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Diferença de timbres entre cordas novas e velhas em cada baixo

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Diferença de timbres entre cordas novas e velhas em cada baixo Empty Diferença de timbres entre cordas novas e velhas em cada baixo

Mensagem por Rui Lima em Sab Out 12, 2019 1:48 pm

Amigos eu tenho estes 2 baixos:

Fender 2013 Limited Edition '75 Jazz Bass Japan:

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Diferença de timbres entre cordas novas e velhas em cada baixo IMG_0387


Ibanez TMB30 Talman Bass Ivory (Escala curta 30")

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Diferença de timbres entre cordas novas e velhas em cada baixo IMG-20190909-173627

Diferença de timbres entre cordas novas e velhas em cada baixo IMG-20190909-173709

Estão em faixas de preço muito diferentes, o Fender eu comprei aqui em Portugal por 1200 euros e o Ibanez por 157 euros, ambos novos, ou seja com o preço do Fender dava para compra 7 Ibanez ainda sobrava um dinheiro.

A minha estranheza é a seguinte:

Quando estão ambos com cordas novas apesar de eu adorar o timbre do Ibanez eu prefiro de longe o do Fender, no entanto quando as cordas perdem brilho com o uso, o Ibanez continua suando bem (não tão bem como quando estão as cordas novas mas ainda assim me soa bem), enquanto que o Fender perde completamente as suas características que eu gosto, ou seja me soa mal quando as cordas já não estão brilhantes, então eu acabo tocando muito mais tempo o Ibanez do que o Fender.

Algum de vocês tem a mesma sensação de que um baixo perde mais som com as cordas velhas do que outro baixo?

Cumprimentos a todos.
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Mensagem por Paulo Penna em Sab Out 12, 2019 2:47 pm

Eu prefiro cordas velhas...
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Mensagem por JAZZigo em Sab Out 12, 2019 2:53 pm

Rui Lima escreveu:Algum de vocês tem a mesma sensação de que um baixo perde mais som com as cordas velhas do que outro baixo?
São as mesmas cordas e têm a mesma idade, Rui?
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Mensagem por Rui Lima em Sab Out 12, 2019 3:05 pm

^
Não Jazz!
Mas a questão não é essa, já coloquei diversas cordas nesse Fender e sempre que as cordas envelhecem eu acho que o timbre piora muito, enquanto ue em outros baixos que eu tive não acho que piore tanto assim.

Nesse Ibanez nunca troquei de cordas, gostei do timbre das que vieram de origem e já estão ficando velhas. É óbvio que o timbre não é tanto ao meu gosto como quando as cordas estavam novas mas está gostoso agora também!

Agora no Fender, perde muito com o envelhecimento das cordas. E nesse baixo já troquei de cordas umas 10 vezes, por d´addario ou por fender e acontece sempre o mesmo.

Fica assim com um som muito abafado como se eu fechasse o tone no 0.
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Mensagem por Bruno Alcântara em Sab Out 12, 2019 3:11 pm

Rui Lima escreveu:

Algum de vocês tem a mesma sensação de que um baixo perde mais som com as cordas velhas do que outro baixo?

Cumprimentos a todos.

Sim. Também não sei explicar, mas tem baixo que continua soando bem e até com brilho mesmo com cordas velhas. Não é o caso dos Fender Jazz, estou no meu 6º se não esqueci de algum, e o timbre que a gente costuma esperar do JB só existe até a meia vida da corda... Mas tive um JB de luthier brasileiro (Zaganin) que continuava soando maravilhosamente com corda velha, a escala era de maple e os caps Fender, que contraditório, não?

Tive um Warwick Streamer que nunca troquei as cordas e se não cuidasse o brilho podia ficar até demasiado quando flat, o slap vinha cortando tudo.
Minha percepção sobre os fretless é que o som cresce junto com a idade das cordas...

Aliás me deixe ser justo com a Fender, este que estou agora é um american original 60s, série lançada no ano passado praticamente, está com as cordas originais segundo o vendedor e ainda tem som demais, estou com ele há poucos meses, vamos ver como esse vai se comportar mas por enquanto tá prometendo!

No geral, acho que quando o instrumento tem a qualidade fora da curva, quando é muito bom mesmo, continua soando bem com corda velha e até desregulado... vai saber!

Edit: e nada impede que um instrumento barato tenha a qualidade fora da curva, acho que esse é um fenômeno que acontece com um exemplar ou outro independente do fabricante ou preço, chega a ser aleatório na minha opinião. Sorte de quem esbarra num desses e se apega.
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Mensagem por Paulo Penna em Sab Out 12, 2019 3:30 pm

Provavelmente o 8banez seja muito agudo e compense a falta de brilho das cordas. Ou talvez seu jazz tenha o som muito fechado.
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Mensagem por patriciofernandes em Sab Out 12, 2019 3:39 pm

Bruno Alcântara escreveu:

Edit: e nada impede que um instrumento barato tenha a qualidade fora da curva, acho que esse é um fenômeno que acontece com um exemplar ou outro independente do fabricante ou preço, chega a ser aleatório na minha opinião. Sorte de quem esbarra num desses e se apega.

Concordo.
Já tive essa impressão também. Em alguns baixos que já tive eu demorava bem mais a trocar cordas.
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Mensagem por allexcosta em Sab Out 12, 2019 3:40 pm

Paulo Penna escreveu:Provavelmente o 8banez seja muito agudo e compense a falta de brilho das cordas. Ou talvez seu jazz tenha o som muito fechado.

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Mensagem por Rui Lima em Sab Out 12, 2019 3:59 pm

Paulo Penna escreveu:Provavelmente o 8banez seja muito agudo e compense a falta de brilho das cordas. Ou talvez seu jazz tenha o som muito fechado.

Olhe que se calhar vou nessa também!

Em tempo: Acham que se fizer alguma alteração ao nível do tone tem alguma influência nisso?
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Mensagem por Fernando Zadá em Sab Out 12, 2019 4:49 pm

O ibanez é escala curta que nem meu S Martyn as características de som dele sempre vão ser bem diferentes do JB 34. Ele por natureza é mais grave.
O JB tem mais médios e agudos talvez quando eles diminuam você estranhe mais e no Ibanez não.
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Mensagem por Ivanov_br em Sab Out 12, 2019 5:51 pm

Percepção interessante. Nos faz lembrar da importância de cordas de qualidade antes de julgar o baixo.
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Mensagem por Stormbringer em Dom Out 13, 2019 10:43 am

eu tenho uma teoria embasada por observação: quanto mais claro e nítido o som do baixo, mais você percebe a diferença do envelhecimento das cordas
Esses baixos "gravões" por padrão sofrem menos, alguns aite ficam com o timbre mais interessante com cordas velhas.

Mas eu acho que a teoria do agudo acentuado no Ibanez também faz sentido
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Mensagem por allexcosta em Dom Out 13, 2019 1:49 pm

Stormbringer escreveu:quanto mais claro e nítido o som do baixo, mais você percebe a diferença do envelhecimento das cordas

É isso aí... A primeira coisa que a gente perde com o envelhecimento das cordas é o "zing". E nem todo baixo tem "zing". Nesses, você percebe pouca perda no começo.
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Mensagem por Paulo Penna em Dom Out 13, 2019 2:31 pm

Zing.......?
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Mensagem por Stormbringer em Dom Out 13, 2019 3:30 pm

^aquele som bem metalico das cordas novas raspando nos trastes...
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Mensagem por Zubrycky em Dom Out 13, 2019 11:32 pm

Detesto o som de cordas novas.

notme hide
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Mensagem por JAZZigo em Dom Out 13, 2019 11:38 pm

Rui Lima escreveu:^
Não Jazz!
Mas a questão não é essa, já coloquei diversas cordas nesse Fender e sempre que as cordas envelhecem eu acho que o timbre piora muito, enquanto ue em outros baixos que eu tive não acho que piore tanto assim.

Nesse Ibanez nunca troquei de cordas, gostei do timbre das que vieram de origem e já estão ficando velhas. É óbvio que o timbre não é tanto ao meu gosto como quando as cordas estavam novas mas está gostoso agora também!

Agora no Fender, perde muito com o envelhecimento das cordas. E nesse baixo já troquei de cordas umas 10 vezes, por d´addario ou por fender e acontece sempre o mesmo.

Fica assim com um som muito abafado como se eu fechasse o tone no 0.
Sinceramente, nunca notei algo que pudesse ser tão evidente assim. Na minha opinião, o "problema" tem muito mais a ver com a qualidade das cordas, do que com o baixo em si.
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Mensagem por Stormbringer em Seg Out 14, 2019 6:30 am

Zubrycky escreveu:Detesto o som de cordas novas.

notme hide
Eu gosto do som das cordas novas, mas nao "novinhas" kakak, o zinc me irrita um pouco, a sorte é que dura poucos dias.
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Mensagem por NeyBass em Seg Out 14, 2019 9:22 am

Tenho algo parecido com esse questionamento.

Mas comigo acontece um pouco diferente. O Ibanez BTB com cordas novas não tem esse "zing", até mesmo desplugado vc bate nas cordas e não tem timbre metálico, o timbre é abafado.

O JB até com cordas velhas vc bate nas cordas desplugado mesmo e tem aquele punch estalado de cordas novas.

Não entendo pq um baixo tem som apagado e o outro metálico até desplugado.
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Diferença de timbres entre cordas novas e velhas em cada baixo Empty Re: Diferença de timbres entre cordas novas e velhas em cada baixo

Mensagem por Rui Lima em Seg Out 14, 2019 10:57 am

Eu se fosse rico trocava de cordas todos os dias
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Mensagem por Henri-Q em Seg Out 14, 2019 11:03 am

Rui Lima escreveu:Eu se fosse rico trocava de cordas todos os dias
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Mensagem por allexcosta em Seg Out 14, 2019 11:17 am

NeyBass escreveu:Não entendo pq um baixo tem som apagado e o outro metálico até desplugado.

Material dos trastes e pontos testemunha... Talvez ângulo das cordas após pontos testemunha também tenha alguma influência.

Estamos falando de cordas idênticas, correto?
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Mensagem por Uchoa em Seg Out 14, 2019 11:23 am

allexcosta escreveu:
NeyBass escreveu:Não entendo pq um baixo tem som apagado e o outro metálico até desplugado.

...pontos testemunha ???

ahn
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Mensagem por allexcosta em Seg Out 14, 2019 11:35 am

Uchoa escreveu:ahn

https://hazeguitars.com/blog/string-seating-and-witness-points
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Mensagem por NeyBass em Seg Out 14, 2019 11:51 am

allexcosta escreveu:
NeyBass escreveu:Não entendo pq um baixo tem som apagado e o outro metálico até desplugado.

Material dos trastes e pontos testemunha... Talvez ângulo das cordas após pontos testemunha também tenha alguma influência.

Estamos falando de cordas idênticas, correto?

O que é ponto testemunha?

Sobre as cordas, no ibanez estava com solez e sentia a corda apagada, troquei por daddario e continua apagado (ambas em niquel).
No JB tenho giannini.
Contudo, plugado sinto mais equilíbrio no timbre do ibanez.

Uma observação que não relatei é que o ibanez tem escala rosewood e o JB em maple. Mas ja tive outros em rosewood que tinha o "zing" da corda também.
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Mensagem por Guga Ramone em Seg Out 14, 2019 12:11 pm

NeyBass escreveu:O que é ponto testemunha?
É ponto onde a corda fica assentada: no carrinho da ponte e na pestana.
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Mensagem por allexcosta em Seg Out 14, 2019 12:28 pm

Dureza total do conjunto também terá influência.

Um instrumento com junção braço/corpo bem sólida e madeiras mais firmes, muitas vezes com um tensor bem robusto, apresentará timbre com ataque mais rápido e mais resposta de agudos.

Aliás, talvez essa seja a principal diferença entre diversas peças de madeira. E muitas vezes a peça em si é mais importante que a espécie. Além da robustez da junção, que faz uma grande diferença.

Com outras variáveis idênticas, um conjunto mais resistente a forças mecânicas terá mais brilho. Esse conceito é bem conhecido em lutheria.

Outras coisas que influenciam de alguma forma:

- Formato dos sulcos no nut e ponte (caso existam).
- Ação das cordas. Com ação mais alta a corda vibra mais e o timbre muda.
- Distância entre cordas e corpo. Muda um pouco o ataque dos dedos.
- Altura e material dos captadores. Quanto mais forte o campo, menos a corda vibra, o que altera o timbre.
- Instalação do tensor, que deve sentar bem apertado no sulco.
- Quantidade de cola entre braço e escala.
- Como os trastes foram instalados, se sulcos bem apertados com mínima cola, ou sulcos folgados com bastante cola. Cola tem propriedades que abafam vibrações.

E por aí vai...
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Mensagem por Zubrycky em Seg Out 14, 2019 10:54 pm

Rui Lima escreveu:Eu se fosse rico trocava de cordas todos os dias

Se fosse rico eu continuaria não trocando cordas (A não ser se alguma delas quebrasse, por supuesto )... notme hide
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Mensagem por Stormbringer em Ter Out 15, 2019 8:07 am

E tenho "mixed feelings" por que gosto dos dois timbres, e corda velha é mais facil "domar" barulhinhos indesejados, mas normalmente o tipo de som que faço fica melhor com o timbre das cordas novas...
Tenho mantido o Puro Perigo com o jogo de cordas velho, pra ter um nessas condições, quando quero essa vibe mais sequinha e abafada.
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Mensagem por BLZENI em Ter Out 15, 2019 8:33 am

Eu nunca notei diferença deste tipo.
a unica diferença que sinto é corda bem nova: aquele zing desgraçado que me incomoda demais.
pra mim a corda em sua melhor fase é tipo 1-2 semanas depois da troca...
troco corda a cada 1 ano e meio ou 2, ou ainda mais dependendo de quanto toquei com determinado baixo.
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Mensagem por patriciofernandes em Ter Out 15, 2019 2:46 pm

a galera que troca de corda a cada 2 anos ou mais pra mim é surpreendente. não consigo passar 6 meses com a mesma corda se não for Elixir
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Mensagem por Zubrycky em Ter Out 15, 2019 7:16 pm


patriciofernandes escreveu:a galera que troca de corda a cada 2 anos ou mais pra mim é surpreendente. não consigo passar 6 meses com a mesma corda se não for Elixir

Tenho instrumentos que comprei sei lá a quantos anos atrás e que nunca tiveram a corda trocada. notme Ri Muito
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Mensagem por Zubrycky em Ter Out 15, 2019 7:18 pm

É engraçado como essas coisas são e como elas variam de instrumento para instrumento. Meu Giannini Stratosonic ae08b 1980 nunca teve as cordas trocadas desde que eu o comprei (Sei lá quando foi isso) e as cordas têm brilho até hoje. Shocked
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Mensagem por patriciofernandes em Qua Out 16, 2019 1:25 am

minha cabeça não consegue compreender como é possível kkkk mas tá valendo
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Mensagem por Henri-Q em Qua Out 16, 2019 11:30 am

patriciofernandes escreveu:minha cabeça não consegue compreender como é possível kkkk mas tá valendo
Idem. Um baixo com cordas velhas me tira até a vontade de tocar.
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Mensagem por Edão em Qua Out 16, 2019 11:52 am

^ 2.
A percepção auditiva é uma coisa interessante.
Se você gravar e ouvir, pouca diferença tem, mas quando eu tô com um instrumento com as cordas totalmente sem brilho pra estudar e mesmo com a banda, o baixo não tem proeminência e não me agrada o som.
Aquele agudo das cordas novas ou com pouco uso é muito bom para os meus ouvidos e faz parte do que espero no som do meu baixo.
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Mensagem por Stormbringer em Qua Out 16, 2019 12:00 pm

Tipo, parece que ta sempre com o tone fechado né? Very Happy

Eu nao tenho problema com esse timbre, mas se a corda tem oxidação ou aquela sujeira visível, me chamem de fresco, mas não rola nem de eu encostar no instrumento.
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Mensagem por Jãozeiro em Qua Out 16, 2019 12:36 pm

patriciofernandes escreveu:a galera que troca de corda a cada 2 anos ou mais pra mim é surpreendente. não consigo passar 6 meses com a mesma corda se não for Elixir

Eu troco de 3 em 3 meses. Quando muito, a cada 4 meses. Os trastes agradecem.

A questão do agudo que pode incomodar alguns quando as cordas estão super novas, é só dosar com o tone do instrumento.

Corda nova tem mais som, mais volume, afinação, consistência. Corda foi feita pra trocar, é a parte volátil do instrumento.


Última edição por Jãozeiro em Qua Out 16, 2019 12:40 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por allexcosta em Qua Out 16, 2019 12:38 pm

Edão escreveu:A percepção auditiva é uma coisa interessante.
Se você gravar e ouvir, pouca diferença tem, mas quando eu tô com um instrumento com as cordas totalmente sem brilho pra estudar e mesmo com a banda, o baixo não tem proeminência e não me agrada o som.
Aquele agudo das cordas novas ou com pouco uso é muito bom para os meus ouvidos e faz parte do que espero no som do meu baixo.

A diferença em gravina é gritante.

Corda velha nem entona direito.
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Mensagem por Rico em Qua Out 16, 2019 12:45 pm

Zubrycky escreveu:É engraçado como essas coisas são e como elas variam de instrumento para instrumento. Meu Giannini Stratosonic ae08b 1980 nunca teve as cordas trocadas desde que eu o comprei (Sei lá quando foi isso) e as cordas têm brilho até hoje. Shocked

Já sei... Você comprou o Bass mês passado!

Seria curioso ouvir uma gravina com o som dessas cordas...
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Diferença de timbres entre cordas novas e velhas em cada baixo Empty Re: Diferença de timbres entre cordas novas e velhas em cada baixo

Mensagem por vinibassplayer em Qua Out 16, 2019 12:50 pm

Rico escreveu:
Zubrycky escreveu:É engraçado como essas coisas são e como elas variam de instrumento para instrumento. Meu Giannini Stratosonic ae08b 1980 nunca teve as cordas trocadas desde que eu o comprei (Sei lá quando foi isso) e as cordas têm brilho até hoje. Shocked

Já sei... Você comprou o Bass mês passado!

Seria curioso ouvir uma gravina com o som dessas cordas...

Zubrycky deve estar no minimo com a anti-tetânica em dia, pq nao quero nem imaginar o que é corda com ferrugem hahahahaha

manda uma foto ou gava algo pra gnt ver como esta esse baixo aí
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Diferença de timbres entre cordas novas e velhas em cada baixo Empty Re: Diferença de timbres entre cordas novas e velhas em cada baixo

Mensagem por patriciofernandes em Qua Out 16, 2019 1:08 pm

Eu corroboro com os comentários acima: não consigo tocar com corda com mais de 4 ou 5 meses. Quando uso d'addario e uso limpa cordas ela ainda rola até os 6 meses, depois disso tem um "que" de desgosto de tocar no instrumento
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Diferença de timbres entre cordas novas e velhas em cada baixo Empty Re: Diferença de timbres entre cordas novas e velhas em cada baixo

Mensagem por NeyBass em Qua Out 16, 2019 2:52 pm

Gosto de cordas novas pra tirar um timbre parecido com esse. Apesar que passo 1 ano com as mesmas cordas.
Acho que vou até arriscar um jogo de cordas de aço no JB na próxima troca.


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Mensagem por BLZENI em Qui Out 17, 2019 8:21 am

depende tambem o quanto vc usa: eu tenho 6 baixos e intercalo bastante entre eles. tambem nao tenho muito tempo de tocar. coisa de 1 hora por dia, 5 dias da semana. estou sem banda tambem por falta de tempo. Então, pra mim corda dura entre 1 ano e meio e 2, e ate mais se bobear.
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Mensagem por Henri-Q em Qui Out 17, 2019 9:30 am

NeyBass escreveu:Gosto de cordas novas pra tirar um timbre parecido com esse. Apesar que passo 1 ano com as mesmas cordas.
Acho que vou até arriscar um jogo de cordas de aço no JB na próxima troca.

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Otima referência Ney. Não conhecia. Valeu por compartilhar.
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Mensagem por NeyBass em Qui Out 17, 2019 11:12 am

Henri-Q escreveu:
NeyBass escreveu:Gosto de cordas novas pra tirar um timbre parecido com esse. Apesar que passo 1 ano com as mesmas cordas.
Acho que vou até arriscar um jogo de cordas de aço no JB na próxima troca.

video
video

Otima referência Ney. Não conhecia. Valeu por compartilhar.

Esse cara, tem muitos vídeos bons, gosto da ideia que ele usa de acompanhar a música com slap (utilizando thumb). Acho bem musical e sem excessos.
Também tem outros, tocando o seu KS de 7c e apenas conduzindo a música.

https://www.youtube.com/watch?v=g-wSie6sRRE
https://www.youtube.com/watch?v=z447dwFY7Q8
https://www.youtube.com/watch?v=gp9WHULVgyI

algumas referências
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Mensagem por Andremoura em Qui Out 17, 2019 11:19 am

O Melvin Davis é o baixista que toca com o Lee Ritenour, na The Freeway Band.
Adoro essa gravação aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=t5lZq7ykhs4
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Mensagem por Henri-Q em Qui Out 17, 2019 11:20 am

^

Nessa vibe (acompanhar a música com slap utilizando thumb)gosto do Fernando Molinari, com bastante excesso Twisted Evil rock
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Mensagem por NeyBass em Qui Out 17, 2019 11:22 am

Andremoura escreveu:O Melvin Davis é o baixista que toca com o Lee Ritenour, na The Freeway Band.
Adoro essa gravação aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=t5lZq7ykhs4

Curto demais esse cara playing
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Mensagem por NeyBass em Qui Out 17, 2019 11:32 am

Henri-Q escreveu:^

Nessa vibe (acompanhar a música com slap utilizando thumb)gosto do Fernando Molinari, com bastante excesso Twisted Evil rock

Outro monstrão..hehe
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