Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

+9
SRTO
Willian Casagrande
Marcos Caio C. Gomes
Davi Motta
allexcosta
JAZZigo
joabi
Normando Neto
tullez
13 participantes

Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por tullez Qui Abr 27, 2017 7:31 pm

Boa noite pessoal, td certo??

Eu comprei pela primeira vez um jogo de corda Elixir (0.45) em uma loja de música aqui perto...
Um luthier trocou, e estava tudo certo... Isso deve ter uns 2 meses.

Ontem fui tocar um pouco, e vi que a corda RÉ estourou.... desfiou, ali perto dos captadores....

Eu sei que isso não deve ser comum, pela marca, e tambem pelo pouco tempo de uso... É possível identificar ou imaginar que foi imperícia do Luthier, ou que a corda é genérica?? Ou é azar mesmo?

Tenho até o pacote aqui, mas nao tenho mais a nota fiscal (se é que serviria para algo).

Minha dúvida é só essa... se consigo tomar alguma medida, que seja levar em outro luthier da próxima vez, comprar outra marca, ir atrás da fabricante, ou sei la eu...

Abraços!
tullez
tullez
Membro

Mensagens : 93
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por Normando Neto Qui Abr 27, 2017 7:49 pm

Estranho. Estou com um jogo de Elixir .045-.100 há mais de um ano no meu baixo e ainda está bem usável. Vou trocar porque já enjoei do som delas, que não muda nunca. lol! lol! lol!

Tem alguma marca no ponto onde desfiou, tipo para saber se tem algum "dente", "machucado"?

Quanto custaram as cordas? Tem a embalagem ainda?
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1104
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por joabi Qui Abr 27, 2017 7:56 pm


Tem um tópico no fórum que ajuda a identificar Elixir falsa. Como você comprou em loja, não sei se pode ser isso, mas compensa ver a embalagem.

Olhe a ponte, no carrinho, se não tem nenhuma rebarba que possa cortar a corda.

Imperícia do luthier, só consigo imaginar algo assim se ele tiver colocado a corda e deixado ela torcida, ou amassado antes de instalar... acho bem improvável.

Não é comum quebrar corda desse jeito. Você usa algum produto químico nelas? Isso eu já vi acontecer: a corda quebrar depois de passar algum limpador (ou protetor Rolling Eyes ) de metais.

Pode ser estoque antigo na loja. Elixir não vende muito rápido. Ou foi azar mesmo... acontece.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por JAZZigo Qui Abr 27, 2017 9:50 pm

Galera, corda com defeito de fabricação não é coisa rara não, nem entre as melhores marcas. Acontece. Infelizmente, no Brasil, não se encontram cordas avulsas à venda.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16501
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por allexcosta Qui Abr 27, 2017 10:48 pm

Acontece e não é raro...

Normalmente é NOS (New old stock).

E 2 meses não é pouquíssimo uso se você sua muito, tem acido úrico alto ou mora em região de praia.

Se você conversar direto com a Elixir, não com a representante brasileira, é capaz deles te mandarem outra corda, ou até um jogo.

Próxima vez, cuide para não colocar a corda torcida. Isso também influencia.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por tullez Sex Abr 28, 2017 1:20 am

Orra, mais de 1 ano com a corda.... rs

As cordas custaram R$ 220, o lojista até comentou que tinham mais dois jogos lá, e que o preço estava bom, que ainda nao tinham aumentado como o mercado...

Conforme vcs disseram, tá com cara de que era estoque velho mesmo, loja de bairro, talvez esses jogos mais caros nao tenham tanta saída. Eu passei (acho que uma única vez) um daqueles produtos Dunlop, que dizem que é para nao oxidar as cordas....

Ultimamente eu tocava só umas 3 horas por semana, geralmente as cordas nao sofrem muito com acidez, e estou morando longe da praia.

Eu ainda tenho a embalagem...

Vou tentar entrar em contato com a loja, só para avisa-los... E tambem com a Elixir...

Valeu pelos toques!
tullez
tullez
Membro

Mensagens : 93
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por Davi Motta Sex Abr 28, 2017 8:00 am

Cordas Elixir vem com uma película para maior durabilidade da corda, não acho aconselhado passar qualquer produto. Uso Dunlop 65 para limpeza só em cordas normais.

Uso um jogo de Elixir 040 há um ano e meio e já está no terceiro baixo. Mesmo com essas trocas, está sem nenhuma marca e com som de novas.

Uso um outro jogo 045 que veio num baixo que comprei. Acho que já tem mais de dois anos. Coloquei essas no fretless. Estão com cara de velhas, mas com som de novas.
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por Marcos Caio C. Gomes Sex Abr 28, 2017 10:01 am

Uma dica, tem um vídeo novo do scott devine roundwounds x flats x alguma outra que esqueci o nome que ele mostra uma dica para se colocar roundwounds para se evitar justamente o que aconteceu com vc.

ele faz uma dobra antes de colocar a corda na tarracha e corta com alicate um pouco depois da dobra. deixando a dobra na corda. se não fizer isso elas podem desfiar sim pelo modo que as roundwounds são feitas.
Marcos Caio C. Gomes
Marcos Caio C. Gomes
Membro

Mensagens : 393
Localização : Curitiba, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por Willian Casagrande Sex Abr 28, 2017 10:14 am

tullez escreveu:Orra, mais de 1 ano com a corda.... rs

Um dos meus baixos tá com Elixir desde julho passado. Tá bem ok ainda. Essa corda é o Highlander dos encordoamentos.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por JAZZigo Sex Abr 28, 2017 5:22 pm

Marcos Caio C. Gomes escreveu:ele faz uma dobra antes de colocar a corda na tarracha e corta com alicate um pouco depois da dobra. deixando a dobra na corda. se não fizer isso elas podem desfiar sim pelo modo que as roundwounds são feitas.
Nada a ver. A corda do amigo tullez quebrou no lado oposto.

P.S.: "Tarracha" não existe. O nome da peça é tarraxa.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16501
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por Marcos Caio C. Gomes Sex Abr 28, 2017 5:49 pm

JAZZigo escreveu:
Marcos Caio C. Gomes escreveu:ele faz uma dobra antes de colocar a corda na tarracha e corta com alicate um pouco depois da dobra. deixando a dobra na corda. se não fizer isso elas podem desfiar sim pelo modo que as roundwounds são feitas.
Nada a ver. A corda do amigo tullez quebrou no lado oposto.

P.S.: "Tarracha" não existe. O nome da peça é tarraxa.

aff... escrevi com CH HAUHUAHUAUHA...

eu não reparei nesta parte da história dele...
Marcos Caio C. Gomes
Marcos Caio C. Gomes
Membro

Mensagens : 393
Localização : Curitiba, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por tullez Dom Abr 30, 2017 9:47 pm

Valeu pelo toque, vou ver se dá próxima não passo nenhum produto também... Só seco mesmo...

Outro dia conversei com um vendedor, e ele também comentou o lance de estoque antigo, que vcs falaram... Ele até comentou que como a Elixir vem em pacotinhos abertos, ela pode sofrer com o tempo...
Os outros encordoamentos que vem em saquinhos lacrados, não sofrem tanto, se ficarem estacionados por muito tempo em loja...
tullez
tullez
Membro

Mensagens : 93
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por allexcosta Dom Abr 30, 2017 9:58 pm

Sempre gostei do Fast Fret, acho que ajuda a conservar as cordas e aumentar sua vida útil. E sim, cordas que vêm fechadas ficam "frescas" por mais tempo.

As Elixir são feitas pela D'Addario. Eles só colocam mesmo a película. São cordas boas, mas acontece.

Também já escrevi tarraxa com CH.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por SRTO Ter maio 02, 2017 7:22 am

allexcosta escreveu: Também já escrevi tarraxa com CH.

...quem nunca? Razz
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por tullez Qui Jun 01, 2017 1:47 pm

allexcosta escreveu:Acontece e não é raro...

Normalmente é NOS (New old stock).

E 2 meses não é pouquíssimo uso se você sua muito, tem acido úrico alto ou mora em região de praia.

Se você conversar direto com a Elixir, não com a representante brasileira, é capaz deles te mandarem outra corda, ou até um jogo.

Próxima vez, cuide para não colocar a corda torcida. Isso também influencia.

Só como informação...

Eu mandei um e-mail para a Elixir como o Allex recomendou, relatando o ocorrido, e eles me retornaram um e-mail dizendo que, dependendo do caso, podem substituir a corda realmente. Eu mandei meus dados, e os da loja que comprei, e dependendo, talvez consiga fazer a substituição.

"* IMPORTANTE:Só fazemos a substituição de cordas compradas no Brasil, em lojas físicas ou virtuais que tenham adquirido as cordas Elixir Strings do nosso único distribuidor autorizado no país, a Izzo Musical."

Vou esperar pra ver....

Valeu pessoal pela ajuda!
Independente de conseguir fazer a substituição, é sempre bom saber dessas informações...

Abçs!
tullez
tullez
Membro

Mensagens : 93
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por AndréBurger Qui Jun 01, 2017 2:51 pm

^
Tomara que dê certo!
É realmente muito frustrante colocar as cordas mágicas da Elixir e pouco durarem.

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Jun 01, 2017 4:43 pm

Vou citar um fato interessante que me acontece: eu nunca tive uma corda de baixo estourada na vida.
Nem quando eu tocava toda semana na noite anos a fio...
E olha que sou bem pedreiro e com a mão bem carregada. Uso palheta em algumas músicas, já estourei centenas de bolhas nos dedos e já cheguei a sangrar no baixo em shows mais acalorados...
Mas nunca tive uma única corda arrebentada sequer. Mesmo em baixos que ficam anos parados nos cases.
Acho que tive sorte!!!
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7463
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por Willian Casagrande Qui Jun 01, 2017 4:46 pm

^ Caramba, cara. Eu já estourei umas 3, acho. Toco há uns 13 anos.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por HenriqueBessa Qui Jun 01, 2017 9:16 pm

Só arrebentou corda comigo 1 única vez... era D'Addario nova, tinha 1 semana no baixo... foi o E... com menos 2 minutos da 1ª música do show... ¬¬
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2269
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por allexcosta Qui Jun 01, 2017 9:25 pm

Já quebrei 3 no mesmo show... Tinha fervido o set umas 8 vezes e o show era umas 6 horas em frente ao mar, com muito vento e salitre. Terminei o show com duas cordas, a E e a B.

Desde que comecei a tocar, devo ter quebrado umas 60 cordas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por joabi Qui Jun 01, 2017 10:05 pm


Devo ser um cara de sorte. Comigo foram só duas cordas, em uns 30 anos.

Uma delas abri o case e a corda estava quebrada. Foi logo depois que passei um óleo mineral qualquer, que meu pai tinha em casa. Outra vez quebrou no meio do show, encordoamento velho e depois de algumas fervidas. Com corda nova nunca aconteceu, mas já peguei várias cordas que vieram sem som. Isso é até que bastante comum.

A experiência do Maurício Expressão não conta, pois todo mundo sabe que tripa de animal é muito mais resistente que qualquer corda moderna. What a Face

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por Willian Casagrande Sex Jun 02, 2017 9:11 am

^ Razz
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por allexcosta Sex Jun 02, 2017 9:26 am

joabi escreveu:Devo ser um cara de sorte.

Eu leio essa frase como "moro longe do mar". O salitre em Salvador é uma coisa de louco. Quem usa óculos como eu limpa as lentes a cada 5 minutos. TV e geladeira duram dois anos no máximo e corrói até grades de alumínio. Um inferno.

Em tempo. Alguns de vocês devem chamar salitre de maresia. Não é o bi-carbonato de sódio que colocam na comida pra inchar (isso é Curitibês, vai ver em SP também falam isso).

joabi escreveu:Uma delas abri o case e a corda estava quebrada. Foi logo depois que passei um óleo mineral qualquer, que meu pai tinha em casa. Outra vez quebrou no meio do show, encordoamento velho e depois de algumas fervidas. Com corda nova nunca aconteceu, mas já peguei várias cordas que vieram sem som. Isso é até que bastante comum.

Tem uns produtos de casa que às vezes têm água.

Abrir e estar quebrada comigo nunca aconteceu. Quebrar corda nova já rolou umas duas vezes, mas provavelmente eram estoque velho guardadas numa loja de Salvador, que é uma situação atípica. Corda nova meio sem som é meio comum mesmo...

Depois de um tempo passei a pegar D'Addario lacradas numa lojinha pequena que a gente pedia e esperava um mês pra chegar. O cara da loja era meu vizinho (Carlos da Casa Milton pra quem é de Salvador) e eu pegava na casa dele... Aí era tranquilo e os problemas acabaram.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por joabi Sex Jun 02, 2017 9:35 am

allexcosta escreveu:
joabi escreveu:Devo ser um cara de sorte.

Eu leio essa frase como "moro longe do mar". O salitre em Salvador é uma coisa de louco. Quem usa óculos como eu limpa as lentes a cada 5 minutos. TV e geladeira duram dois anos no máximo e corrói até grades de alumínio. Um inferno.

Em tempo. Alguns de vocês devem chamar salitre de maresia. Não é o bi-carbonato de sódio que colocam na comida pra inchar (isso é Curitibês, vai ver em SP também falam isso).


Agora que você falou sobre o clima, me dei conta de uma coisa interessante: cordas de importadoras geralmente vêm pelo mar, em containers…
Eu importo minhas cordas há muito tempo, desde 1996, e sempre elas viajam de avião. É bem possível que este seja um dos motivos de eu não sofrer tanto com quebras. up
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por Davi Motta Sex Jun 02, 2017 10:09 am

allexcosta escreveu:...Tinha fervido o set umas 8 vezes...

Só arrebentei uma vez uma corda C. Na época eu usava 6 cordas e elas já deviam ter uns 3 anos e sei lá quantas vezes fervidas. Quebrou de podre.Ri Muito  


allexcosta escreveu:Terminei o show com duas cordas, a E e a B.

Mais do que suficiente. poke notme
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por Maurício_Expressão Sex Jun 02, 2017 12:34 pm

Realmente maresia e suor nas mãos são fundamentais nesse caso.
Um de meus filhos tem intensa sudorese nas mãos.
Os volantes dos carros que ele dirige sempre estão bem desgastados. Sendo de couro, plástico ou emborrachado, não tem jeito, sempre bem atacado pelo suor.
Tremo quando ele pega algum instrumento meu para brincar... Ainda bem que ele não toca nada!!!
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7463
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por Stormbringer Ter Jun 06, 2017 4:33 pm

só quebrei corda 1 vez(e era nova, corda La tocando AC/DC Laughing)... Goiania é seco e tal, longe do mar, corrosão é mais difícil aqui.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Corda nova estourou, com pouquíssimo uso... Empty Re: Corda nova estourou, com pouquíssimo uso...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos