Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

+6
Zubrycky
B3ck1m2n
Breno_Barnabe
CSergio
Cantão
patrickqueres
10 participantes

Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por patrickqueres Qui Ago 03, 2023 7:25 pm

Boa noite, meus amigos!
Depois que fiquei solteiro e comprei um Toyota percebi que minha vida ficou sem grandes problemas para esquentar a cabeça. Foi então que decidi mudar isso: adquiri esse belíssimo exemplar de Giannini StratosSonic por preço de desapego em um bazar de igreja e agora quero restaurá-lo.

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Corpo11
Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Head10

Brincadeiras à parte, além da compra ajudar financeiramente um propósito, gosto desse tipo de passatempo "artesanal". E ainda aproveito para matar minha vontade de ter um Giannini (mesmo não sendo um AE08B). É uma versão baixa renda do passatempo do CSergio. Laughing
Mas a missão de recuperação aqui não será fácil.

O modelo entendo ser um GCB08FN, pois ainda dá para ler os escritos que foram apagados/lixados no verso do headstock, além das características baterem com o do Ivanov_br nesse tópico.

Mas vamos aos pontos:

1. Elétrica: o baixo ainda fala, mas precisa de uma revisão completa. Os dois primeiros potenciômetros aparentemente são volume, mas o capacitor está soldado no segundo pot. O segundo pot atua invertido (aumenta paro lado contrário). O primeiro pot (cap do braço) só dá volume se o terceiro pot (tone?) estiver totalmente aberto. O jack parece ter sido reaproveitado de um minisystem e está solto ali.. blindagem nunca existiu.. enfim, uma tragédia. Eu simplesmente não consegui usar os captadores de forma independente, pois não tem volume independente... e nem tem balance!
Ontem encomendei 2 pots A250K para volume, 1 B250K para tone, um jack P10 novo e um capacitor cêramico 0,047uF. Quando chegar, farei uma blindagem com fita e uma instalação do zero!
Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Pre_ab10
Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Eletri10


2. Captador: Não consegui identificar o modelo do captador, mas a capa plástica dos 2 está trincada em cima. Depois de pronto e regulado avaliarei se será necessário um upgrade.
Obs.: Aquilo ali na lateral não é sujeira, é tinta! Acho que pintaram o baixo com o captador no lugar.
Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Captad10


3. Pintura: a última pintura parece que foi feita com um rolinho. A anterior parece ter sido cinza e feita com lata de tinta spray, como o pode ser visto na foto em que retiro o plate da elétrica. Por enquanto vou deixa-lo nesse relic estilo, mas futuramente penso em lixar até chegar na madeira e ver como ela é. Se for uma madeira bonita, envernizar/encerar e deixar sem escudo. Se não, pretendo pintá-lo de preto ou vermelho e colocar um escudo preto.
Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Pintur10


4. Escudo: decidi abrir um item só para destacar essa obra de arte feita no facão. Conforme pode ser visto na foto do baixo inteiro, o escudo não bate com o plate. Peço ajuda aos amigos para identificar se o escudo desses baixos são modelo/padrão Fender ou se terei que buscar algum escudo específico. O corpo tem 2 furações diferentes de escudo (vou tapar a errada).
Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Escudo10


5. Braço: possui tensor, mas a bala fica para o lado do corpo. Ou seja: para regular ou testar eu preciso desparafusar o braço do corpo. Aparentemente o braço está bom e sem empenos. Os trastes estão cansados, mas seguram um tempo ainda. Penso em troca-los quando for realizar uma intervenção maior (se eu for reformar o corpo).
Obs.: depois que tirei essa foto eu dei uma boa limpeza no braço e hidratei com óleo de limão. O aspecto já melhorou bastante!
Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Traste10


6. Ferragens: Ponte e tarraxas estão “ok” e funcionais. Observei que o parafuso da tarraxa Sol é diferente. Não pretendo mexer nesses itens ainda.
Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Gn10

O baixo veio sem a corda E e as demais estavam enferrujadas, então coloquei um jogo de cordas usadas que eu tinha guardado como backup. Já encomendei um jogo de cordas novas.

Enfim, quero manter esse tópico como diário de bordo, para me encorajar a tocar isso pra frente logo! Crítica e sugestões são bem vindas! Laughing
Assim que os itens acima chegarem eu parto para a reforma elétrica e troca das cordas. Aguardem cenas dos próximos capítulos!
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1221
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

Renato, Zubrycky e DieMarin gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por Cantão Qui Ago 03, 2023 8:07 pm

Bacana Patrick , eu faria do mesmo jeito que você , elétrica , blindagem , limpeza e regulagem , e mais pra frente pintura , troca de trastes e etc... parabéns pela aquisição brother , vou acompanhar o tópico pra ver a transformação desse cara aí up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21768
Localização : Bauru

patrickqueres gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por CSergio Qui Ago 03, 2023 8:16 pm

Bacana hein.
Boa diversão e boa sorte na caminhada com ele up

* Edit: aprendi o que é anástase study
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

patrickqueres e brunoaguiarbass gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Ago 03, 2023 9:21 pm

"parece que o baixo foi pintado com o captador"

Vc foi generoso nessa frase hahahaha

Olha, eu curto JB com corpo preto e escudo tortoise... ia ficar legal!
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

patrickqueres gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por B3ck1m2n Qui Ago 03, 2023 9:57 pm

Também gosto dessa coisa de "salvar a vida de um baixo abandonado" kkkkk!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

patrickqueres e Zubrycky gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por patrickqueres Sáb Ago 05, 2023 10:59 pm

Cantão escreveu:Bacana Patrick , eu faria do mesmo jeito que você , elétrica , blindagem , limpeza e regulagem , e mais pra frente pintura , troca de trastes e etc... parabéns pela aquisição brother , vou acompanhar o tópico pra ver a transformação desse cara aí up
Vlw Cantão!
CSergio escreveu:Bacana hein.
* Edit: aprendi o que é anástase study
hahahahaha e eu aprendi horas antes de postar!

Breno_Barnabe escreveu:"parece que o baixo foi pintado com o captador"
Vc foi generoso nessa frase hahahaha
Olha, eu curto JB com corpo preto e escudo tortoise... ia ficar legal!
hahaha o mais incrível é que a ponte não tem tinta!
Está aí uma possivel combinação de cores que vou seguir. Eu sempre quis um JB branco/creme com escudo tortoise, aí 2 anos atrás peguei um Precision com essa combinação. Talvez seja a hora de combinar preto com tortoise. Aqui está o baixo que um amigo construiu recentemente e eu curti bastante.
Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Ernani10

B3ck1m2n escreveu:Também gosto dessa coisa de "salvar a vida de um baixo abandonado" kkkkk!
É viciante!
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1221
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por patrickqueres Dom Ago 06, 2023 12:11 am

Os novos componentes ainda não chegaram, mas hoje a tarde decidi desfazer toda a instalação elétrica e reconstruí-la com o que tem ali. E realmente as coisas estavam piores do que eu imaginava, pois a lógica do circuito simplesmente não fazia sentido!

Coisas que eu detectei:
- Tinha 1 pot de 500K no volume do braço, 1 pot de 250K linear no volume da ponte e 1 pot logaritmo no que deveria ser o tone;
- O pot que seria do volume da ponte estava soldado invertido, por isso ele atuava invertido;
- O capacitor é de 0,016uF (valor aproximado que li no multímetro);
- O capacitor que deveria estar no tone, estava soldado no volume da ponte (!!!).

Enfim, desfiz tudo e refiz usando as mesmas peças. O aspecto da solda está feio porque não achei meu ferro de solda de 60w, então tive que me virar com o de 25w que estava guardado.  facepalm

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Eletri11

Pluguei numa caixa multiuso que está dando sopa aqui e gravei um audio pelo mic do celular mesmo. A corda E está meio morta, mas acredito que seja pela idade das cordas. Fui variando o volume dos captadores e é perceptível que a falta de padrão dos pots está influenciando o timbre final com tudo aberto, pois o captador do braço está com mais volume. No mais, ignorem a execução desse baixista amador.



Aproveitei que os captadores estavam "desligados" para medir a saída: o cap do braço deu 8,4k e a ponte deu 8,57k.

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Captad11
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1221
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

B3ck1m2n, heenrique_bass, Bananoise e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por CSergio Dom Ago 06, 2023 11:38 am

patrickqueres escreveu:
Pluguei numa caixa multiuso que está dando sopa aqui e gravei um audio pelo mic do celular mesmo. A corda E está meio morta, mas acredito que seja pela idade das cordas...

Não quer tentar ferver as cordas?
Eheheh.

patrickqueres escreveu:
Brincadeiras à parte, além da compra ajudar financeiramente um propósito,
....

Boa up

patrickqueres escreveu:
... gosto desse tipo de passatempo "artesanal". E ainda aproveito para matar minha vontade de ter um Giannini (mesmo não sendo um AE08B). É uma versão baixa renda do passatempo do CSergio. Laughing

....

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Okay-ok

Até limpei um SX semanas atrás, falta de tempo postar aqui, preguiça, esqueci, mais um pitada de sal, esquece no fogão, queima, e só hoje lembro que deixei cozinhando no fogo (as fotos).
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

patrickqueres gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por Cantão Seg Ago 07, 2023 8:12 am

patrickqueres escreveu:Os novos componentes ainda não chegaram, mas hoje a tarde decidi desfazer toda a instalação elétrica e reconstruí-la com o que tem ali. E realmente as coisas estavam piores do que eu imaginava, pois a lógica do circuito simplesmente não fazia sentido!

Coisas que eu detectei:
- Tinha 1 pot de 500K no volume do braço, 1 pot de 250K linear no volume da ponte e 1 pot logaritmo no que deveria ser o tone;
- O pot que seria do volume da ponte estava soldado invertido, por isso ele atuava invertido;
- O capacitor é de 0,016uF (valor aproximado que li no multímetro);
- O capacitor que deveria estar no tone, estava soldado no volume da ponte (!!!).

Enfim, desfiz tudo e refiz usando as mesmas peças. O aspecto da solda está feio porque não achei meu ferro de solda de 60w, então tive que me virar com o de 25w que estava guardado.  facepalm
Putz , tava zoado essa configuração da elétrica , mas agora vai ficar top 👏👏👏👏👏

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21768
Localização : Bauru

patrickqueres gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por Zubrycky Seg Ago 07, 2023 1:14 pm

Nada como trazer um instrumento de volta à vida... Very Happy hyper

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18988
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

patrickqueres e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por rafaperotto Ter Ago 08, 2023 11:59 am

Respondendo a questão do escudo.... O meu é do inicio dos anos 90, e o escudo padrão Fender não monta nele não.... a posição do captador não bate com a posição da furação do escudo....

Aliás, o meu tinha muitas coisas pra reformar... Tá com um Luthier/amigo há muito tempo, sendo feito aos poucos. Cara, o tensor do braço, além do acesso ser péssimo (ter que tirar o braço pra regular), tinha o canal dentro do braço "torto".... aí quando apertava o tensor, o braço torcia pra cima (isso mesmo, ele atuava no eixo errado). Não sei dizer se era original ou se já era problema de outra reforma.

Inclusive, vou fazer o meu preto com escudo tortoise também. Encomendei a placa tortoise pelo Aliexpress e o Luthier vai cortar/fazer o escudo.

rafaperotto
Membro

Mensagens : 1
Localização : Rio de Janeiro

patrickqueres gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Ago 08, 2023 4:46 pm

patrickqueres escreveu:
Está aí uma possivel combinação de cores que vou seguir. Eu sempre quis um JB branco/creme com escudo tortoise, aí 2 anos atrás peguei um Precision com essa combinação. Talvez seja a hora de combinar preto com tortoise. Aqui está o baixo que um amigo construiu recentemente e eu curti bastante.
Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Ernani10
Caraca, com marcação em bloco ficou muito bom!
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

patrickqueres gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por patrickqueres Ter Ago 08, 2023 9:46 pm

CSergio escreveu:Não quer tentar ferver as cordas? Eheheh.
Eu cheguei a afrouxar as cordas para ferver, mas aí lembrei que estão vindo cordas novas e desisti. A preguiça falou mais alto!  Very Happy

rafaperotto escreveu:Respondendo a questão do escudo.... O meu é do inicio dos anos 90, e o escudo padrão Fender não monta nele não.... a posição do captador não bate com a posição da furação do escudo....
(...)
Encomendei a placa tortoise pelo Aliexpress e o Luthier vai cortar/fazer o escudo.

Obrigado pela info, rafaperotto! Está explicado pq o meu escudo foi feito no facão.
Estou com um escudo padrão no carrinho do Aliexpress, mas antes estou pesquisando se não acho um "padrão giannini" para comprar.
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1221
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por patrickqueres Sex Ago 25, 2023 7:41 pm

Atualizando:

1. Aproveitei que estava pelo centro do Rio e dei uma caminhada na rua República do Líbano, próximo ao Saara. Já que estava ali e os preços estavam convidativos, comprei pots variados para testar (250K e 500K, logs e lineares), jack P10 e capacitores diversos (0.033nF, 0.047nF, 0.066nF, em poliéster e cerâmico).
2. Refiz toda a elétrica usando A250K para volume, B250K para tone, capacitor 0.066nF e agora está OUTRO som! Com os componentes certos o timbre mudou pra melhor e estou bem satisfeito com o resultado!
3. Já que as cordas estão demorando a chegar do SbM, fervi as que estavam nele e já deu um baita up no som!
4. Ao tirar as cordas, descobri que o nut estava quebrado. Corri, comprei outro nut e... comprei o nut errado! Eu nem sabia que existia nut de 38mm e 42mm... facepalm

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase 20230810

5. Como eu ainda estou indeciso se deixo essa pintura ou removo a tinta, acabei não blindando a cavidade do circuito e dos captadores.
6. Ele tinha um ruído bem baixinho e percebi que não sumia quando eu encostava nas cordas, mas sumia quando eu encostava no plate do circuito. Logo, concluí que o fio que liga a ponte ao circuito está rompido ou não está conectado na ponte. Temporariamente, devido a preguiça de tirar a ponte, adotei a seguinte "recurso técnico":

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase 20230811

É provisório.. mas resolveu!!  hide


Próximos passos:
1. Tirar a ponte e resolver o problema do aterramento;
2. Tentar usar algo forte (tiner?) para limpar a tinta que tem na capa dos captadores. Se não der, penso em colocar capas brancas, mas não sei se a furação vai bater com os polos do captador.
3. Itens aguardando entrega: cordas novas, nut 42mm, escudo (furação Fender), cover metálico para o captador e parafusos inox.
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1221
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

Renato, B3ck1m2n, Bananoise e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por Cantão Sex Ago 25, 2023 9:24 pm

É isso aí brother claps claps claps

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21768
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por patrickqueres Ter Set 12, 2023 3:10 pm

Atualizando o diário, esse feriado fui à cidade dos meus pais e busquei meus recebidos pagos (prédio sem porteiro é um problema...).

1. Como já avisado pelo rafaperotto, o escudo não serviu... a furação do captador não bate com o restante do corpo. Confesso que não sei o que fazer aqui, já que não conheço nenhum luthier na minha cidade que fabrique esse escudo e não sei se vale a pena encomendar as cegas de outro lugar.
 Chorão

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Escudo11
Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Escudo12



2. O cover metálico para o captador do braço também chegou, mas vou focar no escudo antes de colocá-lo no lugar. Não vou colocar cover na ponte.

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Cover10


3. Também chegaram as cordas (vou decidir entre as D'Addario e a Caye), os nuts de 42mm, os parafusos em inox para os captadores e mais alguns capacitores para testar.

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Demais10


Próximos passos:
1. Ainda resolver o problema do aterramento da ponte;
2. Arrumar um escudo compatível;
3. Tentar usar algo forte (tiner?) para limpar a tinta que tem na capa dos captadores. Já comprei capas pretas e brancas para os captadores e estou aguardando chegar (não sei se a furação vai bater com os polos do captador).
4. Itens aguardando entrega: capas dos captadores.
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1221
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

Renato e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por B3ck1m2n Ter Set 12, 2023 4:27 pm

Me passou uma idéia meio louca aqui, mas... refazer a cavidade da elétrica pro control plate encaixar no escudo ao invés do escudo encaixar no control plate, não seria uma opção? 🤔
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por CSergio Ter Set 12, 2023 7:46 pm

Ou deixa sem escudo, ou compra um blank, e envie a algum luthier para ele fazer certinho (provável que ele vai pedir o baixo para poder fazer isso).

Se quiser limpar as capas dos captadores, tenta com escova de dentes velha ou alguma escovinha e mais desengripante (se não for tinta pesada, deve sair fácil).
Mas se quiser mesmo trocar, meça tudo delas, e sai caçando pelo tamanho que encaixe.

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase S169ad10
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por patrickqueres Qua Set 13, 2023 12:12 pm

B3ck1m2n escreveu:Me passou uma idéia meio louca aqui, mas... refazer a cavidade da elétrica pro control plate encaixar no escudo ao invés do escudo encaixar no control plate, não seria uma opção? 🤔

Não, ainda a cavidade do captador do braço ainda não bateriam.
Talvez você esteja usando como referência a terceira foto, que é a do escudo atual (feito no facão)

CSergio escreveu:Ou deixa sem escudo, ou compra um blank, e envie a algum luthier para ele fazer certinho (provável que ele vai pedir o baixo para poder fazer isso).
Sem escudo é uma opção, mas se eu refizer essa pintura.
Sobre fazer um escudo, achei um luthier que cobra R$180 pra fazer... é quase o valor que paguei no baixo! Very Happy

CSergio escreveu:
Se quiser limpar as capas dos captadores, tenta com escova de dentes velha ou alguma escovinha e mais desengripante (se não for tinta pesada, deve sair fácil).
Mas se quiser mesmo trocar, meça tudo delas, e sai caçando pelo tamanho que encaixe.

Boa dica! Também vou tentar deixar usar o Cif Cremoso com tempo de ação para ver se ajuda.
As capinhas eu comprei barato no Ali (R$9 o conjunto), vamos ver quando chegar.
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1221
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por CSergio Qua Set 13, 2023 1:53 pm

patrickqueres escreveu:
CSergio escreveu:Ou deixa sem escudo, ou compra um blank, e envie a algum luthier para ele fazer certinho (provável que ele vai pedir o baixo para poder fazer isso).
Sem escudo é uma opção, mas se eu refizer essa pintura.
Sobre fazer um escudo, achei um luthier que cobra R$180 pra fazer... é quase o valor que paguei no baixo!   Very Happy

Eu consideraria isso "no lucro" ainda.
Menos de R$ 200 é o valor de 1 ou 2 jogos de corda; por esse valor nem acha uma sucata de baixo, composta só de corpo e braço Surprised
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por B3ck1m2n Qui Set 14, 2023 8:30 pm

CSergio escreveu:
patrickqueres escreveu:
CSergio escreveu:Ou deixa sem escudo, ou compra um blank, e envie a algum luthier para ele fazer certinho (provável que ele vai pedir o baixo para poder fazer isso).
Sem escudo é uma opção, mas se eu refizer essa pintura.
Sobre fazer um escudo, achei um luthier que cobra R$180 pra fazer... é quase o valor que paguei no baixo!   Very Happy

Eu consideraria isso "no lucro" ainda.
Menos de R$ 200 é o valor de 1 ou 2 jogos de corda; por esse valor nem acha uma sucata de baixo, composta só de corpo e braço Surprised
Considerando que sem escudo o baixo não fica com nenhuma cavidade aberta, seria uma boa opção deixar sem e investir em uma pintura realmente bonita e artística. Por exemplo, esse pessoal que trabalha com pintura spray artística. Ficariam muito bom, um coisa meio espacial ou coisa do tipo.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por patrickqueres Sex Set 15, 2023 10:43 am

CSergio escreveu:Eu consideraria isso "no lucro" ainda.
Menos de R$ 200 é o valor de 1 ou 2 jogos de corda; por esse valor nem acha uma sucata de baixo, composta só de corpo e braço Surprised

Com certeza, CSergio! Não foi minha intenção colocar preço no serviço do profissional, eu só estou tentando esgotar as alternativas de "prateleira" e mais baratas antes de partir para esse caso.
E tem mais um agravante: o luthier fica a 300km daqui e eu teria que, ou conseguir um escudo modelo, ou enviar o baixo para ele.

B3ck1m2n escreveu:Considerando que sem escudo o baixo não fica com nenhuma cavidade aberta, seria uma boa opção deixar sem e investir em uma pintura realmente bonita e artística. Por exemplo, esse pessoal que trabalha com pintura spray artística. Ficariam muito bom, um coisa meio espacial ou coisa do tipo.

Sim, é uma alternativa!

Aproveitando olhem essas unidades de Stratossonic que achei no Instagram:

1. Gosto desse tom de verde. Acho que também desistiram de achar um escudo e ficou sem.


2. Escudo em acrílico, só não conseguiram bater as medidas certinhas com o plate
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1221
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

Heitorzilla gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por B3ck1m2n Sex Set 15, 2023 11:56 am

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Screen10

Uma pintura assim ficaria bem legal! 😃
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por CSergio Sex Set 15, 2023 1:08 pm

patrickqueres escreveu:
CSergio escreveu:Eu consideraria isso "no lucro" ainda.
Menos de R$ 200 é o valor de 1 ou 2 jogos de corda; por esse valor nem acha uma sucata de baixo, composta só de corpo e braço Surprised

Com certeza, CSergio! Não foi minha intenção colocar preço no serviço do profissional, eu só estou tentando esgotar as alternativas de "prateleira" e mais baratas antes de partir para esse caso.

Relaxa, não enxerguei essa intenção up
Eu faria da mesma forma: soluções baratas.

patrickqueres escreveu:
E tem mais um agravante: o luthier fica a 300km daqui ...

Misericórdia.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por patrickqueres Seg Set 25, 2023 12:19 pm

Aproveitei o domingo para mexer mais um pouco no Stratossonic. Segue o fio:

1. Decidi por remover o escudo para testar e vou deixar assim por um tempo ou até conseguir um escudo compatível.
Estou "desenhando" um escudo utilizando papelão. O bom é que já vou cortando e deixando no modelo que eu quero para depois, se for o caso, eu pedir para fabricar em algum lugar.

Nessa foto também dá pra ver a "sujeira" de tinta nos captadores. Testei todos os produtos de limpeza que eu tinha em casa (além do WD40) e nada fez efeito. Falta eu testar o thinner (que pode fragilizar o plástico) e por último substituir as capinhas. Inclusive surgiu uma nova preocupação: eu não consegui remover a capinha dos captadores! Elas parecem estar coladas!

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Sem_es10

2. O problema do aterramento da ponte foi resolvido! Acredita que o fio estava solto dentro dessa cavidade??
Coloquei um pedaço de fita de cobre para dar mais superfície de contato e conectei o fio usando um pequeno pingo de solda.

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Ponte10

3. Instalei também o novo nut e o "pickup cover" de metal.
Infelizmente na hora de realizar a furação do cover dei uma leve "garciada" e a capa ficou alguns milímetros torto, mas isso eu corrijo quando tiver um escudo.

E assim está ficando o brinquedo:

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Cover12
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1221
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

Zubrycky, Heitorzilla e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por B3ck1m2n Seg Set 25, 2023 12:27 pm

Ficou bem interessante com o Cover e sem escudo! Eu deixaria assim e investiria em uma pintura bem bonita! Sem o escudo, iria valorizar bem a pintura! Talvez trocar as capinhas dos captadores por algo na cor da pintura também ficaria bem legal!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por CSergio Seg Set 25, 2023 2:38 pm

Eu só botaria os parafusos onde prendia o escudo para ficar up
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por B3ck1m2n Seg Set 25, 2023 2:43 pm

CSergio escreveu:Eu só botaria os parafusos onde prendia o escudo para ficar up
Parafusos inox! 👍🏼
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por B3ck1m2n Seg Set 25, 2023 2:45 pm

Pensa numa pintura texturizada, tipo aquela que mergulha no líquido. Um lance assim ia ficar showzaço sem o escudo! Ou algo mais artístico mesmo.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por B3ck1m2n Seg Set 25, 2023 2:47 pm

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Images11

Olha essa!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por CSergio Seg Set 25, 2023 2:52 pm

E solução chique no aterramento da ponte.

Eu simplesmente "prego" a fita de cobre em cima do fio e da madeira (até porquê não tenho ferro de solda mesmo clown )

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Add10
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Renato gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por vinibassplayer Seg Set 25, 2023 5:15 pm

lixa a tinta e da acabamento encerado

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por patrickqueres Qui Set 28, 2023 9:55 am

vinibassplayer escreveu:lixa a tinta e da acabamento encerado
B3ck1m2n escreveu:Ficou bem interessante com o Cover e sem escudo! Eu deixaria assim e investiria em uma pintura bem bonita! Sem o escudo, iria valorizar bem a pintura! Talvez trocar as capinhas dos captadores por algo na cor da pintura também ficaria bem legal!

Sim, minha ideia futura é lixa-lo e avaliar como é a madeira. Se tiver uma textura legal, encerar como um Open Pore Natural (OPN).
Se eu não curtir a textura, penso em pinta-lo em cor sólida, como nesses exemplos.

CSergio escreveu:Eu só botaria os parafusos onde prendia o escudo para ficar up
B3ck1m2n escreveu:Parafusos inox! 👍🏼

Boa! O problema é que o baixo possui 2 furações: o do escudo que estava e do que entendo ser o escudo original. Acho que esse tanto de parafuso ficaria estranho..   Sad
Obs.: esses furos serão cobertos quando eu resolver a pintura/acabamento.


B3ck1m2n escreveu:Pensa numa pintura texturizada, tipo aquela que mergulha no líquido. Um lance assim ia ficar showzaço sem o escudo! Ou algo mais artístico mesmo.
Acho que você está se referindo a "swirl painting". Eu não curto muito, prefiro as sólidas.  What a Face

CSergio escreveu:E solução chique no aterramento da ponte.
Eu simplesmente "prego" a fita de cobre em cima do fio e da madeira (até porquê não tenho ferro de solda mesmo  clown )

Eu optei por fazer isso pois tenho trauma com fio oxidado e que perde a condutibilidade... e também porque eu estava procurando um motivo pra testar uma pasta de solda que comprei  Very Happy
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1221
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Set 29, 2023 8:53 am

afinal, vai pintar ele ou nao?
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12056
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por Bananoise Sex Set 29, 2023 12:57 pm

CSergio escreveu:Eu só botaria os parafusos onde prendia o escudo para ficar up

Boa! Colocaria os parafusos dele mesmo e não de inox igual o amigo David Beckham falou.
UHSUAHSUAHSUHAUSHAUHS zoeira com o Beckham

Bro, pega essa aqui caso te interesse: olha isso
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 715
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por patrickqueres Sex Set 29, 2023 3:41 pm

Juninho Sampaio escreveu:afinal, vai pintar ele ou nao?
A única certeza é de que uma hora eu vou remover a pintura atual!
A depender de como for a madeira, se a textura não for legal (muitas colagens ou furos), vou pintar. Se eu gostar da textura, mantenho natural e encerado.

Mas não pretendo mexer com isso esse ano ainda.

Bananoise escreveu:
Boa! Colocaria os parafusos dele mesmo e não de inox igual o amigo David Beckham falou.
UHSUAHSUAHSUHAUSHAUHS zoeira com o Beckham

Bro, pega essa aqui caso te interesse: olha isso

O problema é que os parafusos são totalmente fora de padrão, em tamanho e tipo (fenda e philips). Eu prefiro usar parafusos novos.
E obrigado pelo link das folhas!
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1221
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por CSergio Sex Set 29, 2023 4:53 pm

Parafuso de inox é bacana porque não enferruja.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por Bananoise Sáb Set 30, 2023 12:49 pm

patrickqueres escreveu:O problema é que os parafusos são totalmente fora de padrão, em tamanho e tipo (fenda e philips). Eu prefiro usar parafusos novos.
E obrigado pelo link das folhas!

Ah tá, saquei. Melhor colocar novos mesmo hehehe
Por nada, bro Wink

CSergio escreveu:Parafuso de inox é bacana porque não enferruja.

Quando tirei o escudo do P51 eu deixei os enferrujados ahahaha Ficou massa Very Happy
Bananoise
Bananoise
Membro

Mensagens : 715
Localização : birigui-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por CSergio Ter Fev 20, 2024 12:46 pm

Novidades patrickqueres sobre seu Giannini?
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por patrickqueres Qui Fev 22, 2024 11:09 pm

CSergio escreveu:Novidades patrickqueres sobre seu Giannini?

Boa noite! Infelizmente poucas novidades...  Crying or Very sad  atualmente estou na fase de usar o baixo "à vera" para planejar as próximas façanhas. O problema é que, por falta de tempo, de novembro pra cá eu só consegui tocar em dois eventos. Mas nas duas oportunidades o baixo se saiu super bem, surpreendendo inclusive os outros músicos da banda. Essa experiência já me tirou de ideia querer trocar os captadores por agora.

Segue aí a foto do danado em uma dessas oportunidades:

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase 20231110
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1221
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase Empty Re: Giannini Stratossonic GCB08 - A anástase

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos