Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

+32
NeyBass
Coder
Jimmyc
Andremoura
arturbmallmann
Rodrigolack
carimbass
Maurício_Expressão
Edu Fettermann
Nando Medeiros
Kobeh
joabi
Bastiao
Juninho Sampaio
NESCAU
Claudio
Breno_Barnabe
Zubrycky
afonsodecampos
Sonikado
gsfteodoro
Mauricio Luiz Bertola
Eliseumohr
Moshe Bar Elohim
ZédeLepelin
fheliojr
rafael.buzzi.andrade
siodoni
Rico
RBORCARI
Willian Casagrande
allexcosta
36 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por allexcosta Sex Abr 08, 2016 4:38 pm

Dia desses eu tava passando na rua quando uns caras começaram a discutir sobre uma obra, construção ou algo assim. Havia algum problema de logística que aparentemente um deles achava poderia ser feito de outra forma. Ele dizia algo assim:

- Como que pode entregar o material lá não sei aonde pra depois trazer pra cá? Isso é coisa de Baiano. Traz logo pra cá e guarda aqui ué...

E terminei passando pra resolver meus assuntos.

Certa feita em BH alguém (músico até), comentava sobre algum mal feito de um conhecido e dizia assim: "Pô, o cara faz uma m^$$ dessas, parece até Nordestino".

Pergunto a vocês não Nordestinos. Como exatamente vocês pensam que é lá? O povo rega planta debaixo de chuva, enxuga gelo, senta pra assistir tinta secar ou algo assim? Como é sua visão?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Willian Casagrande Sex Abr 08, 2016 5:01 pm

Lá deve ser um calor da pêga, ótimo para ir à praia. Conheci recentemente um pessoa da Bahia que é muito gente boa (integrantes de uma banda de frevo/punk/rock). Tenho vontade de ir, a despeito da minha conta bancária vazia, conhecer algumas cidades de lá.
O preconceito contra nordestinos, nortistas etc. abunda em terras do Sul brasileiro, onde estou no momento. Às vezes vejo aqueles panfletinhos separatistas por aqui, com aquele clássico chavão detestável: "o Sul é meu país". Mas, no geral, esses tipos são minoritários.
Se o mundo pirar e separarem mesmo, vou querer ficar com o pessoal do Nordeste haha
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por RBORCARI Sex Abr 08, 2016 5:17 pm

Allex, tem muitas pessoas que tem preconceito, tem até nordestino com preconceito de nordestino, ja conheci um...

eu não ligo pra isso não, tenho muito amigo baiano, pernambucano, alagoano, creio que isso vá muito da consciência de cada um.

Graças a Deus já tive a oportunidade de passar umas férias na Bahia (Costa do Sauipe) e fui muito bem tratado e temos vontades de conhecer novos lugares na região nordeste....

aqui tem muita comparação "tosca":
preguiça = baiano
negro = bandido
tatuado = maconheiro

e por ai vai....
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Rico Sex Abr 08, 2016 5:17 pm

Nem sei se posso opinar... Tenho pai cearense e mãe gaúcha, além disso, nasci no RJ...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por allexcosta Sex Abr 08, 2016 5:27 pm

RBORCARI escreveu:eu não ligo pra isso não, tenho muito amigo baiano, pernambucano, alagoano, creio que isso vá muito da consciência de cada um.

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Ksbp
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por allexcosta Sex Abr 08, 2016 5:32 pm

Willian Casagrande escreveu:Lá deve ser um calor da pêga

Tirei o screenshot agora.

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  GsXFNPm
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por siodoni Sex Abr 08, 2016 5:35 pm

Minha cidade (Serrana SP) só chegou aonde chegou por conta da imigração nordestina.
Eles ajudaram muito a cidade a se desenvolver.

Eu tive o privilégio de conhecer Maceió e Natal e posso dizer uma coisa. Viveria no nordeste tranquilamente. O melhor do nordeste é a comida!
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6369
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Abr 08, 2016 5:36 pm

Já foi "Coisa de Português" e daqui um tempo vai provavelmente mudar pra "Coisa de Haitiano".

Acho que é por bairrismo reforçado por caricaturas.

Uma grande ignorância, ao meu ver... mas, dado ao que vejo no facebook, a raça humana é formada majoritariamente de pessoas assim... então não há o que fazer.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por fheliojr Sex Abr 08, 2016 5:38 pm

isso ocorreu em q estado, alex?

conheci uma paulistana, há muito tempo, q achava q em Fortaleza todas as casas eram de taipa (ela usou um termo análogo q não lembro)... o pior é q ela estava falando sério. :O
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por allexcosta Sex Abr 08, 2016 5:40 pm

fheliojr escreveu:isso ocorreu em q estado, alex?

conheci uma paulistana, há muito tempo, q achava q em Fortaleza todas as casas eram de taipa (ela usou um termo análogo q não lembro)... o pior é q ela estava falando sério. :O

PR.

Palafita?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por fheliojr Sex Abr 08, 2016 5:57 pm

^ Isso!! Palafita!
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por ZédeLepelin Sex Abr 08, 2016 6:15 pm

Existe claramente preconceito em muitas das reações ao povo nordestino, quase sempre de um grupo já identificável, alguns que falavam que eram a locomotiva do país e seus assemelhados de classe.

Minhas férias esse ano serão em João Pessoa, como ano passado foi em Natal e retrasado Maceió.
Adoro a região e o povo de lá, algumas vezes dá vontade transferir as atividades e ir pra lá, mesmo não sendo tão fã do calor quanto minha esposa.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Willian Casagrande Sex Abr 08, 2016 6:18 pm

Allex, Londrina é a sucursal do inferno no Paraná. Bem quente mesmo. Agora até que tá tranquilo e favorável, mas em novembro e dezembro tava feio de ver...
O lance do NE e do NO é a amplitude térmica, né. O inverno mais rigoroso por lá, salvo raras exceções até geográficas (alguns locais onde faz um frio danado), não deve ser de menos de 10ºC.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por allexcosta Sex Abr 08, 2016 6:27 pm

Willian Casagrande escreveu:Allex, Londrina é a sucursal do inferno no Paraná. Bem quente mesmo. Agora até que tá tranquilo e favorável, mas em novembro e dezembro tava feio de ver...
O lance do NE e do NO é a amplitude térmica, né. O inverno mais rigoroso por lá, salvo raras exceções até geográficas (alguns locais onde faz um frio danado), não deve ser de menos de 10ºC.

Beleza. Olhei seu comentário e sua localidade e fui ver quanto tava aí...

A temperatura mais baixa da história de Salvador é, se não me engano, 19 graus. E lá também não faz aquele calor desesperador de Terezina ou Cuiabá, pois sempre tem a brisa do mar e nunca chega nem perto dos 40.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Abr 08, 2016 8:27 pm

allexcosta escreveu:(...)lá também não faz aquele calor desesperador de Terezina ou Cuiabá, pois sempre tem a brisa do mar e nunca chega nem perto dos 40.

Minha definição atual pra "paraíso na terra" passa perto da tua descrição... vento... como eu queria ter vento aqui...

a máxima em salvador amanhã é de 31 com ventos de 16Km/h... umidade do ar 81%

aqui vai ser 35 com ventos de 5km/h e umidade do ar em 94%

sentiu?
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Abr 08, 2016 9:37 pm

Sobre o Nordeste,
Sem ser politicamente correto, sem querer entrar em política mas já entrando e os mapas do IBGE das eleições só reforçam o referido conceito, atualmente é assim que todos que conheço (com exceção de um dedo mindinho faltando) pensa: "bando de pegadores de bolsa isto aquilo incentivadora de vagabundagem e de fazer filhos, que por barganha impensadamente elegem corruptos". Isto sobre o Nordeste. Mas o pior de tudo é que justamente um prefeito do atual Governo foi eleito prefeito da capital de SP. ahn

Ademais, sobre os baianos, acredito que este sentido de "baiano burro", "fez baianada" etc. no sentido pejorativo das palavras, deve-se ao fato de que baianos, no passado, vieram para o Sudeste ou mais especificamente São Paulo, pessoas de níveis escolares totalmente baixo, sem muita instrução, tentar a sorte, ganhar a vida de algum modo. Tenho tantos parentes baianos ou descendentes em SP que até eles mesmos falam assim "baianada", "ô seu baiano", "baiano burro" quando alguém faz alguma coisa errada.

Confesso que como sudestino e influenciado também já pensei muito assim. Mas conheci tantos nordestinos com níveis intelectuais elevados que nunca conseguirei acompanhar, nas empresas, escolas, ruas, vizinhos, comércio, que isto já caiu por terra.

Vejo nisto tudo uma tendência até natural de todo o ser humano: achar um grupo que pensa igual, se fechar nele e julgar os outros inferiores. Acontece nas religiões, regiões, países, academias (intelectualidade), cargos (ocupação), músicos, time de futebol, de vôlei e quase tudo que se possa imaginar.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Eliseumohr Sex Abr 08, 2016 10:23 pm

Minha visão é de um povo humilde e que muitos não todos passam por dificuldades extremas , que realmente precisam de bolsas para viver ..

Quanto aos baianos nunca ouvi o termo burro sendo associado mas preguiça sim , já minha impressão é de que adoram o carnaval de um jeito que só vejo no Rio e SP.


Só para lembrar que associações regionalísticas com "defeitos" não se restringem apenas ao nordeste um exemplo é Gaúcho =Viado , aqui no MT principalmente o povo nascido aqui faz uso constante desse termo!
Eliseumohr
Eliseumohr
Membro

Mensagens : 1314
Localização : pva do leste MT

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Abr 08, 2016 10:33 pm

Fui criado no Nordeste, morei em Recife (1969/1971) e Natal (1972/1974).
Conheço a região também como professor e pesquisador intinerante (ministrando aulas de pós-graduação).
Pessoas que reproduzem esse tipo de preconceito, são apenas ignorantes e não merecem minha atenção para nada...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por gsfteodoro Sex Abr 08, 2016 10:43 pm

Edit: Péssimo comentário que eu fiz no passado…


Última edição por gsfteodoro em Dom Out 09, 2022 6:27 am, editado 1 vez(es)

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Eliseumohr Sáb Abr 09, 2016 12:25 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Fui criado no Nordeste, morei em Recife (1969/1971) e Natal (1972/1974).
Conheço a região também como professor e pesquisador intinerante (ministrando aulas de pós-graduação).
Pessoas que reproduzem esse tipo de preconceito, são apenas ignorantes e não merecem minha atenção para nada...

Aqui o povo tem preconceito a roqueiro , se é roqueiro é do mau ! facepalm
Eliseumohr
Eliseumohr
Membro

Mensagens : 1314
Localização : pva do leste MT

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Sonikado Sáb Abr 09, 2016 12:42 am

Minha visão do nordeste:
- Um lugar que faz muito calor (em geral)
- Muitos lugares com pouca população, bastante terra sem "nada" (Piauí), cidades/vilarejos pequenas

E... só, não sei onde mais minha visão vai, nunca pensei nisso. Tive a oportunidade de conhecer gente que mora no nordeste, ou que passou um bom pedaço da vida lá. Aliás, o que eu percebi dos relatos deles, é a presença constante de violência, algo bem maior/mais presente do que em SP.

Algo que alguém de lá me disse é que, apesar dos apesares, em média quem busca algo por lá geralmente se destaca, além de oportunidades melhores de empreender em certas áreas.

Na primeira, passei um treinamento para o setor de TI de lá para fazer nas máquinas dos usuários. O treinamento tinha passos simples e foi de apenas 15 minutos.
No

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por allexcosta Sáb Abr 09, 2016 4:41 am

gsfteodoro escreveu:Bem... Vou relatar as minhas experiências. Mas quero que saibam que eu sou casada com filha de um casal de nordestinos, ou seja, não tenho preconceito algum.

Será que as pessoas que dizem essas coisas não conseguem enxergar como isso soa?

gsfteodoro escreveu:Trabalhava no porto de Santos. A empresa que eu trabalhava comprou um porto no Pará, numa cidade chamada Barcarena (passou uma reportagem, recentemente de um navio que afundou... É lá).

(...)

E esses procedimentos, pra quem é de SP, por exemplo, com 15 anos de idade, já conhece.

Não por isso, na Bahia criança de 8 anos sabe que o Pará não fica no Nordeste.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Nelson Bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por afonsodecampos Sáb Abr 09, 2016 8:38 pm

gsfteodoro escreveu:
...

Putz, cara...  Mad

Nem sei como começar a falar sobre seu post sem que eu pareça grosseiro ou mesmo que esteja de Mi Mi Mi. Sou do Pará (nasci e vivo em Belém, cidade em frente a Barcarena). Conheço quase todo o Brasil, sempre viajando de férias. Nem sei dizer quantas vezes não consegui ser entendido num restaurante, num hotel, numa loja, no aeroporto, etc., por pessoas locais mas realmente nunca cheguei a conclusão de que aquele povo é menos favorecido intelectualmente só por causa disso. Mas talvez seja "morosidade minha"...

Talvez a visão que alguns têm do Nordeste seja a mesma que o Governo Federal tem quando da distribuição do PIB entre os estados. O mesmo cuidado e carinho que o Governo do Rio de Janeiro tem com a comunidades da baixada fluminense e com os bairros da zona sul. O mesmo esforço sobre humano que os Governos Federal e do Rio dispensam hoje a saúde pública (nada) e as Olimpíadas (tudo). A mesma bolada desigual que a CBF distribui entre os clubes que disputam o Campeonato Brasileiro, ou seja, é uma visão...

Melhor nem dizer!
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Zubrycky Sáb Abr 09, 2016 9:40 pm

Conheci o Maranhão (Adorei ter ido até lá) e acredito que todo brasileiro que tenha alguma dúvida sobre a incompetência e a inutilidade do clã Sarney deveria viajar pelo interior daquele estado...
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por allexcosta Dom Abr 10, 2016 1:15 am

Em tempo... Algumas observações:

- Quando você diz "tenho vários amigos do Nordeste, portanto não tenho preconceito" ou "o primo do cunhado do meu genro é nordestino, portanto não tenho nada contra" pra maioria de nós soa igualzinho a "tenho um amigo preto mas ele é limpinho".

- Caros paulistas, paulistanos e pessoas que enrolam o "r". Desculpem dizer, mas é que a gente não consegue entender direito o que vocês falam.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Sonikado Dom Abr 10, 2016 1:33 am

allexcosta escreveu:Caros paulistas, paulistanos e pessoas que enrolam o "r". Desculpem dizer, mas é que a gente não consegue entender direito o que vocês falam.
Isso vale pra todo mundo.
Qualquer sotaque diferenciado gera alguma dificuldade em entender, e quanto mais longe um está do outro, pior.
Não esqueça que o Nordeste também "vê" outras regiões do país de forma errada ou, no mínimo, estranha. Isso é válido pra qualquer combinação de regiões que você imaginar.

Coloca alguém do interior de SP pra falar com alguém de RJ Capital pra ver se os 2 se "entendem" com perfeição. Agora substitui um dos 2 por alguém de Piauí/Pernambuco. Agora alguém do Rio Grande do Sul/Paraná. E agora, alguém de Portugal. Não é a questão Nordeste vs. X, simplesmente são regiões diferentes.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por allexcosta Dom Abr 10, 2016 1:37 am

Sonikado escreveu:Isso vale pra todo mundo.
Qualquer sotaque diferenciado gera alguma dificuldade em entender, e quanto mais longe um está do outro, pior.
Não esqueça que o Nordeste também "vê" outras regiões do país de forma errada ou, no mínimo, estranha. Isso é válido pra qualquer combinação de regiões que você imaginar.

Coloca alguém do interior de SP pra falar com alguém de RJ Capital pra ver se os 2 se "entendem" com perfeição. Agora substitui um dos 2 por alguém de Piauí/Pernambuco. Agora alguém do Rio Grande do Sul/Paraná. E agora, alguém de Portugal. Não é a questão Nordeste vs. X, simplesmente são regiões diferentes.

Sim, o que eu quis dizer é que muitas vezes não é que a pessoa seja burra ou tenha dificuldade em entender uma coisa simples, é que ela não entende seu sotaque. Eu que o diga, já passei por isso inúmeras vezes, em ambos os lados.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Breno_Barnabe Dom Abr 10, 2016 2:16 pm

Nunca foi ao Nordeste, nem tenho parentes de lá.
Minha impressão é que há uma grande desigualdade, pois há cidades grandes que me parecem ter grande infra estrutura, mas também cidades onde as condições são precárias. Praias bonitas é até desnecessário falar né? As fotos deixam qualquer um babando.

Sobre o povo... bem.. conheci muitas pessoas de lá, e gente de todo o tipo. Muitas pessoas são engraçadas e bem humoradas, alegres. Mas alguns bem casca grossa também.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Dom Abr 10, 2016 5:40 pm

allexcosta escreveu:Em tempo... Algumas observações:

- Quando você diz "tenho vários amigos do Nordeste, portanto não tenho preconceito" ou "o primo do cunhado do meu genro é nordestino, portanto não tenho nada contra" pra maioria de nós soa igualzinho a "tenho um amigo preto mas ele é limpinho".

- Caros paulistas, paulistanos e pessoas que enrolam o "r". Desculpem dizer, mas é que a gente não consegue entender direito o que vocês falam.
Entender no sentido da pronúncia, dicção ou entender no sentido compreensão, raciocínio?
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por allexcosta Dom Abr 10, 2016 5:49 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Entender no sentido da pronúncia, dicção ou entender no sentido compreensão, raciocínio?

Como eu disse acima, pronúncia, sotaque.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Dom Abr 10, 2016 6:02 pm

No sentido dicção, sotaque eu também às vezes não consigo entender quando alguém de alguma região do nordeste comigo fala bem "arrastado". Mas basta fazer um esforcinho, fazer cara de paisagem, loading... que cai a ficha após o processamento dos dados e do contexto.
No mercadinho aqui perto de casa todos os funcionários são nordestinos, sabe-se lá por qual motivo. Quando passo no caixa, com alguns, não entendo qualquer coisa extra a "quer CPF" ou "sacolinha". Quando isto acontece simplesmente pago, sorrio amarelamente e vou embora. Os que falam muito rápido só pioram as coisas. Com outros já conversei vários assuntos e foi tranqüilo.

No sentido dialeto nem os próprios paulistas e paulistanos se entendem. Basta mudar de bairro. Tem gente que encara "Deus te abençoe" e "obrigado" como afronta; já experimentei isto na pele. Fiquei pensando em que planeta ou era acordei naquele dia. No bairro onde moro faz parte da educação falar palavras assim ou ser moderado, mas falar assim nas perifas da vida todo mundo olha torto. Já até me chamaram para briga. Boxe
Dois lugares que não me encaixo de jeito nenhum: grupo de juventude, até uns 30 anos e periferias. Parece que o português do dicionário não existe ou é como russo. Me pergunto como é que eles passam nos vestibulares, participam dos PROUNES, ENEMS, FIES, etc., todos os programas de incentivo às universidades.
As vezes faço pequenos testes falando corretamente para ver como reagirão as pessoas. Quase 100% pede para eu repetir o que disse. Gosto de remir nos verbos. Por exemplo: "Terá" em vez de "vai ter"; "Farei" em vez de "vou fazer";.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por allexcosta Dom Abr 10, 2016 6:24 pm

Eu mencionei isso porque tem gente que confunde um mal entendido desses com falta de capacidade intelectual do interlocutor. Muitas vezes a comunicação simplesmente não se estabeleceu, mas não significa que uma das partes seja cretina.

Também gosto de testar falar certinho na rua. Absolutamente todas as vezes que dou ênfase no "os" ao pedir trezentos gramas de queijo ou algo assim, a pessoa meio que me corrige e pergunta "é trezentas gramas né?". Isso é batata, acontece todas as vezes...

Certa feita no supermercado (vou muito, lazer de gordo é comer), tinha escrito assim: "Os supermercados tal agradece a preferência". Falei pra guria do caixa, que chamou o gerente, que chamou a sub-gerente e todos me olhavam como se eu fosse um E.T. Um deles até comentou com o colega qual a necessidade de escrever certo se whatsapp corrigia automaticamente. Deixei quieto, agradeci e fui embora.

Lojinha e restaurante de centrão então é um Deus nos acuda. Já vi "peiche escabexe" e coisas desse nível.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Claudio Dom Abr 10, 2016 9:56 pm

O Nordeste é maravilhoso, tem muita gente que fala um monte de merdas sem sequer conhecer os lugares. Dá nos nervos ouvir gente falando sobre lugares e cidades nas quais nunca pisaram na vida.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por allexcosta Seg Abr 11, 2016 4:16 am

ClaudioBass escreveu:Dá nos nervos ouvir gente falando sobre lugares e cidades nas quais nunca pisaram na vida.

Dá mesmo.

Esses dias aconteceu algo que já fazia uns 2 ou 3 anos que não acontecia. E agora foram duas pessoas em um intervalo relativamente curto de cerca de 1 mês. As duas comentaram que foram a Salvador e algo realmente interessante lá é aquele negócio do acarajé quente e frio. Conversa vai, conversa vem, terminei perguntando em que bairro ficaram hospedadas e não é que as duas responderam Pelourinho? Hmmmmmm... Pensei... Mandei a clássica: ah, Pelourinho, ali pertinho de Itapuã, né? Ao que as duas responderam algo assim: sim, pertinho, a gente ia até andando.

Ok, são uns 20km.

Povo bobo, né?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Claudio Seg Abr 11, 2016 8:00 am

^ Aqui na empresa quando eu digo que Aracaju e Salvador são duas cidades que eu moraria fácil, eu sempre escuto algo do tipo: "Deus que me livre, Aracaju não tem nada pra fazer, e Salvador é só violência depois que o ACM morreu".

Véi, na boa... carioca criticando Salvador por conta de violência é o fim da picada, é não conseguir enxergar o próprio rabo!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Abr 11, 2016 8:19 am

^ Eu voltaria a morar em Recife (de preferência Olinda), fácil, fácil...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por NESCAU Seg Abr 11, 2016 9:00 am

Aqui no sul, e quando digo sul me refiro aos 03 estados (sim são três! Acreditem!) nunca vi esse tipo de comparação pejorativa à região nordeste. Aqui, infelizmente, permanece aquele velho racismo besta que se refere à cor do ser humano. No extremo oeste de SC tem alguma coisa relacionada aos índios também, comumente chamados de bugres.
Com a vinda de angolanos e ganeses para o extremo sul de SC percebi que o preconceito diminuiu, mas sempre tem um ou outro que, mesmo de forma velada, fica ali com o seu preconceito imbecil... Enfim, é o Brasil. O preconceito está aí. Já foi pior, mas ele continua por aí, seja contra quem for. Infelizmente.


Última edição por NESCAU em Seg Abr 11, 2016 10:53 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : errinho de português...)
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2411
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Abr 11, 2016 9:12 am

Bertola. Olinda é bacana mesmo!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Bastiao Seg Abr 11, 2016 10:41 am

Concordo com o Nescau.

Eu sou do oeste de Santa Catarina e lá havia muito preconceito pela cor da pele. A "explicação" (?) seria a colonização alemã e italiana que é predominante. Não temos tanto contato com nordestinos, mas "baianada" é um termo eventualmente ouvido.
Aproveitando, tive um amigo que morou alguns anos em Salvador e por ser de Santa Catarina era chamado de gaúcho, logo, o desconhecimento muitas vezes ocorre em qualquer região.

Não conheço o nordeste, a única referência foi repassada por minha esposa que passeou por Salvador, ressaltou apenas a diferença cultural - sem qualquer referência com intelectualidade - e a menção de que havia muito lixo nas ruas da cidade e na praia. Quanto ao lixo, eu tenho essa impressão da cidade de São Paulo.

Finalizando,  tenho um processo tramitando em Camaçari-BA, e a situação vivida neste caso comprova existir a tal "preguiça baiana" ou, infelizmente, um total descaso (por tratar-se de Brasil, acredito que seja este ultimo caso).
Bastiao
Bastiao
Membro

Mensagens : 167
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Willian Casagrande Seg Abr 11, 2016 10:52 am

NESCAU escreveu:Aqui no sul, e quando digo sul me refiro aos 03 estados (sim são três! Acreditem!) nunca vi esse tipo de comparação pejorativa à região nordeste. Aqui, infelizmente, permanece aquele velho racismo besta que se refere à cor do ser humano. No estremo oeste de SC tem alguma coisa relacionada aos índios também, comumente chamados de bugres.
Com a vinda de angolanos e ganeses para o extremo sul de SC percebi que o preconceito diminuiu, mas sempre tem um ou outro que, mesmo de forma velada, fica ali com o seu preconceito imbecil... Enfim, é o Brasil. O preconceito está aí. Já foi pior, mas ele continua por aí, seja contra quem for. Infelizmente.

Discordo. O racismo contra os nortistas e nordestinos é bem grande aqui no Sul. Com a vinda de haitianos para a região de Londrina, em cidades aqui perto, recrudesceu todo o chorume da xenofobia/racismo. Dia desses jogaram bananas num senegalês que estava na rua. Vira e mexe, atiram pedras na casa de uns operários haitianos de uma cidade vizinha daqui. E assim vai.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Abr 11, 2016 10:58 am

Meio sem sentido, essa violência com uma pessoa, por causa da cor da pele!
Não entendo
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Abr 11, 2016 11:06 am

Juninho Sampaio escreveu:Meio sem sentido, essa violência com uma pessoa, por causa da cor da pele!
Não entendo
Ignorância e estupidez não fazem sentido mesmo...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por joabi Seg Abr 11, 2016 12:09 pm


^Mais que ignorância e estupidez, é crime. Mad Mad

Infelizmente nunca fui ao nordeste, mas sou bastante fã de toda a cultura e culinária nordestina. Pensando no lado musical, não dá nem pra medir quanto essa região contribui para nossa cultura. Gonzagão, Dominguinhos, Caymmi, Jackson... a lista é interminável.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por gsfteodoro Seg Abr 11, 2016 12:34 pm

O gente, me perdoem pelo meu comentário.
E vou ser sincero que foi uma total desatenção minha sobre o Pará não ser nordeste.
Na boa, não quis ofender ninguém e quis trazer relatos de uma experiência que tive.
Pelo menos acertei a localização da cidade da minha sogra e sogro, que ficam em Pernambuco.
Me calo aqui pra sempre.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Bastiao Seg Abr 11, 2016 12:58 pm

Willian, 
Sim, acredito que exista todo o tipo de preconceito, inclusive existe dentro do próprio estado, conforme a região que você se encontra. Agora, vide que o preconceito com os haitianos aparenta ser pela cor da pele. 

Um caso real que passei foi um amigo - na minha opinião ele é negro - criticando outro de forma pejorativa unicamente por ele (também) ser negro. 

Mas, na minha humilde opinião, todos nós, sem exceção, temos pré-conceitos de alguma coisa ou de alguém. Situação que deve ser trabalhada e superada no dia a dia, e o respeito deve ser o carro chefe para tudo na vida. Espero que não interpretem equivocadamente minha colocação.
Bastiao
Bastiao
Membro

Mensagens : 167
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por allexcosta Seg Abr 11, 2016 1:21 pm

NESCAU escreveu:Aqui no sul, e quando digo sul me refiro aos 03 estados (sim são três! Acreditem!)

Quantos seriam se não fossem três? scratch
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Abr 11, 2016 1:22 pm

^Muitas pessoas as vezes falam sul, se referindo a SP tb. rsssssssss
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Kobeh Seg Abr 11, 2016 1:29 pm

No Rio é muito comum alguém falar que o cara está fazendo coisa de paraíba (a maneira carioca de se referir aos nordestinos, como o "baiano" dos paulistanos) quando ele faz alguma m$%&.
Já me perguntei um milhão de vezes qual o sentido disso....

No entanto, a impressão que tenho é que o preconceito com nordestinos é mais radicalizado em São Paulo, pelo menos é isso que pude perceber observando de longe, então posso estar enganado. Aqui no RJ existem bairros da zona norte e cidades da baixada fluminense em que uma boa parte da população é formada por descendentes de migrantes do nordeste...
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por NESCAU Seg Abr 11, 2016 1:29 pm

allexcosta escreveu:
NESCAU escreveu:Aqui no sul, e quando digo sul me refiro aos 03 estados (sim são três! Acreditem!)

Quantos seriam se não fossem três? scratch

Não sei allex, mas tem gente que pensa que é só o RS...

Quando se fala em sul, é comum associarem com o Rio Grande do Sul e não com a região Sul que tem 03 estados.

Sacou? Wink
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2411
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Abr 11, 2016 1:30 pm

ah
Smile
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos