Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

crina grudenta

4 participantes

Ir para baixo

crina grudenta Empty crina grudenta

Mensagem por Max97 Ter Mar 04, 2014 5:43 pm

Olá galera,
Passei aqui pra compartilhar um problema que venho tendo. Esse problema vem ocorrendo com a crina do meu arco que ao ser exposta ao sol (dentro do bag do instrumento) por um período de tempo de cerca de 20 minutos, acabou ficando muito grudenta e prejudicando o som do arco. Peço a ajuda de vocês e agradeço desde já.
Obrigado.

Max97
Membro

Mensagens : 1
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

crina grudenta Empty Re: crina grudenta

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Mar 04, 2014 10:32 pm

Simples: Não exponha ela ao sol Smile

Brincadeiras à parte: eu entendo isso como um comportamento esperado em decorrência do aquecimento do breu que se passa no arco.

Que marca de breu você usa?
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

crina grudenta Empty Re: crina grudenta

Mensagem por Voila Marques Qua Mar 05, 2014 8:37 am

Olá, Max97! Seja bem-vindo!  Smile 

Como bem disse o Rafael, não exponha sua crina ao sol.
A resina é uma espécie de cola, e derrete ao sol.

Ela deve ser guardada sempre em locais frescos e dentro do potinho original, que a protege da poeira e evita que ela grude dentro de bolsas, mochilas, papéis, bolsos, etc.

Se ela for muito mole - como a Pop's - deve ser deixada em locais frescos e com o potinho em pé (nunca virado), pois pode derreter até dentro de gaveta, caso o clima da sua cidade seja quente.

Só colocamos a crina ao sol quando ela esta muito desnivelada, em decorrência do uso do arco sempre no mesmo lugar, quedas com quebra de pedaços, etc.
Nesses casos deixamos a resina ao sol por pouco tempo (alguns minutinhos), somente o suficiente para dar uma pequena amolecida e "esculpimos" uma linda resina com os dedos, arredondando o contorno dela de maneira uniforme.
Viu como existe até "cirurgia plástica" para resina?

Agora, se a sua capa está ao sol com a resina, espero que o contrabaixo não esteja fazendo companhia para ela pois, contrabaixo, arco e resina não devem ficar expostos ao sol, à chuva, calor excessivo, nem apoiados em paredes com umidade.

Em casa, o contrabaixo e o arco não devem ser guardados na capa após o uso. Capas e caixas de arco são usadas somente para os deslocamentos, como proteção contra batidas, etc.

As caixas de contrabaixo são usadas em viagens de avião e como proteção contra batidas e roubos de instrumento em locais como orquestras, escolas de música, etc.

Contrabaixo empenado ou descolado, arco empenado, crina mofada ou grudenta e resina derretida são alguns dos problemas que podem ocorrer se eles ficarem expostos ao sol, chuva, calor excessivo ou umidade.

Evitar exposições às "intempéries" evita também gastos com consertos ou mesmo com a compra de outro contrabaixo, arco ou resina, por exemplo.

Boa sorte contrabaixística procê!  up 

http://andreaspada.com/index.php/en/faq/item/276-resina-envelhece

http://www.voilamarques.com/2011/05/29-problemas-com-a-resina/

http://www.voilamarques.com/2013/03/consultorio-contrabaixistico-resina/
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

crina grudenta Empty Re: crina grudenta

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua Mar 05, 2014 8:54 am

Voila Marques escreveu:(...)Em casa, o contrabaixo e o arco não devem ser guardados na capa após o uso. Capas e caixas de arco são usadas somente para os deslocamentos, como proteção contra batidas, etc.(...)
Interessante esse trecho, Voila. Algum motivo em especial para não guardar o instrumento?
Eu sei que é off-topic, mas eu sempre guardo tudo de volta aos bags e case após o uso. (Até pq, com filhinho de 1 ano e 9 meses andando pra todo lado, não é muito interesante deixar as coisas a mostra)
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

crina grudenta Empty Re: crina grudenta

Mensagem por Voila Marques Qua Mar 05, 2014 10:29 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:
Voila Marques escreveu:(...)Em casa, o contrabaixo e o arco não devem ser guardados na capa após o uso. Capas e caixas de arco são usadas somente para os deslocamentos, como proteção contra batidas, etc.(...)
Interessante esse trecho, Voila. Algum motivo em especial para não guardar o instrumento?
Eu sei que é off-topic, mas eu sempre guardo tudo de volta aos bags e case após o uso. (Até pq, com filhinho de 1 ano e 9 meses andando pra todo lado, não é muito interesante deixar as coisas a mostra)
Rafael, eu não sei te dizer ao certo, mas foram orientações passadas pelo meu professor, Sandrino Santoro, há muito tempo...
São orientações que nos são passadas através dos séculos, e que nem pensamos no porquê, sabe?

Na realidade, penso que sejam por dois motivos: um porque, assim como os livros precisam "respirar", a madeira também precise. Outro, porque instrumento em capa fica mais "abafado".

As cordas dos contrabaixos guardados durante muito tempo ficam com uma coloração branca esverdeada, como se fosse um zinabre, acredito que devido à umidade e à gordura das mãos, especialmente se o contrabaixista não tem o hábito de limpar as cordas e o contrabaixo após o uso. O espelho também fica todo esbranquiçado, talvez também pela umidade e gordura da mão.
Arcos guardados durante muito tempo em caixas podem ficar mofados, talvez porque a crina com resina fique ligeiramente úmida, mas o suficiente para não ser considerada isenta de umidade.
O talão de madeira do arco, onde a mão se apóia, também fica mofada ao ficar guardada em caixa durante muito tempo. Isso deve acontecer também porque há umidade e gordura da mão, especialmente se não existe o hábito de passar flanela no local após o uso.

Não conheço nenhum contrabaixista profissional que guarde contrabaixo em casa dentro de capas ou cases...
Sem contar que é mais um trabalho que dá na hora de estudar ou tocar, hahaha!

Talvez até, deixar o contrabaixo fora da capa estimule o contrabaixista a tocá-lo mais vezes, o que evitaria acúmulo de umidade estagnada ou estimularia uma limpeza mais frequente, hahaha!

Mas, Rafael, sobre guardar instrumentos em casa por causa do filhote... Bem, tive dois filhos e passei por isso, mas nunca guardei contrabaixos (na época tinha 4 em casa) e nem arcos em capas ou caixas por causa deles.
Eu os ensinei a respeitar os meus instrumentos.

Com 1 ano e 9 meses, o meu filho já abria e tirava o violão do pai do suporte e o levava para ele com o maior cuidado (era mesmo impressionante!), mas porque demos permissão a ele de fazer isso.
Mas quando meus filhos eram bem pequenos, foi só dizer "não" quando tentaram chegar no contrabaixo, e só precisei dizer isso umas duas vezes.

Meus contrabaixos eram colocados com o cavalete virado para a parede e somente um deles ficava naquele suporte de metal com três apoios.
Quando já estava com uns dois anos, meu filho vez por outra fazia um pizzicato nesse contrabaixo, tocando as quatro cordas e, surpreendentemente, sem nunca ter tido uma bolhinha ou um vermelhinho nos dedos sequer.

Agora, pegar o arco e passar o arco nas cordas, meus filhos sempre fizeram somente comigo.
O piano era "liberado", hahaha!

Meus filhos estão com 8 e 9 anos. Deixo o arco que uso com mais frequência sempre em cima de um móvel.
Ano passado, quando fui pegá-lo, vi que a crina estava toda esticada e tive um piti daqueles.
Minha filha disse que havia sido o coleguinha vizinho quem tinha esticado a crina.

Expliquei que tudo o que havia sido comprado na casa, tudo o que eles comiam, a escola, os remédios, shampoo, cinema, lanchinhos da escola, enfim, tudo havia sido comprado com o meu trabalho, e que eu trabalhava com o contrabaixo e com o arco.
Se quebrassem, eu não teria dinheiro para comprar outro contrabaixo e nem outro arco, e não poderia comprar mais nada para eles.
Perguntei se, quando iam para a casa dos coleguinhas, mexiam nas coisas dos pai e da mãe deles.
Eles responderam que não.
Então, pedi eles tomassem conta do que era meu, e não deixassem ninguém mexer nas minhas coisas, principalmente no meu material de trabalho.

Bem, essa foi minha contribuição para o que você chamou de "off-topic", mas que eu achei um assunto bem interessante e útil.
Espero ter ajudado de alguma forma, ok?
Abs cbxtkos procê
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

crina grudenta Empty Re: crina grudenta

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua Mar 05, 2014 10:40 am

Excelente Voila Smile

Sobre a conservação do instrumento: Entendi. Eu perguntei mesmo pq sempre gosto de saber o motivo das coisas... quem mandou ser nerd? hehehehe... mas o que tu falou faz sentido... bastante sentido.

Sobre filhos: Então... eu, de vez em quando sempre deixo ele mecher "à vontade" nos meus intrumentos mesmo: Violão, Baixo Elétrico, O Vertical. Com arco também ele já mecheu. Sou da opinião que, tudo o que é proibido, é mais gostoso... Logo.. eu não o proibi de mecher, mas como notei que ele simplesmente ignora os instrumentos quando estão no bag, eu preferi deixá-los assim pra que ele não mechesse sem ninguém olhando.

Na realidade eu guardo muito mais por hábito que pra evitar que ele mecha, mas tu me fez pensar que ele pode estar "perdendo" por só ver os instrumentos quando "eu permito". É um ponto de vista interessante Smile
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

crina grudenta Empty Re: crina grudenta

Mensagem por Fernando Zadá Qua Mar 05, 2014 10:46 am

não tinha um lance de poder lavar a crina?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

crina grudenta Empty Re: crina grudenta

Mensagem por Voila Marques Qua Mar 05, 2014 11:04 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:Excelente Voila Smile

Sobre a conservação do instrumento: Entendi. Eu perguntei mesmo pq sempre gosto de saber o motivo das coisas... quem mandou ser nerd? hehehehe... mas o que tu falou faz sentido... bastante sentido.

Sobre filhos: Então... eu, de vez em quando sempre deixo ele mecher "à vontade" nos meus intrumentos mesmo: Violão, Baixo Elétrico, O Vertical. Com arco também ele já mecheu. Sou da opinião que, tudo o que é proibido, é mais gostoso... Logo.. eu não o proibi de mecher, mas como notei que ele simplesmente ignora os instrumentos quando estão no bag, eu preferi deixá-los assim pra que ele não mechesse sem ninguém olhando.

Na realidade eu guardo muito mais por hábito que pra evitar que ele mecha, mas tu me fez pensar que ele pode estar "perdendo" por só ver os instrumentos quando "eu permito". É um ponto de vista interessante Smile
Não se preocupe: para sermos músicos temos que ter muitos momentos "nerd" mesmo, hahaha!
Sim, mas procure estimular o seu filho tocando musiquinhas infantis enquanto ele canta e dança e deixe-o "tocar", quando você estiver com ele. No mais, estabeleça o que ele pode mexer ou não e como isso vai ser feito.
Tem horas em que o que é proibido é mais gostoso, mas tem outras em que o que está mais acessível é mais gostoso, hahaha!  Very Happy 
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

crina grudenta Empty Re: crina grudenta

Mensagem por Voila Marques Qua Mar 05, 2014 11:08 am

Fernando Zadá escreveu:não tinha um lance de poder lavar a crina?
Sim, Zadá, e no post em que respondi ao Max deixei uns links meus que falam sobre isso também.  up 
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

crina grudenta Empty Re: crina grudenta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos