Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

+22
elson.arcos
SILVIAO
Paulo Penna
Kobeh
DUDUBASS
Ricardo
Claudio
arturbmallmann
joseluiz.avilajr
ceccao
Thiago Almeida
AndréBurger
gsfteodoro
Mauricio Luiz Bertola
Coder
Willian Casagrande
Juninho Sampaio
cardozo
Maurício_Expressão
siodoni
Breno_Barnabe
allexcosta
26 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por allexcosta Qua Dez 07, 2016 12:49 pm

Faz tempo que quero perguntar isso, mas sempre desisto pra não causar um certo desconforto.

Mas sei lá, espero que o pessoal não fique chateado.

É uma simples curiosidade: Por que em Curitiba as pessoas não respondem cumprimentos como bom dia, boa tarde ou boa noite? É algo histórico, cultural? Alguém sabe dizer?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Dez 07, 2016 1:23 pm

Lembrei até de uma piadinha antiga:
O que um curitibano diria se encontrasse a mulher na cama com outro?
Resposta: Nada, curitibano não fala com estranhos. Very Happy

Brincadeiras a parte, não faço idéia pois o tempo que passei em Curitiba não me permitiu avaliar.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5341
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por siodoni Qua Dez 07, 2016 1:32 pm

Se você ver uma pessoa sozinha no mar não estranhe.
Pode ser um curitibano Very Happy
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Dez 07, 2016 1:48 pm

Curitibano realmente não fala com estranhos, nem para dar bom dia ou coisa do gênero. São bem na deles mesmo. O guitarrista de minha banda só começou a fazer amizades depois de 15 anos morando lá. Mas no prédio dele, no elevador, nem boa noite o pessoal fala mesmo.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7463
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por cardozo Qua Dez 07, 2016 2:04 pm

O pior nem é deixar de receber os educados cumprimentos.

Ruim mesmo é você passar a não agradecer ou cumprimentar as pessoas.

Já fui diversas vezes à Curitiba e não havia notado isto. Se fosse uma coisa disseminada, com certeza eu teria percebido.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Dez 07, 2016 2:19 pm

allexcosta escreveu:Faz tempo que quero perguntar isso, mas sempre desisto pra não causar um certo desconforto.

Mas sei lá, espero que o pessoal não fique chateado.

É uma simples curiosidade: Por que em Curitiba as pessoas não respondem cumprimentos como bom dia, boa tarde ou boa noite? É algo histórico, cultural? Alguém sabe dizer?

Falta de educação mesmo!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12096
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Willian Casagrande Qua Dez 07, 2016 2:28 pm

Allex, se fosse bom, não começava com c*...
Brincadeiras à parte, curitibanos são mais secos mesmo. Aqui em Londrina, o pessoal é mais paulista, então fala até umas horas. Fiquei em Ctba por uns dois meses ininterruptos e senti isso também, embora ninguém tenha sido rude nem nada.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Coder Qua Dez 07, 2016 2:46 pm

É jeito deles... Em compensação, no interior de SP as pessoas só faltam te parar e convidar pra tomar um café com bolo...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Dez 07, 2016 2:49 pm

^Venha pra Bahia pra vc ver uma coisa!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12096
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Coder Qua Dez 07, 2016 2:50 pm

^ Vontade não falta, Juninho!
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Dez 07, 2016 2:54 pm

Coder escreveu:É jeito deles... Em compensação, no interior de SP as pessoas só faltam te parar e convidar pra tomar um café com bolo...
Pra mim, esse é o certo...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por gsfteodoro Qua Dez 07, 2016 3:11 pm

Coder escreveu:É jeito deles... Em compensação, no interior de SP as pessoas só faltam te parar e convidar pra tomar um café com bolo...
Isso já aconteceu comigo.
Primeira vez que fui pra cidade e recebi um convite desses, hehehe

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5419
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Coder Qua Dez 07, 2016 3:21 pm

^ Quem vem de outra região até estranha! kkk
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por AndréBurger Qua Dez 07, 2016 4:32 pm

Pessoal de MG, também.
Uma vez queria chegar a uma pedra de uma cidade, mas ninguém conhecia o caminho. Perguntei para um senhor, na rua, como se chegava naquela pedra e ele: "ói, eu não sei, não, mas meu filho tem a tal da internet lá em casa, vc nao quer dar uma olhada lá, nao?" fiquei emocionado com isso hehe

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Thiago Almeida Qua Dez 07, 2016 4:37 pm

Não conhecia a cidade ainda, fui semana passada pelo show do Black Sabbath e senti um pouco isso. Andei de Uber todos os dias que estive na cidade, quando encontrava um que falava (mais), perguntava de onde era e em 100% dos casos eram de outros estados. Mas eu não deixava de cumprimentar as pessoas quando eu as encontrava, mas eles ficavam meio ressabiados e alguns respondiam.
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagens : 1385
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Dez 07, 2016 4:38 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12096
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por ceccao Qua Dez 07, 2016 5:51 pm

Um monte de respostas e ninguém de Curitiba kkkkkkk

Não sei o por que disso, mas aqui é o normal (não que ache certo), poucas pessoas vão puxar conversa com alguém que não conheça na rua.
Se alguém me cumprimenta procuro responder, se perguntam informação também tento ajudar, mas isso de chamar para comer um bolo em casa vai ser bem difícil de acontecer.

Me parece ser algo cultural, como as pessoas não respondem, você para de dar bom dia e acaba se surpreendendo quando alguém diz e volta e meia não responde, ainda mais quando é aquele bom dia meio geral quando entra em uma sala com várias pessoas, meio ridículo né? mas é o que percebo no dia-a-dia.

ceccao
Membro

Mensagens : 36
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por joseluiz.avilajr Qua Dez 07, 2016 6:04 pm

eu morei 3 anos em curtitiba, realmente isso acontece, e também muito comun é os teu vizinhos de prédio não entrarem no elevador se ja tiver aleguém dentro , eles esperam é muito engraçado.

mas uma coisa eu nao posso negar, o comércio em geral é o melhor atendimento que ja vi entre os as cidades que ja estive(pode colocar o paraná inteiro um dos melhores estados que ja visitei no geral).

isso que sou gaucho.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por arturbmallmann Qua Dez 07, 2016 6:10 pm

Sei lá, eu sou do interior (interior)² de SC. Qualquer centro maior achava as pessoas menos simpáticas, dos últimos anos pra cá na minha pequena cidade vejo que as pessoas não são mais tão simpáticas, como se detestassem o lugar... já nas cidades maiores(comparadas a minha cidade) como Chapecó, Floripa etc, por exemplo, vejo as pessoas principalmente no comércio mais simpáticas.
Mas das viagens que já fiz os campeões em simpatia são os mineiros e os Baianos. Curitiba não conheci o suficiente o povo, e como só visitamos locais turísticos encontramos muita gente de várias partes do país...
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por ceccao Qua Dez 07, 2016 6:27 pm

Essa do elevador eu nunca vi, no prédio que estou morando o pessoal entra normal, mas a conversa normalmente termina em bom dia, boa tarde ou boa noite Laughing

Acho que iniciar uma conversa é a coisa mais difícil por aqui, mas depois que o pessoal se conhece, ou acha algum interesse em comum, a coisa flui com mais normalidade.

ceccao
Membro

Mensagens : 36
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Thiago Almeida Qua Dez 07, 2016 8:43 pm

Essa do comércio é verdade. Tive um atendimento excelente na maioria do lugares comerciais que adentrei, mas não tenho nada do que reclamar da cidade nem da minha estadia por lá, voltarei com certeza.
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagens : 1385
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por allexcosta Qua Dez 07, 2016 10:37 pm

Minha mãe adora viajar, então volta e meia ela tá por aqui.

E acho muito engraçado porque ela é aquele tipo de pessoa que só enxerga coisa boa, parece que os sentidos dela são meio tapados pra o mundo real, enfim...

Vou com ela no supermercado e ela toda de "bom dia" pra lá e "boa tarde" pra cá e aquele silêncio fúnebre, ao que ela fala: "acho que a menina não escutou".

E, a propósito, não tô falando iniciar conversa. Em Massachusetts o povo também não é de começar a falar do nada. Mas deixar de responder bom dia ou boa tarde eu só vi em Curitiba até hoje, sinceramente. E o lance do elevador rola sim, viu... Pode caber 10 pessoas ainda que nego espera outro.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Claudio Qui Dez 08, 2016 7:29 am

ceccao escreveu:
Acho que iniciar uma conversa é a coisa mais difícil por aqui

Já aqui no Rio é algo tão elementar quanto respirar e andar pra frente.

Quando o carioca encontra alguém que nunca viu na vida, depois do "bom dia" se rolar uma frase com mais de 3 palavras, viram amigos de infância... não leva mais do que 5 minutos pra isso acontecer.

O mais próximo disso (quase irmão) que já encontrei foi em Salvador. Porém, de tudo o que conheço no Brasil, o pessoal de Maringá são os campeões de simpatia, fora a cidade que é linda, limpa demais e as coisas funcionam como deveriam.

allexcosta escreveu:
E, a propósito, não tô falando iniciar conversa. Em Massachusetts o povo também não é de começar a falar do nada. Mas deixar de responder bom dia ou boa tarde eu só vi em Curitiba até hoje, sinceramente.

Petrópolis também é assim, um nojo. Morei lá por 4 anos quando estudei na UCP.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Ricardo Qui Dez 08, 2016 7:47 am

Bom dia! sunny
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por allexcosta Qui Dez 08, 2016 8:46 am

Ricardo escreveu:Bom dia! sunny

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Frowny-face
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Dez 08, 2016 8:47 am

Ricardo escreveu:Bom dia! sunny
Bom dia Ricardo!
cheers
Só não te ofereço um cafezinho pois vc está longe, e, ultimamente tenho tomado chá....
Abraço!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Dez 08, 2016 9:28 am

Ricardo escreveu:Bom dia! sunny
ahahahahahhaha ahahahhahaha
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12096
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Coder Qui Dez 08, 2016 9:53 am

Ricardo escreveu:Bom dia! sunny

Bom dia!
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por DUDUBASS Qui Dez 08, 2016 10:12 am

Coisas da República de Curitiba.... Very Happy Foi mal, como bom cearense não resisti à piada.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Kobeh Qui Dez 08, 2016 11:37 am

Essa questão de não responder um "bom dia" ou "boa tarde" é realmente estranho. No entanto, termina por aí. Essa mania de querer tagarelar o tempo todo do carioca me irrita um pouco. Às vezes no ônibus, no restaurante ou na fila do banco não estou afim de ficar jogando conversa fora com quem está do meu lado ou com quem me serve uma refeição. Tem dia q vc simplesmente quer ficar no seu canto e, sei lá, refletir sobre os seus problemas sem distrações enquanto tá na correria.
E só por pensar desse jeito, vc está sujeito a ser visto como mal educado, metido, seboso...kkkk
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Paulo Penna Qui Dez 08, 2016 1:50 pm

TAAAARRRRRR jocolor RDEEE!
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Thiago Almeida Qui Dez 08, 2016 2:19 pm

Ricardo escreveu:Bom dia! sunny

Boa tarde :viva:
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagens : 1385
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Ricardo Qui Dez 08, 2016 5:35 pm

Opa, passem lá em casa qualquer hora! Ri Muito
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Dez 08, 2016 5:40 pm

^ Ri Muito Ri Muito
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Ricardo Qui Dez 08, 2016 5:45 pm

Outra comum aqui é "Vamos marcar uma coisa qualquer hora", e não dar nem o número do cel, rs
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Willian Casagrande Qui Dez 08, 2016 5:47 pm

^ Tá parecendo eu com o pessoal da cidade onde cresci:

- Bora marcar um som quando eu estiver aí?
- Vâmo, demorô!

E nunca sai esse som.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Dez 08, 2016 5:56 pm

Ricardo escreveu:Outra comum aqui é "Vamos marcar uma coisa qualquer hora", e não dar nem o número do cel, rs
Isso é padrão do mundo todo hahahahahah
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5341
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Dez 08, 2016 6:16 pm

Ricardo escreveu:Outra comum aqui é "Vamos marcar uma coisa qualquer hora", e não dar nem o número do cel, rs
Isso é bem coisa de carioca
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Dez 08, 2016 9:47 pm

Ricardo escreveu:Opa, passem lá em casa qualquer hora! Ri Muito

Essa foi boa!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12096
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Claudio Sex Dez 09, 2016 7:23 am

Kobeh escreveu:
Essa mania de querer tagarelar o tempo todo do carioca me irrita um pouco.

Isso também me irrita algumas vezes. Em certas ocasiões eu digo pra pessoa em inglês que não entendo o idioma dela, só pra encerrar o papo. Em dias de paciência zero eu falo um dialeto que mistura árabe com krakozhiano. Isso sempre funciona, o assunto morre na hora!

Sou o tipo da pessoa que quando me perguntam "O que você mais gosta bem cedinho quando acorda?" minha resposta é: "gosto que não me façam perguntas".
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por SILVIAO Sex Dez 09, 2016 8:41 am

Porque?Because? Kkk
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Ricardo Sex Dez 09, 2016 9:54 am

allexcosta escreveu:Faz tempo que quero perguntar isso, mas sempre desisto pra não causar um certo desconforto.

Mas sei lá, espero que o pessoal não fique chateado.

É uma simples curiosidade: Por que em Curitiba as pessoas não respondem cumprimentos como bom dia, boa tarde ou boa noite? É algo histórico, cultural? Alguém sabe dizer?

Voltando à pergunta original do tópico.
Não sei! kkk
É interessante isso, pois afinal mais de 50% da população de Curitiba não nasceu aqui, e boa parte também comporta-se dessa maneira.

Eu digo bom dia para todo mundo que encontro no condomínio e no trabalho, desconhecidos também, mas aí é uma história pessoal, tive um professor de português no ensino fundamental, que por algum motivo, marcou muito meu comportamento, ele era extremamente rígido nas questões de respeito e educação. Todos tinham que levantar quando ele entrava para dizer bom dia e sentar após ele, insistia muito também no respeito às mulheres e às pessoas mais velhas. Até hoje não consigo cumprimentar ninguém sentado, aprendi que é falta de educação, mesmo que seja uma criança. Acho que eu respeitava ele como uma figura de autoridade e ficou profundamente gravado. Meus pais também cobravam muito o respeito e educação, nunca consegui andar sentado em um ônibus que não estivesse completamente vazio, pois sempre há pelo menos uma mulher em pé e sinto-me compelido a ceder o lugar.

Porém tenho a postura curitibana de reserva social também. Quem eu convido à minha casa são os amigos de infância, e olha lá. Vejo que meus amigos tem esse comportamento também. Já o círculo de amizade das mulheres incluí as esposas dos amigos e colegas de trabalho, não vejo elas manterem as amigas da infância com frequência.

Enfim, sei lá, o que menos tem em Curitiba é curitibano, parece que boa parte de quem vem pra cá se contamina.
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por allexcosta Sex Dez 09, 2016 10:10 am

Vejo muita gente argumentar que existe pouco Curitibano em Curitiba, mas no dia a dia você percebe que as pessoas que não são daqui cumprimentam.

E mais uma vez, o tópico não é sobre ser reservado, sobre puxar ou não puxar conversa com estranhos ou convidar pessoas pra sua casa. O tópico é sobre você entrar em um recinto qualquer ou encontrar um vizinho pela manhã saindo de casa, dar um bom dia e a pessoa olhar pra sua cara e não responder. É só isso... Bem simples e bastante atípico. Eu já vivi em trocentos lugares e nunca tinha visto isso.

O lance do elevador eu já vi em outros lugares. Nos EUA é comum. Homem não entra no elevador se tiver uma mulher sozinha nem a pau. Mas é medo de processo de assédio ou alguma coisa assim.

Já Salvador, a lotação do elevador é 10 e entra 12, 13, todo mundo por cima de todo mundo, aquele cheiro de desodorante vencido e todo mundo tá feliz.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por elson.arcos Sex Dez 09, 2016 10:14 am

allexcosta escreveu:
Ricardo escreveu:Bom dia! sunny

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Frowny-face

Ri Muito
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por SILVIAO Sex Dez 09, 2016 10:28 am

Está se sentindo solitário Allex??
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por allexcosta Sex Dez 09, 2016 10:44 am

SILVIAO escreveu:Está se sentindo solitário Allex??

Não tenho essas parada. Alguém te responder um bom dia não te deixa mais ou menos solitário. Causa estranheza, só isso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Groovin Sex Dez 09, 2016 11:02 am

É um silêncio ensurdecedor e constrangedor... em todas as outras cidades do estado (pelo menos as que visitei) é o oposto, pessoal acolhedor e simpático.

Vai entender hehehe
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Dez 09, 2016 7:04 pm

allexcosta escreveu:
SILVIAO escreveu:Está se sentindo solitário Allex??

Não tenho essas parada. Alguém te responder um bom dia não te deixa mais ou menos solitário. Causa estranheza, só isso.

Principalmente pra um baiano.

Eu em!!!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12096
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 10, 2016 6:47 am

Groovin escreveu:É um silêncio ensurdecedor e constrangedor...

É, pelo menos até o pessoal do próprio estado percebe.

Quando abri esse tópico achei que o povo ia falar que é viagem minha.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por elson.arcos Sáb Dez 10, 2016 11:36 am

allexcosta escreveu:
Groovin escreveu:É um silêncio ensurdecedor e constrangedor...

É, pelo menos até o pessoal do próprio estado percebe.

Quando abri esse tópico achei que o povo ia falar que é viagem minha.

Por ai se pode concluir que a parada é séria merrrrrrmo!! rsrsrs
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos