Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

+91
gfassuncao
Gustavo Giacomini
Wyk.3
hectmans
frediani
RógerKlein
PauloMamutestudio
Fábio Mitura
fernando.busko
lucvon
bass32
Dardo
charles lopes kuster
Luiz Maia
MNacarato
Coder
Claudio
Pedro-SB
Mauricio Luiz Bertola
Gabriel Alves
polakoff
emachado
joabi
s.martyn
dideivox
claudio.francioni.581
Roger William
rafael.salturato
Daniel Trespach
djmmaster
Monisom
tfk
JJ Fletcher
Pedroswaldo
Bruno.Cespe
Jean Werlang
kreaw
Paulo Penna
pluís
Edvell
rogerio.silva.90834
LBorges
jcsantos52
Sonikado
Boss2K
baixodoido
Allanlee
MostFire
Eliseumohr
fabio887
Regis Rocha
Guilherme R
Geisom Giacomazzi
edsonbrjr
Ricardo Petrone
Vinícius Andrade Pinto
Casagrande
GeTorres
tuteh
Normando Neto
Guilherme Conforto
fernando pullbass
GusVCD
malka_aff
ManiacBiffs
RafaelPontes
jackdaniels
NikolasdeQueiroz
José Carlos
Vinicius Vitti Gasparim
caiogas
LuizPMC
GJ
Thiago Almeida
Thiago Candido
Juninho_Bass
L. Gustavo
SILVIAO
fheliojr
rodrigosattva
tcraposo
FireHawk
tiago.sorensen.10
edumoraes
Kennynp
afonsodecampos
Voila Marques
gpraxedes
Ruds
carimbass
allexcosta
95 participantes

Página 3 de 20 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 11 ... 20  Seguinte

Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Thiago Almeida Qua Nov 20, 2013 12:50 pm

Valeu, Ruds.Melhor não arriscar, vou comprar o falante a parte e montar um projeto em cima.

Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagens : 1385
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por FireHawk Ter Nov 26, 2013 1:12 pm

Ruds, eu mais uma vez!

Finalmente mandei fazer a caixa com um carinha aqui que faz som profissional e o trabalho parece ser muito bom.

Irei utilizar o 12PW5 que você recomendeu e o meu cabeçote é o TC Electronic BH250 (que fala 250 em 4ohms).

Estava pensando em colocar o 12PW5 Quattro, de 4 ohms, para aproveitar toda a potência que o cabeçote pode oferecer, e não sub utiliza-lo com uma potencia em torno de 125w que ele irá reproduzir em 8 ohms.

Pela sua experiencia, o que me diz?

Desde já agradeço!

PS: O que me dis dos alto falantes eighteen para baixo?

FireHawk
Membro

Mensagens : 78
Localização : Divinópolis-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Thiago Almeida Qua Nov 27, 2013 9:29 am

Como ficou a dimensão da caixa do teu projeto FireHawk?
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagens : 1385
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por FireHawk Qua Nov 27, 2013 2:08 pm

Fala Thiago!!

Seguindo os conselhos do mestre Ruds, ficou com área interna de 42x38x35. O que da uns 57,5 litros, sendo que ira ficar livre por dentro 55 litros.

FireHawk
Membro

Mensagens : 78
Localização : Divinópolis-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Thiago Almeida Qua Nov 27, 2013 3:28 pm

Bem portatil, FireHawk.
Entrei em contato com o pessoal que frabrica aqui na cidade que utiliza os tais falantes da Pv Audio, e perguntei se poderiam fabricar uma com o falante da selenium,mas me informaram que só trabalham com os falantes da Pv, creio que irei adquirir uma Teksound de 12''.

Valeu
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagens : 1385
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por FireHawk Qua Nov 27, 2013 5:28 pm

Legal. Decobri aqui um cara que saca bem de caixas ai ele vai fazer pra mim. Com o AF da Selenium vai fimar um pouco mais cara que a da Tek Sound, ai acho que compensa.

FireHawk
Membro

Mensagens : 78
Localização : Divinópolis-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Thiago Almeida Qua Nov 27, 2013 5:40 pm

Bacana, depois posta fotos e audios desse projeto, FireHawk. up 
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagens : 1385
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qui Nov 28, 2013 11:59 am

FireHawk escreveu:Estava pensando em colocar o 12PW5 Quattro, de 4 ohms, para aproveitar toda a potência que o cabeçote pode oferecer, e não sub utiliza-lo com uma potencia em torno de 125w que ele irá reproduzir em 8 ohms.

Pela sua experiencia, o que me diz?
Cara, os parâmetros são diferentes. Talvez o volume interno pudesse ficar o mesmo, mas teria que recalcular o duto.

Eu não usaria o Quattro. A versão 4 ohms pode chegar mínima coisa mais grave que o de 8 ohms, mas tem uma sensibilidade menor, de forma que, apesar de "puxar" mais potência do amp, a diferença de SPL final vai ser pequena (vai falar pouca coisa a mais). O que realmente vai fazer diferença de SPL é ligar uma segunda caixa, com outro 12PW5, os dois de 8 ohms. Isso falaria mais alto. Vai que um dia vc decide fazer uma outra caixa...

Mas, se vc quiser mudar, pegue os parâmetros corretos da versão 4 ohms e recalcule a caixa. Num outro tópico um colega postou esses parâmetros. Acho que eu até já postei o link neste tópico faz um tempinho.

FireHawk escreveu:PS: O que me dis dos alto falantes eighteen para baixo?
Eighteen Sound é uma marca de renome, e os falantes deles parecem ser muito bons. Daria pra usar em projetos pra baixo com certeza. Mas eu nunca usei dessa marca.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por GJ Seg Dez 09, 2013 6:17 pm

Grande Ruds...preciso de ajuda! Para montagem de uma caixa passiva "handmade", qual o falante ideal para utilizar com o cabeçote AMPEG PF-500 com as seguintes especificações:
Abaixo segue as especificações copiadas do site da AMPEG citado acima:

RMS power output: 500W @ 4 ohms
Preamp: MOSFET
Power amp: Class D
Tone controls: Bass, mid, treble
Mid-tone control: 5-position
Ultra Hi/Lo boosts
Onboard compressor
Balanced direct out
Pre/post EQ option
-40 dB pad
Ground lift
FX loop with dedicated mix control (footswitchable)
Power amp in/ preamp out

Abs...

Obrigado.

GJ
Membro

Mensagens : 9
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Seg Dez 09, 2013 8:31 pm

^ GJ, importam mais as tuas necessidades ou expectativas.

Como é a banda que vc toca? Muito "barulhenta"? Precisa fazer ambientes ou só usa como retorno de palco?

Precisa de caixa fácil de transportar?
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por GJ Seg Dez 09, 2013 9:15 pm

Oi Ruds, eu toco numa banda Power trio, sem muitos barulhos. Preciso de uma caixa que consiga realizar as duas funções, de ambientes e ao mesmo tempo retorno de palco. Entretanto, preciso mais para fazer som ambiente.
Preciso que a caixa seja fácil de transportar também.
Outra coisa vi aqui na parte de trás do cabeçote que tem duas opções:
1-Saída P10; 300W; 8ohms.
2-Saída SPEAKON; 500W; 4ohms.
Por favor me dá uma luz, pois alguns me dizem que devo montar uma caixa com dois falantes de 10" 450W 8ohms e outros com um falante de 15" 450W 8ohms (http://www.ampeg.com/products/portaflex/pf-115he/#)
Abs,

Gilson

GJ
Membro

Mensagens : 9
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Dez 10, 2013 8:50 am

^ Com relação ao seu cabeçote, vc pode usar tanto a saída P10 como a SPEAKON. Tanto faz. Mas independente da saída que vc usar, a menor impedância que vc pode ligar nelas é 4 ohms.

No seu caso eu sugiro, pelo menos, uma 2x10". O ideal seria vc fazer duas 2x10". Isso pensando no que vc disse, de ter uma caixa mais fácil de transportar.
Escolha falantes de 4 ohms, com sensibilidade alta e com uma excursão mínima de 2mm.
Use dois em série em uma caixa, pra ficar com 8 ohms. Faça duas caixas. Quando precisar fazer ambientes, leve as duas (totalizando os 4 ohms).
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por LuizPMC Ter Dez 10, 2013 10:23 am

Bom dia pessoal.

Estou precisando de uma caixa pra fazer par para minha Aguilar GS 112, a princípio usaria falante Snake ESX312, mas
como estou lendo os depoimentos que o 12pw5 da Selenium é muito bom também e tem um preço atrativo, vou mudar para ele:

Pretendo utilizar a função bi-ampli do GK 700RBII, então a caixa será de duas vias, com woofer e drive.

Minhas dúvidas são:

Posso utilizar um conector spekon de 4 vias, sendo um par para o falante e outro par para o drive, da maneira como especifica no manual do GK? Simples assim, ligar separado e pronto, pois o GK já tem o crossover né?

Terei que utilizar filtro de corte de frequências no drive?

Como ficaria o casamento de impedâncias nesse caso, quando utilizar as duas caixas?

Agradeço desde já!
LuizPMC
LuizPMC
Membro

Mensagens : 115
Localização : Monsenhor Paulo - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por GJ Ter Dez 10, 2013 11:23 am

Oi Ruds, obrigado pela ajuda. Só mais uma coisa...fiquei um pouco confuso aqui. Você disse: Use dois em série em uma caixa, pra ficar com 8 ohms. Faça duas caixas. Quando precisar fazer ambientes, leve as duas (totalizando os 4 ohms).

Não entendi pq se eu usar dois falantes de 4ohms em série vou ficar com 8ohms. Não deveria dividir? Como vou ligar duas caixas se só tenho uma saída no cabeçote? Outra coisa, que falante vc recomenda?

abs,

GJ
Membro

Mensagens : 9
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Dez 10, 2013 12:29 pm

LuizPMC escreveu:Posso utilizar um conector spekon de 4 vias, sendo um par para o falante e outro par para o drive, da maneira como especifica no manual do GK? Simples assim, ligar separado e pronto, pois o GK já tem o crossover né?

Se vc só irá usar a caixa com esse cabeçote, sim.

LuizPMC escreveu:Terei que utilizar filtro de corte de frequências no drive?

Com esse cabeçote ligado em bi-amp, não.

Mas, se vc quiser usar a nova caixa com um outro cabeçote que não tenha a função bi-amp, vc vai precisar colocar um crossover passivo na caixa e uma chave para selecionar entre crossover ou ligação direta dos falantes. Da mesma forma que são as caixas da GK.


LuizPMC escreveu:Como ficaria o casamento de impedâncias nesse caso, quando utilizar as duas caixas?

Para usar as duas caixas vc vai ter que montar na nova caixa dois conectores SPEAKON (4 polos) ligados em paralelo. Daí, vc liga a nova caixa em bi-amp normalmente (usando um dos conectores).
Desliga o tweeter/corneta da Aguilar.
No outro conector vc liga a Aguilar. Esse cabo que liga a Aguilar deve ser um cabo SPEAKON simples, com só dois condutores ligados nos pólos da via de GRAVES.
A via de graves ficará com carga de 4 ohms. A de agudos com 8 ohms.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Dez 10, 2013 12:42 pm

GJ escreveu:Não entendi pq se eu usar dois falantes de 4ohms em série vou ficar com 8ohms. Não deveria dividir?

Em série soma. Em paralelo "divide".
Minha sugestão foi de vc construir duas caixas 2x10". Cada uma de 8 ohms. Para tanto, vc terá que usar, em cada caixa, dois falantes de 4 ohms ligados em série. Isso te dará uma caixa de 8 ohms. QUando vc ligar as duas caixas em paralelo, terá 4 ohms no total.


GJ escreveu:Como vou ligar duas caixas se só tenho uma saída no cabeçote?

Vc constrói as caixas com dois conectores SPEAKON e liga eles em paralelo. Daí vc liga o cabeçote na caixa 1, e liga a caixa 2 na caixa 1.

GJ escreveu:Outra coisa, que falante vc recomenda?

Faital 10PR300 (4 ohms)

Eros E-310 LC (4 ohms)
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por GJ Ter Dez 10, 2013 2:06 pm

Muito obrigado Ruds.

Abraço,

GJ

GJ
Membro

Mensagens : 9
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por FireHawk Ter Dez 10, 2013 2:27 pm

Ruds, sem querer "sugar" muito, poste ai para nós como é feita a ligação em série e paralelo. Eu por exemplo sei como funciona, porém teria sérias dificuldades para fazer a ligação (por exemplo sem série liga um AF direto no outro, se em paralelo sai direto do conector para o outro, etc.).

FireHawk
Membro

Mensagens : 78
Localização : Divinópolis-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por LuizPMC Ter Dez 10, 2013 3:13 pm

LuizPMC escreveu:Como ficaria o casamento de impedâncias nesse caso, quando utilizar as duas caixas?

Para usar as duas caixas vc vai ter que montar na nova caixa dois conectores SPEAKON (4 polos) ligados em paralelo. Daí, vc liga a nova caixa em bi-amp normalmente (usando um dos conectores).
Desliga o tweeter/corneta da Aguilar.
No outro conector vc liga a Aguilar. Esse cabo que liga a Aguilar deve ser um cabo SPEAKON simples, com só dois condutores ligados nos pólos da via de GRAVES.
A via de graves ficará com carga de 4 ohms. A de agudos com 8 ohms.

Muito obrigado Ruds, elucidou demais a minha ideia.

A minha caixa da aguilar não tem drive, então fica mais fácil ainda.

os dois woofers em conjunto trabalharão em 4 ohms, o drive em 8ohms.

Viva a ciência e conhecimento!  

Quando ficar pronta posto aqui pra vcs!

Muito obrigado.  bounce
LuizPMC
LuizPMC
Membro

Mensagens : 115
Localização : Monsenhor Paulo - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Dez 10, 2013 3:57 pm

FireHawk escreveu:Ruds, sem querer "sugar" muito, poste ai para nós como é feita a ligação em série e paralelo.

SÉRIE:
   

   (+) ---,
          |
        + | /|
         [ ] |
        - | \|
          |
          |
          |
        + | /|
         [ ] |
        - | \|
          |
   (-) ---'



A impedância resultante é a soma das individuais :

Ztotal = Z1 + Z2


PARALELO:

     
   (+) ---o----------,
          |          |
        + | /|     + | /|
         [ ] |      [ ] |
        - | \|     - | \|
          |          |
   (-) ---o----------'

Para o caso de apenas 2 falantes em paralelo, siga a fórmula:


          Z1 x Z2
Ztotal = ---------
          Z1 + Z2



Ztotal é a impedância total da associação;  Z1 e Z2 as impedâncias de cada falante.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Emerson C Gomes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por GJ Ter Dez 10, 2013 6:26 pm

Oi RUds, lembra do falante que vc me recomendou? O que vc me diz de um falante hartke de 15" 8ohms ao invés de dois falantes de 10" 4ohms cada em série?

Abs.

GJ

GJ
Membro

Mensagens : 9
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por GJ Ter Dez 10, 2013 6:36 pm

Oi Ruds, mais uma pergunta, os falantes que vc sugeriu :

Faital 10PR300 (4 ohms)

Eros E-310 LC (4 ohms)

vc acha ideal colocar um de cada marca ou dois iguais?

Abs,

GJ

GJ
Membro

Mensagens : 9
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Dez 10, 2013 8:52 pm

GJ escreveu:Oi RUds, lembra do falante que vc me recomendou? O que vc me diz de um falante hartke de 15" 8ohms ao invés de dois falantes de 10" 4ohms cada em série?

Não sei de qual falante vc está falando. Mas provavelmente vai ter um menor SPL do que dois desses de 10" que te passei e vai precisar de uma caixa maior.

GJ escreveu:vc acha ideal colocar um de cada marca ou dois iguais?

Evite ao máximo misturar falantes diferentes para uma mesma função, que nesse caso é graves e médios (woofer). Escolha um modelo e use apenas ele pras duas caixas. Esse é o ideal.

E nunca, jamais, use dois falantes diferentes pra uma mesma função em uma mesma caixa.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por GJ Ter Dez 10, 2013 9:00 pm

Ok mestre. O Faital parece ser muito melhor do que o EROS, é verdade? Você conhece algum lugar aqui no Brasil que venda Faital, pois não encontrei. O Eros é muito mais barato tb. Só mais uma coisa, não vou precisar ligar mais nada além dos dois falantes na caixa e os plugs?

Mais uma vez, obrigado Ruds....Abs,

GJ
Membro

Mensagens : 9
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Dez 11, 2013 8:43 am

^ Eu não sei onde vende Faital aqui no Brasil.

Entre esses dois modelos, o Faital é um pouco mais adequado sim, especialmente pra caixas de volume mais reduzido. E ele é de Neodímio, pro isso é bem mais leve que o Eros, mas bem mais caro também. Até pq o Eros é nacional. Enfim, apesar de o Faital ter mais renome, os dois são falantes bons.

Se vc quiser uma caixa sem driver+corneta, é só ligar os falantes e os plugues. Senão, precisa usar crossover passivo.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por caiogas Dom Dez 15, 2013 11:43 am

E aí Ruds?
Estou comprando um falante hartke 15tp8, mas não consegui encontrar os parâmetros para cálculo da caixa. Você acha que consigo um bom resultado usando as mesmas medidas de uma caixa que usa este falante? E com relação a mudar o formato da caixa mantendo o volume interno, isso muda alguma coisa no resultado final?
Valeu pela paciência!!!
caiogas
caiogas
Membro

Mensagens : 13
Localização : Botucatu-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Dom Dez 15, 2013 12:50 pm

^ Pois é, sem os parâmetros, sua melhor aposta é mesmo fazer a caixa exatamente igual a uma comercial que já use esse falante.

Contanto que não seja uma mudança muito radical ou absurda, não tem problema alterar o formato. O importante é manter o volume interno igual.

Outra coisa importante é manter o duto com exatamente o mesmo formato e dimensões.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por caiogas Seg Dez 16, 2013 8:02 am

Então, Ruds, a caixa da qual o falante foi tirado é uma hartke 115TP.
Uma das minhas idéias seria fazer uma caixa do estilo das kickback.
Quanto ao duto, esta caixa tem dois e eu havia pensado em colocá-los na parte de trás (mas mantendo exatamente suas medidas) para diminuir o espaço da frente.
Valeu mesmo pela paciência e atenção.
Abraço!
caiogas
caiogas
Membro

Mensagens : 13
Localização : Botucatu-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por FireHawk Qui Jan 02, 2014 8:00 pm

E ai pessoal! Segue ai as fotos da caixa que fiz segundo os conselhos do Ruds:

https://2img.net/r/ihimizer/img35/6484/jkvp.jpg

https://2img.net/r/ihimizer/img835/7313/bxzl.jpg

https://2img.net/r/ihimizer/img837/998/jbx6.jpg


A caixa ficou com os graves bem definidos, e aguentou legal o cabeçote ai da foto.
Porém senti falta de mais agudo. No meu caso, achei que mesmo colocando tudo de agudo no cabeçote e no baixo, ainda ficou faltando, pra dar um slap legal por exemplo, com mais brilho.

Dito isso, pergunto ao Ruds, o que poderia ser feito, em um outro projeto porque como a caixa ficou compacta talvez não caiba, o que podemos colocar. Qual tipo de drive ou twiter para poder melhorar a resposta dos agudos.

Desde já agradeço ao Ruds pelas orientações e dicas que nos deu!

FireHawk
Membro

Mensagens : 78
Localização : Divinópolis-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Seg Jan 06, 2014 10:08 am

^ O woofer de 12" não reproduz frequências acima de uns 4kHz, que são os agudos que dão esse brilho no slap que vc se refere. E não adianta mesmo aumentar agudos pq o woofer não reproduz essas frequências de qualquer forma.

A solução é usar um driver+corneta com algum tipo de crossover ou filtro. E tem que obrigatoriamente usar algum tipo de filtro de frequências, senão o resultado é péssimo e queima o driver.

Eu já usei em várias caixas o Selenium D202Ti com a corneta HM11-25. O resultado é bom e não é um driver extremamente caro. A corneta é pequena, então é fácil de acomodar na maioria das caixas.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por allexcosta Seg Jan 06, 2014 10:13 am

Pelas fotos, a construção ficou bem robusta. Parabéns.

Aí cabe um driver com corneta sem problemas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por FireHawk Seg Jan 06, 2014 10:14 pm

^É pelas "simulações" que fiz, caber até que cabe, mas o espaço realmente ficou muito pequeno. vai ter que tomar cuidado para não danificar o duto na hora que cortar e fazer uma certa gambiarrinha para a corneta não atrapalhar a fixação do alto falante. Ideal seria ter uma corneta de uns 8 cm x 8 cm, no meu caso..

Mas ai surgiu uma dúvida. Se eu ligar o alto falante de 8 ohms com o driver de 8 ohms, resultará uma caixa em 4 ohms correto?

Para ligar em paralelo, tenho que fazer pares de fios saindo do 1+ e 1- do conector speakon e ir respectivamente pra o positivo e negativo de cada um? Me surgiu essa dúvida é assim a correta forma de ligar em paralelo.

Qual crossover ou filtro você recomenda?

O que você me diz do Selenium DT 150?

Mais uma vez, agradeço pela força!

FireHawk
Membro

Mensagens : 78
Localização : Divinópolis-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Jan 07, 2014 11:18 am

FireHawk escreveu:Mas ai surgiu uma dúvida. Se eu ligar o alto falante de 8 ohms com o driver de 8 ohms, resultará uma caixa em 4 ohms correto?

Para ligar em paralelo, tenho que fazer pares de fios saindo do 1+ e 1- do conector speakon e ir respectivamente pra o positivo e negativo de cada um? Me surgiu essa dúvida é assim a correta forma de ligar em paralelo.


Não, não pode ligar em paralelo dessa forma. Se fizer isso vc vai estourar seu driver. Vc precisa de um crossover, ou pelo menos um filtro passa altas antes do driver.

A caixa vai continuar sendo 8 ohms, mesmo com o driver.

FireHawk escreveu:Qual crossover ou filtro você recomenda?

O que eu recomendo de verdade é conhecer eletrônica e alto-falante o suficiente para desenvolver um crossover passivo específico pra tua situação particular. Mas isso dá bastante trabalho e precisa de maiores conhecimentos.

Como alternativa, existem crossovers "genéricos" no mercado que pelo menos evitam que teu driver exploda. A Nenis e a EAM são duas empresas que conheço que produzem alguns modelos.

Nesse caso, sugiro vc procurar por crossovers com frequência de corte entre 2kHz e 3kHz, que suportem potência de 300W RMS pelo menos e que tenham atenuador de, no mínimo, 6dB para a via de altas.


FireHawk escreveu:O que você me diz do Selenium DT 150?

É um driver fenólico, então não alcança a última oitava de agudos como os de titânio. Tem uma potência que eu já acho um pouco pequena para essa sua caixa, mas se seu cabeçote não for muito forte, pode ser. Se quiser um driver com potência mais folgada, vá de D202Ti.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Vinicius Vitti Gasparim Qui Jan 16, 2014 11:32 am

Bom dia amigos,
Estou querendo construir uma caixa 1x15 para meu set, por equanto eu tenho 1x12 da teksound e um head gk mb200. Queria q a caixa tivesse mais ou menos 60x60x30, qual falante, drive vcs me sugerem? Gostaria de obter algumas dicas quanto a construção e tudo mais. Obrigado Very Happy

Vinicius Vitti Gasparim
Membro

Mensagens : 11
Localização : São Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Sex Jan 17, 2014 8:52 am

^ Sugiro manter o padrão 1x12". Caixas iguais combinam melhor.

Se não quiser, pode usar um Selenium 15PW5 junto com um D202Ti + HM11-25 pra sua caixa.

Tem bastente dicas neste tópico e em outros que descrevem o projeto e montagem de caixas que os usuários do fórum fizeram.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Vinicius Vitti Gasparim Sex Jan 17, 2014 10:25 am

Então, eu tinha pensando em manter o padrão, só que mais pra frente pretendo adquirir uma caixa 4x10" e trocar meu head, provavelmente pra algum da linha Rb da propria Gk. Obrigado pelas dicas mas eu estou meio assim quanto as medidas da caixa e do duto. Acho q com esse falante q vc me recomendou eu consigo fazer nas medidas q eu citei? Obrigado pela atenção Smile

Vinicius Vitti Gasparim
Membro

Mensagens : 11
Localização : São Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por José Carlos Sex Jan 17, 2014 10:29 am

FireHawk escreveu:E ai pessoal! Segue ai as fotos da caixa que fiz segundo os conselhos do Ruds:

Só uma pergunta, qual foi o custo final dessa brincadeira? Ficou bacana! Você pretende adicionar algum tipo de proteção para o falante, como grade, ou tela de tecido? Parabéns!
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Sex Jan 17, 2014 1:48 pm

Vinicius Vitti Gasparim escreveu:Então, eu tinha pensando em manter o padrão, só que mais pra frente pretendo adquirir uma caixa 4x10" e trocar meu head, provavelmente pra algum da linha Rb da propria Gk. Obrigado pelas dicas mas eu estou meio assim quanto as medidas da caixa e do duto. Acho q com esse falante q vc me recomendou eu consigo fazer nas medidas q eu citei? Obrigado pela atenção Smile

O 15PW5 é razoável. Mas se sua idéia é investir, melhores que esse são o WPU1509 tb da Selenium e o Eros 415-L. Ou melhor ainda alguns importados, como Eminence Kappalite 3015LF ou Faital 15FH500.

Independente do falante que vc escolher, precisa usar o WinISD pra ver se fica boa a sua caixa, e quais medidas de caixa/duto usar.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por José Carlos Sex Jan 17, 2014 2:12 pm

Ruds, em relação a caixas com falantes de 15, tem alguma diferença na resposta do som o formato das mesmas? Nesse exemplo, a MarkBass é um cubo, onde a altura parece ser maior que a largura:

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Standard_151HR

Já nesse caso, a caixa SWR Golight é mais "baixinha", com um tamanho maior na largura:

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 6371

Existe alguma interferência prática no som?
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por NikolasdeQueiroz Sex Jan 17, 2014 4:42 pm

Minha dúvida é a seguinte,minha caixa bag end S15-D deu cupim,e eles acabaram com grande parte da caixa,muito rapido...o que no caso eu faço? ja taquei veneno mas ta f*** de matar...Fazer outra caixa é uma saída,tipo com as mesmas dimensões ? Que tipo de madeira eu uso MDF? .... ou é mais fácil eu matar e tentar recuperar tampando os buracos com massa F-12?


Última edição por NikolasdeQueiroz em Sex Jan 17, 2014 7:21 pm, editado 1 vez(es)

NikolasdeQueiroz
Membro

Mensagens : 15
Localização : Itajubá

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por NikolasdeQueiroz Sex Jan 17, 2014 4:57 pm

No site da Bag end as especificações são :

(HxWxD) 18.5 x 18.5 x 15.5

É só mandar fazer com essas dimensões ? Qual o tipo de madeira,ou serve qualquer um?

NikolasdeQueiroz
Membro

Mensagens : 15
Localização : Itajubá

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por jackdaniels Sáb Jan 18, 2014 9:02 am

Ruds, Boa noite
Meu caro, tenho lido muito no forum suas aulas sobre caixas.
Queria te pedir um help.
To querendo montar uma caixa legal, que tenha bons graves.
Sou meio novato ai tenho varias duvidas.
Gosto de um jazz, soul, reggae, R&B, slaps e tal.
Queria montar uma caixa p tocar nessa pegada, que tivesse bons graves e medios legais tb. Mas queria faze-la.
Andei olhando o forum e inicialmente eu pensei em fazer uma caixa com 4x12 mas desisti.
Andei lendo sobre seus comentarios e indicações onde resolvi optar por uma de 1x15 usando um selenium 15PW5 ou 1x18 com selenium WPU1809.
Nessa config eu queria colocar um drive p dar um brilho a mais.
Sei que a qualidade vai depender do Amp. mas ja queria ter uma caixa legal p depois investir num amp.
Sobre os falantes eu pensei nesses aqui Selenium WPU1809, selenium 15PW5, selenium WPU1509.
Eu tenho aqui um selenium 10W1P CYG 10" que eu queria tentar colocar nessa caixa tb com um divisor de sinal.
Ai eu pensei em fazer o seguinte um divisor p o falante maior com faixa de 40Hz a 900Hz, no falante de 10 a faixa de 900Hz a 2Kz e um drive de 2Kz p cima.
Você poderia me dar uma luz?
To muito afim de fazer mas estou meio perdido, usei o WinISD p/ fazer alguns cálculos iniciais usando esses falantes

Driver : Selenium 15PW5
Project by : Daniel.Piologro
Project for : you
--
Number of drivers : 1
Box type : Vented
Box size : 263,0 l
Tuning frequency : 30,00 Hz
Vent : 1 vent(s)
8,91 cm length for each
14,00 cm round


Relative
Freq Gain SPL
[Hz] [dB] [dB]
20,00 -16,77 -16,77
25,00 -8,77 -8,77
30,00 -4,93 -4,93
35,00 -3,82 -3,82
40,00 -3,38 -3,38
45,00 -3,05 -3,05
50,00 -2,74 -2,74
55,00 -2,46 -2,46
60,00 -2,21 -2,21
65,00 -1,99 -1,99
70,00 -1,79 -1,79
75,00 -1,61 -1,61
80,00 -1,46 -1,46
85,00 -1,33 -1,33
90,00 -1,21 -1,21
95,00 -1,10 -1,10
100,00 -1,01 -1,01

Driver : Selenium WPU1809
Project by : Daniel.Piologro
Project for : you
--
Number of drivers : 1
Box type : Vented
Box size : 263,0 l
Tuning frequency : 30,00 Hz
Vent : 1 vent(s)
8,91 cm length for each
14,00 cm round


Relative
Freq Gain SPL
[Hz] [dB] [dB]
20,00 -14,57 -14,57
25,00 -8,78 -8,78
30,00 -5,39 -5,39
35,00 -3,25 -3,25
40,00 -1,82 -1,82
45,00 -0,89 -0,89
50,00 -0,29 -0,29
55,00 0,07 0,07
60,00 0,28 0,28
65,00 0,40 0,40
70,00 0,45 0,45
75,00 0,47 0,47
80,00 0,47 0,47
85,00 0,46 0,46
90,00 0,45 0,45
95,00 0,42 0,42
100,00 0,40 0,40


Driver : selenium WPU1509
Project by : Daniel.Piologro
Project for : you
--
Number of drivers : 1
Box type : Vented
Box size : 163,0 l
Tuning frequency : 30,00 Hz
Vent : 1 vent(s)
20,66 cm length for each
14,00 cm round


Relative
Freq Gain SPL
[Hz] [dB] [dB]
20,00 -17,19 78,24
25,00 -9,82 85,61
30,00 -5,81 89,62
35,00 -4,35 91,08
40,00 -3,80 91,63
45,00 -3,47 91,96
50,00 -3,19 92,24
55,00 -2,93 92,50
60,00 -2,68 92,75
65,00 -2,45 92,98
70,00 -2,25 93,18
75,00 -2,06 93,37
80,00 -1,89 93,54
85,00 -1,74 93,69
90,00 -1,60 93,83
95,00 -1,48 93,95
100,00 -1,37 94,06

Desde já agradeço pela atenção
jackdaniels
jackdaniels
Membro

Mensagens : 13
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Jan 21, 2014 9:06 am

José Carlos escreveu:Ruds, em relação a caixas com falantes de 15, tem alguma diferença na resposta do som o formato das mesmas? Nesse exemplo, a MarkBass é um cubo, onde a altura parece ser maior que a largura:

IMG

Já nesse caso, a caixa SWR Golight é mais "baixinha", com um tamanho maior na largura:

IMG

Existe alguma interferência prática no som?

Mesmo mantendo o volume interno constante, variar as dimensões da caixa influencia no resultado final sim. Mas a influência pra caixas de baixo é bem pequena, e normalmente pode ser ignorada, ou deixada como última preocupação. Existem várias outras influências bem mais pronunciadas numa caixa desse tipo.

A única recomendação é para se evitar dimensões internas iguais, como altura e largura iguais, por exemplo. Isso porque dentro da caixa se formam ondas estacionárias, e se as dimensões são iguais, isso aumenta o efeito dessas ondas que "colorem" o som.

Ainda assim, como muitas vezes a caixa faz parte do timbre do baixo, ter uma coloração a mais não significa necessariamente um problema.

Essa questão é mais relevante em caixas de alta fidelidade, como caixas monitoras. E é uma questão de geometria e acústica BEM complexa, diga-se de passagem.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Jan 21, 2014 9:07 am

NikolasdeQueiroz escreveu:É só mandar fazer com essas dimensões ? Qual o tipo de madeira,ou serve qualquer um?

Cara, eu não recomendo tentar remendar a caixa com outros materiais.

Se vc conhecer algum marceneiro bom, poderia ver com ele qual foi a madeira usada na sua caixa e mandar construir uma exatamente igual, com a madeira mais parecida que houver.
E quando eu digo exatamente igual, não é só com as mesmas dimensões externas. Tudo deve ser o mais parecido o possível. Madeira, encaixes das madeiras, fixação (cola, grampos, parafusos...), reforços internos, eventuais materiais absorventes internos. Tudo igual. Acho que isso seria uma melhor opção. Mais cara, mas pelo menos você terá sua caixa devolta.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Jan 21, 2014 9:08 am

jackdaniels escreveu:Sobre os falantes eu pensei nesses aqui Selenium WPU1809, selenium 15PW5, selenium WPU1509.
Eu tenho aqui um selenium 10W1P CYG 10" que eu queria tentar colocar nessa caixa tb com um divisor de sinal.
Ai eu pensei em fazer o seguinte um divisor p o falante maior com faixa de 40Hz a 900Hz, no falante de 10 a faixa de 900Hz a 2Kz e um drive de 2Kz p cima.
Você poderia me dar uma luz?

Blz, jackdaniels?

Vamos lá. Legal que vc já tem uma boa idéia do que quer. E vc está indo no caminho certo. Woofers grandes vão te dar mais graves, via de regra.

Mas eu não recomendo você usar esse de 18". A caixa fica muito grande e pesada. E se você fizer ela menor do que o ideal, pode te dar menos graves do que um bom woofer de 15", inclusive. Acho que a melhor opção que você trouxe foi o WPU1509. Esse eu recomendo.

Pra uma resposta mais plana, o WPU1509 fica bom numa caixa dutada entre 90l e 100l de volume interno líquido. E ele chega em graves bem profundos numa caixa dessa. A sintonia deve ficar próxima de 45Hz. Varie um pouco esses parâmetros até encontrar a resposta que você julgue mais apropriada.

Sobre fazer a caixa em três vias, eu acho que isso deixa o projeto bem complicado. Pode ser arriscado se você não conhece bem de projetos de caixas e, principalmente, de projeto de circuitos de crossover. Um crossover de 3 vias não é nada trivial.

E eu recomendaria um falante de 8" ou 6" pra via de médios, não um de 10". Mesmo assim, me passe os parâmetros desse que vc tem aí pra eu dar uma olhada.

Outra idéia, se você fizer questão de uma caixa de três vias, é você fazer o projeto da fEARful 15". Ele já tem tudo pronto, e é uma caixa bem projetada.

Se quiser simplificar, uma caixa bem feita de duas vias pode te dar bons resultados também. Veja aí o que você prefere. E tendo dúvidas é só mandar.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por José Carlos Ter Jan 21, 2014 11:44 am

Rhuds, mais uma pequena dúvida: na prática, qual a diferença entre o fundo da caixa ser colado ou apenas parafusado? Qual tipo de recurso seria melhor?

Em tempo: tenho "G.A.S." se puder dizer assim, por um set como este da Bergatino, mas além de ser difícil encontrar tais caixas aqui no BR, principalmente em um preço que eu fosse capaz de adquirir, poderia construir alguma no mesmo molde, ou mais perto possível, eis o porque da pergunta anterior, além de soar bem, eu tenho uma certa "cisma" de combinação, as caixas precisam ter um encaixe correto, não serem maiores nem menores na relação comprimento x largura entende?

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 IMG_4387
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por NikolasdeQueiroz Ter Jan 21, 2014 9:54 pm

Ruds,mandei um email pro cara da Bag End e ele disse que a madeira que eles usam se chama 3/4 Poplar plywood,sei que 3/4 é a espessura da madeira...esse Poplar Plywood seria um tipo de compensado?


Última edição por NikolasdeQueiroz em Ter Jan 21, 2014 10:44 pm, editado 1 vez(es)

NikolasdeQueiroz
Membro

Mensagens : 15
Localização : Itajubá

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por jackdaniels Ter Jan 21, 2014 10:04 pm

Ruds escreveu:

Mas eu não recomendo você usar esse de 18". A caixa fica muito grande e pesada. E se você fizer ela menor do que o ideal, pode te dar menos graves do que um bom woofer de 15", inclusive. Acho que a melhor opção que você trouxe foi o WPU1509. Esse eu recomendo.

Show... então vou nessa escolha msm.

Ruds escreveu:
Pra uma resposta mais plana, o WPU1509 fica bom numa caixa dutada entre 90l e 100l de volume interno líquido. E ele chega em graves bem profundos numa caixa dessa. A sintonia deve ficar próxima de 45Hz. Varie um pouco esses parâmetros até encontrar a resposta que você julgue mais apropriada.

Então é essa frequencia que estou pensando, nos calculos do winISD eu fiz com a menor frequência alcançada, mas levando em consideração a frequencia da corda si os 45hz estão lindos.

Ruds escreveu:
Sobre fazer a caixa em três vias, eu acho que isso deixa o projeto bem complicado. Pode ser arriscado se você não conhece bem de projetos de caixas e, principalmente, de projeto de circuitos de crossover. Um crossover de 3 vias não é nada trivial.
Então eu tava querendo essa de 3 vias até li aqui no forum sobre um brother que fez de duas vias e pegou o crossover com os caras da Nenis (http://www.nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF453L) eu pedi um orçamento deles p/ um crossover do jeito que te falei.

Ruds escreveu:
E eu recomendaria um falante de 8" ou 6" pra via de médios, não um de 10". Mesmo assim, me passe os parâmetros desse que vc tem aí pra eu dar uma olhada.
Então não tenho os parametros dele, tentei achar em todo lugar e não achei nada  Crying or Very sad , ele estava numa caixa de 100w da warm music que eu usava p estudo, ai a placa logica foi p o saco e p não ficar parado e como o som dele é legal eu queria implanta-lo nessa caixa. eu sei que a caixa da warm tinha cerca de 38 litros internos, pois a placa logica comia 2l, no total seriam 40l

Ruds escreveu:
Outra idéia, se você fizer questão de uma caixa de três vias, é você fazer o projeto da fEARful 15". Ele já tem tudo pronto, e é uma caixa bem projetada.

Sobre o projeto da fEARful eu tentei procurar mas não achei, vc teria um link... li tb aqui no forum que os projetos deles são mto bons. fiquei interessado.

Ruds muito obrigado pela paciência e pelos ótimos conselhos, pretendo honra-los da melhor forma.

Quero fazer essa caixa o quanto antes e vou postar as fotos e se der um vídeo aqui com os resultados.

Só mais uma duvida, li o topico sobre o WinISD e fiquei curioso sobre uma coisa.
Quando colocamos as especificações ele sempre ira sugerir a litragem, frequência, duto mais ideal para o falante desejado?
jackdaniels
jackdaniels
Membro

Mensagens : 13
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Jan 22, 2014 11:41 am

José Carlos escreveu:Rhuds, mais uma pequena dúvida: na prática, qual a diferença entre o fundo da caixa ser colado ou apenas parafusado? Qual tipo de recurso seria melhor?

A vantagem do colado é que é mais garantido que a parede ficará bem presa e vedada. E talvez a estrutura da caixa fique mais robusta.
Mas, se com parafusos se conseguir garantir que a parede fique bem firme e não permita nenhum tipo de vazamento de ar, ela será igualmente boa. Com a vantagem de poder ser desmontada.

José Carlos escreveu:Em tempo: tenho "G.A.S." se puder dizer assim, por um set como este da Bergatino, mas além de ser difícil encontrar tais caixas aqui no BR, principalmente em um preço que eu fosse capaz de adquirir, poderia construir alguma no mesmo molde, ou mais perto possível, eis o porque da pergunta anterior, além de soar bem, eu tenho uma certa "cisma" de combinação, as caixas precisam ter um encaixe correto, não serem maiores nem menores na relação comprimento x largura entende?

IMG

Se vc quer o mesmo resultado da Bergantino, tem que usar exatamente os mesmos materiais e a mesma construção. O maior problema, eu imagino, será conseguir o mesmo falante.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Jan 22, 2014 11:42 am

NikolasdeQueiroz escreveu:Ruds,mandei um email pro cara da Bag End e ele disse que a madeira que eles usam se chama 3/4 Poplar plywood,sei que 3/4 é a espessura da madeira...esse Poplar Plywood seria um tipo de compensado?

Sim. 3/4" Plywood é compensado de 18mm a 20mm. Poplar é a madeira, e não sei qual seria a nossa equivalente. Mas, se não tiver uma igual, escolha uma outra madeira de qualidade que também resolve.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 3 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 20 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 11 ... 20  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos