Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudos, gigs e duvidas.

+6
DON KLANGO
TullioBass
subgrave
Fernando Zadá
Rick Charles
faelcks
10 participantes

Ir para baixo

Estudos, gigs e duvidas. Empty Estudos, gigs e duvidas.

Mensagem por faelcks Seg Jan 21, 2013 1:32 pm

Olá galera, faz tempo que eu nem posto aqui.

O que me leva a postar. Eu ainda sou um baixista péssimo, estou fazendo meus primeiros shows com uma banda do meu irmao, e coisas menores, escola e afins.

Mas percebi que apesar de ter um "tempinho" de aulas, sinto que só melhorei em conseguir tocar. Ainda sou bem ruim em Teoria musical. Alguem tem algum hábito, ou dica pra ajudar nesse começo? Como por exemplo, alguma ordem, ou uma linha de raciocínio pra ajudar?

Outra coisa, como voces fazem para achar bandas? Eu estou tocando com meu irmao, mas queria muito outras coisas, ao menos pra tentar, que tendo uma banda incentiva a treinar ainda mais.

Espero que possam me ajudar, valeu e obrigado!
(eu moro em BH, sabendo que essas coisas de banda geralmente é um pouco local)
faelcks
faelcks
Membro

Mensagens : 161
Localização : Beagá

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos, gigs e duvidas. Empty Re: Estudos, gigs e duvidas.

Mensagem por Rick Charles Seg Jan 21, 2013 1:35 pm

Converse com seu professor sobre uma ordem de estudos, eu geralmente começo pelas coisas que gosto mais, depois treino outras técnicas que não sou muito fã e teoria, isso é pra não ficar muito cansativo.

Sobre achar uma banda, a melhor forma de se fazer isso é começar a frequentar o "hall de músicos" de BH, e conhecer mais pessoas.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos, gigs e duvidas. Empty Re: Estudos, gigs e duvidas.

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 21, 2013 1:37 pm

Muitas dúvidas.
Vamos por partes!
Entende o que toca? Se classifica como péssimo por que?
Teoria é muito bacana se você aplicar.
Vejo muita gente preocupada em entender teoria e até algumas pessoas que leem livros e entendem algo mas não aplicam no dia-a-dia ou seja não fazem nada com o que aprenderam e acabam se chateando porque uma coisa parece desconectada da outra.
Outra coisa que ajuda é saber que estilo curte ou procura banda.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos, gigs e duvidas. Empty Re: Estudos, gigs e duvidas.

Mensagem por faelcks Seg Jan 21, 2013 1:42 pm

Fernando Zadá escreveu:Muitas dúvidas.
Vamos por partes!
Entende o que toca? Se classifica como péssimo por que?
Teoria é muito bacana se você aplicar.
Vejo muita gente preocupada em entender teoria e até algumas pessoas que leem livros e entendem algo mas não aplicam no dia-a-dia ou seja não fazem nada com o que aprenderam e acabam se chateando porque uma coisa parece desconectada da outra.
Outra coisa que ajuda é saber que estilo curte ou procura banda.

Respondendo por partes:

-Se eu entendo o que toco? O máximo que eu sei é a ordem das notas
-Me classifico péssimo por mal e mal conseguir tocar o que está escrito na minha tela do computador, precisando aprender para um show em poucas semanas, por exemplo
-A teoria, é porque os meninos que eu estou tocando sao já estudantes a muitos anos. E as vezes eles trocam o tom, tocam em outra escala, e eu fico boiando muito.
-E procurar a banda eu queria mesmo, até algo nao-covers, pra ir aprendendo e melhorando.
faelcks
faelcks
Membro

Mensagens : 161
Localização : Beagá

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos, gigs e duvidas. Empty Re: Estudos, gigs e duvidas.

Mensagem por Rick Charles Seg Jan 21, 2013 1:44 pm

Faelcks recomendo que estude escalas e vá criando frases, faça escalas tocando em slap, tapping, e de acordo com o que vai estudando, aplique nas suas musicas.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos, gigs e duvidas. Empty Re: Estudos, gigs e duvidas.

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 21, 2013 1:53 pm

faelcks escreveu:
Respondendo por partes:

-Se eu entendo o que toco? O máximo que eu sei é a ordem das notas
-Me classifico péssimo por mal e mal conseguir tocar o que está escrito na minha tela do computador, precisando aprender para um show em poucas semanas, por exemplo
-A teoria, é porque os meninos que eu estou tocando sao já estudantes a muitos anos. E as vezes eles trocam o tom, tocam em outra escala, e eu fico boiando muito.
-E procurar a banda eu queria mesmo, até algo nao-covers, pra ir aprendendo e melhorando.

Primeira coisa ouça a música e não se prenda a tela do computador que ai desenvolve melhor seu ouvido. Veja as notas lá se for preciso mas desencane da tela e toque ouvindo o que esta tocando. Se se acostumar a ouvir mais e decorar o que esta tocando já ajuda um pouco. Depois procure entender que notas esta tocando e toque entendendo quais notas são e não só decorando o desenho ou linha.
Você lê cifras ou tablatura?
Tocar com banda sempre ajuda mas acho bacana saber o minimo das notas para realmente não parecer analfabeto na parte musical quando o povo pede pra subir um tom ou qualquer mudança que envolva entender o que esta tocando.
Faz aulas a quanto tempo? Sabe o que é uma escala ? Tonalidade?
Seria legal ver se seu professor esta apto a te ensinar esse básico e se tem uma metodologia pra isso.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos, gigs e duvidas. Empty Re: Estudos, gigs e duvidas.

Mensagem por subgrave Seg Jan 21, 2013 2:50 pm

faelcks escreveu:
Mas percebi que apesar de ter um "tempinho" de aulas, sinto que só melhorei em conseguir tocar. Ainda sou bem ruim em Teoria musical. Alguem tem algum hábito, ou dica pra ajudar nesse começo? Como por exemplo, alguma ordem, ou uma linha de raciocínio pra ajudar?


Acredito que algumas aulas básicas de teoria resolvem seu problema. Mas mesmo assim que sejam com um professor qualificado, vale a pena investir num bom professor.

faelcks escreveu:
Outra coisa, como voces fazem para achar bandas? Eu estou tocando com meu irmao, mas queria muito outras coisas, ao menos pra tentar, que tendo uma banda incentiva a treinar ainda mais.


Na época que eu procurava bandas era conhecendo as pessoas e conversando com as pessoas, em locais como escolas de música, lojas de música, bares, festivais... Atualmente as bandas é que me acham.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos, gigs e duvidas. Empty Re: Estudos, gigs e duvidas.

Mensagem por TullioBass Ter Jan 22, 2013 5:51 pm

Olá faelcks, blz?

Também sou de belzonte e, em relação a bandas, já arrumei algumas através do "forme sua banda" do cifraclub.

Têm muita gente atoa mas há quem queria tirar um som bacana também.

____________________________
G.A.S. é osso! Me vem todo santo dia... bem que grana também poderia me vir assim! hehehe
TullioBass
TullioBass
Membro

Mensagens : 122
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos, gigs e duvidas. Empty Re: Estudos, gigs e duvidas.

Mensagem por DON KLANGO Sex Jan 25, 2013 12:36 pm

Salve, amigos

Tenho uma duvida, vou começar minhas aulas agora sabado 26.01.13, mais comecei estudando sozinho pelo metodos baixo eletrico composite - dan dean - I, você acham que estou no caminho certo? no momento so estou fazendo aqueles exercios de corda solta!

Don

____________________________
http://farm4.static.flickr.com/3062/2673765536_d41b4d4ccf.jpg[img]
DON KLANGO
DON KLANGO
Membro

Mensagens : 150
Localização : belem

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos, gigs e duvidas. Empty Re: Estudos, gigs e duvidas.

Mensagem por Romano Sex Jan 25, 2013 1:08 pm

Quem foi seu professor? O que ele te ensinou?
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos, gigs e duvidas. Empty Re: Estudos, gigs e duvidas.

Mensagem por webercar Sex Jan 25, 2013 1:09 pm

^sim este método é uma referência a todos, principalmente iniciantes.
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos, gigs e duvidas. Empty Re: Estudos, gigs e duvidas.

Mensagem por williamfernandes Sex Jan 25, 2013 2:06 pm

Minha sugestão é: estude música clássica, eu fiz isso (autodidaticamente) e faz a maior diferença na hora de tocar um instrumento popular. Procure livros, videos, amigos que entendam do assunto e etc. Informação é o que não falta hoje, se puder ter um professor melhor, é claro!

williamfernandes
Membro

Mensagens : 257
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos, gigs e duvidas. Empty Re: Estudos, gigs e duvidas.

Mensagem por DON KLANGO Sex Jan 25, 2013 2:21 pm

Romano escreveu:Quem foi seu professor? O que ele te ensinou?

Salve, Romano

Vou começa sabado, minha aulas são somente aos sabados! mais não queria ficar bitolado somente nos exercicios do professor, gostaria de sempre estar um passo a frente.

Att

don

____________________________
http://farm4.static.flickr.com/3062/2673765536_d41b4d4ccf.jpg[img]
DON KLANGO
DON KLANGO
Membro

Mensagens : 150
Localização : belem

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos, gigs e duvidas. Empty Re: Estudos, gigs e duvidas.

Mensagem por silvanoandrade Sáb Jan 26, 2013 10:15 am

DON KLANGO escreveu:
Romano escreveu:Quem foi seu professor? O que ele te ensinou?

Salve, Romano

Vou começa sabado, minha aulas são somente aos sabados! mais não queria ficar bitolado somente nos exercicios do professor, gostaria de sempre estar um passo a frente.

Att

don

se você está começando a estudar e ja tem um professor aos sabados e quer ficar um passo a frente eu recomento que você treine o ouvido e siga corretamente os exercicios que o seu professor lhe passar.


escute ... escute e escute ... veja videos dos seus artistas preferidos, veja como eles se comportam no palco, procure tentar ouvir o contrabaixo de todas as suas canções preferidas, tente tirar as linhas ... conheça sobre instrumentos, amplificadores, cordas, saiba a importancia de ter seu instrumento sempre regulado.

saiba como se portar em grupo ... aprendar a jogar para o time entre outras coisas, sabendo um pouco mais disso com certeza estarás um passo a frente.

agora o resto não tem mágica .. é repetição e repetição, fique tranquilo por só ter uma aula por semana pois tu só terá fluência em seus exercicios praticando exaustivamente.


____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos, gigs e duvidas. Empty Re: Estudos, gigs e duvidas.

Mensagem por DON KLANGO Seg Jan 28, 2013 5:28 pm

Salve, Sivanoandrade


Obrigado pelos conselhos e orientações! incrivel que estava fazendo isso mesmo que falou, deixei ate mais de comprar CD e estou comprando mais DVD e BLURAY e prestando bastante atenção nos baixista. O professor passou aquele exercicio de casa 1234 no pizzicato alternando as cordas, com acompanhamento do metrono, em uma velocidade de 100 bpm. Mais entrei no youtube e conheci o cifra club. Lá um instrutor chamada fabricio, ( que por sinal ensina muito bem ), ensina a tirar a linha do baixo e resolvi tirar a musica LONELY DAY DO SYSTEM OF A DOWN....só pra não ficar monotono. Faço isso sempre apos as lições!

Jah bless

____________________________
http://farm4.static.flickr.com/3062/2673765536_d41b4d4ccf.jpg[img]
DON KLANGO
DON KLANGO
Membro

Mensagens : 150
Localização : belem

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos, gigs e duvidas. Empty Re: Estudos, gigs e duvidas.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos