Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida com válvula 12AX7 (queimada?)

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida com válvula 12AX7 (queimada?) Empty Dúvida com válvula 12AX7 (queimada?)

Mensagem por ffc4852 Ter Jul 28, 2015 10:30 am

Pessoal,

tenho um amp aqui, com uma válvula 12AX7 no pré. Tem alguns dias, percebo que as vzes depois de um tempo de uso (+-30min) o som muda um pouco, e de repente começa um chiado bem de leve no som. Mas não eh saturação, é chiado mesmo como se o falante estivesse rachando.

Como tenho mais de um head, fiz o teste ligando um outro pra garantir que não era a caixa. Esta está perfeita.

Meu amp que tem a válvula também tem um botão bypass, que a "desliga". Quando aciono o botão, esse chiado some total. Volta a ficar tudo 100%.

Agora a pergunta: Tem como eu fazer algum teste na válvula ou alguma característica física que eu possa identificar se acabou a vida útil dela? Já retirei ela do amp e, visualmente está normal. Vejo que quando está ativada ela fica avermelhada, como deveria tb.

Valeu!
ffc4852
ffc4852
Membro

Mensagens : 1079
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com válvula 12AX7 (queimada?) Empty Re: Dúvida com válvula 12AX7 (queimada?)

Mensagem por afonsodecampos Ter Jul 28, 2015 11:24 am

Está acontecendo o mesmo com o meu, também tinha achado que era a caixa (que por sinal quase nem uso). O Renatogaregerock recentemente trocou esta válvula do amp dele, o amigo Lborges também pode te dar um help, pois entende bem do assunto. Eles devem aparecer por aqui, ou então mande uma MP para os dois.

Post do Renato falando da troca de válvula
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com válvula 12AX7 (queimada?) Empty Re: Dúvida com válvula 12AX7 (queimada?)

Mensagem por ffc4852 Ter Jul 28, 2015 5:20 pm

Boa afonso!

Valeu mesmo! Dei uma geral no clube dos valvulados aqui...até me bateu uma certa GAS nos kustom kkkk

No meu caso, provavelmente deva ser a válvula...vou dar umas pesquisadas melhores aqui e achar uma legal pra substituir.
ffc4852
ffc4852
Membro

Mensagens : 1079
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com válvula 12AX7 (queimada?) Empty Re: Dúvida com válvula 12AX7 (queimada?)

Mensagem por LBorges Ter Jul 28, 2015 10:36 pm

Opa! Então,tem como verificar se a válvula esta com problema visualmente, com seu comportamento e o teste dela propriamente dita. Para usuários alguns testes visuais e de comportamento são bem fáceis de fazer.

Visuais:
-Válvula com parte superior esbranquiçada ao invés de prateada. -> Válvula em curto. Provavelmente quando seu AMP irá queimar fusível assim que vc tira do standby e acontecerá até trocar a válvula com problema. Este problema acontece tanto em válvulas de pré quanto as de power.

-Válvula de Power com placas avermelhadas tom de cobre. -> Válvulas com BIAS desregulada. Desligue o AMP e envie para um técnico efetuar a regulagem de acordo com seu gosto (COOL ou HOT).


Comportamento:
- Não sai som em nenhum canal de entrada e nem quando ligo o instrumento no RETURN ( se tiver loop de efeitos) -> Uma das válvulas de power está com problemas. Em sua maioria os AMPs de baixos são classe AB e possuem pares de válvulas no circuito de power. Se por exemplo ele possui 4 6L6 e vc tira o par da válvula com problema, o AMP voltara a funcionar. Tente descobrir por eliminação qual esta com defeito. Não continue utilizando por muito tempo já que o transformador de saia estará descasado com o falante.

- Baixo ganho e alguns estalos esporádicos. -> Pode ser válvula de pré ou inversora com problema. Pegue um lápis ou rachi e de algumas batidinhas de leve nas válvulas de pré, com o amp ligado, e repare se ira dar estalos no falante. A válvula que estiver causando este ruído esta com problemas.

Este são alguns testes fáceis de identificar um problema básico, existem outros testes que podem ser feitos mais requer um pouco mais de experiência.

Traçar comportamento delas é algo que requer equipamentos específicos e alguém que interprete os resultados.

Trocar válvulas de pré e desses amps que não precisam regular BIAS e tem regulagem automática é bem simples. Muitos avós conseguem fazer, ou será que eles chamavam o técnico para trocar a válvula que compravam no armarinho da esquina quando o rádio parava de funcionar?
LBorges
LBorges
Membro

Mensagens : 195
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com válvula 12AX7 (queimada?) Empty Re: Dúvida com válvula 12AX7 (queimada?)

Mensagem por ffc4852 Qua Jul 29, 2015 9:46 am

Valeu LBorges!

É válvula de pré. Vou olhar com mais detalhes esses passos que me escreveu.

Por enquanto o único sinal que percebo é esse ruído estranho que sai como se o falante estivesse saturado.
ffc4852
ffc4852
Membro

Mensagens : 1079
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com válvula 12AX7 (queimada?) Empty Re: Dúvida com válvula 12AX7 (queimada?)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos