Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

+91
gfassuncao
Gustavo Giacomini
Wyk.3
hectmans
frediani
RógerKlein
PauloMamutestudio
Fábio Mitura
fernando.busko
lucvon
bass32
Dardo
charles lopes kuster
Luiz Maia
MNacarato
Coder
Claudio
Pedro-SB
Mauricio Luiz Bertola
Gabriel Alves
polakoff
emachado
joabi
s.martyn
dideivox
claudio.francioni.581
Roger William
rafael.salturato
Daniel Trespach
djmmaster
Monisom
tfk
JJ Fletcher
Pedroswaldo
Bruno.Cespe
Jean Werlang
kreaw
Paulo Penna
pluís
Edvell
rogerio.silva.90834
LBorges
jcsantos52
Sonikado
Boss2K
baixodoido
Allanlee
MostFire
Eliseumohr
fabio887
Regis Rocha
Guilherme R
Geisom Giacomazzi
edsonbrjr
Ricardo Petrone
Vinícius Andrade Pinto
Casagrande
GeTorres
tuteh
Normando Neto
Guilherme Conforto
fernando pullbass
GusVCD
malka_aff
ManiacBiffs
RafaelPontes
jackdaniels
NikolasdeQueiroz
José Carlos
Vinicius Vitti Gasparim
caiogas
LuizPMC
GJ
Thiago Almeida
Thiago Candido
Juninho_Bass
L. Gustavo
SILVIAO
fheliojr
rodrigosattva
tcraposo
FireHawk
tiago.sorensen.10
edumoraes
Kennynp
afonsodecampos
Voila Marques
gpraxedes
Ruds
carimbass
allexcosta
95 participantes

Página 2 de 20 Anterior  1, 2, 3 ... 11 ... 20  Seguinte

Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por rodrigosattva Qui Out 03, 2013 9:00 pm

Ruds, boa noite!

Eu sou muito fã dos amplificadores Mesa/Boogie. Toco músicas próprias com baixo de 4 cordas, sendo a afinação mais baixa que utilizo em D.
Amo som pesado, contato que seja nítido, saindo do meu baixo nesse estilo de música. Gosto de clareza em cada nota que toco.

Porém os Mesa Boogie são absurdamente caros. Testei uma caixa 2x12 uma vez de altíssima qualidade.
Um amigo meu trocou sua antiga Ampeg 8x10 por uma Epifani 2x10 e afirmou que com esta segunda chega na mesma escala de dB do que com a Ampeg de 60kg que nem cabe no carro.
O baterista da minha banda é engenheiro elétrico e apaixonado por amplificadores. Já construiu caixas de som com válvulas, excelentes.

Eu pedi para ele me construir uma caixa 2x12. Eu uso muito efeitos no contrabaixo, pois meu estilo de som mistura psicodelia com pesi (ouça Tool e entenderá do que estou falando). Haha, perguntei se seria possível uma caixa com um falante de 12" e outro de 13", mas ele disse que acha que isso não é possível.
Minha dúvida é se realmente vale a pena pedir para ele construir. Eu quero um som que seja inteiramente meu, porém a partir de algum som que eu ame (caso dos Mesa). Ele me disse que para construir, precisa saber como são feitos os circuitos dos amplificadores que eu curto. Não faço ideia de como descobrir isso hehehe...
Mesmo assim eu gostaria de trocar algo. Tem que ser uma caixa de extremíssima qualidade. Penso em até melhorar alguns modelos.

Eu quero ter total controle do som que quero tirar do baixo. Ele vai fazer um cabeçote também. Eu já vi um cabeçote, da Mesa inclusive, em que era possível trabalhar em 3 potências diferentes. Achei isso genial!!! Se não me engano, eram 465W, 270W e 150W. Ou seja, seria tranquilo pra fazer diversos tipos de show, além de ensaios pequenos. Sei que o tópico é sobre caixas, mas creio que vc deve manjar de cabeçotes também. Gostaria de poder usar até 4 potências diferentes (sendo que a caixa respondesse à qualquer dB que o cabeçote enviasse). Você sabe como fazer isso? Vale a pena ser pré-valvulado ou valvulado? Sou daqueles que gosto de um baixo extremamente presente e com som "quente", mas que, ao mesmo tempo, tire sons suaves e relaxantes...
Por enquanto é só. Se mais alguém souber responder, excelnte!
Obrigado!

rodrigosattva
Membro

Mensagens : 41
Localização : Itupeva

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Sex Out 04, 2013 10:03 am

rodrigosattva,

me parece que o que vc quer mesmo é um Mesa Boogie. Será que vale a pena tentar outra coisa? Será que outra coisa que não seja um Mesa Boogie vai te satisfazer?

Sobre o caso de potências diferentes, basta vc ter um amp/caixas com potência suficiente para a pior situação - aquela que precisar de mais potência. Daí quando vc precisar menos, é só abaixar o volume ou levar menos caixas.

Mas pra te falar a verdade, não entendi direito se vc tem alguma dúvida sobre caixa ou sobre amp. Seria legal vc deixar mais claro exatamente qual é a sua dúvida.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por allexcosta Sex Out 04, 2013 10:24 am

Licença Ruds.

Rodrigo, dá uma olhada nos projetos fearful, parece ser o que você busca e talvez fique mais barato que comprar uma MESA.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por rodrigosattva Sex Out 04, 2013 10:27 am

Se eu consigo ter a essência de um Mesa Boogie, porém com variações na construção que dê identidade ao meu timbre.
E se, por exemplo, eu pegar um cabeçote de 700W e uma caixa 2x12 de 700W? Se eu colocar no volume 1, já iria fazer um pub desmoronar! hauehah
Queria saber como seria feito o esquema de uma chave seletora de diversos tipos de potência, pra eu ter um amp extremamente versátil... Pretendo fazer shows grandes e amanhã, inclusive, tive que fazer um baite de um corre pra um GK 800RB, acompanhado de caixas 4x10" e de 1x15". Não gosto de falantes de 15". Os de 10" eu gosto bastante, pois sinto "que poderia ser melhor". Só que fim de semana que vem, tocarei em pub. Ou seja, preciso de algo versátil. Vou postar o link desse amplificador que eu te falei, eu nunca tinha visto isso antes e pirei com a ideia.
Minha outra dúvida é se realmente sai mais barato construir e se eu escolher o material de construção a dedo, conseguirei alcançar o som dos Mesa.
Se existem falantes de 13" (vai saber, tem de tudo haha)

Os Mesa Boogie são muito caros... Para uma caixa 2x12" e um cabeçote dessa marca, me custaria uns R$10.000,00... Tenho um pouco mais da metade do que isso...

rodrigosattva
Membro

Mensagens : 41
Localização : Itupeva

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por rodrigosattva Sex Out 04, 2013 10:33 am

http://www.sweetwater.com/store/detail/StrategyHD

rodrigosattva
Membro

Mensagens : 41
Localização : Itupeva

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por rodrigosattva Sex Out 04, 2013 10:41 am

Opa, Allex!
Estou no site da fEARful, preciso dar uma boa pesquisada. O que você tem a me dizer sobre elas? São handmade também?

rodrigosattva
Membro

Mensagens : 41
Localização : Itupeva

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por allexcosta Sex Out 04, 2013 10:43 am

^ É um projeto pra construir as melhores caixas de baixo possíveis no menor tamanho. Não conheço pessoalmente, mas todo mundo que tem é pirado nelas.

As fearful não existem para comércio. Os planos são gratuitos, mas você não pode mudar nada. Acho que você acha os crossover prontos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por fheliojr Sex Out 04, 2013 4:10 pm

^ alex, se nao me engano, os construtores autorizados da fearful (http://greenboy.us/fEARful/#builders) vendem estas caixas (http://www.bnaaudio.com/products/products.htm), sob o nome de fearless.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por allexcosta Sex Out 04, 2013 4:25 pm

É, mas não é algo que se vende em loja. Os caras fabricam e anunciam, mas ainda é tipo handmade.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por SILVIAO Sex Out 04, 2013 6:32 pm

Alguem ja tocou com a combinação 1x15+1x12 ?Fica muito grave?Onde consigo o WinISD?
?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por L. Gustavo Sáb Out 05, 2013 3:26 pm

Tem algum tópico que ajude a entender as especificações dos falantes visando comparar os modelos disponíveis?

Passei a manhã inteira olhando o site http://www.usspeaker.com/ e estou confuso com as informações. O que as especificações técnicas nos dizem, de fato, sobre o som que obteremos?
L. Gustavo
L. Gustavo
Membro

Mensagens : 19
Localização : Guarapuava

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por FireHawk Dom Out 06, 2013 1:59 pm

Fala Ruds!

   Como eu te disse fui fazer um teste com o alto falante de 10. Mas como você mesmo disse, a caixa vai perder muito de graves. Para ter uma linha continua ela chega a 0bd em 285 hz. Ou seja uma caixa que ira priorizar a faixa de médio grave pra cima, certo?
   A caixa ficou pequenininha, mas acho que teria que ser utilizada para outra aplicação, talvez um monitor de áudio por exemplo.
   Tentei mexer (como você pode ver ai embaixo) mas não obtive um resultado satisfatório:

link: https://2img.net/r/ihimizer/img23/5342/3yv0.png
Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 3yv0


Agora se fosse uma caixa para guitarra, qual alto falante você recomendaria? Qual seria a frequência para chegar em 0db e ficar com a linha contínua que seria mais interessante?

FireHawk
Membro

Mensagens : 78
Localização : Divinópolis-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Dom Out 06, 2013 9:38 pm

SILVIAO escreveu:Alguem ja tocou com a combinação 1x15+1x12 ?Fica muito grave?
Só a medida dos falantes não diz quase nada sobre a performance da caixa (ou combinação delas).

Isso seria equivalente a perguntar se um carro que tem pneus Pirelli aro 18" faz curva bem.

SILVIAO escreveu:Onde consigo o WinISD?
http://www.linearteam.dk/?pageid=winisd

Pesquisando 
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Dom Out 06, 2013 9:41 pm

L. Gustavo escreveu:Passei a manhã inteira olhando o site http://www.usspeaker.com/ e estou confuso com as informações. O que as especificações técnicas nos dizem, de fato, sobre o som que obteremos?
Seguem alguns links sobre o significado de especificações de falantes (parâmetros Thiele-Small):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Thiele/Small

http://www.jpcaudio.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=44

http://www.eminence.com/support/understanding-loudspeaker-data/

http://www.speakerplans.com/page89.html
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

fernandorock13 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Dom Out 06, 2013 9:59 pm

FireHawk escreveu:Fala Ruds!

   Como eu te disse fui fazer um teste com o alto falante de 10. Mas como você mesmo disse, a caixa vai perder muito de graves. Para ter uma linha continua ela chega a 0bd em 285 hz. Ou seja uma caixa que ira priorizar a faixa de médio grave pra cima, certo?
É poraí. Apesar que dá pra melhorar um pouco isso aí. Mas acho que agora vc percebeu que não existe milagre. Se vc quer caixa que reproduza graves com alto SPL e uma resposta em frequência boa, precisa de uma caixa maior. Não tem como fugir disso.

Se vc não precisa de alto SPL, dá pra ter uma caixa pequena, com falante pequeno e bom resultado. Tipo se for só pra estudar em casa. Mas normalmente pra ensaio/palco, SPL alto é importante.

Como sempre, saber o que se quer é o primeiro passo antes de projetar uma caixa.

FireHawk escreveu:   Agora se fosse uma caixa para guitarra, qual alto falante você recomendaria? Qual seria a frequência para chegar em 0db e ficar com a linha contínua que seria mais interessante?
Caixas pra guitarra não se preocupam com graves, pq as guitas não tem praticamente energia nenhuma abaixo de 100Hz ou 150Hz. Não se faz o projeto desse jeito, usando o WinISD, que como já disse, serve pra calcular a parte dos graves da caixa.

Pra guitarra o que importa é a característica do falante dos médio-graves até médio-agudos, algo entre 200Hz e 4000Hz. E eu não sei como os vários modelos de falante soam pra guitarra. É um "outro mundo".
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por SILVIAO Dom Out 06, 2013 11:07 pm

Obrigado Ruds.Apenas fiquei curioso com a combinação de 15+12.Atraves das medidas de cada falante percebi que ficaria grande demais para meus propositos.Abraço
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por FireHawk Ter Out 08, 2013 9:18 pm

Ruds, só uma pergunta...
Tem como lá no WiniSD alterar o tamanho da caixa e ver o resultado no gráfico?
Tentei aqui e não consegui. Pode ser porque to usando a versão 0.44.
Tentei instalar a Pro mas quando coloquei os parâmetros do alto falante falou que tinha alguns dados errados e não deixou salvar..

Obrigado mais uma vez...

FireHawk
Membro

Mensagens : 78
Localização : Divinópolis-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Out 09, 2013 11:32 am

FireHawk escreveu:Tem como lá no WiniSD alterar o tamanho da caixa e ver o resultado no gráfico?
O volume da caixa, sim. É só mudar o valor. Ele atualiza na hora o gráfico.

FireHawk escreveu:Tentei instalar a Pro mas quando coloquei os parâmetros do alto falante falou que tinha alguns dados errados e não deixou salvar..
Veja nas seguintes postagens como resolver esse problema:

https://www.contrabaixobr.com/t17020p100-pictorial-de-winisd-e-discussao-geral-sobre-caixas-handmade#567985

Aliás, se vc ainda não leu todo esse tópico sobre o WinISD, eu recomendo fortemente.


Última edição por Ruds em Dom Out 13, 2013 8:07 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção ortográfica)
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por FireHawk Qui Out 10, 2013 11:07 pm

Ruds escreveu:
FireHawk escreveu:Tem como lá no WiniSD alterar o tamanho da caixa e ver o resultado no gráfico?
O volume da caixa, sim. É só mudar o valor. Ele atualiza na hora o gráfico.
Mas quero dizer se eu alterar as dimensões, largura, altura e comprimento. Se alterar lá, fazer uma caixa quadrada por exemplo, ver como será a resposta de frequência através do gráfico e qual será a o volume da caixa com as dimensões.

FireHawk
Membro

Mensagens : 78
Localização : Divinópolis-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Sex Out 11, 2013 7:37 am

FireHawk escreveu:
Ruds escreveu:
FireHawk escreveu:Tem como lá no WiniSD alterar o tamanho da caixa e ver o resultado no gráfico?
O volume da caixa, sim. É só mudar o valor. Ele atualiza na hora o gráfico.
Mas quero dizer se eu alterar as dimensões, largura, altura e comprimento. Se alterar lá, fazer uma caixa quadrada por exemplo, ver como será a resposta de frequência através do gráfico e qual será a o volume da caixa com as dimensões.
Na versão pro que eu uso não tem essa opção de entrar com as dimensões da caixa. Mas eu acho isso bem dispensável mesmo.

Primeiro vc deve determinar o volume. Depois escolher as medidas de forma a obter esse volume alvo.

Ah, e evite usar dimensões (internas) iguais. Por exemplo, evite que a altura e a largura internas sejam iguais. Use sempre que possível dimensões diferentes.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Juninho_Bass Sáb Out 12, 2013 11:43 am

Boa tarde galera,

Estou pensando em fazer uma caixa HandMade para deixar na igreja, e quando for preciso fazer par com minha Aguilar GS112.

Gostaria de fazer com dimensões semelhantes, porém, até agora não pesquisei nenhum tipo de alto falante, o que vocês me indicariam?

Gostaria também de colocar 1 Driver, e se possível 1 L-PAD.

Very Happy
Juninho_Bass
Juninho_Bass
Membro

Mensagens : 484
Localização : São Paulo - Z/S

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Sáb Out 12, 2013 4:48 pm

Juninho_Bass escreveu:Gostaria de fazer com dimensões semelhantes, porém, até agora não pesquisei nenhum tipo de alto falante, o que vocês me indicariam?

Qual é o volume interno que a caixa com essas dimensões que vc quer fazer terá?
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Juninho_Bass Sáb Out 12, 2013 7:05 pm

Ruds escreveu:
Juninho_Bass escreveu:Gostaria de fazer com dimensões semelhantes, porém, até agora não pesquisei nenhum tipo de alto falante, o que vocês me indicariam?
Qual é o volume interno que a caixa com essas dimensões que vc quer fazer terá?
Segundo o site do fabricante: Dimensions: 14" H, 19" W, 18" D.

Eu até não teria problema de aumentar a altura da caixa, embora, acredite que ela tenha um bom volume já...
Juninho_Bass
Juninho_Bass
Membro

Mensagens : 484
Localização : São Paulo - Z/S

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por SILVIAO Sáb Out 12, 2013 8:07 pm

Ruds, instalei o WinsISD,mas quando entro com os dados do falante 12 steel 300 ele não aceita, aparece esta mensagem:

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Erro_winisd


Estou errando em que?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Dom Out 13, 2013 8:04 am

Juninho_Bass escreveu:
Ruds escreveu:
Juninho_Bass escreveu:Gostaria de fazer com dimensões semelhantes, porém, até agora não pesquisei nenhum tipo de alto falante, o que vocês me indicariam?
Qual é o volume interno que a caixa com essas dimensões que vc quer fazer terá?
Segundo o site do fabricante: Dimensions: 14" H, 19" W, 18" D.

Eu até não teria problema de aumentar a altura da caixa, embora, acredite que ela tenha um bom volume já...
Sugiro usar um Selenium/JBL 12PW5.

Tem bastante info neste tópico e em outros pra montar uma caixa com ele.

Se ainda assim tiver dúvidas, pode perguntar.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Dom Out 13, 2013 8:05 am

SILVIAO escreveu:Ruds, instalei o WinsISD,mas quando entro com os dados do falante 12 steel 300 ele não aceita, aparece esta mensagem:

[img]

Estou errando em que?
Ruds escreveu:
FireHawk escreveu:Tentei instalar a Pro mas quando coloquei os parâmetros do alto falante falou que tinha alguns dados errados e não deixou salvar..
Veja nas seguintes postagens como resolver esse problema:

https://www.contrabaixobr.com/t17020p100-pictorial-de-winisd-e-discussao-geral-sobre-caixas-handmade#567985

Aliás, se vc ainda não leu todo esse tópico sobre o WinISD, eu recomendo fortemente.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por SILVIAO Dom Out 13, 2013 10:35 am

Eu li o tópico todo,o programa não aceita os dados.Com a versão Pro,eu entrei com os dados do fabricante,mas o WinISD alega que falta os dados.

http://www.oversound.com.br/produtos/alto-falantes/steel-line/12steel-300/
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Dom Out 13, 2013 4:15 pm

^ Vc está entrando com o valor de Qts na hora de cadastrar o falante?
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Juninho_Bass Dom Out 13, 2013 4:29 pm

Ruds escreveu:
Juninho_Bass escreveu:
Ruds escreveu:
Juninho_Bass escreveu:Gostaria de fazer com dimensões semelhantes, porém, até agora não pesquisei nenhum tipo de alto falante, o que vocês me indicariam?
Qual é o volume interno que a caixa com essas dimensões que vc quer fazer terá?
Segundo o site do fabricante: Dimensions: 14" H, 19" W, 18" D.

Eu até não teria problema de aumentar a altura da caixa, embora, acredite que ela tenha um bom volume já...
Sugiro usar um Selenium/JBL 12PW5.

Tem bastante info neste tópico e em outros pra montar uma caixa com ele.

Se ainda assim tiver dúvidas, pode perguntar.
Muito agradecido amigo. Very Happy

Estarei estudando, e em breve estarei iniciando o projeto.

Juninho_Bass
Juninho_Bass
Membro

Mensagens : 484
Localização : São Paulo - Z/S

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por FireHawk Dom Out 13, 2013 5:41 pm

Ruds, fiz o mesmo projeto no Winisd Beta e Pro e deu diferença no projeto. No pro ele até me sugeriu fazer uma caixa sem dutos, e quando seleciono a dutada, da uma boa diferença no gráfico, dando um pico de 18 db em 55 hz, que foi a frequência que coloquei na caixa.. Usando a selada, só tem como alterar o volume não a frequência de resposta. Segue a imagem:

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/9/vwfi.jpg/
Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Vwfi

Sabe o que poderia estar errado para dar esta diferença?

FireHawk
Membro

Mensagens : 78
Localização : Divinópolis-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Dom Out 13, 2013 8:12 pm

Quase certeza que são os parâmetros do 12PW5. Devem estar errados no seu WinISD pro.

Abra o menu de cadastro dos falantes e revise os parâmetros do 12PW5. Eu sugiro apagar tudo e entrar com os valores novamente, conforme já expliquei naquele outro post que te passei o link.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por SILVIAO Dom Out 13, 2013 9:47 pm

Sim entrei com o valor de QTS fornecido pelo fabricante.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Seg Out 14, 2013 7:40 am

^ Então vc não está fazendo como expliquei no outro tópico. Releia o post do link e faça como explico lá que vc deve conseguir salvar o falante no WinISD pro.

Eu sempre fiz daquele jeito e sempre funcionou, inclusive com esse 12 steel 300.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por FireHawk Seg Out 14, 2013 1:23 pm

Ruds escreveu:Quase certeza que são os parâmetros do 12PW5. Devem estar errados no seu WinISD pro.

Abra o menu de cadastro dos falantes e revise os parâmetros do 12PW5. Eu sugiro apagar tudo e entrar com os valores novamente, conforme já expliquei naquele outro post que te passei o link.
É Ruds, sei o que aconteceu não. Mas agora deu certo. Desinstalei o programa, criei o af de novo e foi...rs

A única diferença que vi foi que no beta ele chegou com 79 hz em -0,08 db e no pro chegou com 70hz.

Outra coisa: Você disse para nunca fazer a caixa com dimensões iguais. Há uma maneira que otimize mais? Por exemplo a largura maior que o comprimento, ou alguma coisa assim? Qual a diferença entre os lados, em cm ou alguma proporção?

Valeu novamente!

FireHawk
Membro

Mensagens : 78
Localização : Divinópolis-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por SILVIAO Seg Out 14, 2013 10:38 pm

Consegui,tem que desabilitar antes de tudo a opção auto calculate,RUDS valeww vou fuçar aqui e amanhã terei novas duvidas com certeza.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Out 15, 2013 8:11 am

FireHawk escreveu:Outra coisa: Você disse para nunca fazer a caixa com dimensões iguais. Há uma maneira que otimize mais? Por exemplo a largura maior que o comprimento, ou alguma coisa assim? Qual a diferença entre os lados, em cm ou alguma proporção?
Dimensões iguais aumentam a coloração causada por ondas estacionárias que se formam dentro da caixa e por vibração das paredes. Se vc usa dimensões diferentes, vc distribui melhor as ressonâncias ao longo do espectro e diminui esse efeito.

Não importa qual das dimensões é a maior ou qual é a menor. Por exemplo, não interessa se a altura é maior do que a largura ou vice-versa. O que importa é a proporção entre as diferentes dimensões.

Já li que a proporção áurea (ou golden ratio - procure no google) é uma boa forma de fazer as medidas de uma caixa. O problema é que, com essa proporção, a caixa nem sempre fica com um formato muito prático. Outras proporções que eu já vi como alternativas são proporções de 1,6 e de 1,2 entre as dimensões.

Não se preocupe muito com isso. Vc não está projetando uma caixa hi-fi ou monitora. Mas, mesmo assim, se for possível evitar dimensões iguais, evite.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por FireHawk Qua Out 23, 2013 6:44 pm

Ruds, alto falantes iguais em parâmetros, porem com impedâncias diferentes, influenciam na construção da caixa ou o projeto é o mesmo?

E outra coisa: tem alguma frequência mínima para caixa para baixo chegar em 0 db? O projeto que fiz por exemplo chega no 0 com 70 hz, e ai a linha fica contínua. Se chegasse em 0 db com uma frequência menor a resposta aos graves seria melhor?

FireHawk
Membro

Mensagens : 78
Localização : Divinópolis-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Out 23, 2013 8:14 pm

FireHawk escreveu:Ruds, alto falantes iguais em parâmetros, porem com impedâncias diferentes, influenciam na construção da caixa ou o projeto é o mesmo?
O projeto é o mesmo. A impedância do falante não influencia no projeto da caixa.

Mas cuidado com fabricantes que dizem que um falante de mesmo modelo mas em "versões" de 4 e 8 ohms tem exatamente os mesmos parâmetros independentemente da versão. Normalmente existe diferença considerável, só que nem todos os fabricantes informam.

Por exemplo, veja na página da Faital, que é um fabricante confiável, como um mesmo modelo tem parâmetros diferentes quando em 4, 8 ou 16 ohms. No caso do 12PW5 e 12PW5A isso também acontece.

FireHawk escreveu:E outra coisa: tem alguma frequência mínima para caixa para baixo chegar em 0 db? O projeto que fiz por exemplo chega no 0 com 70 hz, e ai a linha fica contínua. Se chegasse em 0 db com uma frequência menor a resposta aos graves seria melhor?
Não é assim que vc mede a extensão de graves da caixa. Em posts anteriores deste tópico  eu expliquei como que se acha a frequência de corte de -3dB de uma caixa, que é a extensão de graves dela.

Se uma caixa tem uma extensão de graves maior do que outra, ou seja, o gráfico corta a linha de -3dB em uma frequência mais baixa, significa que ela consegue reproduzir frequências menores. Isso quer dizer que ela alcança graves mais "profundos". Tecnicamente é isso.

Se isso é melhor ou não depende de muitos fatores, inclusive gosto subjetivo.

Se vc está em um ambiente pequeno, num canto de sala, e esse ambiente te dá muito ganho de graves, as vezes é interessante uma caixa com uma extensão menor de graves pra que a inteligibilidade do som seja melhor (pensando em caixa de contra-baixo aqui). Especialmente se vc não tem um bom equalizador em mãos. Já em ambientes maiores ou abertos, o contrário pode ser mais desejável.

Tem quem prefira caixas com falantes de 10". Normalmente caixas de baixo com falantes de 10" chegam até uns 70Hz. Já tem gente que prefere caixas com mais graves, falantes de 15", etc.

O que eu posso te dizer é que pra vc ter a sensação de que está reproduzindo bem uma nota no contra-baixo elétrico, vc precisa ter uma boa reprodução da segunta harmônica da nota. No caso da Sizona, que é a nota mais grave na afinação padrão, a segunda harmônica está em +- 62Hz. Isso significa que, pra vc ter uma boa reprodução da Sizona do baixo, é importante que sua caixa reproduza bem até os 60Hz.


Última edição por Ruds em Qui Out 24, 2013 10:16 am, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Foi feita mais uma pergunta.)
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por FireHawk Qui Out 24, 2013 12:53 pm

Ruds escreveu:O que eu posso te dizer é que pra vc ter a sensação de que está reproduzindo bem uma nota no contra-baixo elétrico, vc precisa ter uma boa reprodução da segunta harmônica da nota. No caso da Sizona, que é a nota mais grave na afinação padrão, a segunda harmônica está em +- 62Hz. Isso significa que, pra vc ter uma boa reprodução da Sizona do baixo, é importante que sua caixa reproduza bem até os 60Hz.
Entendi. No meu caso ta dando 54,47 hz em -3db. Portanto ta um pouco abaixo dos 60 hz da sisona que é o que procuro: reproduzir da melhor maneira as frequências.

FireHawk
Membro

Mensagens : 78
Localização : Divinópolis-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Thiago Candido Qui Nov 07, 2013 11:31 am

Olá, estou querendo montar uma caixa 2x12 em 4Ohms parecida com esta esteticamente, pois achei bem compacta. Entrei em contato com a Teksound, mas eles não realizam este tipo de projeto. Vocês poderiam me indicar algum Handmaker que faça esse projeto? Pode ser só a caixa com acabamento, sem falantes e parte elétrica. Obrigado!

http://postimg.org/image/fkign3ybl/
Thiago Candido
Thiago Candido
Membro

Mensagens : 175
Localização : Jaú

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qui Nov 07, 2013 12:51 pm

^ Fiz as minhas com o Pedro, aqui de Curitiba. Excelente profissional. Projeto totalmente customizado, e ele executou exatamente como eu projetei. Ficaram ótimas.

Se tiver interesse, me manda uma MP que te passo o contato dele.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por tcraposo Qui Nov 07, 2013 1:48 pm

Thiago Candido escreveu:Olá, estou querendo montar uma caixa 2x12 em 4Ohms parecida com esta esteticamente, pois achei bem compacta. Entrei em contato com a Teksound, mas eles não realizam este tipo de projeto. Vocês poderiam me indicar algum Handmaker que faça esse projeto? Pode ser só a caixa com acabamento, sem falantes e parte elétrica. Obrigado!

http://postimg.org/image/fkign3ybl/
Poxa, a TEKSOUND não faz?
Mas qual foi o motivo dado pra eles recusarem o projeto custom?
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagens : 943
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Thiago Candido Qui Nov 07, 2013 9:15 pm

^Eles só fazem caixas ao qual eles tem o projeto pronto. Eles não fazem custom. O projeto eletrônico da 2x12 deles é sensacional, mas é um pouco grande e estou priorizando a portabilidade.
Thiago Candido
Thiago Candido
Membro

Mensagens : 175
Localização : Jaú

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por FireHawk Dom Nov 17, 2013 3:21 pm

Ruds, o que você me diz dos alto falantes Vox Sound, usados pela Tek Sound?

FireHawk
Membro

Mensagens : 78
Localização : Divinópolis-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Dom Nov 17, 2013 6:32 pm

^ Nunca usei.

Mas, do ponto de vista de parâmetros... bom, o site deles não é muito organizado. Alguns falantes têm especificações, outros não. As vezes faltam parâmetros importantes pra avaliar o falante. Mas dos que dei uma olhada (e que tinham dados suficientes pra avaliar), alguns parecem ruins (pensando em caixas pra contrabaixo), outros razoáveis. Mas existem melhores em outras marcas, mesmo nacionais.

Eu costumo ver essa desorganização e falta de clareza como um ponto negativo. Fico sempre pensando se isso se estende pra tudo o que a empresa faz, ou se é só o site mesmo que tem problemas. Rolling Eyes
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por FireHawk Ter Nov 19, 2013 8:03 am

^O Ruds como sempre disposto a nos dar aquela força!

Falando nisso.....

Finalmente pedi o meu cabeçote e agora vou mandar fazer a caixa para ele.
Conforme sua sugestão, irei usar o Selenium 12PW5 com o duto de 4", com uma caixa sintonizada em 55 hz com 55 litros. Ai pensei um utilizar as dimensões de 45,6 x 41,6 x 39,50, colocando o duto atras para ficar uma coisa bem compacta mesmo. Esta medida já estou contando com as bordas de 36 mm da madeira e uns 2,5 intermos para o alto falante e demais (alças, conectores).

O que você me diz desse projeto?

FireHawk
Membro

Mensagens : 78
Localização : Divinópolis-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Nov 19, 2013 8:12 am

^ Pelo que vc me passou está dentro do que estávamos conversando mesmo. Me parece que está certo.

Só tome cuidado caso seja feito algum "recuo" no baffle frontal, tipo pra colocar grade e protejer o falante. Leve isso em conta na hora de calcular o volume interno. Se for o caso, aumente um pouco alguma dimensão para compensar essa perda de volume.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por FireHawk Ter Nov 19, 2013 11:08 am

^Verdade. Irei aumentar em 2 cm a largura para deixar o baffle recuado..

FireHawk
Membro

Mensagens : 78
Localização : Divinópolis-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Thiago Almeida Qua Nov 20, 2013 7:30 am

Ruds, você sabe se os Falantes PV Audio são adequados para caixas de contrabaixo? Tem um fabricante de caixas na cidade que utiliza esses falantes nas caixas que confecciona.
Segue o link do fabricante dos falantes: http://www.pvaudio.com.br/

Grato
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagens : 1385
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Nov 20, 2013 9:18 am

^ Também nunca usei esses. Nunca tinha nem ouvido falar dessa marca.

Eu dei uma olhada só nos woofers de 12" deles. Nenhum dos dois é adequado pra caixas de contrabaixo. O mais fraquinho é fraquinho demais. Talvez ficasse aceitável em uma suspensão acústica de Qtc beeeem baixo (tipo uma caixa selada imensa), mas não numa caixa dutada (normalmente usada pra contrabaixo). O parrudo é grande e pesado demais pros parâmetros que ele tem.

Quer dizer, isso se os parâmetros que eles postam estiverem corretos. Pq veja: Tem muito fabricante que exagera na sensibilidade prometida pelo falante. Mas nunca vi um que exagerasse tanto quanto esse. Por exemplo, naquele modelo 12w650-8 (o "fraquinho"), eles alegam que Fs = 46Hz e Qts = 0,96 (no ~ 0,77%). Nunca que um falante assim vai ter sensibilidade (1w) de 98 dB SPL. Nem a pau juvenal! E a curva de resposta em frequência que eles mostram é ainda mais absurda. Esse "erro" dá muitos pontos negativos pra marca, na minha opinião.

Depois de ver isso, não me animei a ver mais outros modelos.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 2 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 20 Anterior  1, 2, 3 ... 11 ... 20  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos