Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tagima XB21

+26
Silva André
Gabriel_cwb
HenriqueBessa
pedrohenrique.astronauta
rodolphoal
gloliveira
Marlim
tgsilva
kattastroff
patrickqueres
lucian.cupin
fheliojr
NeyBass
rafael.nery.712
stefano romano
allexcosta
Vinicius F
Flavio Maia
joabi
Bruno da Rosa
Jãozeiro
Porrobertus
Mauricio Luiz Bertola
CSergio
Igor Canavarro
Arthur Farias
30 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por kattastroff Dom 14 Mar 2021 - 23:09

Uma gravação que eu fiz de teste hoje com ele, pra quem quiser sacar o timbre. Está com um pouco de EQ e compressor. Achei que ficou legal, considerando que as cordas estão velhas (mais de 1 ano) e eu não sei equalizar direito hehehe. E perdoem os erros de execução deste que vos fala.

https://drive.google.com/file/d/1qhN8W-dsjXaiPvC4EG5UuX3RiQ0MrmoW/view?usp=drivesdk
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Vetlata e Gabriel_cwb gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por fheliojr Qua 17 Mar 2021 - 17:51

Ficou bom, Katastrófico!

up up
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Vetlata e kattastroff gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por tgsilva Ter 20 Abr 2021 - 7:51

Bertola,
Surgiu um Tagima xb 21 6 cordas numa negociação e eu sempre quis ter um 6c de entrada pra testar. Acha que posso confiar? Principalmente no braço?

tgsilva
Membro

Mensagens : 35
Localização : Uberlândia-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por Marlim Ter 20 Abr 2021 - 8:56

tgsilva escreveu:Bertola,
Surgiu um Tagima xb 21 6 cordas numa negociação  e eu sempre quis ter um 6c de entrada pra testar. Acha que posso confiar? Principalmente no braço?

Pouca gente aqui testou esse modelo de 6 cordas, eu mesmo quero muito testar

Mas tendo em vista que a qualidade dos Tagima tem sido estavelmente boa, eu arriscaria sim, mas o melhor é claro se vc puer ver e tocar no instrumento antes de adquiri-lo
Marlim
Marlim
Membro

Mensagens : 489
Localização : BH

tgsilva gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por tgsilva Ter 20 Abr 2021 - 9:15

Tenho reparado um suposto "defeito" nessa versão de 6 cordas, inclusive nesse que estou negociando: a captação precision está com os pólos do cap (ímãs) "desalinhados" das cordas. Isso é um problema?

tgsilva
Membro

Mensagens : 35
Localização : Uberlândia-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por gloliveira Ter 20 Abr 2021 - 9:16

kattastroff escreveu:Uma gravação que eu fiz de teste hoje com ele, pra quem quiser sacar o timbre. Está com um pouco de EQ e compressor. Achei que ficou legal, considerando que as cordas estão velhas (mais de 1 ano) e eu não sei equalizar direito hehehe. E perdoem os erros de execução deste que vos fala.

https://drive.google.com/file/d/1qhN8W-dsjXaiPvC4EG5UuX3RiQ0MrmoW/view?usp=drivesdk

Muito bom claps Gostei do timbre desse contrabaixo.

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por NeyBass Ter 26 Out 2021 - 10:29

Trazendo o tópico à vida!

Tenho andado pesquisando para adquirir (não por agora) um baixo simples e bacana que eu possa usar os captadores MM+PB.

Achei interessante esses Tagimas, pois estão na faixa de preço que procuro, possuem 24 casas e os dois já tem 1 dos captdores do jeito que quero e no caso acrescentaria mais um.

Na opinião de vocês, olhando assim a olho nu, qual dos dois vocês comprariam levando em consideração o posicionamento do captador já instalado? Qual parece estar mais de acordo com os originais baixo MM e PB?

Um fator que deve-se levar em consideração é a madeira do corpo que no baixo que tem o captador MM, o corpo é mogno e o "PB" é Okoume (nunca ouvi falar)

Tagima XB21 - Página 2 B90cf013Tagima XB21 - Página 2 Xb-21-14


Vídeos para melhor avaliação.
Aos meus ouvidos parece que o "MM" soou mais fiel ao timbre, mas tem muita coisa que interfere também.



NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por kattastroff Ter 26 Out 2021 - 11:10

tgsilva escreveu:Tenho reparado um suposto "defeito" nessa versão de 6 cordas, inclusive nesse que estou negociando: a captação precision está com os pólos do cap (ímãs) "desalinhados" das cordas. Isso é um problema?

Isso não é um problema pro som, mas esteticamente é meio feio. O 4 cordas é assim também. Se um dia eu for trocar a captação vou procurar algum captador sem os pólos aparentes pra resolver essa questão estética.
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por kattastroff Ter 26 Out 2021 - 11:14

NeyBass escreveu:Trazendo o tópico à vida!

Tenho andado pesquisando para adquirir (não por agora) um baixo simples e bacana que eu possa usar os captadores MM+PB.

Achei interessante esses Tagimas, pois estão na faixa de preço que procuro, possuem 24 casas e os dois já tem 1 dos captdores do jeito que quero e no caso acrescentaria mais um.

Na opinião de vocês, olhando assim a olho nu, qual dos dois vocês comprariam levando em consideração o posicionamento do captador já instalado? Qual parece estar mais de acordo com os originais baixo MM e PB?

Eu ACHO que o XB21 segue o sweetspot do PB e o XB31 segue o sweetspot do MM. O problema é que existe um "overlap" entre os sweetspots e não dá pra ter ambos captadores na posição correta. Eu particularmente já pensei em colocar um captador MM na posição da ponte do XB21 mas não tem como ficar no sweetspot do MM, teria que ficar numa posição tipo ponte de jazz bass por exemplo. Se for colocar um captador P no XB31 acho que terá o mesmo problema.
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

NeyBass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por CSergio Ter 26 Out 2021 - 14:43

Seria tanta diferença assim em termos de posição do captador em ou outro?
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4109
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por rodolphoal Ter 26 Out 2021 - 15:15

Achei bem bonita a versão com humbucker, tirando o headstock meio esquisito...
rodolphoal
rodolphoal
Membro

Mensagens : 542
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter 26 Out 2021 - 15:51

^Sweetspot é complicado, pois ele inclui também outras medidas como a do corpo, e afins. Para se ter o sweetspot correto de um jazz bass, de um Precision, de Stingray, de um TRB, as medidas devem ser as mesmas. Essa é a real sobre o sweetspot.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9105
Localização : Volta Redonda-RJ

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por NeyBass Qua 27 Out 2021 - 7:27

kattastroff escreveu:
NeyBass escreveu:Trazendo o tópico à vida!

Tenho andado pesquisando para adquirir (não por agora) um baixo simples e bacana que eu possa usar os captadores MM+PB.

Achei interessante esses Tagimas, pois estão na faixa de preço que procuro, possuem 24 casas e os dois já tem 1 dos captdores do jeito que quero e no caso acrescentaria mais um.

Na opinião de vocês, olhando assim a olho nu, qual dos dois vocês comprariam levando em consideração o posicionamento do captador já instalado? Qual parece estar mais de acordo com os originais baixo MM e PB?

Eu ACHO que o XB21 segue o sweetspot do PB e o XB31 segue o sweetspot do MM. O problema é que existe um "overlap" entre os sweetspots e não dá pra ter ambos captadores na posição correta. Eu particularmente já pensei em colocar um captador MM na posição da ponte do XB21 mas não tem como ficar no sweetspot do MM, teria que ficar numa posição tipo ponte de jazz bass por exemplo. Se for colocar um captador P no XB31 acho que terá o mesmo problema.

Nesse caso então, é melhor comprar o XB31 (MM) e instalar o captador P um pouquinho fora da posição, pois na minha opinião, o P um pouquinho fora não descaracteriza taaaaannto o som quanto o humbucker fora.

Exemplo, tive 2 cort GB5 custom e o humbucker fora de posição não lembra em nada o timbre de um stingray.

Como para mim todo baixo que tenha 2 captadores, o mais próximo do braço simula bem um PB, então se eu instalar o P um pouquinho a frente da posição correta, não fará tanta diferença assim.

Eu prefiro que a sonoridade do humbucker seja mais fiel que o "Precision".

Sem falar na madeira do corpo, que acho o mogno mais interessante que essa tal de Okoume.

rodolphoal escreveu:Achei bem bonita a versão com humbucker, tirando o headstock meio esquisito...
É aí que a gente vê que o tal do gosto é um negócio esquisito. Eu já acho que a tagima acertou nesse headstock, achei bem bonito.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por HenriqueBessa Qua 27 Out 2021 - 10:05

^Sobre o Okoune: https://www.wood-database.com/okoume/

Muito usado pra fazer compensado e instrumentos musicais tb... mais leve que o mogno tb...
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

NeyBass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por NeyBass Qua 27 Out 2021 - 10:36

HenriqueBessa escreveu:^Sobre o Okoune: https://www.wood-database.com/okoume/

Muito usado pra fazer compensado e instrumentos musicais tb... mais leve que o mogno tb...

Esse detalhe me faz escolher o mogno.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

HenriqueBessa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por kattastroff Qua 27 Out 2021 - 10:59

Sobre o okoume, não sinto nada que desabone essa madeira no meu XB21, o baixo é extremamente leve, rígido, gosto do timbre. Vamos ver daqui alguns anos como vai envelhecer.

Já a escala em technical wood, essa sim me incomoda um pouco mais porque acho visualmente meio feio.
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por Gabriel_cwb Qua 27 Out 2021 - 13:25

pedrohenrique.astronauta escreveu:^Sweetspot é complicado, pois ele inclui também outras medidas como a do corpo, e afins. Para se ter o sweetspot correto de um jazz bass, de um Precision, de Stingray, de um TRB, as medidas devem ser as mesmas. Essa é a real sobre o sweetspot.

Posicionamento dos caps realmente não é nada simples, porém nada impede a experimentação.

Tagima XB21 - Página 2 Pickups_placement
Gabriel_cwb
Gabriel_cwb
Membro

Mensagens : 456
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua 27 Out 2021 - 14:57

Gabriel_cwb escreveu:
pedrohenrique.astronauta escreveu:^Sweetspot é complicado, pois ele inclui também outras medidas como a do corpo, e afins. Para se ter o sweetspot correto de um jazz bass, de um Precision, de Stingray, de um TRB, as medidas devem ser as mesmas. Essa é a real sobre o sweetspot.

Posicionamento dos caps realmente não é nada simples, porém nada impede a experimentação.

Tagima XB21 - Página 2 Pickups_placement



Exato. O próprio Leo Fender fazia suas experiências usando pedaços de pau, barbantes, sistemas que possibilitavam mudar o captador de lugar, permitia a mobilidade dos captadores enquanto ele tomava notas.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9105
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Quero comprar um XB21 de 5 cordas...

Mensagem por Silva André Seg 1 Nov 2021 - 20:45

Quero comprar um XB21 de 5 cordas... Fiquei com receio da corda Si não soar, mas, tenho um pedal preamp. Será que consigo um bom ganho na corda Si com esse pedal?

Tagima XB21 - Página 2 Img_2010

Silva André
Membro

Mensagens : 1
Localização : Marituba

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por NeyBass Qua 3 Nov 2021 - 8:11

Silva André escreveu:Quero comprar um XB21 de 5 cordas... Fiquei com receio da corda Si não soar, mas, tenho um pedal preamp. Será que consigo um bom ganho na corda Si com esse pedal?

Tagima XB21 - Página 2 Img_2010

O XB21 é com captador Precision.
Dificilmente esse baixo terá som na corda B.
Falo isso com experiência em um PB 5c que tive e não tinha som na corda B e olha que o baixo era muito bem construído, com madeiras nobres e captador de 1ª linha.

Pode até conseguir o ganho com o pedal, mas o ganho nas outras cordas será proporcional, então, no final a corda B continuará com ganho menor que as outras.

Um pensamento que tenho comigo, muita gente pode até não concordar, mas penso que um pedal, especialmente um preamp, ele trabalha em duas situações:
- Melhorando o que já é bom;
- Piorando o que já é ruim.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Silva André gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por heenrique_bass Qua 3 Nov 2021 - 10:19

NeyBass escreveu:...

Desculpa o quote em OFF, mas qual é a marca desses pedais da sua foto?
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por NeyBass Qua 3 Nov 2021 - 10:22

heenrique_bass escreveu:
NeyBass escreveu:...

Desculpa o quote em OFF, mas qual é a marca desses pedais da sua foto?

É handmade....a marca é BFFX. Pelo pouco que sei a empresa não existe mais.

Esse pedal achei no ML, não o conhecia, mas arrisquei e curti.

Esse aí é compressor, mas tem outros efeitos também. Tem video desse compressor no YT, não vou postar aqui para não desvirtuar, mas o pedal é excelente.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

heenrique_bass e vinirodriguees gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por joemesquita Dom 9 Out 2022 - 11:42

NeyBass escreveu:O XB21 é com captador Precision.
Dificilmente esse baixo terá som na corda B.

Broxante... vi um XB21 5 cordas e fiquei interessado, mas como não sabia desse detalhe técnico acabou o meu GAS.. Vou tentar encontrar o XB31 5 cordas então, seria melhor opção para aproveitar a corda B?

Esses baixos com captação MM também são passivos? Particularmente não curto baixos com circuito pré ativo, já cansei de ficar na mão por causa de bateria 9V.
joemesquita
joemesquita
Membro

Mensagens : 268
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por gpascutti Sex 14 Out 2022 - 9:55

[quote="CSergio"]Puseram no site da Tagima

XB31
Tagima XB21 - Página 2 XB-31-4


- - - - -

o baixo JOE DART brasileiro !! tongue  Tagima XB21 - Página 2 1f453

____________________________
Quem só gosta de música antiga, daqui 10 anos será fã de Pablo Vitar.
gpascutti
gpascutti
Membro

Mensagens : 138
Localização : Araçatuba / SP

patrickqueres gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por patrickqueres Sex 14 Out 2022 - 18:32

joemesquita escreveu:Vou tentar encontrar o XB31 5 cordas então, seria melhor opção para aproveitar a corda B?
Esses baixos com captação MM também são passivos? Particularmente não curto baixos com circuito pré ativo, já cansei de ficar na mão por causa de bateria 9V.
Da série XB, acredito que com captação MM terá um melhor aproveitamento da corda B, desde que você entenda se o timbre de MM é o que você procura. Caso contrário e, caso deseja continuar na Tagima, sugiro também olhar os Tagima TJB-535 (JB) e os Tagima Millenium 5c (soapbar). E sim, todos os baixos da série XB são passivos.


Agora sobre a minha experiência, toquei com um XB21 4c recentemente e gostei bastante! Inclusive estou monitorando um que está em "hot deal" na OLX.
Pode parecer uma heresia mas me lembram um pouco os Fodera Monarch P.


Estou em busca de um baixo MM 4c barato e pelos vídeos que tenho assistido talvez o XB31 seja minha escolha. Mas quero testar um primeiro.


Última edição por patrickqueres em Seg 17 Out 2022 - 11:36, editado 1 vez(es)
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1221
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

joemesquita gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por joemesquita Dom 16 Out 2022 - 0:53

patrickqueres escreveu: Da série XB, acredito que com captação MM terá um melhor aproveitamento da corda B, desde que você entenda se o timbre de MM é o que você procura.

É bom saber, realmente estou monitorando ele. Uma pena que só encontrei com acabamento de madeira, seria lindo um todo preto, já que as ferragens também são na cor preta..

patrickqueres escreveu:...e os Tagima Millenium 5c (soapbar). E sim, todos eles são passivos.

Todos os Millenium que eu encontrei tinham circuito ativo, talvez eu não tenha visto o modelo passivo.

De todo modo, agradeço pelo feedback!
joemesquita
joemesquita
Membro

Mensagens : 268
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por patrickqueres Seg 17 Out 2022 - 11:34

joemesquita escreveu:Todos os Millenium que eu encontrei tinham circuito ativo, talvez eu não tenha visto o modelo passivo.

Opa, eu fiz uma edição no texto e não mexi nessa parte! Todos os XB são passivos, mas a linha Millenium é toda ativa! Vou corrigir no texto.
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1221
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

joemesquita gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por joemesquita Seg 17 Out 2022 - 11:55

patrickqueres escreveu:...mas a linha Millenium é toda ativa!...

Tenho aversão a circuito ativo, prefiro ter um pré externo em pedal rsrsrs.
joemesquita
joemesquita
Membro

Mensagens : 268
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por bodhan Sex 23 Dez 2022 - 19:52

Olhando de perto um XB-21 6 cordas fiquei intrigado com a disposição dos captadores. Parece que as cordas do meio são captadas pelos dois captadores. Não está meio estranho isso? scratch

As cordas que passam pelos dois captadores não vão ter mais volume?

Tagima XB21 - Página 2 Pro_3810

Não deveria ser assim:

Tagima XB21 - Página 2 Screen14

Já o XB-21 5 cordas parece certo:

Tagima XB21 - Página 2 D_nq_n10
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por bodhan Qua 28 Dez 2022 - 20:59

up
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por joemesquita Qui 29 Dez 2022 - 20:33

bodhan escreveu:Olhando de perto um XB-21 6 cordas fiquei intrigado com a disposição dos captadores. Parece que as cordas do meio são captadas pelos dois captadores. Não está meio estranho isso? scratch

As cordas que passam pelos dois captadores não vão ter mais volume?

Tagima XB21 - Página 2 Pro_3810

Não deveria ser assim:

Tagima XB21 - Página 2 Screen14

Sinistro... Acho uma falha tremenda da Tagima fazer algo assim.. Eu tive o XB31 5 cordas aqui por 1 semana, comprei no mercado livre e solicitei arrependimento (as tarraxas da E e da A não seguravam afinação).

A Sizona não soava mal, mas o baixo como um todo parecia precisar de uma regulagem urgente. Porém como identifiquei problemas nas tarraxas, pedi a devolução e peguei o TJB5: sem arrependimentos.

____________________________
Djéiz Bêis Cool
joemesquita
joemesquita
Membro

Mensagens : 268
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima XB21 - Página 2 Empty Re: Tagima XB21

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos