Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A "crescente diminuição" cultural através das épocas

+16
joabi
Eliseumohr
Edu Fettermann
luiztebet
Edão
Rico
Renan Catito
allexcosta
Luigi Pantaleoni
afonsodecampos
Átila Moreira Cedro
NeyBass
CaQuinhO
Rick Charles
subgrave
Cayo Castro
20 participantes

Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Cayo Castro Qua Fev 20, 2013 10:12 am

Não é segredo pra ninguém que cada vez mais, as gerações estão curtindo música mais descartável. No entanto, a função do tópico não é "re-debater" sobre isso e sim, traçar um paralelo entre a noção/visão de cultura, principalmente musical, e a colocação disso em prática de outras gerações.
Repito, o foco dessa discussão que quero começar não é a qualidade das gravações/composições antigas com as de hoje mas como elas interferiam e como eram absolvidas pela juventude da época.
Talvez seja ilusão minha mas o que vejo de pessoas comuns mais antigas é que eles entendiam/compreendiam/sentiam a música de uma forma diferente do que uma pessoa comum de hoje. Vejo que pessoas que reconhecem que não tem nenhum talento pra música, cantam divinamente bem. Minha avó é um exemplo disso. Lembro dela cantando "Noite dos Mascarados" e era perfeito.
A entonação, a preparação pra cantar uma parte qualquer é completamente diferente. Meu avô nunca disse: "Eu sou músico." E toca violão e entende de harmonia melhor que eu. Não lembro de ter visto uma pessoa idosa que cantasse muito mal. Não são perfeitos, não são cantores, é claro. Mas não existe essa ignorância total à música como há hoje. É visível, a percepção musical aparecendo através da "melodização" da letra cantada, entende?!
Baseado nessas observações, leva-me a crer que o contexto em que a juventude deles estavam inseridos contribuíram para essa formação básica em música. Não bastava apenas ouvir... tinha que tocar, tinha que cantar também.

Será que to viajando?!


PS. Queria que o Maurício Expressão relatasse como era o ambiente musical logo que os portugueses se estabaleceram aqui no Brasil. Já que ele era o único forista presente na época. :troll:

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por subgrave Qua Fev 20, 2013 10:26 am

e a diminuição cultural não é só na música, é em todos os setores artísitcos, científicos, humanos...

ps.: Ganha-se somente tecnologia e perde-se todo o resto? A tecnologia não deveria ajudar a ascensão artística, cultural, educacional...?

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Cayo Castro Qua Fev 20, 2013 10:47 am

Em tese, deveria. Mas sabemos que não é isso que ocorre. A tecnologia trouxe além de tudo, dependência. Dependência criativa, no caso, ra não fugir do tema. Mesmo com esse grande acervo de conhecimento, as pessoas estão ficando mais burras. E os artistas, notavelmente, menos talentosos. Em contexto profissional com baixa qualidade, seria impossível ter "pessoas normais" com uma noção básica mais elevada de música.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Rick Charles Qua Fev 20, 2013 11:03 am

subgrave escreveu:e a diminuição cultural não é só na música, é em todos os setores artísitcos, científicos, humanos...

ps.: Ganha-se somente tecnologia e perde-se todo o resto? A tecnologia não deveria ajudar a ascensão artística, cultural, educacional...?

Eu acho que a tecnologia facilitou demais o nosso trabalho, por isso muitas vezes não nos empenhamos tanto.
Um exemplo, para tirar uma música antigamente (não vivi tão antigamente assim), era ouvindo a música várias vezes com baixo plugado, tentando tirar ela de ouvido, hoje você procura o tab ou partitura na net e pronto. Antes os cantores tinham que cantar bem, e eram somente ouvidos, não havia tanta preocupação com a beleza física deles, como existe hoje. Lembro de ter lido uma postagem do Zadá se não me engano, dizendo que já foi jurado em um show de talentos da TV e eles julgavam diversos quesitos, e a qualidade musical estava lá em baixo.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por CaQuinhO Qua Fev 20, 2013 11:47 am

Conflito de gerações...
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2019
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por NeyBass Qua Fev 20, 2013 11:57 am

Rick Charles escreveu:...Um exemplo, para tirar uma música antigamente (não vivi tão antigamente assim), era ouvindo a música várias vezes com baixo plugado, tentando tirar ela de ouvido...
Ainda uso esse método infalível, acima do meu pequeno conhecimento musical, estão meus ouvidos afiados.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Átila Moreira Cedro Qua Fev 20, 2013 12:06 pm

Discussão muito complexa. Para falar de evolução tem que ter um parâmetro de mais ou menos eficaz, ou mais ou menos pratico, ou mais ou menos barato e de qualidade, ou seja, seriam necessários parâmetros específicos para estabelecer o que seria "evoluir".

Em arte isto é complicado demais. Não existem parâmetros objetivos para se dizer categoricamente que uma coisa é mais evoluída que outra. Sendo assim, falar que funk carioca (por exemplo) é evoluído ou não em relação a outro estilo de música é muito subjetivo... Evoluído em relação a que?!? Apesar que muito do que a tecnologia proporciona é para simples conforto do ser humano (e esta busca insaciável por conforto é tema para discussões homéricas) sendo assim, é mais confortável fazer música com aparatos mais leves, baratos, práticos, instintivos do que fazer com aparatos que demandam horas e horas de treino e dedicação para daí começar o processo de composição. Como falei em outro post, tecnologia é assunto deverás complexo também...

Por isso (olha aí o contra-argumento) se justifica várias formas de arte que não apresentam a mesma "qualidade" de anos passados, ou seja, a "praticidade" associada a tecnologia pode fazer diminuir a perseverança do artista para conseguir que uma composição seja aceita pelo púlbico, já que este segundo (o público) não exije mais, por exemplo, que uma música tenha ritmo, melódia e harmônia. Tenha vista (olha a lenha na fogueira) o percurssor de muito do que vemos hoje, o demoninado rhythm and poetry...

Agora, esta possibilidade de quebrar o que é tido como de qualidade por uma geração anterior é o que possibilita algumas revisões de paradigma. É o questionar os valores de gerações passadas que permite nova visão sobre o mundo, que antes não era vislumbrada. Agora como esta nova "visão" vai ser considerada pelas gerações que creem na antiga visão pode ser o que gera tanta discussão...

Ps: não ouço nem aprecio funk carioca e prefiro um baixo de 5 cordas a um controlador midi com vários pads...


Última edição por Átila Moreira Cedro em Qua Fev 20, 2013 12:25 pm, editado 5 vez(es)
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagens : 1011

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por CaQuinhO Qua Fev 20, 2013 12:06 pm

NeyBass escreveu:
Rick Charles escreveu:...Um exemplo, para tirar uma música antigamente (não vivi tão antigamente assim), era ouvindo a música várias vezes com baixo plugado, tentando tirar ela de ouvido...
Ainda uso esse método infalível, acima do meu pequeno conhecimento musical, estão meus ouvidos afiados.

E qual é o método "moderno" de tirar músicas? Desconheço...
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2019
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por afonsodecampos Qua Fev 20, 2013 12:09 pm

Acredito que "essa" facilidade que a tecnologia nos trouxe pode de alguma forma atrapalhar a força de vontade de correr atrás das coisas. A grosso modo, hoje tudo parece fácil e acessível demais.

Há alguns anos atrás era complicado estudar, tocar, etc., tudo era muito difícil, longe, o transporte horrível (as vezes nem existia) e consequentemente o esforço para conseguir superar as dificuldades era muito maior do que é hoje.

A tecnologia acabou com a distância e com muitas outras dificuldades. A família mudou, o tempo gasto com os filhos é cada vez menor e a consequência disso é uma educação familiar as vezes equivocada (claro que existem suas exceções), cheia de passividade e ausência elementares como respeito, honra, negativa e capacidade de luta, principalmente.

Não estou dizendo que é uma geração perdida, longe disso. Nem tenho embasamento sociológico para afirmar qualquer coisa dessa tipo mas "perdidos" estarão estes adultos (que se tornarão) se hoje não compreendermos que não se precisa apenas de pais compreensíveis e tolerantes. As facilidades do "presente" podem se tornar negativas no que diz respeito à relações pessoais e competência profissional e isso pode tornar a vida adulta desastrosa.



____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por afonsodecampos Qua Fev 20, 2013 12:20 pm

CaQuinhO escreveu:E qual é o método "moderno" de tirar músicas? Desconheço...
Serve este? Difícil né?
Rsrsrsrsr

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Teste1ja
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_3U32JJEi0s

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por subgrave Qua Fev 20, 2013 1:23 pm

^

ah ah ah, nos bons e velhos tempos tirei essa coisa aí de ouvido, na fitinha K7 gravada do rádio...

ps.: Já observaram que essas cifras do cifraclub devem estar umas 99% todas erradas... o pessoal não tá mais apreendedo a tirar música de ouvido... isso é preocupante...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Luigi Pantaleoni Qua Fev 20, 2013 1:38 pm

Vou lhe dar um simples exemplo no caso da música... até a década de 60, as grandes gravadoras investiam forte em novos talentos (como cita Nick Mason em seu livro, "na época eles contratavam qualquer coisa cabeluda que se mexesse, até um pastor alemão...").
Com o passar dos anos, eles perceberam que era mais seguro investir X num artista já consagrado que investir o mesmo X em 10 novos talentos, e essa prática perdura até hoje. O que aconteceu é que não houve uma renovação, e a única forma de lançar os novos artistas é se eles forem do tipo "descartáveis"...
E agora que as gravadoras já não tem mais o mesmo poder e grana, a coisa só tente a piorar....

____________________________
Pantaleoni
"Você é o responsável pelo groove. Logo, se ninguém na pista estiver dançando, a culpa é sua."
Luigi Pantaleoni
Luigi Pantaleoni
Membro

Mensagens : 173
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por NeyBass Qua Fev 20, 2013 2:04 pm

CaQuinhO escreveu:
NeyBass escreveu:
Rick Charles escreveu:...Um exemplo, para tirar uma música antigamente (não vivi tão antigamente assim), era ouvindo a música várias vezes com baixo plugado, tentando tirar ela de ouvido...
Ainda uso esse método infalível, acima do meu pequeno conhecimento musical, estão meus ouvidos afiados.

E qual é o método "moderno" de tirar músicas? Desconheço...
tablatura, partitura, cifra, video. São vários mas prefiro meus ouvidos.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por allexcosta Qua Fev 20, 2013 2:12 pm

CaQuinhO escreveu:Conflito de gerações...

É só isso...

O ser humano nunca foi tão culto. Há 50 anos atrás no interior do Nordeste o povo ainda acreditava que a Terra era quadrada, hoje você vai lá na menor cidadezinha do sertão o povo tem internet, manda email, sabe sobre o que está acontecendo na Coréia do Norte, etc...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Renan Catito Qua Fev 20, 2013 2:40 pm

Eu sou da opinião que o ser humano sabe fazer menos coisas e apertar mais botões. Me admiro muito com gente de mais idade que sabem fazer muitas coisas dentro de casa (principalmente pessoas do lar).

Com música não é diferente. Hoje temos um mundo de informações com alguns cliques, quase tudo que chega até nós é pronto e direto como uma videoaula do CifraClub. Eu mesmo "aprendi" a tocar sem um professor, somente consultando a internet e alguns livros. Não que isso seja bom ou ruim, é a realidade que encontrei e tive que "driblar" pra poder tocar baixo.
Renan Catito
Renan Catito
Membro

Mensagens : 443
Localização : Rio do Sul/SC

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Rico Qua Fev 20, 2013 6:04 pm

Eu já acho que hoje o mundo nos força a ter mais pressa. Tempo é coisa prá quem tem grana, e os pobres mortais comuns tem que se dividir entre trabalho, cursos, família, filhos, mais trabalho e etc... Nessa atual situação, a tecnologia tornou-se importante aliada com suas ferramentas que permitem que você assobie ao mesmo tempo em que chupa cana...
Por outro lado parece que a arte deixou de ter sua importância nas nossas vidas. A mídia produz coisas sem qualidade, ou de qualidade duvidosa e nós digerimos esses produtos, sem sequer ter tempo para perceber o gosto de cada um. Talvez isso seja reflexo do capetalismo (assim mesmo que eu escrevo, com E), mas aí seria divagar demais... Parece que a poesia além de um certo movimento mais sincopado deixou de fazer parte de nossas vidas. Eu não falo de um tempo onde era criança e não tinha muitas obrigações, mas falo de 20 anos apenas. Vinte anos atrás e eu ainda podia ter tempo para ouvir um disco inteiro, ter tempo durante o dia para ler um livro, aproveitar o fim de semana, ir ao cinema... Pequenas coisas que na minha opinião, o mundo moderno vai reservando apenas aos mais afortunados. Isso se reflete de forma contundente nos gostos e preferências de cada geração. A moda é ditada e manter-se num determinado círculo social faz com que cada um de nós abandone determinadas características e valores. Como usaram o funk carioca como exemplo, eu lembro daquele noveleco com aquela branquela cara de frigideira que frequentava baile funk. Aí, até a insuportavel Xoxa gravou o ritmo em seus "discos" e de repente falar mal do estilo quase virou sinônimo de preconceito. Sei lá... Acho que esse assunto rende muitos e muitos tópicos...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por allexcosta Qua Fev 20, 2013 6:13 pm

Rico escreveu:Parece que a poesia além de um certo movimento mais sincopado deixou de fazer parte de nossas vidas.

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Daydreamer1

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Edão Qua Fev 20, 2013 6:32 pm

Acredito que a música da atualidade não privilegia a elaboração de boas melodias como antigamente, no entanto, os ritmos e principalmente os ritmos mais acelerados estão sendo mais utilizados e mais elaborados. Isso claro, estamos falando de música pop que é um fenômeno bem recente.

Cada geração diz que "a música de sua época" é a melhor... Quanto a isso, fazer o que? Isso revela a identificação de uma geração com as músicas de sua própria época.

No entanto, percebo que a poesia de uma boa canção é eterna, aliada a uma boa melodia então... Esse assunto é extenso.

____________________________
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1980
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por luiztebet Qua Fev 20, 2013 6:38 pm

Acho o contrário,tem neguinho tocando pra caramba no mundo todo.
luiztebet
luiztebet
Membro

Mensagens : 569
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Edão Qua Fev 20, 2013 6:41 pm

Tem mesmo, mas fazendo boas melodias e boa poesia são poucos.

____________________________
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1980
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Edu Fettermann Qua Fev 20, 2013 6:42 pm

afonsodecampos escreveu:
CaQuinhO escreveu:E qual é o método "moderno" de tirar músicas? Desconheço...
Serve este? Difícil né?
Rsrsrsrsr

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Teste1ja
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_3U32JJEi0s

Se não me engano, esse brother que gravou esse vídeo é membro aqui do fórum.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por CaQuinhO Qua Fev 20, 2013 6:52 pm

Caras, sério.

Eu discordo VIOLENTAMENTE de vocês.
Na era da inclusão digital e dos "home studio"s cada vez melhores, acho que nunca tivemos uma diversidade tão grande de gêneros e artistas novos surgindo.

Antigamente, imagina o tanto de artista f*** que nós nunca nem mesmo tivemos a chance de conhecer, simplesmente porque gravadora X já tinha atingido sua cota de novos artistas??

Hoje em dia, esse cara vai lá, lança um vídeo/música bacana pela internet, e a coisa se torna um viral assustadoramente rápido.


80% de nós aqui do fórum temos condição de gravar uma música por inteiro, com qualidade bem acima da média, com preços e condições acessíveis.

CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2019
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por allexcosta Qua Fev 20, 2013 7:06 pm

Por outro lado, meus amigos, nunca mais...


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Edão Qua Fev 20, 2013 7:34 pm

^ É disso que tô falando, da canção, da melodia. Isso aí que a Elis fazia (interpretava) não é a todo momento que surge, por exemplo. Porém não discrimino formatos musicais quaisquer, seja sertanejo, pagode, forró bandeado, funk do RJ ou o que for. Os caras tocam muito, produzem como ninguém e tem toque de Midas, pois transformam qualquer coisa em ouro.

É a arte se renovando! Só que com mais ritmo que melodia e poesia.


Última edição por Edão em Qua Fev 20, 2013 9:38 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1980
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por CaQuinhO Qua Fev 20, 2013 7:44 pm

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Esperanza%2BSpalding%2BWon%2BOver%2BJustin%2BBieber%2Band%2BDrake%2Bin%2BGrammy
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2019
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Rico Qua Fev 20, 2013 9:02 pm

É preciso tempo para fazer as coisas de forma mais bela... Foram os sonhadores, como a menina da foto que o Alex postou sobre um comentário meu, que transformaram o mundo que conhecemos, e é o imediatismo, a pressa que transforma muito do que deveria ser belo, em coisas descartáveis. Quanto a música, já disseram que uma bela canção não se esquece em três meses, mas você a ouve daquí a 30 anos. Vai na contramão dose Telós globais disponiveis por aí...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Eliseumohr Qua Fev 20, 2013 9:12 pm

eu já desisti de tentar reclamar !

Não adianta, a unica coisa que posso fazer é me isolar desse lixo e um dia quando tiver meus filhos educalos e tentar fazer com que sigam um caminho diferente!

Pra falar a verdade to me lixando pra essa M****A! Chuta Rolo compressor
Eliseumohr
Eliseumohr
Membro

Mensagens : 1314
Localização : pva do leste MT

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Rick Charles Qua Fev 20, 2013 9:39 pm

Edão escreveu:Cada geração diz que "a música de sua época" é a melhor...
Eu tenho 18 anos, a música está presente na minha vida desde que nasci, e são pouquíssimas as músicas de hoje que eu consigo ouvir, e elas geralmente são de bandas antigas que lançaram novos cd's.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por joabi Qua Fev 20, 2013 9:54 pm

Rico escreveu:...é o imediatismo, a pressa que transforma muito do que deveria ser belo, em coisas descartáveis.

Concordo com essa afirmação do Rico. Em arte, produzir coisas bacanas é um processo primeiro mental e depois artesanal, mesmo usando ferramentas avançadas para esse fim. Acho que o 'timing' pra realizar as coisas foi o que mudou.
A tecnologia tornou possível que um monte de coisas sem noção fosse produzida (e disseminada) como em nenhum outro momento da história. Ainda assim sou otimista, e acho que tem muita coisa bacana por aí, é só a gente selecionar o que ouve, e garimpar. A Speranza é uma delas.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Fev 20, 2013 10:06 pm

Nada mudou... Tudo está como sempre esteve.
"Minha dor é perceber, que apesar de termos feito tudo o que fizemos... Ainda somos os mesmo e vivemos como nossos pais!"

Antigamente, em termos de música, existiam os gênios que tocavam bem pra caramba, os caras com talento inato. Também existiam os medianos, que aprendiam e estudavam mujito e tocavam mais ou menos e os cabeças de bagre. Que tocavam ruim e que equivalem aos músicos de revistinhas (ou de cifras) de hoje.

Portanto, hoje é igual. Independente da tecnologia.

Antigamente os caras sabiam escrever melhor o português e sabiam melhor as contas de matemática elementar (decoravam a tabuada) e a qualidade do ensino mediano era muiiiiito melhor. Mas hoje temos muito mais centros de excelência em educação que na época do Império do Brasil (como pedido acima).

Então, isso contrabalanceia, pois MIT, Havard, e ITA no Brasil (só para citar 3) não existia a 500 anos. Hoje temos muito centros destes pelo mundo e cada vez mais globais.

Então também tem gente bastante preparada e que vão mudar o mundo, mesmo com a tecnologia que deixa o ser humano mediano mais acomodado.

Mudam os meios tecnológicos ou não, mas continuarão a existir os bons (gênios) em menor número. Os maus (em maior número) e os feios na mesma proporção que antes.

Lógico, que com o aumento da população, tudo tende a ser over, mega, super, big e outras adjetivos superlativos. Mas os que realmente farão diferença e transformarão o mundo (para melhor e para pior) serão sempre os 3% melhores ou os 3% piores.

Ou seja, a distribuição normal estatística com os + Sigma e - Sigma. Como sempre foi desde o início da humanidade.

Talvez, de diferente mesmo, é o período sem grandes guerras mundiais e fome avassaladora que está fazendo o ser humano ficar com estatura física maior e com maior peso.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7463
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Edão Qua Fev 20, 2013 10:19 pm

Rick Charles escreveu:
Edão escreveu:Cada geração diz que "a música de sua época" é a melhor...
Eu tenho 18 anos, a música está presente na minha vida desde que nasci, e são pouquíssimas as músicas de hoje que eu consigo ouvir, e elas geralmente são de bandas antigas que lançaram novos cd's.

Tú é baixista camarada, é um baixista forumeiro e tem bom gosto!!! Wink Podes crer, o resto da rapaziada tá em outra.

Brincadeiras a parte, 18 anos é pouco tempo de vida pra ver grandes coisas acontecerem em termos musicais, mas tá tudo dentro do contexto que estamos falando, a contemporaneidade da música e suas atualidades... Bará bará bará Berê berê berê...

E claro, músico que se preze tem que conhecer de todos os estilos musicais e claro tocar de tudo e assim com certeza pode desenvolver relativo bom gosto. Final das contas: Gosto é gosto né Velho e "Cada qual com seus cada qual". Very Happy

____________________________
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1980
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por allexcosta Qua Fev 20, 2013 10:25 pm

Vou mostrar pra vocês o grande sucesso da minha terra natal quando eu era moleque. Isso tem mais de 20 anos... Analisem e opinem.




____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Edão Qua Fev 20, 2013 10:35 pm

É Allex, no Brasil tudo começou na Bahia...

Mas o negócio é profundo demais pra uma análise tão rápida. Falar o que de uma swingueira dessas. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

____________________________
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1980
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Jugem Qui Fev 21, 2013 1:10 am

allexcosta escreveu:Vou mostrar pra vocês o grande sucesso da minha terra natal quando eu era moleque. Isso tem mais de 20 anos... Analisem e opinem.





Vou ser sincera, seria uma boa pra válvula de escape, colocar em festinhas pra momento de brincadeira, mas é tipo...tomou, passou. Não vou ser hipócrita e dizer que não ouço, eu ouço, as vezes, porque precisamos jogar mágoa fora, fazer um pouco de humor. Mas as músicas boas serão consideradas, sempre, como um casamento ^^

Jugem
Membro

Mensagens : 21
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Cayo Castro Qui Fev 21, 2013 8:30 am

Cara, por mais que o tópico tenha descambado pra "minha geração era melhor e essa é podre". Há boas coisas aqui. Já que estamos nesse tipo de tópico. Tenho algo a dizer: A culpa toda é da década de 80.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Edão Qui Fev 21, 2013 8:56 am

Não é que o tópico descambou Velho. É que a poesia da atualidade não é boa, mas a música (ritmo, melodia - nem tanto - e harmonia) é. Portanto, não concordo em dizer que a música da atualidade não é boa, porque é! Mas as letras e a poesia não são! As canções não são!


Última edição por Edão em Qui Fev 21, 2013 10:12 am, editado 1 vez(es)

____________________________
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1980
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Edu Fettermann Qui Fev 21, 2013 9:38 am

Cayo Castro escreveu:Cara, por mais que o tópico tenha descambado pra "minha geração era melhor e essa é podre". Há boas coisas aqui. Já que estamos nesse tipo de tópico. Tenho algo a dizer: A culpa toda é da década de 80.

Tem muita coisa boa na década de 80, Cayo. Para o meu gosto, as melhores bandas do rock nacional surgiram nesta época. Foi o auge do heavy metal e do hard rock no mundo todo, e muitas bandas dessa época ainda são relevantes. Não entendi o porquê dessa culpa.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Fev 21, 2013 10:30 am

Estava tentando achar palavras resumidas para opinar.

mas aí li o post do Maurício_Expressão e larguei mão.

Tudo se resume a números...

A números e Esperanza Spalding... rabbit
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1932
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Edão Qui Fev 21, 2013 1:00 pm

allexcosta escreveu:Vou mostrar pra vocês o grande sucesso da minha terra natal quando eu era moleque. Isso tem mais de 20 anos... Analisem e opinem.


Essa análise do Tom Zé sobre a música "Tô ficando atoladinha" serve como parâmetro:


____________________________
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1980
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Rick Charles Qui Fev 21, 2013 7:21 pm

Eu já acho qeu tudo começou a desandar no fim dos anos 90, e foi agravado na primeira década do milênio, foi quando os "cantores" de playback começaram a se tornar mais comuns. Quando converso com meus amigos sobre música, geralmente dizem que as músicas que eu gosto, são ruins (jazz, blues, classic rock).
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Jugem Qui Fev 21, 2013 8:43 pm

Rick Charles escreveu:Eu já acho qeu tudo começou a desandar no fim dos anos 90, e foi agravado na primeira década do milênio, foi quando os "cantores" de playback começaram a se tornar mais comuns. Quando converso com meus amigos sobre música, geralmente dizem que as músicas que eu gosto, são ruins (jazz, blues, classic rock).

Rick Charles, esses amigos são da sua idade, ou mais novos?

Graças a Deus que no meu caso, o pessoal respeita hahahahaha
Um caso claro é o Latino, aquela musiquinha dele "Me Leva" levou as mulheres a loucura, não pela música, é pelo bonitão que canta, então com certeza as gravadoras pensam nisso como uma forma de tipo, mandar pra presente com cereja no topo. Eu sinto isso na pele em relação a bandas de pop coreano. Comprei um poster de uma boyband coreana e mandarei a uma de minhas amigas, imagina o surto pelos caras! Mas acho que seria um caso isolado.

Agora, como hoje no mercado o alvo definitivo é o cliente, vale tudo pra tornar tudo comercial, até quem sabe, um quadrinho.






Jugem
Membro

Mensagens : 21
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Rick Charles Qui Fev 21, 2013 9:12 pm

São amigos de faixas etárias próximas da minha 16 a 20 anos +-, mas uma coisa que percebi é que são geralmente garotas que não gostam desses estilos de música (que eu gosto) e quem toca algum instrumento, tende a gostar mais desses estilos.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Jugem Qui Fev 21, 2013 9:28 pm

Rick Charles escreveu:São amigos de faixas etárias próximas da minha 16 a 20 anos +-, mas uma coisa que percebi é que são geralmente garotas que não gostam desses estilos de música (que eu gosto) e quem toca algum instrumento, tende a gostar mais desses estilos.


E não é?
É nas crianças que enxergamos o futuro da nação. Em relação as garotas, juntando todas minhas amigas, parece que sou a única que curte >.<

E nessa faixa geralmente, o pessoal é mais inquieto, ou até mesmo as garotas já idealizam o casamento aí XDDDDD. Porque elas pagam pelo cara, a música é brinde Wink

Jugem
Membro

Mensagens : 21
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Lucas_Panurge Sex Fev 22, 2013 4:13 pm

Cayo Castro escreveu:Cara, por mais que o tópico tenha descambado pra "minha geração era melhor e essa é podre". Há boas coisas aqui. Já que estamos nesse tipo de tópico. Tenho algo a dizer: A culpa toda é da década de 80.
Um pouco antes. Tudo começou com os Sex Pistols e os Ramones.

____________________________
Clube Adriano Engel #001 ; Clube Giannini #037 ; Clube dos não somente baixistas #001
Lucas_Panurge
Lucas_Panurge
Membro

Mensagens : 229
Localização : Belém-PA

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Fev 22, 2013 4:41 pm

Tá...

Vocês acham que aquelas meninas que desmaiavam e gritavam histericamente nos shows dos Beatles estavam REALMENTE interessadas na música que eles faziam?
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1932
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A "crescente diminuição" cultural através das épocas Empty Re: A "crescente diminuição" cultural através das épocas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos