Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Iniciante tentando escolher o primeiro baixo

+7
WHead
Zubrycky
prepair02
allexcosta
manorawe
Jãozeiro
nikolasmmedeiros
11 participantes

Ir para baixo

Iniciante tentando escolher o primeiro baixo Empty Iniciante tentando escolher o primeiro baixo

Mensagem por nikolasmmedeiros Seg Jun 05, 2023 1:19 am

Olá, tudo bem? Gente, esse é meu primeiro tópico, então já peço desculpas de antemão pela falta de organização dele ou qualquer outra besteira. Sou BEM leigo, mas vou usar o exemplo que vi de um moderador para tentar dar embasamento. Então, ainda não toco nenhum instrumento (apesar de ter um violão de cordas de aço) e gostaria de aprender do zero a tocar contrabaixo.

Só pra ir conjecturando...
1 - Por ser o primeiro o ideal seria um 4 cordas?
2 - Na pouca experiência que tive com o violão encontrei dificuldades em fazer certos acordes, principalmente quando tenho que usar o mindinho que parece inútil e precisa ser treinado, então talvez precise de espaçamento menor entre as cordas do baixo??
3 - Acho que me sentiria mais confortável com algo mais leve.
4 - Curto bastante o slapping, mas estou disposto a aprender outras técnicas.
5 - Tenho 25 anos. (Não sei se isso é tão relevante no aprendizado e na escolha do baixo)

Estava de olho em 2 baixos da Tagima (Ambos 4 cordas), mas aceito outras sugestões de até R$ 1200.
Memphis MB-50 (R$ 920) ou o Classic XB-21 (+ ou - R$ 1200)
*Não consigo mandar uma imagem do catálogo da Tagima aqui.

Outro detalhe importante é queria tocar no PC com fones e, pelo que entendi, eu preciso adquirir uma interface de áudio.
Vi uma Behringer UM2 por R$ 612 e queria saber se é uma boa opção ou se tem alguma outra de até R$ 700 que seja mais confiável.

No geral, tem algo que estou esquecendo de me atentar?

Enfim gurizada, estou a disposição e agradeço se puderem me dar uma luz. Tudo de bom pra vocês! Very Happy

nikolasmmedeiros
Membro

Mensagens : 4
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante tentando escolher o primeiro baixo Empty Re: Iniciante tentando escolher o primeiro baixo

Mensagem por Jãozeiro Seg Jun 05, 2023 8:28 am

nikolasmmedeiros escreveu:1 - Por ser o primeiro o ideal seria um 4 cordas?

Baixo de qualquer quantidade de cordas pode ser seu primeiro ou último baixo. O 4c não é mais fácil ou mais difícil de tocar, mas é um modelo muito popular e fácil de se encontrar por aí. O 5c igualmente, mas na minha opinião é mais fácil você encontrar um 4c bem legal de qualidade e barato do que um 5c com os mesmos adjetivos.

Quantidade de cordas vai mais do que você gosta de tocar e precisa.

nikolasmmedeiros escreveu:
2 - Na pouca experiência que tive com o violão encontrei dificuldades em fazer certos acordes, principalmente quando tenho que usar o mindinho que parece inútil e precisa ser treinado, então talvez precise de espaçamento menor entre as cordas do baixo??

Esquece esses pormenores de espaçamento e etc.
Violao, baixo, guitarra, tudo é difícil e dói os dedos no começo. Estranho seria você não ter dificuldade com o mindinho.

nikolasmmedeiros escreveu:
3 - Acho que me sentiria mais confortável com algo mais leve.

Sim, mas não pire nisso. A maioria dos baixos por aí tem peso "normal" de baixo. 

nikolasmmedeiros escreveu:
4 - Curto bastante o slapping, mas estou disposto a aprender outras técnicas.

Legal. E sempre devagar, sem pular etapas.

nikolasmmedeiros escreveu:
5 - Tenho 25 anos. (Não sei se isso é tão relevante no aprendizado e na escolha do baixo)

O melhor é aprender essas coisas quando se é pivete, facilita bastante. Mas problema nenhum aprender com 25 anos. Vai muito mais de você. 

nikolasmmedeiros escreveu:
Estava de olho em 2 baixos da Tagima (Ambos 4 cordas), mas aceito outras sugestões de até R$ 1200.
Memphis MB-50 (R$ 920) ou o Classic XB-21 (+ ou - R$ 1200)
*Não consigo mandar uma imagem do catálogo da Tagima aqui.

Eu iria no XB21.

nikolasmmedeiros escreveu:
Outro detalhe importante é queria tocar no PC com fones e, pelo que entendi, eu preciso adquirir uma interface de áudio.
Vi uma Behringer UM2 por R$ 612 e queria saber se é uma boa opção ou se tem alguma outra de até R$ 700 que seja mais confiável.

Caramba, as coisas explodiram de preço mesmo. Nessa faixa de preço acredito que é tudo meio igual. 

nikolasmmedeiros escreveu:
No geral, tem algo que estou esquecendo de me atentar?

Acho que é isso aí. 
Compra o baixo que dá pro seu orçamento. Tagima, Sx, são bons instrumentos. Um modelo tipo Jazz Bass 4c não tem erro, é um standard. Vai ter por volta de 4kg, um peso normal. Esquece essa coisa de espaçamento de cordas e outros detalhes. Coloca boas cordas novas, faz uma regulagem básica e manda a ver nas aulas.


E seja bem vindo, meu jovem. Amigos
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

nikolasmmedeiros gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante tentando escolher o primeiro baixo Empty Re: Iniciante tentando escolher o primeiro baixo

Mensagem por manorawe Seg Jun 05, 2023 8:43 am

nikolasmmedeiros escreveu:Olá, tudo bem? Gente, esse é meu primeiro tópico, então já peço desculpas de antemão pela falta de organização dele ou qualquer outra besteira. Sou BEM leigo, mas vou usar o exemplo que vi de um moderador para tentar dar embasamento. Então, ainda não toco nenhum instrumento (apesar de ter um violão de cordas de aço) e gostaria de aprender do zero a tocar contrabaixo.

Seja bem vindo mano.

nikolasmmedeiros escreveu:
Só pra ir conjecturando...
1 - Por ser o primeiro o ideal seria um 4 cordas?
Acredito que não tenha ideal, mas com o 4 cordas vc ja chegará onde pretende.

nikolasmmedeiros escreveu:
2 - Na pouca experiência que tive com o violão encontrei dificuldades em fazer certos acordes, principalmente quando tenho que usar o mindinho que parece inútil e precisa ser treinado, então talvez precise de espaçamento menor entre as cordas do baixo??
No baixo é menos usual vc utilizar escalas como num violão, porem vc utilizara dos arpejos. Não consigo coloca los  numa balança pois nunca tiquei violão, mas no contrabaixo a dificuldade inicial era acostumar os dedos a "espacarem", mas nada que com o tempo não melhorasse.

nikolasmmedeiros escreveu:
3 - Acho que me sentiria mais confortável com algo mais leve.
Baixo tem na média de 3,5kg, acho que é difícil sair dessa média. Os 5 cordas são geralmente mais pesados.
nikolasmmedeiros escreveu:
4 - Curto bastante o slapping, mas estou disposto a aprender outras técnicas.
Comece pelo básico, com o passar dos meses/ anos vc mesmo sentira a necessidade dos próximos passos.

nikolasmmedeiros escreveu:
5 - Tenho 25 anos. (Não sei se isso é tão relevante no aprendizado e na escolha do baixo)
Comecei em 2019 com 35, só me arrependo de nao ter iniciado antes.
nikolasmmedeiros escreveu:
Estava de olho em 2 baixos da Tagima (Ambos 4 cordas), mas aceito outras sugestões de até R$ 1200.
Memphis MB-50 (R$ 920) ou o Classic XB-21 (+ ou - R$ 1200)
*Não consigo mandar uma imagem do catálogo da Tagima aqui.
Tagima e sX são marcas excelentes para começar (ou ir até o fim), não posso opnar nesses modelos pois nunca toquei, mas sei que são instrumentos mais baratos da tagima.

nikolasmmedeiros escreveu:
Outro detalhe importante é queria tocar no PC com fones e, pelo que entendi, eu preciso adquirir uma interface de áudio.
Vi uma Behringer UM2 por R$ 612 e queria saber se é uma boa opção ou se tem alguma outra de até R$ 700 que seja mais confiável.
Acho que é isso ai mesmo. Sei que da para usar mesa de som tmb. Tem um modelo bem baratesa que caso fosse utilizar seria ela:

Iniciante tentando escolher o primeiro baixo Ssssss10

nikolasmmedeiros escreveu:
No geral, tem algo que estou esquecendo de me atentar?

Enfim gurizada, estou a disposição e agradeço se puderem me dar uma luz. Tudo de bom pra vocês! Very Happy
Soca a bucha e pau no gato.
manorawe
manorawe
Membro

Mensagens : 397
Localização : Votorantim

nikolasmmedeiros gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante tentando escolher o primeiro baixo Empty Re: Iniciante tentando escolher o primeiro baixo

Mensagem por allexcosta Seg Jun 05, 2023 9:22 am

Bem-vindo.

Praticamente não se usa acordes no baixo.
Espaçamento é preferência pessoal, mas a prática faz com que a pessoa se acostume. Exemplo, aquela menina americana que já postava vídeos com 8 anos de idade usa espaçamento normal.

Tagima é uma marca legal pra baixos de entrada. Regulado e com cordas boas será mais que suficiente para os primeiros anos.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54452
Localização : Terra

nikolasmmedeiros gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante tentando escolher o primeiro baixo Empty Re: Iniciante tentando escolher o primeiro baixo

Mensagem por prepair02 Seg Jun 05, 2023 6:39 pm

nikolasmmedeiros escreveu:1 - Por ser o primeiro o ideal seria um 4 cordas?

Vou divagar um pouco do pessoal ai e ir na ideia de que o 4 cordas seria o mais "tranquilo" pra começar. Instrumentos de corda tem uma peculiaridade chamada "sympathetic vibration" (não tenho ideia do termo em portgues) que é basicamente quando a corda que você toca vibra o corpo que vibra as outras cordas. Isso causa harmonicos indesejados e dependendo da embola o som. Como iniciante, provavelmente você nem vai perceber, mas vai estar ali. A solução é mutar as cordas que não estão sendo tocadas, e bom, se você tiver uma corda a mais, a tecnica de mute tem que ser mais apurada. SE caso você se interessar mais por um baixo de 5 cordas, vá em frente, isso não é motivo suficiente pra ir pra um 4 cordas, mas tenha em mente isso.

nikolasmmedeiros escreveu:2 - Na pouca experiência que tive com o violão encontrei dificuldades em fazer certos acordes, principalmente quando tenho que usar o mindinho que parece inútil e precisa ser treinado, então talvez precise de espaçamento menor entre as cordas do baixo??

Acordes no baixo são menos comuns (mas não inexistentes), então, quanto a isso especificamente, ficaria pra um nivel mais intermediario, PORÉM o mindinho é de suma importancia e você vai precisar apertar a corda só com ele.

nikolasmmedeiros escreveu:3 - Acho que me sentiria mais confortável com algo mais leve.

Você só percebe a diferença depois de tocar com um bloco de concreto e um instrumento de qualidade. Mas não se preocupe quanto a isso como iniciante, creio que seja impossivel achar um baixo bom e leve na faixa dos 1500 reais.

nikolasmmedeiros escreveu:4 - Curto bastante o slapping, mas estou disposto a aprender outras técnicas.

Não é muito minha pegada, mas é uma tecnica que pra soar bem tem que saber bastante, principalmente com relação a ritmo e ter a tecnica apurada.

nikolasmmedeiros escreveu:5 - Tenho 25 anos. (Não sei se isso é tão relevante no aprendizado e na escolha do baixo)

Não faz muita diferença, mete e bronca e boa.

nikolasmmedeiros escreveu:Estava de olho em 2 baixos da Tagima (Ambos 4 cordas), mas aceito outras sugestões de até R$ 1200.
Memphis MB-50 (R$ 920) ou o Classic XB-21 (+ ou - R$ 1200)
*Não consigo mandar uma imagem do catálogo da Tagima aqui.

Quanto aos modelos particularmente não recomendaria o Tagima por que os que eu toquei todos eram desconfortáveis (não sei como estão os mais novos), mas nessa faixa de preço não tenho o que recomendar. O mais barato seria um Yamaha TRBX 174 (por volta de 1500).

nikolasmmedeiros escreveu:Outro detalhe importante é queria tocar no PC com fones e, pelo que entendi, eu preciso adquirir uma interface de áudio.
Vi uma Behringer UM2 por R$ 612 e queria saber se é uma boa opção ou se tem alguma outra de até R$ 700 que seja mais confiável.

Interface é sua melhor opção pra tocar no PC e, no geral, as Focusrite Scarlett são as mais indicadas pela galera mundo a fora, e a Behringher cumpre bem o papel sendo mais em conta.

prepair02
Membro

Mensagens : 6
Localização : São Paulo

nikolasmmedeiros gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante tentando escolher o primeiro baixo Empty Re: Iniciante tentando escolher o primeiro baixo

Mensagem por nikolasmmedeiros Seg Jun 05, 2023 8:17 pm

Jãozeiro escreveu:
Acho que é isso aí. 
Compra o baixo que dá pro seu orçamento. Tagima, Sx, são bons instrumentos. Um modelo tipo Jazz Bass 4c não tem erro, é um standard. Vai ter por volta de 4kg, um peso normal. Esquece essa coisa de espaçamento de cordas e outros detalhes. Coloca boas cordas novas, faz uma regulagem básica e manda a ver nas aulas.


E seja bem vindo, meu jovem. Amigos

manorawe escreveu:
Seja bem vindo mano.

manorawe escreveu:
Soca a bucha e pau no gato.

allexcosta escreveu:
Bem-vindo.

Praticamente não se usa acordes no baixo.
Espaçamento é preferência pessoal, mas a prática faz com que a pessoa se acostume. Exemplo, aquela menina americana que já postava vídeos com 8 anos de idade usa espaçamento normal.

Tagima é uma marca legal pra baixos de entrada. Regulado e com cordas boas será mais que suficiente para os primeiros anos.

prepair02 escreveu:
Vou divagar um pouco do pessoal ai e ir na ideia de que o 4 cordas seria o mais "tranquilo" pra começar. Instrumentos de corda tem uma peculiaridade chamada "sympathetic vibration" (não tenho ideia do termo em portgues) que é basicamente quando a corda que você toca vibra o corpo que vibra as outras cordas. Isso causa harmonicos indesejados e dependendo da embola o som. Como iniciante, provavelmente você nem vai perceber, mas vai estar ali. A solução é mutar as cordas que não estão sendo tocadas, e bom, se você tiver uma corda a mais, a tecnica de mute tem que ser mais apurada. SE caso você se interessar mais por um baixo de 5 cordas, vá em frente, isso não é motivo suficiente pra ir pra um 4 cordas, mas tenha em mente isso.


Muito obrigado pela força pessoal, tmj!! I love you

nikolasmmedeiros
Membro

Mensagens : 4
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante tentando escolher o primeiro baixo Empty Re: Iniciante tentando escolher o primeiro baixo

Mensagem por Zubrycky Ter Jun 06, 2023 8:01 am

Bem vindo!

Espero que este link e este outro link possam auxiliar-lhe.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19000
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

nikolasmmedeiros gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante tentando escolher o primeiro baixo Empty Re: Iniciante tentando escolher o primeiro baixo

Mensagem por WHead Ter Jun 06, 2023 9:48 am

Muito legal notar o quanto a realidade mudou.
Quando comecei a tocar eu procurei o baixo... que estava disponível! Na verdade nem foi um baixo que eu consegui, foi uma guitarra com apenas 4 cordas que o meu amigo guitarrista tinha sobrando! Quando tempos depois plugamos os instrumentos (sim! durante muito tempo tocamos em instrumentos desplugados!) num Ciclotrom multifuncional... quase enlouquecemos! Mais tarde, quando adquiri meus primeiros equipamentos (um Golden parecido com esse, minuciosamente escolhido devido à... sua cor (!) e um amplificador com o que eu entendia ser a maior potência - os 200 RMS (!) pintados na traseira de um Meteoro), me senti completo! Não fazia ideia de que era só o começo - e não tinha um fórum como esse pra buscar orientação.
Parabéns pela iniciativa de abraçar o contrabaixo como instrumento, boa sorte em sua jornada e vida longa ao Fórum!

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2744
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

manorawe e nikolasmmedeiros gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante tentando escolher o primeiro baixo Empty Re: Iniciante tentando escolher o primeiro baixo

Mensagem por nikolasmmedeiros Ter Jun 06, 2023 10:41 pm

Zubrycky escreveu:Bem vindo!

Espero que este link e este outro link possam auxiliar-lhe.

Muito obrigado! Serão extremamente úteis.

WHead escreveu:
Muito legal notar o quanto a realidade mudou.
Quando comecei a tocar eu procurei o baixo... que estava disponível! Na verdade nem foi um baixo que eu consegui, foi uma guitarra com apenas 4 cordas que o meu amigo guitarrista tinha sobrando! Quando tempos depois plugamos os instrumentos (sim! durante muito tempo tocamos em instrumentos desplugados!) num Ciclotrom multifuncional... quase enlouquecemos! Mais tarde, quando adquiri meus primeiros equipamentos (um Golden parecido com esse, minuciosamente escolhido devido à... sua cor (!) e um amplificador com o que eu entendia ser a maior potência - os 200 RMS (!) pintados na traseira de um Meteoro), me senti completo! Não fazia ideia de que era só o começo - e não tinha um fórum como esse pra buscar orientação.
Parabéns pela iniciativa de abraçar o contrabaixo como instrumento, boa sorte em sua jornada e vida longa ao Fórum!

Valeu meu velho! Eu queria ter começado a me envolver com música mais cedo, mas antes tarde do que nunca.

nikolasmmedeiros
Membro

Mensagens : 4
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante tentando escolher o primeiro baixo Empty Re: Iniciante tentando escolher o primeiro baixo

Mensagem por Jefther Qua Jun 07, 2023 4:42 am

Iai, mano. Bem-vindo ao fórum!

A galera já deu a fita, mas vou jogar umas ideias tbm.

Acho que o ideal é começar com 4 cordas sim (tem um vídeo no canal do bassbuzz que fala mais sobre o assunto e eu concordo com o cara). E tbm talvez seja o melhor pra vc começar nos slaps.

Uma coisa que eu pontuaria tbm é que pode ser que vc nunca precise de um baixo de 5 ou 6 cordas (tudo depende mesmo da sua necessidade). Mas não é pq tem mais cordas que necessariamente vc vai usar qdo for mais avançado.

No começo, o tamanho do braço do instrumento e a distância das casas podem ser um problema msm, mas vc consegue superar com treino (tem um livro com uns exercícios bacana pra isso = Bass Fitness - tem PDF na Internet)

Baixos que eu recomendo pra começar: SX jazz bass (hoje em dia estão meio acima de $1200) ou Tagima TW (sugiro o TW65 ou TW73). São baixos bons e baratos (e lindos) e vão dar conta do recado nessa fase de identificação do seu estilo pra um futuro upgrade de baixo (inclusive eu já vi vídeos de gente da gringa elogiando os Tagima TW - vou colar 2 no final).

Especialmente os Tagima vc consegue um precinho ótimo. Aqui em Brasília já vi uns usados na faixa de R$650

Eu msm toco há 15 anos e, depois de inúmeros baixos, hoje uso mais um Tagima TW73 que tá dando conta demais dos gigs na banda (eu uso tbm um pré-amp e um compressor ambos da Fuhrman e confesso que não sinto muita necessidade de muito mais).

Mas o grande lance de comprar instrumento é vc procurar algo que vc goste de tocar. Embora o instrumento possa fazer alguma diferença, o que importa msm é vc sentar e estudar, tocar, aprender músicas e se divertir. Invista, antes de tudo, em conhecimento, cursos, aprender técnicas e fazer aulas, pq daí vc vai conhecendo o seu estilo pessoal e isso vai te levar aos instrumentos que vc precisa. O que determina que o som do baixo vai ser massa msm é muito mais sua técnica do que o instrumento.

Um curso que eu sugiro: Renato Leite (tem aula grátis no yt)

Essa interface de áudio da Behringer funciona bem e vale muito a pena. Única sugestão que te daria seria pesquisar tbm sobre o cuvave baby bass (que é uma mini caixa de ferramentas, funciona bem e tbm serve de interface de áudio), mas é mais cara do que o da Behringer .

https://youtu.be/N5Wx-pN9tVk
https://youtu.be/erUxeGpuleA
https://www.youtube.com/@RenatoLeiteBass

Abraço

Jefther
Membro

Mensagens : 11
Localização : Sobradinho/DF

nikolasmmedeiros gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante tentando escolher o primeiro baixo Empty Re: Iniciante tentando escolher o primeiro baixo

Mensagem por CSergio Qua Jun 07, 2023 12:55 pm

Questão da interface: sigo o relator, pegue essa barata Teyun.

Pesquise no ALiExpress, pode ser que ache mais barato por lá uma da marca; e que seja em breve porque, próximo dia 01.07, parece que vai entrar em vigor um novo regime de importação das compras vindas da CHina e os impostos vão ser cobrados já no ato da compra (60% de importação e mais 17% de ICMS).

Depois no futuro, após educar seu ouvido, gosto, exigência e etc, pegue algo mais refinado se sentir necessidade.

Igualmente tem a pedaleira Cuvave que funciona como interface também, e parece que está vendendo bem; pelo valor que encontra, eu também consideraria uma opção a comprar.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

nikolasmmedeiros gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante tentando escolher o primeiro baixo Empty Re: Iniciante tentando escolher o primeiro baixo

Mensagem por Renato Qua Jun 07, 2023 4:08 pm

Concordo com todas as opiniões, que são mais ou menos um consenso... Mas vou sugerir ao invés de uma interface você adquirir um Pedal de efeito M-Vave Cube-Baby Bass; Serve para tocar somente de fone de ouvidos ou ligado ao PC, tem Bluetooth para você colocar suas músicas e acompanhar no instrumento e é bem mais barato que qualquer interface.
Ah, comecei a tocar baixo aos 37 anos, e nunca tive experiência com qualquer outro instrumento! Wink

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

nikolasmmedeiros gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante tentando escolher o primeiro baixo Empty Re: Iniciante tentando escolher o primeiro baixo

Mensagem por nikolasmmedeiros Qui Jun 08, 2023 12:43 am

Jefther escreveu:Iai, mano. Bem-vindo ao fórum!

A galera já deu a fita, mas vou jogar umas ideias tbm.

Acho que o ideal é começar com 4 cordas sim (tem um vídeo no canal do bassbuzz que fala mais sobre o assunto e eu concordo com o cara). E tbm talvez seja o melhor pra vc começar nos slaps.

Uma coisa que eu pontuaria tbm é que pode ser que vc nunca precise de um baixo de 5 ou 6 cordas (tudo depende mesmo da sua necessidade). Mas não é pq tem mais cordas que necessariamente vc vai usar qdo for mais avançado.

No começo, o tamanho do braço do instrumento e a distância das casas podem ser um problema msm, mas vc consegue superar com treino (tem um livro com uns exercícios bacana pra isso = Bass Fitness - tem PDF na Internet)

Baixos que eu recomendo pra começar: SX jazz bass (hoje em dia estão meio acima de $1200) ou Tagima TW (sugiro o TW65 ou TW73). São baixos bons e baratos (e lindos) e vão dar conta do recado nessa fase de identificação do seu estilo pra um futuro upgrade de baixo (inclusive eu já vi vídeos de gente da gringa elogiando os Tagima TW - vou colar 2 no final).

Especialmente os Tagima vc consegue um precinho ótimo. Aqui em Brasília já vi uns usados na faixa de R$650

Eu msm toco há 15 anos e, depois de inúmeros baixos, hoje uso mais um Tagima TW73 que tá dando conta demais dos gigs na banda (eu uso tbm um pré-amp e um compressor ambos da Fuhrman e confesso que não sinto muita necessidade de muito mais).

Mas o grande lance de comprar instrumento é vc procurar algo que vc goste de tocar. Embora o instrumento possa fazer alguma diferença, o que importa msm é vc sentar e estudar, tocar, aprender músicas e se divertir. Invista, antes de tudo, em conhecimento, cursos, aprender técnicas e fazer aulas, pq daí vc vai conhecendo o seu estilo pessoal e isso vai te levar aos instrumentos que vc precisa. O que determina que o som do baixo vai ser massa msm é muito mais sua técnica do que o instrumento.

Um curso que eu sugiro: Renato Leite (tem aula grátis no yt)

Essa interface de áudio da Behringer funciona bem e vale muito a pena. Única sugestão que te daria seria pesquisar tbm sobre o cuvave baby bass (que é uma mini caixa de ferramentas, funciona bem e tbm serve de interface de áudio), mas é mais cara do que o da Behringer .


Abraço

Muito obrigado mano! Sobre essas aulas e PDF, vão ser de grande ajuda! Vou dar uma pesquisada em tudo.

CSergio escreveu: Questão da interface: sigo o relator, pegue essa barata Teyun.

Pesquise no ALiExpress, pode ser que ache mais barato por lá uma da marca; e que seja em breve porque, próximo dia 01.07, parece que vai entrar em vigor um novo regime de importação das compras vindas da CHina e os impostos vão ser cobrados já no ato da compra (60% de importação e mais 17% de ICMS).

Depois no futuro, após educar seu ouvido, gosto, exigência e etc, pegue algo mais refinado se sentir necessidade.

Igualmente tem a pedaleira Cuvave que funciona como interface também, e parece que está vendendo bem; pelo valor que encontra, eu também consideraria uma opção a comprar.

Vou dar uma olhada nas duas, valeu meu velho!

Renato escreveu: Concordo com todas as opiniões, que são mais ou menos um consenso... Mas vou sugerir ao invés de uma interface você adquirir um Pedal de efeito M-Vave Cube-Baby Bass; Serve para tocar somente de fone de ouvidos ou ligado ao PC, tem Bluetooth para você colocar suas músicas e acompanhar no instrumento e é bem mais barato que qualquer interface.
Ah, comecei a tocar baixo aos 37 anos, e nunca tive experiência com qualquer outro instrumento!  Wink

Vou procurar esse pedal! Sobre a idade, achei muito bacana que já foram 3 relatos sobre, então de fato isso não é um empecilho. Vou me esforçar pra destravar os dedos e fazer a coisa acontecer, muito obrigado! Very Happy

nikolasmmedeiros
Membro

Mensagens : 4
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante tentando escolher o primeiro baixo Empty Re: Iniciante tentando escolher o primeiro baixo

Mensagem por CSergio Sáb Jun 10, 2023 11:19 am

Não vamos esquecer a dica do tio Allex: um aparelho de som, um 3 em 1 pra plugar o baixo.

Pode ser que ache algum jogado em casa (lembrei e achei na casa dos meus pais um Aiwa eheheh), em casa de parentes, etc.
Ou seja, na época para mim saiu quase custo zero.
Apenas tive de comprar uma lata de spray limpa contato para limpar a parte interna toda, estava parado, a sei lá uma década; e um cabo para conectar o "3 em 1" ao notebook; custo  de hoje em dia talvez R$ 30.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

nikolasmmedeiros gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante tentando escolher o primeiro baixo Empty Re: Iniciante tentando escolher o primeiro baixo

Mensagem por KenjiTsuna Dom Jun 11, 2023 8:36 pm

Só um ponto a mais para colaborar com o que tudo que já foi dito, ao comprar o baixo, verifique com o vendedor se o instrumento passou por uma regulagem recente com um luthier.

A não ser que o baixo tenha algum defeito muito grave, instrumento bom é instrumento regulado (independente do preço ou marca). Um baixo devidamente regulado e com cordas razoavelmente novas irão fazer com que você se frustre muito menos (muito menos mesmo) em sua evolução no instrumento.
KenjiTsuna
KenjiTsuna
Membro

Mensagens : 16
Localização : Joinville - SC

CSergio e nikolasmmedeiros gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante tentando escolher o primeiro baixo Empty Re: Iniciante tentando escolher o primeiro baixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos