Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com ligação de cabeçote na mesa.

4 participantes

Ir para baixo

Ajuda com ligação de cabeçote na mesa. Empty Ajuda com ligação de cabeçote na mesa.

Mensagem por Dan Sex Fev 23, 2018 1:55 pm

Boa tarde, pessoal.

Apareceu um problema numa gig que vou fazer hoje. É um projeto que geralmente aluga equipamento, mas por ter uma pegada rock, geralmente o baixista fica numa posição desfavorável. Dessa vez acabou que houve corte no rider e quem rodou foi a amplificação de baixo. Pra contornar isso, posso usar meu GK 400 RB-IV, mas não tenho possibilidade de levar as caixas e vai ser disponibilizado lá um fone com certeza e um monitor talvez.

Minha pergunta é se é possível ligar o baixo no cabeçote direto na mesa sem a presença das caixas e qual seria a melhor forma de fazer essa ligação também pra otimizar meu retorno.

Ia gostar muito se o baixo pudesse não ir direto no PA, mas se for a melhor forma prefiro aceitar assim do que arriscar meu cabeçote.

Agradecido pela atenção dos amigos.
Dan
Dan
Membro

Mensagens : 611
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de cabeçote na mesa. Empty Re: Ajuda com ligação de cabeçote na mesa.

Mensagem por Guga Ramone Sex Fev 23, 2018 2:41 pm

Este GK funciona sem problemas sem a caixa acústica conectada. Você pode ligar o baixo no input do amp e mandar o sinal balanceado dele pra mesa, via saída DI disponível no cabeçote. Se não houver cabo balanceado disponível para tal, pode usar um cabo normal no Effects Send. Ou você pode evitar de carregar o cabeçote e usar uma simples Direct Box. De qualquer forma, você escutará o baixo pelo retorno do monitor. Não é o ideal, mas funciona.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de cabeçote na mesa. Empty Re: Ajuda com ligação de cabeçote na mesa.

Mensagem por Dan Sex Fev 23, 2018 3:04 pm

Guga Ramone escreveu:Não é o ideal, mas funciona.

Obrigado pela resposta Guga. No caso tenho interesse de levar o cabeçote pra poder timbrar porque conheço o local e da última vez a empresa esqueceu o amplificador de baixo e tive que tocar direto na mesa e posso dizer que foi terrível, som apagado, anasalado, aquelas frequências ressoando em alguns momentos, completamente fora da proposta. O pré do meu baixo não tem muita versatilidade, ou é possível que eu também não tenha conhecimento pra timbrar satisfatoriamente só com ele e também não possuo pedal pré-amp, por isso era interessante levar o cabeçote. Mas se você achar que não vou ter todo esse payoff, vou acreditar na sua experiência.

Outra dúvida seria de onde seria o melhor lugar pra o fone atuar como retorno. Direto da saída de fone do cabeçote ou vindo do PA?
Dan
Dan
Membro

Mensagens : 611
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de cabeçote na mesa. Empty Re: Ajuda com ligação de cabeçote na mesa.

Mensagem por Guga Ramone Sex Fev 23, 2018 4:48 pm

O GK 400RB (todas as versões) não tem saída pra fones. Tente verificar com a produção do evento se este fone que eles vão fornecer é tipo um Power Click. Caso afirmativo, você liga o baixo direto no Power Click, saída paralela deste para o amp, saída DI do amp para mesa. O fone você liga no Power Click (obviamente). A EQ do cabeçote vai afetar somente o sinal que vai para a mesa. Você ouvira o som do seu baixo flat, mas o público ouvirá o som do pré do GK (desde que você deixe a chave do DI em POST)
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de cabeçote na mesa. Empty Re: Ajuda com ligação de cabeçote na mesa.

Mensagem por Dan Sex Fev 23, 2018 6:12 pm

Opa, você tá mais do que certo, é que esse não to com o cabeçote aqui agora, acabei com por confundir ele com um menorzinho aqui. Agradeço a ajuda, mas a chance de eu conseguir ouvir o som do PA pra timbrar sem interferência por causa da correria de uma passagem de som e da quantidade de gente envolvida nesse projeto é nula. Vai na mesa mesmo. Mais uma vez obrigado.
Dan
Dan
Membro

Mensagens : 611
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de cabeçote na mesa. Empty Re: Ajuda com ligação de cabeçote na mesa.

Mensagem por Edu Sáb Fev 24, 2018 4:10 am

Cara, o negócio é pensar que na frente está saindo o melhor som do mundo, senão isso vai afetar diretamente o teu jeito de tocar. O cara da mesa tá aí pra isso e aconteça o que for a palavra final sempre vai ser dele.. Então relaxa e esquece o som do PA, ele que se vire com isso hehehe
A não ser que tu use um fuzz, um chorus, coisas assim, aí tu irá dividir com ele a cara do som e nisso ele pode te dar um ótimo timbre de baixo (baixando o teu canal na mesa kkkkk)
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de cabeçote na mesa. Empty Re: Ajuda com ligação de cabeçote na mesa.

Mensagem por allexcosta Sáb Fev 24, 2018 7:55 am

Dan escreveu:por ter uma pegada rock, geralmente o baixista fica numa posição desfavorável.

Ajuda com ligação de cabeçote na mesa. You-dont-say
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de cabeçote na mesa. Empty Re: Ajuda com ligação de cabeçote na mesa.

Mensagem por Dan Qui Mar 01, 2018 4:40 pm

allexcosta escreveu: ...

Hehehe o engraçado é que o timbre que eu uso pra rock é o que fica mais prejudicado na minha opinião qd meu baixo vai direto na DI. Mas foi o que foi, como é rock as guitarras abafaram tudo, eu podia desplugar o baixo que ninguém ia notar rssssss. Costumo usar pedal não, to tendo prioridades de compra mais relacionadas ao básico e ao flat no momento.

Aliás, sempre quis entender uma parada que os técnicos costumam fazer que é ligar o baixo na DI, a DI no amp atrás e na frente em vez de usar a saída balanceada, alguém pode me dar uma luz nesse processo e o porquê de não usarem a balanceada do cabeçote?
Dan
Dan
Membro

Mensagens : 611
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de cabeçote na mesa. Empty Re: Ajuda com ligação de cabeçote na mesa.

Mensagem por Guga Ramone Sex Mar 02, 2018 9:21 am

Não entendi bem o esquema de ligação que vc citou ("a DI amp atrás e na frente" ??) . Sei que a maioria dos técnico prefere não usar a DI embutida no amplificador por dois motivos:
1 - Qualidade. Nem todos os DI's são iguais, algumas geram ruídos e e outras colorem o som. Normalmente o técnico prefere usar um DI que ele já conhece.
2 - DI's embutidas nos amps normalmente sofrem alteração da equalização e da estrutura de ganho do pré-amp do amplificador. Como tem músico que passa o show inteiro mexendo em botão, cada mexida altera o som que vai pro PA. Visando evitar isso, o técnico prefere ligar o baixo direto num DI, ligando a saída paralela no amp que o músico vai usar e a saída balanceada do DI na mesa.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de cabeçote na mesa. Empty Re: Ajuda com ligação de cabeçote na mesa.

Mensagem por Dan Sex Mar 02, 2018 4:01 pm

Entendi. Então acaba que a palavra final no timbre do baixo acaba sempre com o técnico né? A timbragem que vai pro PA tem que sempre vir do pré do próprio instrumento?

O esquema que ele usou foi, que eu me lembre, pois ás vezes a memória dá uma falhada hehehe, uma DI roxa com 2 entradas p10 na frente e uma atrás fora a saída balanceada. Ele ligou atrás da DI atrás do 800RB, o input do amp e o out do baixo na frente da DI e o balanceado na mesa. Que eu me lembre foi isso, mas posso ter me confundido porque trio elétrico costuma ficar uma profusão de cabos.

Mais uma vez agradecido pelos esclarecimentos.
Dan
Dan
Membro

Mensagens : 611
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com ligação de cabeçote na mesa. Empty Re: Ajuda com ligação de cabeçote na mesa.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos