Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler

2 participantes

Ir para baixo

Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler Empty Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler

Mensagem por Kleiton Mharmota Qui Nov 30, 2023 6:03 pm

Boa tarde pessoal!
Já faz anos que eu não conseguia entrar aqui no grupo e agora consegui recuperar minha conta!
Pessoal, acabei de adquirir um Ampeg que sempre foi um sonho. Comprei já sabendo de um probleminha com ele.
Minha dúvida é o seguinte, a partir do momento que eu ligo, o cooler já tem que ser acionando ou ele só liga depois de um tempo?
No meu caso o cooler não liga nunca e depois de um tempo ele desarma e o som não sai mais, só volta a funcionar depois de uns minutos.
Já medi a tensão que está na saída do cooler e está dando apenas 3 volts.
Alguém já passou por isso e conseguiu resolver o problema?

Kleiton Mharmota
Membro

Mensagens : 7
Localização : Santo André/Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler Empty Re: Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler

Mensagem por allexcosta Qui Nov 30, 2023 6:14 pm

Bem-vindo.

Isso depende do amp. Alguns é ligado o tempo todo em 100%, outros é arma/desarma em 100% e outros tantos é velocidade variável conforme variação de temperatura.

Esse seu não sei como é pra ser. Talvez o manual diga.

Esses coolers normalmente trabalham com 12v, mas no próprio cooler deve ter escrito em algum lugar.

Ele obviamente tá desarmando pra se proteger.

Coolers possuem vida útil de tantas horas e trocar é manutenção relativamente básica de amps, mas se tá chegando menos energia precisa ver o que está acontecendo no circuito.

Se você precisa usar esse amp até resolver pra ensaios ou gigs, procure lugares refrigerados ou meta um ventilador atrás dele, de modo que o vento passe por dentro da carcaça, se possível.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler Empty Re: Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler

Mensagem por allexcosta Qui Nov 30, 2023 6:40 pm

Procurei aqui melhor e não parece ser 12v não...

O B2 diz que é 48 e o B2R um cara do TB diz que é 24v.

Perguntei pro meu filho e ele achou isso:

Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler B2r1

Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler B2r2

Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler B2r3

E escreveu:

"O HV dele parece ser 64V
dai quando o fan ta em modo rapido cai 17 naquela malha ali, sobra 47 pro fan
quando o fan ta em modo devagar cai 45V ali, sobra 19 pro fan
pelo q eu entendi é isso
eu começaria testando esse tip31 e esse lm35 (que é o sensor de temperatura em si, tem q ver no datasheet o q era pra ele medir a tal temperatura e idealmente ter um termometro do lado pra ver se ta dando certo)

Essas curva aí:

se botar ele a 30ºC tem q tá medindo 300mV nele"

Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler Lm35

Talvez dê um caminho pra você ou pra pessoa que vai consertar...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Kleiton Mharmota gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler Empty Re: Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler

Mensagem por Kleiton Mharmota Qui Nov 30, 2023 9:56 pm

Isso mesmo! O cooler desse meu ampeg é de 24 volts. Já fiz o teste ligando ele direto com uma fonte, o cooler está funcionando normalmente.
Acho que estou no caminho certo então porque eu já fiz a troca desse transistor Tip 31C, mas não resolveu ainda.
Você já me deu uma luz falando sobre esse Lm35. Só preciso encontrar ele na placa agora. Sou meio leigo com esses esquemas elétricos mas sempre gostei de tentar consertar antes de levar para alguém.
Vou procurar essa peça na placa e depois eu compro outra pra trocar.
Em último caso eu pensei até em tentar fazer uma ligação direta no cooler pra ficar sempre ligado. Não sei se teria algum problema fazer isso.
Muito obrigado mesmo.
Se eu conseguir algo volto aqui!

Kleiton Mharmota
Membro

Mensagens : 7
Localização : Santo André/Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler Empty Re: Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler

Mensagem por allexcosta Sex Dez 01, 2023 4:20 pm

Kleiton Mharmota escreveu:Em último caso eu pensei até em tentar fazer uma ligação direta no cooler pra ficar sempre ligado. Não sei se teria algum problema fazer isso.

Único problema é que diminui a vida útil e esse cooler é meio chato de achar no Brasil e caro.

Fosse 12V até gambiarrava bem com um genérico de informática, mas ele é 24V com medidas específicas.

Outra coisa que esqueci de mencionar foi limpar os jacks, principalmente os SEND/RETURN de efeito. Como nunca se utiliza esses jacks, pode acumular sujeira e corrosão e causar toda sorte de problemas nesses amps.

Use limpa contato ou álcool iso com bombril e trabalhe os jacks algumas vezes com um plug p10. Se não melhorar tente fazer um curto entre o SEND e o RETURN com um cambo de instrumento ou de pedal.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler Empty Re: Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler

Mensagem por Kleiton Mharmota Sáb Dez 09, 2023 12:29 am

Boa noite Alex!
Cara, troquei o sensor de temperatura e ainda assim não adiantou confused
Mas acabei descobrindo outra coisa que me intrigou!
No conector do cooler com o plug conectado eu te disse que está dando uns 3volts mais ou menos, resolvi testar sem o plug conectado e a surpresa foi a seguinte... Da 50 volts nos pinos sem o plug conectado.
Será um possível defeito no cooler então!?

Kleiton Mharmota
Membro

Mensagens : 7
Localização : Santo André/Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler Empty Re: Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler

Mensagem por Kleiton Mharmota Sáb Dez 09, 2023 2:24 pm

Como você mencionou aí em cima antes dizendo que o B2 é 48 volts e o B2R e 24 achei que estava certo.
Mas agora que vi que esse meu amplificador é o B2! E não B2R como disse antes.
Esse cooler que está nele não é o certo então.

Kleiton Mharmota
Membro

Mensagens : 7
Localização : Santo André/Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler Empty Re: Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 09, 2023 8:06 pm

Boa noite.

A informação do cooler que vem em cada modelo achei na net, mas não posso garantir que seja verdadeira.

Tem etiqueta de voltagem no cooler?

Você não consegue fazer ele funcionar separado, com alguma fonte?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler Empty Re: Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler

Mensagem por Kleiton Mharmota Dom Dez 10, 2023 11:13 am

No cooler a etiqueta é 24v mesmo. Mas pelo que vi esse cooler já foi trocado antes porque a ponta do plug está com uma solda bem diferente do normal. Acredito que a cera seja a de 48v por causa da medição que fiz que está dando os 50v sem o plug estar ligado.
Provavelmente essa de 24v não rode por esse motivo

Kleiton Mharmota
Membro

Mensagens : 7
Localização : Santo André/Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler Empty Re: Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler

Mensagem por allexcosta Dom Dez 10, 2023 12:01 pm

^ Pois é...

Alguém mexeu sem medir nada, talvez encontrou as specs do B2R na net e meteu o cooler errado.

Então em teoria seria simplesmente achar um 48v que caiba relativamente próximo das specs e tá resolvido.

Sabe dizer as medidas do cooler?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler Empty Re: Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler

Mensagem por Kleiton Mharmota Seg Dez 11, 2023 9:01 am

Até já encontrei na Net o cooler de 48v com as medidas certas.
Ontem fui fazer um som e liguei o cooler direto com uma fonte, mas mesmo assim ele ficou desarmando cara. Agora já não sei se esse desarme tem haver com temperatura...

Kleiton Mharmota
Membro

Mensagens : 7
Localização : Santo André/Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler Empty Re: Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler

Mensagem por Kleiton Mharmota Qua Dez 13, 2023 9:24 pm

Acabei levando para um técnico já que não consegui dar jeito. Espero que ele consiga resolver porque já estou ficando preocupado confused

Kleiton Mharmota
Membro

Mensagens : 7
Localização : Santo André/Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler Empty Re: Ampeg B2R dúvida com funcionamento do cooler

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos