Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500

5 participantes

Ir para baixo

Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500 Empty Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500

Mensagem por Kaiserguitars Dom Nov 06, 2022 10:38 pm

Fala pessoal! Minha primeira postagem aqui no fúrum. Apesar de nunca ter postado ou comentado, as informações daqui já me foram úteis inúmeras vezes. Parabenizo a todos os colaboradores pelo excelente trabalho!

Minha duvida é seguinte:

Tenho um cabeçote Hartke HA-3500. Com duas saídas de 8Ohms.

e, tenho duas caixas 2x10, cada caixa com 16Ohms. Costumo ligar cada uma delas em uma saída do cabeçote e funciona tranquilo pra mim.

Porém, quero adicionar mais uma caixa a esse conjunto, um falante de 15, com 8ohms também.

Pretendo ligar a caixa de 15, 8Ohm, numa saída do cabeçote,

e as outras duas, conectar em paralelo, que daria 8Ohm, e ligar na outra saída.

Isso seria intuitivamente o correto.

Porém me veio uma duvida. Esses cabeçotes hartke tem duas saídas de potência/dois jacks independentes? ou elas são apenas uma saída potência e dois jacks que compartilham essa unica saída?

Porque, se forem compartilhadas, o amplificador não estaria enxegando esse meu conjunto de caixas como três caixas em paralelo? (1x8ohm 2x16ohm)

Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500 Asdasd10

Estou correto no meu raciocínio?
Neste segundo exemplo, a caixa de 1x15 não estaria recebendo mais potência que as duas caixas de 2x10?
Kaiserguitars
Kaiserguitars
Membro

Mensagens : 10
Localização : nova petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500 Empty Re: Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500

Mensagem por allexcosta Seg Nov 07, 2022 7:23 am

Olá.

Sua primeira postagem foi em 2017. Um baixo feito para seu amigo Gil, muito bonito, por sinal...

Sobre a ligação, não faz diferença. Internamente as saídas são ligadas em paralelo.
Sim, a caixa com menor impedância receberá mais potência.

Só tenha certeza absoluta que essas outras caixas são 16ohm cada, senão dá ruim.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54452
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500 Empty Re: Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500

Mensagem por Kaiserguitars Seg Nov 07, 2022 7:51 am

Correto. São duas caixas com 2x10 de 8ohm cada ligados em série.

O amplificador tem saída de 350w.

As 2x10 tem falantes Triton 10Slx-600 que recomendaram aqui no fórum. Vou postar minhas impressões em breve. Esses falantes tem 300w/600w, ou seja, potência de sobra.

O falante de 15 na verdade não é de 15, é de 12. Um Eminence Basslite 150/300w.


A última pergunta é, esse basslite, por estar em 8Ohms e receber mais potência do que as outras duas caixas, não estaria recebendo potência a mais do que ele aguenta? Devo sempre considerar essa potencia menor (150w), ou aquela potencia "music program" (300w)?
Kaiserguitars
Kaiserguitars
Membro

Mensagens : 10
Localização : nova petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500 Empty Re: Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500

Mensagem por allexcosta Seg Nov 07, 2022 8:16 am

Kaiserguitars escreveu:As 2x10 tem falantes Triton 10Slx-600 que recomendaram aqui no fórum. Vou postar minhas impressões em breve. Esses falantes tem 300w/600w, ou seja, potência de sobra.

É bom lembrar que falantes não "têm" potência. Eles suportam potência. E falantes de 10" em geral não suportam nada perto de 300W.

A potência máxima suportada falantes de 10" para um material dinâmico e grave, como é o baixo tocado ao vivo, é de 100-120W. Isso se dá porque normalmente o falante passa por falha mecânica antes de falha elétrica. Quanto mais grave o timbre utilizado, maior o ganho enviado ou menos precisa a construção das caixas, esse número diminui.

No exemplo citado, cada falante de 10" receberá, no máximo, 43W. Se as caixas foram construídas corretamente, não há porque haver problemas.

Kaiserguitars escreveu:A última pergunta é, esse basslite, por estar em 8Ohms e receber mais potência do que as outras duas caixas, não estaria recebendo potência a mais do que ele aguenta?

Não.

Trabalhar em 175W max pra um falante desses, que é de marca conhecida e respeitada, está bem dentro do normal. Nenhum tipo de preocupação aqui...

Se todos os falantes fossem da mesma família, com mesmos materiais e componentes, esperaríamos que aquele que recebe mais potência tivesse uma vida útil um pouco menor, pelo menos em teoria. Mas considerando que no seu caso aquele que recebe mais é um falante de fabricante "world class", não há porque se preocupar com isso.

Kaiserguitars escreveu:Devo sempre considerar essa potencia menor (150w), ou aquela potencia "music program" (300w)?

Sempre a que for RMS. "Program" e "PMPO" são invenções do setor de marketing, não há nada técnico nesses números.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54452
Localização : Terra

Sandro Levi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500 Empty Re: Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500

Mensagem por Sandro Levi Seg Nov 07, 2022 8:21 am


Sobre a potência no basslite, não haverá problema. Usado em condições normais, o HA3500 não deve danificar nada em seu sistema. Acredito que o basslite  fica em desvantagem em relação ao SPL, que nos tritons deve ser  maior por conta da soma dos cones, mas isso você equilibra a seu gosto.

Nesse caso o importante é a sonoridade que você conseguir. Seu sistema vai ficar bom e bem versátil.

Edit: O Allex já foi bem nos detalhes. Enviamos as respostas no mesmo instante. Mas... fica a ideia: relaxa.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500 Empty Re: Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500

Mensagem por Kaiserguitars Seg Nov 07, 2022 8:37 am

Perfeito! Agradeço demais a ajuda. Não restaram dúvidas.
Obrigado!
Kaiserguitars
Kaiserguitars
Membro

Mensagens : 10
Localização : nova petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500 Empty Re: Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500

Mensagem por Bass1984 Ter Jan 31, 2023 8:15 pm

Boa noite galera! Esta é minha primeira participação aqui, e queria aproveitar o tópico para tira uma dúvida relacionada a impedância também, só que no meu caso se trata do hartke model 2000 200w.
Ele tem duas saídas marcando 8ohms, o fabricante diz que a impedância mínima é 4ohms, eu tenho uma caixa com dois alto-falantes de 4ohms cada, posso ligar um alto falante em cada saída? Ou nesse caso cairia para 2ohms?

Bass1984
Membro

Mensagens : 2
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500 Empty Re: Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500

Mensagem por allexcosta Ter Jan 31, 2023 10:02 pm

Bass1984 escreveu:Boa noite galera! Esta é minha primeira participação aqui, e queria aproveitar o tópico para tira uma dúvida relacionada a impedância também, só que no meu caso se trata do hartke model 2000 200w.
Ele tem duas saídas marcando 8ohms, o fabricante diz que a impedância mínima é 4ohms, eu tenho uma caixa com dois alto-falantes de 4ohms cada,  posso ligar um alto falante em cada saída? Ou nesse caso cairia para 2ohms?

Bem-vindo.

Não pode. Cairia pra 2ohm e esquentaria seu amp, causando possíveis danos.

Pode ligar os falantes em série e trabalhar em 8ohm, ligando em qualquer das saídas.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54452
Localização : Terra

Bass1984 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500 Empty Re: Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500

Mensagem por Bass1984 Ter Jan 31, 2023 10:06 pm

Allexcosta, muito obrigado

Bass1984
Membro

Mensagens : 2
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500 Empty Re: Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500

Mensagem por joemesquita Qua Fev 01, 2023 10:55 am

Kaiserguitars escreveu:Correto. São duas caixas com 2x10 de 8ohm cada ligados em série.

O amplificador tem saída de 350w.

As 2x10 tem falantes Triton 10Slx-600 que recomendaram aqui no fórum. Vou postar minhas impressões em breve. Esses falantes tem 300w/600w, ou seja, potência de sobra.

Só uma dúvida, dá para fazer uma caixa 8Ω com 2 falantes de 10" desse?

Nesse caso, como cada falante de 10" é 8Ω, seria uma ligação diferente para que os 2 funcionem juntos em uma saída 8Ω?

____________________________
Djéiz Bêis Cool
joemesquita
joemesquita
Membro

Mensagens : 268
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500 Empty Re: Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500

Mensagem por allexcosta Qua Fev 01, 2023 1:50 pm

joemesquita escreveu:Só uma dúvida, dá para fazer uma caixa 8Ω com 2 falantes de 10" desse?

Possível até é, colocando algum tipo de "dummy load", mas perde eficiência e não é recomendado.

2 falantes de 8 fazem uma caixa de 4ohm ou de 16ohm.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54452
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500 Empty Re: Mais uma sobre impedância, Hartke HA3500

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos