Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

+6
vcrz
patriciofernandes
JAZZigo
allexcosta
Rick Charles
Feliperomero_
10 participantes

Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por Feliperomero_ Sex Jun 26, 2020 9:08 pm

Saudações a todos!

Tenho um Jazz Bass V American Deluxe ano 2014 que possui um chiado extremamente irritante. Quando vou fazer uma gravação ou vou tocar ao vivo (ligando direto na mesa ou passando pelo direct box) o baixo apresenta um chiado no agudo que impossibilita essas ações. Ouvi dizer que isso está relacionado com a frequencia da corrente alternada da tomada (60Hz), uma vez que a frenquencia americana é diferente da do Brasil (algo que eu não sei se é verdade). Levei o baixo para um luthier de confiança para tentar amenizar isso, mas ele me disse que não tem solução e que o ideal seria trocar o pré (desde que não seja da própria linha American Deluxe). Alguém sabe se isso é real e/ou se tem como contornar essa situação?

Detalhes: O baixo é todo original, em perfeito estado, blindado e nao tem problema de aterramento. Já usei encordoamentos desde Elixir ao SG e todos apresentam o mesmo problema!


Última edição por Feliperomero_ em Sáb Jun 27, 2020 11:44 pm, editado 2 vez(es)

Feliperomero_
Membro

Mensagens : 10
Localização : Londrina

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Re: Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por Rick Charles Sáb Jun 27, 2020 7:07 pm

Feliperomero_ escreveu:Saudações a todos!

Tenho um Jazz Base V American Deluxe ano 2014 que possui um chiado extremamente irritante. Quando vou fazer uma gravação ou vou tocar ao vivo (ligando direto na mesa ou passando pelo direct box) o baixo apresenta um chiado no agudo que impossibilita essas ações. Ouvi dizer que isso está relacionado com a frequencia da corrente alternada da tomada (60Hz), uma vez que a frenquencia americana é diferente (algo que eu não sei se é verdade). Levei o baixo para um luthier de confiança para tentar amenizar isso, mas ele me disse que não tem solução e que o ideal seria trocar o pré (desde que não seja da própria linha American Deluxe). Alguém sabe se isso é real e/ou se tem como contornar essa situação?

Detalhes: O baixo é todo original, em perfeito estado, blindado e nao tem problema de aterramento. Já usei encordoamentos desde Elixir ao SG e todos apresentam o mesmo problema!

Pode ser algum problema no circuito, alguma solda que esteja ruim. Experimente comprar álcool isopropílico para limpeza de contatos e faça uma limpeza no seu circuito.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Re: Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por allexcosta Sáb Jun 27, 2020 7:19 pm

Ele é assim desde sempre?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Re: Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por Feliperomero_ Sáb Jun 27, 2020 11:30 pm

Esse agudo começou a me incomodar de uns tempos para cá, mas ele sempre teve chiado (em um nível um pouco acima do considerado "normal" para single coil). O que me estranha é que esse ruído aumenta ou diminui conforme minha posição em relação ao ampli/mesa/interface. Se eu fico de costas/frente para o ampli o ruído fica mais alto comparando quando eu fico de lado...

Feliperomero_
Membro

Mensagens : 10
Localização : Londrina

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Re: Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por JAZZigo Sáb Jun 27, 2020 11:53 pm

Feliperomero_ escreveu:Esse agudo começou a me incomodar de uns tempos para cá, mas ele sempre teve chiado (em um nível um pouco acima do considerado "normal" para single coil)...
:hmm:
Como assim?! Os JB AM DELUXE não vêm com os tais captadores N3 Noiseless?!
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16379
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Re: Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por Feliperomero_ Sáb Jun 27, 2020 11:54 pm

Pois é amigo... O problema é que para mim de "noiseless" esses captadores não tem nada KKKKK

Feliperomero_
Membro

Mensagens : 10
Localização : Londrina

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Re: Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por JAZZigo Dom Jun 28, 2020 12:21 am

ˆ
Então, com certeza, o chiado não advém da ausência de cancelamento de ruído, uma vez que os N3 são captadores humbucker por stacked coils (bobinas sobrepostas). Bom, acho estranho o luthier (de confiança) condenar o preamp, sem informar precisamente onde está ou qual é o problema.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16379
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Re: Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por Feliperomero_ Dom Jun 28, 2020 12:27 am

Ele disse que já chegaram outros American Deluxe para ele, todos apresentavam o mesmo problema e nao foi possivel arrumar. Sou do interior do Paraná e na nossa última reunião ele disse que iria entrar em contato com luthiers de São Paulo para ver se eles teriam alguma solução para o meu problema, mas que na pior das hipóteses eu teria que trocar o pré. Fiquei um pouco chateado pois não queria modificá-lo. Achei estranho isso também pois de todas as pessoas que possuem esse baixo (que eu conheço), nenhum tem esse ruido...

Feliperomero_
Membro

Mensagens : 10
Localização : Londrina

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Re: Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por JAZZigo Dom Jun 28, 2020 12:40 am

ˆ
Na verdade, relatos sobre ruído acima do normal em baixos AM DELUXE não são raros. Também possuo um American Deluxe Jazz Bass V (imagem abaixo), porém não tenho qualquer queixa sobre o preamp que, para mim, não deve nada aos Aguilar, Bartolini, Seymour Duncan etc.. Inclusive, quando peguei o baixo, a primeira providência foi livrar-me apenas dos detestáveis N3 Noiseless e instalar um bom par de captadores single coil, upgrade que sempre costumo recomendar aqui no FCBR. Wink

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe DSC08064

P.S.: Do jeito que você descreve, eu chutaria que o problema está na ausência de aterramento adequado do circuito e/ou blindagem.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16379
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Re: Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por Feliperomero_ Dom Jun 28, 2020 12:54 am

Lindo baixo, amigo! Se importa em dizer qual captador é esse?

Me lembro que da última manutenção que fiz nele, tanto a blindagem quanto o aterramento estavam em perfeito estado, mas vale a pena conferir novamente. O baixo está lá no luthier então não conseguirei verificar agora. Acho que o problema deve ser outro, uma vez que esse chiado forte só aparece quando libero o agudo. Contudo, você sabe me dizer o porquê de esse modelo apresentar tanto problema de ruídos acima do normal?

Feliperomero_
Membro

Mensagens : 10
Localização : Londrina

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Re: Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por JAZZigo Dom Jun 28, 2020 2:19 am

Feliperomero_ escreveu:Se importa em dizer qual captador é esse?
Nordstrand BJB5F-C&C Big J-Blade 5 Clean & Clear
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16379
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Re: Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por patriciofernandes Dom Jun 28, 2020 3:19 am

Já tive um problema semelhante com um DeOliveira com um par de EMG HZ. Exatamente como descreveu o amigo, mas sem a parte de ter colocar agudo ou algo parecido. Flat ele já fazia o ruído
Não resolvi. Vendi o baixo
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Re: Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por allexcosta Dom Jun 28, 2020 11:57 am

O ruído de single coils não é um chiado extremo, é um hum discreto que você jamais escutará durante um show, escutará de maneira muito discreta num ensaio se ninguém mais estiver tocando e, óbvio, num estúdio de gravação, especialmente quando seu baixo estiver solado.

Além disso, o SC hum some quando ambos os captadores têm volume em 100%.

Esse chiado extremo que você descreve é um problema difícil de ser diagnosticado através de um fórum ou à distância. Pode ser algo com aterramento, uma ligação mal feita ou um defeito num captador ou no pré.

Por mais que eu não goste da eletrônica desses Deluxe, elas não são conhecidas pela má qualidade ou por chiados extremos. Há algo mais nessa história.

E sempre devemos descartar externos, como cabos, amps, energia, etc...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Re: Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por vcrz Dom Jun 28, 2020 3:29 pm

Sobre o problema do amigo ai. Eu tenho esse problema com todos os meus baixos, e da mesma forma.

Aqui a questão é quando a noite eu ligo a luz da sala de ensaio. Ligou a luz, o hum aparece, luz apagada é quase imperceptível. Em paralelo ao amp, de frente ou de costas, chiado, em perpendicular diminui.

Eu tenho claro que é um problema da frequência da eletricidade e como eu disse todos os baixos aqui em casa tem essa situação, não acho que seja um problema. A grande questão é que isso ocorre na minha casa apenas, no estudio não acontece. Em casa a sala onde eu toco é uma sala de cinema com todo o equipamento de som e com filtros de energia específicos para equipamentos de áudio, porém isso não diminui a questão das luzes acesas e chiado.

Não condenaria o preamp do seu instrumento, infelizmente é uma situação que acontece, independente de amplificador ou baixo.

O seu luthier não está errado quanto a questão da frequência. Eu moro no México não tenho ideia de frequência da energia elétrica, nem diferença da americana, o que eu digo é que eu tenho essa situação na minha casa.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Re: Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Dom Jun 28, 2020 4:33 pm

Tens, como tirar uma foto da elétrica do teu baixo, pots,pre etc...quem sabe, conseguimos ver algum problema. ajudaria mais que mil palavras.. up
Ronyldo D`Santos Luthier
Ronyldo D`Santos Luthier
Membro

Mensagens : 447
Localização : Por enquanto TERRA

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Re: Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por Feliperomero_ Dom Jun 28, 2020 4:48 pm

Olá, Ronyldo!

Infelizmente o meu baixo está no luthier... Caso contrário mandaria umas fotos, com toda certeza!

Feliperomero_
Membro

Mensagens : 10
Localização : Londrina

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Re: Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Dom Jun 28, 2020 5:03 pm

Feliperomero_ escreveu:Olá, Ronyldo!

Infelizmente o meu baixo está no luthier... Caso contrário mandaria umas fotos, com toda certeza!

Espero que resolva o problema...eu fiz dois clones do circuito fender usando componentes PTH, ao invés dos SMD, pro meu estudo sobre circuitos. Um é do DELUXE ACTIVE JAZZ BASS V 0136800 da década de 90 o outro é circuito 0054137000 que vai na maioria dos deluxe...


Última edição por Ronyldo D`Santos Luthier em Dom Jun 28, 2020 5:07 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : troquei, as, letras)
Ronyldo D`Santos Luthier
Ronyldo D`Santos Luthier
Membro

Mensagens : 447
Localização : Por enquanto TERRA

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Re: Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por fheliojr Dom Jun 28, 2020 5:38 pm

JAZZigo escreveu:...acho estranho o luthier (de confiança) condenar o preamp, sem informar precisamente onde está ou qual é o problema.

[2]

Tente levar este baixo a outro luthier.

fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Re: Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por Djabass Seg Jun 29, 2020 9:18 pm

Tenho também esse bass e não tenho nenhum problemas com chiados o meu é 2013. Agora também levaria em outro luthier
Djabass
Djabass
Membro

Mensagens : 837
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Re: Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Jun 30, 2020 10:53 am

Depois que todo mundo falou isso, teste o baixo na casa de alguém em outro AMP. 
Pode ser interferência mesmo de tudo que está ligado na sua casa. Tem baixos que até rádio pega. 

Faz um teste. Só isso!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12054
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Re: Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por allexcosta Ter Jun 30, 2020 10:58 am

Hoje em dia é praticamente impossível um luthier ou técnico, por melhor que seja, dizer exatamente onde está o defeito num preamp.

A imensa maioria dos preamps de hoje são SMD e/ou blindados com epoxi. O que dá pra dizer é "problema no pré, jogue fora e compre outro", mas não se conserta mais preamp.

Mesmo assim, um luthier ou técnico experiente não teria o mínimo problema pra amarrar um diagnóstico.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Re: Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Ter Jun 30, 2020 5:10 pm

allexcosta escreveu:Hoje em dia é praticamente impossível um luthier ou técnico, por melhor que seja, dizer exatamente onde está o defeito num preamp.

A imensa maioria dos preamps de hoje são SMD e/ou blindados com epoxi. O que dá pra dizer é "problema no pré, jogue fora e compre outro", mas não se conserta mais preamp.

Mesmo assim, um luthier ou técnico experiente não teria o mínimo problema pra amarrar um diagnóstico.

Sou meio desconfiado com SMD, me parecem feitos pra dar problema logo....e depois compre outro produto. O pre que fiz usando, componentes PTH, até agora tah ok...vou testando os extremos, unica diferença é que usei CI TL082CN no lugar do LF442CN.
Ronyldo D`Santos Luthier
Ronyldo D`Santos Luthier
Membro

Mensagens : 447
Localização : Por enquanto TERRA

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Re: Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por Feliperomero_ Qua Jul 08, 2020 8:06 pm

Boa noite amigos!

Retomando o história do meu chiado.

Como recomendado por vocês, levei ele a um outro luthier (que na verdade é o técnico em eletrônica de instrumentos musicais aqui da cidade). Trocamos toda a fiação do baixo por uma fiação blindada (nunca tinha ouvido falar disso). O chiado deu uma amenizada mas não zero 100%. Segundo ele os captadores estão dando corrente de fuga, o que poderia resultar nesse ruído irritante.

Acabei encontrando um cara que está vendendo um pré originial. Semana que vem vou testar esse pré no meu baixo, eliminiando ou não o problema no pré e confirmando ou não o problema no captador.

Vou mantendo o fórum atualizado caso alguém passe pela mesma situação que a minha!

Feliperomero_
Membro

Mensagens : 10
Localização : Londrina

fheliojr e Feliperomero_ gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe Empty Re: Chiado extremo no Jazz Bass V American Deluxe

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos