Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pessoas que possuem secretários(as) do lar

+7
Mauricio Luiz Bertola
carimbass
Willian Casagrande
Rico
cardozo
rafael.buzzi.andrade
allexcosta
11 participantes

Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por allexcosta Qui Fev 16, 2017 7:38 am

Isso sempre me causou estranheza...

Entendo que há pessoas extremamente ocupadas, já fui uma delas trabalhando 16 horas por dia (e nunca deixei de fazer minha comida ou limpar minha casa), assim como entendo o conceito em caso de doença quando a pessoa mora sozinha e tal...

Mas, de modo geral, tem uma pessoa que não é da sua família dentro da sua casa que cozinha sua comida, lava seu prato, cuida do seu filho e limpa o lugar onde você defeca? Como que é isso? Por que existir isso? Que sociedade estranha é essa?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Fev 16, 2017 7:57 am

Qualidade de vida? Talvez?

Eu tenho uma pessoa que vem uma vez por semana pra dar um trato na casa. Fazer a limpeza que é demorada: Garagem, vidros, calçada, cantos chatos. Essas coisas. E não é tudo isso que ela faz toda semana também.

O tempo que ela usa pra fazer tudo isso é muito menor do que eu usaria. E o valor que ela cobra (eu não digo o quanto vou pagar. Ela faz o preço dela e eu não fico chorando) é acessível pra mim. Por que não?
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1909
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por cardozo Qui Fev 16, 2017 8:29 am

Eu tenho há muitos anos. Carteira assinada sempre, nenhuma pendência.

Questão de necessidade, praticidade, conforto e possibilidade.

Confesso que está ficando pesado o pagamento, mas nos ajeitamos para não precisar mandar a pessoa embora.

Enquanto puder pagar e a necessidade existir, não abro mão.

Que mal há?
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por allexcosta Qui Fev 16, 2017 8:32 am

cardozo escreveu:Que mal há?

Questão de conceito.

Um estranho limpar SUA sujeira dentro da SUA casa? Não entendo...

É igual chefe pedir pra empregado pegar café ou algo assim. Existem coisas que são pessoais, como pegar um café ou lavar o prato que você come dentro da sua casa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por cardozo Qui Fev 16, 2017 8:33 am

Professor particular de música também custa caro. Você pode estudar sozinho, concorda?

Baixo bom custa caro. O barato faz a mesma coisa. Para que gastar dinheiro com isto?

As pessoas são diferentes. As necessidades e possibilidades também.

Não deveria ser tão difícil entender estas coisas.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por Rico Qui Fev 16, 2017 8:34 am

Gosto de cozinhar.

Não suporto a ideia de alguém de fora mexendo nas minhas roupas ou gavetas...

Agora, tem de limpar fogão, geladeira, lavar quintal, tirar pó das coisas... Isso eu prefiro que alguém faça. Tenho muito pouco tempo disponível, gosto de viver num ambiente limpo e organizado, mas nao gosto de fazer.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por cardozo Qui Fev 16, 2017 8:36 am

allexcosta escreveu:
cardozo escreveu:Que mal há?

Questão de conceito.

Um estranho limpar SUA sujeira dentro da SUA casa? Não entendo...

É igual chefe pedir pra empregado pegar café ou algo assim. Existem coisas que são pessoais, como pegar um café ou lavar o prato que você come dentro da sua casa.

Entendi.

Não, confesso que não é legal. Existem algumas outras coisas que são piores ainda que isso.

Questão de custo/benefício. Não dá para ter tudo e, no final, acostuma-se.

A conveniência ganha.

cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por allexcosta Qui Fev 16, 2017 8:42 am

cardozo escreveu:Professor particular de música também custa caro. Você pode estudar sozinho, concorda?

Baixo bom custa caro. O barato faz a mesma coisa. Para que gastar dinheiro com isto?

As pessoas são diferentes. As necessidades e possibilidades também.

Não deveria ser tão difícil entender estas coisas.

Estamos falando de coisas diferentes. Alguém te ensina algo, tudo bem. Mas você limpa sua sujeira. Isso é universal... Nego deixa uma pessoa estranha lavar suas cuecas e limpar seu cocô grudado na latrina. Isso é normal pra você?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por Willian Casagrande Qui Fev 16, 2017 10:12 am

A empregada doméstica é uma herança da escravidão. A ideia de ter alguém que cuide de afazeres domésticos para se ter tempo livre veio daí. Mesmo que legalizado, é um emprego que tem raízes na nossa sociedade colonial escravista. Por isso que se você for em outros países verá que esse serviço praticamente não existe e, se existe, tem uma relação bem diferente. São serviços pontuais, geralmente muito caros. Esse negócio de ter quartinho de empregada, por exemplo, é herança de casa grande também. Só tem aqui.
Aliás, ninguém nunca se perguntou porque a regularização do trabalho doméstico veio décadas e décadas depois da CLT, como se não fosse um trabalho moderno?
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por carimbass Qui Fev 16, 2017 10:36 am

Temos uma pessoa trabalhando em casa, não vejo problema nenhum... Lógico, que a tratamos com respeito da mesma forma que tratamos os funcionários da nossa empresa... Temos uma relação de trabalho, ela faz o Serviço X e recebe sua remuneração dentro da lei... Tenho sentido que essa "Mordomia" está prestes a acabar pois está ficando inviável o pgto mas enquanto tiver condições...

Exemplificando minha rotina:

Acordo as 06:30 e saio para trabalhar ( abrir a empresa ), minha esposa fica em casa para fazer o acompanhamento escolar com minha filha.

12:00 Retorno para o almoço, pego minha filha para levar na escola e minha esposa vem para empresa trabalhar na parte da tarde

Fechamos a empresa as 19:00, pegamos nossa filha e chegamos em casa as 20:00

22:00 Estamos deitados para dormir ( quase sempre )



Claro que se não tivesse condições de pagar alguém teríamos que dar um jeito, comeríamos em restaurantes, e pagaríamos uma diarista 3 vezes por semana, lavaríamos a roupa em uma lavanderia, porém por enquanto esse custo é mais alto do que ter alguém dando expediente na minha casa... Se o trabalho é legalizado na minha opinião segue o jogo...

Trabalho 12 horas por dia, Gasto 2 Hrs no Transito todo dia, Durmo 7 Hrs por noite, Sobram 3 HRs "Livres" pra mim ( ainda tenho que ler, fazer exercício, ficar com minha filha e etc... )

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 16, 2017 1:20 pm

Willian Casagrande escreveu:A empregada doméstica é uma herança da escravidão. A ideia de ter alguém que cuide de afazeres domésticos para se ter tempo livre veio daí. Mesmo que legalizado, é um emprego que tem raízes na nossa sociedade colonial escravista. Por isso que se você for em outros países verá que esse serviço praticamente não existe e, se existe, tem uma relação bem diferente. São serviços pontuais, geralmente muito caros. Esse negócio de ter quartinho de empregada, por exemplo, é herança de casa grande também. Só tem aqui.
Aliás, ninguém nunca se perguntou porque a regularização do trabalho doméstico veio décadas e décadas depois da CLT, como se não fosse um trabalho moderno?
O Allex pensa a Realidade Brasileira como se fosse um gringo...
Até entendo... Mas o curioso são os juízos de valor que ele faz...
Ainda estou para entender se é espanto (o que é estranho, pois ele saiu do Brasil já adulto...), deslumbramento com "o Norte Maravilha", ou algum tipo de ideologia que quer que o Brasil seja (ou fosse), como os EUA... O que seria de um irrealismo até ingênuo...
Mas, o mais curioso é que esse tipo de "ideologia" (ou seja lá o que for...), pode ser imobilista em vários sentidos: Não o faz buscar estudar os "porquês" (sim, confesso - isso é trabalhoso...), nem as formas de, dentro das possibilidades, mudar alguma coisa(sim, confesso - isso leva tempo...). Mas questionamentos sempre são bem-vindos (ao contrário dos fanáticos, que não questionam nada e vivem em uma Realidade à parte), e eu o admiro por isso...
O curioso é que conheço alguns gringos que tem os mesmos questionamentos dele, mas não fazem juízo de valor; vêem tais coisas (como o tema em questão), como uma característica da estrutura histórico-social brasileira, estranha, à princípio para eles, mas compreensível dadas as características da sociedade brasileira.
Já em relação ao tema em questão, como o carimbass, acima colocou, não vejo nada de errado nisso, desde que haja conduta legal (em todos os sentidos). É uma característica e uma possibilidade de nossa sociedade, e, sem juízo de valor, é algo que faz parte de nossa formação histórico-social.
Não temos empregada em nossa casa (somos 4 aqui, inclusive nossa "filhotinha de 4 patas"!), não temos dinheiro para isso, e eventualmente temos uma faxineira que aqui trabalha uma ou duas vezes por mês, como, aliás, acontece também lá no "Norte Maravilha"... Minha esposa (que está desempregada...) cuida da maior parte, com a minha ajuda.


Última edição por Mauricio Luiz Bertola em Qui Fev 16, 2017 1:26 pm, editado 1 vez(es)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por cardozo Qui Fev 16, 2017 1:21 pm

Este tópico é meio que Pegadinha do Mallandro.

Não é preciso justificativa. Basta que a relação entre empregador x empregado seja justa e respeitosa para todos.

Minha residência está longe de ser um lugar insalubre para qualquer um que lá trabalhe.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por Coder Qui Fev 16, 2017 1:23 pm

Não vejo nenhum problema, desde que não mexa nos meus equipamentos! rs
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por Willian Casagrande Qui Fev 16, 2017 3:00 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Já em relação ao tema em questão, como o carimbass, acima colocou, não vejo nada de errado nisso, desde que haja conduta legal (em todos os sentidos). É uma característica e uma possibilidade de nossa sociedade, e, sem juízo de valor, é algo que faz parte de nossa formação histórico-social.
Não temos empregada em nossa casa (somos 4 aqui, inclusive nossa "filhotinha de 4 patas"!), não temos dinheiro para isso, e eventualmente temos uma faxineira que aqui trabalha uma ou duas vezes por mês, como, aliás, acontece também lá no "Norte Maravilha"... Minha esposa (que está desempregada...) cuida da maior parte, com a minha ajuda.

Sim, é característico do Brasil, e só pode ser entendido segundo o nosso desenvolvimento social e histórico. É uma característica de uma sociedade que, embora tenha entrado em um estágio de capitalismo pleno há mais de um século, ainda mantém relações de trabalho específicas de um país periférico. Ou seja, temos uma informalidade enorme porque é impossível não ter, já que não há pleno emprego possível, então esses sobrantes vão buscar formas de trabalho que estão fora do padrão de "trabalho assalariado livre capitalista" como a gente vê nos livros de história da Europa. Com uma modernização tímida, porém real, provocada pela nossa modernização como país, industrialização e tudo mais, chegamos ao ponto de reduzir essas formas de trabalho e substituí-las por outras. No entanto, essa ficou, não sei bem o porquê, mas, que é uma herança, é. Algo que favorece bastante isso é que as famílias de classe média e classe média/alta se veem na necessidade de contratar uma empregada porque não têm tempo, o que é verdade, já que o tempo do trabalho consome grande parte do nosso dia, tanto dos trabalhadores mais pobres quanto dos que nem são pobres, o que aliás é outra característica das economias dependentes: jornadas de trabalho de muitas horas diárias. Essas famílias podem pagar, então elas contratam.
Já viu aqueles negócios de mulheres que viram empregadas domésticas e que são filhas e netas de empregadas domésticas e por aí vai? É uma perpetuação desse modo de vida e reprodução de uma condição que, pra mim, já teria que ter sido extinta. Eu gostaria de uma sociedade na qual as pessoas se responsabilizassem pelos seus afazeres domésticos, dividindo tarefas à revelia do gênero e tudo mais, para que esses cidadãos aí pudessem fazer outra coisa que lhes apetecesse mais do que limpar latrinas de desconhecidos...


Última edição por Willian Casagrande em Qui Fev 16, 2017 3:12 pm, editado 1 vez(es)
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por allexcosta Qui Fev 16, 2017 3:02 pm

Só pra adicionar informação, isso me causa estranheza desde criança. Minha casa nunca teve secretária e eu ia nas casas dos colegas e via as mães e eles próprios fazendo nada enquanto uma pessoa de pele escura os servia. Eu perguntava a mim mesmo: será que não se sentem mal?

Meu avô, por exemplo, pegou um menino negro "pra criar e ajudar a mãe", que era a forma que se falava antigamente quando você queria um semi-escravo que trabalhava por teto e comida.

Termina que meu avô perdeu uma casa de quatro quartos no centro de Salvador quando o semi-escravo passou a entender as coisas da vida.

A enorme maioria das casas funcionaria perfeitamente se cada um limpasse o que suja e fizesse um mutirão semanal de limpeza.

Entendo que há exceções como casal que trabalha fora com criança pequena, alguém que precisa de cuidados especiais, etc...

Na verdade o que me levou a abrir esse tópico foi que lembrei de um texto que alguém postou aqui sobre a Holanda que dizia algo como "a importância de cada um limpar o seu vaso sanitário".

Há todo um simbolismo por trás de uma pessoa de pele mais escura que a sua limpar o lugar onde você deposita seus excrementos.

Povo aqui vive dizendo que o Brasil é uma piada por conta do Lula, do Temer, do Pedro II, do Cabral, etc...

E não é. O Brasil é uma piada por conta de cada um de nós.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por Coder Qui Fev 16, 2017 3:09 pm

^ Allex, depende... As famílias de hoje passam o dia fora trabalhando... Acabou aquela história da mãe ficar em casa para cuidar dos filhos... Quem tem um poder aquisitivo melhor, contrata uma empregada... Quem não tem, deixa os filhos na creche e se mata o final de semana limpando a casa... A situação é bem essa citada pelo carimbass... No meu ponto de vista não tem nada de errado, a pessoa ta sendo remunerada, tem horários e carteira assinada... Pra mim é um trabalho como outro qualquer...

Agora, uma dondoca que tem todo o tempo livre, contratar uma pessoa pra limpar a própria sujeira, sei lá, pra mim também é estranho... Eu mesmo não conseguiria... Aqui em casa já tivemos uma pessoa mas desistimos pq as vezes minha mãe ou até eu começavamos a ajudar, aí vimos que realmente não precisávamos ... Eu não me sinto bem com outra pessoa fazendo algo por mim. Até no taxi, sempre peço para sentar na frente pois não me sinto confortável no banco de trás com alguém dirigindo pra mim! hehehe
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 16, 2017 4:35 pm

O Brasil é uma piada por conta de cada um de nós.
Ou seja, se não se pode culpar quem de direito culpa-se a cada um de nós?
Allex, essa ideologia é ahistórica e é imobilista no sentido que transfere para o indivíduo aquilo que é histórico e resultado de uma estrutura social injusta. E porque "piada" (talvez, "sem graça"...); Imagina se você tivesse nascido no Paraguai ou em Burkina Faso?
Dizer que cada um de nós é "culpado" por essa estrutura é fácil e não atinge os verdadeiros "culpados": O brutal colonialismo, a escravidão multissecular e generalizada, e as Elites (daqui e lá de fora) que se beneficiavam (se se beneficiam) dela. E incita a NÃO lutar contra isso coletivamente (que é a única forma de se ter sucesso contra tal coisa), não nos conscientizarmos disso; e é fruto de um revisionismo de direita nefasto e ideológico (no mal sentido do termo), cujo objetivo é colocar tudo nas costas do indivíduo, e não da Sociedade injusta em que ele vive. É ideologia pura dizer que a sociedade é fruto de ações individuais. Isso não muda nada.
Ademais, é bem típica do individualismo burguês, em que o indivíduo é centro de tudo. Não é, nunca foi...
A sua tomada de consciência precoce dessa problemática demonstra sua sensibilidade e inteligência, mas a forma como você "vê" a questão, apesar de positiva, "atira no que viu, e acerta no que não viu".
A Sociedade Brasileira é (formou-se) Patriarcal e Escravista (mesmo antes de Gilberto Freire já se sabia disso), e essa "mecânica" permeia a mesma de cima à baixo, e, "não limpar seu vaso" (e etc) é resultado dessa estrutura: Tem sempre um "escravo" para fazer aquilo que você não quer fazer, e (quase) todos pensam e agem assim, sem nem perceber, pois essa é a estrutura ideológica que sustenta essa Sociedade.
Você percebe pois foi "agraciado" com a possibilidade comparação com outras sociedades, e é uma pessoa consciente. Quantos "coxinhas" falam a mesma coisa que você, elogiando o "Norte Maravilha", mas não abrem mão dos seus "escravos"? A classe média brasileira é ignorante, hipócrita e "escravista".
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por Willian Casagrande Qui Fev 16, 2017 4:53 pm

Coder escreveu:Pra mim é um trabalho como outro qualquer...

Gozado, isso sempre vem à tona: por que a gente fala tanto isso? A gente naturaliza o mundo como ele é com essas afirmações. Limpar chão, cuidar do filho dos outros, bem, é um trabalho que alguns tipos que estão lá embaixo na escala social fazem, e eles próprios sabem que é um negócio ruim. Tanto que muita gente que fez isso a vida toda quer que o filho se forme, seja professor, jornalista, dentista, seja lá o que for.
Então, não é um trabalho como outro qualquer, não. Não é a mesma coisa que ser médico, diplomata, cirurgião plástico de celebridade.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 16, 2017 4:58 pm

Willian Casagrande escreveu:
Coder escreveu:Pra mim é um trabalho como outro qualquer...

Gozado, isso sempre vem à tona: por que a gente fala tanto isso? A gente naturaliza o mundo como ele é com essas afirmações. Limpar chão, cuidar do filho dos outros, bem, é um trabalho que alguns tipos que estão lá embaixo na escala social fazem, e eles próprios sabem que é um negócio ruim. Tanto que muita gente que fez isso a vida toda quer que o filho se forme, seja professor, jornalista, dentista, seja lá o que for.
Então, não é um trabalho como outro qualquer, não. Não é a mesma coisa que ser médico, diplomata, cirurgião plástico de celebridade.
Concordo William.
Pode até ser um trabalho digno como outro qualquer, mas ninguém de classe média quer...
Ele reflete uma clivagem de classe, além da estrutura histórico-social brasileira.
O que eu ouço de pessoas de classe média (onde me situo), dizendo que a legislação trabalhista para os empregados domésticos tornou-os caros...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por allexcosta Qui Fev 16, 2017 5:09 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Ou seja, se não se pode culpar quem de direito culpa-se a cada um de nós?

Não, lógico que não.

Claro que eu poderia culpar o capitalismo malvadão, a burguesia invisível bicho-papona, etc...

Mas pra mim o problema está neles e em nós.

Será que a gente vai sempre ser vítima? Se a gente vivesse 1000 anos estaríamos aqui discutindo esse assunto no ano 3000 e vocês dizendo: o problema do Brasil é a colonização de exploração e as elites.

Será que não deu ainda?

Que tal não dar o jeitinho, não procurar seu amigo funcionário público pra furar a fila, não deixar outra pessoa limpar seu próprio cocô, não estacionar na vaga de deficiente?

Não, eu só faço isso porque a elite é malvadona. Se não fosse o Sarney, eu não furaria fila, só peguei essa caneta porque o Lula é ladrão.

Até quando?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 16, 2017 5:25 pm

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Ou seja, se não se pode culpar quem de direito culpa-se a cada um de nós?

Não, lógico que não.

Claro que eu poderia culpar o capitalismo malvadão, a burguesia invisível bicho-papona, etc...

Mas pra mim o problema está neles e em nós.

Será que a gente vai sempre ser vítima? Se a gente vivesse 1000 anos estaríamos aqui discutindo esse assunto no ano 3000 e vocês dizendo: o problema do Brasil é a colonização de exploração e as elites.

Será que não deu ainda?

Que tal não dar o jeitinho, não procurar seu amigo funcionário público pra furar a fila, não deixar outra pessoa limpar seu próprio cocô, não estacionar na vaga de deficiente?

Não, eu só faço isso porque a elite é malvadona. Se não fosse o Sarney, eu não furaria fila, só peguei essa caneta porque o Lula é ladrão.


Até quando?

Allex, mas é isso mesmo...
O problema são eles e nós também, pois o povo foi formado nisso! E é sim VÍTIMA disso. Mas acontece que atualmente tem sido propagada uma ideologia (que vc "comprou"...) de que a resposta é esse individualismo que vc fala aí acima. Tanto dar "jeitinho" quanto ficar falando de "vitimização", de "fazer o meu", é INDIVIDUALISMO, e não leva à nada...
Não, eu só faço isso porque a elite é malvadona. Se não fosse o Sarney, eu não furaria fila, só peguei essa caneta porque o Lula é ladrão.
Mas as Elites são malvadonas sim, e devem ser escorraçadas, mas isso não é você quem vai fazer sozinho, nem é A, ou B, ou C fazendo o certo, é toda uma sociedade. Senão, não muda mesmo....
Essa conversa de individualismo, de "temos que mudar à nós mesmo", que "o brasileiro é corrupto por natureza", é EQUIVOCADA e nada muda, é tão imobilista quanto deixar tudo como está...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por carimbass Qui Fev 16, 2017 5:42 pm

Alex,

Não tenho dados, mas você acredita que se amanhã todos mundo fizesse o que você esta dizendo... Como ficaria essa mão de obra? Trabalharia em que? Uma coisa é uma situação de pleno emprego, outra é como no nosso caso onde a conta nunca fechou... Você não acha que de certa forma o mercado se regula? Tipo se começar a aparecer emprego em outras áreas menos "humilhantes"é natural que essa mão de obra fique escassa e por consequência mais cara...

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 16, 2017 5:58 pm

carimbass escreveu:Alex,

Não tenho dados, mas você acredita que se amanhã todos mundo fizesse o que você esta dizendo... Como ficaria essa mão de obra? Trabalharia em que? Uma coisa é uma situação de pleno emprego, outra é como no nosso caso onde a conta nunca fechou... Você não acha que de certa forma o mercado se regula? Tipo se começar a aparecer emprego em outras áreas menos "humilhantes"é natural que essa mão de obra fique escassa e por consequência mais cara...
Grande quantidade de pessoas no Brasil não tem qualquer qualificação, e o mercado de trabalho formal é restrito. Ou seja: O trabalho doméstico, mesmo com suas conotações histórico-sociais, é fundamental para as classes mais baixas. Inclusive, com a atual "legalização" do trabalho doméstico, e com as exigências trabalhistas, muita gente de classe média, foi forçada a despedir empregados domésticos, o que causou desemprego e problemas sociais....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por allexcosta Qui Fev 16, 2017 6:12 pm

Então, professor, você tá dizendo que essa idéia de que cada um deve fazer sua parte foi incutida nas nossas mentes por essa elite malvadona para continuar nos controlando?

Será?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 16, 2017 6:18 pm

allexcosta escreveu:Então, professor, você tá dizendo que essa idéia de que cada um deve fazer sua parte foi incutida nas nossas mentes por essa elite malvadona para continuar nos controlando?

Será?
Não.
O que estou dizendo é que transformar isso em verdade absoluta, em "ponto focal" do aperfeiçoamento das relações sociais, é discurso ideológico como qualquer outro, mas, principalmente pode ser um discurso individualista. Ninguém faz nada ou consegue nada (socialmente falando), sozinho.
Conheces bem o ditado: "Together we stand; divided, we fall..."
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por allexcosta Qui Fev 16, 2017 6:54 pm

^ Hmmmm...

Mas por que o que você defende pode ser considerado verdade absoluta e o que alguém que discorda de você defende não pode?

Nesse tópico só fez sentido pra mim mesmo o que o Willian escreveu.

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Fev 16, 2017 10:26 pm

Quando meus filhos eram pequenos e morávamos numa casa bem grande, tínhamos empregada doméstica em casa. Mas fazia questão de ter horário comercial e sempre paguei todos os direitos trabalhistas e registro em carteira. E isso era nos anos 80. Nunca empregada dormiu em casa e nunca trabalhou sábado. A empregada ficou uns 12 anos. Acompanhou o crescimento dos meus filhos. Mas nunca me sentia a vontade com ela em casa. Eu nunca a via. A não ser quando entrava em férias, por exemplo. Mas realmente é uma situação constrangedora. Troquei de casa recentemente e uma coisa que deixou todos em casa grilado, foi que o apartamento foi anunciado como 3 quartos. Mas na realidade tinha 4. Mas na planta oficial, registrada na prefeitura, consta como quarto de criada essa última suíte... Bem estranho. Hj esse quarto, que foi transformado em escritório, será meu futuro estúdio.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 16, 2017 10:51 pm

allexcosta escreveu:^ Hmmmm...

Mas por que o que você defende pode ser considerado verdade absoluta e o que alguém que discorda de você defende não pode?

Nesse tópico só fez sentido pra mim mesmo o que o Willian escreveu.

Trata-se de décadas de estudo e pesquisa. E não de "verdades absolutas", coisa, que, aliás, não existe e óbviamente não defendo...
Estou falando de formas ideológicas, e o que o William colocou é algo semelhante ao que coloquei.
Talvez você não tenha entendido que o que eu disse é que tomar essa coisa de individualismo, de atitudes individuais (sejam elas boas, "corretas" ou não), como o "ponto focal" de uma mudança social, não funciona. Só relações coletivas, só trabalho social, de conjunto, de classe, pode trazer mudanças sociais.
Concordo com você que devemos fazer o nosso, e o certo (aliás, é o que tento fazer), mas achar que isso vai trazer "mudanças sociais", é equívoco.
Ademais, não me expressei bem acima...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por Willian Casagrande Sex Fev 17, 2017 10:04 am

carimbass escreveu:Como ficaria essa mão de obra? Trabalharia em que? Uma coisa é uma situação de pleno emprego, outra é como no nosso caso onde a conta nunca fechou... Você não acha que de certa forma o mercado se regula? Tipo se começar a aparecer emprego em outras áreas menos "humilhantes"é natural que essa mão de obra fique escassa e por consequência mais cara...

A pergunta nem foi pra mim, mas vou me intrometer. O que chamamos de "autorregulação" seria uma forma de todos se manterem ocupados, seja trabalhando na informalidade ou regularizadamente, por CLT etc.? Esse termo é curioso, porque isso sempre existiu, já que não há outra forma de sobreviver, inserido no capitalismo e se você não for dono de algo, sem vender sua força de trabalho, seja de forma legalizada ou não. A questão é que por sermos uma economia dependente, as relações de troca entre nós e os países centrais são necessariamente desiguais no sentido de que o que a gente exporta vale menos e o que a gente importa, mais. Algo que uns, como o economista argentino Raul Prebisch, um liberal heterodoxo com ideias interessantes, chamam de deterioração dos termos de troca. Então, a economia é necessariamente dependente e exportadora de capitais, o que aprofunda a dependência (o Bertola entende disso bem mais do que eu e pode me corrigir se eu estiver falando asneira).
O que isso tem a ver com empregada doméstica e mercado de trabalho? Tudo. Uma economia dependente faz com que o quinhão que fica aqui, fora o que é exportado em forma de capital (e que se esvai para a dívida pública, metade do PIB), tenha que bastar para que exista lucro, pague as contas, pague os impostos (o que se paga, que não é lá tudo isso para quem é grande empresário) e pague força de trabalho. Para isso, o trabalhador tem que necessariamente ser superexplorado, trabalhar além da conta, mais horas do que um igual europeu ou norte-americano. Os salários também têm de ser menores para que as taxas de lucro sejam maiores. A maioria da população não consegue ser abarcada por um mercado de trabalho típico, regularizado pelas legislações modernizadoras, como a CLT de Vargas (que existia na Europa uns 70 anos antes...).Tanto que o varguismo legalizou parte da classe trabalhadora, não ela toda. O que sobra são essas ocupações tipicamente periféricas: trabalhador doméstico, os informais que têm 3 bicos para viver com o salário de um etc. A gente quer incluir todo mundo, mas o negócio é, por excelência, restrito. É para poucos, embora esses que estão fora sejam cruciais para diminuir o salário dos que estão dentro. No fim das contas, não tem fora...
Só se muda isso com uma série de reformas, ao meu ver: trabalhista, educacional, previdenciária. Não essas coisas horrorosas que estão fazendo, porém. Você não emprega trabalhadores a mais se não reduzir a jornada de trabalho, por exemplo. Mas, se reduzir, isso esbarra no aumento de custos, que vai encarecer o produto, que vai para o mercado mundial defasado e por aí vai. Na indústria, já não se compete há muito tempo, então pioraria a situação. Por isso a dificuldade: o negócio é contraditório.


Última edição por Willian Casagrande em Sex Fev 17, 2017 10:15 am, editado 1 vez(es)
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Fev 17, 2017 10:13 am

William, a sua citação do Prebisch é correta, e coloca uma questão que os liberais querem convenientemente esquecer: As economias centrais ditam de várias formas os preços do comércio internacional, sempre favorecendo a sí mesmas, e isso impede as economias em desenvolvimento de "chegarem lá".
No mercado de trabalho a questão é como você falou, e isso é fruto do processo histórico de formação desse mercado no Brasil, e, entender essa questão é o 1º passo para tomar medidas que melhorem tais questões; mas isso leva tempo, muito tempo, e ainda há as oscilações da economia capitalista mundial ao qual o Brasil está submetido, e que, dada a natureza da nossa economia, são inevitáveis em seu impacto aqui...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por carimbass Sex Fev 17, 2017 6:52 pm

Só sei que ontem foi dia de pagar a quinzena aqui em casa,  a sensação que fica é Muito pra quem paga e Pouco pra quem recebe... Tá difícil... Crying or Very sad

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por rafacar Sex Fev 17, 2017 7:35 pm

Então segundo a esquerda o cardozo é um escravagista, racista, fascista... Ri Muito Ri Muito Ri Muito
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por cardozo Sex Fev 17, 2017 8:43 pm

rafacar escreveu:Então segundo a esquerda o cardozo é um escravagista, racista, fascista...  Ri Muito Ri Muito Ri Muito

E se tivesse que me definir politicamente, sou de esquerda.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por Willian Casagrande Seg Fev 20, 2017 9:21 am

rafacar escreveu:Então segundo a esquerda o cardozo é um escravagista, racista, fascista...  Ri Muito Ri Muito Ri Muito

Segundo a sua ideia de esquerda, pode ser. Mas, na verdade, não Very Happy
Às vezes eu não compreendo certas coisas. Gastamos um tempo jogando luz sobre o debate da formação social do mercado de trabalho brasileiro, que possibilitou que essas ocupações crescessem. Aí, você desqualifica toda a discussão só pra ~causar~, sem contribuir com um argumento sequer. Não que eu estivesse com expectativas disso...
Mas, c'est la vie..
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por rafacar Seg Fev 20, 2017 9:49 am

Willian Casagrande escreveu:
rafacar escreveu:Então segundo a esquerda o cardozo é um escravagista, racista, fascista...  

Segundo a sua ideia de esquerda, pode ser. Mas, na verdade, não Very Happy


Ah não né, eu lembro muito bem do alvoroço que a esquerda fez com essa foto:

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Protesto_baba_kyb_D_U102653525935k9_B_1024x768_GP
pic upload
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por Willian Casagrande Seg Fev 20, 2017 10:02 am

^ Lembro disso. São dois cidadãos de classe média-alta, com sua empregada levando os filhos numa manifestação pelo impeachment. Isso não cancela nada do que estávamos discutindo antes. Inclusive, comprova o que eu disse num textão acima...
Aliás, de que "esquerda" você está falando? Há muitas e conheço muita gente de esquerda que não caiu nas análises rasas que fizeram dessa imagem, que diz muita coisa, menos o que muita gente apregoou: que eram "fascistas" na rua...
E eu não chamo os outros de "fascista", "escravagista" etc. sem que essas pessoas de fato sejam isso. Não banalizo conceitos.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por allexcosta Seg Fev 20, 2017 10:51 am

Willian Casagrande escreveu:Não banalizo conceitos.

Feio né?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Fev 20, 2017 11:20 am

Willian Casagrande escreveu:^ Lembro disso. São dois cidadãos de classe média-alta, com sua empregada levando os filhos numa manifestação pelo impeachment. Isso não cancela nada do que estávamos discutindo antes. Inclusive, comprova o que eu disse num textão acima...
Aliás, de que "esquerda" você está falando? Há muitas e conheço muita gente de esquerda que não caiu nas análises rasas que fizeram dessa imagem, que diz muita coisa, menos o que muita gente apregoou: que eram "fascistas" na rua...
E eu não chamo os outros de "fascista", "escravagista" etc. sem que essas pessoas de fato sejam isso. Não banalizo conceitos.
Curioso né William...
Não existem de fato "fascistas" ou "escravagistas" no Brasil (esses últimos, oficialmente desde 1888...).
Mas essa mentalidade existe sim, e é muito forte em nossa sociedade. Bem mais do que se imagina à 1ª vista, e muito do que é discutido aqui aponta diretamente para essa "presença".
Como diz o Allex, grande parte da nossa sociedade e o povo em geral, tem mentalidade do século XIX....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por Kobeh Seg Fev 20, 2017 1:26 pm

Isso me lembra um comentário que li outro dia: Em outras épocas, chamar alguém de fascista seria o equivalente a jogar um coquetel molotov verbal. Era um termo muito pesado.
Com essa banalização, o peso e a capacidade ofender desse termo se perderam. E isso não é bom, considerando o mal que o fascismo de verdade representa.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por cardozo Seg Fev 20, 2017 1:57 pm

Eu disse que era Pegadinha do Mallandro...

Aqui não é lugar para este tipo de discussão. Sobra material humano para não dar certo.

Escravagista, racista e fascista? Nunca imaginei estes termos junto ao meu sobrenome.

Vida que segue.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por Willian Casagrande Seg Fev 20, 2017 3:14 pm

^ Discordo sobre aqui não ser um lugar para essas discussões, Cardozo. Quem não consegue debater de forma respeitosa é que está errado. Se nos recusarmos a debater temas importantes por conta de intolerância, aí é o fim da linha.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por cardozo Ter Fev 21, 2017 5:57 am

Willian Casagrande escreveu:^ Discordo sobre aqui não ser um lugar para essas discussões, Cardozo. Quem não consegue debater de forma respeitosa é que está errado. Se nos recusarmos a debater temas importantes por conta de intolerância, aí é o fim da linha.

É verdade. Vida que segue.

A propósito: Sobre a foto (pais indo à manifestação, logo acima), em nenhum momento fiquei mal impressionado ou "bateu mal aos olhos". Não vi nada demais, seja para o bem ou para o mal.

Se eu fosse estrangeiro, talvez estranhasse.

A minha esperança é que a filha ou filho desta senhora possam estudar e que tenham a oportunidade de seguir carreira diversa da mãe.

cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pessoas que possuem secretários(as) do lar Empty Re: Pessoas que possuem secretários(as) do lar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos