Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

+117
patriciofernandes
carlosadriano
PauloBass
fheliojr
igor.botelhoduarte
Mauricio Luiz Bertola
LBorges
michelcastelobranco
GuynhoBass
Boss2K
Fernando Zadá
arthur.farias.96
Christian
Ricardo Brito
tentsubass
gpraxedes
Wesley Freitas
edumoraes
Guto Nascimento
Moises Borges
MarceloCol
Wyk.3
rafael.anjos.75
jba.bass
Leandro Gome'S
srlinux
Adelmo
Ruds
rassan
pesinho
Felipe Andrade
fvieira
Coutinho
Victor matheus wooten
Antonio Souza
Cham Carlos
GeTorres
Vitormaas
Leandro Bragança
jaderbarbosa
murilouem
subgrave
ELDER_LIMA
BR.
Rogério Barbosa
JassBazz
brucce
Eliseumohr
bec2010
Gustavo_AB
lsardeiro
Tarcísio Caetano
Sonfilho
renanx
NeyBass
Oziel Mendes
dekobass1982
rovaco
Lapetina
Pedroswaldo
joabi
Igor R. Costa
Cayo Castro
siodoni
Fabricio Bass boc
bodhan
IkedaTioBa
sandro_vie
gsfteodoro
Baixista
Laysson
malka_aff
*JAPA* PICKER BASS
afonsodecampos
basslave
djmmaster
Chapo
gobatto
ct.colela
Aldo MF
Silouco
Diegobass
LFBruschi
Raissa
Gomba
Daniel Magalhães
hueee
NETOULTRA
M2_Bassplayer
JAZZigo
Anisio Fraga
rafammbass
Nando Medeiros
Alex Guimaraes
Binão
SILVIAO
bruno the manager
CG
Patrick Soares
GusVCD
HOTA
Daniel
Eduardo Chaves
Rdg Bass
benedettiluthier
URSOBHZ
Proença
Moshe Bar Elohim
korg
Cid
Claudio
Cantão
Jackson
Renato
dibass
Thales_Sr
allexcosta
121 participantes

Página 18 de 22 Anterior  1 ... 10 ... 17, 18, 19, 20, 21, 22  Seguinte

Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Ter Set 04, 2012 7:32 pm

Antonio Souza escreveu:Boa tarde Thales!

É a primeira vez que participo aqui neste tópico e desde já agradeço a atenção.

Tenho uma duvida que é a seguinte:

se eu alterar um pot de volume de A250k por um B50k em um circuito ativo isso poderia causar algum tipo de problema?

Gosto do volume linear e aqui onde moro não tem o pot do mesmo valor linear e como tenho um circuito que vem nos baixos tagima peguei o pot de volume dele que é B50k e coloquei no meu baixo.

Aparentemente esta tudo ok, mais não sei se é correto isso e pode danificar o circuito.

Lembrando que os pot do baixo que coloquei o Vol B50k é agudo, medio e grave são de 100k e o balanço de 500k.

O que você acha?
Olá,

Danificar não danifica. Se o baixo está funcionando de acordo com o que você esperava, então tá tudo ok. Fica de olho em como o instrumento se comporta daqui pra frente.

Victor matheus wooten escreveu:Eai cara blz?, o seguinte eu possuio um contrabaixo eagle JB pouco antigo, tipo quase uns 20 anos, como o meu onerr estragou eu estava usando essas caixas universais que em um volume baixo aguentava bem até os graves, nessa ultima semana eu ganhei meu Staner e estou encontrando alguns problemas nos pots de volume e incrivelmente quando fecho totalmente o de tone o volume do contra-baixo some ! Oque faço agora?
Dá uma revisada na parte elétrica do seu baixo... Quem sabe não seja uma boa hora pra substituir esses pots, capacitor e jack? 20 anos é bastante tempo, e a elétrica da Eagle não é uma brastemp.. rs

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Victor matheus wooten Qua Set 05, 2012 10:15 am

Poisé, então trocar tudo! rsrs Visando isto e levando em consideração que possuo uns caps malagoli replica dos custom 60's andei pesquizando sobre esses itens, pois quero qualidade e definição principalmente no tone seria uma boa escolha dois pots Alpha 250k B, um pot Alplha 250k A , um capacitor orange drop 47kpf ? Ou poderias me indicar quais por quais itens substituir?

____________________________
Jazz Bass Clube Nº0079
De vez em quando é legal dar uma olhada aqui.https://www.contrabaixobr.com/t1469-regras-gerais-para-utilizacao-do-forum
Victor matheus wooten
Victor matheus wooten
Membro

Mensagens : 254
Localização : Itaqui - Provincia de São Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qua Set 05, 2012 5:14 pm

Essa sua escolha tá legal, pode mandar bala.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Coutinho Qua Set 05, 2012 6:06 pm

Salve pessoal,
Antes de qualquer coisa queria dar os parabéns pela iniciativa de fazer esse tópico, muito esclarecedor.

Bom, o que ta rolando no meu baixo é o seguinte. Troquei recentemente os captadores do meu fretless, instalei eles, gostei do resultado, tudo ok. A surpresa veio enquanto testava os controles dos pots. Esses captadores (e muito provavelmente minha leiguice de eletrônica) deram ao meu baixo a incrível capacidade de continuar saindo som mesmo com todos os pots mutados, realmente no 0.
Não sei que diabos fiz para acontecer isso sendo que antes funcionava tudo como devido. Os pots são 2 de volume e 2 de tone. Não tenho certeza se são 250k ou 500k. Pelo que vi a fiação do circuito parece estar normal.
Oque pode estar causando isso?

Grato desde já Smile
Coutinho
Coutinho
Membro

Mensagens : 95
Localização : Santa Bárbara do Oeste

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por fvieira Dom Set 09, 2012 12:21 pm

Saudações baixistas! Meu primeiro post aqui Thales_sr.

Gostaria de saber qual a diferença entre os baixos que possuem 2 captadores MM e dos que possuem só 1 mais perto da ponte..

Eu estou querendo comprar um tagima tbm 5 e colocar um seymour duncan bassline nele. Eu terei que mudar alguma coisa no circuito? ou só soldar mesmo? Abraço!
fvieira
fvieira
Membro

Mensagens : 32
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Felipe Andrade Qui Nov 08, 2012 5:54 pm

Olá a todos! Minha primeira postagem aqui!

Gostaria de saber sobre a impedância de entrada dos amps de baixo, vou fazer um varitone para colocar no meu baixo, que nada mais é do que um filtro RLC e para calcular as faixas de frequencias eu preciso saber qual é a impedância da carga (que será o amp ou pedais). Qual seria a impedância adotada para se projetar circuitos de baixos passivos por aí? Pois a impedância de entrada dos amps e pedais variam tanto que fiquei perdido na hora de calcular as faixas de frequencias para meu varitone.

Obrigado!

Felipe Andrade
Membro

Mensagens : 3
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qui Nov 08, 2012 7:17 pm

O menor valor que é encontrado por aí é 250k, normalmente é 500k ou mais.
Recomendo "isolar" o varitone com buffer antes e depois, assim a carga não vai importar.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Felipe Andrade Qui Nov 08, 2012 11:09 pm

No manual do meu Crate BT15 está informando que a impedância de entrada é de 25K, já no do meu Staner BX200 diz que a entrada hight é 100K e a Low é de 600K. Deu a entender que varia muito esse lance da impedância de entrada dos amps. Sobre o buffer eu pensei exatamente a mesma coisa, porém, para eu fazer um buffer eu teria que fazer um cirtuito ativo (pelo menos a parte do buffer sendo ativa). E eu não tenho a intensão de deixar o baixo ativo, quero ele passivo mesmo, por isso me bateu essa dúvida. Será que um transformador pequeno ajudaria a "isolar" o circuito? Será que a perda de sinal seria grande?

Outra coisa, você já viu algum caso de varitone em captação P? Sempre que vejo são em jazz bass ou outros baixos com captação J, o baixo em questão é um LTD B10 com um captador dimarzio DP146.

Obrigado!!!

Felipe Andrade
Membro

Mensagens : 3
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Sex Nov 09, 2012 8:04 am

25k não deve ser... Tá baixo demais pra um instrumento passivo ser plugado lá.

Transformador gera distorções no sinal, não é uma boa idéia. Trafos específicos pra audio existem, mas vão sair muito mais caros do que você fazer o circuito ativo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Felipe Andrade Sex Nov 09, 2012 12:31 pm

Olá Thales,


Entendo, mas agora me bateu a dúvida: como eram feitos os filtros RLC tipo varitone sendo que é preciso saber a impedância dos amp para se projetar o mesmo? Será que era adotado um valor referencial X da impedância de entrada dos amp para poder fazer o filtro?


Dúvidas brutais


Obrigado!

Felipe Andrade
Membro

Mensagens : 3
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Sex Nov 09, 2012 6:04 pm

Se a resistência do varitone não for muito alta, a variação na resistência de entrada dos amplificadores altera pouco as frequências de atuação dos filtros. Faz os cálculos que você comprova isso.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por pesinho Sex Nov 23, 2012 10:48 am

Caro, Thales_Sr. Estou para substituir meu MEC 2 Band do Warwick Corvette Standart. Esse modelo possui os conhecidos knobs de volume, balanço de captador e o Stacked de Grade/agudo, infelizmente o preamp está batendo as botas já pedindo por socorro. Pesquisando, achei o Seymour STC 2A mas creio que não compense trocar por ele. Pesquisei os Aguilar OBP2 mas fiquei com dúvidas em relação a correta distribuição deles pois . Há mais alguns modelos que você possa me informar que se adeque as mesmas condições do MEC 2 bandas mas superior ao STC 2A ? Um abração.
pesinho
pesinho
Membro

Mensagens : 60
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Sex Nov 23, 2012 11:39 am

Não sei lhe responder, esse assunto o Allex talvez informe melhor.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por pesinho Sex Nov 23, 2012 11:43 am

Ok, vou repassar a questão lá no tópico para ele. Obrigado.
pesinho
pesinho
Membro

Mensagens : 60
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por rassan Qui Dez 06, 2012 5:10 pm

Thales, como vai amigo?! Primeiramente, tá de parabéns pelo tópico... Tamos sempre aprendendo por aqui e vc tem tido maior paciência em nos ajudar. Vlw mesmo!

Bom, to me aventurando no mundo da luthieria e eletrônica e peço sua ajuda amigo, pra não fazer caca por aqui...

Eu tenho um Squier Vintage Modified Jaguar, captador Humbucker (diz nas especificações High-Output Humbucking pickup) q tava meio paradão, apesar de eu gostar do som dele e ser um baixo bem confortável e gostoso de tocar.

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 DV016_Jpg_Large_H71305.002_black

Bom, entre compras e viagens, trouxe um cap Precision SPB-3 que pretendia colocar futuramente em algum Precision, mas, como to com muitos baixos e a patroa não vai me deixar pegar mais um, surgiu a idéia de colocar o precision nesse baixo, até pq tmbm gosto bastante do visual do Jaguar.

Bom, então para unir o util ao agradável, mãos a obra!

Esse bass tem o circuito ativo, Pots Volume, Grave, Médio e Agudo, bateria atrás (não abri ainda mas, vou fazer a noite pra ver os valores dos pots, circuito, etc).

A intenção seria transforma-lo numa configuração de knobs parecida com a do Fender Jazz Bass American Deluxe - 1º Push/Pull Volume e Ativo e Passivo; 2º (Concêntrico) Blend e Tone; 3º (Concêntrico) Graves e Agudos e 4º Médios. (Ilustração abaixo)
Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Musicmanandpbasspotsdes

Eu peguei o esquema da Seymor abaixo, dei umas editadas, tentei queimar a mufa, mas, tico e teco ficaram na dúvida na hora de juntar os caps, trocar os pots, etc.

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Musicmanandpbassactivea

1ª dúvida
Como fazer a ligação final?


Tem como fazer de forma que o Tone funcione tanto no Ativo como no Passivo (Se isso for possível)?
(No American Deluxe não é assim... qndo o bass tá passivo, funciona o Tone e não funciona o Eq de 3 bandas, quando tá ativo é ao contrário)


Tem alguma forma do som, quando estiver em passivo, não passar pelo circuito?


Na minha cabeça o som seria mais orgânico, vintage, passivão mesmo... Seria isso mesmo ou nada a ver, viagem da minha cabeça?


Os pots podem ser de 500k pra pegar aquela diferença de leve nos agudos q vc comenta no início do post?


Vou precisar blindar o baixo? Vc acha que essa ligação vai dar chiadeira?

Bom, aguardo sua ajuda e desde já te agradeço amigo !
rassan
rassan
Membro

Mensagens : 167
Localização : RJ - Rio de Janeiro - Santa Cruz

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qui Dez 06, 2012 7:38 pm

Olá rassan,

Essa ligação que você quer fazer é um pouquinho mais complicada, eu teria que parar uns minutinhos pra fazer o desenho, não sinto que consigo explicar rapidamente.

Sobre o timbre, não saberia dizer como vai soar. Talvez como um Precision com cap MM na ponte, acho que é o Precision American Deluxe que é assim...

Eu sempre recomendo blindar o baixo, porque os captadores e o circuito são, em sua natureza, antenas. Sem blindagem ficam abertos a interferências. Se seu baixo não chia no momento, é ótimo, mas o mesmo baixo pode chiar quando você levá-lo pra um show em outro lugar, nunca dá pra saber.

Bom, até o fim de semana eu posto o desenho aqui.
Abraços

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por rassan Ter Dez 18, 2012 8:28 pm

Thales_Sr escreveu:Olá rassan,

Essa ligação que você quer fazer é um pouquinho mais complicada, eu teria que parar uns minutinhos pra fazer o desenho, não sinto que consigo explicar rapidamente.

Sobre o timbre, não saberia dizer como vai soar. Talvez como um Precision com cap MM na ponte, acho que é o Precision American Deluxe que é assim...

Eu sempre recomendo blindar o baixo, porque os captadores e o circuito são, em sua natureza, antenas. Sem blindagem ficam abertos a interferências. Se seu baixo não chia no momento, é ótimo, mas o mesmo baixo pode chiar quando você levá-lo pra um show em outro lugar, nunca dá pra saber.

Bom, até o fim de semana eu posto o desenho aqui.
Abraços

Thales, desculpe não ter te respondido... Fiquei meio enrolado aqui com umas paradas.
Sem pressa amigo... No tempo que der, tá legal. cheers

O captador Precision SPB-3 chegou essa semana. Agora vou por o projeto aos poucos pra frente. Vou começar a fazer a blindagem hoje e qndo vc postar o cirtuito vou fazer... Eu andei fazendo umas experiências aqui, tipo botar ele Passivo, mas, sem os knobs de 500k ficou baixiiiinnnnnn No

Bom, como é um baixo baratin, vou me aventurando. Laughing

Grande abraço, brother.
rassan
rassan
Membro

Mensagens : 167
Localização : RJ - Rio de Janeiro - Santa Cruz

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por GeTorres Qui Dez 27, 2012 2:15 pm

Boa tarde Thales!

Estou refazendo o circuíto de um baixo "Giannini SuperSonic" e tem um fio que eu não faço ideia de onde ele se encaixa.

Por favor, pode me indicar onde eu devo ligá-lo?

Fotos grandes e detalhadas em spoiler, para não carregar excessivamente a página.

Spoiler:

Agradeço antecipadamente a ajuda!

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qui Dez 27, 2012 11:32 pm

Gente... Melhor dizendo, rassan (principalmente vocÊ) e GeTorres, desculpem a demora na resposta, mas o trabalho anda puxando um bocado... rs
rassan, ainda vou ficar devendo sua resposta, desse fim de semana não passa.

GeTorres, essa ligação das chaves aí tá bem estranha, não vejo muita utilidade nelas do jeito que foram ligadas. E não imagino aquele fio saindo pra qualquer outro lugar... Vou ver se encontro qual a função daquelas chaves, mas a princípio, o que podemos tentar fazer é elas funcionarem como chaves de defasagem de captadores. Outra opção é fazer uma delas alternar a ligação dos captadores de paralelo para série, e a outra chave retirar o pot de tone da jogada, pra tentar ganhar mais um pentelhésimo de agudos.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por GeTorres Sex Dez 28, 2012 8:06 am

Thales:

Até onde eu sei, as chaves são para ligar e desligar os dois captadores. Eu acredito que a ligação já foi mexida, eu apenas reproduzi o que encontrei.

Os captadores são visualmente semelhantes aos PB51, me arrisco a dizer, pois já tive um Supersonic, que são singles.

Se puder me indicar um modo de ligar as chaves, mesmo que seja outro modo, agradeço.

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por GeTorres Sex Dez 28, 2012 9:47 am

Thales, dá uma olhada neste esquema. Creio que á partir dele posso montar o esquema do supersSonic!

http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?schematic=3s_1v_2t_3on-offswitches

O que você me diz?

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Ruds Ter Jan 08, 2013 8:57 am

Thales (ou alguem outro que possa saber),

estou querendo montar uma caixa com um SELENIUM 12PW5 e um driver. Vou usar um crossover Linkwitz-Riley de 12dB/oitava, com corte em 2kHz e que supõe um woofer de 8 ohms.

Vc sabe quais os valores mais apropriados de resistor e, principalmente, de capacitor que se deve usar em uma rede Zobel para o 12PW5?

Eu simulei o cricuito com a impedância aproximada do falante e cheguei nos valores de 8 ohms e 20 uF. Mas, como não simulei com resistência e indutância variáveis, queria saber se vc ou alguém mais já construiu uma Zobel pra esse woofer e se deu certo.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Adelmo Qui Jan 17, 2013 8:44 pm

Boa noite pessoal, sou leigo na parte de circuitos, li o tópico todo e quase consegui sanar minha duvida com as perguntas do pessoal, porém, ainda não ficou claro para mim.

Minha duvida é o seguinte: Eu tenho um Tagima Jazz bass 5 Ativo (os caps são passivos) a configuração do circuito é Volume/Balanço/Grave/Agudo. Gostaria de transformar o pot de Balanço em volume para o cap da ponte ficando assim a configuração: Volume Braço/Volume Ponte/Grave/Agudo.

É possível fazer isso? devo usar um pot de 250k B? se não for abusar da boa vontade, alguém poderia mostrar como fazer a mudança?

Obrigado

Adelmo
Membro

Mensagens : 2
Localização : Americana/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por rassan Ter Mar 05, 2013 8:50 pm

Thales_Sr escreveu:Gente... Melhor dizendo, rassan (principalmente vocÊ) e GeTorres, desculpem a demora na resposta, mas o trabalho anda puxando um bocado... rs
rassan, ainda vou ficar devendo sua resposta, desse fim de semana não passa.

Amigo, quando tiver um tempo... Sem querer cobrar. Very Happy

To com outra dúvida, eu coloquei no meu SX os Dimarzio DP123, com o knob do volume da ponte push/pull pra ter opção de usar os caps em serie ou paralelo, seguindo o esquema do site abaixo:

http://www.dimarzio.com/sites/default/files/diagrams/Ultra5_2v1t_1ppseries.pdf

Só que esse esquema não fala dos fios brancos, pois esses caps vem com quatro fios (preto, branco, verde e vermelho)...
Deixo os fios brancos sem ligar em nenhum lugar?
rassan
rassan
Membro

Mensagens : 167
Localização : RJ - Rio de Janeiro - Santa Cruz

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por srlinux Ter Mar 05, 2013 10:17 pm

Thales,
Amigão eu já procurei aqui mesmo no fórum sobre meu problema e vi que tem outros baixistas com este problema porém não encontrei resposta.
Então lá vai, tenho um P-Bass Squier e comprei os captadores SPB-1 da Seymour Duncan, levei em um "bom" luthier aqui da minha cidade tal, resumindo, após instalado o captador gera um ruído triste, e vi que tem colegas com este mesmo captador aqui que não tem problema com ruídos.
Além disso o volume do baixo ficou horrível, preciso aumentar 60% a mais em relação a outro baixo que tenho (yamaha rbx 170)...

Minha dúvida: Vi aqui que os potenciômetros influenciam na timbragem e todo hardware envolvido também logicamente. O que gostaria de saber é, como resolvo meu problema dos ruídos e do pouco volume do instrumento? tem algum segredo? pode ser os potenciômetros, o próprio circuito? e já vi que blindagem não resolve tudo neste caso
srlinux
srlinux
Membro

Mensagens : 15
Localização : Goiânia-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Leandro Gome'S Ter Mar 05, 2013 10:19 pm

srlinux escreveu:Thales,
Amigão eu já procurei aqui mesmo no fórum sobre meu problema e vi que tem outros baixistas com este problema porém não encontrei resposta.
Então lá vai, tenho um P-Bass Squier e comprei os captadores SPB-1 da Seymour Duncan, levei em um "bom" luthier aqui da minha cidade tal, resumindo, após instalado o captador gera um ruído triste, e vi que tem colegas com este mesmo captador aqui que não tem problema com ruídos.
Além disso o volume do baixo ficou horrível, preciso aumentar 60% a mais em relação a outro baixo que tenho (yamaha rbx 170)...

Minha dúvida: Vi aqui que os potenciômetros influenciam na timbragem e todo hardware envolvido também logicamente. O que gostaria de saber é, como resolvo meu problema dos ruídos e do pouco volume do instrumento? tem algum segredo? pode ser os potenciômetros, o próprio circuito? e já vi que blindagem não resolve tudo neste caso

Mais seu baixo já é Blindado Srlinux?

____________________________
www.sierrahandmade.com.br
Instrumentos Custom Shop
Leandro Gome'S
Leandro Gome'S
Membro

Mensagens : 52
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Leandro Gome'S Ter Mar 05, 2013 10:37 pm

rassan escreveu:Amigo, quando tiver um tempo... Sem querer cobrar. Very Happy

To com outra dúvida, eu coloquei no meu SX os Dimarzio DP123, com o knob do volume da ponte push/pull pra ter opção de usar os caps em serie ou paralelo, seguindo o esquema do site abaixo:

http://www.dimarzio.com/sites/default/files/diagrams/Ultra5_2v1t_1ppseries.pdf

Só que esse esquema não fala dos fios brancos, pois esses caps vem com quatro fios (preto, branco, verde e vermelho)...
Deixo os fios brancos sem ligar em nenhum lugar?

DIMARZIO (Pickup Color Codes)

(RED) North Start - Hot output
(BLACK) North Finish - Series link
(WHITE) South Finish - Series link
(GREEN) South Start - Ground

____________________________
www.sierrahandmade.com.br
Instrumentos Custom Shop
Leandro Gome'S
Leandro Gome'S
Membro

Mensagens : 52
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por rassan Ter Mar 05, 2013 11:36 pm

Bom, Leandro, antes de olhar sua resposta, testei o baixo sem o fio branco e o som da parte de baixo não saia direito... Dei uma olhada nos outros esquemas no site e acabei deduzindo que o branco ia junto com o vermelho...
Ficou assim e parece que deu certo. Está funcionando conforme o esperado.
https://2img.net/r/ihimizer/img208/3008/dimarziodp1232j2volume1.png
rassan
rassan
Membro

Mensagens : 167
Localização : RJ - Rio de Janeiro - Santa Cruz

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty RESPOSTA

Mensagem por srlinux Sex Mar 08, 2013 2:17 pm

Very Happy Então não mandei blindar não o luthier jogou a culpa nos captadores , que eles eram assim mesmo e eu não quis investir 500´as dilmas sem garantia de ficar ok, eu estava conformado até ver aqui no fórum que tem baixistas que utilizam esse cap e não sofre com a chiadeira...
srlinux
srlinux
Membro

Mensagens : 15
Localização : Goiânia-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Leandro Gome'S Sex Mar 08, 2013 2:40 pm


____________________________
www.sierrahandmade.com.br
Instrumentos Custom Shop
Leandro Gome'S
Leandro Gome'S
Membro

Mensagens : 52
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Squier spb1

Mensagem por srlinux Dom Mar 10, 2013 2:37 pm

Vlw pela dica Leandro!
Agora me tira uma dúvida... se a blindagem resolver o problema do chiado, a falta de volume do baixo pode ser porque os potenciometros exigidos pelos captadores serem de 250k e o que eu estou usando é de 500k (os originais squier) ?

O que os pot influenciariam nisso?
srlinux
srlinux
Membro

Mensagens : 15
Localização : Goiânia-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Sex Mar 22, 2013 9:07 pm

srlinux escreveu:Vlw pela dica Leandro!
Agora me tira uma dúvida... se a blindagem resolver o problema do chiado, a falta de volume do baixo pode ser porque os potenciometros exigidos pelos captadores serem de 250k e o que eu estou usando é de 500k (os originais squier) ?

O que os pot influenciariam nisso?
Olá,

O valor dos pots não influenciaria, nesse seu caso. Talvez a instalação tenha algum erro, vale a pena checar quando fizer a blindagem.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Jackson Seg Abr 08, 2013 11:36 am

Thales, um meio off topic:

Intalei um sub ativo na mala do carro, e o sinal que vai pra ele é da saída do aparelho de som (junto com os falantes traseiros). Eu quero colocar um controle de volume no fio que vai do aparelho pro sub, pra poder regular de acordo com a musica.

Qual seria o potenciometro para este caso?
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Seg Abr 08, 2013 12:50 pm

Jackson escreveu:Thales, um meio off topic:

Intalei um sub ativo na mala do carro, e o sinal que vai pra ele é da saída do aparelho de som (junto com os falantes traseiros). Eu quero colocar um controle de volume no fio que vai do aparelho pro sub, pra poder regular de acordo com a musica.

Qual seria o potenciometro para este caso?
Qual é o som, e qual o modelo do amplificador do sub?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Jackson Seg Abr 08, 2013 4:40 pm

Thales, o som é o original da fiat, vc precisa da especificação técnica? Vou ver se consigo.

O rádio é igual a esse: produto.mercadolivre.com.br/MLB-473887984-cd-original-fiat-novo-punto-com-mp3-_JM

E o sub é esse:

www.hinor.com.br/pt/produto/active-box-slim-caixa-amplificada

Potência de 120w, impedância de entrada de 680 ohms, sensibilidade de entrada 1,5V a 10V.
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Seg Abr 08, 2013 5:36 pm

Estou calculando aqui, acho que um potenciômetro com especificação de 1W dá conta do serviço.

Um desses aqui dá e sobra:
http://www.soldafria.com.br/potenciometro-de-fio-4w-1k-10-1000-ohms1k-ohms-p-5930.html

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Jackson Seg Abr 08, 2013 6:14 pm

Show de bola, Thales, vou comprar esse então!

Valeu!!
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por jba.bass Ter Abr 09, 2013 12:12 pm

Pessoal, boa tarde!

Estou com um probleminha e não achei no Google o esquema, e o que eu achei aqui no fórum, um da chave 5 posições em faca, não entendi...

Cenário - Tenho um Olp 5 cordas com uma chave 5 posições em faca, teria como fazer a defasagem do captador que é um Bass Lines nesta chave?

Abraço!

____________________________
"Por que me chamais 'Senhor, Senhor,' e não fazeis o que vos mando?" (Lucas 6:46).
jba.bass
jba.bass
Membro

Mensagens : 36
Localização : São João de Meriti - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por rafael.anjos.75 Ter Abr 09, 2013 5:15 pm

Duvida ae galera
Achei uma empresa q tem potenciometros concentricos e com center click, de acordo com o vendedor é B100KC da Seymour Dunca.
o meu potenciometro é concetrico tambem, B100K, será q tem alguma diferença entre eles?
e se funcionara sem problemas?

rafael.anjos.75
Membro

Mensagens : 12
Localização : Ji-Paraná RO

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Ter Abr 09, 2013 6:05 pm

Vai funcionar tranquilamente. Esse C no final eu desconheço...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Jackson Qua Abr 10, 2013 7:21 pm

Fala Thales, mais uma:

Tenho um circuito com 5 knobs, que eu só utilizo 3. Estou querendo retirar os potenciômetros de grave e agudo deste circuito, e substituir por uma ligação direta, mantendo o valor da posição flat do pot.

Veja se meu raciocínio está correto: o potenciômetro é de 100K, então na posição central a resistência atua em 50k, ligando os três terminais do circuito. Para eu fazer essa mesma ligação de forma direta, tenho que colocar um resistor de 50k entre o pino 1 e 2 do circuito e outro entre o pino 2 e 3. Seria isso mesmo? Ou bastaria interligar os três pinos com um curto-circuito?

Segue esquema do circuito, pretendo retirar os pots de bass e treble:

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Se3p-dim
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qua Abr 10, 2013 8:38 pm

jba.bass escreveu:Pessoal, boa tarde!

Estou com um probleminha e não achei no Google o esquema, e o que eu achei aqui no fórum, um da chave 5 posições em faca, não entendi...

Cenário - Tenho um Olp 5 cordas com uma chave 5 posições em faca, teria como fazer a defasagem do captador que é um Bass Lines nesta chave?

Abraço!
O que essas 5 posições fazem atualmente?

Jackson escreveu:Fala Thales, mais uma:

Tenho um circuito com 5 knobs, que eu só utilizo 3. Estou querendo retirar os potenciômetros de grave e agudo deste circuito, e substituir por uma ligação direta, mantendo o valor da posição flat do pot.

Veja se meu raciocínio está correto: o potenciômetro é de 100K, então na posição central a resistência atua em 50k, ligando os três terminais do circuito. Para eu fazer essa mesma ligação de forma direta, tenho que colocar um resistor de 50k entre o pino 1 e 2 do circuito e outro entre o pino 2 e 3. Seria isso mesmo? Ou bastaria interligar os três pinos com um curto-circuito?

Segue esquema do circuito, pretendo retirar os pots de bass e treble:
Sim, é isso aí... (parte em negrito)

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Jackson Qua Abr 10, 2013 8:50 pm

Thales, o modelo é esse?

http://www.ebay.com/itm/50-x-Resistors-50K-Ohm-1-4W-5-Carbon-Film-/400329179137?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5d357a8001
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qua Abr 10, 2013 8:55 pm

Isso

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Jackson Sáb Abr 13, 2013 6:09 pm

Thales_Sr escreveu:Estou calculando aqui, acho que um potenciômetro com especificação de 1W dá conta do serviço.

Um desses aqui dá e sobra:
http://www.soldafria.com.br/potenciometro-de-fio-4w-1k-10-1000-ohms1k-ohms-p-5930.html

Thales, instalei esse potenciometro e o controle de volume tá funcionando bacana!!

Só que, mesmo com o pot zerado, o sinal ainda está passando, será que é devido ao valor do pot?
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Sáb Abr 13, 2013 7:49 pm

Jackson escreveu:
Thales_Sr escreveu:Estou calculando aqui, acho que um potenciômetro com especificação de 1W dá conta do serviço.

Um desses aqui dá e sobra:
http://www.soldafria.com.br/potenciometro-de-fio-4w-1k-10-1000-ohms1k-ohms-p-5930.html

Thales, instalei esse potenciometro e o controle de volume tá funcionando bacana!!

Só que, mesmo com o pot zerado, o sinal ainda está passando, será que é devido ao valor do pot?
É por causa do tipo de ligação. O pot está entrando no circuito só pra aumentar a resistência total dele, e por consequência baixar a corrente. Mas não vai zerar de vez o sub não. Pra poder zerar o volume, a ligação tem que ser outra.

Qual o valor do pot que você comprou?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Jackson Dom Abr 14, 2013 12:44 pm

Comprei esse mesmo do link, 4W 1K 10%
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Dom Abr 14, 2013 1:12 pm

Ok.
1) Ligue as saídas do som (+) e (-) nas pernas externas do pot.
2) Ligue o (-) na entrada (-) do amplificador.
3) Ligue o (+) do amplificador no pino central do pot.

Assim você vai poder zerar o volume. Talvez tenha uma pequena perda de volume por causa da dissipação de corrente do pot, se sentir isso compense dando um pouco mais de ganho no amplificador.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Jackson Dom Abr 14, 2013 10:31 pm

Ah, eu tinha usado só a saída +, faltou passar a negativa pelo pot!

Valeu Thales!
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Jackson Qui maio 09, 2013 6:35 pm

Thales, eu de novo hehe

tenho um baixo fretless em que uso o tone sempre todo fechado, então estou pensando em fixar o curto-circuito do tone, mas sem o porenciômetro.

Para fazer isso, basta eu colocar um capacitor de 0,47 entre o positivo e o negativo? Ou preciso ligar o capacitor em conjunto com um resistor de 500k? Vc saberia dizer a especificação dos componentes?

Valeu!
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 18 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 18 de 22 Anterior  1 ... 10 ... 17, 18, 19, 20, 21, 22  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos