Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

+55
Mauricio Luiz Bertola
André Monc
arturbmallmann
Juninho Sampaio
Eliseumohr
Jader Machado
Nando Medeiros
LBorges
Dom Mauro
MkThEbEsT
lauryjr
GeTorres
SILVIAO
edumoraes
Aureliano
cristiano luiz steigleder
fheliojr
Aldo MF
Vicentebd
Anderson Matusita
GusVCD
wodtke
alangruba
Dpaulo
lester
Claudio
ct.colela
afonsodecampos
Ricardo
Onildo
carlos roberto
lobo bassman
José Carlos
manzoni
renatogaragerock
pva_bass
andremega
Lucas8bass
lumen
everton_cn
Aionius
rafammbass
Daniel
Claudio Rocha
Raul S.
felipebarba
Marcão
Pedro Jack
Nando Vasques
JAZZigo
villain
Rico
korg
leonardo.reis
steba
59 participantes

 :: Rede Social :: Clubes

Página 5 de 11 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 9, 10, 11  Seguinte

Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por renatogaragerock Sáb Out 25, 2014 9:21 pm

Atualizando, a coleção de "pequenos valvulados" está ficando grande. Além de usar o Kustom DE300, pré-valvulado, como principal equipamento, outros tem me acompanhado muito bem, principalmente para gravações caseiras.

Dos pequenos, estou com um Kustom Defender 5H e um 15H. Ambos usam 12AX7 e EL84. O 15H, em especial, ao se utilizar a equalização no modo "american" e com o tone no mínimo e gabinete apropriado fica ótimo no baixo e até aguenta uma gig pequenina (pocket show, etc) com um drivezinho agradável.

Recentemente adquiri dois Fender também muito bacanas. Um deles é o Champion 600 (estranhamente a válvula 6V6 dele não está mais "acendendo" após o equipamento ter ficado 1 mês parado - será que é só válvula mesmo?), que é um combo de 5W com falante de 8''. Peguei também um Super Champ X2, head de 15W com 1 12AX7 e 2 6V6. Tem um canal "blackface" limpo e um outro canal com algumas simulações de outros amps. Os canais blackface, bassman e marshall ficam uma maravilha no baixo, e com um grave bem profundo desde que ligado a uma caixa de baixo. Para gravações o Super Champ chega a ficar mais legal que meus próprios equipamentos de baixo. E esses todos são bem úteis quando resolvo "brincar" com outros instrumentos (guitarra, órgão analógico, gaita...).
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por renatogaragerock Sáb Out 25, 2014 9:23 pm

Fiquei curioso com o projeto estilo Bassman. É um dos meus timbres favoritos para valvulados no baixo.

LBorges escreveu:Opa galera,

Já faz algum tempo que entrei para o mundo dos valvulados e estava devendo pedido para entrar no clube.
Atualmente estou com um Duovox  100B Giannini com 4x 6L6 (Sovitek), 2x 12AX7 (JJ Tesla - uma em cada pré) e uma 12AT7(JJ Tesla).

https://2img.net/r/ihimizer/a/img674/2899/S72vO9.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/a/img911/9002/02qRgW.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/a/img661/1601/JiwUzb.jpg

Um projeto HB-1 que montei para testar:
https://2img.net/r/ihimizer/a/img673/2561/6ulfFY.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/a/img540/442/AMuMPQ.jpg

E meu xodó que está em fase final de este, para iniciar acabamento. Um projeto próprio, baseado em um Bassman com algumas modificações que eu fiz. Amp de 50W e 1 canal com 2x 6L6 (Sovitek), uma 12AX7 (JJ Tesla)no pré e uma 12AT7 (JJ Tesla):

https://2img.net/r/ihimizer/a/img540/5853/zxkRnv.jpg
https://2img.net/r/ihimizer/a/img538/7281/rREfyl.jpg

Como ainda não testei outras marcas de válvulas de pré e potência, mantive as que eu uso no Giannini no projeto de 50W. Alguém recomenda outra marca?

Gostaria de um número.
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por LBorges Sáb Out 25, 2014 11:55 pm

É praticamente este circuito:
http://www.amparchives.com/album/Fender/Schematics/slides/bassman-5f6-a-schematic.jpg

Se vc reparar a diferença dos 2 canais é só um componente, então coloquei uma chave para tirar e colocar ele, economizando 1 valvula. No estágio de potência usei uma 12AT7 e as 6L6. E na fonte em vez da 6Z34 ,usei diodo de estado sólido. Deixando o projeto então bem mais em conta.
LBorges
LBorges
Membro

Mensagens : 195
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por afonsodecampos Dom Out 26, 2014 6:02 pm

Olá LBorges, seja bem vindo, seu número é 039. Muito bacana seu projeto, quando puder grava uma amostra aí pra gente ficar babando.

Renato, vai fazer também coleção de valvulados?
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por renatogaragerock Dom Out 26, 2014 6:25 pm

Vou. Colecionar baixo já enjoou, rs!

afonsodecampos escreveu:Olá LBorges, seja bem vindo, seu número é 039. Muito bacana seu projeto, quando puder grava uma amostra aí pra gente ficar babando.

Renato, vai fazer também coleção de valvulados?
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por SILVIAO Seg Out 27, 2014 8:42 pm

O Renato, fiquei curioso com este SuperChamp, sera que rola um review no baixo?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por renatogaragerock Seg Out 27, 2014 9:30 pm

Certamente. Preciso apenas me dedicar um tempinho para fazer gravações e afins, mas é algo que está mesmo nos planos.

O equipamento é excelente para home studio e afins. Para ter uma ideia, as gravações com ele (usando o Logic X) ficaram, ao menos na minha opinião, mais legais que (1) as próprias simulações de amp do Logic, (2) as simulações do Bass Pod, (3) a saída XLR de gravação do meu amplificador e (4) amp de baixo microfonado.

É válido ressaltar que os amplificadores de baixo dos anos 60 (época que mais gosto na música) em geral não eram modelos específicos para baixo, ou mudavam apenas em algum pequeno aspecto (ausência de chave de brilho, ausência de reverb ou algo assim).

SILVIAO escreveu:O Renato, fiquei curioso com este SuperChamp, sera que rola um review no baixo?
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por renatogaragerock Ter Out 28, 2014 1:33 am

Só para atualizar, meu problema no Champ 600 era mesmo a válvula do power. Aproveito para passar um vídeo com algumas boas dicas.

renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por LBorges Dom Nov 09, 2014 4:38 pm

Finalizei o protótipo:

https://2img.net/r/ihimizer/v2/874x653q90/913/CpK0TE.jpg


Gravei também um áudio curto com o celular. Não tenho um microfone decente.

A caixa é uma Teksound 4x10 com um baixo SX JB com captadores Fender Original.

https://soundcloud.com/user811918710/amp-tube-2

A gravação ficou assim:
- Equalização Tudo flat, Ganho 100% e Volume 25%
- Equalização Agudo 75%, Médios 50%, Graves 75%, Ganho 100% e Volume 25%
- Equalização Agudo 75%, Médios 50%, Graves 75%, Ganho 100% e Volume 50%

Na ultima o a distorção esta mais por causa do celular do que do amp.
Assim que arrumar um microfone decente eu gravo um áudio melhor.
LBorges
LBorges
Membro

Mensagens : 195
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por afonsodecampos Seg Nov 10, 2014 10:29 pm

LBorges, ficou bem estiloso o vermelhinho aí hein? Gostei muito da mostra do primeiro áudio (Flat) apesar de achar a segunda EQ muito próxima da primeira. Não deu pra sacar a distorção mesmo. Parabéns pelo projeto, aprovadíssimo!
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por LBorges Seg Nov 10, 2014 11:10 pm

Apesar da gravação não ajudar muito, a resposta da equalização está respondendo bem. O trafo de saída está respondendo legal aos graves, só a chave de canal com brilho é que está pecando. Não sinto uma diferença grande e acho que devo dar uma mexida ali. Vou verse consigo uma forma de gravar melhor com um microfone decente emprestado.
LBorges
LBorges
Membro

Mensagens : 195
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por fheliojr Qui Jan 01, 2015 6:57 pm

dois livros sobre válvulas disponibilizados gratuitamente pela effectrode:

1) http://www.effectrode.com/wp-content/uploads/rc_16_1950_rca_receiving_tube_manual.pdf

2) http://www.effectrode.com/wp-content/uploads/getting_the_most_out_of_vacuum_tubes1.pdf

fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por SILVIAO Sex Jan 02, 2015 6:34 pm

LBorges onde voce conseguiu os trafos?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por LBorges Sex Jan 02, 2015 9:09 pm

Opa!
Usei os transformadores da ValveStateRio (https://sites.google.com/site/valvestaterio/), mas me recomendaram também os da Schatz (http://schatz.eng.br/).
LBorges
LBorges
Membro

Mensagens : 195
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por SILVIAO Sáb Jan 03, 2015 1:07 am

VAleu!A VAlvestate esta anunciando um ampli de 300W valvulado! Shocked Shocked Shocked
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por LBorges Sáb Jan 03, 2015 11:31 am

Nem imagino o peso que vai ficar esses transformadores ...rs
LBorges
LBorges
Membro

Mensagens : 195
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por Rico Dom Jan 04, 2015 6:30 pm

Provavelmente o Helcio, meu chapa, usará toroidais, diminuindo bastante o peso...

O Helcio é muito bom no lance. Creiam e tentem ouvir algo do protótipo que provavelmente ele disponibilizará.

Eu sempre fui fã das válvulas, ainda que elas praticamente não existam mais. Para fabricação de amps no RJ, o Hélcio é o que há.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por afonsodecampos Dom Jan 04, 2015 7:56 pm

Valeu pela dica do material Hélio! LBorges, qual é desse pedal vermelhinho? Novo projeto? Por acaso é um EQ complementar paro o amp?
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por LBorges Dom Jan 04, 2015 8:55 pm

É um clone do Proco Rat, montei para testar no valvulado. A cor é economia mesmo porque já tinha tinta vermelha em casa que sobrou. rsrsrs

Mas vou te falar que andei olhando o projeto e encontrei outra coisa interessante que muita gente reclama no fórum. O circuito de equalização da Staner nos amplificadores de baixo, é muito parecido com os utilizados na Fender, praticamente um clone utilizando transistores. E um ponto fraco neste circuito é pouca presença de médios, fora isso o agudo trabalham na regulagem em uma frequência que o contrabaixo atua pouco.

Esse programa aqui pode mostrar um pouco isso:

http://www.duncanamps.com/tsc/

Mesmo sem entender o diagrama é só ir mexendo nele e ver a curva de atuação. Igual ao que se faz com o programa de projetar caixas que o pessoal usa aqui no forum.
LBorges
LBorges
Membro

Mensagens : 195
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por afonsodecampos Dom Jan 04, 2015 9:07 pm

Que bacana cara, sucesso em sua empreitada. Um item a mais pra enriquecer o projeto do AMP.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty PEDRONE VIOLENT BASS - 200w

Mensagem por lauryjr Qui Abr 02, 2015 2:16 pm

Segue um pequeno review do Pedrone Violent Bass 200w

lauryjr
lauryjr
Membro

Mensagens : 48
Localização : Araranguá-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por Nando Medeiros Sex Abr 17, 2015 5:02 pm

Boa tarde Amigos,

Recentemente peguei um Ampeg V4-B de 1971.

Porém, estou encontrando muito pouco material sobre as válvulas.

Alguém mais experiente, saberia me dizer a diferença entre estas:
- 12ax7;
- 12dx7;
- 12au7;

Muito obrigado!
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por Rico Sex Abr 17, 2015 5:52 pm

Não tenho condições de dar explicações técnicas, mas sei que as 12AU7 são utilizadas para um pré mais quieto, menos distorcido. O oposto das 12ax7.

Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por LBorges Sex Abr 17, 2015 9:33 pm

Explicando de forma bem simplificada, quando estão trabalhando com voltagens (250V a 300V) normalmente usada em amplificadores de instrumentos musicais, as válvulas de pré multiplicam o sinal de entrada por:

12AU7 -> 17 x o sinal do instrumento
12AY7 -> 40 x o sinal do instrumento
12AT7 -> 60 x o sinal do instrumento
12AX7 -> 100 x o sinal do instrumento

Ai você argumenta, "A 12AU7 é uma porcaria então".
Depende de onde ela esta sendo usada. Ela é otina para trabalhar com alta fidelidade e fontes de baixa voltagens como 9V padrão boss!

A 12DX7 eu nunca ouvi falar...
LBorges
LBorges
Membro

Mensagens : 195
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por Nando Medeiros Sáb Abr 18, 2015 3:32 pm

Rico e LBorges, muito obrigado pelas respostas. Realmente me ajudaram muito a resolver um problema que eu estava tendo com o amplificador.

Procurando nos sites gringos não encontrei uma resposta simples assim ^^^^^^.

A princípio a válvula 12DX7 é pra ser mais silenciosa (menos HUM) do que a 12AX7.

Eu pensei que havia invertido as válvulas do pré - trocando uma 12AU7 pela 12DX7, pelo que encontrei e por o que me dizes, realmente faria sentido o sinal distorcer logo que abrisse o volume do amp (próximo das "9 o'clock").

Mas de alguma forma, inverti as power tubes e parou a distorção (são 4 7027 - troquei: 1 e a 4, 2 e a 3).

Agora mesmo no máximo volume do baixo e do amp, não distorce, só se por no máximo (também) os médios.

Aproveito também para pedir um número no Clube notme

Aqui está a foto da criança - troquei o meu Hartke HA 3500 por este VVVV
Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 20150417_234241
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por LBorges Dom Abr 19, 2015 8:49 am

Estava lendo documentações que este amp (pelo menos na documentação que li) usa duas 12DW7, que é metade 12AX7 metade 12AU7. Se trocar de lugar as válvulas do pré poderia sim dar algum problema de saturação bem antes do esperado. Outra coisa que achei interessante é que ele parece não precisar de regulagem de bias, mas precisa de um quarteto bem casado de válvulas do power.
LBorges
LBorges
Membro

Mensagens : 195
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por Rico Dom Abr 19, 2015 9:40 am

Que lindo o Amp Nando! Parabéns! Conte-me as principais diferenças sentidas entre seu antigo Hartke e esse Ampeg, por favor...

Também gostaria de um comentário comparando o volume de cada um desses amps.

Curiosidade: os amigos que entendem já ouviram técnicos dizendo que válvulas casadas são perda de tempo? Alguns técnicos afirmam que o casamento só serve para onerar o custo das válvulas, pois o divórcio é inevitável após algumas horas de uso, considerando que o desgaste é diferente em cada uma das peças.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por LBorges Dom Abr 19, 2015 10:32 am

Bom, não estou a tanto tempo assim mexendo com valvulados para ter uma experiencia própria de desgaste natural. Para mim, até o momento, o casamento das válvulas só funcionaria na válvula que faz o par com outra.

Quando peguei o meu Giannini Duovox na hora que o antigo dono ligou o amp, uma válvula do power foi pro caixão em uns 5 minutos de uso. Não sei se o amp estava parado a muito tempo, mas o circuito dele estava bastante mexido e com alguns componentes novos. Troquei o par da válvula problemática, desfiz algumas gambiarras e continuei a usar as outras duas valvulas sem problema até hoje.


Estou fazendo uma experiencia com o amp que montei onde as válvulas são da mesma marca e serie, mas estão bastante descasadas. Até agora não ví nenhuma diferença que seja significativa em 8 meses de uso.

Todos os amps que andei futucando ate agora tem regulagem de bias para não colocar a válvula para trabalhar fora da sua especificação. Não sei os aconteceria se um par trabalhasse muito "cold" e o outro muito "hot".
LBorges
LBorges
Membro

Mensagens : 195
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por Nando Medeiros Dom Abr 19, 2015 12:49 pm

LBorges, acho que estás confundindo com o amp V4, que é de guitarra.

Este utiliza mais duas válvulas no pré, mas pelo que vi, só usa uma 12DX7, 3 12ax7, 1 12au7, uma 6k11 e outra 6cg7.

A versão de contrabaixo utiliza apenas 5 válvulas de pré: 2 x 12ax7, 1 x 12dx7 e 1 x 12au7;

Mas não encontrei em lugar algum que são duas 12dx7 (se puderes compartilhar o texto, agradeço  Very Happy ). Agora, por o que li sobre estas válvulas, poderia muito bem substituir todas as 12ax7 pelo modelo 12dx7 sem problemas. Já que essa DX é uma versão mais "silenciosa" que as AX, possuindo, inclusive, ambas os mesmos valores.

Além disso, este amp não tem bias adjustment, ele é fixo e por isso, para utilizar outros modelos de válvulas (teve um período que as originais 7027 deixaram de ser fabricadas) muitos mods que substituem o resistor fixo de 75k do bias, por um outro resistor e um potenciômetro cerâmico para possibilitar o uso das 6l6 e as 6550 e aí sim com ajuste de Bias para estas válvulas.
Por incrível que pareça, este que comprei não sofreu qualquer alteração ou modificação e ainda utiliza o modelo original de válvula, as 7027 que voltaram a ser fabricadas.

Sobre válvulas casadas, realmente não li nada a respeito, mas é uma boa dica e vou pesquisar mais. A princípio as válvulas que tenho vieram com o amp e estão há mais de 2 ou 3 anos neste amp e o antigo dono me disse que o ligou apenas umas duas ou três vezes neste período (acredito que o cara seja colecionador de amps). Então estou prevendo uma troca delas, para não ficar na mão no meio de algum show e manter estas de reserva, em alguma emergência.

O amp me deixou com a impressão de ter tanto volume quanto o Hartke HA 3500, porém o som da válvula não é tão agressivo (e seco) quanto o transistor - pelo menos foi a minha impressão. A válvula deixou o som mais warm, mais headroom e muito mais presente no conjunto da banda sem precisar necessariamente de mais volume, com um bom grave e um timbre mais aveludado amplificando o meu Precision bass 74.

O que me chamou ainda mais a atenção foi que o V4-B continua  empurrando, sem distorcer o som mesmo no talo, isso gastará as válvulas mais rápido pelo que li, correto?
Mas só se colocar os graves e os médios no máximo é que ele começa a distorcer e é um som muito bonito.

Logo quero tentar trocar a minha VX 410, por uma Ampeg ou Eden ou Epifany, para extrair o melhor desse amp.

Bom, acho que é isso, qualquer coisa a mais, editarei esse post. rs.

EDIT: Outras duas coisas que esqueci de comentar é que me dei muito bem com a simplicidade dos comandose quantidade de botões, enquanto o HA tem equalizador gráfico (10 botões), compressor, agudos, graves, master volume e volume/ganho dos dois pré-amps. Esse Ampeg só tem: Volume dos canais, 1 e 2, grave, médios e agudos. Ultra high, ultra low e seletor de frequências médias de 3 bandas.

Em 30 segundos deixo o som como eu quero. playing

Segunda coisa do EDIT: Estava pensando em trocar a válvula 12ax7 do pré do canal 2, por uma 12au7 e trabalhar com o baixo ligado em ambos os canais, assim quando quisesse um pouco de distorção, apenas aumentaria o volume do segundo canal, o que me diriam disso?
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por LBorges Seg Abr 20, 2015 7:25 am

Realmente olhei o esquematico errado esse é que é o do V4-B:
http://www.ampegv4.com/images/schematics/V4B.jpg

Com relação ao desgaste mais rapido, acho que só ocorre mesmo com regulagem de bias para trabalhar no limiar da valvula (hot). Não acho que seja o caso do V4-B.

Quando o amp tem dois canais eu costumo usar um pedal para "empurrar" o som em um deles. Mas poderia trocar sim uma das valvulas.
LBorges
LBorges
Membro

Mensagens : 195
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por Nando Medeiros Seg Abr 20, 2015 8:24 am

^^ Belas dicas.

Porém, não consigo me adaptar a utilizar pedais.
Num dos foruns vi uma foto de alguém utilizando este cabeçote com um "adaptador", plugando o cabo p10, neste adaptador vindo do instrumento, e que dividia/tranformava e outros dois plugs p10, assim ele consegui conectar o baixo em ambos os canais do amp. Pensei em tentar algo assim.

E aí está uma coisa que eu gostaria de aprender, a ler estes esquemas elétricos Estudando
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por LBorges Qua Abr 22, 2015 7:11 pm

Por enquanto eu uso os 2 canais com um Rick, mas estou pensando em montar ou procurar um pedal para usar os 2 canais com qualquer baixo.

Uma duvida que gostaria de tirar com o pessoal do clube é o tipo e modelo de microfone vocês usam no amp em shows e gravações. Recomendam microfones de bumbo, mas qual marca e modelo??
LBorges
LBorges
Membro

Mensagens : 195
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por Nando Medeiros Qua Abr 22, 2015 9:27 pm

Interessante.

Esse Ampeg tem uma saída para um outro amplificador que funcionará como "escravo", não sei direito como seria isso. Mas o fato é, que vi algumas postagens que usam esta saída para mandar o sinal também para uma mesa de som se preciso como um Line.

Tu notas algumas diferença utilizando os dois canais ou apenas um?

Também gostaria de saber sobre a microfonação.
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por Ricardo Sáb maio 30, 2015 11:58 am

Olá amigos dos tubos. Preciso da ajuda da experiência de vocês.

Fiquei uns anos sem tocar e vendi o amp classe D que eu tinha e também as caixas.

Agora que voltei preciso de um amp. novo e decidi investir no sonho antigo de um all tube.

Cotando com 3 fabricantes nacionais, 2 fazem um modelo de 200W e 1 faz de 100W. Configurações parecidas, 3 válvulas no pré e 2 ou 4 KT88 na saída.

E a dúvida é essa: Vou de 100 ou de 200W?

Tenho receio que 200W seja muito (vou usar mais para ensaio e ambiente pequeno) e eu não use nem metade, mas ao mesmo tempo tenho medo de me arrepender de os 100W ser pouco em alguns momentos...

Pela experiência de vocês, o que acham, invisto num 200 para ter sobra, com o risco de ter que usá-lo muito comportado e sem a saturação gostosa, ou 100W já é pau pra toda obra?

Aguardo, obrigado!
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por afonsodecampos Sáb maio 30, 2015 12:33 pm

Bem, apesar de não ter um all tube já acho a relação peso/tamanho do meu híbrido demais e venho pensando um caminho inverso do seu (apesar do meu grandão também ser classe D). A diferença de peso (carga) entre os dois modelos existe? É grande? E o preço final, tá muito distante ao ponto de inviabilizar o sonho?

Dependendo das respostas, se tamanho e peso não importar e a grana permitir... ficaria sem dúvida com o de 200.

Boa sorte na empreitada Ricardo!
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por Ricardo Sáb maio 30, 2015 12:56 pm

Peso, tamanho e a diferença de preço não são significativas nesse caso. Atrás do som 60's 70's das válvulas...

A dúvida mesmo é se vou conseguir tirar o som saturado das válvulas em volumes não muito altos.

Obrigado Afonso!
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por Rico Sáb maio 30, 2015 4:40 pm

^Cara, se são pequenos ensaios e palcos minúsculos você também não vai conseguir saturar legal, pois 100 watts vão falar mais alto que o recomendado para pequenos espaços.

Outra coisa: Qual o tipo de saturação que você quer? se for aquele drive conseguido pelo pré, pouco importa a potência do amp, mas se você tá falando daquela saturação gorda das válvulas do power, nem adianta pensar. Com 100 watts (se você tiver uma caixa muito bem feita e que renda bem), só vai conseguir isso em volumes altíssimos, pois essa saturação vai chegar pra você depois dos 100 watts, com o amp clipado.

E por isso, sem pestanejar, eu iria no de 200 watts. Vai que mais pra frente rolam umas apresentações ao ar livre, ou em espaços maiores... Eu resolvi este problema da seguinte forma: Tenho um all tube de monstruosos 400 watts com caixa 4x12 e um pequenino classe d para locais pequenos.

Estão chegando pra mim duas caixas pequenas (mas não minúsculas) feitas com falantes neo da Eminence de 150 watts cada.

Possuí por muitos anos um Fender Bassman dos anos 70. Alto para ensaios e gravações e pouco para apresentações ao vivo.

Adoro saturação, mas de forma controlada. Uma saturação que não transforme meu baixo em algo flatulento, se é que você me entende.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por LBorges Sáb maio 30, 2015 5:49 pm

^
Onde assino??

Apesar do amp que eu mais uso ser um de 50W acho melhor adquirir um de 200W pelos mesmos motivos do Rico.
LBorges
LBorges
Membro

Mensagens : 195
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por Ricardo Sáb maio 30, 2015 6:59 pm

Entendi.
Muito obrigado mesmo. Vou de 200
Falta escolher o fabricante, recebi cotação do TMiranda, ligar para o Pedrone segunda, parece que ele não é muito ligado em email, rs.

Valeu!
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por LBorges Sáb maio 30, 2015 7:15 pm

Escolha difícil essa...
Só vejo uma vantagem, pelo menos para mim, nos amps TMiranda. São muito compactos!!! Não sei como ele consegue montar amps tão pequenos sem que sofram interferência.

Tenta falar com o Pedrone pelo facebook.
LBorges
LBorges
Membro

Mensagens : 195
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por Ricardo Sáb maio 30, 2015 7:25 pm

Pois é, mas esses milagres, tipo a mesma configuração bem mais compacto, me deixam com a pulga atrás da orelha. Ele teria que me explicar o segredo, rs
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por afonsodecampos Dom maio 31, 2015 8:21 am

Boa pedida Ricardo!

Vou postar aqui alguns links de empresas/pessoas que trabalham com valvulados (apesar de acreditar que você já tem todos os contatos que precisa):

Pedrone
Acedoaudio
T.Miranda
Tubeamps
Alien
Gato Preto

E mais este sobre amps do Pedrone aqui mesmo no Fórum:
Violent Bass

lauryjr escreveu:FInalmente saiu. Ainda está em fase de processamento, mas o link está aí.
Desculpem os erros, mas o que vale é o som.

afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por Rico Dom maio 31, 2015 9:13 am

Dos citados, indicaria os amps do Pedrone, do Manolo (Tube Amps) e os do Helcio, da Valvestate aqui do RJ.

Já conversei com os três e o nível técnico dos caras chamou atenção.

Não conheço o T Miranda, mas acho que ele deve ter algo pronto para testes, o que seria o melhor dos mundos.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por Ricardo Dom maio 31, 2015 10:04 am

Obrigado novamente amigos.
O vídeo do Laury eu já tinha assistido umas 15 vezes, rs
Infelizmente visitar qualquer um deles está inviável no momento. Não posso sair de Ctba agora.
Vou tentar contato essa semana com as sugestões que deram.
Bom domingo!
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por Ricardo Dom maio 31, 2015 11:10 am

Enviei email para a Acedoaudio (perguntado se modificam o projeto de 100 para 200), para a Tube Amps (no site só tem guitar) e para a Valvestate (no site diz "em breve lançamento amp 300W contrabaixo"). Tentei contato pelo face com o Pedrone também (já tinha mandado 2 emails).
Vou contando o que retornar.
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por Ricardo Dom maio 31, 2015 8:50 pm

A Valvestate me respondeu hoje mesmo, cópia da resposta:
"Olá,
Lamento, mas o produto ficou no protótipo somente.
Não houve demanda para produção.
No entanto, disponho de um GIANNINI para baixo, modelo Duovox 120B produzido na década de 70.
Está em muito bom estado, e com válvulas originais da RCA na saída."
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por Rico Dom maio 31, 2015 9:55 pm

^Que pena... Em todo caso, não me surpreende... All tubes são amps caros, pesados e requerem cuidados especiais. Embora eu ame seu som, devo admitir que estão na contramão daquilo que querem os baixistas de hoje.

Quem nunca tocou em um valvulado não tem a mínima idéia da dinâmica desses amps. Não vou entrar na questão do melhor ou pior, mas gostaria que todo baixista desse fórum pudesse apenas por curiosidade, experimentar um bom amp a válvulas.

Tente o Pedrone ou a Tube Amps. Tem a HR tube amps, do Hugo Renato. Gente boa que também parece entender bem do assunto.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por Ricardo Dom maio 31, 2015 10:12 pm

Eu entendo também, sendo otimista deve aparecer um baixista a cada oito meses pedindo um valvulado...
O que eu achei legal foi ele me responder prontamente num domingo.
Continuar os contatos amanhã.
Obrigado pela ajuda de todos.
Boa noite!
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por Rico Seg Jun 01, 2015 6:47 am

^É, e a questão está na produção dos trafos. Quanto mais forem produzidos, mais barato o custo individual, claro.

Você vai achar alguma coisa, com certeza. Já tive uns 5 ou 6 valvulados aquí comigo. Na verdade, toco em valvulados desde 94.

Vá nos atualizando, por favor.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por Ricardo Seg Jun 01, 2015 11:00 am

Bom dia!
Hoje, 9:07 chegou a resposta do Acedo (respostas rápidas contam pontos para mim, vejo como interesse e respeito ao cliente.):

"Bom dia Ricardo

Sim ,nós temos inclusive a versão 200W do 320B que tem o estágio de potência dobrado aqui na empresa para testes

Ele é fabricado apenas na versão cabeçote ,não é fabricado na versão combo

O valor do 320B 200W R$4725,00 + frete no acabamento preto

Os opcionais dele são loop R$180 e acabamento não preto R$50

Para uma cotação de frete é necessário saber o CEP de entrega

Paulo Acedo"
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos) - Página 5 Empty Re: Clube dos Valvulados (administrado pelo afonsodecampos)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 11 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 9, 10, 11  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: Rede Social :: Clubes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos