Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

+22
elson.arcos
SILVIAO
Paulo Penna
Kobeh
DUDUBASS
Ricardo
Claudio
arturbmallmann
joseluiz.avilajr
ceccao
Thiago Almeida
AndréBurger
gsfteodoro
Mauricio Luiz Bertola
Coder
Willian Casagrande
Juninho Sampaio
cardozo
Maurício_Expressão
siodoni
Breno_Barnabe
allexcosta
26 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  - Página 2 Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por fheliojr Sáb Dez 10, 2016 6:48 pm

Ricardo escreveu:...Quem eu convido à minha casa são os amigos de infância, e olha lá. Vejo que meus amigos tem esse comportamento também...

poxa, perdi a esperança de tomar um café na sua casa e tocar naquele valvuladozão da Aceto. tears


dancetroll


Pegar as menininhas curitibanas deve ser dose...
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  - Página 2 Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Ricardo Sáb Dez 10, 2016 9:21 pm

fheliojr escreveu:
poxa, perdi a esperança de tomar um café na sua casa e tocar naquele valvuladozão da Aceto. tears


dancetroll


Pegar as menininhas curitibanas deve ser dose...

Deixei o Acedo na casa do guitarrista que ensaiamos devido ao peso, acho que ele não é daqui, é simpático, não perca as esperanças. Laughing
Para pegar as menininhas não precisa dizer bom dia.

Boa noite! Bom sábado!
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  - Página 2 Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Cheva Qua Dez 14, 2016 10:05 am

Bom dia Srs ! Como representante nativo e novato no fórum, achei este tópico aberto pelo Allexcosta falando sobre o comportamento curitibano.
Uma explicação seria o fato da colonização inicial ter sido de imigrantes (italianos, alemães, poloneses e ucranianos). Como muitos deles vieram pra cá sem falar nada de português, fugindo de guerras e perseguições em seus países de origem, muitos só conversavam em casa no seu idioma natal, aí acho que a população em geral foi se habituando com isso e acaba passando por mal-educada, e compreendo o fato. Mas sou daqui, e por questões pessoais tento sempre ser cortês, cumprimentando as pessoas no elevador e afins =)

Cheva
Membro

Mensagens : 5
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  - Página 2 Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Willian Casagrande Qua Dez 14, 2016 10:36 am

Cheva escreveu:Bom dia Srs ! Como representante nativo e novato no fórum, achei este tópico aberto pelo Allexcosta falando sobre o comportamento curitibano.
Uma explicação seria o fato da colonização inicial ter sido de imigrantes (italianos, alemães, poloneses e ucranianos). Como muitos deles vieram pra cá sem falar nada de português, fugindo de guerras e perseguições em seus países de origem, muitos só conversavam em casa no seu idioma natal, aí acho que a população em geral foi se habituando com isso e acaba passando por mal-educada, e compreendo o fato. Mas sou daqui, e por questões pessoais tento sempre ser cortês, cumprimentando as pessoas no elevador e afins =)

É vero, tem a ver, sim. Estudei um tempinho aí em 2013 durante um curso e tive umas aulas de História do Paraná - as quais, por motivos óbvios, em grande medida se restringiam à região da capital. Lembro que um dos professores comentou que, além da comunicação restrita entre grupos específicos pelo uso do idioma da terra natal, até a disposição geográfica dos grupos de colonos não favorecia o contato interpessoal. Haviam várias vilas, separadas entre si, de italianos, ucranianos, poloneses e alemães. Os habitantes desses locais se encontravam periodicamente em um centro, que é o mesmo centro da cidade atualmente, vender suas mercadorias e dinamizar a economia. Depois, retornavam a suas vilas, de modo que a convivência com povos de culturas diferentes não era um exercício cotidiano. Isso, na opinião desse cara, teria favorecido demais a cultura de reservado do curitibano típico.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  - Página 2 Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Coder Qua Dez 14, 2016 10:56 am

^
Interessante! Willian, você é professor?
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  - Página 2 Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por allexcosta Qua Dez 14, 2016 11:58 am

Willian Casagrande escreveu:É vero, tem a ver, sim. Estudei um tempinho aí em 2013 durante um curso e tive umas aulas de História do Paraná - as quais, por motivos óbvios, em grande medida se restringiam à região da capital. Lembro que um dos professores comentou que, além da comunicação restrita entre grupos específicos pelo uso do idioma da terra natal, até a disposição geográfica dos grupos de colonos não favorecia o contato interpessoal. Haviam várias vilas, separadas entre si, de italianos, ucranianos, poloneses e alemães. Os habitantes desses locais se encontravam periodicamente em um centro, que é o mesmo centro da cidade atualmente, vender suas mercadorias e dinamizar a economia. Depois, retornavam a suas vilas, de modo que a convivência com povos de culturas diferentes não era um exercício cotidiano. Isso, na opinião desse cara, teria favorecido demais a cultura de reservado do curitibano típico.

Soa como uma mini-história da Europa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  - Página 2 Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Willian Casagrande Qua Dez 14, 2016 12:31 pm

Coder escreveu:^
Interessante! Willian, você é professor?

Não. Trabalho com marketing digital (blé!) numa agência, mas estudo pra mestrado. Sou jornalista de formação, então desconfie de tudo o que eu disser aqui rs.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  - Página 2 Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Ricardo Qua Dez 14, 2016 1:04 pm

allexcosta escreveu:
Soa como uma mini-história da Europa.

O que o Cheva e o Willian escreveram descreve mais ou menos a história da minha família.
Nunca fui à Europa.
Será que é costume dar bom dia na Polônia?
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  - Página 2 Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Coder Qua Dez 14, 2016 1:13 pm

Willian Casagrande escreveu:
Coder escreveu:^
Interessante! Willian, você é professor?

Não. Trabalho com marketing digital (blé!) numa agência, mas estudo pra mestrado. Sou jornalista de formação, então desconfie de tudo o que eu disser aqui rs.

Ah sim! É que suas explicações são sempre bem argumentadas, iguais do prof Bertola!
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  - Página 2 Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por joabi Qua Dez 14, 2016 1:38 pm


A lembrança que tenho de Curitiba é da cidade que põe pouco sal na comida... rss

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  - Página 2 Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Ricardo Qua Dez 14, 2016 2:19 pm

joabi escreveu:
A lembrança que tenho de Curitiba é da cidade que põe pouco sal na comida... rss

Comeu "Carne de Onça"?
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  - Página 2 Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por joabi Qua Dez 14, 2016 2:37 pm


Não. Esse prato não leva muito tempero, não é? Não conhecia, pesquisei agora.

Faz muitos anos, uns 25, talvez, passei uma semana em Curitiba numa viagem de formatura. A equipe que organizou a viagem trocou umas 3 vezes de restaurante, pois muita gente não se adaptou ao tempero mais suave do que estamos acostumados aqui na minha região.

Deve ter sido coincidência. Sei, inclusive, que alguns pratos que adoro, e que são bem carregados em temperos, como o arroz carreteiro, têm origem no Paraná (e no Sul em geral).

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  - Página 2 Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Dez 14, 2016 2:42 pm

Coder escreveu:^
Interessante! Willian, você é professor?

Willian dá pra professor!
Tem toda pinta!
notme
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  - Página 2 Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Ricardo Qua Dez 14, 2016 3:07 pm

joabi escreveu:
Não. Esse prato não leva muito tempero, não é? Não conhecia, pesquisei agora.

Faz muitos anos, uns 25, talvez, passei uma semana em Curitiba numa viagem de formatura. A equipe que organizou a viagem trocou umas 3 vezes de restaurante, pois muita gente não se adaptou ao tempero mais suave do que estamos acostumados aqui na minha região.

Deve ter sido coincidência. Sei, inclusive, que alguns pratos que adoro, e que são bem carregados em temperos, como o arroz carreteiro, têm origem no Paraná (e no Sul em geral).


Levou azar nos restaurantes provavelmente, não tem cultura de pouco tempero aqui não que eu saiba.

Falei da Cane de Onça que é nosso petisco tradicional de boteco, uma delícia, como é carne crua tempera na mesa mesmo.
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  - Página 2 Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Willian Casagrande Qua Dez 14, 2016 3:11 pm

Juninho Sampaio escreveu:
Willian dá pra professor!
Tem toda pinta!
notme

nope rsrs
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  - Página 2 Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Dez 14, 2016 5:08 pm

Coder escreveu:
Willian Casagrande escreveu:
Coder escreveu:^
Interessante! Willian, você é professor?

Não. Trabalho com marketing digital (blé!) numa agência, mas estudo pra mestrado. Sou jornalista de formação, então desconfie de tudo o que eu disser aqui rs.

Ah sim! É que suas explicações são sempre bem argumentadas, iguais do prof Bertola!

Negativo...
Laughing
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  - Página 2 Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Willian Casagrande Qua Dez 14, 2016 5:27 pm

Coder escreveu:
Ah sim! É que suas explicações são sempre bem argumentadas, iguais do prof Bertola!

Imagine. Eu sou só um estudante recém-formado. O Bertola já tem muito chão andado. Mas, agradeço a comparação.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  - Página 2 Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Dez 14, 2016 6:17 pm

Willian Casagrande escreveu:
Coder escreveu:
Ah sim! É que suas explicações são sempre bem argumentadas, iguais do prof Bertola!

Imagine. Eu sou só um estudante recém-formado. O Bertola já tem muito chão andado. Mas, agradeço a comparação.
Nem é por essa questão... Mas...
William é William; Bertola é Bertola....
Laughing Laughing Laughing Laughing
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  - Página 2 Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Willian Casagrande Qui Dez 15, 2016 2:56 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Nem é por essa questão... Mas...
William é William; Bertola é Bertola....
Laughing Laughing Laughing Laughing

Laughing
Também!
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta pra o pessoal de Curitiba.  - Página 2 Empty Re: Pergunta pra o pessoal de Curitiba.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos