Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cort B5 com braço modificado ("signature")

+10
NeyBass
Guga Bass
fbarione
vcrz
Normando Neto
Uchoa
Thiago Almeida
Mike_
Geovane Gomes
Coder
14 participantes

Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por Convidado Dom Jul 26, 2015 2:33 pm

E aí pessoal?!

Há bastante tempo eu desejava um bass com braço com escala de madeira clara,e claro,preservando tudo o que gosto num contrabaixo,como cor natural da madeira no corpo (de preferência o ash),espaçamento de 19mm,braço confortável,um bom timbre,tocabilidade boa para todas as técnicas... Enfim,um pra não trocar mais.Achei quase tudo isso no Bass Collection,mas ainda assim não estava satisfeito.

Há meses atrás,me apareceu uma oportunidade realmente ÚNICA de comprar um Cort B5,pois o preço estava simplesmente inacreditável.E o baixo estava praticamente novo, quase sem uso! O dono não tinha tempo pra estudar contrabaixo.Parece até que as coisas estavam conspirando a meu favor rs... Comprei o bass!

Como a única coisa que eu não gostava nele era o espaçamento,e,por consequência o braço,resolvi procurar um luthier que se chama Matheus (Maholiver),pra ele fazer um braço todo em marfim e com escala também em marfim pra mim,com medidas do braço do Bass Collection.Comprei uma ponte 19mm da Sung Il,o braço foi feito e o serviço me agradou 100%! Very Happy
Cort B5 com braço modificado ("signature") <a href=Cort B5 com braço modificado ("signature") 20150722_165024 free photo hosting" />
Cort B5 com braço modificado ("signature") <a href=Cort B5 com braço modificado ("signature") 20150718_151918 picture uploading" />
Cort B5 com braço modificado ("signature") <a href=Cort B5 com braço modificado ("signature") 20150718_130008 gif image hosting" />
Cort B5 com braço modificado ("signature") <a href=Cort B5 com braço modificado ("signature") 20150718_130126 upload foto" />
Cort B5 com braço modificado ("signature") <a href=Cort B5 com braço modificado ("signature") 20150718_130243 imag" />
Cort B5 com braço modificado ("signature") <a href=Cort B5 com braço modificado ("signature") 20150722_165344 pic upload" />
Cort B5 com braço modificado ("signature") <a href=Cort B5 com braço modificado ("signature") 20150717_171133 upload images free" />

O som ficou mais encorpado,com médio-grave bem acentuados.Mas ainda não posso falar muito sobre o som do contrabaixo porque ainda falta regular novamente o braço (tempo de adaptação do tensor),e trocar as cordas que estão extremamente velhas! Daí vou ter uma melhor noção das mudanças.

A ponte não ficou totalmente centralizada,mas o luthier disse que era coisa do próprio modelo da ponte.Nos primeiros dias fiquei um pouco incomodado,mas já não ligo mais.

Achei o braço muito bem acabado e confortável.Teve ainda uma pequena modificação na posição do 24 traste,que pedi pra ele deixar mais acessível,"puxando" ele um pouco pra fora do corpo,podendo assim se ter um acesso melhor às regiões agudas.

Não gosto muito de divulgar valor... Mas posso dizer que o serviço completo saiu por um preço super amigável! Bem abaixo do que a maioria dos luthiers cobram por esse tipo de serviço.Incluindo o valor da ponte (que comprei por ML),essa brincadeira saiu abaixo dos 1k! Então posso dizer que foi de um custo-benefício enorme,uma vez que o braço ficou excelente!

Com cordas novas e braço já regulado,gravo um áudio legal dele pra vocês Wink

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por Coder Dom Jul 26, 2015 2:58 pm

Só por curiosidade: Não dava para trocar apenas a escala ao invés de fazer um novo braço? scratch Conheço algumas pessoas que fizeram isso ao converter para Fretless... Fora isso, achei que ficou muito bonito! Se tiver alguma gravação antiga, seria interessante fazer um comparativo! up
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por Convidado Dom Jul 26, 2015 3:12 pm

Coder escreveu:Só por curiosidade: Não dava para trocar apenas a escala ao invés de fazer um novo braço? scratch Conheço algumas pessoas que fizeram isso ao converter para Fretless... Fora isso, achei que ficou muito bonito! Se tiver alguma gravação antiga, seria interessante fazer um comparativo! up

Você fala trocar a escala do Bass Collection ou do Cort?

Bom,o Cort tinha o braço com 68mm no 24 traste,enquanto esse novo braço tem 77mm.Medida do BC.

O meu Bass Collection não era com o corpo em Ash,era com o corpo em Basswood (tem um com corpo em Ash).E outro motivo é que eu iria colocar caps Seymour nele,trocar os Cabrera,mas estão muito caros Neutral Daí eu ia gastar o dobro de dinheiro.No Cort eu achei um timbre muito satisfatório,e tava com um preço inacreditável.Sério! Smile

Pow cara,eu dei o imenso vacilo de não ter gravado um som dele estando todo original facepalm Slap


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por Coder Dom Jul 26, 2015 3:34 pm

Entendi, é que o novo braço tem as medidas do BC, não me atentei a esse detalhe! facepalm
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por Convidado Dom Jul 26, 2015 3:54 pm

^Kkkkk... Exatamente up

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por Geovane Gomes Dom Jul 26, 2015 4:19 pm

Realmente muito bonito este baixo. Gostei dos dots no braco e também aquele corte no headstock
Geovane Gomes
Geovane Gomes
Membro

Mensagens : 117
Localização : Santos, SP / Kassel, Alemanha

Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por Mike_ Dom Jul 26, 2015 5:26 pm

Parabéns! Realmente ficou muito bonito! E o principal, te agradou bastante!

O luthier abriu a cavidade do corpo para encaixar o braço mais largo?
Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por Thiago Almeida Dom Jul 26, 2015 5:46 pm

Ficou lindo hein. Parabéns.
Só achei que a ponte ficou um pouco descentralizada, será impressão minha pelas fotos ??? Shocked
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagens : 1385
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por Uchoa Dom Jul 26, 2015 5:59 pm

Ficou bonito , mas essa ponte está fora de centro ... affraid
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4355
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por Convidado Dom Jul 26, 2015 6:24 pm

Mike_ escreveu:Parabéns! Realmente ficou muito bonito! E o principal, te agradou bastante!

O luthier abriu a cavidade do corpo para encaixar o braço mais largo?

Valeu cara! Smile

Sim,ele cavou o corpo sim pra que o braço pudesse ser encaixado.

Geovane Gomes escreveu:Realmente muito bonito este baixo. Gostei dos dots no braco e também aquele corte no headstock

Valeu Wink

O corte ficou igualzinho ao do braço original Smile

Thiago Almeida escreveu:Ficou lindo hein. Parabéns.
Só achei que a ponte ficou um pouco descentralizada, será impressão minha pelas fotos ??? Shocked
Uchoa escreveu:Ficou bonito , mas essa ponte está fora de centro ... affraid
Obrigado Smile

Sim,ficou meio descentralizada rsrs... O luthier disse que era por causa do modelo da ponte...

Fiquei preocupado com isso nos dois primeiros dias mas depois me acostumei,não ligo mais rs...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por Coder Dom Jul 26, 2015 6:33 pm

Uchoa escreveu:Ficou bonito , mas essa ponte está fora de centro ...  affraid

Acho que se deixasse centralizada iria "vazar" para fora, por causa do formato do corpo...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por Convidado Dom Jul 26, 2015 6:42 pm

Coder escreveu:
Uchoa escreveu:Ficou bonito , mas essa ponte está fora de centro ...  affraid

Acho que se deixasse centralizada iria "vazar" para fora, por causa do formato do corpo...

Cara,eu passei horas tentando desvendar esse mistério kkk... Pode ser isso que você disse mas não tenho certeza rs....

Resolvi desistir de tentar entender o que aconteceu rs...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por Normando Neto Dom Jul 26, 2015 7:47 pm

Acho que a resposta do mistério está nos carrinhos da ponte (saddles). Vejam que os carrinhos são assimétricos e na parte de cima, onde fica a sizona, tem a parte mais fina pra cima. Se colocar a ponte centralizada com o braço a corda Si vai sair fora da escala... Dá pra ver bem na primeira e última fotos...

Pra mim o luthier tem toda razão. Concordam?
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1104
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por Coder Dom Jul 26, 2015 7:59 pm

Normando Neto escreveu:Se colocar a ponte centralizada com o braço a corda Si vai sair fora da escala...

Verdade, você tem razão! up
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por vcrz Dom Jul 26, 2015 8:33 pm

Parece que o luthier escavou o encaixe do braço mais um lado do que outro. Por isso a descentralização. Mas nada que afete o som. Apenas visual.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1354
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por Uchoa Dom Jul 26, 2015 9:52 pm

^ por aí mesmo o que parece ter acontecido .

Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4355
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por Convidado Dom Jul 26, 2015 11:02 pm

vcrz escreveu:Parece que o luthier escavou o encaixe do braço mais um lado do que outro. Por isso a descentralização. Mas nada que afete o som. Apenas visual.
Uchoa escreveu:^ por aí mesmo o que parece ter acontecido .
Não sei... Primeiro porque ele me disse que cortou igualmente ambos os lados,e depois que olhando o braço em relação aos caps,não parece estar descentralizado :/

Realmente é um mistério rs

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por fbarione Dom Jul 26, 2015 11:45 pm

Ficou muito lindo.....agora trocar os caps hauhauahuahuahuhauahua.....

mas sério cara..parabéns lindão o baixo......

fbarione
Membro

Mensagens : 222
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por Convidado Seg Jul 27, 2015 12:53 am

fbarione escreveu:Ficou muito lindo.....agora trocar os caps hauhauahuahuahuhauahua.....

mas sério cara..parabéns lindão o baixo......

Kkkkkkkk... Vish, mas nem brinque com isso kkk.. Razz

Talvez quando a maré melhorar quem sabe...

Valeu,man! Wink

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por Guga Bass Qua Jul 29, 2015 7:38 am

Não dava para colocar uma ponte individual não? Acho que resolveria esse problema das cordas descentralizadas.
Guga Bass
Guga Bass
Membro

Mensagens : 87
Localização : Feira de Santana BA

Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por NeyBass Qua Jul 29, 2015 10:04 am

vcrz escreveu:Parece que o luthier escavou o encaixe do braço mais um lado do que outro. Por isso a descentralização.  Mas nada que afete o som. Apenas visual.

Imaginei isso também.

Se analisar a foto que mostra a parte de traz, da pra ver que o espaço entre o limite inferior (corda G) até os parafusos de fixação do braço está um pouquinho maior que os limite superior (corda B) até os parafusos. Parece estar um pouquinho fora do centro.

Como em instrumentos musicais, qualquer milímetro altera alguma coisa, deve ter sido isso. Creio que a ponte não tenha nada a ver com isso não.

Mas o baixo ficou lindo, me lembrei de quando tirei o braço com escala em rosewood do meu ex-JB, e mandei fazer um todo em maple, ficou lindo também.

lindão o baixo.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por Ivanov_br Qua Jul 29, 2015 4:56 pm

Lindo demais!!!!
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7029
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por Convidado Qui Jul 30, 2015 1:53 pm

Guga Bass escreveu:Não dava para colocar uma ponte individual não? Acho que resolveria esse problema das cordas descentralizadas.
Então Guga,acho esse tipo de ponte baixa demais :/

Não as acho confortáveis pra tocar.Não curto elas Neutral
NeyBass escreveu:Mas o baixo ficou lindo, me lembrei de quando tirei o braço com escala em rosewood do meu ex-JB, e mandei fazer um todo em maple, ficou lindo também.

lindão o baixo.
Ivanov_br escreveu:Lindo demais!!!!
Valeu passoal! Smile

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por NESCAU Sex Jul 31, 2015 1:36 pm

Parabéns, sem dúvida o B5 mais bonito que já vi.
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2417
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por JaeggerJazz Sex Jul 31, 2015 2:35 pm

Cara o braço é lindo, mas tenho problemas com falta de simetria, tudo que é torto me incomoda e esta ponte ficou muito descentralizada, eu socaria o luthier, mas o importante é vc gostar não eu rsrsrsrsrs What a Face
JaeggerJazz
JaeggerJazz
Membro

Mensagens : 93
Localização : Atibaia

Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por Convidado Sáb Ago 01, 2015 12:13 pm

JaeggerJazz escreveu:Cara o braço é lindo, mas tenho problemas com falta de simetria, tudo que é torto me incomoda e esta ponte ficou muito descentralizada, eu socaria o luthier, mas o importante é vc gostar não eu rsrsrsrsrs What a Face

Kkkkkkk... Confesso que nos primeiros dias me incomodei com isso,mas depois vi que o resultado final foi milhares de vezes superior a esse defeito de simetria Smile
NESCAU escreveu:Parabéns, sem dúvida o B5 mais bonito que já vi.
Obrigado,man Smile

Sabe,eu acho uma pena não ter mais baixos com medidas parecidas com as desse Cort "signature" (braço,espaçamento...) na faixa de preços relativamente medianos (1.800 à 2.800,por exemplo).Não sei porque marcas como a própria Cort,e também Ibanez e praticamente todas do mercado têm aversão à espaçamentos maiores do que 17mm.

As vezes eu é que me acho um baixista incomum,mas vejo que tem vários baixistas aqui que gostam de espaçamentos 18mm,e 19mm.

Eu tive a sorte de ter achado um Bass Collection na época em que vendi meu Squier.Ele era o único modelo com espaçamento 19mm que,apesar de não se fabricar mais,estava na faixa dos 1.2k usado (sendo que era raro se encontrar um). Fui muito feliz com ele e sinto já até saudade,apesar de estar adorando demais esse novo Cort.

Sobre o não uso de madeiras claras então,eu nem questiono porque já sei que é praticamente uma "regra" a utilização do rosewood.

Enfim,pra eu ter um baixo com um som legal e com a combinação de madeiras que eu queria, e mais o espaçamento que eu queria,fui obrigado a trocar o braço de um instrumento! Foi a alternativa mais barata que encontrei e não me arrependo em nada.Acho que fiz o certo e o resultado saiu como eu queria.

Do contrário,eu teria que ou desembolsar uns 4k num baixo 100% luthier (com eletrônica mediana,porque se fosse Top,seria uns 5 a 6k),ou pagar uma fortuna de uns 10k num MTD,por exemplo...

Tipo,esquecendo o lance das madeiras claras, eu acho um absurdo não se ter um baixo com as medidas desejadas por um preço mais acessível.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por Orla Bass Sex Set 30, 2016 12:05 pm

Trabalho muito bem feito mesmo, eu tenho um Cort B5 também, o que me incomoda nele é justamente esse espaçamento de cordas ai, gostaria que elas fossem um pouco mais distantes.

O seu bass ficou outro com o braço mais largo assim.
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Cort B5 com braço modificado ("signature") Empty Re: Cort B5 com braço modificado ("signature")

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos