Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

+143
jorge.ibs
Anchieta
BigBoy
Fernando Zadá
z0h
Bananoise
peter.forc
SilverKnob
Ivanov_br
Ricardo Saldanha
Cantão
Laysson
gloliveira
JUCIE SANTOS
Venancio Silva
Bruno da Rosa
mato
gmv bass
Jãozeiro
Pavor
Ricardo LaVey
WHead
Christian
Daniel Augusto
flexmagaiver
Orla Bass
leonardo.buggy
sidiburiti
Tibaldi
Kobhau
PauloBass
pluís
Bastiao
mblacerda
rodlburigo
patriciofernandes
Alfs
monteirofn
joabi
deixados
Luciano Dantas
jcsk8
Dogwood
heenrique_bass
PH Benchmarker
bonatti_bass
Fabrício M. Gadelha
japaubatuba
Riff Raff
Diegobass
Claudio Mengarda
michael.duarte
Fabao_Henrique
cardozo
thom_m
mikhailpizza
GRRS
SILVIAO
requeijaum
Ronyldo D`Santos Luthier
Hugo Corrêa
Bruno kta
henri carvalho
bodhan
elson.arcos
bass32
gpraxedes
Nelson Bass
dibass
Cauê Duarte
Baixeiro
Rostan Souza
pedrohenrique.astronauta
Vtrpira
Bira Magalhães
ZédeLepelin
Marlim
jefersonjjk
Jonatan Lima
Paulo Lopes
felipebarba
Luiz87
Guga Ramone
santana
Felipe José Dias
elzebad
Thiago Wilker
GusVCD
ifernandes
carlosadriano
Thiago Almeida
Panini
Juninho Sampaio
Rico
Derrevisdod
Gilmar de Bessa Belarmino
ReegiJR
joceir bernardo raupp
Johnny Bezerra
Diogo Lima Barreto
arturbmallmann
Renan Pollo
VictorLuigi
fheliojr
Breno_Barnabe
gsfteodoro
chiberia
Guilé
Deivesbass
MaikonBass
Ricardo
HenriqueBessa
afonsodecampos
NeyBass
GeTorres
Fábio Parenti Silveira
Tutu
CG
lucas.vieira2
HSN
Uchoa
Carlosrzz
LipeBass15
Emanoel Chequetto
allexcosta
Coder
korg
Detoba
eusouojunior
Felipencs
bass-will
Murilo_
Mike_
Tytoos
Willian Casagrande
109eh
RBORCARI
MauKnop
Andre Azulao
Zéff
emachado
Eliseumohr
Mauricio Luiz Bertola
147 participantes

Página 18 de 19 Anterior  1 ... 10 ... 17, 18, 19  Seguinte

Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Set 22, 2020 8:21 pm

Laysson escreveu:Bom dia, Bertola! Eu terminei uma retífica na escala do meu fretless e estou com uma dúvida um tanto quanto boba sobre praticidade. Estou considerando não fixar o nut com uma gotinha de tek bond. Como ele não se move com as cordas fixadas e afinadas, tô achando a necessidade dela meio redundante. Já que sempre faço minhas coisas, um nut sair com a troca de cordas não chega a ser uma surpresa. Achas uma boa?
Eu sempre coloco cola, por medida de segurança...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Laysson gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Laysson Qua Set 23, 2020 8:54 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Laysson escreveu:Bom dia, Bertola! Eu terminei uma retífica na escala do meu fretless e estou com uma dúvida um tanto quanto boba sobre praticidade. Estou considerando não fixar o nut com uma gotinha de tek bond. Como ele não se move com as cordas fixadas e afinadas, tô achando a necessidade dela meio redundante. Já que sempre faço minhas coisas, um nut sair com a troca de cordas não chega a ser uma surpresa. Achas uma boa?
Eu sempre coloco cola, por medida de segurança...

Retomei o processo ao ver que a lixa 1200 e a 2000 deram um brilho legal na escala. Assim que encerrar, colarei o nut! Valeu! hehe
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Ivanov_br Qua Set 23, 2020 9:13 am

Coloque fotos ai do antes e depois.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7026
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por JUCIE SANTOS Qua Set 23, 2020 10:07 am

Bertola, falando em escala tem algo que me intriga...
Por que para retificar os trastes se utiliza régua reta e não régua com o raio da escala?
JUCIE SANTOS
JUCIE SANTOS
Membro

Mensagens : 276
Localização : Mogi das Cruzes

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Laysson Qua Set 23, 2020 10:23 am

Ivanov_br escreveu:Coloque fotos ai do antes e depois.

Vc fala sobre o meu? Acho que to fotografando isso, mas não lembro se tenho um antes. Se for, vou reunir tudo e postar no clube do fretless ou da luthieria amadora, ou aquele de fazer fretless que tinha aqui. hehehe
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Guga Ramone Qua Set 23, 2020 1:50 pm

JUCIE SANTOS escreveu:Bertola,  falando em escala tem algo que me intriga...
Por que para retificar os trastes se utiliza régua reta e não régua com o raio da escala?

Já me perguntei a mesma coisa, afinal de contas seria muito mais fácil usar um bloco raiado, não é mesmo? Se você usar um bloco com a mesma medida da escala, vai desgastar bem os trastes nas suas bordas e o meio deles ficará sem desgaste. Para poder executar a retífica de trastes com um bloco raiado, teria que se levar em conta a altura dos trastes somado ao raio da escala e usar um bloco com esta medida. O problema é que essa pequena altura de trastes é tão variável de um instrumento pro outro que não compensa fazer uma ferramenta específica, até porque a altura do traste é justamente o que pretendemos alterar com a retífica.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 23, 2020 4:58 pm

JUCIE SANTOS escreveu:Bertola,  falando em escala tem algo que me intriga...
Por que para retificar os trastes se utiliza régua reta e não régua com o raio da escala?
Existem máquinas que fazem tal serviço em larga escala.
Manualmente é mais fácil fazer com um peça reta, além dessa questão levantada pelo Guga Ramone.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 23, 2020 5:00 pm

Laysson escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Laysson escreveu:Bom dia, Bertola! Eu terminei uma retífica na escala do meu fretless e estou com uma dúvida um tanto quanto boba sobre praticidade. Estou considerando não fixar o nut com uma gotinha de tek bond. Como ele não se move com as cordas fixadas e afinadas, tô achando a necessidade dela meio redundante. Já que sempre faço minhas coisas, um nut sair com a troca de cordas não chega a ser uma surpresa. Achas uma boa?
Eu sempre coloco cola, por medida de segurança...

Retomei o processo ao ver que a lixa 1200 e a 2000 deram um brilho legal na escala. Assim que encerrar, colarei o nut! Valeu! hehe
Não passe cera na escala, ok.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Laysson gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Laysson Qua Set 23, 2020 6:03 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Laysson escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Laysson escreveu:Bom dia, Bertola! Eu terminei uma retífica na escala do meu fretless e estou com uma dúvida um tanto quanto boba sobre praticidade. Estou considerando não fixar o nut com uma gotinha de tek bond. Como ele não se move com as cordas fixadas e afinadas, tô achando a necessidade dela meio redundante. Já que sempre faço minhas coisas, um nut sair com a troca de cordas não chega a ser uma surpresa. Achas uma boa?
Eu sempre coloco cola, por medida de segurança...

Retomei o processo ao ver que a lixa 1200 e a 2000 deram um brilho legal na escala. Assim que encerrar, colarei o nut! Valeu! hehe
Não passe cera na escala, ok.

Obrigado pelo aviso! Não chego a encerar a escala. Geralmente hidrato com óleo de peroba. Que inclusive tá chegando ao fim. Tem alguma sugestão de produto pra eu usar pelos próximos anos?
Postei o resultado do processo de lixas nessa postagem do clube fretless.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por fheliojr Qui Set 24, 2020 5:16 pm

Ivanov_br escreveu:...

FENDER PRECISION 2013
...

gloliveira escreveu:...1º - Squier Precision, novo, não tem três meses; encordoamento LaBella flatwond 0.45...

Eles me pareceram inclinados para frente.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por SilverKnob Qui Out 08, 2020 2:20 pm

Salve galera,
Como posso reparar esses lascado no verniz?

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 72bfbf10
SilverKnob
SilverKnob
Membro

Mensagens : 54
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por gloliveira Qui Out 08, 2020 2:57 pm

fheliojr escreveu:
Ivanov_br escreveu:...

FENDER PRECISION 2013
...

gloliveira escreveu:...1º - Squier Precision, novo, não tem três meses; encordoamento LaBella flatwond 0.45...

Eles me pareceram inclinados para frente.

Exatamente, fheliojr

E eu acho que tem a ver com o encordoamento. Vi essa questão das flatwound exercerem mais força contrária do que as roundwound num tópico criado pelo CSergio. O baixo foi fabricado em 2015 e veio com um encordoamento 0.45. Veio reto o headstock. Troquei pelo encordoamento flatwound. Agora há essa leve inclinação. Talvez seja melhor voltar para o encordoamento roundwound. Já vi SX jazz bass com a mão bastante inclinada para frente.

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Out 09, 2020 12:41 am

SilverKnob escreveu:Salve galera,
Como posso reparar esses lascado no verniz?

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 72bfbf10
Não repara...
Simples assim.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por peter.forc Sex Out 09, 2020 8:40 am

Bertola, por favor, uma opinião/sugestão... Tenho um violão Tagima Vegas (nylon). Trata-se de um instrumento de baixo custo, simples, linha de entrada da marca. Apesar de limitações sonoras (principalmente nos médio-agudos e no brilho), considero-o bastante confortável para mim (braço, tamanho, etc), gosto do violão. Pensei em fazer um upgrade para melhorar suas características sonoras, trocando o tampo laminado por um maciço e o nut por um de latão. Naturalmente, sei que o resultado exato das alterações não é perfeitamente previsível, mas compreendo que haverá melhora, sim, geral.
Vc crê ser algo razoável isso ? Ou vale mais a pena, mesmo, comprar um novo instrumento ?

Antecipadamente agradeço a atenção.
peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagens : 1056
Localização : Banânia

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por allexcosta Sex Out 09, 2020 9:01 am

JUCIE SANTOS escreveu:Bertola,  falando em escala tem algo que me intriga...
Por que para retificar os trastes se utiliza régua reta e não régua com o raio da escala?

Com licença, Bertola...

As cordas de um instrumento que não tem raio infinito descrevem uma geometria parabolóide (não é verdadeiramente cônica e muito menos cilíndrica), que só é satisfatoriamente atingida com réguas de retificação retas e longas, utilizadas onde as cordas sentam e depois transicionadas por um profissional habilitado.

Retificação com régua raiada produziria geometria cilíndrica no topo dos trastes, que é a opção mais longe da realidade, dentre todas as citadas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Out 09, 2020 1:17 pm

peter.forc escreveu:Bertola, por favor, uma opinião/sugestão... Tenho um violão Tagima Vegas (nylon). Trata-se de um instrumento de baixo custo, simples, linha de entrada da marca. Apesar de limitações sonoras (principalmente nos médio-agudos e no brilho), considero-o bastante confortável para mim (braço, tamanho, etc), gosto do violão. Pensei em fazer um upgrade para melhorar suas características sonoras, trocando o tampo laminado por um maciço e o nut por um de latão. Naturalmente, sei que o resultado exato das alterações não é perfeitamente previsível, mas compreendo que haverá melhora, sim, geral.
Vc crê ser algo razoável isso ? Ou vale mais a pena, mesmo, comprar um novo instrumento ?

Antecipadamente agradeço a atenção.
Esqueça. Não vale à pena.
Compre outro e vc gastará menos...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por peter.forc Sex Out 09, 2020 2:06 pm

blz ! Deve ser a melhor solução, mesmo...

Grato !! up
peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagens : 1056
Localização : Banânia

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por SilverKnob Seg Out 12, 2020 1:58 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
SilverKnob escreveu:Salve galera,
Como posso reparar esses lascado no verniz?

jpg[]
Não repara...
Simples assim.

Triste ☹
SilverKnob
SilverKnob
Membro

Mensagens : 54
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Bananoise Qua Out 21, 2020 3:43 pm

Prof. Bertola, dá algum B.O deixar o baixo sem as cordas por um período de mais de um ano ou quase dois?
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 717
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Out 21, 2020 4:51 pm

Bananoise escreveu:Prof. Bertola, dá algum B.O deixar o baixo sem as cordas por um período de mais de um ano ou quase dois?
Apenas afrouxe o tensor...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Bananoise Qua Out 21, 2020 4:59 pm

Ok. Muito obrigado Smile
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 717
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por JUCIE SANTOS Dom Out 25, 2020 12:34 pm

Mestre Bertola, como está?

Eu montei meu baixo para testar as regulagens e acontece que os carrinhos da ponte ficaram extremamente altos... verifiquei que vou precisar baixar 3 milímetros no encaixe do braço...

na sua opinião qual a melhor opção, aprofundar a cavidade do tróluco ou retirar esses três milímetros no próprio braço.?
JUCIE SANTOS
JUCIE SANTOS
Membro

Mensagens : 276
Localização : Mogi das Cruzes

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Out 25, 2020 12:35 pm

JUCIE SANTOS escreveu:Mestre Bertola,  como está?

Eu montei meu baixo para testar as regulagens e acontece que os carrinhos da ponte ficaram extremamente altos... verifiquei que vou precisar baixar 3 milímetros no encaixe do braço...

na sua opinião qual a melhor opção,  aprofundar a cavidade do tróluco ou retirar esses três milímetros no próprio braço.?
Use uma tupia de mão.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por JUCIE SANTOS Dom Out 25, 2020 12:46 pm

Opa... tá na mão!!
Então o mais viável e correto é aprofundar a cavidade, certo?

muito obrigado!!!


Última edição por JUCIE SANTOS em Dom Out 25, 2020 1:04 pm, editado 2 vez(es)
JUCIE SANTOS
JUCIE SANTOS
Membro

Mensagens : 276
Localização : Mogi das Cruzes

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Out 25, 2020 12:59 pm

JUCIE SANTOS escreveu:Opa... tá na mão!!
Então o mais viável é correto e aprofundar a cavidade, certo?

muito obrigado!!!
Sim, é. Mais fácil e rápido.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

JUCIE SANTOS gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por JUCIE SANTOS Dom Out 25, 2020 1:05 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
JUCIE SANTOS escreveu:Opa... tá na mão!!
Então o mais viável é correto e aprofundar a cavidade, certo?

muito obrigado!!!
Sim, é. Mais fácil e rápido.

Fechou!!! Muito grato!
JUCIE SANTOS
JUCIE SANTOS
Membro

Mensagens : 276
Localização : Mogi das Cruzes

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por WHead Qua Nov 25, 2020 12:00 pm

Bertola, tenho um Epiphone EB3 e li por aqui que existe um problema de projeto nesse modelo que envolve a ponte e a escala, é isso mesmo? Parece que a escala ganhou um raio mais acentuado ao longo dos anos e a ponte não acompanhou essa mudança, é isso? Essa inadequação compromete em quê? Já li que dificulta a afinação das oitavas mas também ouvi dizer que interfere na sustentação do som, isso procede? Existe outro problema causado por esse desarranjo? Isso compromete a altura das cordas exigindo que elas fiquem mais altas?

Conhece essa "barra de sustentação"?

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Captur61

Acha que ela pode ajudar em algum dos aspectos dessa questão?
E o que a questão do desarranjo tem a ver com essa foto?

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Captur62

Desculpe-me pela enxurrada de perguntas mas fiquei curioso.
Obrigado pela paciência! Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2746
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Convidado Qua Nov 25, 2020 12:57 pm

Bertola, saudações, meu caro.

Não sei se pode perguntar coisas sobre guitarra aqui. Sinta-se a vontade para ignorar, se for o caso.

Peguei uma SX VTG para upgrade. Vou fazer um travecão... corpinho de strato e humbuckers (dual/mini) no saco. No meu radar estão:

- Malagoli
- Sergio Rosar
- Fullertone; e
- Cusomy

Já usou algum desses caras? Alguma recomendação?

Outra questão... você acha melhor o resultado com HSH ou HHH?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Guga Ramone Qui Nov 26, 2020 11:28 am

WHead escreveu:Bertola, tenho um Epiphone EB3 e li por aqui que existe um problema de projeto nesse modelo que envolve a ponte e a escala, é isso mesmo? Parece que a escala ganhou um raio mais acentuado ao longo dos anos e a ponte não acompanhou essa mudança, é isso? Essa inadequação compromete em quê? Já li que dificulta a afinação das oitavas mas também ouvi dizer que interfere na sustentação do som, isso procede? Existe outro problema causado por esse desarranjo? Isso compromete a altura das cordas exigindo que elas fiquem mais altas?

Conhece essa "barra de sustentação"?

Acha que ela pode ajudar em algum dos aspectos dessa questão?
E o que a questão do desarranjo tem a ver com essa foto?

Desculpe-me pela enxurrada de perguntas mas fiquei curioso.
Obrigado pela paciência! Abraço.

A parte da corda mais perto da bolinha tem a ponta torcida coberta pelo enrolamento e ela não é bem simétrica nessa região. A barra que você citou serve para trazer a corda mais para trás, evitando que a parte dobrada da corda fique em cima do cavalete, o que prejudica a entonação e sonoridade.  A barra não vai influenciar na altura das cordas e/ou na divergência entre o raio da ponte e raio da escala.

Quanto ao problema de projeto citado, não sei opinar.

Editei a mensagem para corrigir erros de gramática e escrita.


Última edição por Guga Ramone em Qui Nov 26, 2020 12:31 pm, editado 1 vez(es)
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por WHead Qui Nov 26, 2020 11:42 am

^Muito obrigado, Guga. Acho que entendi a função da barra. up
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2746
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Nov 26, 2020 8:30 pm

WHead; os Gibsons antigos tinham um radiano de escala menor que os atuais, mas as pontes eram distintas dessas aí.
Eu nunca percebi qualquer problema de sustentação, e nos Epis que já regulei, também a entonação ficou correta.

Henri-Q; Só não usei o Cusomy. Todos são bons, e esses Fullertones são muito bons!
Acho melhor o Esquema: HB, dual-coil, HB...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

latajacydziobak gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por z0h Sex Nov 27, 2020 9:32 am

Qual a importância e a utilidade da blindagem no instrumento?
z0h
z0h
Membro

Mensagens : 51
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Nov 27, 2020 9:18 pm

z0h escreveu:Qual a importância e a utilidade da blindagem no instrumento?
Reduz o chiado de 60Hz em capts Single-coil...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Convidado Ter Dez 22, 2020 4:44 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Henri-Q; Só não usei o Cusomy. Todos são bons, e esses Fullertones são muito bons!
Acho melhor o Esquema: HB, dual-coil, HB...

Bertola, ainda sobre essa "resenha". Já tinha batido o martelo com os Sergio Rosar quando vi os Seymour Duncan Everything Axe. O preço é mais que o dobro, mas confesso que estou tentado! Mas e aí... muita areia pro caminhãozinho de uma SX ou vale a pena a experiência?


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Dez 22, 2020 5:18 pm

Henri-Q escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Henri-Q; Só não usei o Cusomy. Todos são bons, e esses Fullertones são muito bons!
Acho melhor o Esquema: HB, dual-coil, HB...

Bertola, ainda sobre essa "resenha". Já tinha batido o martelo com os Sergio Rosar quando vi os Seymour Duncan Everything Axe. O preço é mais que o dobro, mas confesso que estou tentado! Mas e aí... muita areia pro caminhãozinho de uma SX ou vale a pena a experiência?

Aí é com você...
Mas esses SRosar vão "falar bem" com o SX...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jan 09, 2021 1:15 pm

Mr Bertola e amigos

Sobre regulagem básica eu peguei um JB que estava todo desregulado e com carrinhos da ponte todos no mínimo o mais baixo possível. Dei meia girada no tensor ficou beeem melhor. Mas minha dúvida é se deveria subir um pouco os carrinhos e depois regular o tensor?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jan 09, 2021 4:39 pm

Fernando Zadá escreveu:Mr Bertola e amigos

Sobre regulagem básica eu peguei um JB que estava todo desregulado e com carrinhos da ponte todos no mínimo o mais baixo possível. Dei meia girada no tensor ficou beeem melhor. Mas minha dúvida é se deveria subir um pouco os carrinhos e depois regular o tensor?
Ambas as coisas Zadá...
Eu costumo experimentar bastante quando estou regulando um instrumento. Assim, parto dos carrinhos todos abaixados.
Agora, eu sempre deixo a palavra final para o cliente, pois faço uma regulagem de ação a mais baixa possível para aquele instrumento. Se o cliente se dá bem com ela, ótimo, se não, subo um pouco
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jan 09, 2021 6:14 pm

Show eu troquei as cordas vou dar mais uma regulada hoje
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por fheliojr Sáb Jan 09, 2021 7:38 pm

Mestre Bertola, apenas por curiosidade, mesmo, pois sei que há inúmeros outros fatores que influenciam no timbre de um instrumento sólido mais que madeiras, mas marupá (em corpos) e pau-marfim e tauari (em braços) teriam características sonoras próximas a de que outras?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jan 09, 2021 8:50 pm

fheliojr escreveu:Mestre Bertola, apenas por curiosidade, mesmo, pois sei que há inúmeros outros fatores que influenciam no timbre de um instrumento sólido mais que madeiras, mas marupá (em corpos) e pau-marfim e tauari (em braços) teriam características sonoras próximas a de que outras?
Eu tenho relativizado isso atualmente.
Mas pense nas densidades das madeiras e seu grau de resistência mecânica que você terá uma resposta aproximada.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por BigBoy Ter Jan 12, 2021 10:34 pm

Mestre Bertola e amigos,

Eu restaurei um Giannini final anos 80, porém ainda não consegui descobrir qual a madeira do corpo...
Pode me ajudar a identificar a madeira deste corpo?

Segue fotos do corpo e do baixo finalizado.

O corpo é pesado, comparei com um corpo em cedro-rosa (JB também) e este em questão era bem mais pesado:

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Img_2310
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Img_2311
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Img_6010
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1495
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 12, 2021 11:16 pm

BigBoy
Isso aí é cedro, provavelmente cedro-arana ou cedrinho.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Anchieta Seg Mar 08, 2021 2:03 pm

Comprei um contra baixo Ibanez sdgr 5 cordas usado. Gosto muito do conforto ao tocar, mas gostaria de trocar os captadores. Para não errar na compra desses captadores gostaria de uma orientação quanto à distância das cordas e a distância dos  polos dos captadores novos. OS captadores do meu baixo atual os polos não são aparentes (JJ) e a distância entre as cordas é menor do que o tradicional - vi no site da Ibanez que é de 16,5 mm. Posso comprar qualquer captador? O luthier adapta essa distância para que os polos fiquem nivelados com as cordas, ou é necessário comprar outros captadores sem polos aparentes? Só para esclarecer - sou novo no ramo.

Anchieta
Membro

Mensagens : 20
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 08, 2021 4:03 pm

Anchieta escreveu:Comprei um contra baixo Ibanez sdgr 5 cordas usado. Gosto muito do conforto ao tocar, mas gostaria de trocar os captadores. Para não errar na compra desses captadores gostaria de uma orientação quanto à distância das cordas e a distância dos  polos dos captadores novos. OS captadores do meu baixo atual os polos não são aparentes (JJ) e a distância entre as cordas é menor do que o tradicional - vi no site da Ibanez que é de 16,5 mm. Posso comprar qualquer captador? O luthier adapta essa distância para que os polos fiquem nivelados com as cordas, ou é necessário comprar outros captadores sem polos aparentes? Só para esclarecer - sou novo no ramo.
As duas coisas...
Consulte seu luthier, talvez ele possua captadores com polos com ele, e possa conferir na hora...
Mas a adaptação não é um problema.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Anchieta gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por heenrique_bass Ter Mar 23, 2021 6:30 pm

Pessoal,

gostaria de saber uma coisa, tenho o costume de sempre que troco as cordas, passar grafite em pó no nut e na passagem das cordas na ponte.

Hoje tava fazendo esse procedimento e derrubei um pouco de grafite na escala e no corpo do baixo perto da ponte, a questão é, da algum problema esse grafite em pó cair na madeira?

Eu passei um pincel e um pano, mas na escala parece que ficou um pouco brilhante por conta do grafite e nao saiu totalmente.
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Mar 23, 2021 6:45 pm

heenrique_bass escreveu:Pessoal,

gostaria de saber uma coisa, tenho o costume de sempre que troco as cordas, passar grafite em pó no nut e na passagem das cordas na ponte.

Hoje tava fazendo esse procedimento e derrubei um pouco de grafite na escala e no corpo do baixo perto da ponte, a questão é, da algum problema esse grafite em pó cair na madeira?

Eu passei um pincel e um pano, mas na escala parece que ficou um pouco brilhante por conta do grafite e nao saiu totalmente.
Passe pano úmido...
Não sei porque você faz isso... Não há necessidade.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

heenrique_bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por jorge.ibs Qua Jul 07, 2021 2:55 pm

Boa tarde!

Bertola, tenho um Jazz Bass da Eagle. 21 trastes.

O dono anterior retirou os trastes numa aventura fretless.

Estou pensando em colocar novamente, pois terá mais utilidade pra mim.

Por sua experiência, sabe dizer se 1m de trastes é o suficiente?
jorge.ibs
jorge.ibs
Membro

Mensagens : 159
Localização : Simões Filho-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por vinibassplayer Qua Jul 07, 2021 4:21 pm

Boa tarde mestre Bertola!

estou num projeto de construir um P bass 51. quero que o corpo tenha +- 41,5mm de espessura, pretendo construir em cedro(acho q vai ser facil conseguir aqui por perto) em peça unica, entao um pedaço de 70cmX50cmX6cm é o suficiente pra se ter espaço pra trabalhar ne.. vou arriscar fazer da maneira mais artesanal possivel, por indisponibilidade de ferramentaria pesada msm, entao vou usar mta ferramenta manual tambem pra adquirir experiencia em marcenaria.

minha dúvida é sobre as medidas do braço e da escala. ainda nao sei quais madeiras usar, mas gostaria de saber quais as medidas minimas um pedaço de madeira deve ter pra poder construir o braço, quais medidas o braço e headstock deve ficar depois de pronto, e tambem quais as medidas pra se fazer a escala.
desde ja agradeço!

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Adame Qui Ago 19, 2021 12:58 pm

Bertola, boa tarde, tudo bem? Espero que sim!
Engajei em um projeto de metal em que usam a afinação em Drop A, recentemente adquiri um Condor XB25A pro projeto e irei trocar o encordoamento por um de gauge maior, provavelmente irei colocar um heavy gauge tendo a B em .135/.140, nesse caso, quais seriam os ajustes necessários pra usar uma afinação baixa e um jogo de cordas mais grosso? Somente o nut e o tensor? Desculpa se falei alguma besteira!


Última edição por Adame em Qui Nov 25, 2021 4:20 pm, editado 1 vez(es)
Adame
Adame
Membro

Mensagens : 40
Localização : PIRACICABA-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Jãozeiro Sex Ago 20, 2021 10:18 am

O Bertola tá sumido. Pelo menos faz tempo que não vejo ele postando. Ele tá bem?
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3077
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 18 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 18 de 19 Anterior  1 ... 10 ... 17, 18, 19  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos