Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PB vs JB - Sumir na banda

Página 10 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

Ir em baixo

PB vs JB - Sumir na banda - Página 10 Empty Re: PB vs JB - Sumir na banda

Mensagem por Uchoa Sex 27 Nov - 14:38

É uma verdade !
Uchoa
Uchoa
Membro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Mensagem por Paulo Penna Sex 27 Nov - 18:30

allexcosta escreveu:Li o título desse tópico e pensei "quem que abriu um tópico bobo desses?". Laughing

Bobo o tópico não é, uma vez que trouxe muita discussão, já alguns que dela participam são malas, intolerantes com a opinião dos outros, donos da razão, e esse tipo d coisa é o que faz com que muitos simplesmente sumam do fórum.

Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Zubrycky Sex 27 Nov - 19:23

(Deu bug aqui. Desconsiderem esta mensagem).

Última edição por Zubrycky em Sex 27 Nov - 20:01, editado 1 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por allexcosta Sex 27 Nov - 19:36

Paulo Penna escreveu:Bobo o tópico não é, uma vez que trouxe muita discussão

Não me toquei por um momento que eu era o autor do tópico e fui acometido do mesmo sentimento de surpresa quando li essas aberrações a primeira vez.

Assim, discussões como essas jamais passariam pela mente de um músico crescendo no meio em que cresci, na época em que cresci. Eram bobageiras vistas por mim e meus contemporâneos como "coisa de revistinha de rock" e ninguém dava a mínima pra isso. Na verdade seria visto como algo do mesmo nível de "os 10 melhores baixistas da história" ou alguma outra maluquice do gênero inventada por pessoas do rock.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Zubrycky Sex 27 Nov - 20:00

WHead escreveu:
Jãozeiro escreveu:Adoro esse tópico...hehe.

Engraçado que um dos baixos mais icônicos do mundo, se bobear o mais vendido de todos os tempos, é um instrumento que some na mix. Acho que inúmeros ótimos baixistas e produtores ricos e famosos são tapados e meia dúzia de bobos estão certos ao falar sobre Jazz Bass e sobre mix.

Outra coisa: existem mixes e mixes... tem mix em que você vai escutar mais o baixo, independente se é JB ou o diabo, e tem mix em que vai escutar menos o baixo. Depende do tipo de música, do arranjo, do produtor, da proposta, e não se é PB ou JB.

No "And justice for all" do Metallica você não escutaria o baixo nem que tivessem gravado 40 baixos Precision e somado as tracks, pois não era pra aquele disco ter baixo de jeito nenhum. 

No Rush você escuta o JB dando soco na sua cara. No Bob Marley tem aquele gravão profundo, você vai ver e é Jazz Bass. 

Enfim, existem muitas situações e variáveis. Parar de ser bobo e papagaio é o primeiro passo pra analisar as coisas.

Concordo.
Obs.: o Aston Family Man (Bob Marley, 1970–1981 - Soul Rebels (1970), Soul Revolution (1971), Catch a Fire (1973), Burnin' (1973), Natty Dread (1974) ,Rastaman Vibration (1976), Exodus (1977), Kaya (1978), Survival (1979), Uprising (1980) e Confrontation (1983)) usou e usa JB até hoje..
https://www.contrabaixobr.com/t43449-francis-aston-family-man-barret

Concordo com os colegas.

Dizer que "todos os JBs desaparecem na mix" é uma generalização que está muito longe de qualquer verdade.

Em primeiro lugar, como os colegas acima já demonstraram, existem gravações nas quais os JBs aparecem com muito destaque. Só isso já desmonta o mito.

Agora, mesmo que estas gravações sejam deixadas de lado como se fosse algo que não existe, teríamos diversos problemas para testar a afirmação "todos os JBs desaparecem na mix".

Vejamos...

1) Para começar, de qual JB falamos aqui? Dos da Fender? Das inúmeras cópias feitas ao longo dos anos por outras empresas?

2) Se ficarmos apenas na Fender, de qual ano falaremos? Afinal de contas, ao longo dos anos, a Fender lançou vários modelos de JBs ao longo dos anos...

3) Se definirmos que o Fender feito no ano X for definido como "o JB que some na mix" e ouvirmos uma gravação feita com este instrumento e nessa gravação ele estiver desaparecido na mix, teremos uma série de questões a serem consideradas...

(Eis aqui algumas, as que eu consegui pensar agora... Posso ter me esquecido de algo)

- Qual o estado das cordas do instrumento? Elas são novas ou velhas?
- Qual é o estado da parte elétrica do instrumento? Está tudo ok?
- Qual é ação do instrumento? Alta? Baixa?
- Qual é a distância dos captadores em relação às cordas? Eles estão próximos ou distantes?
- O baixista toca com os dedos ou palheta? Ele toca slap?
- Se o baixo não está presente na mix, a culpa é da execução do baixista?
- Se o baixo não está presente na mix, a culpa é do responsável pela mixagem?
- Se o baixo não está presente na mix, a culpa é do timbre do instrumento?
- Qual é o estilo musical da gravação?
- Neste estilo, qual é o papel do baixo? O que se espera que ele faça?
- Nesse estilo, o baixo deve se sobressair ou ficar escondido na mix?
- O que o baixo está fazendo? Tocando uma linha melódica independente? Reproduzindo o que outro instrumento (Mão esquerda do piano, bumbo, guitarra) toca?
- Quantos instrumentos existem nessa gravação? (Quanto mais instrumentos, menos espaço há para o baixo)
- Existem ou não instrumentos competindo com o baixo pelo mesmo espaço na mix?
- Há efeitos no baixo?
- Como foi feita a gravação do baixo? Em linha? Com o amplificador microfonado? Uma mescla das duas abordagens?
- O baixista é um membro da banda ou um músico contratado? Ele teve voz ativa nos processos de mixagem e de aprovação da mesma?

4) Nesta hipotética gravação com o JB sumido na mix, o baixo continuará assim se algum dos parâmetros acima for alterado?

Concluindo, repito o que disse antes. Não dá para afirmar, categoricamente, que todo JB some na mix. Isso não acontece.

(Tudo o que disse até aqui também pode ser aplicado, com as devidas adaptações, à frase "todo PB corta a mix").

Dito isso, ao longo dos anos, gravei com muitos e diversos instrumentos com várias bandas, em vários estúdios e em várias circunstâncias. Nunca tive o menor problema em aparecer na mix. Há claro, gravações nas quais o baixo aparece menos mas ele nunca sumiu na mix.

Sobre JBs: Duas de minhas gravações mais recentes, com bandas diferentes, foram feitas com JBs (Um Fender Geddy Lee MIM e o Misterioso). Nestas duas gravações, ambos os baixos se sobressaíram MUITO na mix.

(Posso mostrar neste tópico algumas dessas gravações, caso haja interesse por parte dos diletos colegas).
Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

ras gosta desta mensagem

Mensagem por Paulo Penna Sex 27 Nov - 20:35

allexcosta escreveu:

Não me toquei por um momento que eu era o autor do tópico e fui acometido do mesmo sentimento de surpresa quando li essas aberrações a primeira vez.

Assim, discussões como essas jamais passariam pela mente de um músico crescendo no meio em que cresci, na época em que cresci. Eram bobageiras vistas por mim e meus contemporâneos como "coisa de revistinha de rock" e ninguém dava a mínima pra isso. Na verdade seria visto como algo do mesmo nível de "os 10 melhores baixistas da história" ou alguma outra maluquice do gênero inventada por pessoas do rock.

Alex, quanto ódio contra roqueiros....
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex 27 Nov - 20:50

Paulo Penna escreveu:
allexcosta escreveu:

Alex, quanto ódio contra roqueiros....
Ele é o capitão do esquadrão anti-rock...
Laughing
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Juninho Sampaio Dom 29 Nov - 8:46

allexcosta escreveu:

Pessoas do rock inventam um monte de coisas, mas já temos um tópico com isso.
Não quero falar nada aqui
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
Membro

Mensagem por Paulo Penna Dom 29 Nov - 8:51

Roqueiros são terríveis....
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Uchoa Dom 29 Nov - 9:38

Cara , tenho nojo de rockeiros ... O raça ! puke
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagem por vlavsp Ter 1 Dez - 8:51

Achei muito legal esse tópico lendo e aprendo muito com vocês! Eu sempre gostei dos dois, com uma pequena preferência pelo Jazz Bass.

Minha vida baixística rsrs mudou no dia em que tive a oportunidade e o privilégio de ir no workshop do Richard Bona aqui em São Paulo no bairro do Bexiga. Fiquei uns 2 metros de distância do cara e pude observar de perto toda a genialidade dele. Em um momento perguntaram do baixo dele, aquele Fodera clássico (não sei se é original do início mas é do modelo dele mesmo), perguntaram se era ativo e para o quê serviam aqueles botões. Foi até engraçado pois ele foi mexendo nos botões e nada. Não alterava nada, não funcionava nenhum dos botões, baixo totalmente passivo sem bateria e eles respondeu que os botões estavam lá porque as pessoas gostavam de ver botões rsrsrs. O segredo estava na maneira de tocar mesmo e na percepção do que está tocando para melhor se adequar na mão mesmo.

Muitas coisas influenciam: baixo, cordas, ampli, técnico de som e muito mais mas a gente acertando na mão mesmo, na região do braço do instrumento e se adequando ao estilo que vai tocar.

Eu, hoje em dia, gosto de ter um som de baixo apenas e tentar acertar na mão. Quanto mais recursos eu tenho mas me atrapalho rsrs. Hoje o meu baixo favorito hoje é Fender Mark Hoppus que é o corpo de Jazz Bass com o captador do precision (a MH1 normal e a MH2 invertido) e só tem um botão de volume e nada mais rsrs. Consigo tocar de tudo. Uniu os dois clássicos de uma maneira muito legal.
vlavsp
vlavsp
Membro

Ivanov_br, Uchoa e Guga Ramone gostam desta mensagem

Mensagem por Ivanov_br Ter 1 Dez - 9:21

Um depoimento legal, vlavsp.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Mensagem por JAZZigo Ter 1 Dez - 12:13

vlavsp escreveu:Não alterava nada, não funcionava nenhum dos botões, baixo totalmente passivo sem bateria e eles respondeu que os botões estavam lá porque as pessoas gostavam de ver botões rsrsrs.
Utilizar ou não a equalização ativa onboard vai do gosto ou necessidade de cada baixista.
JAZZigo
JAZZigo
Membro

Mensagem por Jãozeiro Dom 18 Abr - 12:10

Coloquem nos 40 segundos do vídeo. Lindão e inconfundível o som desse pbass.

Ops, é um jbass, me confundi. Razz
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagem por allexcosta Dom 18 Abr - 12:45

Enquanto isso, o maior e mais influente baixista de uma geração toca num baixo sem botões:

PB vs JB - Sumir na banda - Página 10 Anthony-Jackson-1

allexcosta
Administrador

Mensagem por allexcosta Dom 18 Abr - 12:48

Eu tenho um baixo com "dummy knob". Usei uma ou outra vez quando algum produtor falava "tá legal, mas tá faltando alguma coisa". Aí eu rodava o knob e perguntava "e agora?", ele respondia "agora sim, era isso aí que tava faltando".

Mas público geral nem repara se um baixo tem botões, quanto mais a quantidade deles.

allexcosta
Administrador

Mensagem por Uchoa Dom 18 Abr - 13:24

lol!
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagem por Juninho Sampaio Dom 18 Abr - 17:41

Os marcus miller deve ter uns 6
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
Membro

Mensagem por patriciofernandes Dom 18 Abr - 22:23

5. mas 2 são stack, então vira 7
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagem por Jãozeiro Seg 19 Abr - 6:08

Mais um Precision inconfundível cheio de médios cortantes de mix.
Não, pera aí... Razz

Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 10 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

Permissão deste fórum: