Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

+32
NeyBass
Coder
Jimmyc
Andremoura
arturbmallmann
Rodrigolack
carimbass
Maurício_Expressão
Edu Fettermann
Nando Medeiros
Kobeh
joabi
Bastiao
Juninho Sampaio
NESCAU
Claudio
Breno_Barnabe
Zubrycky
afonsodecampos
Sonikado
gsfteodoro
Mauricio Luiz Bertola
Eliseumohr
Moshe Bar Elohim
ZédeLepelin
fheliojr
rafael.buzzi.andrade
siodoni
Rico
RBORCARI
Willian Casagrande
allexcosta
36 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Jimmyc Dom Set 11, 2016 10:24 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:me lembro fortemente da imagem de um Carro de Boi e pessoas andando de jegue nas ruas...

Normal.
E eu adoro isso!
A alguns 5 ou 6 anos atrás meus pais foram fazer uma viagem dessas, e minha mãe ficou chocada com o número de jegues abandonados no interior de Pernambuco, os bichinos, trocados pelas motos, ficavam soltos pelas cidades e matos, sendo atropelados ou morrendo à míngua; ela até cismou de trazer um filhote de jegue pra casa! (tiramos isso da cabeça dela...).
Triste fim para um companheiro tão resistente, valente e útil...

Realmente...bem triste mesmo.

Jimmyc
Membro

Mensagens : 65
Localização : Vila Velha

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Juninho Sampaio Dom Set 11, 2016 12:38 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Me lembro muito vagamente de Feira de Santana, pois a única vez que passei por lá foi quando eu era criança ainda, em janeiro de 1969, quando meu pai foi transferido do Rio para Recife e nossa família foi de carro (um Corcel 1969 4 portas) pegando a antiga Rio-Bahia (hoje BR-116). Paramos na cidade de Jequié (que fui visitar anos depois, como professor) para dormir e meu pai planejava fazer uma parada de pernoite em Penedo depois atravessar o S. Francisco (não havia ponte na época!), e seguir para Recife.
Minhas vagas lembranças são de uma cidade quente, muito pobre e poeirenta, e me lembro fortemente da imagem de um Carro de Boi e pessoas andando de jegue nas ruas...
Tenho um sonho de um dia pegar minha família e refazer de carro as viagens que, quando eu era criança fazia com minha família para o Nordeste e Minas Gerais...

Essa parte que citou de carro de boi...em várias cidades existe.

Acredite se quiser...em camaçari. Eu já desenvolvi um sistema para a companhia de transito no qual as carroças eram emplacadas...como carro.

Camaçari é onde fica o maior poli industrial da América latina, tem um zilhão de empresas e sofre com coisas tão pequenas que se eu te contar você não vai acreditar. Antes de morar em salvador, como eu trabalhava em Camaçari, resolvi morar lá (abrantes, 15km do centro de camaçari) e tinha coisas de interior, lembrando que fica 20km de salvador.

a) Todos os dias pela manhã toca o hino nacional as 7h nos postes.
b) Quando morre alguém, o caixão sai carregado pelas ruas e um carro de som anunciando.
c) Só tem água em 3 dias e meio por semana.
d) As cartas, você tem que alugar nos correios uma caixinha, e mandar entregar lá, pois os correios não entram.
e) Entre outros costumes que na cidade não tem...como todo mundo dar BOM DIA uns aos outros.


Quantos aos jegues...aqui vc acha de R$2 a R$5. Ninguém mais essa coisinha...prefere uma cinquentinha!

É isso...
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12054
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Coder Dom Set 11, 2016 12:46 pm

^ No interior de SP, é bem comum ver carro de som avisando que fulano morreu. Lá as pessoas também cumprimentam uma as outras (bom dia, boa tarde, boa noite). Quem vem de cidade grande até estranha...

De fato, as pessoas mais fraternais são as que moram no interior. Na capital é competição de quem tem o nariz mais empinado. Me da asco...

Gostei dessa do Hino Nacional! up
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por allexcosta Dom Set 11, 2016 1:07 pm

Juninho Sampaio escreveu:b) Quando morre alguém, o caixão sai carregado pelas ruas e um carro de som anunciando.

Em Salvador é assim no subúrbio. Paripe, Itacaranha, Periperi e aquelas bandas.

Juninho Sampaio escreveu:e) Entre outros costumes que na cidade não tem...como todo mundo dar BOM DIA uns aos outros.

Salvador também é normal se dar bom dia ou boa tarde e as pessoas respondem. Curitiba você pode morrer de falar que ninguém olha pra sua cara.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Set 11, 2016 1:28 pm

allexcosta escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:b) Quando morre alguém, o caixão sai carregado pelas ruas e um carro de som anunciando.

Em Salvador é assim no subúrbio. Paripe, Itacaranha, Periperi e aquelas bandas.

Juninho Sampaio escreveu:e) Entre outros costumes que na cidade não tem...como todo mundo dar BOM DIA uns aos outros.

Salvador também é normal se dar bom dia ou boa tarde e as pessoas respondem. Curitiba você pode morrer de falar que ninguém olha pra sua cara.

Aqui no RJ, nas cidades do interior (incluindo a Serra e a região dos Lagos), esse costume do carro de som anunciar um falecimento persiste...
Em Niterói, dependendo do bairro, as pessoas se cumprimentam também, principalmente se se conhecem de vista. No Rio já não é assim, exceto nos subúrbios, nas ruas mais residenciais.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Juninho Sampaio Dom Set 11, 2016 2:04 pm

Pior que você acostuma a cumprimentar as pessoas...e quando entrava no ônibus em Salvador, as pessoas olhavam com aquela cara de "ME XINGOU!"
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12054
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Jimmyc Dom Set 11, 2016 10:33 pm

Aqui no ES rola de cumprimentar qdo é bairro mais afastado, ou então cidades do interior. O carro de anuncio de funeral só em algumas cidades do interior mesmo.

Jimmyc
Membro

Mensagens : 65
Localização : Vila Velha

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por allexcosta Dom Set 11, 2016 10:40 pm

Juninho Sampaio escreveu:Pior que você acostuma a cumprimentar as pessoas...e quando entrava no ônibus em Salvador, as pessoas olhavam com aquela cara de "ME XINGOU!"

Até que Salvador não é tanto assim.

Em Curitiba você entra em um ambiente cheio de gente, dá um bom dia e fica aquele silêncio de cemitério. Todo mundo te olhando com aquela cara de "quem é esse ser inferior que se atreve a me cumprimentar?"
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Set 12, 2016 9:46 am

lol!
Que coisa!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12054
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Coder Seg Set 12, 2016 9:52 am

Em SP (capital) se você cumprimenta, as pessoas ficam desconfiadas...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por allexcosta Sáb Ago 07, 2021 9:12 am

E, apesar de tudo, maioria das medalhas Olímpicas foram conquistadas por cabras-da-peste...

https://agorarn.com.br/ultimas/se-nordeste-fosse-pais-estaria-na-frente-de-portugal-e-argentina-no-quadro-de-medalhas/

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Ago 07, 2021 11:52 am

Só a bahia tem tem de ouro!

Somente!
Já o volei não levou nada, com esse time meia boca f*&^%$
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12054
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por allexcosta Seg Ago 15, 2022 11:15 am

Rápido lembrete...

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Bahia

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Zubrycky e Coder gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por allexcosta Qui Out 06, 2022 6:18 pm

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Bolsonaro-chapeu-de-couro

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por NeyBass Sex Out 07, 2022 8:44 am

allexcosta escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:Pior que você acostuma a cumprimentar as pessoas...e quando entrava no ônibus em Salvador, as pessoas olhavam com aquela cara de "ME XINGOU!"

Até que Salvador não é tanto assim.

Em Curitiba você entra em um ambiente cheio de gente, dá um bom dia e fica aquele silêncio de cemitério. Todo mundo te olhando com aquela cara de "quem é esse ser inferior que se atreve a me cumprimentar?"

Sem generalizar, mas aqui no MT a região norte que tem a colonização mais sulistas, a gente vê a diferença na receptividade e no tratamento com principalmente nordestinos e negros.

É bem por aí mesmo, parece que criam uma bolha entre eles e ninguém mais pode entrar, todos são inferiores a eles.

Um amigo meu, trabalha como construtor (pedreiro como se fala aqui), foi para uma dessas cidades "sulistas" no MT, e apesar de excelente profissional, não conseguiu se manter, além do altíssimo custo de vida, ele relata que não conseguia emprego, talvez por ser negro. Voltou pra cá e trabalha dia e noite e não falta emprego aqui.

Outro dia vi um vídeo, mas foi no tik tok, não tem como postar aqui e não me lembro onde também. Um cara fazendo um teste no centro de Curitiba. Ele dava bom dia para as pessoas na rua e por incrível que pareça, quase ninguém respondia, muitos virava o rosto e faziam que nem viam, o cara tinha boa aparência bem vestido.

Achei bem estranho isso, aqui em Cuiabá por exemplo, você dá bom dia pra um, recebe resposta de 5 e convite pra comer bolho de milho na casa de 2, no nordeste por onde andei também, cumprimenta um os outros também fazem questão de responder.

Não posso falar por todos, nem generalizar, mas por aqui os sulistas tem fama de mal educados e preconceituosos.

Sobre associar coisas mal feitas ou chamativas demais à "coisa de baiano", aqui a gente ouve isso.
Quando eu trabalhava no meio dos nordestinos, ouvia muito entre eles mesmo, esse tipo de comparação:

"Ou fulano deixa de ser baiano", "cara, que cagada é essa, parece baiano", "O tal do alagoano é a praga", a gente ria demais escutando as resenhas entre eles.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Out 07, 2022 9:15 am

NeyBass escreveu:(...)Não posso falar por todos, nem generalizar, mas por aqui os sulistas tem fama de mal educados e preconceituosos.(...)
Como Catarinense nato eu digo que essa tua mensagem está muito, mas muito longe de ser mentira... hehehehe

Meses atrás talvez eu não concordasse com ela, mas visto as "passeatas" ocorridas aqui na "Texas" brasileira... é bem por aí.

Não somos "monstros" e existem razões para termos uma cultura mais fechada (umas boas, outras nem tanto) e chegarmos aonde chegamos do jeito que somos.

Não defendendo, só constatando mesmo.
Já passei por todos os "estágios do luto" nesse aspecto... to na fase de "aceita que é assim mesmo e que vai demorar pra mudar... se mudar".

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por allexcosta Sex Out 07, 2022 9:40 am

NeyBass escreveu:Não posso falar por todos, nem generalizar, mas por aqui os sulistas tem fama de mal educados e preconceituosos.

Eu moro na região Sul há 10 anos e me sinto à vontade para dizer: não é possível generalizar.

Mas existem algumas coisas que dá pra afirmar:

O Curitibano típico, tradicional, é desconfiado e vai estranhar um cumprimento de um estranho. Não é necessariamente por preconceito de cor de pele ou sotaque, mas pode ser...

Mas isso melhorou nos últimos anos, por dois fatores: um é a quantidade de gente que mora em Curitiba que não é daqui. Outra é o Curitibano se tocar sobre isso, com inúmeros comentários online, vídeos, etc e ir mudando.

Existe até um apelido local pra o Curitibano desconfiado, que não cumprimenta os outros: Curitiboca...

SC é meio a Bahia do Sul... Pessoal é bem de boas e simpático. Ao menos o litoral é meio assim. Alguns são um pouco elitistas, mas tentam disfarçar. No interior do estado você verá descendentes de europeus que olham estranho quem tem sotaque ou a pele mais escura.

Jorgera é do litoral de SC e gente finíssima, apesar de cheio de manias (quem não é?)

Convivi bastante com gaúchos no MS e alguns aqui e nos EUA. Mas como não conheço o RS, vou evitar comentar...

É preciso também lembrar que pessoas desconfiadas muitas vezes o são por motivos menos pesados que preconceito. Às vezes é gente criada na roça que foi ter contato com ser humano fora da família já adulto. Quem já foi na roça visitar alguém sabe que quando visita chega as crianças correm e se escondem no quarto. É só matutice mesmo, sem nada pesado ou negativo.

Prefiro não assumir nada quando vejo coisas assim... Só não tenho tolerância pra desrespeito.

Mas engraçado... É mais fácil um brasileiro sofrer preconceito ou xenofobia dentro do Brasil que nos EUA, por exemplo... Não morei em locais "redneck", como Texas, Arizona, Tennessee, etc, mas em Boston, NY, Florida, DC, ninguém liga se você é de outro país ou tem uma pele mais escura...

Lembro só de um episódio na Florida que a velhinha perguntou pra uma pessoa com sotaque porque ela não voltava pro país dela. Peguei o telefone e disse alto "tô ligando pra 911". A velhinha foi correndo pro estacionamento, entrou no carro e sumiu...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

NeyBass e Aldo Shiguemi gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por CSergio Sex Out 07, 2022 10:02 am

Laughing
911 é telefone de qual serviço?

Polícia, Bombeiros?
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4109
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por allexcosta Sex Out 07, 2022 10:08 am

CSergio escreveu:Laughing
911 é telefone de qual serviço?

Polícia, Bombeiros?

Polícia.

Dica pra qualquer pessoa querendo visitar ou morar em outro país:

Bata de frente sem dó... Aprenda a mandar tomar naquele lugar, a xingar a mãe. Gringo adora testar a pessoa. Europa é terrível. Italiano e Francês trata todo mundo igual cachorro. Xingue a mãe, o pai, diga que vai ligar pra seu advogado e dar queixa na polícia... Gringo fica pianinho. Se você encolher e aceitar, ele vai montar em cima...

E único país que trata estrangeiro bem é Brasil. Não achem que vão encontrar hospitalidade mundo afora. Até no Chile (que gosta de brasileiro) eles tratam normal. Se for latino não brasileiro eles tratam mal... Argentino eles tratam igual cachorro. Laughing


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Sonikado Sex Out 07, 2022 11:29 am

allexcosta escreveu:
Bata de frente sem dó... Aprenda a mandar tomar naquele lugar, a xingar a mãe. Gringo adora testar a pessoa. Europa é terrível. Italiano e Francês trata todo mundo igual cachorro. Xingue a mãe, o pai, diga que vai ligar pra seu advogado e dar queixa na polícia... Gringo fica pianinho. Se você encolher e aceitar, ele vai montar em cima...
Brasileiro tem mania de achar que gente que vive a propria vida é "fechado" e "mal educado", brasileiro que é irritante e não para de falar mesmo.

Mas é bem real isso que o alex falou. Mas é útil fazer a lição de casa, e minimamente saber o que está fazendo: chegar na frança falando e peitando ingles não dá tempo de xingar ninguém e você já apanhou de 4 gerações diferentes.

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Matheus Cid Bass Sáb Out 08, 2022 9:54 am

O que vcs acham dos movimentos separatistas?
Se não me engano, acho que todas as regiões do Brasil têm algum movimento político que almeja se separar do resto do Brasil.
Aqui no Nordeste, se chama "Nordeste Independente".
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por allexcosta Sáb Out 08, 2022 9:56 am

Sonikado escreveu:Brasileiro tem mania de achar que gente que vive a propria vida é "fechado" e "mal educado"

Mas, venhamos e convenhamos, fechado é diferente de mal educado.

Você entrar num estabelecimento comercial, dar um bom dia e a pessoa olhar pra sua cara e não responder não é ser fechado.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

rafael.buzzi.andrade gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por allexcosta Sáb Out 14, 2023 11:46 pm


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por linklink Qui Out 19, 2023 9:00 pm

allexcosta escreveu:
Sonikado escreveu:Brasileiro tem mania de achar que gente que vive a propria vida é "fechado" e "mal educado"

Mas, venhamos e convenhamos, fechado é diferente de mal educado.

Você entrar num estabelecimento comercial, dar um bom dia e a pessoa olhar pra sua cara e não responder não é ser fechado.

Sabe, isso me lembrou minha situação aqui em SP. Eu moro há quase 17 anos no mesmo condomínio, tem gente que até hoje nunca me deu um bom dia sequer, eu sempre fico no vácuo.

Honestamente não sei o motivo disso e sempre pensei a respeito, pensei muitas vezes se minha aparência é intimidadora (homem, barba, cabelo de máquina, mais de 1,90, quase meia tonelada, casquinho 48). Sempre tento ser amigável, sou um bom vizinho, pago o condomínio adiantado, nunca recebi uma advertência sequer, nunca discuti, briguei, nunca quebrei meia regra, sempre emprestei coisas para quem pediu... Poxa, nem minhas cachorras latem, inclusive uma mulher que não me dá bom dia um dia me viu passeando com a minha finada cachorra (aquilo era um anjo, não um Golden) e falou: nem sabia que você tinha esse tipo de cachorro.

Recentemente fui buscar uma encomenda na portaria ou esperar a entrega de pizza (não me lembro, provavelmente era pizza mesmo) e vi um cachorrinho bem pequeno correndo e prestes a passar pelos portões, iria para a rua e virar patê. O porteiro não tinha visto porque era de noite, eu peguei o cachorrinho no colo e o porteiro gentilmente ligou para o síndico, descobriram que era de uma moradora. A filha tinha saído poucos minutos antes, também tinha passado por mim e não tinha retribuído o boa noite, nesse momento que ela saiu teve a fuga... Resumidamente, veio e pegou o cachorrinho, agradeceu, beleza. No dia seguinte passei por ela e cadê a porcaria do meu boa tarde??? Até hoje ficou no vácuo porém peguei o cachorro e continuarei a fazer isso porque o meu ego que seja, não vale mais do que a segurança de um cachorrinho.

Outra situação que lembro é meu primeiro estágio, lugar de gente bem remunerada (tirando eu né), pessoas concursadas (federais), uma advogada não me cumprimentava. Só me deu boa tarde no dia que eu estava de social. Vai entender...

Bom, desculpe o desabafo, não sei se as pessoas tem fobia de dar bom dia, se realmente detestam o próximo, se acham feias ou bonitas demais, se acham que todo mundo é pervertido, não sei mais o que pensar... Só vou continuar a fazer o que sempre fiz: bom dia, boa tarde ou boa noite... Ligar nos aniversários dos meu familiares e conversar em vez de mandar mensagem e tudo mais.

Aproveitando a terapia, eu tenho muita vontade de ir para Curitiba, conhecer o Batel, Champagnat (Bigorrilho), Portão, Santa Isabel, Morretes... Ir ao Madalosso, comer um parmegiana no centro, conhecer os Shoppings, os parques, Horto,  Praça do Japão... Alguns lugares que acabei vendo no canal Bom de Garfo (Velberan). Porém todo mundo que eu converso que já foi ou morou fala que a cidade é lindíssima mas eu não serei bem quisto. Me recordo inclusive de um amigo, coisa de uns 20 anos passados já, foi morar em uma parte de Curitiba e me falava que sentia falta do Habbibs e de gente que se misturava e conversava. Disse inclusive que tinha gente que olhava com mais carinho para um saco de lixo do que pra ele.

Eu acredito que me conheço razoavelmente bem e diria que não consigo lidar com risadas debochadas, desprezo, detesto ironias muito frequentes e digo, imagina se alguém faz maldade com um familiar meu? Tenho muito receio de agir de forma violenta, basta uma briga para jogar meu futuro no lixo.

linklink
Membro

Mensagens : 17
Localização : ABC SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Sonikado Ter Nov 21, 2023 8:25 pm

Bom, desculpe o desabafo, não sei se as pessoas tem fobia de dar bom dia, se realmente detestam o próximo, se acham feias ou bonitas demais, se acham que todo mundo é pervertido, não sei mais o que pensar...
Eu, como morador da grande SP pela vida inteira, te dou o que pensar: pare de pensar.

Não existe um grande motivo, embora exista o contexto cultural.

Não tem a ver com intimidação, feiura, boniteza, medo, etc... não tem a ver com nada, e tem a ver com tudo. Não tente achar um motivo senão vc surta. Seja simples e não acumule isso no coração... ninguém liga o suficiente pra vc, pra que vc cause qualquer tipo de emoção nelas.

E se alguém te odeia, vai ficar bem claro que essa pessoa te odeia, e não vai ser pela falta de bom dia.

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por allexcosta Ter Nov 21, 2023 10:04 pm

linklink escreveu:Aproveitando a terapia, eu tenho muita vontade de ir para Curitiba, conhecer o Batel, Champagnat (Bigorrilho), Portão, Santa Isabel, Morretes... Ir ao Madalosso, comer um parmegiana no centro, conhecer os Shoppings, os parques, Horto,  Praça do Japão... Alguns lugares que acabei vendo no canal Bom de Garfo (Velberan). Porém todo mundo que eu converso que já foi ou morou fala que a cidade é lindíssima mas eu não serei bem quisto. Me recordo inclusive de um amigo, coisa de uns 20 anos passados já, foi morar em uma parte de Curitiba e me falava que sentia falta do Habbibs e de gente que se misturava e conversava. Disse inclusive que tinha gente que olhava com mais carinho para um saco de lixo do que pra ele.

Eu acredito que me conheço razoavelmente bem e diria que não consigo lidar com risadas debochadas, desprezo, detesto ironias muito frequentes e digo, imagina se alguém faz maldade com um familiar meu? Tenho muito receio de agir de forma violenta, basta uma briga para jogar meu futuro no lixo.

Moro em Curitiba há 11 anos já.

Falo com tranquilidade que você pode vir, perambular por todos esses lugares que citou e outros tantos sem sofrer risadas debochadas, desprezo, ironia ou maldade.

Não, um estranho não puxará assunto aleatório como acontece no Rio ou em Salvador, mas até o bom dia melhorou MUITO desde que cheguei aqui e hoje a imensa maioria das pessoas responde com um sorriso no rosto.

Não sou muito de levar desaforo pra casa e até hoje só arrumei confusão aqui porque vi um cara maltratando um animal de rua. Fora isso, ando qualquer hora em qualquer lugar, mas fico ligado no centro, especialmente na Carlos Gomes e se não tiver algo pra fazer na Vila Capanema ou Vila Torres, não vou lá...

Só que eu não acho a cidade tão bonita assim. Tem os cartões postais que você visita em um dia pegando o buzu de turismo. Fora isso, a pavimentação das ruas onde não passa ônibus é uma piada. Muitas delas o asfalto original é dos anos 70 e eles só remendam.

Transporte coletivo, apesar de realmente cumprir horário, só é primeiro mundo se você pega um e é expresso (anda na canaleta exclusiva). Primeiro mundo que eu digo, cumpre horário e é rápido, porque você com certeza irá em pé, pois os ônibus praticamente não possuem cadeiras pra caber mais gente. Se precisa descer em terminal ou tubo pra pegar outro ou coisa assim às vezes não combina direito e você espera muito tempo. Pra não falar dos tubos, que são feitos de metal e quando é inverno são super frios e no verão chegam a bater 50 graus lá dentro. E no Domingo você às vezes espera uma hora e meia num terminal.

Trechos que você faz de carro em 8-10 minutos podem demorar 1:15h de ônibus num dia normal.

Mas não engarrafa tanto (a não ser que você pegue a Linha Verde) e é bem arborizada, um pouco mais limpa e menos caótica que outras capitais do Brasil.

E tem o clima que eu particularmente até gosto, mas no mesmo dia você pega 2 graus de manhã, 33 depois do almoço, chuva no fim da tarde e pode até nevar ou cair granizo em algum momento. Tudo num dia só... Acho um barato, mas a saúde às vezes vai pro saco.

E o pessoal não gosta de nordestino, mas não fica assim óbvio...

Eu diria que o mais difícil pra adaptar é o dialeto mesmo. É MUITOOO diferente. Eu entendia melhor o inglês quando mudei pros EUA que o Curitibês quando cheguei aqui, especialmente das velhinhas em fila de padaria. Até hoje fico voando às vezes.

Sonikado escreveu:ninguém liga o suficiente pra vc, pra que vc cause qualquer tipo de emoção nelas.

Sim. Essa é a SP que conheço...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Aureliano Dom Mar 17, 2024 8:16 pm

Juninho Sampaio escreveu:Só a bahia tem tem de ouro!

Somente!
Já o volei não levou nada, com esse time meia boca f*&^%$

A primeira medalha de ouro em 1920 já foi conquistada por um paraense.
Aureliano
Aureliano
Membro

Mensagens : 418
Localização : Onde a moto levar...

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?  - Página 3 Empty Re: Qual a sua visão sobre o Nordeste do Brasil?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos