Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

5 cordas mas só usa 4

+41
WHead
lucian.cupin
ouphir
Guga Bass
mum
fheliojr
Rafael Cordeiro
AndréBurger
Edão
SILVIAO
miki_san
Vinicius F
elzebad
Raul S.
JAZZigo
Breno_Barnabe
Rico
Márcio
J.Adalberto
siodoni
Fernando Zadá
joabi
Willian Casagrande
Mauricio Luiz Bertola
Jimmyc
Kobeh
carlosprofort
Mike_
rafael.buzzi.andrade
Zubrycky
edumoraes
pluís
clemilsonmorais
rafacar
Stormbringer
John Music
Juninho Sampaio
allexcosta
Tarcísio Caetano
Coder
mario_moreno
45 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por allexcosta Sáb Jul 02, 2016 1:18 pm

Breno_Barnabe escreveu:^ Uma vez me falaram que quando se está acostumado com um de 4 cordas e se pega um de 5, o melhor é não olhar a escala, que se olhar, dá confusão na cabeça.

Sinceramente, tô chocado com esse tópico.

Pra quem me acha um velho lunático e fora da casinha, pode parar de ler agora. Se alguma coisa que eu já escrevi te pareceu meio estranha e depois você entendeu e fez uma diferença positiva, continue lendo.

Isso não existe... Referência visual pra tocar baixo não existe, nunca existiu. A única exceção são os pulos de posição da mão esquerda.

Se você olha pra escala pra saber onde está tá tudo errado. Venda seu baixo, passe um ano num monastério e depois decida se quer continuar tocando. A dificuldade de tocar num baixo de 6 pra quem toca 4 ou 5 é que você precisa fazer ajustes o tempo todo. Se você acha que tá na sol, tem que pensar "tô na dó", se acha que tá na mi, tem que pensar "tô na lá". Isso não acontece se você tem cordas extras mais graves.

Juro pelo São Longuinho, se isso te parece estranho, você está na contramão do estudo dos instrumentos de cordas. Pode até falar "cada um é de um jeito" e tal, beleza... Mas confie em mim nisso aí. Errado, errado, errado a vida toda.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por JAZZigo Sáb Jul 02, 2016 3:29 pm

^
[2]
Situação corriqueira:

Um baixista chega em uma loja e pede: "Por gentileza, preciso de um encordoamento para baixo de 4 cordas 0.105'' (ou 0.090'', ou 0.0100'' etc.)". Da mesma forma, um guitarrista: "Me vê aí um encordoamento pra guitarra 0.042'' (ou 0.038'', ou 0.054'' etc.). Imagino que o balconista ficaria assim: scratch
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Breno_Barnabe Sáb Jul 02, 2016 3:56 pm

allexcosta escreveu:
Breno_Barnabe escreveu:^ Uma vez me falaram que quando se está acostumado com um de 4 cordas e se pega um de 5, o melhor é não olhar a escala, que se olhar, dá confusão na cabeça.

Sinceramente, tô chocado com esse tópico.

Pra quem me acha um velho lunático e fora da casinha, pode parar de ler agora. Se alguma coisa que eu já escrevi te pareceu meio estranha e depois você entendeu e fez uma diferença positiva, continue lendo.

Isso não existe... Referência visual pra tocar baixo não existe, nunca existiu. A única exceção são os pulos de posição da mão esquerda.

Se você olha pra escala pra saber onde está tá tudo errado. Venda seu baixo, passe um ano num monastério e depois decida se quer continuar tocando. A dificuldade de tocar num baixo de 6 pra quem toca 4 ou 5 é que você precisa fazer ajustes o tempo todo. Se você acha que tá na sol, tem que pensar "tô na dó", se acha que tá na mi, tem que pensar "tô na lá". Isso não acontece se você tem cordas extras mais graves.

Juro pelo São Longuinho, se isso te parece estranho, você está na contramão do estudo dos instrumentos de cordas. Pode até falar "cada um é de um jeito" e tal, beleza... Mas confie em mim nisso aí. Errado, errado, errado a vida toda.
Calma tio!
Entendo que pode ser errado sim, mas é uma coisa que acho que a cabeça se acostuma, sei lá. Não que minha cabeça fale "o certo é ter referencia a partir da grave" mas é que ter uma corda a mais ali dá uma chocada no começo pra quem nunca teve, depois acostuma... só isso que quis dizer. É a mesma coisa do cara que pilotou a vida toda uma POP100, cujo câmbio tem todas as marchas pra um sentido (não sei se é pra baixo ou pra cima), e depois pilota uma CG, onde a primeira marcha é pra baixo e o resto é pra cima. Dá uma confundida mas depois acostuma e vai que vai. Very Happy

Certa vez fiquei 10 dias com um carro automático, quando voltei pro meu manual, deixei morrer 4 vezes em 10 min. Depois fiquei craque de novo! Very Happy
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jul 02, 2016 3:58 pm

allexcosta escreveu:
Você tá com um baixo de 4 cordas na mão, fazendo uma gig, aí um brother chega com um 6 cordas e você pede pra testar em uma música, o que você faz? Você sente quantas cordas estão abaixo da que você está tocando pra saber onde está, ou seja, quantas cordas estão entre a que você toca e a palma da sua mão. Você não olha pra saber, até porque numa gig escura cheia de luz negra estroboscópica você não vê nada.

Sinceramente, se valer do sentido da visão pra tocar baixo eu nunca tinha ouvido falar. Tem gente até que vai mais pela audição, o que é ok pois música é a arte dos sons, mas músico que toca na noite dizer que usa a visão pra mim é novidade.

Vivendo e aprendendo.

Estou falando na hora de estudar e sistematizar a coisa toda. Na hora de tocar não precisa ficar olhando nada.
Por isso toco num 6 cordas qualquer outro ta relax de tocar.
Na verdade o único que estranho as vezes é o 5 que estou sem nenhum mas ou esto com um de 4 cordas ou o de 6 e ta tranquilo a transição.
Mas minha referência é o mais grave o resto é extensão da coisa toda.


allexcosta escreveu:A dificuldade de tocar num baixo de 6 pra quem toca 4 ou 5 é que você precisa fazer ajustes o tempo todo. Se você acha que tá na sol, tem que pensar "tô na dó", se acha que tá na mi, tem que pensar "tô na lá". Isso não acontece se você tem cordas extras mais graves.

Juro pelo São Longuinho, se isso te parece estranho, você está na contramão do estudo dos instrumentos de cordas. Pode até falar "cada um é de um jeito" e tal, beleza... Mas confie em mim nisso aí. Errado, errado, errado a vida toda.

A primeira corda sempre vai ser a mais fina mas a forma como se sistematiza o seu tocar varia de pessoa pra pessoa tem gente que tem facilidade motora, outros espacial outros auditiva ai vai de cada um saber como melhor aplicar suas referências.
Saber que a primeira corda é a mais fina e aguda é básico mas jura que na hora de localizar as notas pensa a partir dela ou isso é só para sentir fisicamente onde esta com a mão?
Talvez por não ter lido tudo eu esteja entendendo errado o que esta colocando.

JAZZigo escreveu:^
[2]
Situação corriqueira:

Um baixista chega em uma loja e pede: "Por gentileza, preciso de um encordoamento para baixo de 4 cordas 0.105'' (ou 0.090'', ou 0.0100'' etc.)". Da mesma forma, um guitarrista: "Me vê aí um encordoamento pra guitarra 0.042'' (ou 0.038'', ou 0.054'' etc.). Imagino que o balconista ficaria assim: scratch

Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.
Se a industria tivesse padronizado ao contrário você estranharia pensar na mais fina. Nessa caso é só um padrão que por acaso segue a ordem das cordas mas que no meu caso inclusive conta pouco que sempre comparo as outras bitolas ainda mais no caso da guitarra.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por JAZZigo Sáb Jul 02, 2016 5:18 pm

Fernando Zadá escreveu:Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.
Se a industria tivesse padronizado ao contrário você estranharia pensar na mais fina. Nessa caso é só um padrão que por acaso segue a ordem das cordas mas que no meu caso inclusive conta pouco que sempre comparo as outras bitolas ainda mais no caso da guitarra.
A indústria não padronizou, mas adotou como padrão a histórica referência à primeira corda. Nada mais lógico, certo?
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por allexcosta Dom Jul 03, 2016 8:59 am

Fernando Zadá escreveu:Se a industria tivesse padronizado ao contrário você estranharia pensar na mais fina.

Desculpe, mas não.

Leia o post do Jazzigo.

Desde que o mundo é mundo, que foram inventados os instrumentos de corda e muito antes de normatizarem o seu estudo, isso é segunda natureza. A referência é de baixo pra cima e não é visual.

Um alerta a quem interessar possa:

Se você utiliza da visão para tocar contrabaixo e se conta cordas da mais grave para a mais aguda, está desperdiçando anos de evolução no seu instrumento. Estude no escuro e faça horas e mais horas de cromática começando na corda mais aguda, cantando as notas e com consciência de onde você está. Talvez assim você consiga se livrar desse hábito nocivo que está atrapalhando sua evolução.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por miki_san Dom Jul 03, 2016 10:07 am

allexcosta escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Se a industria tivesse padronizado ao contrário você estranharia pensar na mais fina.
Um alerta a quem interessar possa:

Se você utiliza da visão para tocar contrabaixo e se conta cordas da mais grave para a mais aguda, está desperdiçando anos de evolução no seu instrumento. Estude no escuro e faça horas e mais horas de cromática começando na corda mais aguda, cantando as notas e com consciência de onde você está. Talvez assim você consiga se livrar desse hábito nocivo que está atrapalhando sua evolução.

Legal! Muitas vezes no exercício do contraditório recebemos uns "tapas na cara"! De tudo que foi falado nesta tópico isto me interessou. Sempre fico intrigado na questão da percepção musical. É um assunto que sempre batalho e muitas vezes diferentes abordagens são sempre salutares. Confesso que me limito na 4 cordas, pois curto mais o rock mesmo. O repertório que pratico limita-se às 4 cordas mesmo e meus "Bass Heroes"também são da 4 Cordas e nem todos são do Rock.

Sou grosso pra cacete nas Cordas e tive numa experiência de jam no violão que me deixou embasbacado quando o companheiro sacou que eu estava num Acorde Maior e deveria ser Menor. E eu louco para olhar o Braço e tentar capturar o movimento dos Acordes. O lance era a percepção só de ouvido.

Como não tenho banda e só toco em casa é cômodo e simples olhar para o Braço, e esquecer o que de fato estamos tocando e deixamos de ouvir. Parece aquele lance de Karaoke, em que o cara acha que tá abafando, seguindo as letras na tela e a afinação e o tempo estão horríveis. Esquece-se do mais importante: o som.
miki_san
miki_san
Membro

Mensagens : 169
Localização : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por allexcosta Dom Jul 03, 2016 11:00 am

miki_san escreveu:Sou grosso pra cacete nas Cordas e tive numa experiência de jam no violão que me deixou embasbacado quando o companheiro sacou que eu estava num Acorde Maior e deveria ser Menor.

História venérica:

Uma vez em Salvador tava rolando show de um violonista bastante conhecido, que tocava samba de raiz, ou samba Santamarense. Eram arranjos bem legais e tal.

Enfim, certa feita na praça Pedro Arcanjo tá rolando o show desse cara e eu lá assistindo porque ia tocar depois ali no Pelourinho mesmo. No meio da música o baixista fez uma virada maior onde era menor ou vice-versa. O dono da gig parou a música, tirou uma grana do bolso, deu na mão do cara e falou "precisa mais não, obrigado". E depois "tem algum baixista aí?", uns 15 levantaram a mão. E o show continuou normalmente.

Do meio semi-profissional pra cima tem coisa que é inaceitável, tipo batera correr, cantor errar o tom ou entrar fora do tempo, alguém atravessar, coisas desse tipo. É básico demais pra se perder tempo. Volta pra escola e recomeça.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jul 03, 2016 11:25 am

allexcosta escreveu:

Um alerta a quem interessar possa:

Se você utiliza da visão para tocar contrabaixo e se conta cordas da mais grave para a mais aguda, está desperdiçando anos de evolução no seu instrumento. Estude no escuro e faça horas e mais horas de cromática começando na corda mais aguda, cantando as notas e com consciência de onde você está. Talvez assim você consiga se livrar desse hábito nocivo que está atrapalhando sua evolução.

Mas pelo jeito estamos falando da mesma coisa mas cada um de um ponto de vista diferente.
Óbvio que sempre se contou de baixo para cima mas o fato de se contar assim não significa que a sua referência na hora de tocar não possa ser do mais grave para o mais agudo. E ela não precisa ser visual não apesar dos instrumentos com trastes terem um fácil apelo visual e especial por manterem padrões e formas na hora de se tocar.
Concordo que quando saio do 6 cordas pro de 4 o que mais confunde é o fato de não ter a corda mais aguda o resto continua igual.
Mas pode ver quando se aprende o que é um arpejo se costuma aprender o formato ou digitação da Tônica para o agudo pelo menos num primeiro momento e se a pessoa se situa melhor do grave para o agudo isso não significa que esteja pensando ao contrário.
Você lê da esquerda para a direita não é? o piano segue o mesmo padrão e não há problema nenhum do sujeito ter o mais grave no seu instrumento como referência sonora e espacial para todo o restante da escala. Ninguém precisa inverter o nome das cordas para usar essa referência.
Não estou discordando de você apenas comentei que num primeiro momento é comum o sujeito que esta aprendendo utilizar o grave como ponto de partida para aprender o braço e onde as notas estão. Ficar parado nisso ai sim é uma visão limitada do instrumento que vai com certeza te atrapalhar no seu aprendizado.
Eu não conheço nenhum método que ensine num primeiro momento as escalas de forma descendente mas isso não quer dizer isso não deva ser estudado ou não seja importante.

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por allexcosta Dom Jul 03, 2016 11:52 am

Deixa eu tentar explicar melhor.

Não tem nada errado em você pensar do grave pro agudo. Sim, arpejos são treinados ida e volta, escalas e tal. O lance da oitava no baixo tem que virar cacoete.

O que estou dizendo é que no momento que você pega o baixo na mão já sabe (ou deveria saber) onde está. Isso é dado pelo tato, pela memória muscular, pela distância que seus dedos conhecem pelos anos de prática até determinada nota ou corda. É disso que estou falando.

Até na mão direita. Se você está tocando e sente que há duas cordas mais agudas que a que você está usando, sabe que está na corda A. Agora, quando você está com um baixo que tem cordas mais agudas que aquele que você usa normalmente, tudo isso vai por água abaixo.

Se tudo isso que eu falei não faz sentido e suas referências são de cima pra baixo, você vive ao contrário do que é considerado melhor há centenas de anos. E como a mão esquerda não participa de maneira táctil (essa palavra ainda tem "c"?) da parte superior do braço, você se vê forçado a usar a visão. E aí vira um baixista engessado, que erra nota em gig de inferninho ou tem que tirar o olho da cifra ou da part o tempo todo pra olhar para o braço.

Quem me conhece sabe o quanto sou partidário do "whatever works for you" mas não nisso. Esse hábito vai prejudicar sua evolução de maneira exponencial.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por SILVIAO Dom Jul 03, 2016 12:42 pm

Eu senti na pele esse conceito de sentir o instrumento através das cordas agudas quando troquei meu JB 4 cordas de sempre por um JB 6 cordas, enquanto se esta no groove é tranquilo, mas na hora dos slaps e escalas a mão esquerda se perde um pouco e a direita também .
Quanto ao que o Zadá citou acredito que se deve ao fato de que a primeira coisa que todo guitarrista/violonista aprende é o famoso acorde pestana.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Juninho Sampaio Dom Jul 03, 2016 1:16 pm

Jimmyc escreveu:Isso tá cômico e chato pra kramba. Pessoal, pára com isso aê, se levem menos a sério... Esse lance de pagar de dono da verdade tá por fora, é chato mesmo (pra não chamar de brega/cafona). Na boa, o tópico até poderia ter ido pra um lado legal, mas aê no meio dele descambou; pra mim essa discussão tá sem pé e sem kbça e não tem nenhum sentido. Agora vai ficar todo mundo aê falando onde estudou, com quem, qtos shows/workshops já foram....putz, tá por fora isso!

facepalm ahn nah

Concordo em 100%, Estou saindo desse tópico ridículo!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Convidado Dom Jul 03, 2016 3:28 pm

SILVIAO escreveu:Quanto ao que o Zadá citou acredito que se deve ao fato de que a primeira coisa que todo guitarrista/violonista aprende é o famoso acorde pestana.

Francamente,eu nunca tinha ouvido mesmo falar sobre o método de estudo em que a corda mais aguda é a referência,e não tenho ideia do quanto isso pode ser valioso e produtivo.

Quanto a citação de Allex de estudar no escuro, nisso sim eu dou completa razão a ele. Isso deve ser de uma utilidade ímpar.

Mas, na minha cabeça possivelmente limitada em relação a métodos de estudo, no alto da minha posição de um humilde autodidata, não entra ainda na minha cabeça como a corda mais aguda pode ser a referência. Sobre a questão do "sentir a primeira corda" com as duas mãos sem olhar, eu entendi. E isso também diz respeito a estudar no escuro. Mas "corda mais aguda como referência", é uma coisa que na minha cabeça de autodidata, não anda entrando scratch scratch

E também,afinal,de que servem as marcações em cima do braço,se o músico tem que obrigatoriamente tocar sem olhar para ele? ahn


Última edição por Max Payne em Dom Jul 03, 2016 3:31 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Pergunta mal formulada)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por miki_san Dom Jul 03, 2016 5:44 pm

Pensei que havia entendido, mas após um pouco mais de reflexão fiquei confuso e deu um nó na cabeça. Suspect
Se a referência é a mais aguda, por que nos acordes a Tônica é a mais Grave e não a mais aguda? E no caso de Acorde Invertido, o que muda é a Grave e não a Aguda. Ou estou misturando alhos e bugalhos? Question
O mesmo padrão se aplica aos Arpejos.


miki_san
miki_san
Membro

Mensagens : 169
Localização : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Edão Dom Jul 03, 2016 9:53 pm

Essa história de caminhar das cordas agudas pra graves, quando se estuda o contrabaixo tem haver com a tessitura que está descendo da clave de dó, passando pela clave de sol e chegando na clave de fá.
Ou seja, o som caminha pedagogicamente do agudo pro grave.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por allexcosta Dom Jul 03, 2016 10:48 pm

Juninho Sampaio escreveu:
Jimmyc escreveu:Isso tá cômico e chato pra kramba. Pessoal, pára com isso aê, se levem menos a sério... Esse lance de pagar de dono da verdade tá por fora, é chato mesmo (pra não chamar de brega/cafona). Na boa, o tópico até poderia ter ido pra um lado legal, mas aê no meio dele descambou; pra mim essa discussão tá sem pé e sem kbça e não tem nenhum sentido. Agora vai ficar todo mundo aê falando onde estudou, com quem, qtos shows/workshops já foram....putz, tá por fora isso!

facepalm ahn nah

Concordo em 100%, Estou saindo desse tópico ridículo!

Sem querer ser chato nem nada, o tópico já iniciou com uma premissa meio bizarra, essa história que a gente arrumou até salvou o tópico de certa forma. E ninguém coloca uma arma na cabeça de vocês pra lerem ou participarem do tópico.

E o negócio de dizer o que já fez... Jamais fiz isso. Mas é que o cara lá é novo no fórum e eu achei que dizer um pouco da história acrescentava ao meu argumento. E o histórico das pessoas importa sim. Esse JimmyC tem 22 posts em um fórum que tem 8 anos de vida, aí já chega declarando o que é cômico, o que é chato, o que é brega ou cafona, o que pode postar ou não pode. Sei lá, de onde eu venho a gente costuma respeitar o status quo antes de começar a criticar tudo ou achar isso ou aquilo.

E dono da verdade cada um é da sua, não?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jul 04, 2016 12:15 pm

allexcosta escreveu:Deixa eu tentar explicar melhor.....

Quem me conhece sabe o quanto sou partidário do "whatever works for you" mas não nisso. Esse hábito vai prejudicar sua evolução de maneira exponencial.

Eu li tudo com calma e entendi. Concordo contigo eu estava entendo outra coisa.
Sim a memória espacial e muscular usa como referência a posição da mão de baixo do agudo para cima. Tanto que sempre faço aluno iniciante quando vai exercitar os dedos nos começo a tocar só nas cordas mais agudas e numa região do meio do braço pra frente para não forçar a mão de cara. aqueles famosos 1212, 1313 e etc só para aprender como digitar e o quanto precisa apertar a corda.
E eu estranho mais não ter a C aguda do que a B grave na hora de trocar de instrumento.

SILVIAO escreveu:
Quanto ao que o Zadá citou acredito que se deve ao fato de que a primeira coisa que todo guitarrista/violonista aprende é o famoso acorde pestana.

Não por favor todo guitarrista aprende A D e E primeiro nada de pestana!!!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por AndréBurger Seg Jul 04, 2016 12:36 pm

Pestana é só com um ano de aula tongue , época em que o prazer de bater um F maior ultrapassa a dor na mão

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Rafael Cordeiro Ter Jul 05, 2016 1:36 am

Frequento o fórum há anos e anos e pouco posto aqui. Mas se posso deixar um conselho, principalmente aos que chegaram há pouco, é que ouçam atentamente o que o Allex tem a dizer e tentem pôr em prática.

Ele tem de estrada pouco menos que tenho de vida. O que está nesse tópico é mais uma valiosa lição que ele nos entrega de bandeja.
Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Membro

Mensagens : 65
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por allexcosta Ter Jul 05, 2016 6:50 am

Rafael Cordeiro escreveu:O que está nesse tópico é mais uma valiosa lição que ele nos entrega de bandeja.

Obrigado, Rafael.

Tem gente que acha que é tiração de onda (coitado de mim, nem tocar eu toco mais), mas não é.

O cabra quando fica idoso só resta passar um pouco do que aprendeu e se ajudar alguém já é uma recompensa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Jul 05, 2016 8:08 am

Fernando Zadá escreveu:(...)faço aluno iniciante quando vai exercitar os dedos nos começo a tocar só nas cordas mais agudas e numa região do meio do braço pra frente para não forçar a mão de cara(...)
Só pra reforçar essa ideia. Teu pensamento fecha com o próprio método Suzuki. No livro 1 de contrabaixo todas as primeiras músicas são tocadas na 4a posição (lá pelo meio do braço).

allexcosta escreveu:O cabra quando fica idoso só resta passar um pouco do que aprendeu e se ajudar alguém já é uma recompensa.
A gente que agradece, tio. E pode botar um "s" nesse alguém. Acredito que tu (e os outros "dinos") já ajudaram muita gente por aqui, tanto na técnica quanto na parte mais "filosófica" de tocar. (eu me incluo em ambos os grupos).
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por pluís Ter Jul 05, 2016 8:49 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:
A gente que agradece, tio. E pode botar um "s" nesse alguém. Acredito que tu (e os outros "dinos") já ajudaram muita gente por aqui, tanto na técnica quanto na parte mais "filosófica" de tocar. (eu me incluo em ambos os grupos).

(2) Com certeza!
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jul 05, 2016 8:58 am

allexcosta escreveu:
Rafael Cordeiro escreveu:O que está nesse tópico é mais uma valiosa lição que ele nos entrega de bandeja.

Obrigado, Rafael.

Tem gente que acha que é tiração de onda (coitado de mim, nem tocar eu toco mais), mas não é.

O cabra quando fica idoso só resta passar um pouco do que aprendeu e se ajudar alguém já é uma recompensa.

up
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jul 05, 2016 11:40 am

allexcosta escreveu:
Rafael Cordeiro escreveu:O que está nesse tópico é mais uma valiosa lição que ele nos entrega de bandeja.

Obrigado, Rafael.

Tem gente que acha que é tiração de onda (coitado de mim, nem tocar eu toco mais), mas não é.

O cabra quando fica idoso só resta passar um pouco do que aprendeu e se ajudar alguém já é uma recompensa.

Tiração de onda é se chamar de idoso tio.

Vintage talvez! Kkkkk
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Vinicius F Ter Jul 05, 2016 12:54 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:
A gente que agradece, tio. E pode botar um "s" nesse alguém. Acredito que tu (e os outros "dinos") já ajudaram muita gente por aqui, tanto na técnica quanto na parte mais "filosófica" de tocar. (eu me incluo em ambos os grupos).

:curti:
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por JAZZigo Ter Jul 05, 2016 1:36 pm

"Idoso", "dino", "vintage"... Rolling Eyes

Cansei deste tópico. nah


Razz
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Raul S. Ter Jul 05, 2016 2:01 pm

^hahahahahahaha
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1778
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por fheliojr Ter Jul 05, 2016 11:21 pm

allexcosta escreveu:...coitado de mim, nem tocar eu toco mais...

off-topic: nem por hobby? poxa, volte a tocar, alex.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Jimmyc Qua Jul 06, 2016 1:57 pm

allexcosta escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:
Jimmyc escreveu:Isso tá cômico e chato pra kramba. Pessoal, pára com isso aê, se levem menos a sério... Esse lance de pagar de dono da verdade tá por fora, é chato mesmo (pra não chamar de brega/cafona). Na boa, o tópico até poderia ter ido pra um lado legal, mas aê no meio dele descambou; pra mim essa discussão tá sem pé e sem kbça e não tem nenhum sentido. Agora vai ficar todo mundo aê falando onde estudou, com quem, qtos shows/workshops já foram....putz, tá por fora isso!

facepalm ahn nah

Concordo em 100%, Estou saindo desse tópico ridículo!

Sem querer ser chato nem nada, o tópico já iniciou com uma premissa meio bizarra, essa história que a gente arrumou até salvou o tópico de certa forma. E ninguém coloca uma arma na cabeça de vocês pra lerem ou participarem do tópico.

E o negócio de dizer o que já fez... Jamais fiz isso. Mas é que o cara lá é novo no fórum e eu achei que dizer um pouco da história acrescentava ao meu argumento. E o histórico das pessoas importa sim. Esse JimmyC tem 22 posts em um fórum que tem 8 anos de vida, aí já chega declarando o que é cômico, o que é chato, o que é brega ou cafona, o que pode postar ou não pode. Sei lá, de onde eu venho a gente costuma respeitar o status quo antes de começar a criticar tudo ou achar isso ou aquilo.

E dono da verdade cada um é da sua, não?

Opa, agora que vi esse mensagem.

Sobre o lance do tópico, tinha percebido realmente que DEPOIS a conversa tomou um rumo interessante, mas até onde postei a mensagem, de fato tava achando bisonho(pra não usar outros adjetivos). Sobre a questão do histórico dizer sobre as pessoas, bem, o que dizer disso? KkKKKKKKKK....só me resta rir. Não estou aqui pra ficar debatendo quem é melhor ou mais capacitado, pq de fato talvez eu seja um dos "menores" aqui do fórum (OU NÃO)nesse sentido, mas longe de mim querer me colocar como grande ou algo que o valha, deixo isso pra quem é(ou acha que é, rs...). Meu intuito aqui é aprender, tirar dúvidas, e nesse caso, tentei mediar uma situação que ao meu ver tava bem chata(nada pessoal).

Não entendi onde faltei respeito da minha parte nessa minha postagem. Apenas emiti minha opinião sobre um debate/situação que ao meu ver ESTAVA sim, CHATA E ENFADONHA, sem me direcionar a alguém em específico. Por favor, se quiser, elucide, pois será útil pra mim.

Sobre a questão de tempo de fórum, não acho que isso seja válido no sentido de eu restringir minhas impressões ou opiniões PESSOAIS sobre qualquer coisa, e acredito que isso sirva pra qualquer usuário, independente se ele está aqui desde ontem ou se foi o fundador do fórum. Como vc bem disse, cada um tem a sua verdade. Se não for assim, por favor me avise, que repensarei sobre a continuação da minha simplória participação por aqui. De boas man, não se troque por bobeira, pq eu não tô e nem quero ir nessa vibe aí, pode ter certeza absoluta que não é do meu feitio esse tipo de comportamento(Deus me livre disso, de fato acho isso "engraçado"). Não me leve a mal, mas não tenho saco e nem idade pra ficar nesse lenga lenga.


Última edição por Jimmyc em Qua Jul 06, 2016 2:38 pm, editado 3 vez(es)

Jimmyc
Membro

Mensagens : 65
Localização : Vila Velha

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por allexcosta Qua Jul 06, 2016 2:09 pm

Jimmyc escreveu:Não me leve a mal, mas não tenho saco e nem idade pra ficar nesse lenga lenga.

Nem eu. O lenga lenga quem começou foi você.

Tem dois ou três caras conversando sobre um assunto qualquer num bar, você chega do nada e fala que o assunto não tem nada a ver... Mesmo que o assunto seja bizarro, nada a ver foi sua atitude.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Jimmyc Qua Jul 06, 2016 2:12 pm

allexcosta escreveu:
Jimmyc escreveu:Não me leve a mal, mas não tenho saco e nem idade pra ficar nesse lenga lenga.

Nem eu. O lenga lenga quem começou foi você.

Tem dois ou três caras conversando sobre um assunto qualquer num bar, você chega do nada e fala que o assunto não tem nada a ver... Mesmo que o assunto seja bizarro, nada a ver foi sua atitude.

Hum, acredito que um bar seja diferente de um fórum, mas blz, cada um com sua opinião. Parei por aqui.

Jimmyc
Membro

Mensagens : 65
Localização : Vila Velha

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por allexcosta Qua Jul 06, 2016 2:44 pm

Jimmyc escreveu:Hum, acredito que um bar seja diferente de um fórum

Sério? Me parece que você acha que um fórum é exatamente como uma mesa de bar.

Jimmyc escreveu:
Raul S. escreveu:John,

o tom do fórum deve ser o mesmo de uma conversa entre amigos, numa mesa de bar; ngm está aqui pra desmerecer nem passar por cima do outro, e respostas como "Dispensável" são pura falta de educação.

todos são muito bem-vindos ao fórum, mas se não for contribuir para a discussão nem para a convivência, eu aconselho não postar.

cheers cheers cheers

Jimmyc escreveu:sem me direcionar a alguém em específico. Por favor, se quiser, elucide, pois será útil pra mim.

Elucidado:

Jimmyc escreveu:Isso tá cômico e chato pra kramba. Pessoal, pára com isso aê, se levem menos a sério... Esse lance de pagar de dono da verdade tá por fora, é chato mesmo (pra não chamar de brega/cafona). Na boa, o tópico até poderia ter ido pra um lado legal, mas aê no meio dele descambou; pra mim essa discussão tá sem pé e sem kbça e não tem nenhum sentido. Agora vai ficar todo mundo aê falando onde estudou, com quem, qtos shows/workshops já foram....putz, tá por fora isso!

facepalm ahn nah

A não ser que uns 25 caras no tópico tenham mencionado os workshops que atenderam, você tava falando de mim.

Agora, tá rolando uma discussão e no meio de uma argumentação você vem dizer que é tudo chato, que todo mundo tá falando bobagem, complicado brother.

E tudo você acha engraçado? Só na sua última mensagem você disse que estava rindo 3 vezes? A gente tá só conversando sobre um assunto. Se você acha chato, procure um tópico mais interessante pra você, mas vai ficar chamando a gente de palhaço? Aí não, né?

Sua forma de postar foi desrespeitosa. Você se direcionou diretamente a mim em um tópico do qual você nem sequer participava. Riu várias vezes da minha cara e ainda chamou minha resposta de lenga lenga. Se você tivesse se mantido em algum tópico que te interessasse eu jamais teria te respondido. Você que se meteu em uma conversa que já estava acontecendo, aí quando o cara responde é lenga lenga? Na boa, lenga lenga é o que você fez.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por mum Qua Jul 06, 2016 3:05 pm

Dei uma acompanhada no tópico, e achei que o rumo que a conversa tomou foi bem interessante. Inclusive, não concordava muito com o ponto de vista do Allex de que a referencia é a corda G, mas ontem durante o ensaio da minha banda pude atestar que é verdade. Se eu to sentindo uma corda na mao, eu sei que minha mao esquerda está na D, se estou sentindo duas, minha mao esquerda está na A, e se sinto tres cordas, minha mao está na E. Não tem como saber em que corda vocês está no escuro sem você sentir quantas cordas tem na mão. Então é realmente meio bizarro atestar que a E é a referência para se localizar no braço do baixo.

Abs!
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Guga Bass Qua Jul 06, 2016 3:29 pm

Tem coisas que não adianta discutir quando o cara não quer entender é a mesma coisa que pedir pra meu cachorro fazer xixi na privada, Allex só falou verdades, eu tenho 2 baixos de 6 e de 4 e quando eu toco com o de 4 cordas depois de passar um longo período com o de 6 a única diferença que sinto é o braço mais fino e vice versa.

Ainda bem que tive ótimos professores que me ensinaram a ver o braço do instrumento e executar a digitação de maneira correta, inclusive um dos exercícios que mais pratiquei foi o de saber cada nota onde estava no braço do instrumento indo e voltando, achava um porre mais hoje vejo a importância e foi um dos primeiros exercícios que pratiquei e ficava horas anotando e memorizando, depois apresentava para meu professor mais ele sempre me explicou o porque de partir das mais agudas justamente por conta da leitura de partitura.
Guga Bass
Guga Bass
Membro

Mensagens : 87
Localização : Feira de Santana BA

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por allexcosta Qua Jul 06, 2016 3:33 pm

mum escreveu:Não tem como saber em que corda vocês está no escuro

Exato. E qual gig que é no claro? 98% das gigs que fiz na vida eram num lugar escuro com holofote piscando na minha cara. A visão definitivamente não é um sentido confiável para se basear no estudo do contrabaixo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por allexcosta Qua Jul 06, 2016 3:41 pm

Jimmyc escreveu:(...)

Acabo de lembrar, você é guitarrista né?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por mum Qua Jul 06, 2016 3:51 pm

allexcosta escreveu:
mum escreveu:Não tem como saber em que corda vocês está no escuro

Exato. E qual gig que é no claro? 98% das gigs que fiz na vida eram num lugar escuro com holofote piscando na minha cara. A visão definitivamente não é um sentido confiável para se basear no estudo do contrabaixo.

Pois é. E é aquele tipo de coisa que fazemos involuntariamente, e nem percebemos. Ontem que resolvi prestar atenção e realmente faz sentido.
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Jimmyc Qua Jul 06, 2016 3:55 pm

allexcosta escreveu:
Jimmyc escreveu:Hum, acredito que um bar seja diferente de um fórum

Sério? Me parece que você acha que um fórum é exatamente como uma mesa de bar.

Jimmyc escreveu:
Raul S. escreveu:John,

o tom do fórum deve ser o mesmo de uma conversa entre amigos, numa mesa de bar; ngm está aqui pra desmerecer nem passar por cima do outro, e respostas como "Dispensável" são pura falta de educação.

todos são muito bem-vindos ao fórum, mas se não for contribuir para a discussão nem para a convivência, eu aconselho não postar.

cheers cheers cheers

Jimmyc escreveu:sem me direcionar a alguém em específico. Por favor, se quiser, elucide, pois será útil pra mim.

Elucidado:

Jimmyc escreveu:Isso tá cômico e chato pra kramba. Pessoal, pára com isso aê, se levem menos a sério... Esse lance de pagar de dono da verdade tá por fora, é chato mesmo (pra não chamar de brega/cafona). Na boa, o tópico até poderia ter ido pra um lado legal, mas aê no meio dele descambou; pra mim essa discussão tá sem pé e sem kbça e não tem nenhum sentido. Agora vai ficar todo mundo aê falando onde estudou, com quem, qtos shows/workshops já foram....putz, tá por fora isso!

facepalm ahn nah

A não ser que uns 25 caras no tópico tenham mencionado os workshops que atenderam, você tava falando de mim.

Agora, tá rolando uma discussão e no meio de uma argumentação você vem dizer que é tudo chato, que todo mundo tá falando bobagem, complicado brother.

E tudo você acha engraçado? Só na sua última mensagem você disse que estava rindo 3 vezes? A gente tá só conversando sobre um assunto. Se você acha chato, procure um tópico mais interessante pra você, mas vai ficar chamando a gente de palhaço? Aí não, né?

Sua forma de postar foi desrespeitosa. Você se direcionou diretamente a mim em um tópico do qual você nem sequer participava. Riu várias vezes da minha cara e ainda chamou minha resposta de lenga lenga. Se você tivesse se mantido em algum tópico que te interessasse eu jamais teria te respondido. Você que se meteu em uma conversa que já estava acontecendo, aí quando o cara responde é lenga lenga? Na boa, lenga lenga é o que você fez.

Ah, o tom da conversa da mesa de bar, ok...

De fato acho mesmo chato a comprovação de capacitação, e posso expô-la....ou não? Qualquer argumento contrário não me fará mudar de opinião, nesse caso. Ah, e tbm nem vejo isso como falta de respeito; se vc achou isso, me desculpe, de fato não era essa a intenção.

O lenga lenga a que me referi foi relativo a sua mensagem posterior, a qual relacionou o meu tempo de fórum com a questão de eu opinar sobre algo. Continuo achando o mesmo, e isso tbm não irá mudar, independente do que diga.

Ok man, vc tem razão. Como eu disse anteriormente, parei. Sem saco pra ficar provando, argumentado e tentando entender/contradizer/provar que o outro está errado ou algo do tipo. Obrigado por provar que vc tem razão, não tenho nada mais a acrescentar. Diante da derrota, retiro-me à minha insignificância.  Laughing    claps

Jimmyc
Membro

Mensagens : 65
Localização : Vila Velha

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Jimmyc Qua Jul 06, 2016 3:56 pm

allexcosta escreveu:
Jimmyc escreveu:(...)

Acabo de lembrar, você é guitarrista né?

Isso, sou sim. Guitarrista a mais tempo. Já toquei bass no passado, e retomei agora a pouco tempo. Pq?

Jimmyc
Membro

Mensagens : 65
Localização : Vila Velha

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por allexcosta Qua Jul 06, 2016 4:10 pm

Jimmyc escreveu:Isso, sou sim. Guitarrista a mais tempo. Já toquei bass no passado, e retomei agora a pouco tempo. Pq?

Nada demais. É que tava tentando lembrar do seu nick, foi de uma MP que você me mandou acho que logo ao entrar no fórum, ou algo assim.

Enfim, só pra deixar claro: o que escrevi não é nada contra a sua pessoa, só discutindo idéias e argumentos. Não faça como outros que deixam o fórum por uma bobagem dessas. E concordo, já deu faz tempo... up
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Jimmyc Qua Jul 06, 2016 4:17 pm

allexcosta escreveu:
Jimmyc escreveu:Isso, sou sim. Guitarrista a mais tempo. Já toquei bass no passado, e retomei agora a pouco tempo. Pq?

Nada demais. É que tava tentando lembrar do seu nick, foi de uma MP que você me mandou acho que logo ao entrar no fórum, ou algo assim.

Enfim, só pra deixar claro: o que escrevi não é nada contra a sua pessoa, só discutindo idéias e argumentos. Não faça como outros que deixam o fórum por uma bobagem dessas. E concordo, já deu faz tempo... up

De boas, tranquilo mesmo. Foi mal aê qualquer coisa.

Jimmyc
Membro

Mensagens : 65
Localização : Vila Velha

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jul 06, 2016 5:05 pm

Guga Bass escreveu: mais ele sempre me explicou o porque de partir das mais agudas justamente por conta da leitura de partitura.

?? Não entendi essa parte.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Guga Bass Qua Jul 06, 2016 5:30 pm

Fernando Zadá escreveu:
Guga Bass escreveu: mais ele sempre me explicou o porque de partir das mais agudas justamente por conta da leitura de partitura.

?? Não entendi essa parte.

Realmente não ficou muito claro, mais acima tem um comentário que elucida melhor esta questão:

"Essa história de caminhar das cordas agudas pra graves, quando se estuda o contrabaixo tem haver com a tessitura que está descendo da clave de dó, passando pela clave de sol e chegando na clave de fá.
Ou seja, o som caminha pedagogicamente do agudo pro grave."


Na verdade era mais pra que o aluno pudesse entender que nem só de graves se fará a música rsrsrs ou seja existem outros instrumentos que compõem outras regiões agudas e que o baixo também poderia trabalhar harmonicamente/improvisando nestas regiões principalmente o de 6 até mesmo porque assim que comecei a tocar comprei logo um e eu queria me familiarizar logo com a C, o que acontece é que nas aulas que tive eu aprendia a ler a música como um todo não só o contra baixo isolado e com isso já ia engatinhando na parte harmônica mais só uma noção bem básica e geralmente o que vejo por ai são alguns partindo logo da região média e pronto, não que seja errado mais acredito que cada profissional tenha uma didática. Bem essa foi minha percepção e os primeiros passos que dei no instrumento.
Guga Bass
Guga Bass
Membro

Mensagens : 87
Localização : Feira de Santana BA

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jul 06, 2016 6:08 pm

Guga Bass escreveu:
"Essa história de caminhar das cordas agudas pra graves, quando se estuda o contrabaixo tem haver com a tessitura que está descendo da clave de dó, passando pela clave de sol e chegando na clave de fá.
Ou seja, o som caminha pedagogicamente do agudo pro grave."



Concordo com todo o resto e também sou adepto dos 6 cordas e de tudo o que falou mas juro que não entendi essa parte.
Pra mim isso não faz o menor sentido:
o som caminha pedagogicamente do agudo pro grave

por favor me ajude a entender como chegou nessa conclusão.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Edão Qua Jul 06, 2016 6:52 pm

São os pentagramas em sequência: Dó, Sol e Fá (https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Clave)
Assim o derradeiro pentagrama é o da clave Fá cujas notas agudas estão acima das notas graves.
O sentido didático do ensino musical segue a notação. Notas agudas nas linhas superiores do pentagrama e notas graves nas linhas inferiores. Assim é a representação das cordas do contrabaixo: do agudo pro grave
Didática...

Clave de Sol
A clave de sol é escrita somente na segunda linha do pentagrama.
A Clave de sol juntamente com a clave de fá na quarta linha é a mais utilizada na música atual. Em algumas partituras antigas ou para fins de estudo, principalmente na França, esta clave também pode ocupar a primeira linha, permitindo representar uma tessitura ligeiramente mais aguda.

Quando esta clave está na segunda linha, o dó central do piano ocupará a primeira linha suplementar inferior. Por esta razão, esta clave é utilizada para representar a mão direita em instrumentos de teclado. Utilizam esta clave, a maior parte dos instrumentos de madeira(flautas, clarinete, oboé), os metais mais agudos (trompete, trompa, flugelhorn), bem como o violino, o violão e alguns instrumentos de percussão obedientes à série harmônica. As vozes femininas (Soprano e Contralto) também são normalmente escritas em clave de sol.

Clave de fá
Clave de Fá, podendo ser escrita na terceira ou quarta linha do pentagrama.
Nesta clave, a linha de referência é indicada pelos dois pontos e assume a nota Fá-2. A posição mais frequente é a quarta linha. Com esta configuração, a nota Dó-3 do central do piano ocupa a primeira linha suplementar superior. Por esta razão, costuma-se dizer que a clave de sol começa onde a de fá termina.

Esta clave é utilizada na escrita da mão esquerda dos instrumentos de teclado, instrumentos de registro grave, como o violoncelo, o contrabaixo, o fagote , o trombone e o eufônio em Dó bem como as vozes masculinas (tenor, barítono e baixo).

Também é possivel escrever a clave de fá na terceira linha, possibilitando um registro ligeiramente mais agudo. No passado a clave nessa posição mais aguda era utilizada para o barítono, mas seu uso na música atual é raro.

Clave de dó
Clave de Dó, podendo ser escrita na primeira, ou segunda ou terceira linha do pentagrama
Originalmente a clave de dó foi criada para representar as vozes humanas. Cada voz era escrita com a clave de dó em uma das linhas. O alto era representado com a clave na terceira linha, o tenor na quarta linha e o mezzo-soprano era representado com a clave de Dó na segunda linha. Este uso se tornou cada vez menos frequente e esta clave foi substituída pelas de sol para as vozes mais agudas e a de fá para as mais graves. Hoje em dia, a posição mais frequente é a mostrada na figura, com o dó na terceira linha, representando uma tessitura média, exatamente entre as de sol e fá. Um dos únicos instrumentos a utilizar esta clave na sua escrita normal é a viola. Esta clave também pode aparecer ocasionalmente em passagens mais agudas do trombone. Seu uso vocal ainda é utilizado quando são utilizadas partituras antigas.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por John Music Qui Jul 07, 2016 9:24 am

joabi escreveu:
John Music escreveu:
E já que vc mais de uma vez mencionou sobre métodos sérios e sobre "certo e errado", então só te peço uma coisa: poste aqui um único - só um - método sério e respeitado de contrabaixo que diga o seguinte "devemos tomar a corda mais aguda como referência visual para situarmos o posicionamento correto da mão da escala." Se vc achar isso e postar aqui eu me calo. Pode ser? Nada mais justo, afinal, vc está dizendo que é errada a referência visual que eu tenho da corda maia grave e que métodos formais reprovam isso.
Basear-se na corda aguda ou corda grave como referência de posicionamento, pra mim é irrelevante, algo pessoal do baixista. Mas já que vc diz que esse costume é tão contra a tradição formal do aprendizado do contrabaixo...então prove, apenas poste um matetal sério e respeitado de contrabaixo onde esteja escrito que estou errado em enxergar na corda mis grave uma referência de localização das notas. Só isso te peço. Estou aguardando.

Tudo o que estudei na vida sempre mencionou a corda aguda como sendo a primeira. Nunca encontrei nada sugerindo a situação oposta.
Isso é válido para qualquer instrumento de cordas, não só o contrabaixo.

Quer referências? Veja os livros de orquetração do Rimsky-Korsakov, Walter Piston, Forsyth ou qualquer outro da mesma seriedade. No contrabaixo elétrico tem os livros do Dan Dean, Tony Oppenheim, e virtualmente qualquer livro que tive chance de olhar.

O que se vê é basicamente isso aqui (repare na tabela do centro da página):

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 4966549_02


Até um simples e banal diagrama de acordes diz isso:


5 cordas mas só usa 4 - Página 3 V3mt7Gf


Voltando a pergunta para você, gostaria da saber qual método sério e tradicional diz que qualquer corda, aguda ou grave, pode ser usada como referência. Estou aguardando.


Em tempo, não faço a menor questão sobre o que cada músico escolhe como seu instrumento de trabalho. Acho essa discussão totalmente inútil e a escolha puramente subjetiva. Tópicos assim já deram o que tinham que dar.

Li palavra por palavra e analisei os desenhos mais que básicos do material que vc mostrou e me desculpe, mas não tem nada a ver com o que estou falando. Em momento algum nesse seu material eu que tenho que tomar a corda mais aguda como regra de referência visual. Em momento algum...me mostre isso depois,  por favor.

Claramente o pessoal lindamente confunde essa frase: "contam-se as cordas de baixo pra cima" com essa: "a corda mais aguda é referência tátil e/ou visual que vc tem que ter pra tocar corretamente seu intrumento.


Última edição por John Music em Qui Jul 07, 2016 10:37 am, editado 2 vez(es)
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por allexcosta Qui Jul 07, 2016 9:30 am

Visual não, táctil. (Isso tem "c" ou não tem mais?)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por John Music Qui Jul 07, 2016 9:36 am

Edão escreveu:São os pentagramas em sequência: Dó, Sol e Fá (https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Clave)
Assim o derradeiro pentagrama é o da clave Fá cujas notas agudas estão acima das notas graves.
O sentido didático do ensino musical segue a notação. Notas agudas nas linhas superiores do pentagrama e notas graves nas linhas inferiores. Assim é a representação das cordas do contrabaixo: do agudo pro grave
Didática...

Clave de Sol
A clave de sol é escrita somente na segunda linha do pentagrama.
A Clave de sol juntamente com a clave de fá na quarta linha é a mais utilizada na música atual. Em algumas partituras antigas ou para fins de estudo, principalmente na França, esta clave também pode ocupar a primeira linha, permitindo representar uma tessitura ligeiramente mais aguda.

Quando esta clave está na segunda linha, o dó central do piano ocupará a primeira linha suplementar inferior. Por esta razão, esta clave é utilizada para representar a mão direita em instrumentos de teclado. Utilizam esta clave, a maior parte dos instrumentos de madeira(flautas, clarinete, oboé), os metais mais agudos (trompete, trompa, flugelhorn), bem como o violino, o violão e alguns instrumentos de percussão obedientes à série harmônica. As vozes femininas (Soprano e Contralto) também são normalmente escritas em clave de sol.

Clave de fá
Clave de Fá, podendo ser escrita na terceira ou quarta linha do pentagrama.
Nesta clave, a linha de referência é indicada pelos dois pontos e assume a nota Fá-2. A posição mais frequente é a quarta linha. Com esta configuração, a nota Dó-3 do central do piano ocupa a primeira linha suplementar superior. Por esta razão, costuma-se dizer que a clave de sol começa onde a de fá termina.

Esta clave é utilizada na escrita da mão esquerda dos instrumentos de teclado, instrumentos de registro grave, como o violoncelo, o contrabaixo, o fagote , o trombone e o eufônio em Dó bem como as vozes masculinas (tenor, barítono e baixo).

Também é possivel escrever a clave de fá na terceira linha, possibilitando um registro ligeiramente mais agudo. No passado a clave nessa posição mais aguda era utilizada para o barítono, mas seu uso na música atual é raro.

Clave de dó
Clave de Dó, podendo ser escrita na primeira, ou segunda ou terceira linha do pentagrama
Originalmente a clave de dó foi criada para representar as vozes humanas. Cada voz era escrita com a clave de dó em uma das linhas. O alto era representado com a clave na terceira linha, o tenor na quarta linha e o mezzo-soprano era representado com a clave de Dó na segunda linha. Este uso se tornou cada vez menos frequente e esta clave foi substituída pelas de sol para as vozes mais agudas e a de fá para as mais graves. Hoje em dia, a posição mais frequente é a mostrada na figura, com o dó na terceira linha, representando uma tessitura média, exatamente entre as de sol e fá. Um dos únicos instrumentos a utilizar esta clave na sua escrita normal é a viola. Esta clave também pode aparecer ocasionalmente em passagens mais agudas do trombone. Seu uso vocal ainda é utilizado quando são utilizadas partituras antigas.

Idem. Idem, idem e idem. E idem novamente.
Nos 1277 dias que estudei piano, nesse tempo minha professora nunca nunca me disse: "João, no piano vc lê clave de F e G ao mesmo tempo, mas sempre tome como referência as notas mais aguda da clave de G pra se localizar, Joãozinho, sempre, meu querido".

Pois é. Ela tava errada. Tem uns 40 anos, toca desde os 5, toca qualquer diabo de obra à primeira vista, toca algumas coisas de Liszt no piano, apresentações e gravações internacionais...Mas ela errou a não me ensinar que as notas agudas são a referência a se ter e almejar no aprendizado musical.

E como não foram apresentados os materiais que refutem exatamente o que digo, sou obrigado a acreditar que não existe esse tipo de coisa que estão dizendo.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por allexcosta Qui Jul 07, 2016 9:40 am

Ninguém disse que o estudo musical é agudo pra o grave.

Eu disse que a referência é de baixo e não deve ser visual.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por John Music Qui Jul 07, 2016 10:06 am

allexcosta escreveu:
Fernando Zadá escreveu:Se a industria tivesse padronizado ao contrário você estranharia pensar na mais fina.

Desculpe, mas não.

Leia o post do Jazzigo.

Desde que o mundo é mundo, que foram inventados os instrumentos de corda e muito antes de normatizarem o seu estudo, isso é segunda natureza. A referência é de baixo pra cima e não é visual.

Um alerta a quem interessar possa:

Se você utiliza da visão para tocar contrabaixo e se conta cordas da mais grave para a mais aguda, está desperdiçando anos de evolução no seu instrumento. Estude no escuro e faça horas e mais horas de cromática começando na corda mais aguda, cantando as notas e com consciência de onde você está. Talvez assim você consiga se livrar desse hábito nocivo que está atrapalhando sua evolução.

Essa é a questão. Vc tem uma opinião radical. Para vc a frase: "tenho referências visuais no instrumento" significa dizer: "toco 100% do tempo olhando para a escala, meu negócio é tocar olhando pra baixo e eu não sei em que corda estou pelo tato".

As minhas afirmações (e de outros membros) sobre ter referências visuais no instrumento passam incrivelmente distantes disto e vc sabe disto. Pare de pensar, "esse cara tá dizendo que a referência primordial da tocabilidade é visual e esse cara toca olhando pra baixo o tempo todo". Eu nunca disse isso, é vc sabe que não. E vc e todos aqui entendem muito bem o que quero dizer com 'olhar pra baixo" ao tocar.

E ter referências visuais no instrumento não tem problema algum. Todos os grandes nomes do contrabaixo a quem vc assistiu tem alguma referência visual do instrumento. Isso é comum demais. O problema reside em apenas ter o apelo visual do instrumento, em detrimento do apelo tátil e audível.

Ponto. Ou tem algo a mais a ser discutido sobre isso?
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas mas só usa 4 - Página 3 Empty Re: 5 cordas mas só usa 4

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos