Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comprar baixo da China?

+23
Ivanov_br
eltonpereira22
CSergio
WHead
Marvis
Gabriel_cwb
JAZZigo
Marcos1881
lucian.cupin
Stormbringer
fheliojr
Zubrycky
Uchoa
deathenrique
allexcosta
vinibassplayer
Jãozeiro
CG
Christian
Maurício_Expressão
Fernando Zadá
Mauricio Luiz Bertola
z0h
27 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Comprar baixo da China? - Página 2 Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por CSergio Dom Dez 13, 2020 11:32 am

JAZZigo escreveu:
Marvis escreveu:Se um luthier faz uma réplica de um Rick pra você, pode até ser discutível se é "certo" ou não colocar o logo da marca no head.

Não vejo mal algum em réplicas, como estas então, muito pelo contrário! Só quem pode achar ruim e tem todo o direito de reclamar é o detentor legal da ™.

Mandaria fazer um desses, facilmente bounce
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4196
Localização : *-*

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? - Página 2 Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por WHead Dom Dez 13, 2020 12:36 pm

Os RKs vendidos em sites chineses têm headstocks angulados, diferentes dos originais.. Isso descaracterizaria a pirataria, se neles não vier escrito o nome Rickembacker?
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2799
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? - Página 2 Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por lucian.cupin Dom Dez 13, 2020 1:26 pm

WHead escreveu:Os RKs vendidos em sites chineses têm headstocks angulados, diferentes dos originais.. Isso descaracterizaria a pirataria, se neles não vier escrito o nome Rickembacker?
acredito que sim, se não todos os outros são falsificações tbm, de tagima a luthiers
lucian.cupin
lucian.cupin
Membro

Mensagens : 348
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? - Página 2 Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Marvis Dom Dez 13, 2020 2:42 pm

lucian.cupin escreveu:
WHead escreveu:Os RKs vendidos em sites chineses têm headstocks angulados, diferentes dos originais.. Isso descaracterizaria a pirataria, se neles não vier escrito o nome Rickembacker?
acredito que sim, se não todos os outros são falsificações tbm, de tagima a luthiers

Se o logo não for o mesmo e com nome rickenbacker, sendo diferente o desenho, em tese sim. Até porque foi assim que a Tagima resolveu o problema das stratos e, até onde sei, tá resolvido.

Você vai estar comprando uma "réplica aproximada" chinesa com detalhes desconhecidos acerca de quem e como foi fabricado, mas não haveria tentativa de fraude. De toda forma, pelo que escuto, eles até tiram das fotos o logo, mas, na prática, chega lá no comprador com o nome rickenbacker.

Também é fato que, geralmente, quem pega um rickenbacker, sabe muito bem identificar um.

Quando peguei o meu vi todos os detalhes: serial, tags...até a nota da samash com referências batendo o cara tinha.

Lógico que se o baixista for inexperiente, estiver começando a tocar agora e quiser um Rick simplesmente porque parece "cool" ou porque o ídolo toca/tocou, além de ter dinheiro sobrando (certamente não do trabalho dele), eventualmente pode ainda comprar gato por lebre no afã de ter o instrumento.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? - Página 2 Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por WHead Dom Dez 13, 2020 3:03 pm

Marvis, concordo bastante com você (só ressalvo que as poucas informações que temos sobre as produções chinesas são bem parecidas com as poucas informações que temos sobre os métodos de outros fabricantes, fornecedores e distribuidores, tais como a CorTek, por exemplo:

https://www.contrabaixobr.com/t41295-as-polemicas-trabalhistas-que-envolvem-a-cor-tek-cort?highlight=Cort

Existe o problema jurídico, de proteção de marcas e patentes, e existe o problema do golpe, de passar o produto como original, falsificação, estelionato. Fora isso, não vejo problema em PBs, JBs, RKs e afins sendo reinterpretados por quem quiser - aliás, adoraria ver tantos modelos descontinuados voltando ao mercado.
Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2799
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? - Página 2 Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por JAZZigo Dom Dez 13, 2020 3:05 pm

WHead escreveu:Os RKs vendidos em sites chineses têm headstocks angulados, diferentes dos originais.. Isso descaracterizaria a pirataria, se neles não vier escrito o nome Rickembacker?
Não é bem assim, amigo, Whead! Pelo que sei, o alinhamento do headstock de guitarras e baixos Rickenbacker originais costumam variar de ângulo, entre 0º e 7º, conforme ano/edição do instrumento. O meu 4003 ano 2011 abaixo, por exemplo, é levemente angulado, chuto que uns 4º:

Comprar baixo da China? - Página 2 IMG-0446
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16501
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? - Página 2 Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por WHead Dom Dez 13, 2020 3:08 pm

^Mas bastaria um head "papagaio", por exemplo, para descaracterizar a pirataria?
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2799
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? - Página 2 Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por fheliojr Dom Dez 13, 2020 3:41 pm

O site da ABPI é bem didático quanto a isso: https://abpi.org.br/blog/o-que-e-propriedade-intelectual/ .
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? - Página 2 Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por lucian.cupin Dom Dez 13, 2020 4:47 pm

WHead escreveu: não vejo problema em PBs, JBs, RKs e afins sendo reinterpretados por quem quiser - aliás, adoraria ver tantos modelos descontinuados voltando ao mercado.
sim, e sem contar que a marca dos originais fazem grana a mais de 50 anos com esses produtos e vão continuar fazendo
uma coisa que vejo bastante é o musico/fã da marca famosa defender essas fabricas bilionárias quando o assunto é outra marca de menor custo com instrumento semelhante
de que nao sao boas ou nao deveriam existir as replicas
mas o mesmo cara se perguntado sobre direitos autorais nao liga de tocar musica de outros artistas nos barzinhos
lucian.cupin
lucian.cupin
Membro

Mensagens : 348
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? - Página 2 Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Marvis Dom Dez 13, 2020 5:33 pm

Até agora manifestei minha impressão com base no que as coisas parecem ser (não o que considero certo, justo, etc)...mas se me permitirem minha opinião pessoal: acho que a Tagima ou outra marca fazer um corpo estilo jazz bass, um baixo no shape do 4003 da Rick ou algo do tipo...não vai mudar muita coisa para essas grandes marcas, ao menos na maioria dos casos.

Um "Tagimabacker" ou jb não vai ter o que mais vale pra muita gente no mercado da música: peso da marca original. Sabemos que isso responde por boa parte do valor do instrumento em muitos casos.

Claro que, além disso, pode não entregar qualidade nem próxima do original (assim como pode entregar algo muito bom).

A questão é que, como já muito dito aqui no fórum, quem idealiza o "headstock mágico" (muita gente, provavelmente a maioria), só sossega quando chega no original.

No caso da Rickenbacker, eles não têm linha de entrada e nem mesmo revenda aqui no Brasil. A Tagima vender um baixo com o shape do 4003 poderia ser uma porta de entrada para alguém que pretenda, um dia, alcançar o sonho de ter a versão da rick (bem inacessível).

A Fender já tem a squier para concorrer no mercado de entrada e é inegável que, principalmente no meio de músicos iniciantes, o "by Fender" no head tem um certo peso frente aos sx, etc.

A Hofner tem seu baixo violino que, ao menos o original alemão, é extremamente inacessível. As réplicas faziam a festa: condor, epiphone...até que a Hofner abriu uma fábrica na Ásia e passou a produzir um modelo mais acessível (entre 2800 e 3k) e outro meio termo (entre 5k500 e 6k) ...será que o nome "Hofner" no head não pesa? Ainda mais pra quem procura um baixo tão específico? Imagina um beatlemaníaco? Chega lá tem uma réplica da condor e um autêntico (não deixa de ser) Hofner na mesma faixa de preço (dessa linha de entrada). Acho que a última coisa que vai influenciar ele é o som de cada um.

São formas diferentes que cada marca grande lida com isso.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

SILVEIRA gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? - Página 2 Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por eltonpereira22 Qua Jan 06, 2021 4:56 pm

Eu estava assistindo um video de algum gringo testando esses baixos da China. Nos comentários estavam todos criticando o fato de terem vários instrumentos chineses falsificados. Nessa hora, uma pessoa que acredito ser chinesa, entrou nos comentários e lamentou que tinham tantos instrumentos falsificados mas citou 2 ou 3 marcas que eram chinesas mas, segundo ele, com qualidade pra bater de frente com marcas mais conhecidas. Uma pena que não consegui encontrar aqui o vídeo e o nome dessas marcas mas na época eu vi e pareciam fabricados (por foto apenas, claro) e os modelos eram originais e não cópias, o que já dá uma melhor impressão de cara.
eltonpereira22
eltonpereira22
Membro

Mensagens : 630
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? - Página 2 Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Ivanov_br Qua Jan 06, 2021 5:01 pm

Não entendo essa fixação por ganhar vantagem em tudo. Os baixos são cópias baratas, provavelmente darão problema no curto prazo, a revenda será péssima, mas mesmo assim o cara compra porque é "barato".
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7029
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? - Página 2 Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por WHead Qua Jan 06, 2021 10:12 pm

^Caro Ivanov, respeito sua indignação mas acho que dentre as diversas realidades e as suas respectivas exigências, o cerne dessa questão é o uso não-autorizado das marcas.

Veja bem: não sou músico, nem profissional, nem colecionador de instrumentos, e meu orçamento é bem limitado - logo, minha realidade não exige instrumentos de timbre diferenciado, nem de construção exclusiva ou especial, nem de raridade aferida ou série histórica reconhecida, nem de grifes e marcas que com um mero decalque no headstock agreguem um valor intrínseco ao custo final do produto.

Ou seja: a maioria dos instrumento disponíveis nas lojas hoje me atende bem.

Contudo, como admirador de modelos "fora do eixo", não me sinto atraído pela quase totalidade dos instrumentos disponíveis hoje: adoraria poder adquirir um modelo (de qualquer fabricante) inspirado num Burns, Vox, Klira, Migma, Begher ou Sonelli, por exemplo, com headstocks diferentes, curvas mais (ou menos) acentuadas, com dimensões diferentes, madeiras menos exóticas, elétrica simples, ferragens genéricas, posição e modelos dos captadores diferentes das utilizadas pelo fabricante original, mesmo sabendo que essa experiência só pudesse me oferecer uma relação estética com o original - desde que o instrumento não tentasse se passar pelo original, óbvio.

É claro que, além das limitações características desses originais (que poderiam até ser minimizadas nas releituras), a minha preferência, digamos peculiar, não reflete o interesse comercial da maioria dos consumidores e por isso não há o interesse dos grandes fabricantes em explorá-lo - e eu entendo isso - mas não vejo problema em, caso interessado, adquirir um OEM com essas especificidades que mencionei anteriormente e que não estampe indevidamente marcas indevidas no seu headstock.

Um exemplo: um Flyte de R$ 2.000,00 não compete em aspecto nenhum com um original (R$ 15.000,00) visto que um usuário da marca inglesa jamais trocaria o seu instrumento com pedigree pela versão alternativa, assim como um consumidor menos abastado atraído pela versão parecida-mas-diferente provavelmente jamais  disporá de acesso e recursos para adquirir um Burns original.

Aliás, mesmo se não houvesse o OEM disponível, o instrumento original continuaria fora de alcance do consumidor-comum que teria que se contentar com outra versão usual mais em conta de Fender/MM/Yamaha/Ibanez/Gibson da mesma faixa de preço.

Reconheço que o controle de qualidade duvidoso e a falta de representantes comerciais podem levantar certas dúvidas sobre a conveniência de adquirir esses instrumentos mas, ao meu ver, diferente de um Gianini ou Strimberg - que apresentam limitações parecidas, um preço aproximado e modelos mais-do-mesmo, o OEM pode satisfazer aos olhos dos interessados, se tornar usável e garantir bons momentos e fotos com alguns ajustes - e boa-vontade.


Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2799
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

SILVEIRA gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? - Página 2 Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por SILVEIRA Qua Dez 14, 2022 11:02 pm

Tenho 2 baixos da China comprados pelo Aliexpress sem o menor problema. Chegaram bem embalados e funcionam muito bem. Mas são instrumentos semi-profissionais indicados para iniciantes. Não desafinam, não empenam o braço, etc.... São bem melhores que os Gianini e Golden brasileiros que também copiam os modelos já consagrados. Se quiser melhorar o som basta colocar captadores americanos ou japoneses com um luthier. O resto é conversa fiada!

SILVEIRA
Membro

Mensagens : 2
Localização : SC

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? - Página 2 Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por allexcosta Qui Dez 15, 2022 7:25 am

SILVEIRA escreveu:O resto é conversa fiada!

Conversa fiada é entrar num fórum de discussão para chamar de conversa fiada a opinião dos outros. think

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? - Página 2 Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por B3ck1m2n Qui Dez 15, 2022 10:32 am

allexcosta escreveu:
SILVEIRA escreveu:O resto é conversa fiada!

Conversa fiada é entrar num fórum de discussão para chamar de conversa fiada a opinião dos outros.  think

Ele trabalha no Aliexpress! kkk
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1407
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? - Página 2 Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui Dez 15, 2022 11:34 am

B3ck1m2n escreveu:
allexcosta escreveu:
SILVEIRA escreveu:O resto é conversa fiada!

Conversa fiada é entrar num fórum de discussão para chamar de conversa fiada a opinião dos outros.  think

Ele trabalha no Aliexpress! kkk


lol!

Deve ser algo semelhante a isso, pois ele teve cuidado de postar em mais de um tópico para fazer apologia aos baixos chineses.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9125
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? - Página 2 Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por CSergio Qui Dez 15, 2022 11:38 am

Vi um video no YT, sobre compra de instrumento no AliExpress, no caso uma guitarra, gravado por um luthier.
O cara faz algumas correções, e lembro que no minimo foi um trabalho de nivelamento em todos os trastes; a pintura não era 100% perfeita.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4196
Localização : *-*

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? - Página 2 Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por WHead Sex Dez 16, 2022 10:23 am

Silveira, se você não se incomodar, de qual fornecedor você comprou?
Seus instrumentos vieram desmontados?
Você foi taxado aqui no Brasil?
Tem amostras dos seus instrumentos que possa/queira compartilhar?
Tenho muita curiosidade/interesse nisso mas encontro poucas pessoas dispostas a compartilhar essa experiência em detalhes.
Não acho que a opinião dos colegas seja "conversa fiada" mas a sua experiência pode contribuir bastante pra esse tópico.
Abraço.

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2799
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

deathenrique, Bananoise e gpascutti gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? - Página 2 Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Matheus Cid Bass Seg Jan 15, 2024 4:46 pm

Que dá vontade, dá kkkkkkk

Comprar baixo da China? - Página 2 Imagem15
Jazz Bass 5 Strings


Comprar baixo da China? - Página 2 Imagem10
Jazz Bass 5 Blue


Pra quem tá acostumado a comprar Kit Xeon pelo Aliexpress, baixo é fichinha kkkk


Tem até Fender Marcus Miller de 6 cordas mano kkkkkkkk
Comprar baixo da China? - Página 2 Fender12
Fender Marcus Miller 6 cordas

Os China não estão pra brincadeira kkkkk

Aqui o suposto recanto do artista:
Comprar baixo da China? - Página 2 S7a2af10


Agora falando sério manos... por menos de 2k, não vale o risco? É só uns pedaços de madeira, mano. o que pode dar errado?
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 366
Localização : Fortaleza (CE)

Renato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? - Página 2 Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Zubrycky Seg Jan 15, 2024 4:57 pm

Melhor ir de China do que ir de Garcia.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Renato, HenriqueBessa e Bananoise gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? - Página 2 Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por deathenrique Seg Jan 15, 2024 5:10 pm

Matheus Cid Bass escreveu:
Agora falando sério manos... por menos de 2k, não vale o risco? É só uns pedaços de madeira, mano. o que pode dar errado?

A questão que hoje em dia nem sei se valeria a pena por conta do Remessa Conforme, se a loja tiver cadastrada, provavelmente irá taxar em 90% em cima, e se a loja não tiver cadastrada no Remessa Conforme, vai pelo canal vermelho, que ai é uma loteria, pode ser que taxe pelos 90%, pode ser que não...
deathenrique
deathenrique
Membro

Mensagens : 976
Localização : Lages - SC

manorawe gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Comprar baixo da China? - Página 2 Empty Re: Comprar baixo da China?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos