Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quais as suas principais fontes de notícias?

+11
quasenada
arturbmallmann
joabi
pedrohenrique.astronauta
gsfteodoro
Moshe Bar Elohim
NETOULTRA
SRTO
rafael.buzzi.andrade
Zubrycky
allexcosta
15 participantes

Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por allexcosta Qua Mar 21, 2018 8:58 am

No ano de 2018 eu conheço gente que se informa por Facebook e Jornal Nacional. Falando sério...

Eu costumo visitar BBC e Al Jazeera, mas não me iludo que sejam imparciais. Nenhuma é.

E você?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por Zubrycky Qua Mar 21, 2018 9:05 am

Minha antiga professora de português dizia que "o ideal é ler a mesma notícia em várias fontes diferentes, tendo em vista a posição ideológica de cada veículo de mídia, e a partir daí, tendo em vista tais posições, construir a sua própria interpretação do fato lido".

Esse é um conselho que guardei para a vida. Respondendo à sua pergunta, procuro sempre me informar a partir de todas as fontes que puder ler em um determinado momento, o que pode variar de um momento para o outro.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua Mar 21, 2018 9:24 am

Dependendo do que eu quero saber - assim como o Zubrycky - eu procuro em várias fontes...

Por exemplo: se eu quero saber algo sobre a direita, eu leio um fonte da esquerda, e vice-versa.

Mas minhas fontes "diárias" por assim dizer são: BBC, Folha de São Paulo e El País.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1932
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por SRTO Qua Mar 21, 2018 9:58 am

Pode soar estranho, mas não tenho mais o costume de pesquisar notícias diariamente. Parte disso, em função de descrédito de boa parte dos veículos de comunicação. Acabo fazendo um apanhado geral também; não tenho preferência por uma fonte em particular.
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por allexcosta Qua Mar 21, 2018 10:03 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:Mas minhas fontes "diárias" por assim dizer são: BBC, Folha de São Paulo e El País.

Disso que eu me referia, as diárias, que a gente abre pra saber o que está acontecendo no mundo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por NETOULTRA Qua Mar 21, 2018 11:24 am

Pensei nisso ontem, até ia abrir um tópico : Quando foi a última vez q vc assistiu Jornal Nacional? Tem alguns anos que não vejo TV nem a cabo, todo meu conteúdo é consumido na Internet...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qua Mar 21, 2018 11:36 am

O problema do Facebook não é o Facebook em si, mas sim que as pessoas tomam por notícia os posts de compartilhamento viral.

Há vários jornalistas sérios que tem Facebook, estes por sua vez bebem de fontes como as suas e outras que também publicam em seus perfis. Muitas publicação são confiáveis, sim. Mas geralmente a maior parte do povo que frequenta o Facebook, não entenderá a publicação de um jornalista sério que vai atrás das fontes. Primeiro porque não conseguem ler posts com mais de três linhas; segundo porque não conseguem interpretar textos elaborados com português correto (vocabulário da pobre); terceiro que publicações com fotinhos, memes e meia dúzia de palavras é o que mais se compartilha por lá.

Então você é que tem que saber de quem vem a notícia. Mesmo o JN até acho interessante, mais para ouvir o que e como estão dando a notícia.

Vez por outra passo no perfil de algumas conhecidas militantes e ativistas da extrema esquerda, só pra ver a versão da história que elas contam e qual a fonte de informação delas. Neste caso pra mim serve até como estudo de contra-argumento. Do mesmo jeito ouço outros. Neste bolo todo tem ateus, religiosos, alguns jornalistas, intelectuais, filósofos, políticos.
Aliás estou carecendo de entrar no perfil delas por contas dos últimos acontecimentos.

Os meus são muito variados:
G1, JN, SBT (gostava mais quando a Sherazade comentava), Jornal da Cultura (que é um jornal 100% comentado, às vezes por pontos de vistas distintos), MSN, aqui pois temos várias opiniões advindas de inúmeras fontes e todo o tipo de gente), Yahoo, Época, Folha. Lógico que não é isso todo os dias. São mesmo assuntos mais relevantes como p.e. da vereadora. Emissoras de rádio também, a que mais gosto a Jovem Pan.

No final das contas cada um acredita no que quiser acreditar pois são tantas opiniões, ideologismo, partidarismo, forma de narrar os fatos de acordo com o que cada uma pensa que é o certo, que é impossível imparcialidade em quase tudo.

Há parcialidade mundial também. Lembrei do caso Charlie Hebdo. Infamava praticamente todo mundo, líderes políticos, personalidades, inclusive de todas as religiões de seus objetos e assuntos considerados mais sagrados para elas. Era considerado O Jornal que "representava" a liberdade de expressão. Quando o Trump fez um vídeo/memezinho brincando de bater na CNN, foi uma verdadeira comoção da imprensa mundial atacando-o, processos, colocando o mundo contra. Mais parcialidade que isto não conheço.


Última edição por Moshe Bar Elohim em Qua Mar 21, 2018 12:11 pm, editado 2 vez(es)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por gsfteodoro Qua Mar 21, 2018 12:09 pm

Ultimamente, Google notícias
Dependendo do nível da notícia, vou para um site estrangeiro para confirmar ou ter novas visões, sei lá!

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5419
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Mar 21, 2018 12:16 pm

G1, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e...


...FCBR What a Face
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9125
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por NETOULTRA Qua Mar 21, 2018 12:35 pm

Ultimamente tenho evitado me informar sobre política, economia, religião e etc... Se acontecer algo realmente relevante nessas áreas sei que a notícia chegará ao meu conhecimento de alguma forma, se julgar necessário vou pesquisar sobre...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Mar 21, 2018 12:41 pm

NETOULTRA escreveu:Ultimamente tenho evitado me informar sobre política, economia, religião e etc... Se acontecer algo realmente relevante nessas áreas sei que a notícia chegará ao meu conhecimento de alguma forma, se julgar necessário vou pesquisar sobre...

Nesse ponto que entra o FCBR. Tem coisas que eu só fico sabendo quando postam aqui. Realmente tem aqueles dias que eu também quero ficar longe dos noticiários.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9125
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qua Mar 21, 2018 12:56 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:
NETOULTRA escreveu:Ultimamente tenho evitado me informar sobre política, economia, religião e etc... Se acontecer algo realmente relevante nessas áreas sei que a notícia chegará ao meu conhecimento de alguma forma, se julgar necessário vou pesquisar sobre...
Realmente tem aqueles dias que eu também quero ficar longe dos noticiários.

Quem nunca, né!? Desligar de tudo e todos ao menos por um dia; ficar longe do noticiário, WhatsApp, computador, TV, celular. Nestes dias rende pra caramba: dá tempo de escovar os dentes, usar fio dental e enxaguante, tomar banho, dormir às 22h, arrumar a cama e aquela baguncinha de meses de espera, por em ordem umas papeladas e, de repente, até ler páginas iniciais de algum livro comprado há tempos. Laughing
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Mar 21, 2018 2:23 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:
pedrohenrique.astronauta escreveu:
NETOULTRA escreveu:Ultimamente tenho evitado me informar sobre política, economia, religião e etc... Se acontecer algo realmente relevante nessas áreas sei que a notícia chegará ao meu conhecimento de alguma forma, se julgar necessário vou pesquisar sobre...
Realmente tem aqueles dias que eu também quero ficar longe dos noticiários.

Quem nunca, né!? Desligar de tudo e todos ao menos por um dia; ficar longe do noticiário, WhatsApp, computador, TV, celular. Nestes dias rende pra caramba: dá tempo de escovar os dentes, usar fio dental e enxaguante, tomar banho, dormir às 22h, arrumar a cama e aquela baguncinha de meses de espera, por em ordem umas papeladas e, de repente, até ler páginas iniciais de algum livro comprado há tempos. Laughing

Meu sonho de consumo atual é conseguir ficar pelo menos um dia confinado dentro de casa sem dar as caras na rua, sem ler jornal, sem ver televisão, sem celular, sem Whatsapp nem nada. Ficar escondido pelo menos por 24h.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9125
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qua Mar 21, 2018 5:41 pm

Pra quem gosta de estar a par sobre assuntos de tecnologia, tem esse colunista que informa em tons breves mas jornalísticos os assuntos que estão a baila. Quando lembro sempre dou uma escutada em seus podcasts: http://www.bandnewsfm.com.br/colunista/tecnologia-com-wharrysson-lacerda-e-andre-coutinho/
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por joabi Qui Mar 22, 2018 10:12 pm


Ouço rádio para saber as principais manchetes. CBN ou alguma rádio local.

Online eu uso a BBC ou algum site de jornal. Só evito blogs pessoais.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por arturbmallmann Sex Mar 23, 2018 9:26 am

WhatsApp









[sarcasm]
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Mar 23, 2018 9:42 am

joabi escreveu:...Online eu uso a BBC...

A imprensa internacional é péssima para noticiar acontecimentos políticos brasileiros.

Vemos isto no caso da vereadora, no impedimento da presidente Dilma várias agências dizendo que era golpe, etc.
BBC, CNN, Guardian, etc. só credito noticiários de terremotos, tiroteios em escola americana, queda de avião e coisas deste tipo ou bem relevantes do próprio país de origem deles. Para alguns fatos políticos de países principalmente como nosso, são um fiasco. Parece que acreditam piamente nos discursos da petralhada, quando estes vão ao exterior fazer palestras, dar entrevistas, participar de congressos.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por quasenada Sex Mar 23, 2018 1:38 pm

Todo dia cedo: Nexojornal, Jota, Folha, G1, newsletter do Meio, Band News pra rádio (Boechat, e tento não desligar o rádio escutando o retardado do Azevedo - só pelo exercício de ouvir uma opinião contrária - mas o cara é um retardado hipócrita pra kct).

Com menos frequência os facts check do AosFatos (que acredito que decaiu um pouco) e da Agencia Lupa.

E gazeta do povo para notícias locais.


edit: Po, já ia esquecendo: O glorioso harcker news pra notícias nerds e cbbr né =)

edit2: O John Oliver também, semanalmente, mas não é bem notícia...

quasenada
Membro

Mensagens : 158
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por allexcosta Sex Mar 23, 2018 1:43 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:A imprensa internacional é péssima para noticiar acontecimentos políticos brasileiros.

Não por isso. A imprensa nacional também é péssima para noticiar acontecimentos políticos brasileiros.

Eu nem tento entender mais, sinceramente. Prefiro acompanhar o que acontece lá fora.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por Maurício_Expressão Sex Mar 23, 2018 4:22 pm

Eu ainda assisto Jornal da TV Globo das 7 da matina tomando café e algumas vezes JN (poucas vezes). Vejo também no celular (Google Notícias). Mas só abro as que eu tenho interesse. De vez em quando compro uma Veja.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7463
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por NETOULTRA Sex Mar 23, 2018 10:49 pm

Maurício_Expressão escreveu:Eu ainda assisto Jornal da TV Globo das 7 da matina tomando café e algumas vezes JN (poucas vezes). Vejo também no celular (Google Notícias). Mas só abro as que eu tenho interesse. De vez em quando compro uma Veja.

Aqui em ksa temos uma regra, NUNCA ligamos a TV na hora das das refeições...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por Zubrycky Sáb Mar 24, 2018 6:53 am

http://crimesnewsrj.blogspot.com.br/?m=1

:troll:
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por allexcosta Sáb Mar 24, 2018 8:23 am

^ Que coisa horrorosa...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por rafacar Sáb Mar 24, 2018 10:33 am

Zubrycky escreveu:Minha antiga professora de português dizia que "o ideal é ler a mesma notícia em várias fontes diferentes, tendo em vista a posição ideológica de cada veículo de mídia, e a partir daí, tendo em vista tais posições, construir a sua própria interpretação do fato lido".


Faço assim instintivamente.

Só que com o tempo você vai pegando as manhas e filtrando fontes com as quais somos bombardeados mas não tem como engolir, como por exemplo catracalivre, mídia ninja, universidades federais da vida...

Então tenho dado preferência a me informar através de articulistas independentes, em diversas formas de mídia, como jornais, revistas, blogs, e não uma fonte de mídia em especial, que são muito vulneráveis a incentivos governamentais por exemplo...
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por Zubrycky Sáb Mar 24, 2018 12:54 pm

allexcosta escreveu:^ Que coisa horrorosa...

A parte dos comentários é um horror à parte... notme Shocked hide Medo Medo
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Mar 27, 2018 4:12 pm

NETOULTRA escreveu:
Maurício_Expressão escreveu:Eu ainda assisto Jornal da TV Globo das 7 da matina tomando café e algumas vezes JN (poucas vezes). Vejo também no celular (Google Notícias). Mas só abro as que eu tenho interesse. De vez em quando compro uma Veja.

Aqui em ksa temos uma regra, NUNCA ligamos a TV na hora das das refeições...

Sabe que isso é bastante bacana!!! Deveria seguir esse exemplo!!!
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7463
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por Nelson Bass Ter Mar 27, 2018 4:56 pm

Gosto do Deutsche Welle, El País e BBC. São onde eu vejo opiniões mais técnicas, principalmente em relação a política.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por Sonikado Ter Mar 27, 2018 10:00 pm

Eu uso o reddit.

A natureza multi-fontes dele ja é interessante, e muitas noticias aparecem por lá dias antes de chegarem por aqui.

Além do mais, supre 100% das coisas que o facebook pode oferecer, com muito mais. E menos censura, via de regra a única coisa que não pega bem no reddit é doxxing e outras coisas ilegais, o resto você acha. De tudo, do wikileaks até programação C#.

Não confio 100% mas não venho mantendo um nível tão alto assim de exigência ultimamente.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1354
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quais as suas principais fontes de notícias?  Empty Re: Quais as suas principais fontes de notícias?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos