Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SR5 distorcendo no grave

5 participantes

Ir para baixo

SR5 distorcendo no grave Empty SR5 distorcendo no grave

Mensagem por williamrds_ Qua Jul 12, 2023 2:23 am

Salve galera, como vocês estão?
Eu tenho pesquisado sobre esse problema que tenho há um tempo na internet, porém não consegui uma luz ainda sobre a questão então decidi vir incomodar vocês.

Eu recentemente consegui adquirir o tão sonhando Sting Ray 5 cordas EBMM mesmo, o originalzão sonho de consumo. É um bass ano 2000, braço em maple, sunburst, coisa mais linda. Porém tá rolando esse problemão aí do título. O baixo distorce quando adiciono grave na EQ (e não precisa estar em 100%, um pentelhésimo de grave no knob já é o suficiente), e SOMENTE no grave, as cordas/notas mais agudas continuam limpas, porém quanto mais grave a nota/corda que toco, mais distorcido fica. Vale dizer que é mais aparente no amplificador, em linha já atoxei de grave e sai bem definido. O problema TAMBÉM ocorre se eu deixar o pré do bass no flat e colocar grave no amplificador, fica tipo uma distorção que parece quase um efeito de envelope filter.

Eu já testei em vários ampli, em alguns HARTKE ele fica mais aparente, mas em todos acontece, então já descartei a possibilidade de ser o meu amplificador.
Bateria foi trocada por uma nova e o problema continua. Vale dizer que a antiga foi drenada rapidamente, comprei ela e com menos de 1 mês de uso ela já ficou bem xoxa
Já mexi na altura do captador e coloquei lá embaixo pois algumas pessoas comentaram que podia ser isso, mas não resolveu.

O que me leva a crer que o problema seja no captador do baixo. Se fosse no pré não ia rolar essa distorção caso eu colocasse grave no amplificador também, certo? a não ser que o sinal esteja saindo muito quente do bass, e nesse caso eu tenha que usar um atenuador pra resolver.

Quando coloco um compressor no baixo ele resolve até, mas eu não gosto tanto de usar compressor porque acho que mexe muito no timbre do instrumento.
Eu já toquei em uns 3 SR diferentes e com nenhum rolou isso também, tô meio perdido rezando pra que não seja o pré ou o cap, mas caso seja, eu consiga resolver sem ter que comprar outros.

Enfim, qualquer opinião me ajuda. Eu já levei em um luthier pra ver e ele disse que tinha uma oxidação no pré (afinal o bass tem 23 anos), pode ser esse o problema? Talvez alguma ligação errada que na fiação que esteja ocasionando esse problema, ou algum polo danificado do captador?

Desde já agradeço!

EDIT: achei umas postagens aqui no forum que dizem que pode ser solda fria, alguma ligação fraca no terminal do captador, etc. Queria saber dessas alternativa o que vocês acham mais provável pra que eu possa ajudar o luthier que vai consertar o bass
williamrds_
williamrds_
Membro

Mensagens : 7
Localização : Curitiba/PR

Ir para o topo Ir para baixo

SR5 distorcendo no grave Empty Re: SR5 distorcendo no grave

Mensagem por allexcosta Qua Jul 12, 2023 10:09 am

Veja se há um trimpot interno.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

brunoaguiarbass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

SR5 distorcendo no grave Empty Re: SR5 distorcendo no grave

Mensagem por allexcosta Qua Jul 12, 2023 12:13 pm

Em tempo.

Os prés MusicMan drenam pouca corrente.
Ele estar drenando muito pode ser indício de problema no pré, algo mais provável e comum que no captador.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

SR5 distorcendo no grave Empty Re: SR5 distorcendo no grave

Mensagem por JAZZigo Qua Jul 12, 2023 1:31 pm

williamrds_ escreveu:Bateria foi trocada por uma nova e o problema continua. Vale dizer que a antiga foi drenada rapidamente, comprei ela e com menos de 1 mês de uso ela já ficou bem xoxa
williamrds_ escreveu:Eu já levei em um luthier pra ver e ele disse que tinha uma oxidação no pré (afinal o bass tem 23 anos), pode ser esse o problema? Talvez alguma ligação errada que na fiação que esteja ocasionando esse problema, ou algum polo danificado do captador?
Aparentemente, o circuito está em curto, indicando que o preamp pode ter sido mexido/(mal)reparado. Se seu luthier não percebeu este fato, talvez seja melhor procurar outro. E essa história de "uma oxidação no pré" é a mesma coisa de sentir-se mal e, na consulta, o médico dizer que você tem uma virose.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

SR5 distorcendo no grave Empty Re: SR5 distorcendo no grave

Mensagem por williamrds_ Qui Jul 13, 2023 9:38 am

Conversando com um amigo meu que mexe com elétrica ele me disse que provavelmente é uma combinação de solda fria + fiação podre devido à umidade ao longo dos anos. Vou levar o bass semana que vem pra ele mexer e conto pra vocês se resolveu. Esqueci de comentar que o pot do grave tá ruim, com a trilha gasta, fazendo chiado etc. Porém acho que não seria o caso pois se eu fletar o grave no bass e adicionar no ampli ele distorce tb
williamrds_
williamrds_
Membro

Mensagens : 7
Localização : Curitiba/PR

Ir para o topo Ir para baixo

SR5 distorcendo no grave Empty Re: SR5 distorcendo no grave

Mensagem por allexcosta Qui Jul 13, 2023 9:49 am

Pode ser muita coisa, cara...

Um CI original pode ter sido substituído por um falsificado que trabalha fora da specsheet. Pra quem não sabe, praticamente 100% dos CIs e transistors vendidos hoje em dia em lojas de componentes no Brasil são falsificados.

E, óbvio, um eletrolítico sofrido, uma solda fria, uma trilha oxidada, etc... Tem que ver...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

SR5 distorcendo no grave Empty Re: SR5 distorcendo no grave

Mensagem por williamrds_ Ter Ago 22, 2023 5:32 pm

Atualizando o tópico:

Era o input do pré que é muito quente mesmo galera, instalei 2 resistores de 270 ohmz paralelamente e resolveu bastante, também tirei bastante da oxidação dos conectores da bateria (tava feio o negócio) e o som ficou mais limpo. Agora vou trocar os pots (não tinha trimpot no circuito alex) pois eles estão um pouco defeituosos, e acredito que isso vai resolver o problema 100%. O pré em si está totalmente original e em bom estado, a fiação tava podre mas refiz todas as conexões e soldas entre o input jack e pré>pickup

Outra coisa que estava afetando muito o som foi a espessura das cordas que estava usando. Eu não curto muito corda bright em escala maple, acho que fica um estalado agudo meio feio aos meus ouvidos, aí fui pra um jogo da rotosound warm, porém é daquelas cordas que a SI e a MI são mais grossas, eu troquei por um encordoamento da solez (foi o que a grana permitiu nesse momento) e essa distorção melhorou 40% frouxo. A minha dúvida é se eu peguei uma batch ruim desse encordoamento rotosound ou se pelo fato das duas cordas graves serem bem mais espessas que o normal de fato a distorção estava sendo exacerbada por conta disso (detalhe, já tinha abaixado a altura dos captadores até o talo, e deu pra constatar que boa parte da distorção era amplificada por conta da vibração dessas cordas).

Aproveitando a deixa, qual tipo de encordoamento vocês curtem com escala em maple? tô pensando em voltar pras ernie ball, não uso faz um bom tempo, tava mais na DR ultimamente, mas muito brilhantes pro meu gosto.
williamrds_
williamrds_
Membro

Mensagens : 7
Localização : Curitiba/PR

patrickqueres gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

SR5 distorcendo no grave Empty Re: SR5 distorcendo no grave

Mensagem por CSergio Ter Ago 22, 2023 5:54 pm

Dá uma olhada nas SIT; modelo Power Wound; acha no Mercado Livre (quer dizer, uns 2 anos atrás achava por lá bastante dessa marca; e a embalagem era assim).

SR5 distorcendo no grave D_nq_n41
___________________

SR5 distorcendo no grave Rs66ln11

Ia dizer para experimentar Rotosound RS66, toda de níquel (mas deu BO para você no jogo de 5 cordas... mas vou manter o que escrevi).

Do pacote azul; sempre leia no pacote que tem escrito "nickel roundwound bass strings"; digo isso porque tem outro modelo dessa marca, que o pacote também é azul, mas aço niquelado.
E atente pro calibre das cordas, que também mudam dentro dessa linha RS66.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4109
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

SR5 distorcendo no grave Empty Re: SR5 distorcendo no grave

Mensagem por Coder Seg Ago 28, 2023 1:39 pm

williamrds_ escreveu:Agora vou trocar os pots

Você pretende troca-los pelo mesmo modelo? Estou a um tempinho tentando achar pra comprar, pois tenho um SR5 com os pots originais que apresentam um chiado de leve. Mas são aqueles pots com os terminais bem longos. Se conseguir, me diga onde comprou!
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

SR5 distorcendo no grave Empty Re: SR5 distorcendo no grave

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos