Neck Dive - "Ter ou não ter", eis a questão
Neck Dive - "Ter ou não ter", eis a questão
Pessoal, bom dia.
Eu gravei um vídeo pra um amigo pra tentar exemplificar o que eu entendo do conceito de neck dive.
Talvez isso sirva pra alguém entender um pouco mais sobre o que é ou não considerado Neck Dive.
Abraço.
Eu gravei um vídeo pra um amigo pra tentar exemplificar o que eu entendo do conceito de neck dive.
Talvez isso sirva pra alguém entender um pouco mais sobre o que é ou não considerado Neck Dive.
Abraço.
Cid- Moderador
Maurício_Expressão, dibass, Tarcísio Caetano, lucian.cupin e Vetlata gostam desta mensagem
Re: Neck Dive - "Ter ou não ter", eis a questão
Acho que o Juninho e eu podemos fazer um video explicando como funciona em baixistas mais tortinhos! ahahahah
Nos meus videos, eu falo do equilíbrio de outra forma. Acho que vc mostrou que meu conceito está errado.
Nos meus videos, eu falo do equilíbrio de outra forma. Acho que vc mostrou que meu conceito está errado.
Então Ivan, esse é o meu entendimento. Eu vejo que muita gente entende que Neck Dive é apenas quando se você não segurar ele vai pro chão num ângulo negativo.Ivanov_br escreveu:Acho que o Juninho e eu podemos fazer um video explicando como funciona em baixistas mais tortinhos! ahahahah
Eu entendo como no vídeo, não conseguir tocar na posição que vocÊ quer, pois é necessário "força" pra sustentar o braço, ele tem neck dive sim.
Cid- Moderador
Ivanov_br escreveu:Acho que o Juninho e eu podemos fazer um video explicando como funciona em baixistas mais tortinhos! ahahahah

Juninho Sampaio- Membro
É curiosa essa questão. Por motivos médicos (tenho capsulite adesiva no ombro esquerdo), tenho que tocar em baixos muito leves.Cid escreveu:Então Ivan, esse é o meu entendimento. Eu vejo que muita gente entende que Neck Dive é apenas quando se você não segurar ele vai pro chão num ângulo negativo.Ivanov_br escreveu:Acho que o Juninho e eu podemos fazer um video explicando como funciona em baixistas mais tortinhos! ahahahah
Eu entendo como no vídeo, não conseguir tocar na posição que vocÊ quer, pois é necessário "força" pra sustentar o braço, ele tem neck dive sim.
Alguns desses baixos tem o referido "neck dive", mas nenhum deles me atrapalha.
Claro que não posso me comparar à músicos como o Davi, Juninho, Allex ou Zadá além do outros profissionais aqui; mas, para minhas necessidades e nível técnico, concordo com sua opinião.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Cid gosta desta mensagem
Eu só toco com o TRB sentado. Se o show for em pé...vai ser Fender. Não aguento muito tempo em pé!
Juninho Sampaio- Membro
Existem diferentes graus de neck dive. O ideal é que o baixo não apresente nenhum, como o Cid demonstrou com o Lakland.
JAZZigo- Membro
Cid gosta desta mensagem
Verdade Jazzigo, bem isso mesmo que eu penso. Há graus diferentes de Neck Dive.JAZZigo escreveu:Existem diferentes graus de neck dive. O ideal é que o baixo não apresente nenhum, como o Cid demonstrou com o Lakland.
Cid- Moderador
Cid escreveu:Pessoal, bom dia.
Abraço.
o neck dive tem relação direta com o tamanho do horn de cima?
e em relação ao pino da correia de trás?
vinibassplayer- Membro
Os dois aspectos influenciam, o horn curto principalmente.vinibassplayer escreveu:Cid escreveu:Pessoal, bom dia.
Abraço.
Cid- Moderador
vinibassplayer gosta desta mensagem
Como eu sempre disse: chifre superior na casa 12.
allexcosta- Administrador
Assim como: peso do corpo, peso do braço e peso das tarraxas. Ah! E correias muito lisas na parte que entra em contato com nosso corpo também favorecem o neck dive.Cid escreveu:Os dois aspectos influenciam, o horn curto principalmente.vinibassplayer escreveu:Cid escreveu:Pessoal, bom dia.
Abraço.
JAZZigo- Membro
Realmente Alex kkkkk.allexcosta escreveu:Como eu sempre disse: chifre superior na casa 12.
Alex eu estava fazendo conta aqui. Olhando as tarrachas do Ken Smith, tem o logo do Ken e tal, mas pelo modelo é Gotoh.
Eu fiquei pensando se eu trocar por aquelas ultralight da Hisphot eu iria perceber muita diferença. Se for a Gotoh GB7, que é a que eu imagino que seja, eu tiraria 100 gramas no total no Headstock, são 20 gramas a menos em cada tarracha.
Tu acha que faria muita diferença? O fato de ser 100 gramas no headstock, bem na ponta da alavanca fico com a sensação que a pressão faria uma boa diferença, ou não?
Cid- Moderador
Faz tempo que não toco nenhum instrumento sem correia. Mesmo sentado ou de pé ele esta sempre na mesmissima posição...
Fernando Zadá- Moderador
Cid escreveu:Tu acha que faria muita diferença?
Acho. Ou então a res-o-lite da própria Gotoh.
Independentemente do instrumento, eis aqui um modo de se resolver o problema do neck drive de forma grátis, permanente e sem a necessidade de qualquer modificação. 

Zubrycky escreveu:um modo de se resolver o problema

lucian.cupin gosta desta mensagem
kkkkkkkallexcosta escreveu:Zubrycky escreveu:um modo de se resolver o problema
![]()
Cid- Moderador
allexcosta escreveu:Zubrycky escreveu:um modo de se resolver o problema
![]()
Eu fiz o teste e esse método não só funciona como também salvou o meu dia várias vezes.

Zubrycky escreveu:Eu fiz o teste e esse método não só funciona como também salvou o meu dia várias vezes.
Que bom.
De certa forma eu uso algo parecido mas com uma segunda correria....
Mas não por causa de neck dive e sim de ergonomia mesmo
Mas não por causa de neck dive e sim de ergonomia mesmo
Fernando Zadá- Moderador
Esse tipo de correia dupla resolveria?

Double shoulder guitar strap

Double shoulder guitar strap
CSergio- Membro
ˆ
Não resolve, mas deixa o baixo um pouco mais equilibrado.
Quase nunca uso a minha. Não curto estar atado à correia e ela também aperta um pouco no pescoço.

Não resolve, mas deixa o baixo um pouco mais equilibrado.
Quase nunca uso a minha. Não curto estar atado à correia e ela também aperta um pouco no pescoço.

JAZZigo- Membro
Concordo com o Cid. Baixo com zero neckdive é bem mais confortável para se tocar em pé.
Humm... seguindo esse esquema o meu Tagima (TJB-4) e o meu SX (Precision) tem, praticamente, zero neck dive... só não verifiquei o Bass Colletion... 
Aí alguém pensa: como assim nunca verificou? Simples... nunca fez diferença pra mim, pode ser que se ficasse 4 ou 5 horas tocando em pé, fizesse diferença... mas nunca foi meu caso. Então, nunca nem reparei nisso.

Aí alguém pensa: como assim nunca verificou? Simples... nunca fez diferença pra mim, pode ser que se ficasse 4 ou 5 horas tocando em pé, fizesse diferença... mas nunca foi meu caso. Então, nunca nem reparei nisso.
Entre um baixo pesado equilibrado, e um leve com neck dive, eu prefiro o leve com neck dive.
Tenho um PB super leve, show para tocar em pé, mas se soltar o braço cai que nem uma ancora.
Tenho um PB super leve, show para tocar em pé, mas se soltar o braço cai que nem uma ancora.
Gabriel_cwb- Membro
Gabriel_cwb escreveu:Entre um baixo pesado equilibrado, e um leve com neck dive, eu prefiro o leve com neck dive.
Quanto tempo duram suas gigs?
Penso ao contrário. Baixo com neck dive muito acentuado me cansa mais do que um pesadão, mas bem equilibrado. Antes o cansaço na lombar, do que no ombro/braço, comprometendo a tocabilidade e performance.Gabriel_cwb escreveu:Entre um baixo pesado equilibrado, e um leve com neck dive, eu prefiro o leve com neck dive.
JAZZigo- Membro
fheliojr gosta desta mensagem
JAZZigo escreveu:Penso ao contrário. Baixo com neck dive muito acentuado me cansa mais do que um pesadão, mas bem equilibrado. Antes o cansaço na lombar, do que no ombro/braço, comprometendo a tocabilidade e performance.Gabriel_cwb escreveu:Entre um baixo pesado equilibrado, e um leve com neck dive, eu prefiro o leve com neck dive.
Baixo com neck dive já tenho um jeitinho, apoio o braço direito no corpo ali fazendo um contrapeso, já é como toco normalmente, então para mim não interfere.
Baixo pesadão + 2 horas de pé (que o tempo que fico normalmente quando tenho que tocar em pé) é de matar, não tenho essa resistência espartana não kkkk
Gabriel_cwb- Membro
Depois de 2 Thunderbird.... Eu odeio neck dive...
Se o baixo não é equilibrado e tem mais de 4 kg... Tô fora... Hoje o baixo mais pesado é o baixo mais equilibrado que eu tenho, o Washburn XB925, 4.1kg, mas o equilíbrio do design do Grover Jackson é sensacional.
Se o baixo não é equilibrado e tem mais de 4 kg... Tô fora... Hoje o baixo mais pesado é o baixo mais equilibrado que eu tenho, o Washburn XB925, 4.1kg, mas o equilíbrio do design do Grover Jackson é sensacional.
vcrz- Membro
allexcosta escreveu:Gabriel_cwb escreveu:Entre um baixo pesado equilibrado, e um leve com neck dive, eu prefiro o leve com neck dive.
Quanto tempo duram suas gigs?
Duas horas em média.
Gabriel_cwb- Membro
^ É... Gosto é igual a nariz mesmo.
Essa força que você menciona no braço direito pra evitar o neck-dive é muito errado. O corpo do músico deve estar relaxado na hora de tocar, não fazendo força para manter o instrumento no lugar.
Essa força que você menciona no braço direito pra evitar o neck-dive é muito errado. O corpo do músico deve estar relaxado na hora de tocar, não fazendo força para manter o instrumento no lugar.
Não é exatamente força, simplesmente o repouso do braço direito sobre o topo do corpo. Já minha postura natural, por isso não sinto tanto incomodo no neck dive, agora baixo pesado durante 2 horas no ombro... aahhhhh meu velho... isso sim é tortura.
Gabriel_cwb- Membro
Gravei um video comentando sobre isso de novo! Rsss
Fernando Zadá- Moderador
Vetlata e gloliveira gostam desta mensagem
[2]allexcosta escreveu:Essa força que você menciona no braço direito pra evitar o neck-dive é muito errado. O corpo do músico deve estar relaxado na hora de tocar, não fazendo força para manter o instrumento no lugar.
Aprendi isso ainda criança, nas primeiras aulinhas de violino e violão.
JAZZigo- Membro
Rapaz.....
Zada fala demais..... Meu sonho é ver Zadá e Tarcísio conversando. Puts!
Vamos ficar observando sem dar uma palavra.
Zada fala demais..... Meu sonho é ver Zadá e Tarcísio conversando. Puts!
Vamos ficar observando sem dar uma palavra.
Juninho Sampaio- Membro
Vetlata gosta desta mensagem
[quote="Fernando Zadá"]Gravei um video comentando sobre isso de novo! Rsss
Show de bola, Zadá. Eu consegui uma solução muito parecida com essa usando uma correia dupla que eu mesmo fiz.
Na verdade, peguei uma correia Basso comum e uma antiga correia que tinha. Fiz uma "edição" nessa última para encaixar numa das opções de regulagem da Basso e fico com uma em cada ombro. Além de melhorar muito o neck-dive e a minha ergonomia, ajudou também na distribuição do peso dessa âncora de 6.1kg que é meu baixo de 6 cordas (que na verdade pesa um pouco menos, mas aumentou em virtude de um contrapeso que coloquei pra diminuir o neck-dive).
Espero no futuro poder colocar uma Hipshot Ultralight nele, que além de diminuir o peso do Headstock, me permite retirar esse contrapeso sem que o neck-dive reapareça. Engraçado que muita gente pergunta se vale a pena investir em tarraxas como essa para diminuir 100g de peso no headstock, questionamento esse que não haveria se houvesse o conhecimento sobre o princípio da alavanca, que te permite retirar uma parte bem maior de contrapeso adicionado ao corpo, ou em casos nos quais o instrumento já é equilibrado, ficar com uma angulação ainda mais acentuada ou até mesmo criar um inesperado "body-dive".
Show de bola, Zadá. Eu consegui uma solução muito parecida com essa usando uma correia dupla que eu mesmo fiz.
Na verdade, peguei uma correia Basso comum e uma antiga correia que tinha. Fiz uma "edição" nessa última para encaixar numa das opções de regulagem da Basso e fico com uma em cada ombro. Além de melhorar muito o neck-dive e a minha ergonomia, ajudou também na distribuição do peso dessa âncora de 6.1kg que é meu baixo de 6 cordas (que na verdade pesa um pouco menos, mas aumentou em virtude de um contrapeso que coloquei pra diminuir o neck-dive).
Espero no futuro poder colocar uma Hipshot Ultralight nele, que além de diminuir o peso do Headstock, me permite retirar esse contrapeso sem que o neck-dive reapareça. Engraçado que muita gente pergunta se vale a pena investir em tarraxas como essa para diminuir 100g de peso no headstock, questionamento esse que não haveria se houvesse o conhecimento sobre o princípio da alavanca, que te permite retirar uma parte bem maior de contrapeso adicionado ao corpo, ou em casos nos quais o instrumento já é equilibrado, ficar com uma angulação ainda mais acentuada ou até mesmo criar um inesperado "body-dive".
Renato Aversari- Membro
ˆ
Para mim, baixos de 5 cordas ou mais sem tarraxas de liga-leve é impensável.
ˆ

Gotoh GB350 Res-O-Lite Tuners

Fender/Schaller Deluxe BMF Light Clover Key Tuners

G&L/Schaller BM Ultralite Tuners
ˆ

Gotoh GB350 Res-O-Lite Tuners

Fender/Schaller Deluxe BMF Light Clover Key Tuners

G&L/Schaller BM Ultralite Tuners
JAZZigo- Membro
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: