Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

+5
Claudio
joabi
allexcosta
Boss2K
Fernando Zadá
9 participantes

Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jan 18, 2014 9:20 pm

Bom gente
Preciso de uns helps e sugestões.
Tô usando a placa fast Track II USB da M-audio e um velho notebook de guerra:

Windows 7 home basic
Service Pack 1
Pentium (R) Dual Core CPU T4400 @2.20GHz
Sistema operacional 64 Bits


Gravei algumas coisas numa boa com o Reaper mas quero me aventurar no Pro Tools para poder pegar coisas para fazer e ficar compatível com o "padrão" no mercado.
Queria sugestão de que versão do Pro Tools roda na minha máquina e é compatível com meu sistema sem ter que trocar tudo de cara. Sei que em pouco tempo terei que trocar computador e placa mas imagino que de para me iniciar nisso aos poucos.

Num próximo passo devo pedir dicas de configuração de computador e placas para upgrades mas só quando conseguir me iniciar com o que tenho.

Desde já agradeço aos amigos pela atenção e ajuda.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jan 18, 2014 10:03 pm

Pesquisando um pouco to achando que pra minha necessidade vale comprar uma interface nova que já venha com Pro Tools Express. Me parece que o que ele tem já consigo me virar no nível que pretendo usar inicialmente.
Que acham?
Ou pego uma versão mais velha do Pro Tools que rode com minha placa?
Só as versões mais novas necessitam de ILok?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Boss2K Sáb Jan 18, 2014 10:56 pm

Você não disse quanto de memória RAM tem o cavernoso aí ...

Leia com atenção estas páginas antes de se aventurar. Há vários "senões", ou seja, drivers de 32 bits do PT não vão rodar em sistemas de 64bits, sobre rodar na versão Home Basic, etc e etc ... tudo vai depender do hardware/software que você já tem ...

Pro Tools Operating System Compatibility Chart
http://avid.force.com/pkb/articles/en_US/Compatibility/Pro-Tools-Operating-System-Compatibility-Chart

Compatibility & Upgrade Information for Pro Tools on Windows
http://avid.force.com/pkb/articles/en_US/compatibility/en353265

Windows OS Requirements with Pro Tools
http://avid.force.com/pkb/articles/en_US/Compatibility/en352437

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jan 18, 2014 10:57 pm

Xii.
Achei isso aqui num anúncio:

Requisitos de Sistema:
Mac OS X 10.6.8, Mac OS X Lion (10.7), ou Windows 7 Home Premium, Professional ou Ultimate (32 ou 64-bit)

Será que nada rola no Home Basic?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Boss2K Sáb Jan 18, 2014 10:59 pm

Em informática, metade dos seus problemas, chama-se "compatibilidade" ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jan 18, 2014 10:59 pm

Esqueci mesmo tem 3 GB de RAM.
Acho que é pouco né!! Putz!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jan 18, 2014 11:11 pm

Putz.
É tanta coisa para prestar atenção que deu até tontura aqui.
O Reaper tá rolando legal aqui mas algumas coisas que fazia intuitivamente to apanhando um pouco.
Meu grilo é me enviarem algo no formato Pro Tools pra eu complementar aqui e ficar fora do padrão.
Será que minha preocupação é legitima?

Acho que vou abrir um tópico com essa dúvida especifica.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Boss2K Sáb Jan 18, 2014 11:21 pm

Fernando Zadá escreveu:(...) Meu grilo é me enviarem algo no formato Pro Tools pra eu complementar aqui e ficar fora do padrão.
Você precisa se decidir se o trabalho que vai fazer, tem características profissionais, e nesse caso, é necessário ter um setup profissional e atualizado do PT ...

Como eu disse antes, a palavra é compatibilidade, tem plugins, tem versões e etc ... mesmo entre sessões do PT ...

Pro Tools Session Compatibility and Interchange
http://avid.force.com/pkb/articles/en_US/compatibility/en353093

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jan 18, 2014 11:26 pm

Sim Boss a idéia é gravar free lance de casa mas deixar cada vez num nível mais profissional é padrão. E umas produções que peguei como ainda é pre produção mais voz e base simples (violão e bass ou guitar e bass com uma batera guia) só ta rolando no Reaper de boa mas quero me preparar para uma possível demanda mais pró ...
mas com a dificuldade de não ter verba nesse momento para investir em equipo.
Já acabei tendo que comprar um Pod simples que tava liso de efeitos de guitar e quase paguei mico já!! Como estão rolando trampos devo em breve conseguir que sobre algo pra reinvestir mas por hora sem verba pra isso.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 18, 2014 11:27 pm

ProTools é tretado pra instalar e rodar bem.

Tem que sobrar nas configurações e usar um PC dedicado com Windows careca que nunca viu internet. É assim que o povo faz. Ou então compra Mac, só que aí complica com plugin.

E tem que ser 2 HDs daqueles mais rápidos (não lembro os modelos agora).

Você deve ter um monte de coisa sem uso aí. Se é pra montar um estúdio mesmo, tem que vender e comprar um computador de verdade. O resto se arruma com plugin e tal...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Boss2K Sáb Jan 18, 2014 11:42 pm

Falei profissional, porque versões LE ou Lite podem não abrir projetos "Full Fat"  gravados com o mesmo software. Além da problemática das versões dos plugins ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por joabi Sáb Jan 18, 2014 11:57 pm


Não recomendo PT no Windows pra ninguém. Pro Tools é Mac e fim de papo, sem complicações, sem problemas de compatibilidade. Instala e sai gravando.

Zadá, se a idéia é trabalhar em casa sozinho, você deve usar o programa que te agrada.
Pro Tools é ótimo, eu uso e recomendo, mas a escolha não deve ser por essa história de padrão de mercado. Você deve usar o que te agrada, o que te torna mais produtivo e não te cansa. Se for o PT, ótimo, se for outro software, use sem medo. Não se preocupe em ser compatível, pois nem mesmo entre usuários de PT isso é simples, graças aos plugins que cada um possui.

Nem todo mundo sabe que existe uma versão bem poderosa do Pro Tools, acompanhada de hardware específico pra serviços pesados. Esse sim é bem diferente, mas a versão para homestudio é semelhante aos outros softwares do mercado (e esqueça o Express). A marca, porém, é bem forte no mercado, e você deve avaliar se é isso que vai trazer clientes pra você no futuro.

Se a idéia for partir mesmo para o PT, eu começaria investindo num Mac, e depois numa interface de qualidade, com a quantidade de canais adequada para o que você pretende gravar. Vai usando o Reaper e junta dindin pra pegar a versão padrão do Pro Tools, que hoje custa cerca de 2.000 reais no distribuidor.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jan 19, 2014 12:01 am

allexcosta escreveu:ProTools é tretado pra instalar e rodar bem.

Tem que sobrar nas configurações e usar um PC dedicado com Windows careca que nunca viu internet. É assim que o povo faz. Ou então compra Mac, só que aí complica com plugin.

E tem que ser 2 HDs daqueles mais rápidos (não lembro os modelos agora).

Você deve ter um monte de coisa sem uso aí. Se é pra montar um estúdio mesmo, tem que vender e comprar um computador de verdade. O resto se arruma com plugin e tal...


Hoje senti na pele isso mesmo.
Gravando uma trilha simples com dois canais tive que desligar tudo inclusive o wireless que a internet rouba funcionamento do processador pra caramba. Antes de desligar tive que regravar um take perfeito porque no meio rolou uma engasgada do sistema inexplicável e que zoou tudo!


Boss2K escreveu:Falei profissional, porque versões LE ou Lite podem não abrir projetos "Full Fat"  gravados com o mesmo software. Além da problemática das versões dos plugins ...

Essa é minha preocupação. Por isso abri a pergunta inclusive no face para uns amigos que fazem coisas de casa pra ter uma ideia da encrenca.
Pelo que pesquisei até conseguiria pegar uma M-Track que vem com Pro Tools Express e ILok para pelo menos ficar com interface razoável e software original mas ai o computador é que me parece que não segura nem o básico!! rss

Vou ver se pego umas aulas também com o J Adalberto que tem mexido bastante e tá manjando bem! E agora esta sendo por necessidade mesmo que pintaram trampos que essa facilidade de fazer uma pré simples com qualidade razoável virou obrigação.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por joabi Dom Jan 19, 2014 12:03 am

allexcosta escreveu:
E tem que ser 2 HDs daqueles mais rápidos (não lembro os modelos agora).

Não precisa mais. Já faz um tempo que pode ser em qualquer HD, interno ou externo. No entanto, a boa educação e as boas maneiras recomendam um HD rápido... rsrs
Antigamente tinha que ser SCSI.



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Boss2K Dom Jan 19, 2014 12:07 am

joabi escreveu:(..) No entanto, a boa educação e as boas maneiras recomendam um HD rápido...
A.k.a Bom Senso FC ...  Very Happy 

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jan 19, 2014 12:12 am

joabi escreveu:
Não recomendo PT no Windows pra ninguém. Pro Tools é Mac e fim de papo, sem complicações, sem problemas de compatibilidade. Instala e sai gravando.

Zadá, se a idéia é trabalhar em casa sozinho, você deve usar o programa que te agrada.
Pro Tools é ótimo, eu uso e recomendo, mas a escolha não deve ser por essa história de padrão de mercado. Você deve usar o que te agrada, o que te torna mais produtivo e não te cansa. Se for o PT, ótimo, se for outro software, use sem medo. Não se preocupe em ser compatível, pois nem mesmo entre usuários de PT isso é simples, graças aos plugins que cada um possui.

Nem todo mundo sabe que existe uma versão bem poderosa do Pro Tools, acompanhada de hardware específico pra serviços pesados. Esse sim é bem diferente, mas a versão para homestudio é semelhante aos outros softwares do mercado (e esqueça o Express). A marca, porém, é bem forte no mercado, e você deve avaliar se é isso que vai trazer clientes pra você no futuro.

Se a idéia for partir mesmo para o PT, eu começaria investindo num Mac, e depois numa interface de qualidade, com a quantidade de canais adequada para o que você pretende gravar. Vai usando o Reaper e junta dindin pra pegar a versão padrão do Pro Tools, que hoje custa cerca de 2.000 reais no distribuidor.

Maravilha Joabi.
Dicas preciosas. To conversando em paralelo com o Claudio Rocha agora mesmo via face perguntando sobre isso.
Minha intenção não é oferecer serviço de as pessoas gravarem aqui mas eu mesmo gravar trabalhos que possa levar mandar por internet só de baixo ou guitar e mais para pré produção com qualidade legal. Não quero virar estúdio mas sim oferecer o trabalho de músico a distância e ter mais autonomia para fazer uma pré produção num nível legal.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jan 19, 2014 12:21 am

HD externo? Mais ai a gravação roda nesse externo??
Boiei aqui.
Já fez esse lance de terceirizar pra gravarem algo fora e depois juntou ai Joabi?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por joabi Dom Jan 19, 2014 12:30 am

Fernando Zadá escreveu:HD externo? Mais ai a gravação roda nesse externo??
Boiei aqui.

A maioria das pessoas que eu conheço prefere gravar no interno e armazenar num externo, mas dá pra gravar, se não tiver muitos canais. Depende do tipo de conexão usada pelo HD (USB2, USB3, Firewire, Thunderbolt...)

Fernando Zadá escreveu:Já fez esse lance de terceirizar pra gravarem algo fora e depois juntou ai Joabi?

O tempo todo... recebo e mando coisas pro mundo inteiro, literalmente.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jan 19, 2014 12:36 am

é tenho feito isso também gravo no interno e salvo num externo e no meu caso rola no máximo dois canais simultâneos, o que acho que ajuda pelo Reaper ser leve e acho que mais meu computador nem ia aguentar. O máximo que usei aqui foram 5 canais fazendo aquele esquema de jogar todo mundo pra um lado gravar no outro e ir fazendo cada etapa assim!! Rsss
Põ se os caras gravaram o Sgt Peppers em 4 canais segundo reza a lenda pra que preciso de 375 pra uma prézinha leve???!! rss

textos como esse e o fato dele rodar ok na minha carroça e minha plaquetinha me fazem ficar fã dele!

http://www.audioemusica.com.br/artigos/49-cockos-reaper.html

é comum mandar sessão em formato Pro Tools ou vai em áudio mesmo?
Meu grilo de adotar o Reaper que me agrada é receber sessões PT e acabar apanhando aqui depois.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por joabi Dom Jan 19, 2014 12:50 am


A maioria manda a base estéreo em WAV ou MP3 mesmo, com tudo somado. Se você precisar das trilhas abertas, peça em WAV. Você sempre pode entrar em contato antes e pedir da forma que precisa.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jan 19, 2014 1:02 am

Hum....

Isso me tranquiliza muito Joabi e o povo costuam enviar em wav também né?

tô achando que vou ficar relax e me aprofundar no Reaper mesmo... por enquanto até porque meu uso é bem leve por hora.
Não quero deixar de ser músico e virar técnico que não é meu foco deixo isso pros feras e ai tem trabalho pra todo mundo. Se não vira uma coisa meio Eddie Murphy de jogar nas 11!! rss
O Claudio Rocha falou bem do Cubase e disse que tem uma versão leve acho que Ai6...
vou dar uma espiadinha pra ver se é mais relax que o Reaper.
Pelos videos que vi do reaper dá para fazer coisa muito boa com ele.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Claudio Dom Jan 19, 2014 9:14 pm

Essa coisa de "qual o DAW escolher", pra mim é parecido com aquela velha história do melhor baixo. Aquela frase rotineira aqui do Fórum que diz "Compre um baixo simples e invista o restante em estudo", também vale pro assunto Homestudio.

Eu já trabalhei com Cakewalk, Sonar, ProTools, Cubase, Logic, Soundtrack e outros que não lembro agora... e a conclusão que cheguei foi: É muito mais importante você saber como funciona um compressor e um equalizador de canal do que propriamente saber utilizar o Pro Tools ou Reaper. Saber nos detalhes todas a variações de compressores e seus parâmetros, o que acontece com um sinal quando é transferido da interface pro DAW, como ele é processado pelos plugins, quais resultados obtidos, as principais diferenças e aplicações entre plugins do mesmo grupo... o que é e pra que serve um equalizador de canal, um BUS, qual a diferença entre um reverb comum e um reverb de convolução.

Muitas vezes as pessoas que trabalham com gravação não fazem idéia das diferenças que existem entre mixagem e masterização. Estudar como a galera fazia isso na época do vinil também ajuda muito a compreender as possibilidades que temos hoje.

Quando você dedica tempo pra estudar engenharia de som e procurar compreender como todas essas coisas funcionam e interagem entre elas, você percebe que a escolha do DAW passa a ser um simples detalhe. Compreender que um compressor utilizado num canal de guitarra e que deu um baita resultado, não vai funcionar bem pro canal do bumbo. Compreender a utilização de plugins diretamente num canal, ou passando por um BUS... e pra dominar essas coisas é necessário estudo e testes.

Digo isso por experiência própria, já passei pela frustração de investir em equipamentos e software, e no final do trabalho ver que minha mixagem soava bem amadora, diferente demais dos CDs que costumava ouvir.

Meu conselho é: Continue com o Reaper, instale um bom pacote de plugins e invista tempo em estudar. Mais do que ter um Pro Tools com uma Apogee instalada num Macintosh, o que você deve passar pro cliente é a segurança de que você conhece o que faz e sabe o que está falando!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por allexcosta Dom Jan 19, 2014 10:21 pm

ClaudioBass escreveu:Essa coisa de "qual o DAW escolher", pra mim é parecido com aquela velha história do melhor baixo. Aquela frase rotineira aqui do Fórum que diz "Compre um baixo simples e invista o restante em estudo", também vale pro assunto Homestudio.

Eu acho que é diferente.

Ninguém chega com um material pra ser aberto, lido e trabalhado em um baixo Fender, mas pra estúdio, existe um DAW que é padrão mundial. A não ser quando só uma pessoa vai mexer no estúdio. Aí é diferente.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Claudio Dom Jan 19, 2014 10:42 pm

^ Padrão é o arquivo WAVE ou AIFF... DAW é o meio utilizado para transformar esses arquivos!

EDIT:

Só pra ilustrar, recentemente recebi um pendrive com um grupo de 14 arquivos AIFF que foram gravados em ProTools 9. Carreguei esses arquivos no Logic pra mixar, e exportei o resultado pra ser masterizado em Waveburner!

E o que ficou valendo de toda essa salada, foi o resultado final, a música pronta!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por allexcosta Dom Jan 19, 2014 10:50 pm

O que quero dizer é:

Se é um estúdio onde só ele vai bulir, usa qualquer um, mas se é um estúdio onde outros vão bulir, tem que usar padrão.

A recíproca também é verdadeira. Vai que um projeto cresce e a banda dele vai gravar em um estúdio maior e ele vai gravar a banda. Quando chegar lá vai encontrar protools na frente...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Claudio Dom Jan 19, 2014 10:55 pm

allexcosta escreveu:
Se é um estúdio onde só ele vai bulir, usa qualquer um, mas se é um estúdio onde outros vão bulir, tem que usar padrão.

Bem, acho que não vai adiantar dizer que não é correto afirmar isso (vide exemplo que citei acima).

Nos dias de hoje, mesmo eu trabalho somente com o Logic, eu consigo exportar um projeto para ser trabalhado em ProTools em outro estúdio, sem nenhum problema... e o contrário também funciona!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por allexcosta Dom Jan 19, 2014 11:05 pm

ClaudioBass escreveu:Nos dias de hoje, mesmo eu trabalho somente com o Logic, eu consigo exportar um projeto para ser trabalhado em ProTools em outro estúdio, sem nenhum problema... e o contrário também funciona!

Não estou falando disso.

E se o cara que te contratou disser: "Cláudio, não precisa exportar, quero que você vá pra o outro estúdio porque a gente vai abrir tudo lá e colocar outros canais". Como fica?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Claudio Dom Jan 19, 2014 11:19 pm

^ Mas é isso que estou querendo te fazer entender... você não precisa levar o projeto de um DAW específico, o que você precisa levar são os takes em WAVE ou AIFF e carregá-los no DAW do "outro estúdio", independente de ser Reaper, Cubase, Protools ou Logic. É só pegar o material que está na pasta "Audio Files" e levar!

O que você pode dizer que é praticamente um padrão entre estúdios, é o pacote de Plugins da Waves, dificilmente você vai encontrar um estúdio que não trabalhe com Waves.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por allexcosta Dom Jan 19, 2014 11:21 pm

^ Aí você senta na cadeira do outro estúdio e fica perdido no protools?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por J.Adalberto Dom Jan 19, 2014 11:29 pm

Mestre Zada,

To entendo o que vc quer!

Vc quer que alguém diga: "usa o Reaper é muito legal, tudo mundo usa, e maravilhoso, nada pode ser melhor etc"

E o melhor de tudo, é quase de graça!

Mas pelo que to vendo, é que a galera em todos os lugares, estão de sacaneando, e só flanam de Pro Tools e Logic, como esses caras são chatos kkkk
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Claudio Dom Jan 19, 2014 11:30 pm

allexcosta escreveu:^ Aí você senta na cadeira do outro estúdio e fica perdido no protools?

^ Bem... aí você já está falando em saber usar o software. Quem trabalha no ramo e tem experiência com DAWs, não vai sentir dificuldades em trabalhar com Pro Tools e nem com qualquer outro DAW que siga o mesmo padrão... os princípios básicos de edição e aplicação de plugins são muito semelhantes em todos eles, nada que em pouco tempo não possa ser desvendado.

Agora, se você estiver falando de alguém leigo, que caiu de pára-quedas num primeiro projeto e gravou takes no Garage Band, aí sim esse caboclo vai passar aperto.

O grande lance é justamente você poder instalar, estudar e trabalhar com vários DAWs, pelo menos os mais conhecidos no mercado. Falando por mim, se eu for a um estúdio que tenha ProTools, Cubase, Sonar e Soundtrack, trabalho com qualquer um desses sem problema algum. E não há nada de genial nisso, o que teve mesmo foi muito estudo!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por allexcosta Dom Jan 19, 2014 11:33 pm

^ Mas quem é criado em outro DAW normalmente só usa o básico do ProTools. E mesmo assim em velocidade de tartaruga. Não é melhor pra um iniciante começar no que é o padrão?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Claudio Dom Jan 19, 2014 11:36 pm

^ É, tem razão, começar pelo padrão de mercado é o melhor caminho, conhecer Pro Tools a fundo para sentir-se confortável em qualquer situação.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por allexcosta Dom Jan 19, 2014 11:43 pm

Se tem uma coisa que aprendi em estúdio maior é que o povo julga o técnico (principalmente o técnico de gravação, menos o de mixagem) pela velocidade que ele trabalha.

Quando a gente vai ficando mais velho as viagens e noites perdidas perdem o seu appeal. Técnico de estúdio é um caminho razoável para se manter envolvido no ambiente de música.

Quem já viu um daqueles ratos de protools trabalhando, sabe que os caras conseguem realizar o mesmo trabalho que uma pessoa de conhecimento médio em 1/4 do tempo. E o tempo de estúdio, mais do que em outras coisas da vida, é dinheiro.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 20, 2014 9:56 am

Eita!
No meu caso não quero trabalhar em estúdio não.
Meu lance é pilotar as notas não o DAW em si. O que quero é alguma autonomia para não ter que correr para um estúdio toda vez que precisar gravar um takezinho de bass ou guitar.
Como agora que peguei um pré produção onde estou acertando o repertório com uma cantora e o trabalho consiste em acertar tons, formato básico e gravar as música só voz e violão básico para entregar pro cara que vai fazer a produção musical em si e arranjos. Uma pré mesmo e pra isso tem rolado fazer no Reaper mesmo.
Se tivesse tempo e grana investia num equipo e curso mas minha ideia é ir usando aos poucos para poder fazer essas pequenas produções e até oferecer e-sessions feitas em casa de bass ou guitar sem muita frescura. Ai se eue ver que tem demanda e vale investir vou me aprofundando mais.
Realmente o cara pilotar bem faz toda a diferença. Gravei 5 takes outro dia uma música de 4 minutos e 4 de cerca de 2m30 e não gastamos 10 ou 20 minutos a mais que isso entre timbrar e fazer um teste o resto foi muito rápido e mesmo dobras o cara já deixava no jeito em dois ou três cliques. Uma economia de tempo absurda.
Vou ver se algum pro Tools roda a minha máquina pra ir só dando uma espiada como ele funciona mas pelo jeito vou gravar um pouco mais no Reaper que é o que tenho em mãos e se continuarem rolando trampos nesse formato vou reinvestindo o que entrar em outra máquina e outros DAWs.
Muito boas as dicas e opiniões.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por allexcosta Seg Jan 20, 2014 10:14 am

O brother cuja info te mandei usa ProTools em Windows desde o ano 2000. Até recentemente ele rodava em Windows 98, acredite se quiser. Se não me engano hoje ele roda em Windows XP. E grava bateria ao vivo no estúdio dele e tudo mais.

Lembro que havia uns caras em Salvador especializados em instalar ProTools em PC. Era considerado uma arte. Tem muita, mas muita gente rodando esse programa em PC por aí de maneira satisfatória. Conheço até quem esconde o gabinete e usa um skin de Mac pro cliente pensar que está gravando em Mac.

E sei que vão me jogar pedras por isso, mas há também quem diga que gravação em ProTools tem mais som.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por bodhan Seg Jan 20, 2014 10:18 am

Zadá, fui engenheiro de som no passado. Bem passado mesmo. No tempo em que só tinha gravação magnética.
Para o que você pretende fazer acho importante que seu home seja o mais prático e simples possível. Gravar e tocar ao mesmo tempo para mim é um sofrimento. Parece que cada função exige uma área do cérebro distinta, então você fica orbitando entre o lado esquerdo e direito do cérebro e acaba fazendo as duas coisas mal! Pelo menos é a minha impressão.
Se não tem como ter alguém para operar o software enquanto toca, acho importantíssimo primeiro resolver as coisas técnicas e deixar tudo o mais engatilhado possível, para então gravar e pensar só na música e apertar o mínimo possível de botões.
A grande chateação de um homestudio para mim, é este entrave entre o tocar e o operar. Você está tocando uma frase e aparece um problema técnico e kabum! A ideia musical foi para o espaço!
A preparação é tudo para uma sessão individual de gravação.
Abs!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Fabio Linhares Seg Jan 20, 2014 10:24 am

Já li bastante sobre o tema DAW em revistas especializadas, várias entrevistas com os maiores produtores do mundo. E sempre perguntam a nesma coisa: qual daw devemos usar? E a resposta quase sempre é a mesma. Qualquer uma, a que voce dominar melhor...
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por allexcosta Seg Jan 20, 2014 10:31 am

Fabio Linhares escreveu:Já li bastante sobre o tema DAW em revistas especializadas, várias entrevistas com os maiores produtores do mundo. E sempre perguntam a nesma coisa: qual daw devemos usar? E a resposta quase sempre é a mesma. Qualquer uma, a que voce dominar melhor...

Essa é a resposta padrão, igual aqui no fórum quando alguém pergunta por marca de baixo e a gente diz "qualquer uma, aquela que você se der melhor".

Aí o cara vai tentar tocar em uma banda e recebe uma porta na cara porque não tem baixo Fender. Isso é mais comum do que se imagina.

Em Salvador houve época em que o produtor ligava pra gente e perguntava: "Quantas cordas seu baixo tem? É TRB?"
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 20, 2014 10:45 am

Bacana. Vou entrar em contato com ele Allex.
O J Adalberto também combinei de pegar umas dicas de PT.
Vou me armar aqui como der.

Bodhan
Pois é isso é chato mesmo mas quebra um galhão ter autonomia de fazer uns takes em casa mesmo que básicos.
Quero aprender um pouco justamente para que a parte operacional da coisa não me deixe em maus lençóis e tenha que as vezes descartar um bom take em função de corrigir algo que não saiba como editar ou sobrepor de forma satisfatória.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por GusVCD Seg Jan 20, 2014 10:45 am

Me parecem duas situações distintas:

1- Gravar e operar DAWs para se ter um trabalho satisfatório e bem feito, com opção de exportar para padrões de mercado;

2- Gravar e operar DAW q mais agrada possíveis clientes/empregadores, para conseguir mais trampos e ser melhor visto no mercado;

Acho q o Zadá está mais para opção numero 1.


Em tempo, qdo gravei o CD da minha banda, o técnico sempre fala essa questão levantada pelo Claudião, sobre dominar muito bem a ferramenta/software q se tem falar mais alto q marca/modelo dos mesmos.

Ele, por sinal, dominava absurdamente bem o N-Track para gravação e o Soundforge para masterização, tudo rodando em WinXP cru q nunca viu internet e somente com os drivers e DAWs intalados. Tudo rodando em duas delta1010, Interface de Rack Presonus e por muito tempo usava PODs Pro de Rack (um de guitarra e outro de baixo).

Simples e bem funcional.

GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por joabi Seg Jan 20, 2014 11:04 am

allexcosta escreveu:O brother cuja info te mandei usa ProTools em Windows desde o ano 2000. Até recentemente ele rodava em Windows 98, acredite se quiser. Se não me engano hoje ele roda em Windows XP. E grava bateria ao vivo no estúdio dele e tudo mais.

Lembro que havia uns caras em Salvador especializados em instalar ProTools em PC. Era considerado uma arte. Tem muita, mas muita gente rodando esse programa em PC por aí de maneira satisfatória. Conheço até quem esconde o gabinete e usa um skin de Mac pro cliente pensar que está gravando em Mac.

Concordo que bastante gente ainda usa sistemas antigos numa boa. Minha ressalva é que pra instalar e rodar bem em Windows é necessário um certo conhecimento de computação e bastante pesquisa na hora de comprar as peças. Bastante mesmo. Via de regra, nenhum computador "montado" é indicado para se usar Pro Tools. Dá certo para algumas pessoas? Dá, mas o dono tem que saber o que está fazendo. Já vi gente gastando mais do que investiria num Mac moderno porque foi trocando peças que não funcionavam (placa-mãe, placa de vídeo, etc) e acabou tendo só dor de cabeça. Por isso recomendo Mac, principalmente para quem não pretende ficar se aventurando nas instalações complicadas.
As versões mais novas do Pro Tools também só rodam em sistemas mais novos, e os recursos avançaram bastante nos últimos anos, principalmente à partir do PT 8.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões Empty Re: Várias dúvidas sobre home. Ajuda e sugestões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos