Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portas de isolamento acústico

+2
Fernando Zadá
Jean Werlang
6 participantes

Ir para baixo

Portas de isolamento acústico Empty Portas de isolamento acústico

Mensagem por Jean Werlang Sex Nov 01, 2013 1:18 am

Olá pessoal!
Estou interessado em adquirir uma porta de isolamento acústico com no mínimo 30db de atenuação.
Alguém que tenha um pouco de experiencia no assunto sabe me dizer aonde encontro boas portas, com um preço justo e se a opção de contratar um marceneira para confeccioná-la é valido? Modelos e dicas.
Grato
Jean Werlang
Jean Werlang
Membro

Mensagens : 74
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Portas de isolamento acústico Empty Re: Portas de isolamento acústico

Mensagem por Fernando Zadá Sex Nov 01, 2013 8:32 am

Uma porta bacana é cara por volta de uns 4k mas tenho amigo que pegou projeto e conseguiu um bom marceneiro que fez um trabalho semelhante e que segundo ele resolveu o que ele precisava. Ai vai da sua disponibilidade financeira, paciência para estudar um projeto e viabilidade de arrumar um marceneiro que tope a empreitada mas tem como conseguir um resultado razoável sim de forma alternativa.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Portas de isolamento acústico Empty Re: Portas de isolamento acústico

Mensagem por allexcosta Sex Nov 01, 2013 8:39 am

Conversa com joabi e seu Ship.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54452
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Portas de isolamento acústico Empty Re: Portas de isolamento acústico

Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Sex Nov 01, 2013 10:44 am

Vamos lá Jean, vou tentar ajudar com base em nossas experiências, principalmente das coisas que não deram certo
Embora tenha um marceneiro muito bom que se especializou em portas de estúdio aqui no RIo, acabei caindo na esparrela de pedir a ele uma porta mais pesada do que o necessário.
A nossa leva atá massa de alvenaria em seu interior.
Resultado: Ficou pesada demais e nos obriga a revisar, e eventualmente reposicionar as dobradiças aproximadamente a cada 18 meses.
Primeira dica:
Cuidado com o peso da porta.

Entenda que o trabalho de fixação de uma porta dessas envolve, E MUITO um bom trabalho de alvenaria anterior à porta.
O padrão de uma boa porta é que o caixonete "moldura da porta" seja chanfrado"inclinado" em torno de 45º diretamente invertido ao corte da porta, para que o encaixe seja perfeito.
Geralmente são cortados até juntos.
Se possível com uns dentes"degraus" em meio ao corte inclinação.

E é ai que entra um bom trabalho de alvenaria anterior.
O portal; local onde será fixado o caixonete, deve ser perfeito em suas medidas e ângulos de 90º para que o caixonete assente perfeitamente.

Agora sim, vamos pra porta...
Por melhor que seja construída, de tempos em tempos você terá de refazer o revestimento de carpete dela, pois é ele quem ajuda, e dá pressão na hora do fechamento.
Quanto ao período de troca, vai muito da utilização/rotatividade da sala.

Estou estudando revisar a nossa porta agora no início do ano de forma definitiva, visto que já identifiquei os problemas.

Vou trocar o preenchimento interno por material mais leve, o carpete de acabamento.
E, muito importante...

Estou estudando colocar por baixo dela, bem na quina oposta a ultima dobradiça de baixo, uma rodinha "rolimã".
Pois ai o peso da porta descansará inteiramente nela, e as dobradiças servirão apenas como guia; e não mais como suporte.
Mas para que isso dê certo, tenho de me certificar que o Chão está absolutamente plano, e sem inclinações/ondulações.
Entende agora a importância de um bom trabalho de alvenaria antes ?

Bom esse são os problemas que vc pode encontrar pela frente, espera o Joabi, que de repente ele te dá uma luz melhor.

Forte abraço & boa sorte.

Sege foto nossa:

Portas de isolamento acústico 9k=
Portas de isolamento acústico 9k=


Última edição por SHIP ROOM ESTUDIO em Sex Nov 01, 2013 2:47 pm, editado 1 vez(es)

SHIP ROOM ESTUDIO
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 2187
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Portas de isolamento acústico Empty Re: Portas de isolamento acústico

Mensagem por joabi Sex Nov 01, 2013 2:42 pm


Jean, o Seu Ship já te deu todas as dicas sobre o que se deve tomar cuidado. Porta acústica é uma coisa que você não encontra pronta no mercado, e tem que fazer com quem é do ramo pra não jogar dinheiro fora, pois o investimento não é baixo. É legal que o mesmo projetista da porta faça também o "batente", para o encaixe ser perfeito. Para o seu caso, que precisa de uns 30 dBs de atenuação, se não precisar segurar os graves, acho que uma porta de madeira deve segurar bem, sem ficar muito pesada. Isso facilita as coisas.

No meu estúdio, o Síncopa, temos um total de 6 portas, só que de ferro, bem pesadas, porque a atenuação precisa ser maior (cerca de 38 dBs na porta mais fina e perto de 50 dBs na porta mais grossa). Os materiais usados no isolamento influenciam bastante: geralmente se usa areia, manta asfáltica, etc, dependendo do projeto.

Infelizmente a pessoa que fez a maioria das nossas portas já faleceu, mas aqui em Campinas tem uma empresa muito bacana, que nos atendeu recentemente, e que talvez atenda o Brasil inteiro. É a Briza Acústica (http://brizaacustica.com.br). indico o serviço deles.

Não espere gastar pouco numa porta eficiente, e se for com um marceneiro sem muita experiência no ramo redobre a atenção.

Depois atualizo o post com algumas fotos das nossas portas. up

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Portas de isolamento acústico Empty Re: Portas de isolamento acústico

Mensagem por deeplike Qui Dez 12, 2013 1:07 pm

Fala jovem td bem ? Bom eu tenho um home studio e ha 2 portas nele. Uma externa de madeira com 8 cm de largura, um sanduiche de 2 portas maciças de madeira densa com lã de rocha dentro, e batente duplo com 2 vedaçoes, e outra de aço, profissional, com areia e lã de vidro. Essa porta de madeira isola em media 35db, a Porta de aço chega a 45db. Sou baterista e posso tocar tranquilo as 3 horas da manha sem incomodar ninguem em casa ou vizinhos. Diferente da vedaçao com carpete, eu fiz a minha com borracha de vedaçao auto adesiva, especifica para esse proposito. A porta de Madeira nao custou caro, saiu menos de mil reais no lugar. As dobradiças dela sao as de numero 3 para porta frigorifica e aguentam bem os quase 70kgs da porta. No mais, estou satisfeito com o resultado, embora pudesse ter ficado melhor se tivesse gasto mais dinheiro... seguem algumas fotos de quando o studio estava "seco", ainda sem tratamento, qualquer duvida ou consideraçao, tamos ae.

Portas de isolamento acústico 2013-10-25+14.43.10

Portas de isolamento acústico 2013-10-25+14.42.54

Portas de isolamento acústico 2013-11-02+11.24.56

Portas de isolamento acústico 2013-11-02+11.27.30
deeplike
deeplike
Membro

Mensagens : 2
Localização : Exatamente aqui

Ir para o topo Ir para baixo

Portas de isolamento acústico Empty Re: Portas de isolamento acústico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos