Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Contrabaixo para afinações Drop (D e C)

+3
vinibassplayer
mum
Kitsunee
7 participantes

Ir para baixo

Contrabaixo para afinações Drop (D e C) Empty Contrabaixo para afinações Drop (D e C)

Mensagem por Kitsunee Qui maio 13, 2021 12:06 pm

Bom dia, colegas.
Estava pensando em um contrabaixo para usar em afinações Drop (D e C).
Minha pergunta é:
Eu consigo fazer Drop D e Drop C em um único baixo sem ferrar o braço ou eu precisaria de um pra Drop D e um pra Drop C?
Kitsunee
Kitsunee
Membro

Mensagens : 215
Localização : Balneário Camboriú - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo para afinações Drop (D e C) Empty Re: Contrabaixo para afinações Drop (D e C)

Mensagem por mum Qui maio 13, 2021 12:12 pm

O Braço em si não vai ser prejudicado por estas afinações, mas a regulagem, altura de cordas, e entonação podem ser afetadas. Se você prefere uma regulagem limpa e com cordas baixas, com o minimo de trastejamento, recomendo usar baixos diferentes. Baixos com escala de 35 polegadas ajudam também a manter as cordas mais firmes em afinações mais baixas (mas é relativamente raro encontrar baixos de 4 cordas nesta configuração).

Eu costumo alternar um mesmo baixo entre 1/2 step / Drop C# e Drop D, e pra mim funciona bem. Mas minha técnica e som não é das mais limpas hehehe.
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo para afinações Drop (D e C) Empty Re: Contrabaixo para afinações Drop (D e C)

Mensagem por vinibassplayer Qui maio 13, 2021 1:00 pm

unica cosia q ce vai precisar é mudar a afinação... eu to usando drop D no unico baixo q tenho, com 10 minutos ce acostuma.. nao mexi no braço, corda, nada, só afinei.

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo para afinações Drop (D e C) Empty Re: Contrabaixo para afinações Drop (D e C)

Mensagem por Kitsunee Qui maio 13, 2021 1:05 pm

vinibassplayer escreveu:unica cosia q ce vai precisar é mudar a afinação... eu to usando drop D no unico baixo q tenho, com 10 minutos ce acostuma.. nao mexi no braço, corda, nada, só afinei.
Tentei fazer Drop C no meu atual que tava reguladinho e ferrou tudo. Quando voltei pra standard as primeiras 2 casas nem faziam mais som.
Kitsunee
Kitsunee
Membro

Mensagens : 215
Localização : Balneário Camboriú - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo para afinações Drop (D e C) Empty Re: Contrabaixo para afinações Drop (D e C)

Mensagem por vinibassplayer Qui maio 13, 2021 1:51 pm

mas ce mexeu em todas as cordas ou só na E?

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo para afinações Drop (D e C) Empty Re: Contrabaixo para afinações Drop (D e C)

Mensagem por Kitsunee Qui maio 13, 2021 2:02 pm

vinibassplayer escreveu:mas ce mexeu em todas as cordas ou só na E?
Drop C é Standard D Drop C.
Kitsunee
Kitsunee
Membro

Mensagens : 215
Localização : Balneário Camboriú - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo para afinações Drop (D e C) Empty Re: Contrabaixo para afinações Drop (D e C)

Mensagem por vinibassplayer Qui maio 13, 2021 2:03 pm

eu sei nem, to falando q tem gnt q só muda a E pra C, por isso a pergunta

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo para afinações Drop (D e C) Empty Re: Contrabaixo para afinações Drop (D e C)

Mensagem por Kitsunee Qui maio 13, 2021 2:09 pm

vinibassplayer escreveu:eu sei nem, to falando q tem gnt q só muda a E pra C, por isso a pergunta
Ah sim.
Nesse caso, sim, dropei tudo.
Kitsunee
Kitsunee
Membro

Mensagens : 215
Localização : Balneário Camboriú - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo para afinações Drop (D e C) Empty Re: Contrabaixo para afinações Drop (D e C)

Mensagem por vinibassplayer Qui maio 13, 2021 2:12 pm

o basico de regulagem vc sabe ne, tensor, ponte? mudança de afinação é coisa simples de resolver

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo para afinações Drop (D e C) Empty Re: Contrabaixo para afinações Drop (D e C)

Mensagem por Kitsunee Qui maio 13, 2021 2:15 pm

vinibassplayer escreveu:o basico de regulagem vc sabe ne, tensor, ponte? mudança de afinação é coisa simples de resolver
Mas se for ficar trocando de afinação o tempo todo (de Drop D pra Drop C) não vai zoar ficar mexendo na ponte e tensor o tempo todo?
Kitsunee
Kitsunee
Membro

Mensagens : 215
Localização : Balneário Camboriú - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo para afinações Drop (D e C) Empty Re: Contrabaixo para afinações Drop (D e C)

Mensagem por vinibassplayer Qui maio 13, 2021 2:19 pm

pq nao regular certo em drop C e praticar tudo assim? se ce quer umas notas a mais, nao vai fazer diferença... mas problema nao dá se souber fazer, só dá trabalho msm

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo para afinações Drop (D e C) Empty Re: Contrabaixo para afinações Drop (D e C)

Mensagem por Gomba Qui maio 13, 2021 2:29 pm

Rapaz, se você precisa trocar pra Drop C ou Drop D o tempo todo, talvez você precise, no mínimo de um jogo de tarraxas bass xtender, que você desce a afinação quando vai usar e depois retorna pra de regulagem do baixo pra não afetar demais a física do instrumento. Ficar trocando afinação e atuando o tensor o tempo todo não é legal.
Talvez valha considerar com carinhos adquirir um baixo de 5 cordas também.

Um dos meus baixos usa DGCF, com calibre 050, e foi todo regulado por um luthier habilidoso para isso.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Fernando Zadá e brunoaguiarbass gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo para afinações Drop (D e C) Empty Re: Contrabaixo para afinações Drop (D e C)

Mensagem por heenrique_bass Qui maio 13, 2021 3:07 pm

Como mencionado, o bom seria colocar uma tarraxa bass xtender, mas com o preço que ta hoje, vale mais a pena comprar outro baixo, na primeira pesquisa que apareceu no google, APENAS uma tarraxa ta custando R$1251,00!!! Com esse valor daria pra pegar um outro baixo usado e deixar com a afinação que você quer sem precisar mexer.

Como o Mum também mencionou, eu tenho uma certa curiosidade em testar quanto a isso e o que eu vejo o pessoal comentando, bom seria pegar um baixo com escala maior que 34 polegadas e encordoamento maior pras cordas não ficarem frouxas em afinação baixa e ficar definido o som.

Agora em relação a ficar alternando a afinação repentinamente, o que ferra é, a regularem não irá se manter, ainda mais que você vai mudar a afinação de todas as cordas, talvez se fosse, por exemplo, um baixo afinado em DGCF e dropasse a D para C, ai a regulagem iria mudar muito pouco.

Outra coisa que também eu fico meio assim é que nessas de afinação baixa, o pessoal sempre fala "ahh mas ai pega um baixo de 5 cordas que resolve e blablabla", primeiro que no caso dessas afinações, muito da digitação ficará super complicada, ainda mais se tiver bastante nota, a mão vira uma aranha, outra que, não tem nem comparação a questão do timbre, do sustain de uma corda solta afinada e de uma corda tocada nas casas do braço do instrumento. Conheci um caso de um cara que pegou o baixo de 5 cordas e deixou tudo meio tom a cima (de B pra C), ai se for pensando nisso, pode ser que o 5 cordas quebre esse galho, mais ai seria praticamente o mesmo pensamento de usar um baixo de 4 cordas com cordas de calibre mais grosso.
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo para afinações Drop (D e C) Empty Re: Contrabaixo para afinações Drop (D e C)

Mensagem por Fernando Zadá Qui maio 13, 2021 3:18 pm

heenrique_bass escreveu:Como mencionado, o bom seria colocar uma tarraxa bass xtender, mas com o preço que ta hoje, vale mais a pena comprar outro baixo, na primeira pesquisa que apareceu no google, APENAS uma tarraxa ta custando R$1251,00!!! Com esse valor daria pra pegar um outro baixo usado e deixar com a afinação que você quer sem precisar mexer.


Eu pensei na xtender mas lembrei exatamente desse problema do valor.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo para afinações Drop (D e C) Empty Re: Contrabaixo para afinações Drop (D e C)

Mensagem por Guga Ramone Qui maio 13, 2021 3:27 pm

Kitsunee escreveu:Bom dia, colegas.
Estava pensando em um contrabaixo para usar em afinações Drop (D e C).
Minha pergunta é:
Eu consigo fazer Drop D e Drop C em um único baixo sem ferrar o braço ou eu precisaria de um pra Drop D e um pra Drop C?

Eu optaria por ter 2 baixos, um afinado em E e outro em D, podendo usar com o Drop D e Drop C, repsectivamente.
Junta uns trocados e vai à caça nos olx da vida e pega um baixo baratinho, tipo Tagima TW73, Condor BX12...
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo para afinações Drop (D e C) Empty Re: Contrabaixo para afinações Drop (D e C)

Mensagem por Kitsunee Qui maio 13, 2021 3:37 pm

heenrique_bass escreveu:Como mencionado, o bom seria colocar uma tarraxa bass xtender, mas com o preço que ta hoje, vale mais a pena comprar outro baixo, na primeira pesquisa que apareceu no google, APENAS uma tarraxa ta custando R$1251,00!!! Com esse valor daria pra pegar um outro baixo usado e deixar com a afinação que você quer sem precisar mexer.

Como o Mum também mencionou, eu tenho uma certa curiosidade em testar quanto a isso e o que eu vejo o pessoal comentando, bom seria pegar um baixo com escala maior que 34 polegadas e encordoamento maior pras cordas não ficarem frouxas em afinação baixa e ficar definido o som.

Agora em relação a ficar alternando a afinação repentinamente, o que ferra é, a regularem não irá se manter, ainda mais que você vai mudar a afinação de todas as cordas, talvez se fosse, por exemplo, um baixo afinado em DGCF e dropasse a D para C, ai a regulagem iria mudar muito pouco.

Outra coisa que também eu fico meio assim é que nessas de afinação baixa, o pessoal sempre fala "ahh mas ai pega um baixo de 5 cordas que resolve e blablabla", primeiro que no caso dessas afinações, muito da digitação ficará super complicada, ainda mais se tiver bastante nota, a mão vira uma aranha, outra que, não tem nem comparação a questão do timbre, do sustain de uma corda solta afinada e de uma corda tocada nas casas do braço do instrumento. Conheci um caso de um cara que pegou o baixo de 5 cordas e deixou tudo meio tom a cima (de B pra C), ai se for pensando nisso, pode ser que o 5 cordas quebre esse galho, mais ai seria praticamente o mesmo pensamento de usar um baixo de 4 cordas com cordas de calibre mais grosso.
>APENAS uma tarraxa ta custando R$1251,00
Rapaz. Sem condições então XD

>bom seria pegar um baixo com escala maior que 34 polegadas
Tipo um Thunderbird? Sempre tive vontade, mas é caro pra caramba. 8000 num Epiphone? Não, obrigado.

>talvez se fosse, por exemplo, um baixo afinado em DGCF e dropasse a D para C, ai a regulagem iria mudar muito pouco
Então, mas aí acho que cai no mesmo problema das 5 cordas com digitação.
Kitsunee
Kitsunee
Membro

Mensagens : 215
Localização : Balneário Camboriú - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo para afinações Drop (D e C) Empty Re: Contrabaixo para afinações Drop (D e C)

Mensagem por Guga Ramone Qui maio 13, 2021 3:40 pm

^ Não se engane, o Thunderbird tem escala padrão, em 34"
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo para afinações Drop (D e C) Empty Re: Contrabaixo para afinações Drop (D e C)

Mensagem por Kitsunee Qui maio 13, 2021 3:55 pm

Guga Ramone escreveu:^ Não se engane, o Thunderbird tem escala padrão, em 34"
Oh, sério? Me falaram uma vez que ele era 35".
Hmm...
Kitsunee
Kitsunee
Membro

Mensagens : 215
Localização : Balneário Camboriú - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo para afinações Drop (D e C) Empty Re: Contrabaixo para afinações Drop (D e C)

Mensagem por heenrique_bass Qui maio 13, 2021 4:04 pm

um tempo atrás, eu tinha achado um baixo da shecter de 4 cordas que a escala era 35 polegadas, estava no mercado livre por um preço razoável, infelizmente eu não lembro o modelo :/
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo para afinações Drop (D e C) Empty Re: Contrabaixo para afinações Drop (D e C)

Mensagem por Fernando Zadá Qui maio 13, 2021 5:40 pm

35 que eu saiba Lakland, TRB Yamaha, acho que Ibanez BTB...
Não lembro de nenhum mais simples com escala 35, mas deve ter sim.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo para afinações Drop (D e C) Empty Re: Contrabaixo para afinações Drop (D e C)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos