Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

+28
Rofellos
Bananoise
Breno_Barnabe
gpascutti
linklink
BLZENI
manorawe
fheliojr
Raul S.
heenrique_bass
B3ck1m2n
Mulambo
Nick_OTSA
rafael.buzzi.andrade
Franco_bass
Pedro Cavalcanti
Fernando Zadá
vcrz
peter.forc
bodhan
JAZZigo
WHead
CSergio
lucian.cupin
kattastroff
allexcosta
BigBoy
Jãozeiro
32 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por Jãozeiro Sáb Out 28, 2023 9:07 am

O principal motivo já tenho, que é o de não estar trabalhando atualmente como baixista e então não poder subir num palco e ligá-lo em alto volume, cujo ato rende sensações deleitosas, é o que dizem baixistas pelo mundo. Fora desafios logísticos que terei ao ficar comprando coisarada.


Mas desconsiderem, vamos ao baixo propriamente dito. Seu objetivo neste tópico é me desencorajar a comprar um Rickenbacker 4003, dizendo tudo o que sabe de ruim sobre esse baixo. 


Era um sonho antigo meu. Pirava vendo o Robinho Tavares groovando nele. Soma-se a isso o visual, a hype, o status (sim, sem hipocrisia). Mas de uns anos pra cá simplesmente nem lembrava mais da existência desse baixo. 


Eis que me deparo com uns anúncios desses Rick a uns preços bem interessantes e novamente é acesa a chama da paixão. Mas está moderada.


Então façam-me o favor. Lembrando que não é um tópico de elogios ao Rick e nem de louvores a sua majestade. Quero ler coisa ruim apenas. 


Quais motivos me dão para eu me afastar de um desses?
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3072
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por Jãozeiro Sáb Out 28, 2023 9:08 am

Pra mim em um ponto ele é igual a Telecaster: é feinho se for reparar bem, mas ao mesmo tempo é lindão e estiloso.  Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  1f602
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3072
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por BigBoy Sáb Out 28, 2023 9:12 am

Compre e seja feliz! (assim como fiz em 2012).
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1495
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por allexcosta Sáb Out 28, 2023 9:29 am

Eu acho a ergonomia um pesadelo.

Pra mim é como se os designers tivessem sentado e falado "vamos criar todos os obstáculos possíveis pra mão direita do baixista" quando conceberam esse instrumento.


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Fernando Zadá, Dan, silvanoandrade e Carlos Diego gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por kattastroff Sáb Out 28, 2023 9:37 am

Vc já tocou em um? Todo mundo fala que a ergonomia dele é horrível, talvez isso seja suficiente pra te afastar dessa ideia. Uma vez fiz um ensaio usando um Epiphone Thunderbird (era aquele modelo "Goth" bem de rockeiro kkkk) e foi o suficiente pra eu nunca mais querer saber desse modelo de baixo.
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Roger Haubert gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por Jãozeiro Sáb Out 28, 2023 9:47 am

allexcosta escreveu:Eu acho a ergonomia um pesadelo.

Pra mim é como se os designers tivessem sentado e falado "vamos criar todos os obstáculos possíveis pra mão direita do baixista" quando conceberam esse instrumento.


A questão ali seria a proteção dos captadores, que fica aquelas coisarada no meio do caminho? É algo que eu provavelmente removeria. 

Aproveitando...o que tem de diferente daqueles pickup covers que a gente vê nos Precision e Jazz Bass antigos?

kattastroff escreveu:Vc já tocou em um? Todo mundo fala que a ergonomia dele é horrível, talvez isso seja suficiente pra te afastar dessa ideia. Uma vez fiz um ensaio usando um Epiphone Thunderbird (era aquele modelo "Goth" bem de rockeiro kkkk) e foi o suficiente pra eu nunca mais querer saber desse modelo de baixo.

O Thunderbird é do departamento neck dive severo, ali é o fim do mundo, realmente, hehe. Mas até onde sei o Rick não sofre disso.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3072
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por Jãozeiro Sáb Out 28, 2023 9:48 am

BigBoy escreveu:Compre e seja feliz! (assim como fiz em 2012).

Miserávi.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3072
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por allexcosta Sáb Out 28, 2023 10:07 am

Jãozeiro escreveu:A questão ali seria a proteção dos captadores, que fica aquelas coisarada no meio do caminho? É algo que eu provavelmente removeria.

Não é só isso.

A posição do captador do braço atrapalha o slap. A distância entre as cordas e o corpo é estranha.

Acho uma confusão só...

Disclaimer: sei que millennials e z's odeiam slap.

Jãozeiro escreveu:Aproveitando...o que tem de diferente daqueles pickup covers que a gente vê nos Precision e Jazz Bass antigos?

Esses cinzeiros dos Fender parece que atrapalham menos, mas atrapalham.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por lucian.cupin Sáb Out 28, 2023 10:25 am

pra mim o motivo de não ter rick, fender, gibson, hofner sao os mesmos, preço
mas preço comparando a um baixo bom (confortavel, som bom, etc)
com 10k compra um fender basico ou faz um incrivel da s martyn por exemplo

mas se curte esses classicos acho que vale a pena pegar um sim
curto bastante o timbre dos rk, principalmente de palheta e drive
e ele é bem próprio né, nenhum clone que ouvi ao vivo tinha o ronco parecido, só a estética
lucian.cupin
lucian.cupin
Membro

Mensagens : 334
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por CSergio Sáb Out 28, 2023 10:34 am

BigBoy escreveu:Compre e seja feliz! (assim como fiz em 2012).

Melhor resposta

______________

Falando da finalidade do seu tópico, os contras que ouço:
- braço grosso
- ergonomia de ser desajeitado
- se tiver cover no captador da ponte, atrapalha a tocar
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Falcoeiro gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por CSergio Sáb Out 28, 2023 11:09 am

Jãozeiro escreveu:
kattastroff escreveu:Vc já tocou em um? Todo mundo fala que a ergonomia dele é horrível, talvez isso seja suficiente pra te afastar dessa ideia. Uma vez fiz um ensaio usando um Epiphone Thunderbird (era aquele modelo "Goth" bem de rockeiro kkkk) e foi o suficiente pra eu nunca mais querer saber desse modelo de baixo.

O Thunderbird é do departamento neck dive severo, ali é o fim do mundo, realmente, hehe. Mas até onde sei o Rick não sofre disso.

Minha opinião é que o Thunderbird tem menos neck dive que os baixos estilo SG de escala longa, exemplo o Epiphone EB3.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por WHead Sáb Out 28, 2023 12:42 pm

O ruim de ter um RK deve ser sempre ter que explicar o porquê você não trouxe ele, sempre que estiver com outro instrumento.

Tirando preço, ergonomia, timbre, posição do captador e qualquer outra questão que venha eventualmente a aparecer aqui, eu não vejo razões para não adquiri-lo.

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2746
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por JAZZigo Sáb Out 28, 2023 12:52 pm

Podem falar mal o quanto quiserem.  Twisted Evil

Já cometi o mesmo "erro" duas vezes e posso vir a cometê-lo novamente sem medo de ser feliz! Razz

Sou apaixonado por ambos! love

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Quadro-Negro-6000x4500-co-pia-3
Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Rick

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por JAZZigo Sáb Out 28, 2023 12:55 pm

allexcosta escreveu:A posição do captador do braço atrapalha o slap.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por bodhan Sáb Out 28, 2023 1:12 pm

... não compre um ...
















Compre dois! Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por peter.forc Sáb Out 28, 2023 3:16 pm

allexcosta escreveu:

(...) A distância entre as cordas e o corpo é estranha.

(...)

O que seria "estranho" na distância entre as cordas e o corpo ? Não é ajustável ?
peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagens : 1056
Localização : Banânia

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por Jãozeiro Sáb Out 28, 2023 3:51 pm

BigBoy escreveu:Compre e seja feliz! (assim como fiz em 2012).
WHead escreveu:O ruim de ter um RK deve ser sempre ter que explicar o porquê você não trouxe ele, sempre que estiver com outro instrumento.
JAZZigo escreveu:Podem falar mal o quanto quiserem.  Twisted Evil

Já cometi o mesmo "erro" duas vezes e posso vir a cometê-lo novamente sem medo de ser feliz! Razz

Sou apaixonado por ambos! love

bodhan escreveu:... não compre um ...
















Compre dois! Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Os violadores do tópico estão impossíveis de lidar!  Tiro
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3072
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por Jãozeiro Sáb Out 28, 2023 3:59 pm

allexcosta escreveu:
Jãozeiro escreveu:A questão ali seria a proteção dos captadores, que fica aquelas coisarada no meio do caminho? É algo que eu provavelmente removeria.

Não é só isso.

A posição do captador do braço atrapalha o slap. A distância entre as cordas e o corpo é estranha.

Acho uma confusão só...

Vi uns rapazes slappando Ricks em uns vídeos aqui. Eles parecem fazer o thumb ali praticamente no final do braço, e o pluck naquele espacinho entre o final do braço e o captador do braço.
Será que não é questão de se adaptar, Alex? 

E digo mais, viu, tem DNA de JazzBass naquele timbre. Mas claro que fanáticos por Rick vão dizer que aquele timbre é só de Rick. 

lucian.cupin escreveu:pra mim o motivo de não ter rick, fender, gibson, hofner sao os mesmos, preço
mas preço comparando a um baixo bom (confortavel, som bom, etc)
com 10k compra um fender basico ou faz um incrivel da s martyn por exemplo

Pois é, eu pagaria menos de 10 mil em um usado, contando com frete, imposto e convertendo aqui pra BRL. 
É também pela "janela de oportunidade" que cogito a compra.


Última edição por Jãozeiro em Sáb Out 28, 2023 4:06 pm, editado 1 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3072
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por Jãozeiro Sáb Out 28, 2023 4:05 pm

E a ponte, diz que é chatinha, né? Lembro de ter lido que só recentemente (acho que nos modelos 2019 ou 2020) que eles consertaram um bug da ponte, depois de uns 60 anos.  hide
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3072
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por vcrz Sáb Out 28, 2023 7:07 pm

Era meu sonho de consumo Mor.... Comprei um 4001 e apesar de não ter perdido grana era o baixo que eu menos tocava, não encontrava uma posição confortável, sem capa de captador, com capa, com thumb rest ou sem... O som é muito legal, teria apenas se fosse colecionador mesmo.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por JAZZigo Sáb Out 28, 2023 7:07 pm

Jãozeiro escreveu:E a ponte, diz que é chatinha, né? Lembro de ter lido que só recentemente (acho que nos modelos 2019 ou 2020) que eles consertaram um bug da ponte, depois de uns 60 anos.  hide
Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Rickenbacker_Bass_Tailpiece_4003v2_RW01116_01-1-scaled
Rickenbacker 4003v2 Bass Bridge (Tailpiece+Damper Assembly)

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Tg6mgnlnhc0potwxtzze
Hipshot Rickenbacker Replacement Bridge (Pre-2020)

A nova versão é um pouco melhor que a antiga nos quesitos afinação das oitavas e ajuste da altura das cordas. Ainda ssim, como dizem: "The Rickenbacker bridge sucks!". bash A versão da Hipshot, com opção em alumínio ou latão, tem qualidade superior em todos os sentidos: design, construção, precisão e eficiência.

Outras reclamações comuns sobre os Ricks:
- Playability: cobertura do captador da ponte que atrapalha;
- Ruído: ausência total de blindagem e captadores single coil que não fazem cancelamento entre si;
- Ajuste do tensor: na verdade, dos tensores. São 2 e necessitam de chave bastante específica;
- Alto preço.

As duas primeiras têm solução relativamente simples. Quanto aos tensores, se por um lado complicam a regulagem, graças a eles o Rickenbacker 4003 é um dos baixos com braço mais estável que conheço, faça sol ou faça chuva. Sobre o preço... de fato, acima da média, se considerarmos outros baixos com qualidade de construção e acabamento semelhante.

IMHO, mesmo com todos esses "contras", vale a pena ter um. Mas claro que isto vai do gosto/necessidade/G.A.S. de cada baixista.


Última edição por JAZZigo em Dom Out 29, 2023 10:25 am, editado 1 vez(es)

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por allexcosta Sáb Out 28, 2023 9:09 pm

JAZZigo escreveu:
allexcosta escreveu:A posição do captador do braço atrapalha o slap.
VIDEO

Ver alguém fazendo não quer dizer que não atrapalhe. Marcus Miller é dos maiores do mundo na técnica e toca com o cinzeiro, mas todo mundo concorda que o cinzeiro atrapalha.

peter.forc escreveu:O que seria "estranho" na distância entre as cordas e o corpo ? Não é ajustável ?

Até se ajusta, mas afeta a ação no braço.

Jãozeiro escreveu:Vi uns rapazes slappando Ricks em uns vídeos aqui. Eles parecem fazer o thumb ali praticamente no final do braço, e o pluck naquele espacinho entre o final do braço e o captador do braço.
Será que não é questão de se adaptar, Alex?

Tudo meio que é, né?

Achei que tu queria motivo pra não comprar.

Jãozeiro escreveu:E digo mais, viu, tem DNA de JazzBass naquele timbre. Mas claro que fanáticos por Rick vão dizer que aquele timbre é só de Rick.

Pois é...

Só que há uma pequena frase negligenciada na mensagem original: "Era um sonho antigo meu."

Não importa o que a gente escreva aqui você vai comprar o baixo. Assim é, assim sempre foi...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Out 28, 2023 9:48 pm

Toquei em um e odiei.
Me senti tocando uma bigorna com cabos de aço amarrados nela.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por Pedro Cavalcanti Sáb Out 28, 2023 11:49 pm

⬇


Última edição por Pedro Cavalcanti em Sáb Out 28, 2023 11:52 pm, editado 1 vez(es)
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

Mensagens : 270
Localização : Recife

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por Pedro Cavalcanti Sáb Out 28, 2023 11:51 pm

allexcosta escreveu:

Não importa o que a gente escreva aqui você vai comprar o baixo. Assim é, assim sempre foi...

Pois é... bem assim!!!
Acabei de comprar um Yamaha TRB1005J 0km.
Não que ele seja ruim como um Rickenbacker 😂
Mas, quando tem emoção antiga envolvida, o final já se conhece!!! 🤩
Pedro Cavalcanti
Pedro Cavalcanti
Membro

Mensagens : 270
Localização : Recife

https://www.youtube.com/user/pedrocavalcanti

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por Jãozeiro Dom Out 29, 2023 8:14 am

allexcosta escreveu:Não importa o que a gente escreva aqui você vai comprar o baixo. Assim é, assim sempre foi...

Né mesmo  lol!  lol! lol!

O que me segura de não comprar agora mesmo é o fato de eu não estar fazendo show como baixista atualmente. E eu sou um cara de gig, o que eu compro é (na maioria das vezes) pra usar no palco.

Mas o tópico tem suas verdades. Eu tô ligado que o baixo tem certos "não me toques", mas meu medo mesmo são defeitos críticos de construção. Eu li alguma vez que era comum troca de tensor em Ricks. Mas é aquele tipo de coisa que a gente lê não sei onde, não sei de quem. Isso me afastaria de um, pois é complicado pagar esse preço num instrumento e ficar com o rabo na mão com medo de dar uma cagada dessas.


Última edição por Jãozeiro em Dom Out 29, 2023 8:21 am, editado 1 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3072
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por Jãozeiro Dom Out 29, 2023 8:19 am

JAZZigo escreveu:
Outras reclamações comuns sobre os Ricks:

- Ajuste do tensor: na verdade, dos tensores. São 2 e necessitam de chave bastante específica;

 Quanto aos tensores, se por um lado complicam a regulagem, graças a eles o Rickenbacker 4003 é um dos baixos com braço mais estável que conheço, faça sol ou faça chuva. 

Realmente interessante, pois até o momento eu pensava que era o contrário: um braço temperamental. 

Esse negócio de 2 tensores parece que dá um medo na turma. Eu mesmo teria pensado, "pra que isso?". Então o negócio é efetivo mesmo? E a gente regula em casa tranquilo (supondo alguém cuidadoso)?
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3072
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por Franco_bass Dom Out 29, 2023 8:06 pm

Nao compre um, mas sim DOIS e venda-os no Brazil. FULL WIN....
Franco_bass
Franco_bass
Membro

Mensagens : 361
Localização : RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Out 30, 2023 9:20 am

O cara pede ajuda pra não fazer um troço e a galera bota lenha do fogueira Incendio
hehehe

Faz um tempo que tenho uma leve vontade de ter um Rick, mas com base nos problemas postos aqui, a leve vontade virou quase uma repulsa.
Igual virou Gibson pra mim.

Deixando um pouco a emoção de lado (fácil falar).

É um bem de consumo. Um bem caro, inclusive.
Que acompanha todo um status.

Aí tem que comprar e mexer nele pra deixar o bicho bom de verdade pra tocar?
E ainda vem me dizer que o ideal era trocar a ponte original por uma melhor?

A faixa de preço a qual essa desgraça pertence deveria ser a de comprar ele pronto pra tocar com perfeição.

Fazendo comparações bem toscas:
- As pessoas que compram Ferraris saem da loja e vão no mecânico pra trocar a roda? ou ajustar
a embreagem?;
- Quem compra um macbook novo vai de cara na assistência técnica botar mais memória? (tem gente que vai e instala windows, mas aí é um problema cognitivo da pessoa, não do equipamento);

Esses dias fui num show, um dos caras da banda tinha que ficar afinando a Gibson dele a cada duas ou três músicas.

É o tipo de coisa que eu acho inaceitável pelo valor que se paga no instrumento.

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por JAZZigo Seg Out 30, 2023 11:00 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:Aí tem que comprar e mexer nele pra deixar o bicho bom de verdade pra tocar?
E ainda vem me dizer que o ideal era trocar a ponte original por uma melhor?
Se tiver de trocar o braco, eu troco (não de um Rick, claro! Razz ). Não tenho problema com isso. Como costumo dizer: nenhum (ou quase nenhum) instrumento é bom demais que não possa ser melhorado.
rafael.buzzi.andrade escreveu:A faixa de preço a qual essa desgraça pertence deveria ser a de comprar ele pronto pra tocar com perfeição.
Se você estivesse falando de um Fodera tratado pelo próprio Vinny, eu poderia até concordar.
rafael.buzzi.andrade escreveu:Fazendo comparações bem toscas:
- As pessoas que compram Ferraris saem da loja e vão no mecânico pra trocar a roda? ou ajustar
a embreagem?;
Rickenbacker não é baixo "de boutique" e está longe de ser uma Ferrari, talvez uma BMW, no máximo.
rafael.buzzi.andrade escreveu:É o tipo de coisa que eu acho inaceitável pelo valor que se paga no instrumento.
Paguei 14k no Rick 4003W ano passado e mesmo antes de pegar o baixo, já tinha em mente os upgrades que eu queria fazer.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por peter.forc Seg Out 30, 2023 11:30 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:

(...)

A faixa de preço a qual essa desgraça pertence deveria ser a de comprar ele pronto pra tocar com perfeição.

Fazendo comparações bem toscas:
- As pessoas que compram Ferraris saem da loja e vão no mecânico pra trocar a roda? ou ajustar
a embreagem?;
- Quem compra um macbook novo vai de cara na assistência técnica botar mais memória? (tem gente que vai e instala windows, mas aí é um problema cognitivo da pessoa, não do equipamento);

Esses dias fui num show, um dos caras da banda tinha que ficar afinando a Gibson dele a cada duas ou três músicas.

É o tipo de coisa que eu acho inaceitável pelo valor que se paga no instrumento.

Penso exatamente da mesma forma... Independentemente de gostar ou não do instrumento (visual, som, ergonomia, etc, etc), e eu, muito particularmente, gosto muito (...), compreendo que seria muito lógico, pelo preço, esperar um instrumento pelo menos "pronto".
peter.forc
peter.forc
Membro

Mensagens : 1056
Localização : Banânia

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por Nick_OTSA Seg Out 30, 2023 11:37 am

Vi um post de um cara que modificou um jazz bass e adicionou 2 captadores singles coils nas posições de um rickenbacker, aí o baixo ficou com 4 captadores e 2 outputs jacks, ele disse que fez isso pra conseguir o som de um Rick e disse que deu certo. Ele postou fotos de todo o processo, não lembro se tinha amostra de som.

Sei que não é a mesma coisa que um Rick e o som/tom/timbre não é a única coisa que dá vontade de comprar um baixo, mas pelo menos talvez seja uma alternativa mais barata para conseguir o tom do Rick.

Claro que tem algumas coisas pra se considerar, como:
- Distâncias dos polos dos captadores, se vão funcionar mais perto do braço (nas fotos os caps ficaram retos, o cara não deixou em grau para bater os polos com as cordas);
- Aparência, o do cara ficou um jazz bass com 4 captadores e sem escudo;
- Controles, como que vão ficar.

Enfim, só achei muito interessante quando vi e quis compartilhar.
Nick_OTSA
Nick_OTSA
Membro

Mensagens : 4
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por allexcosta Seg Out 30, 2023 12:16 pm

Jãozeiro escreveu:Eu li alguma vez que era comum troca de tensor em Ricks.(...) Isso me afastaria de um, pois é complicado pagar esse preço num instrumento e ficar com o rabo na mão com medo de dar uma cagada dessas.

Mas tensor de Rick tu não tira e põe de volta qualquer hora?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por allexcosta Seg Out 30, 2023 12:17 pm

Nick_OTSA escreveu:Vi um post de um cara que modificou um jazz bass e adicionou 2 captadores singles coils nas posições de um rickenbacker, aí o baixo ficou com 4 captadores e 2 outputs jacks, ele disse que fez isso pra conseguir o som de um Rick e disse que deu certo. Ele postou fotos de todo o processo, não lembro se tinha amostra de som.

Deve ficar mesmo. O JB do jeito que é já parece muito...

Mas quando é fetiche isso é meio irrelevante.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por Mulambo Seg Out 30, 2023 12:38 pm

O problema de tensor dava nos rickenbackers antigos, os 4001, pois o sistema de regulagem era diferente, tinha que botar o braço numa forma primeiro, e depois apertar o tensor. se tentasse desempenar o braço direto apertando o tensor, espanava. Os 4003 já tem tensor com o mesmo funcionamento dos baixos comuns.
O maior problema de tocabilidade é o buraco que fica entre o captador e a moldura quanto tiramos o cover do captador, machuca o dedo quando se toca ali, mas tem uma peça que vende, de acrilico, que cobre esse buraco, aí fica show.
Mulambo
Mulambo
Membro

Mensagens : 101
Localização : Volta Redonda

https://www.palcomp3.com.br/mulambo/

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por JAZZigo Seg Out 30, 2023 1:16 pm

Mulambo escreveu:O problema de tensor dava nos rickenbackers antigos, os 4001, pois o sistema de regulagem era diferente, tinha que botar o braço numa forma primeiro, e depois apertar o tensor. se tentasse desempenar o braço direto apertando o tensor, espanava. Os 4003 já tem tensor com o mesmo funcionamento dos baixos comuns.
Exatamente.
Mulambo escreveu:O maior problema de tocabilidade é o buraco que fica entre o captador e a moldura quanto tiramos o cover do captador, machuca o dedo quando se toca ali, mas tem uma peça que vende, de acrilico, que cobre esse buraco, aí fica show.
IMHO, a solução ideal é um TubeAmpology Treble Bezel, com diferentes opções de thumb rest:

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  IMG-0021

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  D_NQ_NP_2X_810138-MLB69439121937_052023-F
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4166569356-tube-ampology-treble-bezel-para-rickenbacker-40014003-_JM

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por allexcosta Seg Out 30, 2023 1:24 pm

JAZZigo escreveu:IMHO, a solução ideal é um TubeAmpology Treble Bezel

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  5190ab0401b93aff5ed8c1e5723bf701_w200

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por B3ck1m2n Seg Out 30, 2023 1:27 pm

Jãozeiro escreveu:O principal motivo já tenho, que é o de não estar trabalhando atualmente como baixista e então não poder subir num palco e ligá-lo em alto volume, cujo ato rende sensações deleitosas, é o que dizem baixistas pelo mundo. Fora desafios logísticos que terei ao ficar comprando coisarada.


Mas desconsiderem, vamos ao baixo propriamente dito. Seu objetivo neste tópico é me desencorajar a comprar um Rickenbacker 4003, dizendo tudo o que sabe de ruim sobre esse baixo. 


Era um sonho antigo meu. Pirava vendo o Robinho Tavares groovando nele. Soma-se a isso o visual, a hype, o status (sim, sem hipocrisia). Mas de uns anos pra cá simplesmente nem lembrava mais da existência desse baixo. 


Eis que me deparo com uns anúncios desses Rick a uns preços bem interessantes e novamente é acesa a chama da paixão. Mas está moderada.


Então façam-me o favor. Lembrando que não é um tópico de elogios ao Rick e nem de louvores a sua majestade. Quero ler coisa ruim apenas. 


Quais motivos me dão para eu me afastar de um desses?
Uai, que bizarrice! Se tem dinheiro e quer comprar compra! Que seja pra usar como peso de papel ou calço de mesa, tá valendo! 😅

As desvantagens dele, a meu ver, seriam só questão de não ser um baixo ergonomicamente confortável e o seu som acaba sendo bem específico, não muito versátil... Mas se tiver outros baixos também, essas desvantagens são nulas.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1183
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por heenrique_bass Seg Out 30, 2023 3:00 pm

Mulambo escreveu:...
O maior problema de tocabilidade é o buraco que fica entre o captador e a moldura quanto tiramos o cover do captador, machuca o dedo quando se toca ali, mas tem uma peça que vende, de acrilico, que cobre esse buraco, aí fica show.
Quando eu tinha meu Tokai RK, realmente era bem chato esse espaçamento entre o captador e a moldura, as vezes pegava o dedo ali e machucava.

JAZZigo escreveu:IMHO, a solução ideal é um TubeAmpology Treble Bezel, com diferentes opções de thumb rest:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4166569356-tube-ampology-treble-bezel-para-rickenbacker-40014003-_JM

E ta ai mais um motivo, haja grana pra, caso o Rickenbacker 4003 de fábrica não lhe agrade, ter que fazer essas customizações, tudo é caro aqui no Brasil, ponte, thumb rest...
Mas se for pegar de fora, e pelo que entendi você não está no Brasil, então ai a situação pode mudar.

Pega um Rickenbacker 4004 Very Happy
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por JAZZigo Seg Out 30, 2023 3:42 pm

B3ck1m2n escreveu:o seu som acaba sendo bem específico, não muito versátil...
Sei. Tipo assim:




Né?! Razz

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por B3ck1m2n Seg Out 30, 2023 3:54 pm

JAZZigo escreveu:
B3ck1m2n escreveu:o seu som acaba sendo bem específico, não muito versátil...
Sei. Tipo assim:




Né?! Razz
Na verdade eu quis dizer que é um som que soa sempre caracteristicamente como um Rick. Claro, vc pode usá-lo pra diversos estilos, nada impede, mas é diferente de um Jazz Bass que casa com tudo e qualquer som que vc queira fazer, saca? No caso do Rick ele vai soar "bem Rick", então talvez não case tão bem com algumas propostas de som. Bom, não sei se consegui explicar bem o que queria dizer...  ahn

Mas claro, vc sempre pode subverter tudo e tocar o que quiser com o baixo que quiser, quebrar paradigmas é o que faz a música se renovar!  winkfinger


Última edição por B3ck1m2n em Seg Out 30, 2023 4:08 pm, editado 1 vez(es)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1183
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por CSergio Seg Out 30, 2023 3:56 pm

Franco_bass escreveu:Nao compre um, mas sim DOIS e venda-os no Brazil. FULL WIN....

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Captur66


Se comprar na gringa e vender no preço brazuca ai sim é full of win.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por Jãozeiro Seg Out 30, 2023 5:15 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:
É um bem de consumo. Um bem caro, inclusive.
Que acompanha todo um status.

Aí tem que comprar e mexer nele pra deixar o bicho bom de verdade pra tocar?
E ainda vem me dizer que o ideal era trocar a ponte original por uma melhor?

A faixa de preço a qual essa desgraça pertence deveria ser a de comprar ele pronto pra tocar com perfeição.
[...]
É o tipo de coisa que eu acho inaceitável pelo valor que se paga no instrumento.

Cara, eu entendo bem isso, e partilho da mesma opinião que a sua, também aplicada à Gibson (inclusive tô devendo um tópico Gibson que fiquei de fazer).

Eu percebi que os caras gringolândios fazem modificações em instrumentos caros que compram, às vezes até nos custom shop. É algo que eles gostam, ficar experimentando e mexendo nos instrumentos, trocam captador pra testar novos timbres, trocam ponte pra exper0imentar recurso tal, etc. Isso é bem legal, e diferente de fazer upgrade/mexer no instrumento pra consertar defeito de projeto. 

Isso pra mimp também é o fim...pagar um alto valor no negócio e ter que trocar isso e aquilo não por questão de gosto, pra deixar mais "assim" ou "assado", mas sim pra consertar defeito que a marca sem vergonha não conserta.

No fim clássicos são isso. As pessoas compram porque são classicos, não porque não têm defeitos. Inclusive esses reissue, esses instrumentos "period correct" têm que ter os defeitos dos instrumento veio igualzinho, senão a turma fica brava e não compra. Doido isso, né.


Última edição por Jãozeiro em Seg Out 30, 2023 5:40 pm, editado 2 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3072
Localização : Doha - Qatar

rafael.buzzi.andrade gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por Jãozeiro Seg Out 30, 2023 5:19 pm

allexcosta escreveu:
Jãozeiro escreveu:Eu li alguma vez que era comum troca de tensor em Ricks.(...) Isso me afastaria de um, pois é complicado pagar esse preço num instrumento e ficar com o rabo na mão com medo de dar uma cagada dessas.

Mas tensor de Rick tu não tira e põe de volta qualquer hora?

Entao...olha aí você me dando motivo pra comprar um.  Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  1f60e Dance 1
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3072
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por Jãozeiro Seg Out 30, 2023 5:29 pm

B3ck1m2n escreveu:
As desvantagens dele, a meu ver, seriam só questão de não ser um baixo ergonomicamente confortável e o seu som acaba sendo bem específico, não muito versátil... Mas se tiver outros baixos também, essas desvantagens são nulas.

Som bem específico é contrabaixo acústico...o Rickenbacker tem dois captadores, um tone pra cada captador e chave seletora de 3 posições. Sinceramente se um baixista não conseguir tocar estilos diferentes com essa configuração o problema não é o baixo, hehe.

E Se o Rick com essa configuração tem um som bem especifico, o Precision Bass que tem 1 captador e 1 tone a gente diz que é o quê? E Precision é usado em tudo o que a gente imagina.

São aqueles velhos estereótipos que as pessoas colocam nos instrumentos...
Escutam baixista véio de rock usando Rick, Rick fica famoso por conta desses caras e pronto, Rick é pra fazer aquele som especifico que os cara fizeram...

Eu não faço ideia de que música o Geddy Lee tá usando Rick e qual tá usando JB. Tem mais uns roquer famosos dos anos 60 ou 70 que parece que usavam tambem (só sei do Paul McCartney). Mas nenhum deles seria motivo ou a referência pra eu comprar um. (apesar de o Paul McCartney tirar um sonzão lindo com ele numa música chamada Silly Love Songs).


Última edição por Jãozeiro em Seg Out 30, 2023 5:54 pm, editado 1 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3072
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por Jãozeiro Seg Out 30, 2023 5:36 pm

B3ck1m2n escreveu:
JAZZigo escreveu:
B3ck1m2n escreveu:o seu som acaba sendo bem específico, não muito versátil...
Sei. Tipo assim:




Né?! Razz
Na verdade eu quis dizer que é um som que soa sempre caracteristicamente como um Rick. Claro, vc pode usá-lo pra diversos estilos, nada impede, mas é diferente de um Jazz Bass que casa com tudo e qualquer som que vc queira fazer, saca? No caso do Rick ele vai soar "bem Rick", 

Mas vc diria que é um Rick no vídeo do Robinho Tavares groovando horrores? Teste cego, tem que adivinhar o baixo... quantos Rick lovers diriam que o cara tá usando um Rick?
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3072
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por Jãozeiro Seg Out 30, 2023 5:48 pm

CSergio escreveu:
Franco_bass escreveu:Nao compre um, mas sim DOIS e venda-os no Brazil. FULL WIN....

Se comprar na gringa e vender no preço brazuca ai sim é full of win.

Esses da foto são novos. Mas por curiosidade fui ver quanto a galera tá colocando os Rick à venda hoje em dia no ML Eu jurava que não passava de 16 mil. 

O mais barato tá 21 mil, hahaha.
Seria só uns 110% de lucro.  Shocked

Mas se tão comprando por esse preço...acredito que não.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3072
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por B3ck1m2n Seg Out 30, 2023 6:12 pm

Jãozeiro escreveu:
B3ck1m2n escreveu:
As desvantagens dele, a meu ver, seriam só questão de não ser um baixo ergonomicamente confortável e o seu som acaba sendo bem específico, não muito versátil... Mas se tiver outros baixos também, essas desvantagens são nulas.

Som bem específico é contrabaixo acústico...o Rickenbacker tem dois captadores, um tone pra cada captador e chave seletora de 3 posições. Sinceramente se um baixista não conseguir tocar estilos diferentes com essa configuração o problema não é o baixo, hehe.

E Se o Rick com essa configuração tem um som bem especifico, o Precision Bass que tem 1 captador e 1 tone a gente diz que é o quê? E Precision é usado em tudo o que a gente imagina.

São aqueles velhos estereótipos que as pessoas colocam nos instrumentos...
Escutam baixista véio de rock usando Rick, Rick fica famoso por conta desses caras e pronto, Rick é pra fazer aquele som especifico que os cara fizeram...

Eu não faço ideia de que música o Geddy Lee tá usando Rick e qual tá usando JB. Tem mais uns roquer famosos dos anos 60 ou 70 que parece que usavam tambem (só sei do Paul McCartney). Mas nenhum deles seria motivo ou a referência pra eu comprar um. (apesar de o Paul McCartney tirar um sonzão lindo com ele numa música chamada Silly Love Songs).
Tá vendo como a coisa é sem sentido? Tu quer que a gente coloque os defeitos pra vc rebater e se convencer de que o certo é comprar! Kkkk! Quer comprar, compra logo de uma vez, então!  think
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1183
Localização : Cambuí-MG

ras gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por allexcosta Seg Out 30, 2023 6:17 pm

Jãozeiro escreveu:Entao...olha aí você me dando motivo pra comprar um.

Vou dar outro motivo então...

Sabia que o prédio da galeria do rock completou 60 anos?

Então, meu... Galera comemora comprando instrumento mágico dos sonhos from hell. É meio tradição, tá ligado?

rock headbang playing

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por B3ck1m2n Seg Out 30, 2023 6:25 pm

Jãozeiro escreveu:
B3ck1m2n escreveu:
As desvantagens dele, a meu ver, seriam só questão de não ser um baixo ergonomicamente confortável e o seu som acaba sendo bem específico, não muito versátil... Mas se tiver outros baixos também, essas desvantagens são nulas.

E Se o Rick com essa configuração tem um som bem especifico, o Precision Bass que tem 1 captador e 1 tone a gente diz que é o quê? E Precision é usado em tudo o que a gente imagina.

São aqueles velhos estereótipos que as pessoas colocam nos instrumentos...
Escutam baixista véio de rock usando Rick, Rick fica famoso por conta desses caras e pronto, Rick é pra fazer aquele som especifico que os cara fizeram...
A questão nem é essa... A questão vai além do timbre, falo por experiência própria. Já tentei usar um Precision pra fazer um som Power Metal e faltou clareza pro som das melodias nas agudas, por mais que equalizasse. Já com um baixo com Soapbar duplo ficou excelente. Pra outros tipos de música achei que o Precision casou bem, tocando com palheta por exemplo, pra estilos que ficam mais na base, no Groove ficou perfeito. O caso do Rick segue um pouco o estilo dos Precision, mas com som mais característico ainda. Pelo que já ouvi do som dele e do que já ouvi falar, imagino que tenha essas dificuldades também. Mas não se trata de uma impossibilidade, apenas uma característica que pode ou não casar legal com o tipo de som que queira fazer.

Mas é claro, que essa é só a minha visão, se não concorda blz! Sem problema!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1183
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Convençam-me a não comprar um Rickenbacker  Empty Re: Convençam-me a não comprar um Rickenbacker

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos