Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Página 18 de 18 Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18

Ir em baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 22, 2020 8:21 pm

Laysson escreveu:Bom dia, Bertola! Eu terminei uma retífica na escala do meu fretless e estou com uma dúvida um tanto quanto boba sobre praticidade. Estou considerando não fixar o nut com uma gotinha de tek bond. Como ele não se move com as cordas fixadas e afinadas, tô achando a necessidade dela meio redundante. Já que sempre faço minhas coisas, um nut sair com a troca de cordas não chega a ser uma surpresa. Achas uma boa?
Eu sempre coloco cola, por medida de segurança...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Laysson gosta desta mensagem

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Laysson Qua Set 23, 2020 8:54 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Laysson escreveu:Bom dia, Bertola! Eu terminei uma retífica na escala do meu fretless e estou com uma dúvida um tanto quanto boba sobre praticidade. Estou considerando não fixar o nut com uma gotinha de tek bond. Como ele não se move com as cordas fixadas e afinadas, tô achando a necessidade dela meio redundante. Já que sempre faço minhas coisas, um nut sair com a troca de cordas não chega a ser uma surpresa. Achas uma boa?

Retomei o processo ao ver que a lixa 1200 e a 2000 deram um brilho legal na escala. Assim que encerrar, colarei o nut! Valeu! hehe
Laysson
Laysson
Membro

Mensagem por Ivanov_br Qua Set 23, 2020 9:13 am

Coloque fotos ai do antes e depois.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Mensagem por JUCIE SANTOS Qua Set 23, 2020 10:07 am

Bertola, falando em escala tem algo que me intriga...
Por que para retificar os trastes se utiliza régua reta e não régua com o raio da escala?
JUCIE SANTOS
JUCIE SANTOS
Membro

Mensagem por Laysson Qua Set 23, 2020 10:23 am

Ivanov_br escreveu:Coloque fotos ai do antes e depois.

Vc fala sobre o meu? Acho que to fotografando isso, mas não lembro se tenho um antes. Se for, vou reunir tudo e postar no clube do fretless ou da luthieria amadora, ou aquele de fazer fretless que tinha aqui. hehehe
Laysson
Laysson
Membro

Mensagem por Guga Ramone Qua Set 23, 2020 1:50 pm

JUCIE SANTOS escreveu:Bertola,  falando em escala tem algo que me intriga...
Por que para retificar os trastes se utiliza régua reta e não régua com o raio da escala?

Já me perguntei a mesma coisa, afinal de contas seria muito mais fácil usar um bloco raiado, não é mesmo? Se você usar um bloco com a mesma medida da escala, vai desgastar bem os trastes nas suas bordas e o meio deles ficará sem desgaste. Para poder executar a retífica de trastes com um bloco raiado, teria que se levar em conta a altura dos trastes somado ao raio da escala e usar um bloco com esta medida. O problema é que essa pequena altura de trastes é tão variável de um instrumento pro outro que não compensa fazer uma ferramenta específica, até porque a altura do traste é justamente o que pretendemos alterar com a retífica.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 23, 2020 4:58 pm

Existem máquinas que fazem tal serviço em larga escala.
Manualmente é mais fácil fazer com um peça reta, além dessa questão levantada pelo Guga Ramone.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 23, 2020 5:00 pm

Laysson escreveu:

Retomei o processo ao ver que a lixa 1200 e a 2000 deram um brilho legal na escala. Assim que encerrar, colarei o nut! Valeu! hehe
Não passe cera na escala, ok.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Laysson gosta desta mensagem

Mensagem por Laysson Qua Set 23, 2020 6:03 pm

Laysson escreveu:

Não passe cera na escala, ok.

Obrigado pelo aviso! Não chego a encerar a escala. Geralmente hidrato com óleo de peroba. Que inclusive tá chegando ao fim. Tem alguma sugestão de produto pra eu usar pelos próximos anos?
Postei o resultado do processo de lixas nessa postagem do clube fretless.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagem por fheliojr Qui Set 24, 2020 5:16 pm

Ivanov_br escreveu:...

FENDER PRECISION 2013
...

gloliveira escreveu:...1º - Squier Precision, novo, não tem três meses; encordoamento LaBella flatwond 0.45...

Eles me pareceram inclinados para frente.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por SilverKnob Qui Out 08, 2020 2:20 pm

Salve galera,
Como posso reparar esses lascado no verniz?

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 72bfbf10
SilverKnob
SilverKnob
Membro

Mensagem por gloliveira Qui Out 08, 2020 2:57 pm

fheliojr escreveu:
Ivanov_br escreveu:...

FENDER PRECISION 2013
...

gloliveira escreveu:...1º - Squier Precision, novo, não tem três meses; encordoamento LaBella flatwond 0.45...

Eles me pareceram inclinados para frente.

Exatamente, fheliojr

E eu acho que tem a ver com o encordoamento. Vi essa questão das flatwound exercerem mais força contrária do que as roundwound num tópico criado pelo CSergio. O baixo foi fabricado em 2015 e veio com um encordoamento 0.45. Veio reto o headstock. Troquei pelo encordoamento flatwound. Agora há essa leve inclinação. Talvez seja melhor voltar para o encordoamento roundwound. Já vi SX jazz bass com a mão bastante inclinada para frente.
gloliveira
gloliveira
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Out 09, 2020 12:41 am

SilverKnob escreveu:Salve galera,

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 72bfbf10
Não repara...
Simples assim.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por peter.forc Sex Out 09, 2020 8:40 am

Bertola, por favor, uma opinião/sugestão... Tenho um violão Tagima Vegas (nylon). Trata-se de um instrumento de baixo custo, simples, linha de entrada da marca. Apesar de limitações sonoras (principalmente nos médio-agudos e no brilho), considero-o bastante confortável para mim (braço, tamanho, etc), gosto do violão. Pensei em fazer um upgrade para melhorar suas características sonoras, trocando o tampo laminado por um maciço e o nut por um de latão. Naturalmente, sei que o resultado exato das alterações não é perfeitamente previsível, mas compreendo que haverá melhora, sim, geral.
Vc crê ser algo razoável isso ? Ou vale mais a pena, mesmo, comprar um novo instrumento ?

Antecipadamente agradeço a atenção.
peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagem por allexcosta Sex Out 09, 2020 9:01 am

Com licença, Bertola...

As cordas de um instrumento que não tem raio infinito descrevem uma geometria parabolóide (não é verdadeiramente cônica e muito menos cilíndrica), que só é satisfatoriamente atingida com réguas de retificação retas e longas, utilizadas onde as cordas sentam e depois transicionadas por um profissional habilitado.

Retificação com régua raiada produziria geometria cilíndrica no topo dos trastes, que é a opção mais longe da realidade, dentre todas as citadas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Out 09, 2020 1:17 pm

peter.forc escreveu:Bertola, por favor, uma opinião/sugestão... Tenho um violão Tagima Vegas (nylon). Trata-se de um instrumento de baixo custo, simples, linha de entrada da marca. Apesar de limitações sonoras (principalmente nos médio-agudos e no brilho), considero-o bastante confortável para mim (braço, tamanho, etc), gosto do violão. Pensei em fazer um upgrade para melhorar suas características sonoras, trocando o tampo laminado por um maciço e o nut por um de latão. Naturalmente, sei que o resultado exato das alterações não é perfeitamente previsível, mas compreendo que haverá melhora, sim, geral.
Vc crê ser algo razoável isso ? Ou vale mais a pena, mesmo, comprar um novo instrumento ?

Antecipadamente agradeço a atenção.
Esqueça. Não vale à pena.
Compre outro e vc gastará menos...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por peter.forc Sex Out 09, 2020 2:06 pm

blz ! Deve ser a melhor solução, mesmo...

Grato !! up
peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagem por SilverKnob Seg Out 12, 2020 1:58 pm

SilverKnob escreveu:Salve galera,

jpg[]
Não repara...
Simples assim.

Triste ☹
SilverKnob
SilverKnob
Membro

Mensagem por Bananoise Qua Out 21, 2020 3:43 pm

Prof. Bertola, dá algum B.O deixar o baixo sem as cordas por um período de mais de um ano ou quase dois?
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Out 21, 2020 4:51 pm

Bananoise escreveu:Prof. Bertola, dá algum B.O deixar o baixo sem as cordas por um período de mais de um ano ou quase dois?
Apenas afrouxe o tensor...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Bananoise gosta desta mensagem

Mensagem por Bananoise Qua Out 21, 2020 4:59 pm

Ok. Muito obrigado Smile
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagem por JUCIE SANTOS Dom Out 25, 2020 12:34 pm

Mestre Bertola, como está?

Eu montei meu baixo para testar as regulagens e acontece que os carrinhos da ponte ficaram extremamente altos... verifiquei que vou precisar baixar 3 milímetros no encaixe do braço...

na sua opinião qual a melhor opção, aprofundar a cavidade do tróluco ou retirar esses três milímetros no próprio braço.?
JUCIE SANTOS
JUCIE SANTOS
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Out 25, 2020 12:35 pm

JUCIE SANTOS escreveu:Mestre Bertola,  como está?

Eu montei meu baixo para testar as regulagens e acontece que os carrinhos da ponte ficaram extremamente altos... verifiquei que vou precisar baixar 3 milímetros no encaixe do braço...

na sua opinião qual a melhor opção,  aprofundar a cavidade do tróluco ou retirar esses três milímetros no próprio braço.?
Use uma tupia de mão.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por JUCIE SANTOS Dom Out 25, 2020 12:46 pm

Opa... tá na mão!!
Então o mais viável e correto é aprofundar a cavidade, certo?

muito obrigado!!!

Última edição por JUCIE SANTOS em Dom Out 25, 2020 1:04 pm, editado 2 vez(es)
JUCIE SANTOS
JUCIE SANTOS
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Out 25, 2020 12:59 pm

JUCIE SANTOS escreveu:Opa... tá na mão!!
Então o mais viável é correto e aprofundar a cavidade, certo?

muito obrigado!!!
Sim, é. Mais fácil e rápido.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

JUCIE SANTOS gosta desta mensagem

Mensagem por JUCIE SANTOS Dom Out 25, 2020 1:05 pm

JUCIE SANTOS escreveu:Opa... tá na mão!!
Então o mais viável é correto e aprofundar a cavidade, certo?

muito obrigado!!!
Sim, é. Mais fácil e rápido.

Fechou!!! Muito grato!
JUCIE SANTOS
JUCIE SANTOS
Membro

Mensagem por WHead Qua Nov 25, 2020 12:00 pm

Bertola, tenho um Epiphone EB3 e li por aqui que existe um problema de projeto nesse modelo que envolve a ponte e a escala, é isso mesmo? Parece que a escala ganhou um raio mais acentuado ao longo dos anos e a ponte não acompanhou essa mudança, é isso? Essa inadequação compromete em quê? Já li que dificulta a afinação das oitavas mas também ouvi dizer que interfere na sustentação do som, isso procede? Existe outro problema causado por esse desarranjo? Isso compromete a altura das cordas exigindo que elas fiquem mais altas?

Conhece essa "barra de sustentação"?

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Captur61

Acha que ela pode ajudar em algum dos aspectos dessa questão?
E o que a questão do desarranjo tem a ver com essa foto?

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Captur62

Desculpe-me pela enxurrada de perguntas mas fiquei curioso.
Obrigado pela paciência! Abraço.
WHead
WHead
Membro

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Mensagem por Convidado Qua Nov 25, 2020 12:57 pm

Bertola, saudações, meu caro.

Não sei se pode perguntar coisas sobre guitarra aqui. Sinta-se a vontade para ignorar, se for o caso.

Peguei uma SX VTG para upgrade. Vou fazer um travecão... corpinho de strato e humbuckers (dual/mini) no saco. No meu radar estão:

- Malagoli
- Sergio Rosar
- Fullertone; e
- Cusomy

Já usou algum desses caras? Alguma recomendação?

Outra questão... você acha melhor o resultado com HSH ou HHH?

Convidado
Convidado

Mensagem por Guga Ramone Qui Nov 26, 2020 11:28 am

WHead escreveu:Bertola, tenho um Epiphone EB3 e li por aqui que existe um problema de projeto nesse modelo que envolve a ponte e a escala, é isso mesmo? Parece que a escala ganhou um raio mais acentuado ao longo dos anos e a ponte não acompanhou essa mudança, é isso? Essa inadequação compromete em quê? Já li que dificulta a afinação das oitavas mas também ouvi dizer que interfere na sustentação do som, isso procede? Existe outro problema causado por esse desarranjo? Isso compromete a altura das cordas exigindo que elas fiquem mais altas?

Conhece essa "barra de sustentação"?

Acha que ela pode ajudar em algum dos aspectos dessa questão?
E o que a questão do desarranjo tem a ver com essa foto?

Desculpe-me pela enxurrada de perguntas mas fiquei curioso.
Obrigado pela paciência! Abraço.

A parte da corda mais perto da bolinha tem a ponta torcida coberta pelo enrolamento e ela não é bem simétrica nessa região. A barra que você citou serve para trazer a corda mais para trás, evitando que a parte dobrada da corda fique em cima do cavalete, o que prejudica a entonação e sonoridade.  A barra não vai influenciar na altura das cordas e/ou na divergência entre o raio da ponte e raio da escala.

Quanto ao problema de projeto citado, não sei opinar.

Editei a mensagem para corrigir erros de gramática e escrita.

Última edição por Guga Ramone em Qui Nov 26, 2020 12:31 pm, editado 1 vez(es)
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagem por WHead Qui Nov 26, 2020 11:42 am

^Muito obrigado, Guga. Acho que entendi a função da barra. up
WHead
WHead
Membro

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Nov 26, 2020 8:30 pm

WHead; os Gibsons antigos tinham um radiano de escala menor que os atuais, mas as pontes eram distintas dessas aí.
Eu nunca percebi qualquer problema de sustentação, e nos Epis que já regulei, também a entonação ficou correta.

Henri-Q; Só não usei o Cusomy. Todos são bons, e esses Fullertones são muito bons!
Acho melhor o Esquema: HB, dual-coil, HB...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

latajacydziobak gosta desta mensagem

Mensagem por z0h Sex Nov 27, 2020 9:32 am

Qual a importância e a utilidade da blindagem no instrumento?
z0h
z0h
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Nov 27, 2020 9:18 pm

z0h escreveu:Qual a importância e a utilidade da blindagem no instrumento?
Reduz o chiado de 60Hz em capts Single-coil...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Convidado Ter Dez 22, 2020 4:44 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Henri-Q; Só não usei o Cusomy. Todos são bons, e esses Fullertones são muito bons!

Bertola, ainda sobre essa "resenha". Já tinha batido o martelo com os Sergio Rosar quando vi os Seymour Duncan Everything Axe. O preço é mais que o dobro, mas confesso que estou tentado! Mas e aí... muita areia pro caminhãozinho de uma SX ou vale a pena a experiência?

Convidado
Convidado

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Dez 22, 2020 5:18 pm

Henri-Q escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Henri-Q; Só não usei o Cusomy. Todos são bons, e esses Fullertones são muito bons!

Bertola, ainda sobre essa "resenha". Já tinha batido o martelo com os Sergio Rosar quando vi os Seymour Duncan Everything Axe. O preço é mais que o dobro, mas confesso que estou tentado! Mas e aí... muita areia pro caminhãozinho de uma SX ou vale a pena a experiência?

Aí é com você...
Mas esses SRosar vão "falar bem" com o SX...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Fernando Zadá Sab Jan 09, 2021 1:15 pm

Mr Bertola e amigos

Sobre regulagem básica eu peguei um JB que estava todo desregulado e com carrinhos da ponte todos no mínimo o mais baixo possível. Dei meia girada no tensor ficou beeem melhor. Mas minha dúvida é se deveria subir um pouco os carrinhos e depois regular o tensor?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sab Jan 09, 2021 4:39 pm

Fernando Zadá escreveu:Mr Bertola e amigos

Sobre regulagem básica eu peguei um JB que estava todo desregulado e com carrinhos da ponte todos no mínimo o mais baixo possível. Dei meia girada no tensor ficou beeem melhor. Mas minha dúvida é se deveria subir um pouco os carrinhos e depois regular o tensor?
Ambas as coisas Zadá...
Eu costumo experimentar bastante quando estou regulando um instrumento. Assim, parto dos carrinhos todos abaixados.
Agora, eu sempre deixo a palavra final para o cliente, pois faço uma regulagem de ação a mais baixa possível para aquele instrumento. Se o cliente se dá bem com ela, ótimo, se não, subo um pouco
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Mensagem por Fernando Zadá Sab Jan 09, 2021 6:14 pm

Show eu troquei as cordas vou dar mais uma regulada hoje
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por fheliojr Sab Jan 09, 2021 7:38 pm

Mestre Bertola, apenas por curiosidade, mesmo, pois sei que há inúmeros outros fatores que influenciam no timbre de um instrumento sólido mais que madeiras, mas marupá (em corpos) e pau-marfim e tauari (em braços) teriam características sonoras próximas a de que outras?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sab Jan 09, 2021 8:50 pm

fheliojr escreveu:Mestre Bertola, apenas por curiosidade, mesmo, pois sei que há inúmeros outros fatores que influenciam no timbre de um instrumento sólido mais que madeiras, mas marupá (em corpos) e pau-marfim e tauari (em braços) teriam características sonoras próximas a de que outras?
Eu tenho relativizado isso atualmente.
Mas pense nas densidades das madeiras e seu grau de resistência mecânica que você terá uma resposta aproximada.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

fheliojr gosta desta mensagem

Mensagem por BigBoy Ter Jan 12, 2021 10:34 pm

Mestre Bertola e amigos,

Eu restaurei um Giannini final anos 80, porém ainda não consegui descobrir qual a madeira do corpo...
Pode me ajudar a identificar a madeira deste corpo?

Segue fotos do corpo e do baixo finalizado.

O corpo é pesado, comparei com um corpo em cedro-rosa (JB também) e este em questão era bem mais pesado:

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Img_2310
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Img_2311
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Img_6010
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 12, 2021 11:16 pm

BigBoy
Isso aí é cedro, provavelmente cedro-arana ou cedrinho.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Anchieta Seg Mar 08, 2021 2:03 pm

Comprei um contra baixo Ibanez sdgr 5 cordas usado. Gosto muito do conforto ao tocar, mas gostaria de trocar os captadores. Para não errar na compra desses captadores gostaria de uma orientação quanto à distância das cordas e a distância dos  polos dos captadores novos. OS captadores do meu baixo atual os polos não são aparentes (JJ) e a distância entre as cordas é menor do que o tradicional - vi no site da Ibanez que é de 16,5 mm. Posso comprar qualquer captador? O luthier adapta essa distância para que os polos fiquem nivelados com as cordas, ou é necessário comprar outros captadores sem polos aparentes? Só para esclarecer - sou novo no ramo.

Anchieta
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 08, 2021 4:03 pm

Anchieta escreveu:Comprei um contra baixo Ibanez sdgr 5 cordas usado. Gosto muito do conforto ao tocar, mas gostaria de trocar os captadores. Para não errar na compra desses captadores gostaria de uma orientação quanto à distância das cordas e a distância dos  polos dos captadores novos. OS captadores do meu baixo atual os polos não são aparentes (JJ) e a distância entre as cordas é menor do que o tradicional - vi no site da Ibanez que é de 16,5 mm. Posso comprar qualquer captador? O luthier adapta essa distância para que os polos fiquem nivelados com as cordas, ou é necessário comprar outros captadores sem polos aparentes? Só para esclarecer - sou novo no ramo.
As duas coisas...
Consulte seu luthier, talvez ele possua captadores com polos com ele, e possa conferir na hora...
Mas a adaptação não é um problema.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Anchieta gosta desta mensagem

Mensagem por heenrique_bass Ter Mar 23, 2021 6:30 pm

Pessoal,

gostaria de saber uma coisa, tenho o costume de sempre que troco as cordas, passar grafite em pó no nut e na passagem das cordas na ponte.

Hoje tava fazendo esse procedimento e derrubei um pouco de grafite na escala e no corpo do baixo perto da ponte, a questão é, da algum problema esse grafite em pó cair na madeira?

Eu passei um pincel e um pano, mas na escala parece que ficou um pouco brilhante por conta do grafite e nao saiu totalmente.
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Mar 23, 2021 6:45 pm

heenrique_bass escreveu:Pessoal,

gostaria de saber uma coisa, tenho o costume de sempre que troco as cordas, passar grafite em pó no nut e na passagem das cordas na ponte.

Hoje tava fazendo esse procedimento e derrubei um pouco de grafite na escala e no corpo do baixo perto da ponte, a questão é, da algum problema esse grafite em pó cair na madeira?

Eu passei um pincel e um pano, mas na escala parece que ficou um pouco brilhante por conta do grafite e nao saiu totalmente.
Passe pano úmido...
Não sei porque você faz isso... Não há necessidade.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

heenrique_bass gosta desta mensagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 18 de 18 Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18

Permissão deste fórum: