Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Triton lança falante para contrabaixo

+6
Fernando Zadá
allexcosta
Sandro Levi
fheliojr
MPSGODOY
Gabriel_cwb
10 participantes

Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por Gabriel_cwb Sex Jul 01, 2022 8:44 pm

A Triton finalmente lançou um falante específico para nosso instrumento. Espero que venham mais modelos. 

Tenho utilizado o Triton SLX600, por indicação do Levi, estão aguentando mto bem o tranco. Agora fiquei curioso para montar um cab com esse 12". 

Triton lança falante para contrabaixo Screen22
Triton lança falante para contrabaixo Screen23
Triton lança falante para contrabaixo Screen24
Gabriel_cwb
Gabriel_cwb
Membro

Mensagens : 456
Localização : Curitiba - PR

Renato, MPSGODOY, Fernando Zadá, heenrique_bass e Adame gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por MPSGODOY Seg Ago 15, 2022 12:58 pm

Gabriel_cwb escreveu:A Triton finalmente lançou um falante específico para nosso instrumento. Espero que venham mais modelos. 

Tenho utilizado o Triton SLX600, por indicação do Levi, estão aguentando mto bem o tranco. Agora fiquei curioso para montar um cab com esse 12". 

Obrigado por compartilhar, Gabriel! Não tinha visto esse ainda. Até que enfim viram oportunidade no nosso nicho...
O que me agradou foi o baixíssimo VAS (50,72L), estando abaixo até do WPU1209 que era a nossa opção mais compacta. O qts também está bem parecido com os eminence pra contrabaixo.
O que não me agradou foi o fato dele ter vários números piores (pelo menos pra contrabaixo) do que o 12pw5, custando o dobro na revenda final. Mais de 5kgs num falante com 250w achei demais... O Fs também é um pouco alto em 58hz, mas sintonizando a caixa em 62hz não acho que irá atrapalhar em muita coisa... Esse pico em 2khz me parece bem típico da marca, já que o 12smb800 também apresenta resposta semelhante.
Os mais entendidos e que tem interesse em montar uma caixa já podem ficar de olho nas ofertas, pois aparentemente os revendedores já tem esse modelo disponível. No ML vi a partir de R$650.
MPSGODOY
MPSGODOY
Membro

Mensagens : 309
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por fheliojr Seg Ago 15, 2022 11:24 pm

E aí, Alex, o que vc achou deste falante?

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por Sandro Levi Ter Ago 16, 2022 12:26 pm

MPSGODOY

Sobre os números, eu achei bem interessantes para o que se propõe. Veja também que alguns dos bem famosos alto-falantes para contrabaixo da Eminence apresentam características semelhantes, inclusive o pico em torno de 2khz...

BASSLITE S2012

LEGEND BP 122 12

LEGEND B810

Acredito que estejamos no caminho para termos bons resultados...

Triton lança falante para contrabaixo 1f44a
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

dibass e fheliojr gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por allexcosta Ter Ago 16, 2022 2:36 pm

fheliojr escreveu:E aí, Alex, o que vc achou deste falante?

Parece ser um bom falante.

Normalmente eu prefiro falantes da linha profissional ao invés daqueles desenhados pra baixo, mas esse tem parâmetros próximos da linha profissional.

Fs e Qts já estão meio que no limite do que deveria ser, mas o Vas baixo permite uma caixa bem pequena. Olhando assim os materiais parecem bons.

Me pergunto às vezes se esse pico em 2khz não deixaria o timbre meio honky ou mesmo ardido ali em cima, mas talvez não...

Se os processos de produção são realmente bons e há um bom controle de qualidade, não vejo porque não ser um bom falante, mas parâmetros só contam metade da história. Legal mesmo é ouvir o falante num sonofletor bem construído.

O Levi tinha comentado que a galera da Triton saiu da Snake né? Durante muitas décadas os Snake foram conhecidos por excelente timbre, que rivalizava os melhores falantes gringos, mas sempre foram menos robustos que tanques de guerra lendários, como a linha WPU da Selenium.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

fheliojr e Sandro Levi gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por fheliojr Ter Ago 16, 2022 11:37 pm

Obrigado pelas colocações, Sandro e Alex!

up up

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por Fernando Zadá Qua Ago 17, 2022 12:48 pm

Pelo que sei o responsável por esse falante é o Gideon grande profissional que mexe nos meus amplis e de mais um povo aqui de Sp do fórum inclusive.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por MPSGODOY Qua Ago 17, 2022 8:34 pm

allexcosta escreveu:
fheliojr escreveu:E aí, Alex, o que vc achou deste falante?

Parece ser um bom falante.

Normalmente eu prefiro falantes da linha profissional ao invés daqueles desenhados pra baixo, mas esse tem parâmetros próximos da linha profissional.

Fs e Qts já estão meio que no limite do que deveria ser, mas o Vas baixo permite uma caixa bem pequena. Olhando assim os materiais parecem bons.

Me pergunto às vezes se esse pico em 2khz não deixaria o timbre meio honky ou mesmo ardido ali em cima, mas talvez não...

Se os processos de produção são realmente bons e há um bom controle de qualidade, não vejo porque não ser um bom falante, mas parâmetros só contam metade da história. Legal mesmo é ouvir o falante num sonofletor bem construído.

O Levi tinha comentado que a galera da Triton saiu da Snake né? Durante muitas décadas os Snake foram conhecidos por excelente timbre, que rivalizava os melhores falantes gringos, mas sempre foram menos robustos que tanques de guerra lendários, como a linha WPU da Selenium.

Concordo, Alex! Apesar de ter mencionado o pico nessa região dos 2khz isso não é algo que me preocuparia, mas sim ajustar a sintonia nesse FS. Pelo menos por fotos os produtos parecem seguir um bom padrão de acabamento, o que é ótimo. O lance é testar e ver se agrada. De uma maneira geral, prefiro ferrite e cerâmico frente ao neodímio, apesar de pesar bem mais...
MPSGODOY
MPSGODOY
Membro

Mensagens : 309
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por allexcosta Qua Ago 17, 2022 9:31 pm

MPSGODOY escreveu:Concordo, Alex! Apesar de ter mencionado o pico nessa região dos 2khz isso não é algo que me preocuparia, mas sim ajustar a sintonia nesse FS. Pelo menos por fotos os produtos parecem seguir um bom padrão de acabamento, o que é ótimo. O lance é testar e ver se agrada. De uma maneira geral, prefiro ferrite e cerâmico frente ao neodímio, apesar de pesar bem mais...

O fato dele ter um preço relativamente elevado dentro dos produtos da marca sugere que é um falante feito com bons insumos e bom controle de qualidade.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por Mascis Qui Set 08, 2022 11:15 pm

Parece bem interessante alguem tem alguma sugestão de projeto de caixa pra 1x12 com esse falante?
Mascis
Mascis
Membro

Mensagens : 284
Localização : Natal - Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por Sandro Levi Sex Set 09, 2022 10:44 am

Mascis escreveu:Parece bem interessante alguem tem alguma sugestão de projeto de caixa pra 1x12 com esse falante?

Mascis, no site da Triton tem um projeto para o Triton 12SMB800 que funciona bem para o 12BSW250. Você pode aproveitar na íntegra, ou fazer pequenas alterações na sintonia para adequar ao seu gosto.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Mascis gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por Mascis Dom Set 11, 2022 12:59 pm

Sandro Levi escreveu:
Mascis, no site da Triton tem um projeto para o Triton 12SMB800 que funciona bem para o 12BSW250. Você pode aproveitar na íntegra, ou fazer pequenas alterações na sintonia para adequar ao seu gosto.

Bem interessante, tem dimensões similares as Aguilar.

Levi, o que voce sugere em termos de caixa? Minha intenção é, a principio, montar um set com 2x12@8ohms pra usar com meu ampli, um TC eletronic RH750.

A caixa aguilar (minha referência) tem duto traseiro (prefiro frontal), usa um falante de neodimio e compensado de 12mm (11kg) com resposta até 37Hz. Tem algum falante disponível nacionalmente com o preço que nao custe um rim que me permita chegar em algo assim? Não precisa ser igual, estou falando apenas como referencia.
Mascis
Mascis
Membro

Mensagens : 284
Localização : Natal - Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por DiegoBueno Seg Set 12, 2022 7:15 am

Sandro Levi escreveu:

Mascis, no site da Triton tem um projeto para o Triton 12SMB800 que funciona bem para o 12BSW250. Você pode aproveitar na íntegra, ou fazer pequenas alterações na sintonia para adequar ao seu gosto.

Permita-me discordar, mas "acho que nao eh bem assim".

Eu adquiri um 12SMB800, baixei o projeto original da caixa indicada e etc. Mas o projeto da Triton parece conter um erro.

Aqui mesmo no fórum aprendi que tudo interfere no volume interno da caixa, ou seja, o espaço ocupado pelo duto, o altofalante em si, devem ser descontados.

O projeto da Triton menciona o volume 51,6L no projeto, mas qdo conferi as medidas vi qiue trata-se das medidas BRUTAS, sem descontar o volume dos trapezios, nem o duto, e menos ainda o alto falante.

De acordo com os dados da propria Triton, o 12SMB800 ocupa 2.7L. Fazendo os calculos "aproximados" da seçao do duto e do trapézio, no fim a caixa na verdade tem menos de 45L.

Joguei os dados no WinISD e comparei. Pelos resultados apresentados dificilmente a caixa alcançaria a sintonia de 55Hz estipulada no projeto.

O pessoal da Triton ficou de me retornar sobre meu questionamebto quanto a isso, mas até o momebto nao obtive resostas. Entrarei em contato novamente e postarei aqui as respostas.
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

MPSGODOY gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por allexcosta Seg Set 12, 2022 8:45 am

Projetos oferecidos por fabricantes frequentemente são simples referências e não refletem cálculos mais cuidadosos.

Além disso, às vezes eles "dimensões sugeridas" e não exatamente um cálculo de volume interno com devidos descontos.

Uma variação discreta no volume interno de um sonofletor terá menos impacto no resultado final que cálculo correto do duto e robustez da construção.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Sandro Levi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por Sandro Levi Seg Set 12, 2022 9:31 am

Mascis escreveu:


1-Levi, o que voce sugere em termos de caixa? Minha intenção é, a principio, montar um set com 2x12@8ohms pra usar com meu ampli, um TC eletronic RH750.

2-A caixa aguilar (minha referência) tem duto traseiro (prefiro frontal), usa um falante de neodimio e compensado de 12mm (11kg) com resposta até 37Hz. Tem algum falante disponível nacionalmente com o preço que nao custe um rim que me permita chegar em algo assim? Não precisa ser igual, estou falando apenas como referencia.

1- A acho que maioria aqui do fórum, prefere 2 caixas 1x12(8-Ohms). Eu também prefiro. Eu tenho caixas com 10 polegadas e com 12 polegadas, todas individuais por conta da portabilidade e da facilidade de se usar apenas uma quando a coisa é pequena.

2- Não conheço nada nacional com essas características. Eu tenho alto-falantes-B&C 10 polegadas para contrabaixo, que hoje custam muitos reais, mas mesmo assim não os vejo falando 37Hz, nem eu preciso que eles falem.

3- Sobre o projeto da Triton, eu continuo com a indicação, mas foi interessante o Diego observar essa discrepância e colocar aqui.

Boa sorte!
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por Sandro Levi Seg Set 12, 2022 9:54 am

Ao DiegoBueno:

Diego, suas constatações são muito importantes e ainda bem que você as colocou aqui.

O Allex já pontuou como os fabricantes atuam e, apesar de não concordar com essa prática, é comum se encontrar esse tipo de disparidade.

Eu continuo indicando o projeto original para quem não quer fazer um projeto do zero, pelos mesmos motivos que o Allex citou. Não vi diferenças práticas que comprometessem o resultado.

O máximo que se tem é um pequeno reforço nos graves em torno de 90/100Hz(+1db) e uma minúscula diminuição no alcance da resposta(-1db em 50Hz). Na prática, tudo isso é insignificante. Para o alto falante, fica até melhor uma sintonia mais próxima de 60Hz por conta do FS.

Mas tudo isso são detalhes e a decisão é sempre individual.

Sigamos!
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por allexcosta Seg Set 12, 2022 10:15 am

Sinceramente, eu nem sei se gostaria de ter uma caixa de baixo falando região sub-sônica.

Não lembro agora de uma situação como baixista em que senti falta de graves. Já excesso é um problema diário na vida do músico...

Estou falando, obviamente, de gigs normais com sistemas de PA e monitores full-range.

37hz é grave de explosão de cinema, que na vida real de banda causa um monte de dor de cabeça.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Sandro Levi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por Sandro Levi Seg Set 12, 2022 10:29 am

Verdade Allex.

O pior é que muitos fabricantes usam a "resposta de frequência" medida com "+ou- 10Db" e nesse caso, fica muito difícil saber o que se vai ouvir. Uma amostragem em gráfico fica mais fácil de se mensurar. O problema do gráfico é que ele entrega coisas que muitas vezes o fabricante não precisa mostrar.

Obs: o Triton em questão, colocado numa caixa com 45l e uma sintonia de 60Hz falaria até 42Hz, se medidos a +ou- 10db.

Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por Mascis Sex Set 16, 2022 5:56 pm

Sandro Levi escreveu:

1- A acho que maioria aqui do fórum, prefere 2 caixas 1x12(8-Ohms). Eu também prefiro. Eu tenho caixas com 10 polegadas e com 12 polegadas, todas individuais por conta da portabilidade e da facilidade de se usar apenas uma quando a coisa é pequena.


Eu escrevi errado, sao duas caixas 1x12@8ohms mesmo! kkkkk

Tenho atualmente uma da Teksound com falante 12 vox, quebra um galho, mas nao é aquela maravilha que encanta.
Mascis
Mascis
Membro

Mensagens : 284
Localização : Natal - Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por CSergio Qua Dez 21, 2022 6:27 pm

joemesquita escreveu:Vi um alto falante de 12 da Triton, vou deixa o link abaixo, vocês imaginam que seria uma boa opção pra caixa handmade?

LINK AQUI

LINK MERCADO LIVRE

Triton lança falante para contrabaixo Tt10


Tô bem por fora da realidade de preços; R$ 660 por ele tá bom?
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4109
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por DiegoBueno Qua Dez 21, 2022 9:06 pm

CSergio escreveu:


Tô bem por fora da realidade de preços; R$ 660 por ele tá bom?

Olha, qdo pesquisei tava na faixa de uns 800 paus, acabei pegando o 12SMB800 que estava em torno de 450.

Inclusive na pagina anterior, se nao me engano, postei a planilha com dados comparativos entre ambos.

Edit: Confundi, tinha postado no outro topico.

Triton lança falante para contrabaixo H1LVVvX
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por joemesquita Qui Dez 22, 2022 1:41 pm

Vou instalar o Win ISD e avaliar um projeto pra uma caixa 1x12 com esse falante..

____________________________
Djéiz Bêis Cool
joemesquita
joemesquita
Membro

Mensagens : 268
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por DiegoBueno Qui Dez 22, 2022 6:16 pm

joemesquita escreveu:Vou instalar o Win ISD e avaliar um projeto pra uma caixa 1x12 com esse falante..

Dá uma olhada no site da Triton. O 12SMB800 que comprei tinha o PDF com sugestão de caixa, com especificaçoes de medidas, dutos, volume e etc. Talvez esse tenha tambem.
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por joemesquita Qui Dez 22, 2022 11:15 pm

DiegoBueno escreveu:Dá uma olhada no site da Triton. O 12SMB800 que comprei tinha o PDF com sugestão de caixa, com especificaçoes de medidas, dutos, volume e etc. Talvez esse tenha tambem.

Vou conferir, mas de toda forma, pensei em um projeto parecido com as Aguilar GS112, porém voltado para as necessidades deste alto falante.

____________________________
Djéiz Bêis Cool
joemesquita
joemesquita
Membro

Mensagens : 268
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por DiegoBueno Sex Dez 23, 2022 12:25 am

joemesquita escreveu:

Vou conferir, mas de toda forma, pensei em um projeto parecido com as Aguilar GS112, porém voltado para as necessidades deste alto falante.

Sim, o meu projeto utilizei como base o PDF com as informaçoes do falante + sugestão de caixa, mas projetei a caixa angulada no estilo Hartke Kickback 12..
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

joemesquita gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Triton lança falante para contrabaixo Empty Re: Triton lança falante para contrabaixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos