que um Lakland é bem mais fácil de achar o seu som. Mas o que conta realmente é a técnica, não o instrumento.

Pelas gravações acima dá para notar que o som que a Natália tira tem muito mais personalidade do que eu tiro, mesmo com os caps originais, ela é musicista, eu hobbista.

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Mensagem por rodolfo.martins Sex Jan 11, 2019 4:02 pm

Boa tarde

Aproveitando o tópico, uma duvida: (sou iniciante)
É Possível gravar o baixo em stereo usando um sansamp bass driver em linha direto em uma interface? (sem usar o outro canal da interface) somente um canal e gravar em stereo, e possivel?
Estou usando o audacity, mas não estou conseguindo.
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Mensagem por emerbras Ter Jan 15, 2019 2:10 pm

rodolfo.martins escreveu:Boa tarde

Aproveitando o tópico, uma duvida: (sou iniciante)
É Possível gravar o baixo em stereo usando um sansamp bass driver em linha direto em uma interface? (sem usar o outro canal da interface) somente um canal e gravar em stereo, e possivel?
Estou usando o audacity, mas não estou conseguindo.

Se eu entendi você quer transformar um áudio gravação MONO em ESTÉREO é isso?
Não uso ele o Audacity mas é só buscar por : Áudio Mono em Estéreo Audacity
https://youtu.be/80BDHZf8s0o?t=83

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Mensagem por vinibassplayer Ter Jan 15, 2019 2:26 pm

emerbras escreveu:
rodolfo.martins escreveu:Boa tarde

Aproveitando o tópico, uma duvida: (sou iniciante)
É Possível gravar o baixo em stereo usando um sansamp bass driver em linha direto em uma interface? (sem usar o outro canal da interface) somente um canal e gravar em stereo, e possivel?
Estou usando o audacity, mas não estou conseguindo.

Se eu entendi você quer transformar um áudio gravação MONO em ESTÉREO é isso?
Não uso ele o Audacity mas é só buscar por : Áudio Mono em Estéreo  Audacity
https://youtu.be/80BDHZf8s0o?t=83

qdo faço no audacity, eu gravo a faixa em mono, duplico ela, dpois jogo o balanço uma faixa pro left e outra pro right... dpois so mesclar as duas
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