Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com vírus/malware.

+7
Vinicius F
Raul S.
Moshe Bar Elohim
Claudio
Juninho Sampaio
joabi
allexcosta
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 28, 2017 8:54 pm

Tô com um demônio aqui conhecido como "conficker" ou "downadup".

Softwares normais antivirus e anti-malware identificam e deletam alguns dll's mas depois o bicho volta.

Ando meio sem paciência pra aqueles passo-a-passo gigantes e baixar um monte de bagulho. Se alguém conhece e pode me apontar pra uma solução simples, do tipo "baixe tal patch, instale e reinicie", fico agradecido. Se for o caso de formatar, dá nada também, só ando meio com preguiça de mexer com isso.

O vírus explora a vulnerabilidade MS08-067 do Windows. Eu sei que os Windows de vocês e seus Macs e Linuxes não são vulneráveis, que é um vírus antigo, blá, blá, blá... Mas meu laptop é velho, roda XP e isso não vai mudar tão cedo.

Info técnica: Rodo XP Professional 2002 Service Pack 3. Não faço update jamais e pretendo continuar assim. Soluções que passem pelo site da Microsoft são impraticáveis. Não tenho vocação pra aquela porcaria.

Grato desde já.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por joabi Sáb Jan 28, 2017 9:07 pm


Baixa o Hijackthis e dá uma analisada no boot, vê o que tá carregando. Certeza que tem alguma praga alí.


https://sourceforge.net/projects/hjt/
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 28, 2017 9:09 pm

^ Eu deleto agora, mas amanhã ele aparece de novo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Juninho Sampaio Sáb Jan 28, 2017 10:36 pm

Bkp dos dados e formata isso. Paga 100 conto pra um menino desses de esquina e resolve sua vida sem stress
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 28, 2017 11:14 pm

Pago nada, eu mesmo faço.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Claudio Dom Jan 29, 2017 12:18 am

Após o procedimento indicado pelo Joabi, anote os nomes/assinaturas dos vírus que seu anti-virus identifica. Em seguida abra do Windows Registry e faça uma busca lá. Elimine/delete todas as chaves que contenham as assinaturas dos vírus identificados.

Tudo isso deve ser executado desconectado da internet!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Moshe Bar Elohim Dom Jan 29, 2017 1:15 am

Se formatar não é seu problema, então adiante logo o processo e vá em frente. Talvez perca menos tempo tentando isto ou aquilo.

Se quer recuperar sistema, terás trabalho e ter paciência. Seja pelas inúmeras indicações de 1.564.654.654 antimalwares disponíveis que deram certo pra fulano ciclano beltrano ou por algum outro método. Dá até pra "catar na unha" e um monte de outras coisas que demandam tempo e atenção ao que está sendo feito.

Solução simples rápida e certa pra malware que volta após a exclusão, só se você tiver sorte. Pode acontecer.

Já que você disse não querer, nem perderei meu tempo explicando processos.

Boa sorte.


Última edição por Moshe Bar Elohim em Dom Jan 29, 2017 1:27 am, editado 1 vez(es)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por joabi Dom Jan 29, 2017 1:25 am


Formata, tio.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Raul S. Dom Jan 29, 2017 5:31 am

allex, o conficker (downup) é um worm de finais de 2008. qual teu sistema? em teoria, qualquer versão atualizada do windows XP em diante já daria conta naturalmente da proteção contra esse worm (através do próprio defender e pacotes de segurança).

eu, pessoalmente, não uso antivírus nem antimalware, mas faço com uma certa frequência verificação de vírus e malware com duas ferramentas oferecidas pela própria Microsof: o Microsoft Safety Scanner (https://www.microsoft.com/security/scanner/en-gb/default.aspx) e o Malicious Software Removal Tool (https://www.microsoft.com/en-us/download/malicious-software-removal-tool-details.aspx?id=16).

o centro de segurança e proteção da própria da Microsoft faz referência a essa primeira ferramenta (o safety scanner) com relação ao worm; então talvez até funcione, vale a pena tentar. contudo, se não for dar tanto trabalho, eu formataria; um fresh install no sitema operacional vai fazer teu pc rodar melhor em todos os sentidos, e resolver problemas que nem você sabia que tinha.

uma recomendação para upgrade "futuro": se estiver disposto, coloque como disco principal um SSD; ainda que pequeno com seus 120GB (em média, o menor), dedicando ele para o SO e programas, uma instalação do Windows 10, p.ex., leva menos de 15 minutos, e de bônus, teu sistema inicializa em 5/10 segundos (em SATA, claro); além da vantagem de não ter que desfragmentar de tempos em tempos.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1778
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Moshe Bar Elohim Dom Jan 29, 2017 10:53 am

Raul S. escreveu:uma recomendação para upgrade "futuro": se estiver disposto, coloque como disco principal um SSD; ainda que pequeno com seus 120GB (em média, o menor), dedicando ele para o SO e programas, uma instalação do Windows 10, p.ex., leva menos de 15 minutos, e de bônus, teu sistema inicializa em 5/10 segundos (em SATA, claro); além da vantagem de não ter que desfragmentar de tempos em tempos.
É tudo que ele não quer ou é. Parece que ele não é este tipo de usuário.
15 minutos você quer dizer só para tirar o SSD da embalagem e ler as instruções do rótulo do SSD, né? Não engana o rapaz.  Smile
SSD não é plugar, instalar e pronto. Precisa configurar muito bem toda a pré e pós instalação, configurar BIOS (algumas vezes), se não adaptar por HD antigo vai precisar comprar caddy, etc., etc, etc.
Falando assim vai perder a amizade. Razz
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por allexcosta Dom Jan 29, 2017 11:07 am

Obrigado Raul, mas visitar o site da Microsoft não dá pra mim.

E, como disse o Moshe, não sou esse tipo de usuário. Sou daqueles que o bicho para de funcionar, coloco esparadrapo, um pouco de durepoxi e continuo usando. Não mexo com upgrades, updates, modernidades ou essas coisas.

Vou terminar formatando mesmo, assim que tiver uma gota de paciência sobrando.

Obrigado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Vinicius F Dom Jan 29, 2017 11:10 am

Baixa o combofix:

https://www.bleepingcomputer.com/download/combofix/

Ele costuma destroçar os virus mais cabeludos.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Coder Dom Jan 29, 2017 2:21 pm

Formata, instala linux e seja feliz!
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Vinicius F Dom Jan 29, 2017 2:22 pm

Antes de formatar daria uma chance ao combofix que falei. Já me salvou várias vezes no passado de alguns vírus que não saíam por nenhuma outra forma!
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Moshe Bar Elohim Dom Jan 29, 2017 3:54 pm

Coder escreveu:Formata, instala linux e seja feliz!
Seria o ideal. Mas para usuários como ele seria interessante manter os dois sistemas em partições distintas até ir habituando-se.
Usuários assim (me incluo um pouco também) geralmente ficam bravos e decepcionados quando os "problemas" aparentes e incompatibilidades começam a aparecer no Linux. Geralmente formatam tudo de novo e ficam mesmo só com Windows. hehe Embarassed

Partições com Windows e Ubuntuo, p.e., são boa pedida para usuários habituados com Windows. Hoje estou assim.
100 GB para o Windows já é mais que suficiente, cabe tudo: office, service packs, etc.; o restante da outra partição joga o Linux com gerenciador de boot. Se precisar de mais espaço para guardar coisas, o jeito é utilizar disco externo, nuvem, outro HD, etc.
Pelo que ele falou e como utiliza, imagino que seu HD não deve passar de 500GB. É mais que suficiente.

O Linux é muito bom mesmo. Já é compatível com inúmeros periféricos e programas. Se fosse assim no note dele, dava para escanear o Windows com o Linux usando o ClamTK ou ClamAV e remover o tal virus sem qualquer problema.


Última edição por Moshe Bar Elohim em Dom Jan 29, 2017 3:57 pm, editado 1 vez(es)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por allexcosta Dom Jan 29, 2017 3:57 pm

Coder escreveu:Formata, instala linux e seja feliz!

Nem morto. Quero distância daquele câncer.

Rodei o combo fix. Ele tentou baixar umas coisas e deu erro. Achou um arquivo lá e deletou.

Vamos ver se amanhã o conficker dá as caras de novo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Coder Dom Jan 29, 2017 4:10 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:
Coder escreveu:Formata, instala linux e seja feliz!
Seria o ideal. Mas para usuários como ele seria interessante manter os dois sistemas em partições distintas até ir habituando-se.
Usuários assim (me incluo um pouco também) geralmente ficam bravos e decepcionados quando os "problemas" aparentes e incompatibilidades começam a aparecer no Linux. Geralmente formatam tudo de novo e ficam mesmo só com Windows. hehe Embarassed

Partições com Windows e Ubuntuo, p.e., são boa pedida para usuários habituados com Windows. Hoje estou assim.
100 GB para o Windows já é mais que suficiente, cabe tudo: office, service packs, etc.; o restante da outra partição joga o Linux com gerenciador de boot. Se precisar de mais espaço para guardar coisas, o jeito é utilizar disco externo, nuvem, outro HD, etc.
Pelo que ele falou e como utiliza, imagino que seu HD não deve passar de 500GB. É mais que suficiente.

O Linux é muito bom mesmo. Já é compatível com inúmeros periféricos e programas. Se fosse assim no note dele, dava para escanear o Windows com o Linux usando o ClamTK ou ClamAV e remover o tal virus sem qualquer problema.

Ubuntu é legal, uso ele para testar meus aplicativos .NET Core

Antigamente eu usava o Mint com dual boot. Não sei se ainda existe, mas foi uma das distros que mais gostei!

allexcosta escreveu:
Coder escreveu:Formata, instala linux e seja feliz!

Nem morto. Quero distância daquele câncer.

Rodei o combo fix. Ele tentou baixar umas coisas e deu erro. Achou um arquivo lá e deletou.

Vamos ver se amanhã o conficker dá as caras de novo.

Allex, a maioria dos anti vírus dispõe de uma funcionalidade para escanear durante a inicialização do PC, ou seja, antes do S.O subir, ele vai fazer uma varredura. Pode ser que seja mais fácil eliminar essas pragas...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Juninho Sampaio Dom Jan 29, 2017 6:30 pm

allexcosta escreveu:
Coder escreveu:Formata, instala linux e seja feliz!

Nem morto. Quero distância daquele câncer.

Rodei o combo fix. Ele tentou baixar umas coisas e deu erro. Achou um arquivo lá e deletou.

Vamos ver se amanhã o conficker dá as caras de novo.

Daquele câncer foi ótimo!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Moshe Bar Elohim Dom Jan 29, 2017 8:14 pm

Coder escreveu:Ubuntu é legal, uso ele para testar meus aplicativos .NET Core

Antigamente eu usava o Mint com dual boot. Não sei se ainda existe, mas foi uma das distros que mais gostei!

Existe. É exceletente também. Outra opção que os advindos do sistema Windows podem se adaptar.
Eu uso este numa VM.

Hoje, praticamente tudo que um Windows tem e faz os Linux também fazem. Basta ter um pouco de conhecimento e procurar os softwares livres.
A questão continua a mesma de alguns anos atrás: alguns fabricantes de hardware e software insistem em ignor Linux, ficando a cargo dos desenvolvedores criarem os drivers.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por allexcosta Dom Jan 29, 2017 8:19 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Hoje, praticamente tudo que um Windows tem e faz os Linux também fazem. Basta ter um pouco de conhecimento e procurar os softwares livres.

Por isso a importância das palavras "praticamente" e "basta".
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Moshe Bar Elohim Dom Jan 29, 2017 8:32 pm

allexcosta escreveu:
Moshe Bar Elohim escreveu:Hoje, praticamente tudo que um Windows tem e faz os Linux também fazem. Basta ter um pouco de conhecimento e procurar os softwares livres.

Por isso a importância das palavras "praticamente" e "basta".
Mas qual a sua aplicação? Você navega nos fóruns, usa para navegar por aí? Redes sociais? Imprime coisas? Usa programas tipo Office? Escuta músicas? Se for uso simples assim você até se adapta com facilidade. Tem ajuda espalhada pra tudo que é lado. Vez por outra também uso estas ajudas para configurar alguma coisinha básica, nada muito difícil de fazer ou impraticável.

Pessoal faz cursinho pré vestibular, aprende física, matemática avançada, análise sintática, faz faculdade, etc. Aprendem a usar MAC, IPhone, Android, Excel e suas fórmulas mirabolantes e uma penca de coisas súper tecnológicas, complicadas ou que envolvem cálculos fabulosos.
Mas quando vai instalar e usar um simples Linux fica todo desanimado, já querendo desistir. É até engraçado.
Não estou falando que você é assim, mas poderia fazer um dual boot aí, né? Ter os dois sistemas e ir mexendo, fuçando.
Atualmente tenho os dois. Quando enjoo do Windows vou pro Linux e fico lá por dias e dias. Quando sinto saudade de viver perigosamente ou bate um certa nostalgia, volto a usar o Windows. haha
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por allexcosta Dom Jan 29, 2017 9:18 pm

Não fico desanimado porque não aprendo. Desanimo porque quero fazer uma coisa mas "ah, isso não tem pra Linux". Horrível isso. E olhe que nem uso office tampouco redes sociais.

Até imagino o pé de microfone que não é arruma um simples driver de rede, de WiFi ou de áudio em um sistema Linux, Deus é mais. Ainda mais pra mim que uso um PC de dez anos atrás.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por SILVIAO Dom Jan 29, 2017 9:53 pm

Editar  o Regedit  como  o Cláudio falou é chato,demorado ,mas é certeiro .
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Moshe Bar Elohim Dom Jan 29, 2017 10:05 pm

allexcosta escreveu:Não fico desanimado porque não aprendo. Desanimo porque quero fazer uma coisa mas "ah, isso não tem pra Linux". Horrível isso. E olhe que nem uso office tampouco redes sociais.  

Até imagino o pé de microfone que não é arruma um simples driver de rede, de WiFi ou de áudio em um sistema Linux, Deus é mais. Ainda mais pra mim que uso um PC de dez anos atrás.
Ok. Só uma pergunta e eu encerro minha participação: você já tentou alguma instalação recente? O Ubuntu, por exemplo? Sua última versão de suporte estendido é a 16.04 LTS. Tem suporte até abril de 2021. Nunca tive problema com rede ou áudio. Já vi instalado em máquinas antigas também. As novas versões vem recheadas de drivers. Computadores antigos também rodam de boas.
Eu no máximo tive que fuçar pra achar o driver da minha Epson, só. No demais foi baixar programas similares aos que usava antes e configurar as coisas ao meu gosto. Típico uso de um usuário comum de Windows.
Mas não estou aqui para te persuadir a nada. Até porquê ainda uso o Windows também. Não sou fanboy de Linux. Digo só para você ir tentando de vez em quando. Claro que se o XP atende a todas as suas necessidades, óptimo! Mas o Linux te dá mais liberdade, digamos assim. Tenta descobrir de onde estou logado agora (país, ip, navegador, sistema, etc.)

SILVIAO escreveu:Editar  o Regedit  como  o Cláudio falou é chato,demorado ,mas é  certeiro .
Tenho certeza que ele instalaria o Linux mas não mexeria nesse treco. Razz  Razz Razz
Eu já salvei sistema copiando e colando o Regedit de outro sistema igual, limpo e do mesmo PC. Qualquer problema depois era só reinstalar os programas ou drivers. Uma outra possível solução para ele seria entrar na restauração do sistema. Só voltar pra uma data remota. Já que tá zicado e ele vai formatar de qualquer jeito, se quiser te mando anexo.
Entra com o CD do Windows ou Linux joga ele na pasta C:\WINDOWS\System32\
.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por allexcosta Dom Jan 29, 2017 10:48 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Ok. Só uma pergunta e eu encerro minha participação: você já tentou alguma instalação recente?

Confesso que não, mas cansei de nego me dizer que Linux faz tudo, que tem driver pra tudo e eu tentar isso aí e ficar sem som, com vídeo medonho, feito um louco desvairado pra instalar a placa de rede.

Mac então, povo acha a melhor coisa do mundo. Aí você precisa da coisa mais simples da face da terra que qualquer pessoa normal consegue de graça aí no Mac você demora um ano pra achar e só pagando $9.99. Não tenho idade pra isso não.

Moshe Bar Elohim escreveu:Tenta descobrir de onde estou logado agora (país, ip, navegador, sistema, etc.)

Ué, vai me dizer que Thor só roda em Linux? Eu hein...

A propósito. O vírus deu uma sumida hoje o dia todo. Não bem o que resolveu (se é que resolveu) porque eu tento 200 coisas ao mesmo tempo, mas obrigado aos que ajudaram. Se ele voltar vou formatar mesmo, mais fácil.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Moshe Bar Elohim Dom Jan 29, 2017 11:06 pm

allexcosta escreveu:
Moshe Bar Elohim escreveu:Tenta descobrir de onde estou logado agora (país, ip, navegador, sistema, etc.)

Ué, vai me dizer que Thor só roda em Linux? Eu hein...
Kproxy. O Forumeiros bloqueia alguns IPs do Thor, não deixa logar. up
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por allexcosta Dom Jan 29, 2017 11:09 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Kproxy.

Tá, beleza... Só roda em Linux isso aí?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Moshe Bar Elohim Dom Jan 29, 2017 11:28 pm

Você não é noob. Sabe um monte de coisas. E a gente aqui se preocupando e tentando ajudar, váh... Só queria um atalho que não soubesse, não é?

Quando formatar e após instalar tudo que você gosta, lembra de copiar o regedit.exe para um pendrive ou CD. É simples mas quase ninguém faz isto. Nem os TIs da vida. Depois só entrar no modo prompt ou segurança e jogar dependendo lá na [Windows] ou [Servicepackfiles/i386] ou [system32].

Ainda bem que resolveu. Boa noite!


Última edição por Moshe Bar Elohim em Dom Jan 29, 2017 11:42 pm, editado 1 vez(es)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por allexcosta Dom Jan 29, 2017 11:38 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Você não é noob. Sabe um monte de coisas. E a gente aqui se preocupando e tentando ajudar, váh... Só queria um atalho que não soubesse, não é?

Não sou noob mas sou anos luz de expert. Só sou velho, você termina aprendendo a formatar, instalar, debugar, essas coisas.

Sim, queria um atalho específico, talvez de alguém que já tenha lidado com o conficker lá no passado e sabe um truque ou outro.

Valeu Moshe!!
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Claudio Seg Jan 30, 2017 7:13 am

Moshe Bar Elohim escreveu:

SILVIAO escreveu:Editar  o Regedit  como  o Cláudio falou é chato,demorado ,mas é  certeiro .
Tenho certeza que ele instalaria o Linux mas não mexeria nesse treco. Razz  Razz Razz
Eu já salvei sistema copiando e colando o Regedit de outro sistema igual, limpo e do mesmo PC. Qualquer problema depois era só reinstalar os programas ou drivers. Uma outra possível solução para ele seria entrar na restauração do sistema. Só voltar pra uma data remota. Já que tá zicado e ele vai formatar de qualquer jeito, se quiser te mando anexo.
Entra com o CD do Windows ou Linux joga ele na pasta C:\WINDOWS\System32\
.

Moshe, na boa... LINUX é S.O. pra quem é da área de TI, pra quem conhece muito além do básico, não é e nunca foi coisa pra usuário final. Windows e Mac OS sim, são para esse público. O problema é que Windows é uma bosta e não funciona, sequer tem o cacoete de um Sistema Operacional sério. Um programa que se diz S.O. que utiliza Registry, DLL e inicia com Ctrl+Alt+Del não pode ser algo sério!


Última edição por Claudio em Seg Jan 30, 2017 8:45 am, editado 1 vez(es)
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por allexcosta Seg Jan 30, 2017 8:43 am

Claudio escreveu:LINUX é S.O. pra quem é da área de TI, pra quem conhece muito além do básico, não é e nunca foi coisa pra usuário final.

Exatamente. Eu sou o cara lá no final, o último da fila. Computador pra mim é só pra fazer o que eu preciso e ponto final. Tipo, uma panela ou um copo. Cozinhou e serviu pra beber água, tô feliz. Se eu preciso instalar um patch pra fritar um ovo já me irrita.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Claudio Seg Jan 30, 2017 8:49 am

^ Mas isso é o normal pra quem não é da área de TI. LINUX é top de linha, mas o que essa turma precisa entender é que não é um S.O. amigável pra quem não é da área. Minha esposa e filho adoram o Mac OS, se viram muito bem sozinhos, mas se colocar um LINUX pra eles, não vão sair do zero, e sou eu quem vai passar a ter problemas com eles!

Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Raul S. Seg Jan 30, 2017 10:34 am

Moshe Bar Elohim escreveu:
Raul S. escreveu:uma recomendação para upgrade (...)
É tudo que ele não quer ou é. Parece que ele não é este tipo de usuário.
15 minutos você quer dizer só para tirar o SSD da embalagem e ler as instruções do rótulo do SSD, né? Não engana o rapaz.  :)
SSD não é plugar, instalar e pronto. Precisa configurar muito bem toda a pré e pós instalação, configurar BIOS (algumas vezes), se não adaptar por HD antigo vai precisar comprar caddy, etc., etc, etc.
Falando assim vai perder a amizade. :P
que terrorismo todo é esse, rapaz?! hahahahahaha minha recomendação é pra quando ele for, e se for,  fazer um upgrade. eu não confiaria nele próprio fazendo, por mais que eu discorde que não seja extremamente simples e indolor. formatar um SSD é coisa de 10 minutinhos no máximo, instalar um Windows 10 via USB, mais 15 minutos; em meia hora ele já estaria navegando de novo, ao contrário de um HDD...

mas enfim... minha resposta à mensagem dele foi a pergunta sobre o sistema/atualização; incentivei a formatação, e a recomendei as ferramentas de verificação da Microsoft que eu uso e que li dizerem resolver esse problema... o SSD ficou de bônus, igual à sugestão de Linux, que eu acho mais descabível ainda.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1778
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Moshe Bar Elohim Seg Jan 30, 2017 1:48 pm

Claudio escreveu:Moshe, na boa... LINUX é S.O. pra quem é da área de TI, pra quem conhece muito além do básico, não é e nunca foi coisa pra usuário final. Windows e Mac OS sim, são para esse público. O problema é que Windows é uma bosta e não funciona, sequer tem o cacoete de um Sistema Operacional sério. Um programa que se diz S.O. que utiliza Registry, DLL e inicia com Ctrl+Alt+Del não pode ser algo sério!
Claudio escreveu:^ Mas isso é o normal pra quem não é da área de TI. LINUX é top de linha, mas o que essa turma precisa entender é que não é um S.O. amigável pra quem não é da área. Minha esposa e filho adoram o Mac OS, se viram muito bem sozinhos, mas se colocar um LINUX pra eles, não vão sair do zero, e sou eu quem vai passar a ter problemas com eles!

Sobre o Windows eu até concordo mas.. cara, meu conhecimento é infinitamente inferior ao seu mas... de quê Linux você está falando?
Não é amigável? É pra gente de TI? Qual será então os sistemas que estou utilizando por todos estes tempos?

Mint e Ubuntu são totalmente amigáveis. Perfeitos para os iniciandos (modo gráfico, claro!).
Na boa, já discutimos com você estas paradas: tem duas senhoras da igreja que frequento que usam o Ubunto de boa, de boa.
Eram ex-usuárias Windows. De tanto pegar pragas e o monte de problemas que nós bem conhecemos, experimentaram o Linux. Estão até hoje, fazem e imprimem trabalhos, navegam, cada uma com seu usuário e login, ou seja, tudo que faziam no Windows.  

Não quero menosprezar ninguém que não gosta ou não consegue lidar com ele, mas se duas senhoras conseguiram eu acho que falta um pouco de empatia e boa vontade das pessoas.

Já utilizei MAC de última geração numa escola TOP e achei muito mais complicado. Pra quem vem do Windows, MAC é um terror. Pessoal da escola onde estava nem conseguia utilizar teclado direito ou mouse que dirá o sistema em si, e só resolveu com máquinas virtuais com Windows, rsrs.

Pára de assustar as pessoas fazendo caveira do Linux, ôh. Elas podem acreditar.  Smile
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por allexcosta Seg Jan 30, 2017 2:36 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:tem duas senhoras da igreja que frequento que usam o Ubunto de boa, de boa.
Eram ex-usuárias Windows.

Elas morreram?

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Jan 30, 2017 2:40 pm

lol!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Moshe Bar Elohim Seg Jan 30, 2017 2:52 pm

allexcosta escreveu:
Moshe Bar Elohim escreveu:tem duas senhoras da igreja que frequento que usam o Ubunto de boa, de boa.
Eram ex-usuárias Windows.

Elas morreram?

Ops... *São.
Um outro mito sobre Linux são os vírus. Sempre dizem que não pega vírus. Quando eu falo pra todo mundo "claro que Linux também pega vírus" o pessoal já aregala os zóio. Nos TIs a pressão arterial aumenta, dá até taquecardia. Mas completo: pega, porém não afeta. Diferente do Windows que se pegar afeta e dá instrução ao sistema. Aí a pressão abaixa, o frequência cardíaca vai voltando ao normal. hehe


Última edição por Moshe Bar Elohim em Seg Jan 30, 2017 3:01 pm, editado 1 vez(es)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Coder Seg Jan 30, 2017 2:59 pm

Linux Mint:

Ajuda com vírus/malware.  12
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por allexcosta Seg Jan 30, 2017 3:20 pm

^ Essa foto aí é pra dizer o quê?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Jan 30, 2017 3:53 pm

que é verde e bonitinho!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Coder Seg Jan 30, 2017 4:03 pm

allexcosta escreveu:^ Essa foto aí é pra dizer o quê?

A semelhança da interface com o Windows...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por allexcosta Seg Jan 30, 2017 4:25 pm

Coder escreveu:A semelhança da interface com o Windows...

Isso eu sei.

Aí tu passa 60 dias pra ter som, mais uns 40 pra achar o driver de vídeo, nada que seus amigos te mandam abre corretamente e você não consegue instalar uma impressora.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Moshe Bar Elohim Seg Jan 30, 2017 4:57 pm

^ Ri Muito
Eu desisto do Allex.
Prefiro aprender usar MAC por método braille ou libras, [Claudius poke ] rsrs.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Jan 30, 2017 5:05 pm

Allex precisa ser catequizado junto com o professor, historiador, inteligente, pensador, escritor, luthier, Bertola.

Esses cabras, você precisa amarrar no vaso pra cagar!
Embarassed
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Coder Seg Jan 30, 2017 5:22 pm

Também desisto! rs
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Vinicius F Seg Jan 30, 2017 5:35 pm

Nada melhor que os tempos de programas MSDos no windows 95 (que ainda eram grande maioria). Pra rodá-los, tinha que fazer algumas mágicas pra liberar a memória convencional no autoexec.bat e config.sys.

Já usei o Linux durante um tempo e não gostei muito. A não ser que procure segurança a nível empresarial (e existem outros sistemas específicos para isso, como o velho swift dos bancos), o windows tá de bom tamanho mesmo. Acho que as versões mais novas evoluíram bastante em segurança em relação às anteirores, principalmente a partir do 7. Tem que fazer um esforço enorme pra pegar vírus nas versões mais novas, ao contrário do que acontecia com o 2000/XP...
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por SILVIAO Seg Jan 30, 2017 7:21 pm

MsDOS é o precision dos sistemas operacionais .Unix /Linux /FreeBsd é pegar um cara que nunca tocou baixo ,jogar um TRB 6 na mão dele e mandar ele tocar Nico .
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Raul S. Seg Jan 30, 2017 7:32 pm

concordo co o Vinícius; e, pessoalmente, acho que o problema é ainda maior: a manutenção do sistema e o comportamento do usuário... parafraseando uma campanhada sobre o HIV da MTV do final da década de 1990: "não existe grupo de risco; existe comportamento de risco".

sistema desatualizado (com atualização ativamente desabilitada), programas piratas (tanto pelo programa em si, "crack" ou gerador de serial, quanto pela fonte de onde arrumou), acesso a links e páginas não seguras (seja ativamente, por acesso a popups e links deconhecidos, etc.), e arquivos de modo geral, baixados de fonte não segura...

na minha opinião, esses são os principais motivos pelos quais acredito que tem usuário que vai pegar vírus até na torradeira! nesses casos essa versões do linux funcionariam para proteger o hardware do usuário, e não o contrário... junto com isso, vem a frustração de não encontrar os programas que desejam/precisam. existem programas similares e equivalentes? sim, mas não é isso que o usuário quer, isso é o que o cara de TI quer.

concordo que se adaptar ao sistema operacional é super rápido; passei uns dias há 5 anos brincando com uma versão do Kalango e consegui me adaptar mais rápido do que com Mac OS; que também não é nenhum bicho de sete cabeças.

mas eu, p.ex. não teria vantagem alguma em ambiente linux (nem Mac no caso): os programas que uso para trabalhar não rodam na plataforma... apenas uma pequena parte da minha biblioteca de jogos roda na plataforma... eu teria que usar uma máquina virtual (que aliás é uma das coisas mais seguras que dá pra se fazer, e acredito que resolveria os problemas dos vírus dessas pessoas), mas rodar um sistema dentro de outro me dá preguiça.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1778
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Vinicius F Seg Jan 30, 2017 7:45 pm

Com certeza, Raul, o comportamento do usuário é essencial para pegar essas pragas. E o usuário avançado (que seria o "alvo" do Linux) costuma ter umas manhas a mais, que usuários comuns não conhecem, como criar uma conta sem direitos administrativos só para executar essas operações mais "arriscadas", ou mesmo navegar pela internet, com um risco muito menor.

Fora o que você falou de compatibilidade. Softwares de engenharia que eu costumo usar só rodam em linux através de máquinas virtuais, mas como esses softwares já são bem "pesados" e a máquina virtual costuma consumir bastante recurso também, ficam bem lentos. Deixa o Windows mesmo que atualmente está ótimo. Acho que passou da hora de largar o mantra que esse SO é muito inseguro para o usuário comum...
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por arturbmallmann Seg Jan 30, 2017 8:27 pm

allexcosta escreveu:
Nem morto. Quero distância daquele câncer.

Rodei o combo fix. Ele tentou baixar umas coisas e deu erro. Achou um arquivo lá e deletou.

Vamos ver se amanhã o conficker dá as caras de novo.
affraid

Existem diversas distribuições fáceis de usar. O maior problema é encontrar um técnico de informática que prepare o ambiente para o usuário e usuários dispostos a pagar por assistência técnica no linux. Você não precisa ser nenhum Guru do Linux se for usá-lo para básicos do dia a dia. Quando eu trabalhava como técnico de informática via pessoas trazendo o computador toda a hora para a assistência por causa de vírus ou para instalar programas básicos. Vejo muitos usuários que tinham Linux desistindo na primeira dúvida ou problema, muitos por que alguns técnicos simplesmente não sabem ajudar o usuário e falam besteira.

Mas de qualquer forma o allexcosta deixou claro que não quer usar linux, e provavelmente tem seus motivos. Então recomendá-lo neste caso não é a solução(mesmo sendo uma boa ideia hahahhah).
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com vírus/malware.  Empty Re: Ajuda com vírus/malware.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos