Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

+117
patriciofernandes
carlosadriano
PauloBass
fheliojr
igor.botelhoduarte
Mauricio Luiz Bertola
LBorges
michelcastelobranco
GuynhoBass
Boss2K
Fernando Zadá
arthur.farias.96
Christian
Ricardo Brito
tentsubass
gpraxedes
Wesley Freitas
edumoraes
Guto Nascimento
Moises Borges
MarceloCol
Wyk.3
rafael.anjos.75
jba.bass
Leandro Gome'S
srlinux
Adelmo
Ruds
rassan
pesinho
Felipe Andrade
fvieira
Coutinho
Victor matheus wooten
Antonio Souza
Cham Carlos
GeTorres
Vitormaas
Leandro Bragança
jaderbarbosa
murilouem
subgrave
ELDER_LIMA
BR.
Rogério Barbosa
JassBazz
brucce
Eliseumohr
bec2010
Gustavo_AB
lsardeiro
Tarcísio Caetano
Sonfilho
renanx
NeyBass
Oziel Mendes
dekobass1982
rovaco
Lapetina
Pedroswaldo
joabi
Igor R. Costa
Cayo Castro
siodoni
Fabricio Bass boc
bodhan
IkedaTioBa
sandro_vie
gsfteodoro
Baixista
Laysson
malka_aff
*JAPA* PICKER BASS
afonsodecampos
basslave
djmmaster
Chapo
gobatto
ct.colela
Aldo MF
Silouco
Diegobass
LFBruschi
Raissa
Gomba
Daniel Magalhães
hueee
NETOULTRA
M2_Bassplayer
JAZZigo
Anisio Fraga
rafammbass
Nando Medeiros
Alex Guimaraes
Binão
SILVIAO
bruno the manager
CG
Patrick Soares
GusVCD
HOTA
Daniel
Eduardo Chaves
Rdg Bass
benedettiluthier
URSOBHZ
Proença
Moshe Bar Elohim
korg
Cid
Claudio
Cantão
Jackson
Renato
dibass
Thales_Sr
allexcosta
121 participantes

Página 5 de 22 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 13 ... 22  Seguinte

Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Sex Jun 11, 2010 9:18 pm

só pra terminar, no caso, a diferença entre tone e treble é que o primeiro só tem a função de cortar os agudos e o segundo pra um lado diminui e pro outro aumenta?

Quase isso.
É que o treble dá ganho/atenua a partir de uma frequência fixa, e cabou.
O tone varia a frequência onde o corte começa. Com o tone no máximo, a frequência de corte vai lá pra cima (uns 40 khz, por exemplo), e praticamente não influencia no som.
À medida que vai fechando o pot de tone, ele vai baixando essa frequência de corte, até uns 2... 3k, por exemplo. Aí você tem aquele som mais fechado.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por GusVCD Qua Jun 16, 2010 2:45 pm

Thales, vamos ao "probrema":

Estou finalizando a montagem do Ladessa aqui, e a parte elétrica é a mesma do baixo qd foi feito (1996).

Os caps são Bartolini humbucker e o pre Bartolini NTC. No caso, os Pre já está todo montado seguindo o esquema dele (digo todo montado tipo aproveitando os pots e concentricos e várias ligações e resistores da ligação original), mas qd coloquei tudo junto, o sinal é nulo, não sai som nenhum...

Testei os caps e ambos estão perfeitos, então estou com alguma coisa q está matando o som entre pots, resistores, fios e o Pre em si..

Vc acha q pode ser solda ou pots, ou q é o Pre q ta zuado? Ele está em perfeito estado (é aqueles q são fechados na caixinha preta resinado)...

O esquema q está ligado:

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Ladessa

Por onde eu começo pra testar e como vc recomenda testar?

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Sex Jun 18, 2010 7:31 am

Ih, odeio quando isso acontece....

Bom, eu acho improvável o pré estar com defeito, então eu chuto que alguma das ligações aí deve ter fechado algum curto, ou não ficou bem ligada.

Primeiramente, testa a ligação do jack, que é a que liga o circuito.
O jack stereo tem 2 perninhas e uma malha. Como o cabo do instrumento é mono, a segunda perninha vai fechar curto a malha, e vai ligar o circuito.
Pra fazer esse teste, tira a bateria, e verifica a condutividade entre o negativo da bateria e o terra do circuito. Sem o cabo, deve dar resistência infinita. Com o cabo, deve dar curto-circuito.

Se isto estiver ok, vai ter que sair testando as conexões uma a uma. Primeiramente, verifique a ligação nos pots de blend e volume, já que são os principais. Não acredito que tenha fio partido, mas em todo caso, checa condutividade neles também.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por hueee Dom Jun 20, 2010 9:48 pm

Thales

Meu amplificador não liga, ele estava com uma bateria eletronica ligado no passive e um microfone no active, e estava em 110 volts

o que poderia ser?

VALEU!

hueee
Membro

Mensagens : 19
Localização : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Dom Jun 20, 2010 10:31 pm

Meu amplificador não liga, ele estava com uma bateria eletronica ligado no passive e um microfone no active, e estava em 110 volts

o que poderia ser?

Pode ser várias coisas... Qual o modelo em questão? Cheque o fusível, pra começar. As vezes só ele que queimou, então só é trocar por outro do mesmo valor.

O ampli tem algum LED pra informar que tá ligado? Se sim, esse LED acende?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por hueee Seg Jun 21, 2010 2:22 pm

O led não acende, o amp é um mega amp ML-30B

hueee
Membro

Mensagens : 19
Localização : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Seg Jun 21, 2010 2:27 pm

Nunca ouvi falar da marca...
Já checou o fusível?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por GusVCD Seg Jun 21, 2010 5:55 pm

Thales_Sr escreveu:Ih, odeio quando isso acontece....

Bom, eu acho improvável o pré estar com defeito, então eu chuto que alguma das ligações aí deve ter fechado algum curto, ou não ficou bem ligada.

Primeiramente, testa a ligação do jack, que é a que liga o circuito.
O jack stereo tem 2 perninhas e uma malha. Como o cabo do instrumento é mono, a segunda perninha vai fechar curto a malha, e vai ligar o circuito.
Pra fazer esse teste, tira a bateria, e verifica a condutividade entre o negativo da bateria e o terra do circuito. Sem o cabo, deve dar resistência infinita. Com o cabo, deve dar curto-circuito.

Se isto estiver ok, vai ter que sair testando as conexões uma a uma. Primeiramente, verifique a ligação nos pots de blend e volume, já que são os principais. Não acredito que tenha fio partido, mas em todo caso, checa condutividade neles também.

Vamos a continuação da saga:

Me injuriei e desfiz todas as ligações dos pots e testei um por um... fazendo o teste com o multimetro nos 3 terminais de cada um, inclusive dos duplos, vi q todos estavam dando o valor correto medindo nos dois pinos das pontas, q utilizando o do meio e da esquerda, todos variavam certinho conforme eu girava a resistência...

Bom, soldei novamente todos os pots com fios novos, pra descartar problemas de fios quebrado e soldas frias.

Qd finalizei, conclusão: o baixo no modo passivo está funcionando perfeitamente, q habilita o pot de volume, o de blend/balanço, a chave de 3 posições q faz a defasagens dos Humbuckers, e a própria chave ativo/passivo em sua respectiva posição.

Mas qd mudo a chave pro ativo, fica tudo mudo. Testei a chave do ativo/passivo DPDT e parece estar fazendo ambos os chaveamentos perfeitos... de resto, fica mudo...

O q eu percebi foi q se eu coloco ou tiro a bateria com o baixo plugado no ampli, escuto uma resposta no ampli disso, mas é o maximo q consigo em relação a qq sinal sonoro no modo ativo...

Bom, se tiver qq outra idéia, agradeço... a treta é q esses Pres Bartolinis não tem como dar manutenção por ser blindados caso esteja com problemas... só outro mesmo... Mad

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por hueee Seg Jun 21, 2010 6:19 pm

ainda nao chequei o fusivel, ta 60% de chance de ser XD

hueee
Membro

Mensagens : 19
Localização : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Seg Jun 21, 2010 6:21 pm

Ih, tá parecendo que você foi "premiado"... rsrsrs

Se sai esse "PLOC" ao plugar a bateria no circuito, talvez nem tudo esteja perdido.
Não tem como ligar os caps direto no circuito não? Pelo esquema, parece que o fio YELLOW 1 é a entrada do sinal no circuito. Tenta soldar um cap direto lá e vê se sai algum som....

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Seg Jun 21, 2010 6:22 pm

ainda nao chequei o fusivel, ta 60% de chance de ser XD
Velho, checar o fusível é só abrir aquela tampinha do fusível... Por que a demora??? hehehe

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por hueee Seg Jun 21, 2010 6:42 pm

É???

lol eu nao sei nada de eletronica, alias, eu não tenho chave de fenda D:

hueee
Membro

Mensagens : 19
Localização : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Seg Jun 21, 2010 7:44 pm

Normalmente se tem acesso ao fusível sem precisar abrir o amplificador.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por GusVCD Seg Jun 21, 2010 10:34 pm

Thales_Sr escreveu:Ih, tá parecendo que você foi "premiado"... rsrsrs

Se sai esse "PLOC" ao plugar a bateria no circuito, talvez nem tudo esteja perdido.
Não tem como ligar os caps direto no circuito não? Pelo esquema, parece que o fio YELLOW 1 é a entrada do sinal no circuito. Tenta soldar um cap direto lá e vê se sai algum som....

OK, então apenas para mim não fazer o teste errado, jogo o captador no Yellow 1 e a saída q seria o Green 2 pelo esquema eu jogo direto no Jack?

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Ter Jun 22, 2010 6:46 am

OK, então apenas para mim não fazer o teste errado, jogo o captador no Yellow 1 e a saída q seria o Green 2 pelo esquema eu jogo direto no Jack?
Pelo que vi no esquema, é isso mesmo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por hueee Qua Jun 23, 2010 2:20 pm

Queimou dois negocinhos, sabe aquela bola gigante que sai o som do amp?

Então, os 2 fiozinhos que estão ligados a um metal, e esse metal queimou, vou tentar dar upload em uma imagem

hueee
Membro

Mensagens : 19
Localização : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por GusVCD Qua Jun 23, 2010 4:30 pm

^ Queimou o falante??

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qua Jun 23, 2010 5:22 pm

Queimou dois negocinhos, sabe aquela bola gigante que sai o som do amp?

Então, os 2 fiozinhos que estão ligados a um metal, e esse metal queimou, vou tentar dar upload em uma imagem
Upa aí a imagem, pois só de falar fica meio estranho...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por hueee Qua Jun 23, 2010 9:39 pm

ja mandei pra manutenção, vamo ver se tem concerto

hueee
Membro

Mensagens : 19
Localização : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Daniel Magalhães Qua Ago 04, 2010 2:45 pm

Seria possivel?

Tenho um AB Box da behringer, não gostei dele, vaza som no outro canal, que era pra estar mudo... seria possivel muda ele? matar os 2 pot de vol, e por uma chave DPDT pra deixar ele True by Pass?

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Dsc01198oi
Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Dsc01199b

Abs!

____________________________
Com as lágrimas do tempo e a cal do meu dia eu fiz o cimento da minha poesia.

Yamaha TRB-5II
T-Rex Sweeper Bass Chorus > T-Rex Squeezer Tube Bass Compressor

Clube dos Amantes de Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #25
Daniel Magalhães
Daniel Magalhães
Membro

Mensagens : 355
Localização : Recife - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qua Ago 04, 2010 6:46 pm

Sim, é possível. Nesse caso,você pode descartar todo esse circuito aí...
Só precisa dos jacks, chave e fios.

Não vai ser bem uma modificação, uma vez que você vai botar um circuito totalmente diferente dentro da caixa.

Outra opção é você comprar um A/B Box true bypass, como o EFX ( http://www.efxpedais.com/abbox.html ), ou você mesmo fazer um, caso precise de alguma inspiração, olha isso aqui: http://bass.forumeiros.com/pedaleiras-efeitos-f19/o-ab-box-mais-barato-do-mundokkk-t6081.htm

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Daniel Magalhães Qua Ago 04, 2010 7:04 pm

Suspeitava disso, não vou mais mexer nele.

A/B Box é só isso?

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Gutoabbox

Tem diferença de jack aberto e fechado? a chave é a DPDT mesmo né...
Nessa ligação, irá funcionar quando aperto a chave, ela fecha a saída A e abre a B? quero usar pra por o afinador fora da chain...

Vlw!

____________________________
Com as lágrimas do tempo e a cal do meu dia eu fiz o cimento da minha poesia.

Yamaha TRB-5II
T-Rex Sweeper Bass Chorus > T-Rex Squeezer Tube Bass Compressor

Clube dos Amantes de Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #25
Daniel Magalhães
Daniel Magalhães
Membro

Mensagens : 355
Localização : Recife - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qua Ago 04, 2010 7:46 pm

A/B Box é só isso?
Isso aí...

Tem diferença de jack aberto e fechado? a chave é a DPDT mesmo né...
Sonoramente, nenhuma. A diferença é só essa mesma, um é aberto, e o outro é fechado com uma capa plástica. Pode usar o que quiser que funciona tranquilo. A chave é a DPDT mesmo.

Nessa ligação, irá funcionar quando aperto a chave, ela fecha a saída A e abre a B? quero usar pra por o afinador fora da chain...
Sim. Pisa na chave, ela manda o sinal pra saída A. Pisou de novo, manda pra saída B. Quando uma saída estiver "ligada", a outra vai estar "desligada".

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Daniel Magalhães Sex Ago 06, 2010 1:20 pm

Achei essa outra ligação... qual a diferença delas?

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 AB_Simple

Onde posso encontrar caixa pra venda? quero a menor possivel... uma com as dimensões do Malekko Chicklet Reverb seria ótimo!

Vlw Thales!

____________________________
Com as lágrimas do tempo e a cal do meu dia eu fiz o cimento da minha poesia.

Yamaha TRB-5II
T-Rex Sweeper Bass Chorus > T-Rex Squeezer Tube Bass Compressor

Clube dos Amantes de Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #25
Daniel Magalhães
Daniel Magalhães
Membro

Mensagens : 355
Localização : Recife - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Sex Ago 06, 2010 3:57 pm

Achei essa outra ligação... qual a diferença delas?
Na prática, nenhuma. Vai funcionar também.
A diferença dessa segunda ligação é que ela aterra a saída que não está sendo usada.

A primeira ligação é mais intuitiva, mas essa segunda tem a vantagem de, ao aterrar a saída que não está sendo usada, evitar possíveis "pops" no chaveamento de uma saída pra outra.

Onde posso encontrar caixa pra venda? quero a menor possivel... uma com as dimensões do Malekko Chicklet Reverb seria ótimo!
Caixa de metal é meio complicado. As de plástico você encontra em qualquer eletrônica meia boca.

Abraços

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por SILVIAO Dom Ago 15, 2010 11:26 pm

Thales existe alguma opção viável para substituir as baterias de 9 Volts que usamos nos circuitos ativos ,algo que seja menor?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Seg Ago 16, 2010 8:12 am

Thales existe alguma opção viável para substituir as baterias de 9 Volts que usamos nos circuitos ativos ,algo que seja menor?
Não que eu saiba.

Tem gente que liga o instrumento numa fonte de 9v, mas aí fica péssimo pra se movimentar...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Gomba Seg Ago 16, 2010 1:45 pm

Thales_Sr escreveu:Tem gente que liga o instrumento numa fonte de 9v, mas aí fica péssimo pra se movimentar...

Aí me surgiu uma ideia: não tem como bolar um cabo trs, com 9v numa das vias, e lá dentro alimentar o circuito através do jack?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Seg Ago 16, 2010 1:56 pm

Dá sim, e até que é tranquilo de fazer. Funcionaria mais ou menos como o Phantom Power...
O problema nesse caso seria a adaptação no instrumento. Mas dá pra fazer sim.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Gomba Seg Ago 16, 2010 2:03 pm

E tem que se pensar também em como fazer a alimentação do cabo, né?
Acho que mais vale comprar uma 9v recarregável...
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Seg Ago 16, 2010 2:12 pm

E tem que se pensar também em como fazer a alimentação do cabo, né?
Acho que mais vale comprar uma 9v recarregável...
A alimentação do cabo é simples... Monta uma fonte e pluga no outro lado do cabo. O problema é que se esse cabo der pau, ninguém vai ter outro pra te emprestar.

A 9v recarregável parece mais interessante. O problema delas é que elas não costumam dar 9v por muito tempo. É mais ou menos como as pilhas recarregáveis: Dão 1,2V, enquanto as normais (não-recarregáveis) dão 1,5.
No caso das "9v", elas fornecem 8,4v. Quando estiverem totalmente carregadas, talvez dêem 9v, mas rapidinho elas vão cair desse patamar. Tem circuito que se vira bem com 8,5v, tem uns que já começam a chiar.
As não recarregáveis, novas, dão quase 10v.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Gomba Seg Ago 16, 2010 2:38 pm

Mas se carregar a cada gig, não dá pra perceber direito essa defasagem deve ser quase imperceptível (tipo de 0,2v no max)
Ou não?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Seg Ago 16, 2010 2:58 pm

Não sei. Nunca tive baixo ativo pra testar isso, todos os que toquei eram emprestados.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Gomba Seg Ago 16, 2010 3:01 pm

hmm.
eu to morrendo numa grana em 9v por causa do transmissor sem fio.
Você recomenda o uso de recarregáveis nesse tipo de equipamento?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Daniel Seg Ago 16, 2010 4:22 pm

Gomba, é igual o cara que compra o carro e depois reclama que tem que abastecer, seguro, manutenção alta, etc.

Anda de ônibus!!

Mesma coisa pro transmissor. As vantagens dele tem um preço, que vc pode ou não estar disposto a pagar.

Sobre sua pergunta, usamos na igreja tudo com bateria recarregável - um shure lapela AA e dois karsect 9v.

Não é muito estável. Tem hora que dá umas falhadas, etc, mas nada que atrapalhe demais.

Já para um instrumento, caso isso aconteça, seria bem mais grave.

Tome sua decisão. Abraço

____________________________
Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Gomba Seg Ago 16, 2010 4:30 pm

^

Ok, depois dessa eu nunca mais reclamo ao comprar minhas 9v Incendio
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Daniel Magalhães Qui Ago 19, 2010 2:27 am

Thales, você indicaria algum Filtro de Linha? comprei um da Force Line, linha "Profissional" e me deixou na mão no 2º dia de uso. Abrindo ela percebi que existe apenas 2 capacitores, deve ser somente pra proteção contra ruido... achei um tutorial explicando como faz um, mas acho melhor comprar um de boa qualidade pra evitar problemas...

Se interessar... http://www.phrep.com.br/filtro_de_linha.pdf

Abs!

Edit: Vou fazer esse filtro do pdf, é bem simples, porém não encontrei os componentes aqui, a parece que os vendedores não entende nada também...

Se alguem tem facilidade de encontra esses componentes e ter disponibilidade de comprar, mando a grana na boa, ou até conhece algum site que tenha...

6x Varistores TVR20 361 ou 391
4x Capacitores Cerâmicos 4700pF x 1200v (Classe Y)
2x Capacitores Poliéster 470nF x 630v (Classe X)

Os núcleos toroidais consegui numas fontes velhas... dá pra reaproveitar né? incluse os fios esmaltados? vou ter que desenrrolar os fios e enrrolar novamente, no mais é isso!

Qualquer coisa MP!

Vlws!

____________________________
Com as lágrimas do tempo e a cal do meu dia eu fiz o cimento da minha poesia.

Yamaha TRB-5II
T-Rex Sweeper Bass Chorus > T-Rex Squeezer Tube Bass Compressor

Clube dos Amantes de Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #25
Daniel Magalhães
Daniel Magalhães
Membro

Mensagens : 355
Localização : Recife - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Raissa Seg Ago 23, 2010 1:04 pm

Thales,

Estou prestes a começar meu primeiro pedal hand-made, o Mini Fuzz do Bertola adaptado para contra-baixo. Entendo um pouquinho de eletrônica (física, para dizer a verdade) sei o que são e qual a função física dos componentes, mas não sei a função musical de alguns, ou seja, o que os componentes "fazem" para produzir o efeito. Por exemplo:

1 - Capacitor:
"Capacitor é um componente que armazena energia num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica. São comumente usados em fontes de energia onde elas suavizam a saída de uma onda retificada completa ou meia onda. Por passarem sinais de Corrente Alternada (em que os elétrons caminham em duas direções), mas bloquearem Corrente Contínua (onde os elétrons caminham em uma só direção), capacitores são frequentemente usados para separar circuitos Corrente alternada de corrente continua. Este método é conhecido como acoplamento AC".

Em termos práticos o capacitor irá separar o circuito da bateria do circuito da fonte de alimentação?


2 - Diodo

"Os diodos fazem parte de um grupo de componentes denominados "ativos" [LOU 96], nos quais se encontram os materiais semicondutores. Esses materiais possuem a capacidade de conduzir corrente elétrica com uma certa facilidade, situam-se entre os condutores, como os metais e os isolantes, que são aqueles que não conduzem corrente, entre eles estão o plástico, a borracha e a madeira. Os principais materiais semicondutores são: germânio, silício, selênio e gálio, porém os dois primeiros são os mais utilizados. O diodo de germânio é utilizado quando tem-se correntes muito fracas, por esta razão é utilizado na detecção de sinais de rádio. Os diodos de silício, conhecidos como de uso geral, são fabricados para trabalhar com corrente baixa."

Em termos práticos, qual seria a função do diodo no pedal

3 - Transistor

Os transistores são utilizados principalmente como amplificadores e interruptores de sinais elétricos. Entende-se por "amplificar" o procedimento de tornar um sinal elétrico mais fraco num mais forte. Um sinal elétrico de baixa intensidade, como os sinais gerados por um microfone, é injetado num circuito eletrônico (transistorizado por exemplo), cuja função principal é transformar este sinal fraco gerado pelo microfone em sinais elétricos com as mesmas características, mas com potência suficiente para excitar os alto-falantes. A este processo todo dá-se o nome de ganho de sinal.

A função do transistor seria apenas amplificar/converter um sinal elétrico em som?

4 - Resistor

"Um resistor é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule),ora com a finalidade de limitar a quantidade de corrente elétrica em um circuito, a partir do material empregado, que pode ser por exemplo carbono ou silício. A função de um resistor é diminuir a intensidade da corrente elétrica em um circuito ou então para fazer cair a tensão a um valor mais conveniente, pois se a corrente elétrica não for controlada pode provocar uma conversão da energia em calor, que ocasiona o curto-circuito, resultado da produção descontrolada de calor. "

Pelo que entendi a função dos resistores de valor fixo só protegem contra curtos?

5 - Potenciômetro

"Um potenciômetro ou potenciómetro é um componente eletrônico que possui resistência elétrica ajustável. Geralmente, é um resistor de três terminais onde a conexão central é deslizante e manipulável. Se todos os três terminais são usados, ele atua como um divisor de tensão."

Sendo um resistor variável e me baseando na definição do resistor aí em cima "ora com a finalidade de limitar a quantidade de corrente elétrica em um circuito", o pot diminui ou aumenta a tensão que vai para o transistor amplificar, sendo então ele responsável pela quantidade (level) do efeito?

Obrigada e desculpa pelo texto longo

____________________________
"Women and rhythm section first" (Jaco Pastorius).
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Daniel Seg Ago 23, 2010 1:05 pm

^

Já fez o baixo?

____________________________
Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Raissa Seg Ago 23, 2010 1:13 pm

Daniel escreveu:^

Já fez o baixo?
Não, por motivos financeiros.

____________________________
"Women and rhythm section first" (Jaco Pastorius).
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Seg Ago 23, 2010 1:21 pm

Thales, você indicaria algum Filtro de Linha? comprei um da Force Line, linha "Profissional" e me deixou na mão no 2º dia de uso. Abrindo ela percebi que existe apenas 2 capacitores, deve ser somente pra proteção contra ruido... achei um tutorial explicando como faz um, mas acho melhor comprar um de boa qualidade pra evitar problemas...
Desculpe a demora. O sistema do fórum não me avisou da sua mensagem aqui...
Bem, eu não uso e nunca usei, e nunca me fez falta. É que a fonte dos amplificadores já costuma dar fim a esses eventuais ruídos da rede elétrica, então nunca tive problema com isso.

Os núcleos toroidais consegui numas fontes velhas... dá pra reaproveitar né? incluse os fios esmaltados? vou ter que desenrrolar os fios e enrrolar novamente, no mais é isso!
Sim, pode reaproveitar. O mais complicado vai ser enrolar eles com a indutância certa. Mas você pode ir fazendo pelo método da tentativa e erro também. Funciona, só demora um pouco mais.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Seg Ago 23, 2010 1:30 pm

Em termos práticos o capacitor irá separar o circuito da bateria do circuito da fonte de alimentação?
Não... Tanto o capacitor quanto o indutor têm reatância, que é variável em frequência.
Explicando:

A impedância é uma medida complexa (complexa pois usa valores complexos, compostos de uma parte real e outra imaginária...), composta pela resistência (parte real) e reatância (parte imaginária).

Como eu disse antes, a reatância é variável em frequência. Com isso, fazendo certos arranjos com capacitores, indutores e resistores, podemos formar filtros, que podem bloquear altas frequências (filtros passa-baixa), bloquear baixas frequências (filtros passa-alta), e combinações deles (passa-faixa, rejeita-faixa...).

O pot de tone do contrabaixo é um exemplo do uso de capacitor em filtros: À medida que se vai diminuindo o valor da resistência em série com o capacitor, você vai abaixando a frequência de corte do filtro passa-baixas criado entre o capacitor do baixo em paralelo com a resistência de entrada do amplificador (ou pedal, ou o que seja que você tem na frente).

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Seg Ago 23, 2010 1:40 pm

Em termos práticos, qual seria a função do diodo no pedal
Assim como o capacitor e todos os outros componentes eletrônicos, é impossível dizer o que ele faz sem ter o layout do circuito em mãos.
Essa explicação que você pegou do diodo não fala a principal aplicação dele...
O diodo tem a propriedade PRINCIPAL de conduzir corrente em um sentido, e NÃO conduzir no outro sentido.
Com isso, ele é componente primário em fontes de alimentação DC, pois converte o sinal AC que vem da tomada em sinal pulsado (ao invés de a corrente se mover nos dois sentidos, agora ela só "anda pra frente")
http://members.fortunecity.com/emersoneletronica/diodo2.gif

Nos pedais, pode ser usado para proteger o pedal de ligação invertida, e é usado também nos pedais de drive/distorção, para ceifar o sinal e gerar distorção.

A função do transistor seria apenas amplificar/converter um sinal elétrico em som?
Não. Quem converte o sinal elétrico em som é o alto-falante. O transistor também tem várias aplicações. Nos pedais, ele pode ser usado para amplificar um sinal, também é usado como buffer, e também faz o bypass eletrônico em alguns pedais. Tudo depende de como ele é ligado, dos componentes associados a ele...
Ele também está nos estágios de saída de vários amplificadores transistorizados (daí o nome...), fornecendo corrente aos alto-falantes.
No processo de amplificação, o que ele faz, basicamente, é receber um sinal em uma das pernas (a base), e amplificar essa corrente na outra perna (chamada de coletor).

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Seg Ago 23, 2010 1:44 pm

Pelo que entendi a função dos resistores de valor fixo só protegem contra curtos?
Não... Na verdade, o resistor é importantíssimo, pois é com ele que regulamos a corrente que passa em cada ponto do circuito. Mas, mais uma vez, depende muito do que você está fazendo com ele.

Na sua casa você deve ter lâmpadas incandescentes. Elas são basicamente uma resistência, que aquece tanto ao ponto de emitir luz.
O chuveiro elétrico também é uma resistência, feita para passar muita corrente e aquecer a água.

Como a maior parte dos componentes ativos (transistores, amplificadores operacionais, diodos, etc) funciona de acordo com uma certa corrente que passa por eles, os resistores são responsáveis por regular essa corrente e fazer com que os componentes funcionem de acordo com a nossa vontade.
Também são usados para regular níveis de tensão, quando fazemos divisores de tensão resistivos, e regulam, junto com os valores de capacitores e indutores, parâmetros de filtros, como frequência de corte e o Q.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Seg Ago 23, 2010 1:46 pm

Sendo um resistor variável e me baseando na definição do resistor aí em cima "ora com a finalidade de limitar a quantidade de corrente elétrica em um circuito", o pot diminui ou aumenta a tensão que vai para o transistor amplificar, sendo então ele responsável pela quantidade (level) do efeito?
O controle de volume normalmente não é feito dessa forma, mas pode ser feito desse jeito sim. Porém, como em todas as outras perguntas, depende da utilização.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por LFBruschi Seg Ago 23, 2010 5:58 pm

Boa noite Thales, como vai?
Há possibilidade de usar alguma chave e usar o tone de um Jazz Bass passivo de forma independente?
Por exemplo enquanto o captador do braço esta em uso com o tone fechado, também uso o captador da ponte com o tone aberto...
um abraço, obrigado

LFBruschi
LFBruschi
Membro

Mensagens : 1797
Localização : Maceió/AL

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Gomba Seg Ago 23, 2010 7:14 pm

Thales, não sei se é tópico certo pra isso, mas eu to com uma dúvida tem um tempo:


Vi num tópico sobre amplificadores que tem valvulas que dão 10w rms, outras que dão até 60w rms. Tem vávulas de pré que não dão quase nada de potência...
Mas... como é que a Valvula amplifica o som? O que ela faz pra isso? Eu to estudando umas coisas aqui, e as valvulas funcionavam apenas como 'torneiras' de elétrons, vc abre e passam eletrons, vc fecha e nao passam.
Mas o que esse 'interruptor' tem a ver com amplificar som?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Seg Ago 23, 2010 7:28 pm

Boa noite Thales, como vai?
Há possibilidade de usar alguma chave e usar o tone de um Jazz Bass passivo de forma independente?
Por exemplo enquanto o captador do braço esta em uso com o tone fechado, também uso o captador da ponte com o tone aberto...
um abraço, obrigado
Seria um esquema tipo o da Les Paul, né? Dá sim. Vou checar o esquema da Les Paul pra ver se dá pra usar ele direto ou tem que modificar alguma coisa.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Seg Ago 23, 2010 7:34 pm

Vi num tópico sobre amplificadores que tem valvulas que dão 10w rms, outras que dão até 60w rms. Tem vávulas de pré que não dão quase nada de potência...
Mas... como é que a Valvula amplifica o som? O que ela faz pra isso? Eu to estudando umas coisas aqui, e as valvulas funcionavam apenas como 'torneiras' de elétrons, vc abre e passam eletrons, vc fecha e nao passam.
Mas o que esse 'interruptor' tem a ver com amplificar som?

Válvula não é minha especialidade, mas a teoria básica dá pra explicar sim.

Veja bem, tem válvulas e válvulas. Válvula de pré não fornece potência mesmo, ela só trabalha com a manipulação do sinal. No pré, ela vai dar um ganho de tensão no sinal, fazendo aqueles milivolts que saem da guitarra virarem alguns volts.

A válvula de power é mais parruda, bem maior.
A válvula de pré mais comum é a 12AX7, e as mais comuns de power são EL34, EL84, KT88, 6L6...

Então, a analogia com a torneira funciona bem. Quando você fecha toda a torneira, não passa nada. Quando abre toda, passa tudo. Mas, quando abre no meio, cai água, mas não tanto quanto se estivesse toda aberta.

Lê isso aqui pra ver se dá uma ampliada nos seus horizontes:
http://www.burgoseletronica.net/funcionamentodavalvula.htm

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por LFBruschi Seg Ago 23, 2010 8:19 pm

Thales_Sr escreveu:
Boa noite Thales, como vai?
Há possibilidade de usar alguma chave e usar o tone de um Jazz Bass passivo de forma independente?
Por exemplo enquanto o captador do braço esta em uso com o tone fechado, também uso o captador da ponte com o tone aberto...
um abraço, obrigado
Seria um esquema tipo o da Les Paul, né? Dá sim. Vou checar o esquema da Les Paul pra ver se dá pra usar ele direto ou tem que modificar alguma coisa.

Eu toquei num contrabaixo Snake, e cada captador tinha seu próprio tone, porém com uma chave que acionava um ou ambos captadores, achei muito legal pq aumentava a gama de timbres.
Andei pensando em fazer algo parecido, sera que aquele pot duplo tipo balance (me corrija se estiver errado) seria uma boa?

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Ft024

Uploaded with ImageShack.us

Abraços!!!
LFBruschi
LFBruschi
Membro

Mensagens : 1797
Localização : Maceió/AL

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 5 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 22 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 13 ... 22  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos