Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PJ invertido, você deveria experimentar.

+21
JAZZigo
Tarcísio Caetano
fheliojr
Jãozeiro
Mauricio Luiz Bertola
patriciofernandes
Breno_Barnabe
Pz123
Rui Lima
Mulambo
afonsodecampos
Uchoa
Felipe Brum
Vinicius F
Renato Aversari
Zubrycky
Raul S.
vcrz
Bruno da Rosa
Ivanov_br
allexcosta
25 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por allexcosta Dom Nov 17, 2019 10:22 am

Rui Lima escreveu:Mas nem estava falando de voce, veio na sequência de um quote da minha comparação á ópera.

Sim, eu sei.

Estamos discutindo as idéias.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por allexcosta Dom Nov 17, 2019 10:43 am

Rui Lima escreveu:Quanto á palavra preconceito, como você sabe, nenhuma palavra é estanque , elas têm vida propria, e preconceito não é meramente um conceito formado previamente a um conhecimento, mas sim ter uma opinião generalizada sem ter em atenção as particularidades de determinado caso.

Sim, costumo dizer que faço generalizações, muitas vezes exageradas. Mas generalizações, a meu ver, são diferentes de simples preconceito.

Rui Lima escreveu:Mais uma coisa alex. Quero dizer que você é das pessoas que melhor ajudam nesse fórum, e levo a sua opinião muito em linha de conta acima de tudo porque tem enorme experiência não só musical mas também de vida e também reparo que o Joaozeiro ganha aqui algumas inimizades mas eu acho ele o cara mais racional daqui do fórum e aprecio isso imenso. O stromberger, não sei o nome dele, mas é o que gosta de piratas, parece cinco estrelas sempre pronto a por água na fervura, o jazzigo super simpático e disponível.

Fico grato. A recíproca é verdadeira em relação a você e àqueles que discutem as coisas em alto nível, sem levar para o lado pessoal.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por marcelinhobass Qua Nov 20, 2019 4:14 am

Bom, eu concordo com o Allex. Gosto dos Split's na posição by "Leo", porém prefiro mais ainda a sonoridade com eles invertidos. Já tive a oportunidade de tocar em Warwicks e em alguns Yamahas com essa configuração e pretendo adquirir um Spector com o captador colocado dessa forma.
Acho animal e bem melhor do que a concepção original (e olhe que eu sou fã de carteirinha do Leo) !
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por allexcosta Qua Nov 20, 2019 7:21 am

marcelinhobass escreveu:Acho animal e bem melhor do que a concepção original (e olhe que eu sou fã de carteirinha do Leo) !  

Essa semana eu tava vendo uma "rig rundown" com o Richard Fortus e ambos ele e o entrevistador, que também é guitarrista, concordavam que o lado da inclinação dos captadores da ponte de stratos e teles não era o ideal.

Eles falam algo tipo "o Leo acertou quase tudo, isso ele errou". E é o mesmo conceito do captador split do PB.

Na entrevista ele também diz que Hendrix tinha um timbre especial justamente porque suas cordas mais agudas eram captadas pela parte mais grave do captador inclinado.

E a guitarra signature dele tem essa característica, inclinação invertida em relação ao padrão Fender. Veja:

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Mgexgnwaaumsfvtcuurx

Aliás, a própria Fender Hendrix é assim.

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Xenywxdlbievivshv5xo

A Warwick também entende bem esse conceito e seus PJs geralmente são invertidos, assim como seus captadores inclinados têm a parte que capta as cordas mais agudas mais próxima do braço.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por Tarcísio Caetano Qui Nov 21, 2019 8:58 am

Rui Lima escreveu:
Tarcísio Caetano escreveu:
allexcosta escreveu:Na verdade quanto mais eu sei sobre essa banda mais me sinto um músico pior.
Não seria "melhor"?  scratch
Rui Lima escreveu:E daí o que é a opera?
É musica com teatro, é uma encenação, e no entanto é musica erudita!
Como é que é?!
Isso mesmo que você leu.

Ok. Meu interesse era só ter uma ideia do seu conceito sobre ópera. Curiosidade, pois é o "tipo" de música que mais gosto.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por allexcosta Qui Nov 21, 2019 9:44 am

O Rocco tá ligado.

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Rocco8

A propósito, quem não viu isso ainda, veja (e escute com fone, por favor):



Nada se compara a Tower of Power...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por fheliojr Qui Nov 21, 2019 11:46 pm

Meio OFF: invertido ou não, não é muito comum haver baixos de 5 ou 6 cordas "de linha" com captação PJ.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por Convidado Sex Nov 22, 2019 9:17 am

Cara... sou meio cego para essas sutilezas. Nunca tinha atentado para essas questões de posição de captadores. Tenho muito a aprender ainda... uma vida é pouco.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por allexcosta Sex Nov 22, 2019 10:34 am

fheliojr escreveu:Meio OFF: invertido ou não, não é muito comum haver baixos de 5 ou 6 cordas "de linha" com captação PJ.

Bem, não sei exatamente o que você considera comum, mas Warwick, Spector, Dean, Schecter, Ibanez, Yamaha e algumas outras oferecem essa opção de linha. E outras, como a Sadowsky oferecem qualquer modelo PJ com a possibilidade do P ser invertido. Ao menos nos modelos NYC.

Além disso, os captadores EMG com configuração interna P possuem formato invertido, só que não dá pra ver... E esses captadores são utilizados em inúmeros instrumentos de linha.

A Aero também faz um reverse P5 numa caixa soapbar, mas não lembro agora se esse captador equipa algum baixo de linha. Foto:

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Pickup

O conceito do P invertido é antigo e bem conhecido na indústria. E é amplamente utilizado por luthiers e marcas que não se sentem na obrigação de copiar tudo que a Fender fez ou faz...

Ilustrando um pouco:

Spector Forte 5:

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Forte

Spector Coda 5:

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Ch03vgamaw01tdd0nlbx

Dean Edge 5:

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Dean-string-bass_360_d963b37d8ff206b4ea9b27b4a3cc4e91

Ibanez SR655E

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 W43qwrxgvktrv2m7bixd

Sadowsky:

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 IMG_8392
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por Paulo Penna Sex Nov 22, 2019 10:44 am

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Portaldoholanda-776940-imagem-foto-amazonas
Rapaz, me identifiquei muito com esse baixo...


Última edição por Paulo Penna em Sex Nov 22, 2019 11:25 am, editado 1 vez(es)
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por allexcosta Sex Nov 22, 2019 11:09 am

Paulo Penna escreveu:https://images.app.goo.gl/XCfhJJRd5vtE4LnF7PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 XCfhJJRd5vtE4LnF7
Rapaz, me identifiquei muito com esse baixo...

É o quê? scratch
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por Paulo Penna Sex Nov 22, 2019 11:25 am

allexcosta escreveu:
Paulo Penna escreveu:https://images.app.goo.gl/XCfhJJRd5vtE4LnF7PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 XCfhJJRd5vtE4LnF7
Rapaz, me identifiquei muito com esse baixo...

É o quê? scratch
Corrigido
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por marcelinhobass Sex Nov 22, 2019 2:47 pm

Extremamente interessante !
Off: Confesso que tenho muita curiosidade em usar algum baixo com dois captadores Split's !
Uma hora dessas eu compro um corpo, pego uma tupia e faço uns testes na prática (tô com uns captadores sobrando aqui em casa), assim como eu já fiz com um Yamaha que eu tinha. Coloquei um Humbucking na posição da ponte, junto com um Split-Coil no Braço. Sinceramente? Foi uma das combinações sonoras que eu mais gostei ! Hahahaha
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por allexcosta Sex Nov 22, 2019 3:26 pm

Paulo Penna escreveu:PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Portaldoholanda-776940-imagem-foto-amazonas
Rapaz, me identifiquei muito com esse baixo...

Prefiro esse mil vezes. Wink

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Olho
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por allexcosta Sex Nov 22, 2019 3:30 pm

marcelinhobass escreveu:Extremamente interessante !
Off: Confesso que tenho muita curiosidade em usar algum baixo com dois captadores Split's !
Uma hora dessas eu compro um corpo, pego uma tupia e faço uns testes na prática (tô com uns captadores sobrando aqui em casa), assim como eu já fiz com um Yamaha que eu tinha. Coloquei um Humbucking na posição da ponte, junto com um Split-Coil no Braço. Sinceramente? Foi uma das combinações sonoras que eu mais gostei ! Hahahaha

Se você tiver um baixo baratinho e quiser sacrificá-lo pra um bem maior, abra uma piscina entre o braço e a ponte, dessa maneira você pode colocar todo tipo de captador em todas as posições possíveis. Os resultados são surpreendentes. Aliás, posição do captador é uma das coisas que mais influencia o timbre de um instrumento e, por incrível que pareça, algo que a gente discute pouco. Enquanto isso, os debates alder x ash existem aos milhares.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por JAZZigo Sex Nov 22, 2019 6:20 pm

allexcosta escreveu:Aliás, posição do captador é uma das coisas que mais influencia o timbre de um instrumento e, por incrível que pareça, algo que a gente discute pouco. Enquanto isso, os debates alder x ash existem aos milhares.
Realmente incrível e a mais pura verdade.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por Raul S. Sex Nov 22, 2019 7:39 pm

JAZZigo escreveu:
allexcosta escreveu:Aliás, posição do captador é uma das coisas que mais influencia o timbre de um instrumento e, por incrível que pareça, algo que a gente discute pouco. Enquanto isso, os debates alder x ash existem aos milhares.
Realmente incrível e a mais pura verdade.
[2]
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1778
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por allexcosta Sex Nov 22, 2019 11:25 pm

Outro P5 invertido de série, mas esse é P/MM.

Harley Benton MP-5MN

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 14207847_800
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por Rui Lima Sáb Nov 23, 2019 8:04 am

Alexx, vocês conseguem receber Harley bento aí no Brasil?
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 23, 2019 8:56 am

Rui Lima escreveu:Alexx, vocês conseguem receber Harley bento aí no Brasil?

Sim, a Thomann envia pro Brasil, chegando aqui a gente paga tipo o dobro do que vocês pagam aí, algo próximo de R$2800 por esse exemplar em particular. E demora uns 3 meses...

Mas chega sim.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por fheliojr Sáb Nov 23, 2019 7:43 pm

allexcosta escreveu:
Paulo Penna escreveu:PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Portaldoholanda-776940-imagem-foto-amazonas
Rapaz, me identifiquei muito com esse baixo...

Prefiro esse mil vezes.  Wink

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Olho

Um JJ, se entrometendo nesta discussão:


PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcQv_sA0NBb2Z5AvPN0jqXmskg5gGLY9O-3xBDq64hsxROZE9iE4&s
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por Convidado Dom Nov 24, 2019 8:26 am

Tava ouvindo uns ao vivos do Zender da época de ouro do Jamiroquai... que timbre!!! E os caps são nessa configuração.


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por marcelinhobass Dom Nov 24, 2019 2:52 pm

allexcosta escreveu:
marcelinhobass escreveu:Extremamente interessante !
Off: Confesso que tenho muita curiosidade em usar algum baixo com dois captadores Split's !
Uma hora dessas eu compro um corpo, pego uma tupia e faço uns testes na prática (tô com uns captadores sobrando aqui em casa), assim como eu já fiz com um Yamaha que eu tinha. Coloquei um Humbucking na posição da ponte, junto com um Split-Coil no Braço. Sinceramente? Foi uma das combinações sonoras que eu mais gostei ! Hahahaha

Se você tiver um baixo baratinho e quiser sacrificá-lo pra um bem maior, abra uma piscina entre o braço e a ponte, dessa maneira você pode colocar todo tipo de captador em todas as posições possíveis. Os resultados são surpreendentes. Aliás, posição do captador é uma das coisas que mais influencia o timbre de um instrumento e, por incrível que pareça, algo que a gente discute pouco. Enquanto isso, os debates alder x ash existem aos milhares.
Eu tenho um monte de Frankenstein por aqui e confesso que já cheguei a fazer isso ! Hahaha
Essa questão do "Sweet Spot" é algo que eu sempre friso na rodinha de conversa de "Buteco" com os baixistas mas que infelizmente poucos ouvem... tanto é que o tipo de madeira que o corpo usa é uma das ultimas coisas que eu procuro saber em um baixo. Sempre me atento a posição dos captadores (vivo pegando baixo pra conferir as posições dos captadores), a madeira da escala e a do braço. Eu não desabono a madeira do corpo, porém eu procuro algum que tenha uma madeira resistente e que seja esteticamente bonitinha, quando é feito o uso de algum acabamento "in natura".
Enfim, procuro saber pouco da madeira usada no corpo por eu sempre ter notado que ela faz pouquíssima diferença no conjunto final (claro, se tratando de instrumento sólido).
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por marcelinhobass Dom Nov 24, 2019 2:59 pm

allexcosta escreveu:
Rui Lima escreveu:Alexx, vocês conseguem receber Harley bento aí no Brasil?

Sim, a Thomann envia pro Brasil, chegando aqui a gente paga tipo o dobro do que vocês pagam aí, algo próximo de R$2800 por esse exemplar em particular. E demora uns 3 meses...

Mas chega sim.
Essas terras Tupiniquins ... te falar hein, são uma piada de mal gosto !
A gente tem que se lascar trabalhando pra no final ter que pagar uma fortuna em instrumento de entrada. Absurdo !
Acho que é por isso que eu sempre acabo pegando baixo usado ... Hahaha
PS: O mundo automobilístico/motociclístico é extremamente parecido. A minha sorte é que eu sempre trabalhei de mecânico, então eu vivia pegando moto "acabada", que no final eu arrumava gastando pouco (eu só gastava com peças), mas pra quem depende de mão de obra de terceiros ... vish, se lasca !
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por fheliojr Dom Nov 24, 2019 8:40 pm

^vc tem foto dos seus baixos?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por marcelinhobass Seg Nov 25, 2019 1:23 am

fheliojr escreveu:^vc tem foto dos seus baixos?
Opaaa ! Rapaz, o único que eu ainda creio ter é o de um Yamaha RBX 170 que eu tive. Usei ele como laboratório pra diversas coisas... ele já teve trocentos captadores, trocentas chaves de sei lá oque, combinações "incomuns" de captadores, já teve um Seymour Duncan Blackout de guitarra,já foi 4 cordas, 5 cordas, etc ...
Perdi algumas dessas fotos em dois notebooks que eu tive (Um CCE e um Vaio) e em um Samsung Galaxy.
Acho que eu tenho até um tópico "aberto" até hoje aqui no Fórum. O nome é algo como "Meu Yamaha apelidado como Frank", porém por conta de eu ter perdido esses arquivos e ter vendido o baixo, o projeto foi "descontinuado".
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por marcelinhobass Seg Nov 25, 2019 1:26 am

https://www.contrabaixobr.com/t38709-rbx-170-mais-conhecido-como-frank-cobaia
Encontrei o link ... infelizmente o projeto foi "finalizado" por conta de eu ter vendido, porém, como eu disse, ele passou por diversas modificações nesse meio tempo
marcelinhobass
marcelinhobass
Membro

Mensagens : 321
Localização : ES

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por fheliojr Seg Nov 25, 2019 3:46 pm

up up up
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por Rui Lima Ter Nov 26, 2019 7:07 pm

Com 2 PP

Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagens : 720
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por JAZZigo Sáb Dez 07, 2019 12:31 am

No baixo abaixo, o captador P está invertido ou não?!



Não está, mas confesso que tive de pensar 2 vezes!   Razz  weed


Última edição por JAZZigo em Sáb Dez 07, 2019 11:52 am, editado 1 vez(es)
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por afonsodecampos Sáb Dez 07, 2019 9:52 am

^ Rsrsrsrsrs!

Dá pra experimentar então invertendo o baixo Smile

Fica mais barato Razz
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por Raul S. Sáb Dez 07, 2019 12:16 pm

pronto, resolvido:

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Annota11
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1778
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 07, 2019 11:05 pm

JAZZigo escreveu:No baixo abaixo, o captador P está invertido ou não?!

Estaria se ele invertesse as cordas.

O Hendrix invertia e o captador da ponte ficava invertido, o que conferia parte do timbre "Hendrix".
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por Eduardo Tob Ter Dez 10, 2019 12:41 am

allexcosta escreveu:
Henri-Q escreveu:EMGs ativos?

Durante os anos 80 e 90 não existia nada EMG que não fosse ativo.

Até hoje eu tenho dificuldade em me acostumar com a idéia de EMGs passivos. É como lembrar que existe "Cherry Coke", que é horrível por sinal...

Tenho um ibanez EXB com cinco cordas que os caps são "Select by EMG". São passivos. É um baixo de 1994. Fala alto pra caramba. É meu primeiro baixo.
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por allexcosta Ter Dez 10, 2019 1:17 pm

Eduardo Tob escreveu:Tenho um ibanez EXB com cinco cordas que os caps são "Select by EMG". São passivos. É um baixo de 1994. Fala alto pra caramba. É meu primeiro baixo.

Sim, são passivos. Mas "Select by EMG" não é "EMG", assim como "Squier by Fender" não é "Fender".
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por JAZZigo Ter Dez 10, 2019 2:04 pm

allexcosta escreveu:
Eduardo Tob escreveu:Tenho um ibanez EXB com cinco cordas que os caps são "Select by EMG". São passivos. É um baixo de 1994. Fala alto pra caramba. É meu primeiro baixo.

Sim, são passivos. Mas "Select by EMG" não é "EMG", assim como "Squier by Fender" não é "Fender".
Select by EMG são como Duncan Designed.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por Eduardo Tob Qua Dez 11, 2019 12:02 am

allexcosta escreveu: Sim, são passivos. Mas "Select by EMG" não é "EMG", assim como "Squier by Fender" não é "Fender".

Verdade. É como se fosse uma "sublinha" se é que essa palavra existe.
O que me faz pensar, embora possa não ser verdade, que essas linhas "by algumas coisa" permitiam os caras fazerem umas coisas "estranhas" quando comparadas às séries mais top de linha. Tipo meu squier que tem corpo de precision com caps jazz de fábrica... mas acho que to fugindo ao tema, desculpem
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por allexcosta Qua Dez 11, 2019 7:26 pm

Eduardo Tob escreveu:Verdade. É como se fosse uma "sublinha" se é que essa palavra existe.

Sim, é isso mesmo. Nos anos 80, quando a EMG surgiu e ganhou força, ninguém chamava os Select de EMG. EMG era, e ainda é, sinônimo de captação ativa, campos magnéticos mais leves e consequente resposta maior de frequências.

Eu particularmente gosto dos captadores da marca, mas não são pra todo mundo.

Eduardo Tob escreveu:O que me faz pensar, embora possa não ser verdade, que essas linhas "by algumas coisa" permitiam os caras fazerem umas coisas "estranhas" quando comparadas às séries mais top de linha. Tipo meu squier que tem corpo de precision com caps jazz de fábrica... mas acho que to fugindo ao tema, desculpem

Algumas marcas usam suas linhas de entrada para testes de mercado, mas a Fender já fez altas doideras com o próprio nome Fender também.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por Eduardo Tob Qua Dez 11, 2019 11:17 pm

allexcosta escreveu:
Eduardo Tob escreveu:Verdade. É como se fosse uma "sublinha" se é que essa palavra existe.

Sim, é isso mesmo. Nos anos 80, quando a EMG surgiu e ganhou força, ninguém chamava os Select de EMG. EMG era, e ainda é, sinônimo de captação ativa, campos magnéticos mais leves e consequente resposta maior de frequências.

Eu particularmente gosto dos captadores da marca, mas não são pra todo mundo.

Eduardo Tob escreveu:O que me faz pensar, embora possa não ser verdade, que essas linhas "by algumas coisa" permitiam os caras fazerem umas coisas "estranhas" quando comparadas às séries mais top de linha. Tipo meu squier que tem corpo de precision com caps jazz de fábrica... mas acho que to fugindo ao tema, desculpem

Algumas marcas usam suas linhas de entrada para testes de mercado, mas a Fender já fez altas doideras com o próprio nome Fender também.

Muito interessante tudo isso! Eu gosto dos EMGs mas não sou exatamente um fã. Mas muitos artistas que admiro usam...
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por Paulo Penna Qua Dez 11, 2019 11:34 pm

Tenho e uso emg pj da década de 80 e eles são ótimos na maioria do tempo, só não gostei com meu novo velho amplificador valvulado, onde os passivos ficam melhores.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por fheliojr Dom Dez 15, 2019 3:48 pm

Alguns EMGs antigos, para mim, tinham um som "plastificado", artificial. A atual série X, entretanto, me soa muito bem e natural. Eu teria estes captadores.

Edit: correção ortográfica


Última edição por fheliojr em Dom Dez 15, 2019 3:57 pm, editado 1 vez(es)
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por patriciofernandes Dom Dez 15, 2019 3:55 pm

Já usei HZ, DC, P, e J... Sou fã da EMG. Nunca tive um resultado ruim com eles
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por JAZZigo Qua Abr 29, 2020 10:09 am

JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por allexcosta Qua Abr 29, 2020 10:25 am

^ O Chupa-cabra é mais doido.

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por WHead Qua Abr 29, 2020 1:20 pm

JAZZigo escreveu: (vídeo)

allexcosta escreveu:^ O Chupa-cabra é mais doido.
(vídeo)

cyclops
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2712
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Abr 29, 2020 10:43 pm

JAZZigo escreveu:
O som é até OK, mas pqp, mais feio que bater na mãe esse baixo, kkkk.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por JAZZigo Sáb Dez 04, 2021 11:59 am

Seguindo a sugestão do tio Alex, arrematei no eBay esse PJ duplamente invertido!  Razz

Deve chegar daqui umas 2 semanas!   bounce

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 S-l1600-1
PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 S-l1600-5
Aria Pro II JPJ-3 Diamond Series Rock Device Bass
Made in Japan, by Matsumoku Industrial Co. Ltd. - 1986

https://ariaguitarsglobal.com/

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Zubrycky e heenrique_bass gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 04, 2021 4:41 pm

JAZZigo escreveu:Seguindo a sugestão do tio Alex, arrematei no eBay esse PJ duplamente invertido!  Razz

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Ed4093139e1cfd97bd61b44ef63923d6

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por fheliojr Sáb Dez 04, 2021 8:21 pm

point point point

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por Zubrycky Dom Dez 05, 2021 7:07 am

(Quote de imagens necessário)

JAZZigo escreveu:Seguindo a sugestão do tio Alex, arrematei no eBay esse PJ duplamente invertido!  Razz

Deve chegar daqui umas 2 semanas!   bounce

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 S-l1600-1
PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 S-l1600-5
Aria Pro II JPJ-3 Diamond Series Rock Device Bass
Made in Japan, by Matsumoku Industrial Co. Ltd. - 1986

https://ariaguitarsglobal.com/

Parabéns pelo baixo, JAZZigo! claps

Pessoalmente estou muito curioso em ouvir o som dele.

Dito isso, lanço ao Universo esta pergunta: Como seria este baixo se ele tivesse sido feito pela Garcia's? Pergunta.notme hide :troll:
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

PJ invertido, você deveria experimentar.  - Página 3 Empty Re: PJ invertido, você deveria experimentar.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos