Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seu primeiro contato com um baixo Fender

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Como foi sua primeira experiência com um baixo Fender?

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_lcap15%Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_rcap 15% 
[ 12 ]
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_lcap13%Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_rcap 13% 
[ 10 ]
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_lcap9%Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_rcap 9% 
[ 7 ]
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_lcap10%Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_rcap 10% 
[ 8 ]
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_lcap4%Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_rcap 4% 
[ 3 ]
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_lcap18%Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_rcap 18% 
[ 14 ]
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_lcap1%Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_rcap 1% 
[ 1 ]
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_lcap25%Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_rcap 25% 
[ 20 ]
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_lcap1%Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_rcap 1% 
[ 1 ]
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_lcap3%Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_rcap 3% 
[ 2 ]
Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_lcap3%Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Vote_rcap 3% 
[ 2 ]

Total dos votos : 80

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por peter.forc em Qua Set 23, 2020 5:20 pm

Rico escreveu:Antes de comprar meu primeiro baixo, passei um ano com um Dolphin preto, emprestado.

Eu nem sabia direito o que era Fender. Era o baixo mais barato que meus 375 topetes podiam comprar. Um precison plus, que acho que era lançamento.

Até quem não sabia tocar nada notava a diferença entre ele e o Dolphin, que não estabeleceu um padrão muito alto, né?

Então, no meu caso sim, o Fender foi um salto de um universo de distância.

Ele foi embora uns 4 ou 5 anos depois.

Meu caso é semelhante...
Tinha um JB Golden, nacional. Horrível... Braço desconfortável, captadores apenas razoáveis, problemas sérios de acabamento (como exemplo, escudo empenou !!)... Quando troquei por um PB MIM foi um salto incrível, de som e conforto. Na época (meados dos anos 80) as opções eram muito poucas, e um Fender (principalmente os mexicanos e japoneses) representava relação custo/benefício boa, muito diferente das opções nacionais. Hoje a história é outra, várias e distintas opções. Muito provavelmente a escolha tb seria outra.
peter.forc
peter.forc
Membro

Seu primeiro contato com um baixo Fender - Página 2 Empty Re: Seu primeiro contato com um baixo Fender

Mensagem por JAZZigo em Qua Set 23, 2020 5:33 pm

peter.forc escreveu:Meu caso é semelhante...
Tinha um JB Golden, nacional. Horrível... Braço desconfortável, captadores apenas razoáveis, problemas sérios de acabamento (como exemplo, escudo empenou !!)... Quando troquei por um PB MIM foi um salto incrível, de som e conforto. Na época (meados dos anos 80) as opções eram muito poucas, e um Fender (principalmente os mexicanos e japoneses) representava relação custo/benefício boa, muito diferente das opções nacionais. Hoje a história é outra, várias e distintas opções. Muito provavelmente a escolha tb seria outra.
E existia Fender MIM nos anos 80?! Suspect
JAZZigo
JAZZigo
Membro

Mensagem por peter.forc em Qua Set 23, 2020 5:49 pm

De fato, não fui muito claro... Eu adquiri o Golden em meados dos anos 80. O PB MIM comprei em 90 ou 91.
Mas, se não me engano, acho que a fábrica da Fender no México é de 87 (ou 88).
peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagem por peter.forc em Qua Set 23, 2020 6:17 pm

peter.forc escreveu:De fato, não fui muito claro... Eu adquiri o Golden em meados dos anos 80. O PB MIM comprei em 90 ou 91.
Mas, se não me engano, acho que a fábrica da Fender no México é de 87 (ou 88).

Golden, aliás, que lançou a Eagle e Hofma anos depois, se tb não estou enganado...
peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagem por Dennis Messa em Sab Set 26, 2020 10:17 am

CG escreveu:Vendo a galera postar aqui eu não entendo porque Fender é Fender... Tido mundo se decepcionou com o baixo...

Ao meu ver, os depoimentos dizem muito sobre duas coisas:

1. a realidade brasileira, em que essa 'primeira vez' é mais provável em um teste de Fender MIM numa loja de usados.. também é difícil perceber as qualidades de um instrumento num contexto desses. Fora que, Fenders MIM 90s não são legais mesmo.

2. a 'mística' da marca, gerada histórico gravado pelas bandas lendárias constrói essa idealização do instrumento. É muito complicado falar mal de um Fender precision quando o som da banda que você mais curte foi gravado num instrumento desses. Em geral, a galera tenta compreender os motivos que levaram a ter tido uma má experiência que julgar de cara que o instrumento não é tudo isso que os outros dizem ser.

Como já foi dito tantas vezes por aqui, o som tá na nossa cabeça.

Passei a juventude desejando um Music Man sem nunca ter tocado em um. Tudo pq as bolachas que eu mais gostava foram gravadas nesses modelos. Um dia eu tive dinheiro e comprei um, depois de anos posso garantir que não morro de amores. É como aquela velha paixão platônica de adolescente. Ou você se apaixona ainda mais, quando consegue consumar, por idealizar a pessoa, ou a coisa 'desanda' de vez mesmo.

Atualmente, eu procuro não desejar tanto assim os instrumentos, mas venho me ocupando mais em estudos de técnica e teoria musical. Dar atenção demais em equipamentos e marcas geram um tipo de paranóia. Ficar idealizando equipamentos e comprando/testando forever é uma espiral maluca. Não gera realização. Tem que ter cuidado. É sério.
Dennis Messa
Dennis Messa
Membro

Zubrycky, deixados e CSergio gostam desta mensagem

Mensagem por Zubrycky em Sab Set 26, 2020 4:53 pm

Dennis Messa escreveu:
CG escreveu:Vendo a galera postar aqui eu não entendo porque Fender é Fender... Tido mundo se decepcionou com o baixo...

Ao meu ver, os depoimentos dizem muito sobre duas coisas:

1. a realidade brasileira, em que essa 'primeira vez' é mais provável em um teste de Fender MIM numa loja de usados.. também é difícil perceber as qualidades de um instrumento num contexto desses. Fora que, Fenders MIM 90s não são legais mesmo.

2. a 'mística' da marca, gerada histórico gravado pelas bandas lendárias constrói essa idealização do instrumento. É muito complicado falar mal de um Fender precision quando o som da banda que você mais curte foi gravado num instrumento desses. Em geral, a galera tenta compreender os motivos que levaram a ter tido uma má experiência que julgar de cara que o instrumento não é tudo isso que os outros dizem ser.

Como já foi dito tantas vezes por aqui, o som tá na nossa cabeça.

Passei a juventude desejando um Music Man sem nunca ter tocado em um. Tudo pq as bolachas que eu mais gostava foram gravadas nesses modelos. Um dia eu tive dinheiro e comprei um, depois de anos posso garantir que não morro de amores. É como aquela velha paixão platônica de adolescente. Ou você se apaixona ainda mais, quando consegue consumar, por idealizar a pessoa, ou a coisa 'desanda' de vez mesmo.

Atualmente, eu procuro não desejar tanto assim os instrumentos, mas venho me ocupando mais em estudos de técnica e teoria musical. Dar atenção demais em equipamentos e marcas geram um tipo de paranóia. Ficar idealizando equipamentos e comprando/testando forever é uma espiral maluca. Não gera realização. Tem que ter cuidado. É sério.

Como diria aquela velha música do Motörhead, "the chase is better than the catch"... Rolling Eyes
Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por allexcosta em Sab Set 26, 2020 10:40 pm

Como diria aquela velha música do É o Tchan, "Pau que nasce torto, nunca se endireita"... think
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por allexcosta em Sab Set 26, 2020 10:43 pm

Dentre as três frases mais votadas da pesquisa, nenhuma é de decepção. Uma é neutra e as outras duas são pessoas que acham os baixos melhores que a média e até "emocionantes".
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por patriciofernandes em Sab Set 26, 2020 10:47 pm

Eu não me decepcionei, votei e respondi que achei instrumentos muito bons ahn
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagem por allexcosta em Sab Set 26, 2020 11:06 pm

^ Pois é.

Eu me decepcionei bastante no primeiro contato com a marca, assim como me decepcionei em alguns contatos seguintes e também já encontrei alguns exemplares muito bons.

Fender, mais do que qualquer marca de baixo, cada um é uma coisa...

Não é como Tonante, que todos são abaixo do mínimo, ou Yamaha, que todos são bons e você pode comprar sem ver tranquilo.

Fender é testar, testar e testar mais um pouco.
allexcosta
allexcosta
Administrador

cocaortop, Juninho Sampaio e patriciofernandes gostam desta mensagem

Mensagem por Andremoura em Qui Out 01, 2020 7:52 am

Meu primeiro contato foi com um Jazz Bass 78 do meu primeiro professor de contrabaixo. Era um instrumento excepcional, e pra mim que só tinha visto e tocado em Gianninis era uma coisa de outro mundo! Experimentei alguns mexicanos e aquele jazz special japones (detestei na época). Acabei achando em 2004 um precision JV séries que era demais e me arrependo muito de ter passado adiante. Toquei a pouco tempo em um mexicano dos novos e não achei nada de mais. Meu professor atual tem um jazz 76 muito bacana, timbraço! Mas me achei mesmo no Music Man
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagem por peter.forc em Qui Out 01, 2020 8:48 am

allexcosta escreveu:
(...)

Dentre as três frases mais votadas da pesquisa, nenhuma é de decepção. Uma é neutra e as outras duas são pessoas que acham os baixos melhores que a média e até "emocionantes".

Tive a mesma compreensão. Em meu caso (e certamente é o caso de alguns outros aqui) a aquisição de um Fender possibilitou acesso a um instrumento bastante superior ao que tinha disponível até então (Golden, Giannini, etc). Não faz sentido para mim, portanto, reportar "decepção", muito pelo contrário. Mas, naturalmente, isso foi há 20 ou 30 anos (em meu caso). Atualmente temos muito mais disponibilidade de marcas e modelos. Muito provavelmente a escolha seria outra, até mesmo pela relação custo/benefício...
peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagem por allexcosta em Qui Out 01, 2020 10:10 am

peter.forc escreveu:Em meu caso (e certamente é o caso de alguns outros aqui) a aquisição de um Fender possibilitou acesso a um instrumento bastante superior ao que tinha disponível até então (Golden, Giannini, etc). Não faz sentido para mim, portanto, reportar "decepção", muito pelo contrário.

Sem dúvida, mas o tópico não é exatamente sobre isso... É sobre o primeiro contato com um Fender, não necessariamente um baixo seu. E muitos de nós tivemos o primeiro contato com a marca após possuir baixos bons ou muito bons.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por peter.forc em Qui Out 01, 2020 11:12 am

Sim, compreendi. Por isso fiz questão de citar "Em meu caso (e certamente é o caso de alguns outros aqui)"...
peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagem por Laysson em Sab Out 03, 2020 5:54 am

Era um Jazz Bass de um baixista em 2014. Achei bem normal. Gostei do timbre e do braço rápido, mas não tanto da ação das cordas. Não me provocou a mesma GAS do StingRay (de estúdio) em 2008. Mesmo sendo bem desconfortável, ainda sonho ter um. Aquele timbre era um negócio tão bom que me lembro até hoje da sensação das primeiras audições. Very Happy
Laysson
Laysson
Membro

Mensagem por Andremoura em Sab Out 03, 2020 12:46 pm

Só por curiosidade, fui buscar um móvel que comprei no interior de SP e conversando com o vendedor ele me fala que é baixista e tem um fender dos anos 60. Claro que pedi pra ver o baixo! Era na verdade um fender crafted in Japan, reedição de 64. Estava todo desregulado, ação um pouco alta, potenciometro com problema. Mas...Pqp, que baixo gostoso de tocar! Nem deu pra ligar, mas mesmo nesse estado e com cordas velhas dava pau em um monte de baixo top que eu já toquei na vida!

Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagem por Juninho Sampaio em Sab Out 03, 2020 7:04 pm

^tendi muito não...

mas deixa lá.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
Membro

Mensagem por Andremoura em Dom Out 04, 2020 3:08 pm

Quis dizer que se mesmo nesse estado era gostoso de tocar, imagina todo reguladinho!

Tb não sei explicar bem, só sei que era bom de tocar. Talvez esse tenha o tal "mojo" que tanto falam...
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Permissão deste fórum: