Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A arte de observar

Ir para baixo

A arte de observar Empty A arte de observar

Mensagem por Ivanov_br Sex Dez 14, 2012 12:57 pm

Olá galera dos graves,

quantas tarefas executamos no nosso dia-a-dia que não damos conta que as estamos fazendo? Nossos olhos, juntamente com o lobo occipital (mas não só ele), está captando, processando, analisando, medindo, reavaliando tudo a nossa volta. Sem perceber, deciframos texturas, calculamos dimensões como distância e profundidade, diferenciamos cores numa abrangência de comprimentos de onda impressionante e muito mais.
Mas por que fazemos tudo isso, full time, e não percebemos? Esta aí mais um maravilhoso truque "bolado" pelo nosso sistema nervoso: se nós executássemos todas estas tarefas de forma consciente e de forma pensada (e milhares de outras funções do nosso organismo), não sobraria memória RAM pra executar uma simples soma de 2+2. Graças a isto, nosso cérebro pode gastar energia (e muita) criando coisas novas como baixos fanned e mini amplificadores.
Todavia, o objetivo desta coluna é estimular os leitores a "se enxergar enxergando". O que quero dizer é que cada um de nós tem uma forma de olhar e interpretar o mundo a nossa volta. Pare e preste atenção em como você repara profundidades, cores, expressões humanas e sensações. Tal exercício pode ser feito em lugares tão distintos quanto na rua ou em museus. Ao reparar nestes elementos, dê uma escala de importancia ou graça a estes elementos, e automaticamente vc estará fazendo uma composição.
O que te chama mais atenção? O que de agrada, ou mesmo desagrada mais? Ao pensar em composição, você vai dando naturalmente maior ou menor destaque a um ou diversos elementos. Nesta hora você aperta o obturador e CLICK, tens uma bela foto.

A seguir, dou alguns exemplos simples:

A arte de observar 8147450466_c81da94720_z
Nesta foto, ao passear pelo Picadilly Circus em Londres, esbarrei com este grupo de espanhois defendendo a separação da Cataluña. Uma zona, barulho, confusão e as cores da bandeira deles por todos os lados. Decidí colocar o grupo em evidência, em primeiro plano, mas de certa forma levando o observador a reparar na estátua do monumento onde eles estavam fazendo seu protesto. Apesar da "sujeira" dos prédios atrás, e do excesso de verde da foto, gostei do resultado final e expressa o que eu via no momento.

A arte de observar 7802136208_0127b7ae67_z
Adriano Giffoni e Iran Laurindo fazendo uma jam em Bento Gonçalves este ano. A interação dos dois fica clara nesta foto, onde ambos literalmente estão se divertindo. Usei minha lente 35mm 1.8 sem flash, usando apenas a iluminação natural, sempre buscando retratar a atmosfera do palco.

A arte de observar 8146701624_43a6e425fa_z
Fotos divertidas devem sempre fazer partes das lembranças de viagens, especialmente quando viajamos sozinhos. Em algum canto da Inglaterra, cruzei com este Bentley lindo, e não pude deixar de registrá-lo. Talvez seja sim uma foto batida, mas foi legal fotografar meu reflexo no seu velho retrovisor.

Fotografar não tem mistério, apenas preste atenção na forma que você enxerga as coisas ao seu redor. Até a próxima.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos