Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como conseguir um timbre mais pesado?

+25
AndréBurger
Raul S.
Breno_Barnabe
John Music
dibass
Carlão
Davi Motta
fbarione
ceccao
Kobeh
pedrohenrique.astronauta
SMR
Willian Casagrande
Licas
cardozo
Claudio Mengarda
allexcosta
Edão
castrodg
Mauricio Luiz Bertola
Vinicius F
Coder
rafacar
joabi
gregorybarbosa
29 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por gregorybarbosa Ter Ago 30, 2016 7:52 pm

Possuo um Squier Jazz bass modificado com captadores Malagoli P-Hot mas mesmo com os captadores precision, não consegui os graves que queria. Substituir meu atual jogo de cordas 0.40 para um 0.45 seria uma opção?
Gostaria de um som parecido com esses:

--
gregorybarbosa
gregorybarbosa
Membro

Mensagens : 195
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por joabi Ter Ago 30, 2016 8:05 pm


Cara, é muito raro alguém reclamar que não consegue um som pesado com um PB. Talvez as cordas 0,045 ajudem um pouco, ou mudar para flatwound, mas acho que desenvolver sua técnica vai ajudar mais. Você é iniciante?

Também pode ser relacionado ao seu amp.


joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por rafacar Ter Ago 30, 2016 8:15 pm

Não acho que os timbres dos vídeos sejam pesados.
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por gregorybarbosa Ter Ago 30, 2016 8:29 pm

Sou iniciante sim. Não entendo muito sobre equipamentos e etc. O amp que possuo atualmente, é um Fender Rumble 60. O som do meu contrabaixo ainda está com características de jazz bass, mesmo com captadores Precision.
gregorybarbosa
gregorybarbosa
Membro

Mensagens : 195
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Coder Ter Ago 30, 2016 8:42 pm

Sinceramente, não vi nada de especial nos vídeos! ahn

Comece mudando o calibre das cordas para .45, pode melhorar um pouco! A propósito, seu baixo está regulado?
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por gregorybarbosa Ter Ago 30, 2016 8:44 pm

Acho que acostumei com meu baixo não possuir muitos graves e me impressiono fácil silent

E sim, está sim. Acredito que a única coisa que posso fazer no momento (além de praticar mais) é mudar as cordas para 0.45, certo?
gregorybarbosa
gregorybarbosa
Membro

Mensagens : 195
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por joabi Ter Ago 30, 2016 8:51 pm


A parte elétrica está correta? Leve num bom luthier para trocar as cordas e avaliar o circuito. Se as cordas estiverem muito baixas e o captador muito alto o timbre pode mudar.

Teste em outro amp também.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Vinicius F Ter Ago 30, 2016 8:51 pm

Sim, cordas mais grossas e principalmente a forma que você ataca as cordas vai ajudar. E no primeiro vídeo o baixo parece estar meio tom abaixo do padrão, só isso já dá esse aspecto bem mais "dark". Eu consigo um som bem parecido com esse com baixos diferentes, e digo que tá mais na forma como você equaliza e toca, além de alguns fatores básicos na regulagem. Veja se seu captador não está distante demais ou perto demais das cordas, ou se as cordas não estão coladas demais no braço, isso costuma tirar um tanto do peso.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Ago 30, 2016 9:11 pm

O que me parece é que vc é simplesmente inexperiente, nada mais...
Você precisa levar seu baixo a um luthier experiente afim de trocar as cordas por de espessura 0.45, e re-regulá-lo, além de verificar a ligação dos captadores, pois, se estiverem fora-de-fase, quando os dois estiverem acionados, o som ficará "magro" e baixo.
Ademais, vc tem um amp de baixa potência, que, embora seja bom, dificilmente vai te proporcionar uma sonoridade tal qual vc ouve nos discos (o que é, de resto, impossível); mas isso não te impedirá de obter com ele e seu baixo bons sons em casa. Basta estudar as possibilidades de seu baixo e de seu amp.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por castrodg Ter Ago 30, 2016 9:15 pm

Jazz não é um baixo sem grave não, a ponto de ter que colocar captador de precision. Só dar uma regulada no baixo e no amp, como os colegas já falaram. E sobre os vídeos, isso aí não é pesado não, e ainda achei que tá com um tanto bom de agudo, principalmente o segundo.
castrodg
castrodg
Membro

Mensagens : 67
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Edão Ter Ago 30, 2016 9:36 pm

Além de tudo que foi dito com relação a regulagem do baixo, amplificação e equalização influenciam de forma determinante pra obtenção de um timbre assim como você quer.
Uso captadores Malagoli PB Hot e meu baixo tem um timbre absurdamente grave com cordas 0.45, é tanto que uso calibre 0.40 pra ter mais médios.
Outra dica é fechar um pouco o tone e equalizar o baixo no cubo até chegar próximo ao que você quer.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por allexcosta Ter Ago 30, 2016 10:48 pm

Mete isso no braço:

http://www.dimarzio.com/pickups/bass/standard-bass/will-power-neck
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Claudio Mengarda Ter Ago 30, 2016 11:30 pm

Como os colegas comentaram não achei muito pesado o som dos vídeos (principalmente o 2º). Já tocou com outro baixo?
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Edão Qua Ago 31, 2016 12:43 am

allexcosta escreveu:Mete isso no braço:

http://www.dimarzio.com/pickups/bass/standard-bass/will-power-neck

Gonorança
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por cardozo Qua Ago 31, 2016 6:36 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:O que me parece é que vc é simplesmente inexperiente, nada mais...
Você precisa levar seu baixo a um luthier experiente afim de trocar as cordas por de espessura 0.45, e re-regulá-lo, além de verificar a ligação dos captadores, pois, se estiverem fora-de-fase, quando os dois estiverem acionados, o som ficará "magro" e baixo.
Ademais, vc tem um amp de baixa potência, que, embora seja bom, dificilmente vai te proporcionar uma sonoridade tal qual vc ouve nos discos (o que é, de resto, impossível); mas isso não te impedirá de obter com ele e seu baixo bons sons em casa. Basta estudar as possibilidades de seu baixo e de seu amp.

+1

Eu não trocaria as cordas por .045. O baixo fica mais "pesado" para tocar e você precisará fazer mais força para tirar o som que elas proporcionam neste calibre. Deixe como está;

Já passei por isto. Um bom amplificador e caixa são FUNDAMENTAIS para o som sair. Amps pequenos servem apenas para estudo e normalmente mascaram o timbre do instrumento;

Tenha na sua cabeça de forma muito clara que você é iniciante e digo isto sem qualquer demérito. Posso te garantir que você ainda não conhece o seu timbre (aquele que você vai gostar), se o trastejamento que você escuta é culpa do instrumento ou da sua técnica, se o modelo de baixo que você usa é aquele que você mais vai gostar e por aí vai.

Não se preocupe com nada disto no momento. Muitas das coisas que você pensa agora irão mudar no futuro. Apenas toque muito e divirta-se mais ainda. Esta é a chave da evolução.

Por fim, parabéns por escolher o contrabaixo como seu instrumento. Ele é sensacional.

Abraço e boa sorte!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 31, 2016 8:08 am

cardozo
Só um adendo: Já estou começando a achar 0.45 leve.... No meu "brancão", já coloquei 0.50, e num P-51 que construí, 0.55!!!!
Laughing Laughing Laughing
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por cardozo Qua Ago 31, 2016 8:31 am

Bertola,

Eita!!

Uso .040 desde que comecei a tocar e gosto muito delas, tanto na pegada quanto no timbre. O Cort que comprei veio com cordas .045 e definitivamente prefiro as mais leves. Meu filho também estranhou este calibre de cordas no baixo.

Definitivamente, não há um calibre melhor que outro. É tudo questão de preferência ou mesmo necessidade. O problema é quando o autor do tópico, tentando resolver um suposto problema, começa a alterar diversos parâmetros no setup para chegar a alguma solução. O risco dele se perder e até acabar se frustrando é grande ou, de forma ideal, ganhar experiência e seguir ainda mais forte para frente.

Não é fácil mas a diversão é garantida! Hehe!

Abraço!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Licas Qua Ago 31, 2016 8:59 am

Além de cordas 0.45, experimente tocar atacando as cordas mais próximo ao braço (ou mais distante da ponte)... Só isso já da uma diferença absurda.
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1689
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 31, 2016 9:17 am

cardozo escreveu:Bertola,

Eita!!

Uso .040 desde que comecei a tocar e gosto muito delas, tanto na pegada quanto no timbre. O Cort que comprei veio com cordas .045 e definitivamente prefiro as mais leves. Meu filho também estranhou este calibre de cordas no baixo.

Definitivamente, não há um calibre melhor que outro. É tudo questão de preferência ou mesmo necessidade. O problema é quando o autor do tópico, tentando resolver um suposto problema, começa a alterar diversos parâmetros no setup para chegar a alguma solução. O risco dele se perder e até acabar se frustrando é grande ou, de forma ideal, ganhar experiência e seguir ainda mais forte para frente.

Não é fácil mas a diversão é garantida! Hehe!

Abraço!

Eh,eh,eh...
Sempre detestei 0.40. Nunca consegui tirar um bom som com elas...
Mas isso não diz nada, pois sou um baixista medíocre... facepalm
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Coder Qua Ago 31, 2016 9:31 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Eh,eh,eh...
Sempre detestei 0.40. Nunca consegui tirar um bom som com elas...
Mas isso não diz nada, pois sou um baixista medíocre... facepalm
(2)
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Willian Casagrande Qua Ago 31, 2016 9:49 am

Como os colegas sugeriram, você poderia trocar o calibre das cordas e sentir se melhora. O seu amp é um amp pequeno, pra tocar em casa, então não dá pra esperar um desempenho igual ao dos músicos que você escuta nos álbuns, shows e tal.
Você deve praticar mais para entender exatamente do que precisa, ouvir bastante música, ler sobre os equipamentos, baixos, amps etc. Fazer umas aulas é imprescindível também. Se você já está fazendo, só continue e vá explorando o que tem enquanto isso. Aos poucos, vai sacar o que precisa, com empenho, dedicação e hora/bunda de estudo.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por allexcosta Qua Ago 31, 2016 10:12 am

Nunca vou entender essa obsessão que nego tem com grave.

Vocês tocam o quê? Raggamuffin? Dub?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Willian Casagrande Qua Ago 31, 2016 10:23 am

^ Nem eu, mas aí é porque tenho obsessão por médios! Twisted Evil
É um vício de iniciante, imagino. Quando vem a maturidade, aí a gente percebe que o negócio tá indefinido e vai dosando o grave.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Coder Qua Ago 31, 2016 10:24 am

^ EmbololôStyle
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por SMR Qua Ago 31, 2016 10:27 am

Bem....nos precisions e jazz acho .45 legal... Mas tive um pbass 51 que falou mto melhor com 0.40. Nos baixos short Scale prefiro .50 em diante...até pq possuem tensão mais baixa( pelo menos os que tive). Além de Td, faz-se necessário avaliar a qualidade e o material das cordas, no que diz respeito à tensão na hora de tocar e tirar som. Vale lembrar q punch e grave são coisas distintas. Às vezes um baixo puxando mais pro "médio" tem um punch maior.
SMR
SMR
Membro

Mensagens : 834
Localização : Fortaleza CE

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 31, 2016 10:41 am

allexcosta escreveu:Nunca vou entender essa obsessão que nego tem com grave.

Vocês tocam o quê? Raggamuffin? Dub?

Ri Muito Ri Muito
playing rock

https://www.youtube.com/watch?v=GjNWTVutk5Q
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Ago 31, 2016 11:48 am

Coder escreveu:Sinceramente, não vi nada de especial nos vídeos! ahn




2
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Kobeh Qua Ago 31, 2016 11:53 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:cardozo
Só um adendo: Já estou começando a achar 0.45 leve.... No meu "brancão", já coloquei 0.50, e num P-51 que construí, 0.55!!!!
Laughing  Laughing  Laughing

Uma das vezes que fui comprar um baixo contigo (não lembro se foi o Rick ou o P-bass) te perguntei se ele estava com cordas 0.40, e vc me respondeu algo do tipo: "Claro que é 0.45! 0.40 nem entra na minha casa!"

headbang
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por ceccao Qua Ago 31, 2016 12:04 pm

Uma ideia custo 0 é a que o colega Licas deu logo acima, tocar mais perto do braço pode dar o grave que está buscando.
Fechar o tone e jogar o som apenas para o captador do braço (assumindo que a modificação que fez no baixo tenha deixado como um PJ normal), seja zerando o volume do captador da ponte ou pelo knob de balance dependendo de como é seu baixo.

Eu tentaria isso antes, se der certo economiza a grana das cordas. Cool

ceccao
Membro

Mensagens : 36
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por fbarione Qua Ago 31, 2016 1:35 pm

Cara, os timbres dos videos são bem diferentes entre si, acho que equalização e tocar mais perto do braço como já foi dito......

fbarione
Membro

Mensagens : 214
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Davi Motta Qua Ago 31, 2016 2:43 pm

No primeiro vídeo, com certeza o cara de um "tapa" nos graves.
No segundo vídeo é um som normal de PB com palheta.

Pode ser que teu baixo esteja com um "sonzão". Já ligou num amp com mais potência, o amp de um estúdio por exemplo?

Se o baixo estiver regulado e com a elétrica ok, o som "gordo" está mais nos dedos de quem toca do que na espessura das cordas.  

Pelo o que eu entendi, o teu baixo está com captadores PJ, é isso? Se sim, só fechar o captador da ponte, ele soará mais parecido com um PB, que são os baixos dos dois vídeos.
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por gregorybarbosa Qua Ago 31, 2016 4:05 pm

Mesmo tocando com mais proximidade do braço fechando o captador da ponte e abrindo/fechando o tone, o som não sai tão grave assim.
Curti bastante as respostas, é bom ver que mesmo quem entende do instrumento, não desmerece alguém como eu, que não sabe praticamente nada.
Infelizmente, nunca tive a oportunidade de tocar num amp mais potente ou de estúdio.
Li um pouco sobre o assunto "cordas" e vi que instrumentos com cordas antigas não soam tão bem. Comprei meu instrumento em 2012 e as cordas só foram substituídas no dia da compra por umas "SG". Nesses quatro anos só comecei a estudar o instrumento em 2016 e até então, não me importava com as cordas. As tais cordas ainda estão no meu instrumento, acho que já está na hora de trocá-las, certo? A primeira marca que me veio na cabeça foi Ernie Ball, vocês recomendariam essa marca?
gregorybarbosa
gregorybarbosa
Membro

Mensagens : 195
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Kobeh Qua Ago 31, 2016 4:28 pm

Matou a charada! Com essas cordas velhas fica difícil tirar um som legal...rs

Brother, agora q vc tá começando a estudar, já coloca uma coisa na sua cabeça: não se espera a corda arrebentar ou ficar completamente enferrujada para trocar. Digo isso, pq quando comecei tb pensava isso. Não sei pq quando somos iniciantes temos esse pensamento e não achamos nenhum absurdo usar cordas velhas. Quanto antes vc entender que cordas são uma parte do instrumento que é perecível, melhor.
Tem gente que troca a corda várias vezes por ano. Depende do uso.

Sobre as marcas, essas cordas SG não são lá grandes coisas, eu particularmente não curto. Gosto da D'addario e em breve pretendo testar Rotosound, que são muito bem faladas. Normalmente fujo de cordas Giannini, NIG e SG. Mas dá uma pesquisada no fórum, q tem vários tópicos sobre esse assunto.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Carlão Qua Ago 31, 2016 4:42 pm

Cara, de baixo você está muito bem servido! Até a modificação é bacana (e é algo que eu faria... rs)
Bom, quanto às cordas: Ernie Ball e D'Addario são excelentes e as mais comuns de serem encontradas. Assim como o Kobeh, eu também gosto de D'Addario. Sugiro que evite comprar no Mercado Livre. Como você ainda não é tão experiente, pode se deparar com alguma falsificação.
Ou, se possível, leve direto em um bom luthier, eles costumam ter cordas a preços razoáveis, às vezes até melhores que em lojas de rua. Faça uma regulagem geral e estude muito! Você vai ver que com esse bass e as mãos e ouvidos treinados, vai conseguir chegar em uma gama enorme de timbres, inclusive bem pesados.
Ah, não ouvi o que você publicou porque aqui o YT, Soundcloud e outros são bloqueados.
Carlão
Carlão
Membro

Mensagens : 588
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Willian Casagrande Qua Ago 31, 2016 4:52 pm

Cordas SG com 4 anos (mesmo sem uso, as cordas gastam) tem que dar som ruim mesmo, é próprio dessas cordas rsrs.
Troque por um jogo de cordas legal (recomendo D'Addario, a qual só não coloquei recentemente por falta de grana) e pratique. Se seu baixo está regulado, vai conseguir tirar um som que lhe satisfaça mais. Se não conseguir, pelo menos vai saber melhor o que falta para atingir o som que busca.
Cordas novas e regulagem legal são imprescindíveis, sempre.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por gregorybarbosa Qua Ago 31, 2016 5:06 pm

Agradeço mesmo a ajuda e paciência de todos vocês que postaram nesse tópico. É bom ver que mesmo 'manjando' do assunto, vocês estão dispostos a dar uma moral pra quem tá começando agora que às vezes, vocês nem tiveram. Trocarei as cordas assim que possível e evitarei o Mercado Livre sim, obrigado pela dica. E eu realmente nunca me importei quanto as cordas estarem velhas, agora que me toquei mesmo de que podem prejudicar o som do instrumento.  Procurarei reviews de cordas D'Addario, Ernie Ball e etc (foi bom saber que cordas SG soam ruim, fugirei da marca agora)
Valeu pela ajuda rapaziada, fiquem bem Cool.
---
O título dos vídeos que publiquei, caso você queira ver são:
Smashing Pumpkins - Bullet with Butterfly Wings (Bass Cover)
Mart - Kings of Leon - Supersoaker (Bass Cover)
gregorybarbosa
gregorybarbosa
Membro

Mensagens : 195
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por fbarione Qua Ago 31, 2016 5:10 pm

Cara ai vai de gosto, vc pode ir experimentando as vezes que for trocar....
eu adoro ernie ball e acabo não saindo delas...(Ja experimentei dadario, Fender, Elixir) Mas isso é gosto pessoal, não tem certo ou errado.....

fbarione
Membro

Mensagens : 214
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Edão Qua Ago 31, 2016 5:29 pm

Pra tocar Rock eu iria de cordas em aço (steel), 045, no mínimo.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Willian Casagrande Qua Ago 31, 2016 6:11 pm

gregorybarbosa escreveu:Agradeço mesmo a ajuda e paciência de todos vocês que postaram nesse tópico. É bom ver que mesmo 'manjando' do assunto, vocês estão dispostos a dar uma moral pra quem tá começando agora que às vezes, vocês nem tiveram. Trocarei as cordas assim que possível e evitarei o Mercado Livre sim, obrigado pela dica. E eu realmente nunca me importei quanto as cordas estarem velhas, agora que me toquei mesmo de que podem prejudicar o som do instrumento.  Procurarei reviews de cordas D'Addario, Ernie Ball e etc (foi bom saber que cordas SG soam ruim, fugirei da marca agora)
Valeu pela ajuda rapaziada, fiquem bem Cool.
---
O título dos vídeos que publiquei, caso você queira ver são:
Smashing Pumpkins - Bullet with Butterfly Wings (Bass Cover)
Mart - Kings of Leon - Supersoaker (Bass Cover)

Não tem de que, cara. Vai fundo!
OBS: SG é ruim, mas quebra um galho. Afinal, corda de baixo não custa equivalente a meia dúzia de pãozinho francês...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por allexcosta Qua Ago 31, 2016 7:29 pm

Sabe o Bart Simpson no quadro negro?

Faz igual: corda nova, regulagem, corda nova, regulagem, corda nova, regulagem...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por dibass Qui Set 01, 2016 9:12 am

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por cardozo Qui Set 01, 2016 10:00 am

Interessante.

Sempre imaginei que cordas velhas fariam o som ficar abafado, fechado ou "dark" e esta possibilidade não me passou pela cabeça, justamente porque o usuário queria o timbre mais grave.

Ele terá uma grande surpresa quando trocar as cordas, porque o resultado é o inverso do que ele imagina: O som será mais estridente, aberto e complexo, características necessárias para chegar a um timbre grave e bonito.

Ele vai gostar.

cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por John Music Qui Set 01, 2016 11:17 am

Importante falar que frequência grave não significa necessariamente "som pesado".
Vc pode tocar uma Sizona solta e obter um som meio "xôxo", ao passo que vc pode muito bem tocar um Mi na sétima casa da corda Lá e fazer o chão tremer.
John Music
John Music
Membro

Mensagens : 261
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Set 01, 2016 11:33 am

Seu baixo tem um Captador de Precision mais próximo do braço, é isso que entendi, estou certo?

A dica da troca das cordas é extremamente válida, embora eu nao seja lá um grande fã de cordas totalmente novas, gosto quando elas perdem aquele brilho inicial.

Pra obter um timbre mais parecido com o dos vídeos, depois que tiver trocado as cordas, sugiro que deixe mudo o captador da ponte, deixando só o cap de Precision aberto. Não deixe o tone muito aberto também, vai fechando aos poucos até sumir um pouco do barulinho "tec tec". Depois dá um up dos agudos do ampli e vá mexendo nas demais equalizações até deixar "homogêneo".

Uma dica que o Jazzigo me passou: uma pegada um pouquinho mais forte em precision também ajuda, mas não vai espancar o baixo, hehehehe.

Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Kobeh Qui Set 01, 2016 2:49 pm

cardozo escreveu:
Sempre imaginei que cordas velhas fariam o som ficar abafado, fechado ou "dark" e esta possibilidade não me passou pela cabeça, justamente porque o usuário queria o timbre mais grave.

Breno_Barnabe escreveu:
A dica da troca das cordas é extremamente válida, embora eu nao seja lá um grande fã de cordas totalmente novas, gosto quando elas perdem aquele brilho inicial.


Concordo com vcs, mas o caso desse rapaz é diferente. Estamos falando de cordas de uma marca não lá muito boa com 4 anos de idade. Nunca que ele vai conseguir tirar um som com grave bonito bem gordão e ao mesmo tempo definido. É mais provável pegar tétano kkkkkkk
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por allexcosta Qui Set 01, 2016 2:57 pm

Acho que vou fundar uma religião...

Igreja da corda nova e regulagem divina. Quero dízimo viu?

Na porta ao lado vou abrir outra agremiação religiosa, a Fender é Fender é Fender é Fender é Fender dos últimos dias. Com publicação de revista semanal denominada "As Trombetas de GK".

Espero vocês lá.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Raul S. Qui Set 01, 2016 3:19 pm

Breno_Barnabe escreveu:Seu baixo tem um Captador de Precision mais próximo do braço, é isso que entendi, estou certo?

A dica da troca das cordas é extremamente válida, embora eu nao seja lá um grande fã de cordas totalmente novas, gosto quando elas perdem aquele brilho inicial.

Pra obter um timbre mais parecido com o dos vídeos, depois que tiver trocado as cordas, sugiro que deixe mudo o captador da ponte, deixando só o cap de Precision aberto. Não deixe o tone muito aberto também, vai fechando aos poucos até sumir um pouco do barulinho "tec tec". Depois dá um up dos agudos do ampli e vá mexendo nas demais equalizações até deixar "homogêneo".

Uma dica que o Jazzigo me passou: uma pegada um pouquinho mais forte em precision também ajuda, mas não vai espancar o baixo, hehehehe.

sou mais da opinião do Breno, principalmente com relação à amplificação e equalização; tudo muda: caixas, preamp, eq, e tem vezes que em grave, às vezes mais é menos. a pegada também é importantíssima no precision, e nos casos acima: palheta.

sobre cordas: sou do time das flat, que já vêm de fábrica com "som de corda velha" (rs); talvez a qualidade das cordas do rapaz não seja boa, mas serem novas ou velhas é mais questão de gosto e saber o limite da vida útil delas.

regulagem e cordas de qualidade são essenciais (sendo a primeira obrigatória!), mas não curto cordas novas, paciência.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1778
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Kobeh Qui Set 01, 2016 3:26 pm

^Verdade, ele poderia colocar cordas flat, já que a captação é PJ e deve ficar legal (eu adoro som de precision com cordas flat).

Mas pessoal... Olhem oq vcs tão falando. Um iniciante usando cordas de 4 anos de idade não é simples questão de gosto rsrs

Vou virar missionário da igreja do Allex. Mas quero participação dos lucros.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Raul S. Qui Set 01, 2016 3:41 pm

Kobeh escreveu:^Verdade, ele poderia colocar cordas flat, já que a captação é PJ e deve ficar legal (eu adoro som de precision com cordas flat).
fica bem legal; o problema é o preço, mas elas duram mais, enfim...

Kobeh escreveu:Mas pessoal... Olhem oq vcs tão falando. Um iniciante usando cordas de 4 anos de idade não é simples questão de gosto rsrs
sem dúvida; está na hora de trocar. mas pra mim, pior que encordoamento de baixa qualidade, só encordoamento de baixa qualidade novo! imagina todas as frequências ruins sendo evidenciadas "com o brilho"... dá até arrepio... o cara vai sair xingando todo mundo aqui! rs
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1778
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Vinicius F Qui Set 01, 2016 4:31 pm

Negócio de cordas novas pra mim também é relativo. O Geezer tira um som pesadíssimo com cordas pra lá de velhas, por exemplo. Pro autor do tópico, veja nos vídeos de shows do Sabbath como ele ataca as cordas... Mas vou concordar que SG é uma marca meio fraca mesmo e nesse caso não tem muita salvação!

Gostei da idéia da seita. Vou seguir a Fender é Fender que dá pau em Fender com cordas novas... hahaha
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como conseguir um timbre mais pesado? Empty Re: Como conseguir um timbre mais pesado?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos