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PB vs JB - Sumir na banda

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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Out 23, 2019 2:56 pm

Em relação à "cortar na mix", o meu Stingray e o Thumb que eu tive são imbatíveis. Em qualquer gig eu me acho, em qualquer situação técnica eu me acho. Hoje com a experiência que eu tenho, digo que qualquer baixo pode "cortar na mix" desde que observada a correta equalização. Para aprender isso passei por maus bocados e inclusive já cheguei a esconjurar baixos Fenders, ter pavor de Jazz Bass, abandonar Precisions e baixos passivos. Mas hoje eu aprendi e também acabei por ser fortemente influenciado ao consumir muito Ed Motta e ver que é sim possível obter uma sonoridade incrível com baixos passivos, quatro cordas, jazz basses e afins.
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Mensagem por Franco_bass Qua Out 23, 2019 3:07 pm

Já vi e ouvi PB sumindo no meio de teclado e batera.

Tava sem fio esse PB, não cortava nada.

Já vimos afirmações de baixo modelo X,Y, X se esconder, cortar, sentar na mix...

Conclusões dependemos de n fatores, ambiência, frequências, dBs, e parece que uma das variáveis mais importantes é a pecinha atrás do pau com cordas, 5cm no mexer da mão, no tipo de ataque, na unha, fazem diferença né.
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Mensagem por Uchoa Qua Out 23, 2019 4:34 pm

Stingray e o Thumb é covardia , eles aparecem em tudo !
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Mensagem por Jãozeiro Qua Out 23, 2019 4:52 pm

Franco_bass escreveu:Já vimos afirmações de baixo modelo X,Y, X se esconder, cortar, sentar na mix...

Conclusões dependemos de n fatores, ambiência, frequências, dBs, e parece que uma das variáveis mais importantes é a pecinha atrás do pau com cordas, 5cm no mexer da mão, no tipo de ataque, na unha, fazem diferença né.

Eu penso parecido também.

Uma coisa que eu já reparei em muitos baixistas é que eles gostam das coisas prontas. Tem que plugar o baixo e não fazer mais nada, o som tem que estar sempre pronto e perfeito em qualquer situação, senão alguma coisa está errada com o baixo. Estranho isso. É como se o palco e o ambiente em volta fossem uma situação idealizada.

Lembrando que o som no palco não reflete necessariamente o som que o povo tá escutando. Muitas vezes a pessoa tá nessa de que não tá escutando o baixo no palco mas lá embaixo no público tá um put* gravão lindo (ou o contrário).

Da borda do palco pra frente a gente não manda nada. O baixista pode estar com um super Precision aniquilador de mix com médios dos anjos e a turma nem estar escutando.
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Mensagem por Zubrycky Qua Out 23, 2019 9:41 pm

Contribuindo, eis aqui 3 músicas de 3 discos diferentes da mesma banda, todas gravadas com PBass e pelo mesmo baixista... Wink







notme
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Mensagem por Zubrycky Qua Out 23, 2019 9:47 pm

Stormbringer escreveu:
(...)
E, é meio offtopic, mas geralmente quem reclama desse tipo de coisa não percebe que as vezes só de voce trocar a posição da mão direita, o baixo já vira outro.


Outra coisa que muda muito o som do baixo é tocá-lo com palheta*... notme

*e tocá-lo com o dedo também, por supuesto.
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Mensagem por patriciofernandes Qua Out 23, 2019 9:55 pm

NeyBass escreveu:
Paulo Penna escreveu:Na minha opinião os que mais somem usam captação humbucker, mas continuo achando que os jazz Bass TB. Não te acho mentiroso joaozeiro, apenas discordo de vc.

Exceção aos TRB's que tem médios cortantes.

a maioria dos TRB é split coil.. pode ser um fator.

Já tive EMG HZ que cortava bem. Assim como também tive EMG DC que cortava mais ainda... acho que captador humbucker não é o fator.
Tem muito mais coisa nessa matemática do que simplesmente a disposição de captador/bobina pra chegar num som com boa definição ou que corte bem numa mix densa...
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Mensagem por allexcosta Qui Out 24, 2019 11:46 am

Outro JB sumindo na banda:

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Mensagem por Jãozeiro Qui Out 24, 2019 12:35 pm

^ Estão dizendo que não vale vídeo assim porque o áudio tá tratado em estudio e a banda não tem 20 integrantes e a música não é barulhenta, então é claro que o JB vai aparecer.

Foi o que disseram.
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Mensagem por Paulo Penna Qui Out 24, 2019 1:03 pm



Mu grande amigo Eric Babl na guitarra no meu Plexi 50W volume no 10, Jass Bazz Fender MX num GK RB800 volume no 10.... olha como o JB rasga o MIX....
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Mensagem por Pz123 Qui Out 24, 2019 1:09 pm

Jãozeiro escreveu:Foi o que disseram.

Companheiro.. distorcer o que outras pessoas dizem, apenas para se provar certo, é um tanto patológico.
Já vi você fazer isso várias vezes por aqui.

Posso indicar ajuda se um dia perceber a necessidade.
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Mensagem por Paulo Penna Qui Out 24, 2019 1:12 pm

PB vs JB - Sumir na banda - Página 3 Eletrochoque
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Mensagem por NeyBass Qui Out 24, 2019 2:15 pm

patriciofernandes escreveu:
NeyBass escreveu:
Paulo Penna escreveu:Na minha opinião os que mais somem usam captação humbucker, mas continuo achando que os jazz Bass TB. Não te acho mentiroso joaozeiro, apenas discordo de vc.

Exceção aos TRB's que tem médios cortantes.

a maioria dos TRB é split coil.. pode ser um fator.

Já tive EMG HZ que cortava bem. Assim como também tive EMG DC que cortava mais ainda... acho que captador humbucker não é o fator.
Tem muito mais coisa nessa matemática do que simplesmente a disposição de captador/bobina pra chegar num som com boa definição ou que corte bem numa mix densa...

Juro que não sabia dessa arquitetura dos captadores dos TRB's.
O TRB 5ii e os 1005 por ex. são split coil??
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Mensagem por allexcosta Qui Out 24, 2019 2:35 pm

Jãozeiro escreveu:^ Estão dizendo que não vale vídeo assim porque o áudio tá tratado em estudio e a banda não tem 20 integrantes e a música não é barulhenta, então é claro que o JB vai aparecer.

Foi o que disseram.

Tendi...

Assista ao vídeo de novo, sem som... Observe o semblante do Jeff Beck, do Colaiuta, do tecladista (esqueci o nome agora) e da própria Tal... E me diga: há alguma chance desse baixo estar sumindo no palco?

Uma pequena anedota, e com isso não quero dizer que minha experiência vale mais que a dos outros longe disso, mas...

Entre 2001 e 2005 eu tocava cerca de 3 vezes por semana. Durante esses anos usei:

- JB 78 4 cordas
- JB 77 4 cordas
- Fodera NYC 5 cordas captação Lane Poor
- Dean Edge 5 cordas captação EMG
- Warwick 4 cordas com EMG (não lembro o modelo agora, era de um amigo e a gente trocava de vez em quando pra tocar)

Durante essa época os baixos que cortavam mais na mix eram o Dean e o Warwick, seguidos de perto pelos JB e o Fodera ficava fácil em último.

Entre 2005 e 2009 eu tocava 9 shows por semana e tinha mais de 30 baixos, normalmente eu revezava entre:

- JB 77
- JB 79
- Fodera Emperor 5 cordas
- Steinberger XQ5 com EMG
- Precision Celinder ativo
- PB Fender 78
- PB Fender antigão captador single-coil (o que eu fiz um vídeo)
- Warwick Stage II Custom (do Jorgera)
- Celinder JB 5 cordas (mais de um)
- Lakland JB 4 cordas
- Lakland DJ5
- Sadowsky NYC 4 corda JB.

E talvez algum outro.

Nessa época eu tocava sem amp, com o som da casa. Banda era baixo, teclado, 2 percussões, batera e vozes.

Os baixos que mais cortavam eram o DJ5 e o Warwick, mas o DJ com mais finesse e punch, pra meus ouvidos. Depois vinha o JB 77, depois talvez o Fodera junto com o Celinder JB.

Os PB não estavam nem de longe entre os baixos que me davam melhor inteligibilidade nessa época.

Não sei se nada disso serve pra alguma coisa, mas é isso...


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Mensagem por patriciofernandes Qui Out 24, 2019 3:12 pm

NeyBass escreveu:

Juro que não sabia dessa arquitetura dos captadores dos TRB's.
O TRB 5ii e os 1005 por ex. são split coil??

por incrível que pareça, esses são modelos de TRB que eu não peguei um captador aberto pra saber.
como eu falei: a maioria é Split
Já tive em mãos captadores de quae todos os outros modelos, inclusive dos RBX

dos Yamaha que eu tive a oportunidade de ver (entenda ver por estar com um captador aberto nas mãos):
RBX 270: PJ
RBX 375: Humbucker, dois singles um na frente do outro
RBX 765a: Single, tipo J
TRB 5i: Split, uma bobina ao lado da outra
TRB 6i: Split, uma bobina ao lado da outra
TRB JP 1 e JP 2: Split, uma bobina ao lado da outra
TRB 5P: PJ
TRB 6P: Split
TRB 6PII: Humbucker, dois singles

A galera aqui no nordeste é aficcionada por TRB, aí aparece de rodo por aqui. As vezes em bom estado, as vezes só sucata... Por isso tenho bastante experiência com esses instrumentos.
Por aqui, se você balançar uma casa de show, cai 3 baixistas, 2 deles tem TRB e o outro tem um baixo de Luthier...
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Mensagem por allexcosta Qui Out 24, 2019 3:38 pm

patriciofernandes escreveu:A galera aqui no nordeste é aficcionada por TRB, aí aparece de rodo por aqui.

Verdade. Desde os idos de 1993/1994 e sem sinais de enfraquecimento. Quando eu fui em Jacimário acho que tinha uns 6 ou 8 lá pra manutenção. Ele disse que os captadores do primeiro modelo eram os melhores.

patriciofernandes escreveu:Por aqui, se você balançar uma casa de show, cai 3 baixistas, 2 deles tem TRB e o outro tem um baixo de Luthier...

É tipo isso mesmo. E nenhum deles será de 4 cordas. Jamais...
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Mensagem por Bruno Alcântara Qui Out 24, 2019 3:58 pm

Me desculpa, não posso nem entender como essa discussão começou. Jazz bass sumir na mix?

Se me esforçar muito posso pensar em algumas possibilidades:

1. Jennifer / Eagle / similares com corda ruim e velha
2. Amplificador meteoro 1x15
3. Incompetência do baixista mesmo

Me desculpe pela última, mas se um bom jazz bass sumir na mix aposto o meu que a culpa não é do instrumento!
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Mensagem por Bruno Alcântara Qui Out 24, 2019 4:06 pm

Aliás nas mãos certas nem o PB some, pode até não cortar, mas sumir também não vai...

https://youtu.be/SmAtHrgKQKY


Última edição por Bruno Alcântara em Qui Out 24, 2019 4:20 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Jãozeiro Qui Out 24, 2019 4:19 pm

Pz123 escreveu:
Jãozeiro escreveu:Foi o que disseram.

Companheiro.. distorcer o que outras pessoas dizem, apenas para se provar certo, é um tanto patológico.
Já vi você fazer isso várias vezes por aqui.

Posso indicar ajuda se um dia perceber a necessidade.

Eu nem tava falando de vc, cara... relaxa aí.
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Mensagem por NeyBass Qui Out 24, 2019 4:25 pm

patriciofernandes escreveu:
NeyBass escreveu:

Juro que não sabia dessa arquitetura dos captadores dos TRB's.
O TRB 5ii e os 1005 por ex. são split coil??

por incrível que pareça, esses são modelos de TRB que eu não peguei um captador aberto pra saber.
como eu falei: a maioria é Split
Já tive em mãos captadores de quae todos os outros modelos, inclusive dos RBX

dos Yamaha que eu tive a oportunidade de ver (entenda ver por estar com um captador aberto nas mãos):
RBX 270: PJ
RBX 375: Humbucker, dois singles um na frente do outro
RBX 765a: Single, tipo J
TRB 5i: Split, uma bobina ao lado da outra
TRB 6i: Split, uma bobina ao lado da outra
TRB JP 1 e JP 2: Split, uma bobina ao lado da outra
TRB 5P: PJ
TRB 6P: Split
TRB 6PII: Humbucker, dois singles

A galera aqui no nordeste é aficcionada por TRB, aí aparece de rodo por aqui. As vezes em bom estado, as vezes só sucata... Por isso tenho bastante experiência com esses instrumentos.
Por aqui, se você balançar uma casa de show, cai 3 baixistas, 2 deles tem TRB e o outro tem um baixo de Luthier...

Obrigado por compartilhar essas informações.
Nunca imaginei isso: "RBX 765a: Single, tipo J", tive um yamaha desse na cor verde e o timbre era muito gostoso, nunca imaginei que fosse "J".

allexcosta escreveu:
Verdade. Desde os idos de 1993/1994 e sem sinais de enfraquecimento. Quando eu fui em Jacimário acho que tinha uns 6 ou 8 lá pra manutenção. Ele disse que os captadores do primeiro modelo eram os melhores.

allexcosta escreveu:
patriciofernandes escreveu:Por aqui, se você balançar uma casa de show, cai 3 baixistas, 2 deles tem TRB e o outro tem um baixo de Luthier...

É tipo isso mesmo. E nenhum deles será de 4 cordas. Jamais...
Do alto da minha ignorância e opinião, TRB nem combina com 4c. Só consigo "ver" 5 e 6c
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Mensagem por allexcosta Qui Out 24, 2019 4:42 pm

NeyBass escreveu:Do alto da minha ignorância e opinião, TRB nem combina com 4c. Só consigo "ver" 5 e 6c

Sim, mas os de luthier também terão mais de 4 cordas, sem exceção.

Falando sério, até loja de música no nordeste dos anos 90, baixo de 4 cordas você tinha que encomendar. Não tinha nenhum na vitrine ou para pronta entrega. Acho que isso mudou um pouco com essa coisa de hipster que chegou um pouco por lá também.

Jorgera me disse que quando ainda morava em SC comentou com um amigo músico que tava pensando em comprar um baixo de 5 cordas. O amigo imediatamente perguntou "vai mudar pra Bahia"?

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Mensagem por Pz123 Qui Out 24, 2019 4:47 pm

allexcosta escreveu:
Os PB não estavam nem de longe entre os baixos que me davam melhor inteligibilidade nessa época.

A inteligibilidade aumenta justamente por causa do cap da ponte, não?
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Mensagem por allexcosta Qui Out 24, 2019 4:49 pm

Pz123 escreveu:A inteligibilidade aumenta justamente por causa do cap da ponte, não?

Isso é meio senso comum. Pelo menos eu sempre pensei que fosse. E estranhei tanto a afirmação de que PB corta tudo e JB some na banda que abri esse tópico aqui. Sei que é um tópico meio infantil, mas a gente não pode conversar sério o tempo todo, né?
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Mensagem por NeyBass Qui Out 24, 2019 4:56 pm

allexcosta escreveu:
NeyBass escreveu:Do alto da minha ignorância e opinião, TRB nem combina com 4c. Só consigo "ver" 5 e 6c

Sim, mas os de luthier também terão mais de 4 cordas, sem exceção.

Falando sério, até loja de música no nordeste dos anos 90, baixo de 4 cordas você tinha que encomendar. Não tinha nenhum na vitrine ou para pronta entrega. Acho que isso mudou um pouco com essa coisa de hipster que chegou um pouco por lá também.

Jorgera me disse que quando ainda morava em SC comentou com um amigo músico que tava pensando em comprar um baixo de 5 cordas. O amigo imediatamente perguntou "vai mudar pra Bahia"?

Engraçado como a gente é ignorante quando vive olhando pro nosso próprio umbigo.

hehe...sei como é.
Para mim, por exemplo, baixo de 4c dos mais populares, só combina ou eu compraria digamos assim, se for JB, PB ou MM. Falando dos mais usados né.
Tem outros também, tipo os SG, Steinberg, Bass Violin, etc. Mas estão fora de cogitação para mim, seja com a quantidade de cordas que for.
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Mensagem por Stormbringer Qui Out 24, 2019 6:31 pm

allexcosta escreveu:
Os PB não estavam nem de longe entre os baixos que me davam melhor inteligibilidade nessa época.
Ah, se entrarmos em "inteligibilidade", JB sempre vai ser mais "claro" que o PB, disso eu acho que ninguém vai discordar nunca
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Mensagem por NETOULTRA Qui Out 24, 2019 6:38 pm

Estou ficando velho e com a velhice o direito de falar besteira...

1- O som do baixo no meu retorno / cubo me agradando é o que importa... Se vai ta bom no pa, se vai sumir, se a banda vai ouvir nao faz diferença nenhuma pra mim...
2- Baixo de 4 cordas pra mim "nem baixo é", nao imagino tocando em um baixo sem a Sí...
3- Precision é o baixo mais sem graça que já toquei e ouvi....

Admito, estou ficando velho, ranzinza e o pior nao tenho nem 40 anos...


Última edição por NETOULTRA em Qui Out 24, 2019 6:44 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Paulo Penna Qui Out 24, 2019 6:41 pm

Stormbringer escreveu:
allexcosta escreveu:
Os PB não estavam nem de longe entre os baixos que me davam melhor inteligibilidade nessa época.
Ah, se entrarmos em "inteligibilidade", JB sempre vai ser mais "claro" que o PB, disso eu acho que ninguém vai discordar nunca
Nem a pau! O dom do jazz é muito vezes mais bonito, mas o p é muito mais definido e inteligivel..... Imho....
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Mensagem por NETOULTRA Qui Out 24, 2019 6:43 pm

Paulo Penna escreveu:
Stormbringer escreveu:
allexcosta escreveu:
Os PB não estavam nem de longe entre os baixos que me davam melhor inteligibilidade nessa época.
Ah, se entrarmos em "inteligibilidade", JB sempre vai ser mais "claro" que o PB, disso eu acho que ninguém vai discordar nunca
Nem a pau! O dom do jazz é muito vezes mais bonito, mas o p é muito mais definido e inteligivel..... Imho....

Se vc fizer uma frase bem rapida em um JB e em um PB flat, qual dois 2 vc acha q vai dar pra ouvir a frase de maneira mais nitida e explicada?

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Mensagem por Paulo Penna Qui Out 24, 2019 6:50 pm

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Mensagem por NETOULTRA Qui Out 24, 2019 6:51 pm

Paulo Penna escreveu:Pbass

Enta ta....

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Mensagem por Stormbringer Qui Out 24, 2019 7:12 pm

Paulo Penna escreveu:
Stormbringer escreveu:
allexcosta escreveu:
Os PB não estavam nem de longe entre os baixos que me davam melhor inteligibilidade nessa época.
Ah, se entrarmos em "inteligibilidade", JB sempre vai ser mais "claro" que o PB, disso eu acho que ninguém vai discordar nunca
Nem a pau! O dom do jazz é muito vezes mais bonito, mas o p é muito mais definido e inteligivel..... Imho....
Percepção é uma coisa doida mesmo né?
Eu gosto de PB(alias, eu tenho 3 kakkak), mas eu acho bem mais "boomy", presente sim, mas com menos inteligibilidade, principalmente se você toca as coisas bem articuladas e rápidas... enfim, "Será o vermelho que eu vejo o mesmo que você vê?"

off:
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Mensagem por allexcosta Qui Out 24, 2019 8:19 pm

Stormbringer escreveu:Ah, se entrarmos em "inteligibilidade", JB sempre vai ser mais "claro" que o PB, disso eu acho que ninguém vai discordar nunca

Ué... "Inteligibilidade" e "cortar na mix" são a mesma coisa, não? scratch
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Mensagem por Zubrycky Qui Out 24, 2019 8:31 pm

allexcosta escreveu:
NeyBass escreveu:Que timbre de JB lindo da zorra...

Zubrycky escreveu:eu mesmo não suporto muito o do Jaco às vezes e o do Marcus Miller costuma ser algo abominável aos meus ouvidos...

https://www.contrabaixobr.com/t41856p350-junior-groovador-no-rock-in-rio#854256

Entendo a devoção que outros possam ter sobre esse timbre (E não tenho o menor problema com isso), mas detesto essa sonoridade. #ProntoFalei. No puke
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Mensagem por Zubrycky Qui Out 24, 2019 8:33 pm

Som por som, prefiro o PB. Se alguma catástrofe se abatesse na terra e eu fosse obrigado a escolher entre estes dois, ficaria com o PB.
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Mensagem por allexcosta Qui Out 24, 2019 8:35 pm

Zubrycky escreveu:Entendo a devoção que outros possam ter sobre esse timbre (E não tenho o menor problema com isso), mas detesto essa sonoridade. #ProntoFalei.  No puke

playing playing rock rock rock
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Mensagem por Stormbringer Qui Out 24, 2019 8:37 pm

allexcosta escreveu:
Stormbringer escreveu:Ah, se entrarmos em "inteligibilidade", JB sempre vai ser mais "claro" que o PB, disso eu acho que ninguém vai discordar nunca

Ué... "Inteligibilidade" e "cortar na mix" são a mesma coisa, não? scratch
Então, pra mim "ser claro" e ser "presente" não são a mesma coisa, um instrumento pode ter os dois, mas pra mim nem sempre caminham juntos.

Eu "sinto" o P solado sempre mais presente, porem quando preciso fazer algo que tenha mais articulação eu ligo o captador da ponte por que corta a coisa indomavel do P gostar de embolar Razz

Mas, novamente, coisa de percepção pessoal ali perto do amp...
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Mensagem por allexcosta Qui Out 24, 2019 8:40 pm

^ Tendi não, mas tá tudo certo. E solado tem nada a ver né? O tema, como o título sugere, é "na banda".
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Mensagem por fheliojr Qui Out 24, 2019 8:41 pm

allexcosta escreveu:... Ele disse que os captadores do primeiro modelo eram os melhores...

Qual era o primeiro modelo do TRB, Alex? O de 1991 (abaixo)?

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Mensagem por Stormbringer Qui Out 24, 2019 8:43 pm

allexcosta escreveu:^ Tendi não, mas tá tudo certo. E solado tem nada a ver né? O tema, como o título sugere, é "na banda".
"O P solado" eu quis dizer "só o P em ação"

releve eu nao me fazer entender hoje, é feriado em Goiânia e o teor alcoólico subiu um pouco akkakaka
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Mensagem por allexcosta Qui Out 24, 2019 8:44 pm

fheliojr escreveu:Qual era o primeiro modelo do TRB, Alex? O de 1991 (abaixo)?

Não tenho certeza, mas não acho que era o P. Eu nunca saquei muito de TRB, como tem gente aí no nordeste que saca e sabe todos os modelos de cor.
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Mensagem por allexcosta Qui Out 24, 2019 8:45 pm

Stormbringer escreveu:"O P solado" eu quis dizer "só o P em ação"

releve eu nao me fazer entender hoje, é feriado em Goiânia e o teor alcoólico subiu um pouco akkakaka

PB é baixo de um captador só, não? Ou estávamos falando de outra coisa esse tempo todo?
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Mensagem por NETOULTRA Qui Out 24, 2019 8:52 pm

allexcosta escreveu:
fheliojr escreveu:Qual era o primeiro modelo do TRB, Alex? O de 1991 (abaixo)?

Não tenho certeza, mas não acho que era o P. Eu nunca saquei muito de TRB, como tem gente aí no nordeste que saca e sabe todos os modelos de cor.

Primeiro trb é o i, TRB 5I, TRB 6I, 5PI, 6PII a diferença entre eles é o Piezo na ponte... tive um 6I e o instrumento é fenomenal... Tem aquele pó de pirimpimpim que ninguém explica...

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Mensagem por Stormbringer Qui Out 24, 2019 8:54 pm

allexcosta escreveu:
Stormbringer escreveu:"O P solado" eu quis dizer "só o P em ação"

releve eu nao me fazer entender hoje, é feriado em Goiânia e o teor alcoólico subiu um pouco akkakaka

PB é baixo de um captador só, não? Ou estávamos falando de outra coisa esse tempo todo?
Foi só pra uma comparação do P, contra uma config com captador na ponte(J), que é um teste que da pra fazer no mesmo baixo

mas releve, foi só um devaneio mesmo
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Mensagem por allexcosta Qui Out 24, 2019 9:04 pm

NETOULTRA escreveu:Primeiro trb é o i, TRB 5I, TRB 6I, 5PI, 6PII a diferença entre eles é o Piezo na ponte... tive um 6I e o instrumento é fenomenal... Tem aquele pó de pirimpimpim que ninguém explica...

Não falei que baixista nordestino sabe isso decorado? Laughing

E tinha aqueles inteiriços, que são horríveis.

Os primeiros TRB, parafusados e sem piezo, são cheios de magia mesmo. Assim, se a pessoa gosta da onda né? Eu acho o braço gigantesco e o raio da escala muito alto.
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Mensagem por Rico Qui Out 24, 2019 9:27 pm

Eu tenho JB e ele aparece normal nas músicas. Até porque com aquele bridge pickup, dá pra destacar umas frequências que sempre vão aparecer.

Por outro lado, o que afeta a inteligibilidade é excesso de graves. Outro dia mesmo eu conversava com o Cássio (Luthier) sobre como o baixo ficou muito mais grave na música pop do fim dos 80 pra cá. Pelo menos na música de rádio eu fui cada vez ouvindo menos o baixo, e mais um gravão meio ventado, meio indefinido.

Em shows então, nem se fala. Aquela história sempre de "fazer o chão" e ninguém escuta baixo nenhum.



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Mensagem por NETOULTRA Qui Out 24, 2019 10:08 pm

allexcosta escreveu:
NETOULTRA escreveu:Primeiro trb é o i, TRB 5I, TRB 6I, 5PI, 6PII a diferença entre eles é o Piezo na ponte... tive um 6I e o instrumento é fenomenal... Tem aquele pó de pirimpimpim que ninguém explica...

Não falei que baixista nordestino sabe isso decorado? Laughing

E tinha aqueles inteiriços, que são horríveis.

Os primeiros TRB, parafusados e sem piezo, são cheios de magia mesmo. Assim, se a pessoa gosta da onda né? Eu acho o braço gigantesco e o raio da escala muito alto.

Meu primeiro contato com um  trb foi um lance mágico mesmo rsrs... Estava num estúdio gravando uma banda e forro ( tocava guitarra na época), o baixista da nossa banda tava apanhando pra casar o baixo com o bumbo e o produtor musical era um p#$% baixista aí eles falou as palavras mágicas : Fulano pega ali o TRB... O cara trouxe um trb 6i azul da primeira série, esses mágicos rsrs, o cara tirou um p#$% som que deixou todos nós cm sorriso de orelha a orelha... Anos depois virei baixista e tive um da mesma série só q laranja... Um dos baixos que não devia ter me desfeito nunca na vida mas enfim...

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Mensagem por Uchoa Qui Out 24, 2019 10:42 pm

Eita tópico para render hein !?

A pessoa usa o que gosta !
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Mensagem por allexcosta Qui Out 24, 2019 10:56 pm

Uchoa escreveu:A pessoa usa o que gosta !

Lógico, mas treta com tudo. up
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Mensagem por Uchoa Qui Out 24, 2019 11:22 pm

lol! lol! lol!

Não deixa de ser uma verdade !!!
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Mensagem por Paulo Penna Qui Out 24, 2019 11:30 pm

Treta com educação faz um tópico legalzão...
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